You are on page 1of 9

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES

OBJECTIVO GERAL:

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

COMPETNCIAS A ADQUIRIR: Pretende-se que cada formando(a), aps a concepo e apresentao de um projecto de interveno pedaggica, esteja apto(a) a:

Compreender a necessidade anlise crtica e de evoluo contnua do sistema de formao ao nvel tcnico, pedaggico e / ou organizacional

Contribuir para o desenvolvimento do sistema de formao onde desenvolva a sua actividade de formador, atravs de apresentaes concretas

OBJECTIVO ESPECFICO:
TRABALHO A REALIZAR

Conceber e apresentar um projecto de interveno para o desenvolvimento do sistema de formao ao nvel tcnico pedaggico e / ou organizacional.

O projecto deve ser desenvolvido tendo em conta os contedos adquiridos ao longo dos diversos mdulos do curso de formao de formadores.

AVALIAO
O projecto deve ser apresentado antes do encerramento do curso, aps a autoscopia final. O projecto ser avaliado qualitativamente pelo formador. As eventuais crticas e correces permitem uma redefinio do mesmo projecto.

NOTAS INTRODUTRIAS
Qualquer formador: Deve estar consciente das vantagens em planificar a formao; Deve saber distinguir os diferentes tipos de plano: a longo, a mdio, a curto prazo; Deve ser capaz de elaborar planos de formao a longo, a mdio, a curto prazo. O que planificar a formao? Quais as vantagens da planificao da formao? Que so planos de longo, mdio e curto prazo? Parece simples responder questo:
2

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

Porque que um profissional de formao ou se quisermos um formador deve planificar? Embora as respostas paream bvias no nos podemos esquecer de referir estes aspectos: H vantagens em preparar antecipadamente as coisas conveniente organizar e estruturar as actividades que se pretendem realizar necessrio organizar contedos (dos currculos) a ensinar bastante til especificar os objectivos que se pretendem atingir com dada formao conveniente estabelecer os meios de que necessitamos Precisamos de definir estratgias Precisamos de inventariar recursos (materiais e humanos) Convm definir os processos avaliativos

Considerando outra perspectiva de resposta, podemos dizer que planificar a formao: Permite trabalho em equipa (funcionalidade; cooperao) Permite ver que quem planifica, organiza, se organiza controla, se controla faz reviso e correco. Permite ver que quem planifica tem uma viso ampla do processo educativo/formativo A planificao introduz ento uma dimenso temporal que requer coordenao de recursos e materiais, assim como uma previso das condies de trabalho. Em equipa h partilha de experincias. E quanto maior planificao, maior coerncia. No ser, ento, muito difcil admitir que a primeira tarefa que um formador deve realizar PLANIFICAO. Esta pode ser concebida como o desenhar antecipadamente o trabalho que se pretende realizar com os formandos. Programar um processo que consiste em dar unidade e estrutura a todo o trabalho do formador, tendo em conta os destinatrios formandos, o seu contexto, os meios e os materiais disponveis, os objectivos que se visam... Ao elaborarmos um projecto de interveno pedaggica nunca podemos esquecer os dados anteriores.
3

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

1. OS DIFERENTES NIVEIS DE PLANIFICAAO DA FORMAAO


Podemos considerar 3 grandes nveis de linhas de poltica: a) O Estatal (O Nvel Mais Geral): As grandes formaes profissionais so definidas e planificadas a nvel superior. b) O Institucional Derivado deste anterior, realizado pelas diferentes instituies que se dedicam formao. O IEFP ou outras instituies que faam formao, por exemplo... c) O concreto Derivado obviamente do anterior, procura concretizar as grandes linhas em projectos especficos, aplicados localmente e para destinatrios especficos. No caso concreto, em que nos encontramos, cada formando deve procurar elaborar um projecto adequado sua situao concreta, considerando o tipo de formao que faz ou pretende fazer e o tipo de instituio em que trabalha ou imagina poder vir a trabalhar. Esta planificao a mais importante para qualquer formador. Princpios a ter em conta para uma planificao eficaz: Considerar em primeiro lugar o contexto Planificar em cooperao (grupos; comisses de trabalho) Fazer o levantamento dos recursos materiais Seleccionar objectivos Reduzir os contedos ao fundamental Fazer constantes revises

2. O PROCESSO DE PLANIFICAO
Devemos considerar aqui duas dimenses fundamentais:

O QUE FAZER? Dimenso material do processo COMO FAZER? Dimenso formal do processo PROCESSO MATERIAL
Planificar materialmente exige uma srie de tarefas que esto ligadas entre si:
4

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

a) Definir os fins (ou Metas) os objectivos gerais e os especficos; b) Seleccionar as experincias de aprendizagem; (que experincias possibilitaro que os formandos alcancem os objectivos?) c) Seleccionar os contedos; d) Organizar e integrar as experincias de aprendizagem com os contedos; (Trata-se de distribuir tarefas; considerar meios, etc.) e) Avaliar o processo.

PROCESSO FORMAL
Como levar prtica este processo material? O mais usual e atravs das Grelhas de planificao as quais normalmente contemplam como fundamentais os seguintes aspectos: 4 4 4 4 4 Objectivos gerais Objectivos especficos Objectivos comportamentais ou operativos Os contedos As actividades A distribuio do (s) tempo (s) Os recursos A avaliao

4
4 4

3. PLANIFICAO A LONGO, MDIO E CURTO PRAZO


A planificao a longo prazo aquela que feita para uma dada totalidade de ensino. No caso concreto deste curso foi feito um plano a longo prazo que contemplou todos os mdulos leccionados. A mdio prazo podemos dizer que a planificao de cada unidade ou, neste caso concreto de cada mdulo. A curto prazo temos a planificao para cada sesso de formao. Os planos a longo prazo so o suporte dos planos a mdio prazo que por sua vez so o suporte dos planos a curto prazo. Em qualquer nvel de planificao devemos procurar responder s seguintes perguntas:

Para qu levar a cabo este trabalho? (Objectivos) Como que se vai realizar o trabalho (Mtodos; Estratgias) Para quem que estamos a organizar? (Intervenientes ou destinatrios)
5

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

Com que recursos podemos contar? (Materiais, humanos, espao...) Quanto tempo vamos gastar? (Calendarizar) Em que media foi conseguido o que se pretendia? (Avaliao)

Temos ainda de considerar: Temos de ser mais flexveis do que rgidos! (Flexibilidade versus rigidez) O plano a elaborar deve ter unidade e sequncia Devemos considerar sempre os interesses dos destinatrios Estar convencidos da necessidade de reajustar permanentemente.

4. O PROJECTO DE INTERVENO
Tendo em conta os dados anteriores cada formando procurar elaborar um projecto de formao. Pode elaborar esse projecto escolhendo um dos nveis seguintes:

O nvel tcnico pedaggico O nvel organizacional

Se eventualmente preferir pode englobar os dois nveis anteriores. Concretamente: Cada formando deve criar um projecto de formao que deve ser aplicado na sua rea de formao. Pode imaginar que a sua empresa necessita de dar formao num determinado nvel aos seus trabalhadores. Ento, para isso, deve conceber um plano de formao concreto que respeite os dados j referidos.

Assim, deve definir com clareza:


rea de formao e nome do curso Perfil dos destinatrios Objectivos gerais e especficos a atingir Mdulos a leccionar Calendrio de execuo (cronograma) Local da formao; recursos necessrios; materiais audiovisuais, etc. Formadores Avaliao do curso
6

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

Etc.

Um Exemplo Concreto: Programa X ______________

A. ESTRUTURA DA ACO DE FORMAO:


Ttulo da Aco: ________________________________ Pblico-alvo: ___________________________________ Requisitos de acesso: ____________________________ rea da Formao: Modalidade da aco: (seminrio, curso de formao) Formadores: _____________________________________ Nmero de Formandos: _____________________________ Objectivos Gerais: _______________________________ Objectivos especficos: __________________________ Carga Horria: __________________________________ Regime de Frequncia: ___________________________

A. CONTEDOS PROGRAMTICOS:
1 - Apresentao geral Objectivos do curso Critrios de Avaliao 2 - ________________________ 2.1 - ______________________ 2.2 - ______________________ 2.3 - ______________________ 3 ________________________ 3.1 - ______________________ 3.2 - ______________________ 3.3 - ______________________

B. METODOLOGIA DO CURSO
1. Estratgias (Exemplos)

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

a)

Exposio

terica

dos

formadores

com

recurso

aos

meios

audiovisuais

(retroprojector, projector de diapositivos; gravador udio; vdeo; quadros diversos) e mtodos interrogativos. b) Exerccios prticos realizados pelos formandos e mtodos activos. c) Anlise de documentos d) Dinmica de Grupo e) Elaborao e discusso de documentos 2. Avaliao (Exemplos)

avaliao

dos

formandos

ser

feita

qualitativa

quantitativamente.

tida em conta a participao oral e o empenhamento nos A autoscopia A realizao/apresentao de um trabalho Elaborao de um relatrio individual sobre a aco.

trabalhos e assiduidade.

D. RECURSOS MATERIAIS (Exemplos)


Quadro preto ou quadro branco (magntico); Retroprojector; Gravador udio; Projector de Diapositivos; Televiso; Vdeo; Quadro de conferncia.

E. RECURSOS BIBLIOGRFICOS E OUTROS (Exemplos)


Acetatos; Diapositivos; Cassetes udio e de Vdeo: Fotocpias; Papel para o quadro de conferncia; Livros; Textos fotocopiados; Dossiers; Giz e canetas; canetas de acetato, sala de aula...

F. RESULTADOS ESPERADOS (pela empresa)


Cronograma (calendrio) da aco: Manual do formando Folhas de sumrios e presena dos formandos Currculos dos formandos Currculos dos formadores Ficha de inscrio
8

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES XIV Projecto de Interveno Pedaggica

Diploma de frequncia Ficha de avaliao dos formandos Ficha de avaliao da aco Bibliografia

You might also like