You are on page 1of 28

Fsica Geografia

Instrues para a realizao da prova


Nesta prova voc dever responder a doze questes de Fsica (numeradas de 1 a 12) e a doze
questes de Geografia (numeradas de 13 a 24).

A prova deve ser feita a caneta, azul ou preta. Utilize apenas o espao reservado (pautado) para
a resoluo das questes.

Cada questo vale 4 pontos. Logo, a prova de cada uma das disciplinas vale 48 pontos no total.
Ser eliminado o candidato com zero em qualquer uma das provas da 2 fase.

Ateno: no basta escrever apenas o resultado final. necessrio mostrar os clculos ou o


raciocnio utilizado para responder s questes.

A durao total da prova de quatro horas.

ATENO Os rascunhos no sero considerados.

ORDEM

INSCRIO

ESCOLA

SALA

LUGAR NA SALA

NOME

ASSINATURA DO CANDIDATO

VESTIBULAR 2010 2 FASE FSICA GEOGRAFIA

Fsica
Esta prova aborda fenmenos fsicos em situaes do cotidiano, em experimentos cientficos e em avanos tecnolgicos da humanidade. Em algumas questes, como as que tratam de Fsica Moderna, as frmulas necessrias para a resoluo da questo foram fornecidas no enunciado. Quando necessrio use g = 10 m/s2 para a acelerao da gravidade na superfcie da Terra e = 3.

1. A experimentao parte essencial do mtodo cientfico, e muitas vezes podemos fazer medidas de grandezas fsicas usando instrumentos extremamente simples.
a) Usando o relgio e a rgua graduada em centmetros da figura no espao de resposta, determine o mdulo da velocidade que a extremidade do ponteiro dos segundos (o mais fino) possui no seu movimento circular uniforme. b) Para o seu funcionamento, o relgio usa uma pilha que, quando nova, tem a capacidade de fornecer uma carga q = 2, 4A h = 8,64 103 C . Observa-se que o relgio funciona durante 400 dias at que a pilha fique completamente descarregada. Qual a corrente eltrica mdia fornecida pela pilha?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
1

2.

A Copa do Mundo o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrs apenas dos Jogos Olmpicos. Uma das regras do futebol que gera polmica com certa frequncia a do impedimento. Para que o atacante A no esteja em impedimento, deve haver ao menos dois jogadores adversrios a sua frente, G e Z, no exato instante em que o jogador L lana a bola para A (ver figura). Considere que somente os jogadores G e Z estejam frente de A e que somente A e Z se deslocam nas situaes descritas abaixo.

a) Suponha que a distncia entre A e Z seja de 12 m. Se A parte 2 do repouso em direo ao gol com acelerao de 3,0 m/s e Z tambm parte do repouso com a mesma acelerao no sentido oposto, quanto tempo o jogador L tem para lanar a bola depois da partida de A antes que A encontre Z?

b) O rbitro demora 0,1 s entre o momento em que v o lanamento de L e o momento em que determina as posies dos jogadores A e Z. Considere agora que A e Z movem-se a velocidades constantes de 6,0 m/s, como indica a figura. Qual a distncia mnima entre A e Z no momento do lanamento para que o rbitro decida de forma inequvoca que A no est impedido?

gol

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
2

3. Em 1948 Casimir props que, quando duas placas metlicas, no vcuo, so colocadas muito prximas, surge uma fora atrativa entre elas, de natureza eletromagntica, mesmo que as placas estejam descarregadas. Essa fora muitas vezes relevante no desenvolvimento de mecanismos nanomtricos.
a) A fora de Casimir inversamente proporcional quarta potncia da distncia entre as placas. Essa fora pode ser medida utilizando-se microscopia de fora atmica atravs da deflexo de uma alavanca, como mostra a figura no espao de resposta. A fora de deflexo da alavanca se comporta como a fora elstica de uma mola. No experimento ilustrado na figura, o equilbrio entre a fora elstica e a fora atrativa de Casimir ocorre quando a alavanca sofre uma deflexo de x = 6, 4 nm . Determine a constante elstica da alavanca, sabendo b que neste caso o mdulo da fora de Casimir dado por FC = 4 , em que b = 9, 6 1039 Nm 4 e d a distncia d entre as placas. Despreze o peso da placa. b) Um dos limites da medida da deflexo da alavanca decorre de sua vibrao natural em razo da energia trmica fornecida pelo ambiente. Essa energia dada por ET = k BT , em que k B = 1, 4 1023 J/K e T a temperatura do ambiente na escala Kelvin. Considerando que toda a energia ET convertida em energia elstica, determine a deflexo x produzida na alavanca a T = 300 K se a constante elstica vale k B = 0, 21 N/m .

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

d = 100 nm

x = 6,4 nm

RASCUNHO
3

4. Em 2009 foram comemorados os 40 anos da primeira misso tripulada Lua, a Misso Apollo 11, comandada pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong. Alm de ser considerado um dos feitos mais importantes da histria recente, esta viagem trouxe grande desenvolvimento tecnolgico.
a) A Lua tem uma face oculta, erroneamente chamada de lado escuro, que nunca vista da Terra. O perodo de rotao da Lua em torno de seu eixo de cerca de 27 dias. Considere que a rbita da Lua em torno da Terra circular, com raio igual a r = 3,8 108 m . Lembrando que a Lua sempre apresenta a mesma face para um observador na Terra, calcule a sua velocidade orbital em torno da Terra. b) Um dos grandes problemas para enviar um foguete Lua a quantidade de energia cintica necessria para transpor o campo gravitacional da Terra, sendo que essa energia depende da massa total do foguete. Por este motivo, somente enviado no foguete o que realmente essencial. Calcule qual a energia necessria para enviar um tripulante de massa m = 70 kg Lua. Considere que a velocidade da massa no lanamento deve ser
v = 2 gRT

para que ela chegue at a Lua, sendo g a acelerao da gravidade na superfcie na Terra e

RT = 6 , 4 106 m o raio da Terra.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
4

5.

A Lua no tem atmosfera, diferentemente de corpos celestes de maior massa. Na Terra, as condies propcias para a vida ocorrem na troposfera, a camada atmosfrica mais quente e densa que se estende da superfcie at cerca de 12 km de altitude.

a) A presso atmosfrica na superfcie terrestre o resultado do peso exercido pela coluna de ar atmosfrico por unidade de rea, e ao nvel do mar ela vale P0 = 100 kPa. Na cidade de Campinas, que est a 700 m acima do nvel do mar, a presso atmosfrica vale P1 = 94 kPa. Encontre a densidade do ar entre o nvel do mar e a altitude de Campinas, considerando-a uniforme entre essas altitudes. b) Numa viagem intercontinental um avio a jato atinge uma altitude de cruzeiro de cerca de 10 km. Os grficos no espao de resposta mostram as curvas da presso (P) e da temperatura (T) mdias do ar atmosfrico em funo da altitude para as camadas inferiores da atmosfera. Usando os valores de presso e temperatura desses grficos e considerando que o ar atmosfrico se comporta como um gs ideal, encontre o volume de um mol de J . ar a 10 km de altitude. A constante universal dos gases R = 8,3 mol K

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

30

30

altitude (km)

altitude (km)

20

20

10

10

20 40 P (kPa)

60

-60 -40 -20 0 T ( C)

20

RASCUNHO
5

6.

Em 2009 completaram-se vinte anos da morte de Raul Seixas. Na sua obra o roqueiro cita elementos regionais brasileiros, como na cano Minha viola, na qual ele exalta esse instrumento emblemtico da cultura regional.

A viola caipira possui cinco pares de cordas. Os dois pares mais agudos so afinados na mesma nota e frequncia. J os pares restantes so afinados na mesma nota, mas com diferena de altura de uma oitava, ou seja, a corda fina do par tem frequncia igual ao dobro da frequncia da corda grossa. As frequncias naturais da onda numa corda de comprimento L com as extremidades fixas so dadas por f N = N v , sendo N o harmnico da onda e v a sua velocidade. L

( )

a) Na afinao Cebolo R Maior para a viola caipira, a corda mais fina do quinto par afinada de forma que a frequncia do harmnico fundamental f1 fina = 220 Hz . A corda tem comprimento L = 0 ,5 m e densidade linear
= 5 10 3 kg/ m .

Encontre a tenso aplicada na corda, sabendo que a velocidade da onda dada por v =

b) Suponha que a corda mais fina do quinto par esteja afinada corretamente com f1 fina = 220 Hz e que a corda mais grossa esteja ligeiramente desafinada, mais frouxa do que deveria estar. Neste caso, quando as cordas so tocadas simultaneamente, um batimento se origina da sobreposio das ondas sonoras do harmnico fundamental da corda fina de frequncia f1 fina , com o segundo harmnico da corda grossa, de frequncia
f 2grossa . A frequncia do batimento igual diferena entre essas duas frequncias, ou seja, fbat = f1 fina f 2grossa . Sabendo que a frequncia do batimento f bat = 4 Hz , qual a frequncia do harmnico fundamental da corda

grossa, f1grossa ? Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
6

7.

Em determinados meses do ano observa-se significativo aumento do nmero de estrelas cadentes em certas regies do cu, nmero que chega a ser da ordem de uma centena de estrelas cadentes por hora. Esse fenmeno chamado de chuva de meteoros ou chuva de estrelas cadentes, e as mais importantes so as chuvas de Perseidas e de Lenidas. Isso ocorre quando a Terra cruza a rbita de algum cometa que deixou uma nuvem de partculas no seu caminho. Na sua maioria, essas partculas so pequenas como gros de poeira, e, ao penetrarem na atmosfera da Terra, so aquecidas pelo atrito com o ar e produzem os rastros de luz observados. a) Uma partcula entra na atmosfera terrestre e completamente freada pela fora de atrito com o ar aps se deslocar por uma distncia de 1,5 km . Se sua energia cintica inicial igual a Ec = 4 , 5 104 J , qual o mdulo da fora de atrito mdia? Despreze o trabalho do peso nesse deslocamento.

b) Considere que uma partcula de massa m = 0 ,1 g sofre um aumento de temperatura de = 2400 0 C aps entrar na atmosfera. Calcule a quantidade de calor necessria para produzir essa elevao de temperatura se o J calor especfico do material que compe a partcula c = 0 ,90 0 . gC

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
7

8. O lixo espacial composto por partes de naves espaciais e satlites fora de operao abandonados em rbita
ao redor da Terra. Esses objetos podem colidir com satlites, alm de pr em risco astronautas em atividades extraveiculares. Considere que durante um reparo na estao espacial, um astronauta substitui um painel solar, de massa m p = 80 kg , cuja estrutura foi danificada. O astronauta estava inicialmente em repouso em relao estao e ao abandonar o painel no espao, lana-o com uma velocidade v p = 0 ,15 m/s . a) Sabendo que a massa do astronauta ma = 60 kg , calcule sua velocidade de recuo. b) O grfico no espao de resposta mostra, de forma simplificada, o mdulo da fora aplicada pelo astronauta sobre o painel em funo do tempo durante o lanamento. Sabendo que a variao de momento linear igual ao impulso, cujo mdulo pode ser obtido pela rea do grfico, calcule a fora mxima Fmax .

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
8

9. Telas de visualizao sensveis ao toque so muito prticas e cada vez mais utilizadas em aparelhos celulares,
computadores e caixas eletrnicos. Uma tecnologia frequentemente usada a das telas resistivas, em que duas camadas condutoras transparentes so separadas por pontos isolantes que impedem o contato eltrico. a) O contato eltrico entre as camadas estabelecido quando o dedo exerce r uma fora F sobre a tela, conforme mostra a figura ao lado. A rea de contato da ponta de um dedo igual a A = 0 , 25 cm 2 . Baseado na sua experincia cotidiana, estime o mdulo da fora exercida por um dedo em uma tela ou teclado convencional, e em seguida calcule a presso exercida pelo dedo. Caso julgue necessrio, use o peso de objetos conhecidos como guia para a sua estimativa.

b) O circuito simplificado da figura no espao de resposta ilustra como feita a deteco da posio do toque em telas resistivas. Uma bateria fornece uma diferena de potencial U = 6 V ao circuito de resistores idnticos de R = 2 k . Se o contato eltrico for estabelecido apenas na posio representada pela chave A, calcule a diferena de potencial entre C e D do circuito.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
9

10. O GPS (Global Positioning System) consiste em um conjunto de satlites que orbitam a Terra, cada um deles carregando a bordo um relgio atmico. A Teoria da Relatividade Geral prev que, por conta da gravidade, os relgios atmicos do GPS adiantam com relao a relgios similares na Terra. Enquanto na Terra transcorre o tempo de um dia ( tTerra = 1,0 dia = 86400 s ), no satlite o tempo transcorrido t satlite = tTerra + t , maior que um dia, e a diferena de tempo t tem que ser corrigida. A diferena de tempo causada pela gravidade dada por
( t
tTerra ) = ( U mc 2 ) , sendo U a diferena de energia potencial gravitacional de uma massa m entre a

altitude considerada e a superfcie da Terra, e c = 3,0 x 108 m/s , a velocidade da luz no vcuo. a) Para o satlite podemos escrever U = mgRT (1 RT r ) , sendo r 4 RT o raio da rbita, RT = 6, 4 106 m o raio da Terra e g a acelerao da gravidade na superfcie terrestre. Quanto tempo o relgio do satlite adianta em tTerra = 1, 0 dia em razo do efeito gravitacional? b) Relgios atmicos em fase de desenvolvimento sero capazes de medir o tempo com preciso maior que uma parte em 1016 , ou seja, tero erro menor que 10-16 s a cada segundo. Qual a altura h que produziria uma diferena de tempo t = 10-16 s a cada tTerra = 1,0 s ? Essa altura a menor diferena de altitude que poderia ser percebida comparando medidas de tempo desses relgios. Use, nesse caso, a energia potencial gravitacional de um corpo na vizinhana da superfcie terrestre.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
10

11. O Efeito Hall consiste no acmulo de cargas dos lados de um fio condutor de corrente quando esse fio est
sujeito a um campo magntico perpendicular corrente. Pode-se ver na figura (i) no espao de resposta uma fita r metlica imersa num campo magntico B , perpendicular ao plano da fita, saindo do papel. Uma r corrente eltrica atravessa a fita, como resultado do movimento dos eltrons que tm velocidade v , de baixo para cima at entrar na regio de campo magntico. Na presena do campo magntico, os eltrons sofrem a r ao da fora magntica, FB , deslocando-se para um dos lados da fita. O acmulo de cargas com sinais opostos nos lados da fita d origem a um campo eltrico no plano da fita, perpendicular corrente. Esse campo produz r uma fora eltrica FE , contrria fora magntica, e os eltrons param de ser desviados quando os mdulos dessas foras se igualam, conforme ilustra a figura (ii) no espao de resposta. Considere que o mdulo do campo eltrico nessa situao E = 1, 0 104 V/m . a) A fita tem largura L = 2, 0 cm . Qual a diferena de potencial medida pelo voltmetro V na situao da figura (ii)? b) Os mdulos da fora magntica e da fora eltrica da figura (ii) so dados pelas expresses FB = qvB e FE = qE , respectivamente, q sendo a carga elementar. Qual a velocidade dos eltrons? O mdulo do campo magntico B = 0, 2 T .

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
11

12. H atualmente um grande interesse no desenvolvimento de materiais artificiais, conhecidos como metamateriais, que tm propriedades fsicas no convencionais. Este o caso de metamateriais que apresentam ndice de refrao negativo, em contraste com materiais convencionais que tm ndice de refrao positivo. Essa propriedade no usual pode ser aplicada na camuflagem de objetos e no desenvolvimento de lentes especiais.
a) Na figura no espao de resposta representado um raio de luz A que se propaga em um material convencional (Meio 1) com ndice de refrao n1 = 1,8 e incide no Meio 2 formando um ngulo 1 = 30 com a normal. Um dos raios B, C, D ou E apresenta uma trajetria que no seria possvel em um material convencional e que ocorre quando o Meio 2 um metamaterial com ndice de refrao negativo. Identifique este raio e calcule o mdulo do ndice de refrao do Meio 2, n2 , neste caso, utilizando a lei de Snell na forma:
n1 sen1 = n2 sen 2 . Se necessrio use 2 = 1, 4 e 3 = 1, 7 .

b) O ndice de refrao de um meio material, n , definido pela razo entre as velocidades da luz no vcuo e no 1 meio. A velocidade da luz em um material dada por v = , em que a permissividade eltrica e a permeabilidade magntica do material. Calcule o ndice de refrao de um material que tenha C2 Ns 2 = 2, 0 1011 e = 1, 25 106 2 . A velocidade da luz no vcuo c = 3, 0 108 m/s . 2 C Nm

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
12

13. Observe o grfico abaixo e responda s questes:

a) Indique a(s) regio(es) do globo com taxa de esperana de vida ao nascer inferior mdia mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a regio representada no grfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os perodos 1965/1970 e 1995/2000. b) Por que, entre os perodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento da esperana de vida ao nascer em todas as regies indicadas no grfico?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
13

14. O El Nio um fenmeno atmosfrico-ocenico que ocorre no oceano Pacfico Tropical, e que pode afetar
o clima regional e global, porque altera padres de vento em nvel mundial. Desse modo, afeta regimes de chuva em regies tropicais e de latitudes mdias. Com o auxlio da figura abaixo, responda s questes:

a) O que acontece com a temperatura das guas do Oceano Pacfico quando ocorre o El Nio? Qual a razo para esse fenmeno ser denominado El Nio? b) Nos anos em que esse fenmeno ocorre, qual a consequncia para a atividade pesqueira do Peru? Qual a alterao do tempo no Nordeste Brasileiro?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
14

15. Leia abaixo o trecho da msica Tropiclia, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda s questes:
Sobre a cabea os avies Sob os meus ps os caminhes Aponta contra os chapades Meu nariz. Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central do pas.

a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traa um retrato cantado do Brasil. Segundo algumas interpretaes, na msica Tropiclia o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento poltico do Brasil, principalmente entre as dcadas de 1930 e 1960, mostrando as contradies da modernizao subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e stimo do trecho da msica Tropiclia acima reproduzida?

b) Braslia, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construo no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Imprio. Aponte duas justificativas para a construo de Braslia.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
15

16. Observe, na figura abaixo, o perfil esquemtico da costa brasileira e responda s questes:

a) Em termos de composio rochosa, como se diferencia uma ilha situada na plataforma continental de uma ilha ocenica? b) Recentemente significativas reservas de petrleo foram encontradas na plataforma continental brasileira, na denominada Bacia de Santos. Esse petrleo foi formado, em parte, em ambiente de guas doces e existem reservatrios muito similares na frica. Explique esses fatos. Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
16

17. O mapa abaixo representa a rea abrangida pelo projeto de transposio do rio So Francisco.

a) Qual o principal bioma a ser atingido pela transposio do So Francisco? D duas caractersticas desse bioma.

b) Indique um impacto positivo e outro negativo esperados no projeto de transposio do So Francisco. Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
17

18. Leia o trecho e responda s questes:


A prtica do crime to antiga quanto a prpria humanidade. Mas o crime global, a formao de redes entre poderosas organizaes criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenmeno que afeta profundamente a economia no mbito internacional e nacional, a poltica, a segurana e, em ltima anlise, as sociedades em geral. A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra, Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a mfia norte-americana, os narcotraficantes colombianos, os cartis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japo, as trades chinesas, a constelao formada pelas mafiyas russas, os traficantes de herona da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-nmero de grupos criminosos locais e regionais em todos os pases do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vnculos de todos os tipos. (Adaptado de Manuel Castells, Fim de milnio. A era da
informao: economia, sociedade e cultura, v. 3. So Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 203 204.)

a) Com a exceo dos narcticos, quais so os principais produtos que as organizaes criminais transnacionais (ou com conexes internacionais) comercializam? b) A Colmbia apresenta um histrico de violncia, com forte presena do crime organizado. Alm do narcotrfico existem grupos guerrilheiros e grupos paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Foras Armadas Revolucionrias) e o ELN (Exrcito de Libertao Nacional), que se confrontam com o exrcito, a polcia e grupos paramilitares. Qual a relao da guerrilha com o narcotrfico? O que um grupo paramilitar?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
18

19.

A evapotranspirao constitui a fonte de umidade atmosfrica a partir da movimentao de gua atravs do ciclo hidrolgico. Nas reas continentais os mximos de evaporao ocorrem nas regies equatoriais. (Adaptado

de Kenitiro Suguio e Joo J. Bigarella, Ambientes Fluviais. Florianpolis, Editora da UFSC, 1990, p.5.)

a) Quais fatores determinam a maior evapotranspirao nas regies equatoriais do globo? b) Quais os processos que compem a evapotranspirao?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
19

20. Leia o trecho a seguir e responda s questes:


O Brasil faz fronteira com dez pases da Amrica do Sul, entre os doze existentes, o que refora o carter estratgico dessa rea para a competitividade do pas e para a integrao do continente. Mas, grande parte das regies de fronteira est isolada dos centros nacionais, quer pela ausncia de redes de transportes e de comunicao, quer pelo peso poltico e econmico menor que possui. Na escala local-regional, o meio geogrfico que melhor caracteriza a zona de fronteira aquele formado pelas cidades gmeas nos limites entre os pases. Essas cidades gmeas apresentam fluxos transfronteirios com elementos comuns, que geram interaes. (Adaptado de Lia Osrio Machado, Estado, territorialidade, redes: cidades gmeas na zona de fronteira sul-americana em
Maria Laura Silveira (org.), Continente em chamas: globalizao e territrio na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005, p. 258; e do Programa de Desenvolvimento de Faixa de Fronteira. Braslia: Ministrio da Integrao Nacional em: www.mi.gov.br/programasregionais/fronteira.asp?area=spr_fronteira. Acesso em: 12 out. 2009.)

a) Comente, sucintamente, dois elementos incentivadores de fluxos transfronteirios entre cidades gmeas. b) Aponte dois projetos nacionais elaborados entre as dcadas de 1980 e 1990 que podem ser considerados como estratgicos para a manuteno das fronteiras brasileiras.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
20

21. O relevo crstico ou karst refere-se predominantemente a feies subterrneas, como cavernas. Observe a
representao na figura abaixo e responda s questes:

a) Quais as condies bsicas para o desenvolvimento do modelado crstico? b) Defina os nomes dos espeleotemas indicados na figura pelos nmeros 1 e 2. Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
21

22.

O impacto sobre So Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram cidade no meio do sculo XX, foi to grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Mdio e da sia em dcadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famlias (...). Entretanto, os efeitos sociais e polticos foram sempre mais difceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da Repblica, nascidos no Nordeste, e objetos em So Paulo de preconceitos nada sutis. (Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em So Paulo

Trabalhadores migrantes em So Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.)

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratrio de nordestinos para So Paulo? b) Quais as principais determinantes sociais e econmicas do processo migratrio de nordestinos para So Paulo em meados do sculo XX?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
22

23.

O campesinato neste continente [Amrica Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo procura delas. Ora consegue-as por ocupaes e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em funo da poltica de preos que leva perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crdito para a lavoura. Perde-as ainda em funo de determinaes mais estruturais do processo de acumulao capitalista no campo em cada conjuntura proletarizao, subordinao agroindstria ou transformao do segmento de produtores familiares numa determinada rea em bolso de reserva para o capital enquanto mode-obra disponvel para explorao eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietrio permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os tubares da agricultura de exportao. (Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotrfico na Amrica Latina e a questo camponesa, em Ana

Maria Motta Ribeiro; Jorge Atlio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotrfico e violncia no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo grilagem? b) Como a estrutura agrria contribui para o processo migratrio de camponeses, em vrios sentidos e direes, pelo interior do Brasil?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
23

24.

Em 1985, viviam na Regio Metropolitana de So Paulo mais de 14 milhes de pessoas. A maioria mora em habitaes precrias - favelas, cortios e casas autoconstrudas em terrenos destitudos de servios pblicos e ganha poucos salrios mnimos por ms, revelando um acentuado grau de pauperismo e precrias condies urbanas de existncia. A Regio configura-se enquanto Metrpole no s pela sua extenso territorial, mas tambm porque a partir dela que se organiza a dinmica do capitalismo no Brasil, pois a se concentra a engrenagem produtiva essencial economia do Pas (...). (Lcio Kowarick, Escritos urbanos. So Paulo: Ed. 34, 2000, p.19.)

a) O que define uma metrpole? b) Identifique dois fatores econmicos determinantes na metropolizao de So Paulo.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
24

No destacar esta folha

You might also like