You are on page 1of 16

COSMOVISO BBLICA

Enxergando o mundo com os olhos de Deus

Cosmoviso semelhante a uma lente intelectual atravs da qual enxerga-se o mundo. Se algum olha atravs de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro indivduo olha atravs de uma lente azul, o mundo lhe parece azul (GEISLER, Norman, BOCCHINO, Peter, Fundamentos Inabalveis) No s para realizar as tarefas bsicas da igreja, evangelizando, discipulando, e defendendo a f crist, mas tambm para realizar o mandato cultural de forma efetiva e transformadora, precisamos conhecer num nvel profundo trs cosmovises: a nossa prpria, a daqueles a quem vamos servir, e a cosmoviso bblica, que aquela que queremos transmitir, bem como a referncia para a nossa prpria. (CARVALHO, Guilherme, V. R. O que uma cosmoviso)

So Paulo, 10/04/2006 Rev. Filipe Costa Fontes

COSMOVISO BBLICA:
Enxergando o mundo com os olhos de Deus

I - INTRODUO:1
1. Relevncia do Estudo:
1.1. Todos, consciente ou inconscientemente, possuem uma cosmoviso. 1.2. A Escritura fala de uma estreita relao entre as concepes de um indivduo e o seu proceder. (Pv 23.7; 2 Co 11.3; Rm 12. 1-2; Fp 4.8) 1.3. Uma pesquisa feita pelo Barna Research Group em Novembro de 2003, com 2.033 adultos constatou o seguinte:
4% dos adultos pesquisados tm uma cosmoviso bblica. 7% dos protestantes pesquisados tm uma cosmoviso bblica 2% dos protestantes tradicionais pesquisados tm uma cosmoviso bblica 0,04% dos catlicos romanos pesquisados tm uma cosmoviso bblica 13% dos protestantes no-denominacionais pesquisados tm uma cosmoviso bblica 10% dos pentecostais pesquisados tm uma cosmoviso bblica

Uma segunda pesquisa, realizada com 601 pastores titulares encontrou os seguintes resultados surpreendentes:
51% dos pastores protestantes pesquisados tm uma cosmoviso bblica 51% dos pastores no denominacionais pesquisados tm uma cosmoviso bblica 45% dos pastores que so graduados em seminrios tm uma cosmoviso bblica 59% dos pastores que no freqentaram seminrio tm uma cosmoviso bblica 44% dos pastores carismticos e pentecostais tm uma cosmoviso bblica 28% dos pastores protestantes tradicionais tm uma cosmoviso bblica 27% dos pastores metodistas tm uma cosmoviso bblica 15% das mulheres pastoras pesquisadas tm uma cosmoviso bblica

1.4. Uma cosmoviso apreendida, e portanto, pode ser modificada. 1.5. A Necessidade de discernir os tempos (Lc 12.56; Ef 5. 15-16). 1.6. Auxlio nas diversas tarefas da vida crist.
No s para realizar as tarefas bsicas da igreja, evangelizando, discipulando, e defendendo a f crist, mas tambm para realizar o mandato cultural de forma efetiva e transformadora, precisamos conhecer num nvel profundo trs cosmovises: a nossa prpria, a daqueles a quem vamos servir, e a cosmoviso bblica, que aquela que queremos transmitir, bem como a
1 Os Tpicos e Contedo desta introduo baseado no Curso Cosmoviso Reformada ministrado pelo Rev. Valdeci dos Santos no CPAJ.

referncia para a nossa prpria. (CARVALHO, Guilherme, V. R. O que uma cosmoviso)

2. Definio:
A perspectiva mais abrangente que a mente humana pode ter das coisas ao seu redor em um esforo de, conscientemente agrup-las em um todo a partir de uma filosofia ou teologia especfica.
(ORR, James. The Christian view of God and the World, 1947, p. 3)

Uma cosmoviso um conjunto de pressuposies (hipteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos consciente ou inconscientemente, sobre a formao bsica de nosso mundo
(SIRE, James W. O Universo ao Lado, p. 21. )

Cosmoviso semelhante a uma lente intelectual atravs da qual enxerga-se o mundo. Se algum olha atravs de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro indivduo olha atravs de uma lente azul, o mundo lhe parece azul
(GEISLER, Norman, BOCCHINO, Peter, Fundamentos Inabalveis, p. 15.)

3. Os papis de uma cosmoviso


3.1. O Papel descritivo: Uma cosmoviso determina como encaramos os diversos aspectos da realidade.

3.2. O Papel Normativo: Uma cosmoviso no somente determina como enxergamos a realidade, mas tambm a nossa atuao na mesma.
Esse conjunto de crenas nos diz, em primeiro lugar, o que as coisas so. Mas isso no tudo; uma cosmoviso tambm nos d razes e direo para nossa forma de viver. Nas palavras de James Olthuis, uma "cosmoviso funciona tanto descritivamente como normativamente. Essa orientao prtica foi bem destacada por Kuyper em sua expresso "Sistema de Vida". No se trata apenas de uma forma de "ver", mas de uma forma de "ser". (CARVALHO, Guilherme, V. R. O que uma cosmoviso)

Exemplos Prticos: Quando o relacionamento matrimonial comea a ficar spero, o divrcio uma opo? - Concepo sobre Casamento Quando voc tem uma oportunidade de atingir um grande sonho por meios ilcitos, voc o faz, ou no? Concepo sobre o propsito da existncia humana Quando a cobrana de impostos injusta, voc trapaceia em seus formulrios de impostos? Concepo sobre as autoridades. Quando voc recebe um troco acima do valor correto, voc toma posse deste dinheiro, ou o devolve? Concepo sobre a tica e a justia

4. Agentes formadores de uma cosmoviso:


Famlia

Cultura Formao Acadmica Relaes Sociais Igreja

5. reas da vida afetadas pela Cosmoviso:

Intelectual O que as pessoas pensam acerca de si mesmas e dos outros.

Fsica Como as pessoas tratam ou maltratam o seu corpo.

Social Como as pessoas se relacionam com seus amigos e inimigos.

Econmica Porque as pessoas trabalham? Como gastam os seus recursos?

tica Quais princpios ticos governam os pensamentos e a prtica das pessoas?

6. Benefcios de uma Cosmoviso Correta:

A posse de fundamentos cognitivos sobre os quais daremos respostas a questes de nosso tempo. A presena de segurana emocional em tempos de tribulao (Ex: Doena grave, morte). A seleo de material recebido. Possibilidade de detectar a mentira e neg-la em prol da verdade.

II CLASSIFICAO DAS COSMOVISES E PANORMA HISTRICO


1. Quantas Cosmovises existem?
1.1. Nvel Abrangente Somente duas cosmovises: A cosmoviso dos justos, e a dos mpios. (Eclesiastes)

Eclesiastes 2. 18-25 - Contraste entre a viso do mpio e do Justo em relao ao trabalho. Eclesiastes 2.10; 12.13 Contraste entre a viso do mpio e do justo em relao ao propsito da vida humana.

1.2. Sentido Especfico - Cada indivduo possui uma cosmoviso, logo, neste sentido, h tantas cosmovises, quantas so as pessoas existentes no universo. 1.3. Sentido Geral - H, aspectos padro que se repetem na formao de uma cosmoviso de um determinado povo, em uma determinada poca. baseado nestes aspectos que podemos classificar as cosmovises. Exemplo:
Famlia Valores familiares mais comuns em determinadas pocas (Ex: Princpio de autoridade) Igreja H questes de f quase que inquestionveis em algumas pocas e questionveis em outras. (Ex: Infalibilidade Papal na Idade Mdia).

2.

Classificao das Cosmovises:

Tipologia Histrica Abraham Kuyper e demais neocalvinistas holandses. (3 cosmovises dominantes)


Monismo Oriental Cosmoviso predominante no oriente. Dualismo Ocidental Cosmoviso predominante no ocidente Tesmo Bblico Calvinismo Movimento reformado europeu.

3)

Panorama Histrico:

3.1. O Monismo Oriental: Identificao da divindade com a totalidade do Cosmos Pantesmo O monismo a crena de que tudo o que podemos conhecer Deus, o homem, a matria, o esprito, os animais, o passado, o futuro, os seres vivos e no-vivos, a verdade e a mentira, o prazer e o sofrimento tudo isto uma nica essncia pura, o todo. A Prtica Religiosa monista Consiste na harmonia do indivduo com a realidade. No h interesse em transformar a realidade, pelo contrrio, necessrio uma experincia espiritual mstica alcanada pela meditao, para que se compreenda que o sofrimento e o mal, so parte da vida. Exemplo: (Hindusmo aprender a conviver com a dor).

Conforme essa perspectiva, as diferenas que encontramos em nossa experincia so na verdade iluses. Uma pessoa iluminada por meio de uma experincia mstica compreender que na realidade, tudo uma coisa s. por isso que encontramos msticos que dizem que tudo Deus, e que o segredo da felicidade ns descobrirmos que Deus est dentro de ns, ou que todos somos Deus.
CARVALHO, Guilherme, V. R. O que uma cosmoviso.

3.2. O Dualismo Ocidental: Dualismo Identificao da divindade com uma parte, fora ou princpio do universo criado. o dualismo concebe a realidade como a composio de duas substncias ou foras contrrias. Exemplo:
Religio Babilnica antiga acreditava que o mundo originou-se de uma batalha entre Marduque, o Deus supremo (princpio masculino) e Tiamat, o drago que representava o caos (princpio feminino). Maniquesmo Realidade uma luta incessante entre bem e mal, foras

diretamente opostas.

3.2.1) Idade Grega Clssica: Dualismo FORMA / MATRIA


Mundo da Forma Ou das idias perfeitas BOM Alcanado atravs da abstrao racional.

Mundo da Matria A realidade sensvel MAU Experimentado pelos sentidos.

Motivo Bsico Religioso Grego Forma R E A L I D A D E D U A L I S T Matri a

O centro da existncia humana reduzido ao aspecto racional: o homem tem uma alma racional.

Esta alma racional est acidentalmente presa a um corpo material que perecvel.

Esta alma racional encerra em si a existncia ideal, alm de ser imortal.

Este corpo obriga o homem a viver na temporalidade, o que uma existncia inferior e indesejvel.

Consequncia desta Cosmoviso:Valorizao do que diz respeito Cosmoviso: alma do homem: abstrao racional. Desvalorizao do que diz respeito matria (tudo o que fsico). O corpo, o trabalho e o sexo, por exemplo, eram vistos como coisas ms pelos gregos deste perodo. Influncia no cristianismo Gnosticismo Os gnsticos tinham a sua espiritualidade marcada pela reflexo, mas desprezavam a assistncia social, a ajuda aos pobres, e se desligavam de tudo quanto consideravam terreno.

3.2.2. Idade Mdia: Dualismo NATUREZA / GRAA Surgimento da Igreja Institucional Sntese entre o pensamento grego clssico e o cristianismo (Movimento Monstico).

Fim da Idade Mdia pice da Sntese Pensamento grego x Cristianismo So Toms de Aquino.

NATUREZA / GRAA - Conforme esse sistema, a queda no teria corrompido totalmente a natureza, mas apenas a enfraquecido. Ele considerou que a natureza funcionava adequadamente sem a graa.

Cosmoviso Compartimentada
Esfera da Graa Deus, Teologia (Conhecimento Revelacional), Igreja

Esfera da Natureza Filosofia (Conhecimento Natural), trabalho, famlia, lazer etc... Quando Toms de Aquino deu liberdade natureza, a natureza devorou a graa.
(Francis Schaeffer)

3.2.3. Idade Moderna: Dualismo NATUREZA / LIBERDADE:

Cientificismo Explicao da realidade como um sistema fechado e mecnico. (NATUREZA) Humanismo - proposta principal a de que o homem encontra sua realizao plena atravs de uma libertao de toda opresso. O homem moderno cria que atravs da racionalidade, da pesquisa cientfica e da tecnologia poderia derrotar as foras que o oprimiam, e ganhar o controle da criao para a satisfao das necessidades humanas.

NATUREZA / LIBERDADE - A criao um sistema mecnico e fechado. O homem, porm, no est sujeito e no limitado pelas leis da natureza, pois ele est fora desta esfera, ele est na esfera da liberdade, e as leis da natureza no podem ser empecilho para a realizao de suas satisfaes pessoais.

Exemplo:

O homem busca a realizao em seus relacionamentos

Famlia Tradicional (Lei divina na Natureza) Empecilho para a sua liberdade Rompimento com a famlia tradicional Mudanas na legislao, ridicularizao na mdia, estudos acadmicos que a consideram obstculo para o desenvolvimento humano. Proposio de liberdade na construo familiar: Modelos novos de famlia Famlias matriarcais, Famlias compostas (poligamia), famlias homossexuais e etc.

Parafraseando Schaeffer: Quando o homem moderno deu lugar liberdade, a liberdade devorou a natureza.

4) O Contexto Brasileiro:

Dualismo FORMA / MATRIA Espiritismo Dualismo NATUREZA / GRAA Catolicismo Romano e alguns evanglicos Dualismo NATUREZA / LIBERDADE Contexto no eclesistico

O Tesmo Cristo
A Cosmoviso Bblica

1.Pressupostos Essenciais:

A existncia de Deus - Deus existe.

A Revelao - Deus se revela

A inspirao, inerrncia e autoridade da Revelao Especial: A Bblia Sagrada, foi inspirada por Deus, e, portanto, infalvel e autoridade ltima em questo de interpretao do mundo.

2.

Aspectos Centrais de uma Cosmoviso Bblica

2.1 CRIAO:

Explicao da Escritura a respeito da Origem de todas as coisas: (Gnesis 1-2) - O universo todo, as coisas visveis e invisveis, foram criadas por Deus em 7 dias.

Implicaes da criao:
A autoridade de Deus sobre a criao: Como Criador, Deus possui controle sobre toda a criao. (Salmo 24) Uma histria final: A criao implica um propsito. A histria no uma sucesso de fatos ao acaso, mas o cumprimento de um propsito sbio e perfeito estabelecido por Deus. A dependncia da criao: A criao no autnoma, mas inteiramente dependente de Deus. Esta sujeita s leis de Deus, mas no mecnica, esta sujeita a possveis intervenes divinas. O carter bom das coisas criadas: Se as coisas foram todas criadas por Deus, a criao no pode ser algo mau em si (Gnesis 1.30).

O HOMEM:

Ser criado por Deus, sua prpria imagem e semelhana, coroa da criao divina, e mediador da aliana de Deus com a criao. (Gn 1.26)

A Constituio do Homem:
CORPO E ALMA Sem distino de valores

Pensamentos Emoes Vontade CORAO Unidade de Concentrao Religiosa


Como ser criado imagem de Deus, o homem foi criado para relacionamentos, que ele deveria cumprir no contexto da aliana.

CORAO

Relacionamento com Deus (Gn 2. 1-3)

Relacionamento com o restante da criao: O homem foi colocado por Deus nesta terra como o gerente da criao, para cuidar dela e desenvolv-la. Relacionamento com o seu semelhante: A famlia uma instituio divina.

A Interdependncia dos relacionamentos:

Relacionamento com Deus


Relacionamento com seu prximo Relacionamento com a criao

Cosmoviso Integral - A vida neste mundo essencialmente religiosa (Rm 11.36) Implicaes da criao do homem:

A dependncia do homem - O homem no um ser independente. O valor do homem - O homem um ser criado imagem de Deus. Isto d a ele um imenso valor. A autoridade de Deus sobre o homem: Assim como a criao est sujeita lei de Deus, o homem tambm est. Tanto s leis fsicas quanto morais impostas por Deus. O propsito de sua existncia no definido por ele mesmo, mas atribuido a ele pelo Criador.

2.2. A QUEDA:
(Ec 7.29) - Eis o que to-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astcias.

O mundo como temos hoje no mais o mundo como saiu das mos de Deus A Queda Explicao para os males que acometem a criao. Por causa da queda, o mundo no estado atual est sobre a ira e maldio de Deus.

O carter essencial do entendimento da queda para um correto entendimento da realidade Explicao das cincias para a presena do mal:

Socilogos ausncia de boas condies sociais Educadores ausncia de boa educao Psicanalistas presena de um trauma anterior Criminalistas falha nos sistemas penitencirios

Sem levar em conta o episdio da queda, torna-se impossvel uma leitura correta da realidade

O Homem: Ser decado - Os Efeitos da queda


Efeitos fsicos:

Multiplicao do Cansao (Gn 3. 17-19 ) Dores no parto (Gn 3.16) Morte (Gn 3.19)

Efeitos Espirituais e morais:


A separao de Deus A corrupo interior (Jr 17.9) Pensamentos - (1 Co 2.14 ) Emoes - (Jo 3.19 ) Vontade - (Gl 5.19-21 ) Corrupo dos Relacionamentos

Implicaes da Queda:

A criao aps queda est sujeita a imperfeies e s manifestaes temporais da ira de Deus. O homem como ser decado est impossibilitado de interpretar a realidade sem um auxlio divino A queda contraria o pretenso dogma da autonomia da razo humana. O homem como ser decado no est apto a entender, e muito menos a agir, buscando o que bom para si mesmo. O homem, como ser decado, nada pode fazer com respeito sua salvao. Sua vontade est escravizada pelo pecado, e ele no pode, por si s ir Deus em arrependimento e f. (Jo 6.44)

2.3. REDENO Importncia deste Aspecto:


A viso da realidade sem a presena deste aspecto seria uma viso desoladora. Este terceiro aspecto a resposta para o anseio por dias melhores, que poderamos dizer, quase universal. Se a nossa esperana em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

O que devemos saber sobre a Redeno:

Definio: O significado de redeno libertar pagando um preo. Libertar da escravido ou de algum domnio sobre outrem. Redeno propsito de Deus na histria. (Tito 2. 11-14) A redeno abrangente. (Criao como um todo Romanos 8. 19-23; Isaas 2.4; 11-6-9) A redeno se d, de maneira objetiva pela obra de Cristo e de maneira subjetiva pela obra do Esprito Santo. (Obra do Filho: Ef 1. 57; Cl 1. 15-20/ Obra do Esprito Santo: I Co 12.3; Ez 36.27) A redeno afeta o homem como um todo.

Pensamentos Emoes Vontade

A Redeno restaura nossos relacionamentos (Mandatos da Criao) A redeno um processo inacabado nesta vida. (Filipenses 3. 12-14) A redeno ser completada no dia de Cristo. (Filipenses 1.6)

Implicaes do Aspecto da REDENO

Mesmo estando a criao em um estado de impureza, Deus a tem em alto estima, a ponto de se envolver com a criao para restaur-la. Este fato deve nos estimular a um envolvimento com a Criao de Deus. Afinal, em Cristo o nosso trabalho no vo. Nem todos os caminhos levam a Deus e vida eterna. A salvao obra de Cristo Jesus e do Esprito Santo. (Atos 4.12) Se redeno afeta o homem como um todo, possvel concluir que um homem redimido evidencia a redeno em seu proceder. Sendo a redeno um processo inacabado nesta vida, deve-se ter a conscincia de que a perfeio jamais ser alcanada aqui. Pacincia consigo e com o prximo. Consolo para a nossa vida aqui Ele nos enxugar dos olhos toda a lgrima.

You might also like