You are on page 1of 8

Mdulo Jurdico Bsico

Civil Luciano Figueiredo

Pessoa Jurdica Tema III Material para o Curso Mdulo Bsico dos Tribunais. Elaborao: Luciano L. Figueiredo1. 1. Conceito Proposta atual de leitura da Pessoa Jurdica sobre o influxo da Funo Social. Nesse contexto o enunciado n 53 da Jornada de Direito Civil:
Deve-se levar em considerao o princpio da funo social na interpretao das normas relativas empresa, a despeito da falta de referencia externa.

2. Surgimento da Pessoa Jurdica


Art. 45 Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do poder executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

Qual a teoria adotada no Brasil para o surgimento da Pessoa Jurdica? O que se leva registro? Faz-se necessria alguma outra autorizao? Qual a natureza jurdica do registro da Pessoa Jurdica? 3. Princpio da Separao ou Independncia ou Autonomia Desprovido de artigo especfico versando sobre ele no Cdigo Civil, decorre da inteligncia dos artigos 46, V e 1052, ambos do Cdigo Civil.
Art. 46. O registro declarar: V - se os membros respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais; Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social.

3.1 Desconsiderao da Pessoa Jurdica: (Disregard Doutrine) Cdigo de Processo Civil:


1 Advogado. Scio do Figueiredo & Ghissoni Advocacia e Consultoria. Graduado em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS). Especialista (Ps-Graduado) em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Direito Civil. Palestrante. Autor de Artigos Cientficos e Livros Jurdicos. Contato: lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br. Site: www.direitoemfamilia.com.br. Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo

Art. 592. Ficam sujeitos execuo os bens: I - do sucessor a ttulo singular, tratando-se de execuo fundada em direito real ou obrigao reipersecutria; (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). II - do scio, nos termos da lei; III - do devedor, quando em poder de terceiros; IV - do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida; V - alienados ou gravados com nus real em fraude de execuo.

Cdigo Civil:
Art. 50. Em caso de abuso de personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

O CC adota uma teoria maior e objetiva. E os outros ramos do direito? # A jurisprudncia do STJ tem diferenciado a teoria maior da teoria menor da desconsiderao da pessoa jurdica: (Idem no Informativo 415, STJ).
Responsabilidade civil e Direito do consumidor. Recurso especial. Shopping Center de Osasco-SP. Exploso. Consumidores. Danos materiais e morais. Ministrio Pblico.Legitimidade ativa. Pessoa jurdica. Desconsiderao. Teoria maior e teoria menor. Limite de responsabilizao dos scios. Cdigo de Defesa do Consumidor. Requisitos. Obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Art. 28, 5. - Considerada a proteo do consumidor um dos pilares da ordem econmica, e incumbindo ao Ministrio Pblico a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, possui o rgo Ministerial legitimidade para atuar em defesa de interesses individuais homogneos de consumidores, decorrentes de origem comum. - A teoria maior da desconsiderao, regra geral no sistema jurdico brasileiro, no pode ser aplicada com a mera demonstrao de estar a pessoa jurdica insolvente para o cumprimento de suas obrigaes. Exige-se, aqui, para alm da prova de insolvncia, ou a demonstrao de desvio de finalidade (teoria subjetiva da desconsiderao), ou a demonstrao de confuso patrimonial (teoria objetiva da desconsiderao). - A teoria menor da desconsiderao, acolhida em nosso ordenamento jurdico excepcionalmente no Direito do Consumidor e no Direito Ambiental, incide com a mera prova de insolvncia da pessoa jurdica para o pagamento de suas obrigaes, independentemente da existncia de desvio de finalidade ou de confuso patrimonial. - Para a teoria menor, o risco empresarial normal s atividades econmicas no pode ser suportado pelo terceiro que contratou com a pessoa jurdica, mas pelos scios e/ou administradores desta, ainda que estes demonstrem conduta administrativa proba, isto , mesmo que no exista qualquer prova capaz de identificar conduta culposa ou dolosa por parte dos scios e/ou administradores da pessoa jurdica. - A aplicao da teoria menor da desconsiderao s relaes de consumo est calcada na exegese autnoma do 5 do art. 28, do CDC, porquanto a incidncia desse dispositivo no se subordina demonstrao dos requisitos previstos no caput do artigo indicado, mas apenas prova de causar, a mera existncia da pessoa jurdica, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. - Recursos especiais no conhecidos. (RESP 279.273/SP, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, Rel. p/ Acrdo Ministra NANCY ANDRIGHI,TERCEIRA TURMA, julgado em 04.12.2003, DJ 29.03.2004 p. 230)

# Questes polmicas sobre desconsiderao:


Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo

a) Extingue a pessoa jurdica? b) Pode atingir qualquer modalidade de pessoa jurdica? (Enunciado 284, CJF) c) Pode ser argida pela prpria pessoa jurdica? (Enunciado 285, CJF) d) Pode ser na modalidade inversa? (Enunciado 283, CJF) e) E na Justia do Trabalho? e) E sucessiva? f) Pode ser na esfera administrativa? (RMS 151661/BA) 4. Sociedades Despersonificadas Inclui-se neste rol as sociedades irregulares, sociedades de fato ou grupos ou entes despersonificados, famlia, massa falida, herana jacente, herana vacante... So agrupamento de pessoas ou patrimnios que, embora tenham finalidade, no esto constitudos nos termos da lei. Porm, apesar dessas ainda no dotarem de existncia legal, elas tem previso legal (regulada a partir do art. 986).
Art. 986. Enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples.

Implicaes: a) Pode figurar em Processo - art. 12, CPC:


Art. 12 - Sero representados em juzo, ativa e passivamente: I - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios, por seus procuradores; II - o Municpio, por seu Prefeito ou procurador; III - a massa falida, pelo sndico; IV - a herana jacente ou vacante, por seu curador; V - o esplio, pelo inventariante; VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens; VIII - a pessoa jurdica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agncia ou sucursal aberta ou instalada no Brasil (Art. 88, pargrafo nico); IX - o condomnio, pelo administrador ou pelo sndico.

b) Responsabilidade dos Scios ilimitada e solidria, no tendo aquele que contratou em nome da sociedade direito ao benefcio de ordem - Art. 990 do CC:
Art. 990. Todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, excludo do benefcio de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade. Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais.

Nesse sentido, foi aprovado o enunciado 59 da Jornada de Direito Civil do CJF:


Enunciado 59 da jornada de direito civil Arts. 990, 1.009, 1.016, 1.017 e 1.091: os sciosgestores e os administradores das empresas so responsveis subsidiria e ilimitadamente pelos atos ilcitos praticados, de m gesto ou contrrios ao previsto no contrato social ou estatuto, consoante estabelecem os arts. 990, 1.009, 1.016, 1.017 e 1.091, todos do Cdigo Civil.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo

b) Pacto limitativo de poderes entre os scios no ter eficcia contra terceiro, salvo se este soubesse ou devesse saber - Art. 989 do CC:
Art. 989. Os bens sociais respondem pelos atos de gesto praticados por qualquer dos scios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente ter eficcia contra o terceiro que o conhea ou deva conhecer.

c) Os scios apenas podem comprovar a existncia da sociedade por escrito, enquanto que os terceiros podem faz-lo de qualquer forma - Art. 987 do CC:
Art. 987. Os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade, mas os terceiros podem prov-la de qualquer modo.

5. Classificao das Pessoas Jurdicas 5.1 Quanto nacionalidade: Nacional ou Estrangeira 5.2 Quanto atividade executada 5.2.1 de Direito pblico so aquelas previstas em Lei. Podem ser: a) DIREITO PBLICO INTERNO: poder pblico constitudo (Unio, Estados, DF, Municpios, Territrios, suas autarquias e fundaes).
Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei.

b) DIREITO PBLICO EXTERNO: submetidas ao direito internacional pblico (as diversas naes, inclusive a Santa S, e os organismos internacionais como a ONU, a OEA, a FAO, a UNESCO etc) art. 42, CC
Art. 42. So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

5.2.2 De direito privado - todas as demais (que no so previstas em lei):


Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes. IV as organizaes religiosas; (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) V os partidos polticos. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003)

5.3 Quanto estrutura: 5.3.1 Corporaes (universitas personarum). Dividem-se em: a) Sociedades > Simples so as antigas civis. > Empresrias so as antigas comerciais.
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo

# Segundo o Cdigo Civil, a sociedade empresria h de observar dois requisitos: I) tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio (art. 966);
Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios.

II) Registro no Registro Pblico de Empresas (Junta Comercial). # Segundo o art. 982: Sociedade de aes sociedade empresria Sociedade cooperativa sociedade simples # Sociedade entre cnjuges: (art. 977) possvel. A restrio imposta de que no tenha casado no regime de comunho universal de bens ou no da separao obrigatria.
Art. 977. Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria.

b) Associaes Tem finalidade ideal:


Art. 53 Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no-econmicos.

Tem estatuto, sendo os requisitos:


I - a denominao, os fins e a sede da associao; II - os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados; III - os direitos e deveres dos associados; IV - as fontes de recursos para sua manuteno; V o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos; (Redao dada pela Lei n11.127, de 2005) VI - as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. VII a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas. (Includo pela Lei n11.127, de 2005)

Estatuto pode instituir categorias de associados com diferentes vantagens:


Art. 55. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais.

A associao formada por um: I) conselho deliberativo; II) um conselho fiscal; III) uma presidncia;
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo

IV) a assemblia geral de associados (art. 59 do CC) Para excluso do associado h de ter devido processo legal e justa causa (art. 57 do CC):
Art. 57. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

O que fazer com o patrimnio na hiptese de extino?


Art. 61. Dissolvida a associao, o remanescente do seu patrimnio lquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou fraes ideais referidas no pargrafo nico do art. 56, ser destinado entidade de fins no econmicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberao dos associados, instituio municipal, estadual ou federal, de fins idnticos ou semelhantes. 2 No existindo no Municpio, no Estado, no Distrito Federal ou no Territrio, em que a associao tiver sede, instituio nas condies indicadas neste artigo, o que remanescer do seu patrimnio se devolver Fazenda do Estado, do Distrito Federal ou da Unio.

5.3.2 Fundaes (universitas bonorum) (universalidade de bens)


Art. 62. Para criar uma fundao, o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. Pargrafo nico. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia.

Esse rol de finalidades previstos no art. 62 e taxativo ou exemplificativo? Posicionamento para Prova: Taxativo. Etapas para a criao de uma fundao - h uma srie ordenada de etapas que devem ser observadas, a saber: 1) Afetao de Bens Livres por meio do Ato de Dotao Patrimonial, seja mediante Escritura Pblica (para atos inter vivos) ou Testamento (para atos causa mortis pblico, particular ou cerrado). Aplicam-se as mesmas restries de qualquer ato de disposio patrimonial: a) Vedao de Doao Inoficiosa: Art. 549 do Cdigo Civil.:
Art. 549. Nula tambm a doao quanto parte que exceder de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.

b) Vedao Doao Universal: Art. 548, CC.


Art. 548. nula a doao de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistncia do doador.

O ato de instituio, acaso realizado por mecanismo inter vivos, irretratvel. Art. 64, CC:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo
Art. 64. Constituda a fundao por negcio jurdico entre vivos, o instituidor obrigado a transferir-lhe a propriedade, ou outro direito real, sobre os bens dotados, e, se no o fizer, sero registrados, em nome dela, por mandado judicial.

Caso o patrimnio afetado seja insuficiente. art. 63:


Art. 63. Quando insuficientes para constituir a fundao, os bens a ela destinados sero, se de outro modo no dispuser o instituidor, incorporados em outra fundao que se proponha a fim igual ou semelhante.

2) Elaborao dos Estatutos (no contrato social); - Pode ser: a) Direta: feita pelo prprio instituidor. b) Indireta ou Fiduciria: quando nomeia algum para faz-lo. E se no o fizer? 3) Aprovao dos Estatutos Quem aprova o MP, na dico do art. 65 do CC:
Art. 65. Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicao do patrimnio, em tendo cincia do encargo, formularo logo, de acordo com as suas bases (art. 62), o estatuto da fundao projetada, submetendo-o, em seguida, aprovao da autoridade competente, com recurso ao juiz.

E se for o prprio MP quem o fez? 4) Realizao do Registro Civil do Estatuto (no Cartrio de Pessoa Jurdica) A Alterao do Estatuto - Art. 67:
Art. 67. Para que se possa alterar o estatuto da fundao mister que a reforma: I - seja deliberada por dois teros dos competentes para gerir e representar a fundao; II - no contrarie ou desvirtue o fim desta; III - seja aprovada pelo rgo do Ministrio Pblico, e, caso este a denegue, poder o juiz supri-la, a requerimento do interessado.

A minoria de gestores vencida (aqueles 1/3 que opinaram em desfavor da alterao), tero o prazo de 10 dias para impugnar a modificao estatutria. Art. 68:
Art. 68. Quando a alterao no houver sido aprovada por votao unnime, os administradores da fundao, ao submeterem o estatuto ao rgo do Ministrio Pblico, requerero que se d cincia minoria vencida para impugn-la, se quiser, em dez dias.

A Fiscalizao (2, art. 66) das fundaes deve ser feita pelo MP Estadual, ainda que as referidas as Fundaes tenham abrangncia nacional, sendo a competncia a da localizao da fundao.
Art. 66. Velar pelas fundaes o Ministrio Pblico do Estado onde situadas. 1. Se funcionarem no Distrito Federal, ou no Territrio, caber o encargo ao Ministrio Pblico Federal.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Mdulo Jurdico Bsico


Civil Luciano Figueiredo
2. Se estenderem a atividade por mais de um Estado, caber o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico.

Diga-se que o 1 do art. 66 foi declarado inconstitucional pelo ADI 2794, proposta pela ASSOCIAO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO CONAMP. Seguiu o STF o Enunciado 10 do CJF. No caso de extino art 69:
Art. 69. Tornando-se ilcita, impossvel ou intil a finalidade a que visa a fundao, ou vencido o prazo de sua existncia, o rgo do Ministrio Pblico, ou qualquer interessado, lhe promover a extino, incorporando-se o seu patrimnio, salvo disposio em contrrio no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra fundao, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante.

6. Extino da Pessoa Jurdica

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

You might also like