You are on page 1of 3

Acidentes automobilsticos e o lcool no Carnaval

Contextualizao: O Carnaval um perodo de festa e folia. Para aproveitar esta folia e retornar das festas com segurana importante controlar os abusos durante o carnaval. O lcool o principal responsvel pelos acidentes neste perodo. Todo ano a mesma historia.

Quanto maior a concentrao de lcool no sangue do motorista, maior probabilidade que ele ter de provocar um acidente de trnsito. O sistema nervoso a sede dos principais efeitos do lcool, onde age como potente depressor. No Carnaval e em outras festas e feriados, so freqentes os abusos do uso do lcool. Logo uma poca perigosa para o trfego nas cidades e estradas. Existem vrias razes que explicam o maior nmero de acidentes automobilsticos nesta poca do ano: 1) A maioria dos motoristas que viajam para as festividades de Carnaval so jovens; estatsticamente, so os jovens os que mais se envolvem em acidentes automobilsticos devido sua menor experincia e euforia .

2) Existe a cultura do excesso do lcool no Carnaval, e so os jovens que mais fazem uso dele. 3) A maioria dos que usam o lcool nesta ocasio no bebem com freqncia, tendo, assim, uma menor tolerncia ao lcool. Estas pessoas geralmente subestimam o seu grau de embriagues, e acabam por dirigir. 4) Os alcolatras crnicos apreciam muito as festividades como o Carnaval, que do a elas uma maior oportunidade "social" para beber. Os alcolatras, diferentemente do usurio eventual de bebida, conseguem ingerir uma grande quantidade de bebida alcolica, antes de se manifestarem sinais de embriaguez.

-5) Muitas vezes, as pessoas dormem pouco nestas ocasies de Carnaval. O sono, associado bebida, pode deprimir ainda mais o sistema nervoso central.

6) Drogas algumas vezes so consumidas, afetando diretamente o crebro e combinando seus efeitos com os do lcool. Dosagem de lcool no organismo Para finalidades mdicas, seria ideal a determinao da concentrao do lcool no sangue, no ar exalado ou na urina. Respeitando as tolerncias individuais, a regularidade e a quantidade de ingesto alcolica, tem-se que: - nveis baixos (50-150 mg%)

- nveis moderados (150 a 300 mg%)

- nveis altos acima de 300 mg% -

Em alguns indivduos hipersensveis, pode ocorrer o que se denomina intoxicao alcolica patolgica, provavelmente associada epilepsia do lobo temporal. Aps uso de pequenas quantidades de lcool, manifesta-se agitao extrema, acompanhada de confuso mental, desorientao e, s vezes, grande violncia. Geralmente segue-se amnsia.

Siga os seguintes princpios para evitar os acidentes automobilsticos relacionados com o lcool: - No existe uma regra que diz que para que voc tenha um Carnaval divertido voc deva beber. Se voc for dirigir, evite a todo o custo os convites para ingerir bebida alcolica - Tenha a opo de usar bebidas no-alcolicas, como refrigerantes, cerveja sem lcool, sucos ou gua mineral.

- Se voc estiver em uma turma e o grupo pretender usar lcool, designem antecipadamente um motorista, que no dever beber. Esta deciso importante para a segurana de todo o grupo. - E, por ltimo, se o motorista for beber, dever evitar atingir a dose de 50 mg% de lcool no organismo. Para isso, a dose mxima de segurana permitida dever ser para a maioria das pessoas a de 350ml de cerveja, ou seja, uma lata. Logo melhor no dirigir se beber, voc pode no ter uma segunda chance".

Fonte: Manual de Urgncias em Pronto-Socorro - 5a. Ed. - 1996.

You might also like