You are on page 1of 3

.

Antes que venha o Inverno e disperse ao vento essas folhasde poesia que por a caram, vamos escolher uma ou outraque valha a pena conservar, ainda que no seja seno paramemria. A outros versos chamei eu j as ltimas recordaes daminha vida potica. Enganei o pblico, mas de boa-f, porque me enganei primeiro a mim. Protestos de poetas quesempre esto a dizer adeus ao mundo, e morrem abraadoscom o louro - s vezes imaginrio, porque ningum os coroa.Eu pouco mais tinha de vinte anos quando publiquei certo poema, e jurei que eram os ltimos versos que fazia. Que juramentos!Se dos meus se rirem, tm razo; mas saibam que eu tam-bm primeiro me ri deles. Poeta na primavera, no estio e noOutono da vida, hei-de s-lo no inverno, se l chegar, e hei-de s-lo em tudo. Mas dantes cuidava que no, e nisso ia oerro.Os cantos que formam esta pequena coleco pertencemtodos a uma poca de vida ntima e recolhida que nada temcom as minhas outras coleces.Essas mais ou menos mostram o poeta que canta diante do pblico. Das Folhas Cadas ningum tal dir, ou bem pouco entende de estilos e modos de cantar. No sei se so bons ou maus estes versos; sei que gostomais deles do que de nenhuns outros que fizesse. Por-qu? impossvel diz-lo, mas verdade. E, como nadaso por ele nem para ele, provvel que o pblico sinta 1. A poesia comomemria inteno dopoeta. A simbologia do 1 par- grafo em torno de inver-no explica o 4 pargrafo. Ao referir as estaes doano, sugere as fases da vidahumana.Ningum lhes reconhece ovalor; a coroa de louros dosheris da AntiguidadeClssica2. A poesia e vida doromntico (autobiografia caract. Romntica) Atitude de euforia, xtase eat exagero A confisso / a intimi-dade / o recolhimento3. O egocentrismo de umcerto romantismoEmergncia do EU4.Uma certa indiferenaperante a opinio dosoutros. uma atitude de rebeldia eegocentrismo do poeta preocupado apenas consigo

INTIMISMO/NOVIDADEA dedicatria revestida deexibicionismo.De acordo com a estticaromntica, Garrett atribui inspirao as inovaestemticas e expressivas.Esta passagem reala afilia na teoria platnica,no sobrevalorizar dasactividades da alama, naprocura de um ideal, numapego ao sonho que maisque a realidade se impe euma diferente concepode poeta.5. As Folhas Cadas foraminspiradas por um deus aquem o autor as consa-grou.6. O poeta parece preten-der mistificar o Ignoto Deo a quem consagra os seusversos, envolvendo-o nummanto de mistrio.Pretendia acentuar aautenticidade dos seuspoemas.O intimismo e a euforialevam o poeta sobrevalorizao do sentimento,reconhecendo que apobreza da palavra noconsegue transmitir o quelhe vai na alma.7. Segundo Garrett, o poe-ta louco porque aspirasempre ao impossvel.Resta saber que imposs-vel ser este.8. As Folhas Cadas representam o estado dealma do poeta nas varia-das, incertas e vacilantesoscilaes do esprito.Efectivamente, d-se contadisto mesmo, no s depoema para poema, mas, bem diversamente do autor. Que importa? Apesar de sempre se dizer e escrever h cem mil anos ocontrrio, parece-me que o melhor e mais recto juiz que podeter um escritor ele prprio, quando o no cega o

amor- prprio. Eu sei que tenho os olhos abertos, ao menos agora.Custa-lhe a uma pessoa, como custava ao Tasso, e ainda semser Tasso, a queimar os seus versos, que so seus filhos; maso sentimento paterno no impede de ver os defeitos dascrianas.Enfim, eu no queimo estes. Consagrei-os ignoto deo. E odeus que os inspirou que os aniquile, se quiser: no me julgocom direito de o fazer eu. Ainda assim, no ignoto deo no imaginem algumadivindade meia velada com cendal transparente, que odevoto est morrendo que lhe caia para que todos a vejambem clara. O meu deus desconhecido realmente aquelemisterioso, oculto e no definido sentimento de alma que aleva s aspiraes de uma felicidade ideal, o sonho de oiro do poeta.Imaginao que porventura se no realiza nunca. E da,quem sabe? A culpa talvez da palavra, que abstracta demais. Sade, riqueza, misria, pobreza e ainda coisas maismateriais, como o frio e o calor, no so seno estadoscomparativos, aproximativos. Ao infinito no se chega, porque deixava de o ser em se chegando a ele.Logo o poeta louco, porque aspira sempre ao impossvel.No sei. Essa uma disputao mais longa. Mas sei que as presentes Folhas Cadas representam oestado de alma do poeta nas variadas, incertas e vacilantesoscilaes do esprito, que, tendendo ao seu fim nico, a posse do Ideal, ora pensa t-lo alcanado, ora estar a ponto prprio. O poeta como juiz de siprprio; o homem lci-do, de olhos abertos.A incapacidade dequeimar os seus versos, mesmo reconhecendo-lhes defeitos.A consagrao ao deusque os inspirouO Ignoto Deo umamulher divinizada, masterrena.5. Um sentimento quaseasctico que o amorpode provocarO amor elevado cate-goria de entidade sobre-naturalA impossibilidade deatingir o infinito6. O poeta , simulta-neamente, o Louco e oMensageiro que a sociedade no entende .Aspira atingir o impos-svel, o infinitoA verdadeira essnciadestes poemas a pro-cura do IDEAL.

por vezes, ao longo de ummesmopoema.9. O mundo material e opotico, so incompatveis, mas o que prevalece o esprito (poesia) e noa matria.O poeta um espritoimortal, pois deixa a suaobra para a eternidade.S o Poeta com a sua ins-pirao capaz de ver esentir a verdade existenteem si mesmo.10. Nos poetas, apenas ocorpo mortal, a poesia,no:E aqueles que por obrasvalerosas / Se vo da leida Morte libertando,Cames, Os Lusadas , I, 2(Proposio).O poeta, sendo esprito,tem um alvo a atingir oIDEAL a verdadeiraessncia.

de chegar a ele, ora ri amargamente porque reconhece o seuengano, ora se desespera de raiva impotente por suacredulidade v.Deixai-o passar, gente do mundo, devotos do poder, dariqueza, do mando, ou da glria. Ele no entende bem disso,e vs no entendeis nada dele.Deixai-o passar, porque ele vai onde vs no ides; vai, aindaque zombeis dele, que o calunieis, que o assassineis. Vai, porque esprito, e vs sois matria.E vs morrereis, ele no. Ou s morrer dele aquilo em quese pareceu e se uniu convosco. E essa falta, que a mesma de Ado, tambm ser punida com a morte. Mas no triunfeis, porque a morte no passa do corpo,que tudo em vs, e nada ou quase nada no poeta. Janeiro, 1853. 7. O orgulho do poetacomo ser superiorimpossvel de aniquilarA incapacidade da gen-te do mundo ementender a mensagemdo poeta.O poeta eterno (excep-to naquilo em que se pareceu e em que se uniu aos seres huma-nos).O poeta e a morte: amorte da matria(pequena parte em que se assemelha aoshomens) e a eternidadedo esprito.

You might also like