You are on page 1of 54

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Cmara de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional Home page: www.crc.org.br - E-mail: cursos@crcrj.org.br

CONTABILIDADE PBLICA
Professor: Joo Carlos Fraga

Rio de Janeiro 31/03/2005

Contabilidade Pblica
CONTABILIDADE PBLICA
a especializao da Cincia Contbil que objetiva fornecer Administrao Pblica informaes sobre a organizao e execuo dos oramentos, normas para o registro das entradas e sadas de recursos, bem como o controle e o acompanhamento das variaes ocorridas no patrimnio do Estado.

Contabilidade Pblica X Contabilidade Privada


Contabilidade pblica Regime misto Sistema dualista Apura dficit supervit da gesto Controle oramentrio rgido Aplicada a entes pblico Legislao 4.320/64 Contabilidade Privada Regime Competncia Sistema monista Apura lucro / prejuzo das empresas Controle oramentrio flexvel Aplicada a entes privados Legislao 6.404/76

Lei 4.320/64. Decreto-Lei 200/67. Lei 8.666/93. Lei Complementar 101/00. Constituio Federal de 1988. Portaria MOG n 42/99. Portaria MOG n 01/01 Portaria Interministerial n 163/01

LEGISLAO ESPECFICA

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

CAMPO DE ATUAO
Administrao Direta (Centralizada) Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judicirio Administrao Indireta (Descentralizada) Autarquias Fundaes

Planejamento Governamental
Diagnstico da situao existente identificao das necessidades definio clara dos objetivos discriminao e quantificao de metas e seus custos avaliao dos resultados obtidos trabalho integrado O planejamento oramentrio e consequentemente o acompanhamento dos resultados obtidos atravs de sua execuo consolidaram o sistema oramentrio como um poderoso instrumento de gesto empresarial. Planejar estabelecer com antecedncia as aes a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuies de responsabilidades em relao a um perodo futuro determinado, para que sejam alcanados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades. (Sanvicente, 1983, p. 16). A Constituio de 88 reconhece no Estado um agente interventor econmico e consagra o planejamento como um recurso empregado para alcanar um desenvolvimento equilibrado. Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e o indicativo para o setor privado. 1 A lei estabelecer as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. Para um planejamento integrado reforando o processo contnuo de planejar, a Constituio de 88 nos impe trs instrumentos de planejamento no captulo das finanas pblicas no seu art. 165: Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

Princpios do Planejamento Governamental


Racionalidade previso universalidade unidade continuidade aderncia

Plano Plurianual de Investimentos


Diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes. Lei de iniciativa do poder executivo. Projeto deve ser elaborado no primeiro ano de mandato do executivo encaminhado para votao at 31 de agosto. planejamento de mdio prazo (4 anos). O Plano Plurianual (PPA) um planejamento de mdio prazo, e deve fazer parte de um plano de longo prazo onde temos como exemplo o plano diretor para o pas com um prazo de dez anos. Atualmente o PPA tem um prazo de quatro anos a comear do segundo ano de mandato legislativo do chefe do executivo. O primeiro ano de mandato do presidente corresponde ao ltimo ano do PPA anterior, o executivo elaborar a lei no primeiro ano de mandato, tendo assim um ano para planejar o Plano Plurianual. O PPA estabelecer os objetivos, metas e diretrizes de forma regionalizada para as despesas, tanto as despesas de capital quanto as despesas correntes (programas de durao continuada) originadas ou no das despesas de capital. um balizador do planejamento, rene um planejamento global econmico tentando dirimir as desigualdades regionais. A Constituio refora a necessidade da interao e seriedade do planejamento no seu artigo 167, 1 Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Neste pargrafo indica a necessidade de se planejar a priori.

Lei de Diretrizes Oramentrias


Compreende as metas e prioridades da administrao, incluindo as despesas de capital para o exerccio subseqente. Lei de iniciativa do poder executivo. Encaminhamento: oito meses e meio antes do trmino do exerccio. Orientar a elaborao do oramento, alteraes na legislao tributria etc. ( ver artigo 4 LC 101/00, artigo 165 CF/88) A Lei de Diretrizes Oramentria (LDO) elaborada para o prazo de um ano, e deve ser compatvel com o plano plurianual. Seu objetivo principal orientar com metas e prioridades a elaborao do oramento, porm define tambm as alteraes tributrias que iro vigorar no prximo oramento bem como a poltica das agncias financeiras oficiais de fomento.(um exemplo temos o BNDES, um agente oficial de financiamento). Conforme a Constituio a LDO compreender: ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

5 As meta e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. (CF, art. 165, 2). A Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) enfoca o planejamento ampliando a abrangncia da LDO. Segundo a LRF, a LDO alm de atender o disposto na Constituio, dispor ainda sobre: a) Equilbrio entre receitas e despesas; b) Critrios e forma de limitao de empenhos; c) Normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados como recursos do oramento; d) Condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. O reforo no planejamento demonstrado na preocupao de um acompanhamento das aes e de auto-correo no decorrer da execuo oramentria. Um item importante a necessidade de um estudo minucioso das escolhas para minimizar os custos dos programas pretendidos. Alm dos novos itens a LDO passa a conter os Anexo de Metas Fiscais e Anexo de Riscos Fiscais: - O Anexo de Metas Fiscais compreende as metas anuais traadas para as receitas e despesas, as metas anuais traadas para os resultados nominal e primrio e tambm as metas proposta para o montante da dvida pblica para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. - O Anexo de Riscos Fiscais onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem (LRF, Art. 4, 3).

ORAMENTO
Planejamento de aes operacionais, atravs da estimativa de receitas e fixao de despesas, que visa atingir metas pr-estabelecidas, para um determinado perodo. A lei de oramento anual viabilizar a concretizao das situaes planejadas no plano plurianual, so as aes a serem executadas, tendo por obedincia a lei de diretrizes oramentrias, visando alcanar os objetivos determinados. Segundo a Constituio compreender todos os oramentos da estrutura da administrao pblica. A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. (CF, Art. 165, 5).

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

6 A lei de oramento anual deve estar em consonncia com o PPA e com a LDO, o prprio oramento. A LOA um planejamento feito pela administrao pblica que traduz em termos financeiros (para o prazo de um exerccio financeiro), os planos e programas de trabalho desenvolvidos atravs da planificao das receitas a serem obtidas e pelos dispndios a serem efetuados para satisfao das necessidades da sociedade. A Constituio, preocupada com o planejamento e as conseqentes externalidades geradas pelas aes propostas de renncias de receitas, impe que o projeto de lei oramentria seja acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia (CF, Art. 165, 6). A LRF, em seu art. 5, reforou esta preocupao com o planejamento exigindo ainda que a LOA contenha: a) Demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais; b) Complementando o Art. 165, 6 da Constituio, demonstrativo das medidas de compensao a renncias de receitas e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; c) Reserva de contingncia definida com base na receita corrente lquida para o pagamento de passivos contingentes.

PRINCPIOS ORAMENTARIOS
So mecanismos norteadores para a confeco do oramento. Regras com finalidades de auxiliar o controle parlamentar sobre o Executivo.

PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE
O oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas da entidade.

PRINCPIO DA ANUALIDADE
O Oramento consagrado para o perodo de um ano.

PRINCPIO DA NO-AFETAO DAS RECEITAS


A receita no deve estar vinculada a nenhuma despesa em especial.

PRINCPIO DA DISCRIMINAO
Receitas e despesas configuram no oramento de forma discriminada onde se possa conhecer a origem e aplicao dos recursos detalhadamente.

PRINCPIO DA EXCLUSIVIDADE
O Oramento no ter matria estranha previso das receitas e fixao das despesas.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

PRINCPIO DO EQUILBRIO
Igualdade entre Receitas e Despesas.

PRINCPIO DA CLAREZA
Linguagem clara e compreensvel.

PRINCPIO DA PUBLICIDADE
Publicao nos Dirios Oficiais.

Caractersticas da Lei do Oramento Anual


Planejamento financeiro de curto prazo. lei de iniciativa do executivo. Deve ser enviado pelo executivo at 4 meses antes do trmino exerccio.

TIPOS DE ORAMENTO
Oramento Tradicional Oramento Programa

ORAMENTO TRADICIONAL
o modelo de oramentao elaborado tomando-se por base o nvel de atividade do exerccio anterior, acrescentando-se um incremento para compensar variaes no poder aquisitivo da moeda. No existe comprometimento com o planejamento.

ORAMENTO PROGRAMA
o modelo de oramentao que tem por objetivo materializar as metas fixadas, dentro de um planejamento, atravs da alocao de recursos suficientes e necessrios para um determinado perodo.

ESTRUTURA DO ORAMENTO PROGRAMA


Quem faz o gasto? Para que se faz o gasto? Em que se faz o gasto? Qual a fonte de financiamento do gasto? ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

QUEM FAZ O GASTO?


Classificao Institucional. 2.6.000 - Ministrio da Educao 2.6.101 Ministrio da Educao 2.6.236 Universidade Federal Fluminense UFF 2.6.269 Fundao Universidade do Rio de Janeiro UNI-RIO 2.6.298 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE

Receitas Diretamente Arrecadadas - Impostos - Taxas - Contribuies - Rendimentos de Aplicaes Financeiras - Alugueres Receitas por Transferncias - Transferncias Correntes - Transferncias de Capital

QUAL A FONTE DO GASTO?

Classificao Funcional-Programtica: Anexo 5 da lei 4.320/64


Para que se faz o gasto? Funo programa sub-programa projeto atividade

A Nova Classificao Funcional-Programtica Segundo Portaria Interministerial n 42/99


funo subfuno programa projeto atividade operaes especiais ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

Categoria Funcional-Programtica Portaria 42/99 Caractersticas


pblico. Funo: maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que compete ao setor

Subfuno: representa um seguimento da funo, visa agregar um subconjunto de gastos do setor pblico. Programa: instrumento de organizao para alcanar da ao governamental visando a concretizao dos objetivos pretendidos, passvel. Projeto: instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo das quais resulta um produto que concorre para expanso ou aperfeioamento da ao governamental. Atividade:instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao governamental.

Classificao da Despesa Segundo a Natureza Portaria Interministerial n 163/00


Categoria econmica grupo de natureza de despesa modalidade de aplicao elemento de despesa

Categoria Econmica
3 - Despesas Correntes 4 - Despesas de Capital

Grupo de Natureza de Despesa


1 - pessoal e encargos sociais 2 - juros e encargos da dvida 3 - outras despesas correntes 4 - investimentos 5 - inverses financeiras 6 - amortizao da dvida ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

10

Modalidades de Aplicao
20 - transferncias unio 30 - transferncias a estados e DF 40 - transferncias a municpios 50 - transferncias a instituio sem fins lucrativos 60 - transferncias a instituies privadas com fins lucrativos 70 - transferncias a instituies multigovernamentais 80 - transferncias ao exterior 90 - aplicaes diretas 99 - a definir

QUAL A FONTE DO GASTO?


Receitas Diretamente Arrecadadas - impostos, taxas e Contribuies - Rendimentos de Aplicaes Financeiras - Alugueres e etc. Receitas por Transferncias - Transferncias Correntes - Transferncias de Capital

MECANISMOS RETIFICADORES DO ORAMENTO


CRDITOS ADICIONAIS Crditos Suplementares Crditos Especiais Crditos Extraordinrios

CRDITOS SUPLEMENTARES
Destinam-se ao reforo de dotaes (crditos oramentrios) que se tornaram insuficientes ao longo de exerccio.

CRDITOS ESPECIAIS
Destinam-se a despesas no fixadas no oramento.

CRDITOS EXTRAORDINRIOS
Destinam-se a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

11

RECURSOS PARA ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS


Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior. Os provenientes de excesso de arrecadao. Os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias. Produto de operaes de crditos autorizadas.

DESPESA PBLICA
Classifica-se em: - Despesa Oramentria so aquelas que constam no Oramento. - Despesa Extra-oramentria constituem-se em desembolsos de natureza extraoramentria oriundas de ingressos no ativo financeiro correspondendo a restituio ou entrega de valores recebidos ou consignados.

DESPESA ORAMENTRIA ESTGIOS DA DESPESA ORAMENTRIA


Empenho Liquidao Pagamento A Lei n 4.320/64 configura que a despesa passa por trs estgios: empenho, liquidao e pagamento. Entretanto, deve-se fazer uma ressalva neste ponto, pois, obviamente, a escriturao contbil da despesa oramentria deve, ainda, ser registrada tambm quanto ao aspecto relativo ao crdito fixado na lei oramentria que se constitui na realidade, em mais uma etapa ou estgio, denominada Fixao.

FIXAO
A Fixao, que em realidade a primeira etapa ou estgio desenvolvido pela despesa oramentria, cumprida por ocasio da edio da discriminao das tabelas explicativas, baixadas atravs da Lei de Oramento. A Lei de Oramento o documento que caracteriza a fixao da despesa oramentria, ou seja, o instrumento no qual so legalmente fixadas as discriminaes e especificaes dos crditos oramentrios, que se constitui no corolrio da chamada etapa de elaborao desenvolvida pelo ciclo oramentrio. ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

12 A etapa da elaborao termina com a edio da Lei Oramentria, que em ltima anlise constitui o estgio da Fixao.

EMPENHO

Empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado uma obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio (Art. 58, Lei 4.320/64). O empenho prvio, ou seja, precede realizao da despesa e tem de respeitar o limite do crdito oramentrio. A importncia da despesa empenhada fica abatida do crdito oramentrio respectivo e constitui uma garantia para o fornecedor. Deste modo, o empenho cria, para o poder pblico, a obrigao de pagar e, por conseguinte, a falta do empenho no obriga ao pagamento. Assim, se uma autoridade, qualquer que seja, autoriza a realizao de uma despesa, sem providenciar o empenho, a responsabilidade pelo pagamento sua, pessoal, e no da repartio. Por outro lado, quando a repartio realiza pagamento de despesa sem empenho, a responsabilidade do ordenador e ser apurada mediante abertura de um processo denominado tomada de contas. Existem trs modalidades de empenho: 1. ordinrio ou normal; 2. por estimativa; 3. global Empenho ordinrio destinado a atender despesa cujo pagamento se processe de uma s vez. O montante exato da despesa conhecida, e ser paga em apenas uma parcela. Empenho por estimativa destinado a atender despesas para as quais no se possa previamente determinar o montante exato. Pode ser verificado com os gastos de energia eltrica, telefone entre outros que no se pode precisar previamente a quantia exata da despesa. Empenho global destinado a atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado previamente. Anterior ao empenho necessita-se da fase de licitao. Tem por objetivo procurar as condies mais vantajosas para efetuar a despesa pblica. Em casos especiais a licitao pode ser inexigvel ou dispensvel.

LIQUIDAO
A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. (Art. 63, Lei 4.320/64). Essa verificao tem por fim apurar: I a origem e o objeto do que se deve pagar; II a importncia exata a pagar; III a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. (Art. 63, 1 , Lei 4320/64). A liquidao da despesa o ato do rgo competente que, aps o exame da documentao, torna, em princpio, lquido e certo o direito do credor contra a Fazenda Pblica. As despesa somente sero pagas quando ordenadas aps sua regular liquidao. Na liquidao, o rgo contbil dever apurar: a origem e objeto do que se deve pagar; a importncia exata a pagar; e a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

13

PAGAMENTO
A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. O Pagamento, quarto e ltimo estgio a ser percorrido pela despesa oramentria, o ato onde o poder pblico faz a entrega do numerrio correspondente, recebendo a devida quitao. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao, por tesouraria ou pagadoria regularmente institudas, por estabelecimentos credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento. Est terminada a quarta fase ou estgio da despesa e, consequentemente, devidamente formalizada a despesa oramentria.

DESPESA EXTRA-ORAMENTRIA
Constituem-se em desembolsos de natureza extra-oramentria oriundas de ingressos no ativo financeiro correspondendo a restituio ou entrega de valores recebidos ou consignados. Exemplos: Depsitos, Caues, Consignaes, e Restos a Pagar.

RECEITA PBLICA
Classifica-se em: - Receita Oramentria so aquelas que constam no Oramento. - Receita Extra-oramentria constituem-se em ingressos de natureza financeira gerando obrigatoriedade de entrega a terceiros.

RECEITA ORAMENTRIA
Classificam se:
Receitas Correntes

Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncias Correntes

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

14
Receitas de Capital

Operaes de Crdito Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncias de Capital

RECEITAS CORRENTES
1.1 - Receita Tributria
1.1.1.0 - Impostos 1.1.2.0 - Taxas 1.1.3.0 - Contribuies de Melhoria

1.2 - Receita de Contribuies


1.2.1.0 - Contribuies Sociais 1.2.2.0 - Contribuies Econmicas

1.3 - Receita Patrimonial


1.3.1.0 - Receitas Imobilirias 1.3.2.0 - Receitas de Valores Mobilirios 1.3.9.0 - Outras Receitas Patrimoniais

1.7 - Transferncias Correntes


1.7.1.0 - Transferncias Intragovernamentais 1.7.2.0 - Transferncia Intergovernamentais

RECEITAS DE CAPITAL
2.1 - Operaes de Crdito
2.1.1.0 - Operaes de Crdito Internas 2.1.2.0 - Operaes de Crdito Externas

2.2 - Alienao de Bens


2.2.1.0 - Alienao de Bens Mveis 2.2.2.0 - Alienao de Bens Imveis

2.3 - Amortizao de Emprstimos 2.4 - Transferncias de Capital


2.4.1.0 - Transferncias Intragovernamentais

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

15
2.4.2.0 - Transferncia Intergovernamentais

ESTGIOS DA RECEITA ORAMENTRIA


Previso Lanamento Arrecadao Recolhimento

RECEITA EXTRA-ORAMENTRIA
Constituem-se em ingressos de natureza financeira gerando obrigatoriedade de entrega a terceiros. Exemplos: Depsitos, Caues, Consignaes, e Restos a Pagar.

Sistemas de Contas
Sistema Oramentrio Sistema Financeiro Sistema Patrimonial Sistema Compensado

Sistema Oramentrio
Funo: Dar um tratamento contbil a previso e execuo do Oramento. Diviso:

Contas de previso Contas de movimentao

Sistema Financeiro
Funo: Registrar todos os ingressos e desembolsos de natureza oramentria e extraoramentria. Diviso:
Contas que representam ativos financeiros Contas que representam passivos financeiros Contas de resultado financeiro (receita e despesa oramentria)

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

16

Sistema Patrimonial
Funo: Registrar as variaes ativas e passivas de natureza econmica ocorridas no patrimnio da entidade. Diviso:
Contas que representam ativos permanentes (veculos, imveis, equipamentos, direitos etc.). Contas que representam exigibilidades a longo prazo (emprstimos Longo Prazo etc.) Contas que representam o Patrimnio prprio da instituio (contas do grupo Saldo

patrimonial). Contas de Resultado Patrimonial (doao de bens, depreciao, aquisio de bens e etc.)

SISTEMA DE ESCRITURAO SISTEMA DUPLO


O sistema duplo de contabilizao tem como objetivo identificar o fluxo financeiro e o fluxo econmico, permitindo clareza nas variaes de natureza financeira e econmicas.

Sistema Duplo de Contabilizao


Contabilidade Financeira Contabilidade Patrimonial

Contas Reflexas
Transferncias Financeiras:

tem a funo de apurar o resultado do sistema financeiro (receita e despesa oramentria).


Transferncias Patrimoniais:

Faz elo de ligao, juntamente com a conta transferncias financeiras entre os sistemas financeiros e patrimonial.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

17

REGIME DE ESCRITURAO REGIME MISTO


Regime de Caixa para as receitas. Regime de Competncia para as despesas.

REGISTRO DOS FATOS CONTBEIS PREVISO DA RECEITA ORAMENTRIA


No Sistema Oramentrio
D - Receita Prevista C - Oramento da Receita.................5.000,00
No Sistema Financeiro

Sem movimentao
No Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

FIXAO DA DESPESA ORAMENTRIA


No Sistema Oramentrio
D - Oramento da Despesa C - Crditos Disponveis .................5.000,00
No Sistema Financeiro

Sem movimentao
No Sistema Patrimonial

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

18 Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

PELA REALIZAO DA RECEITA


No Sistema Oramentrio

D - Execuo Oramentria da Receita C - Receita Prevista...............................6.500,00


No Sistema Financeiro

D Bancos C- Receita Oramentria ........................6.500,00


No Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

COMPRA DE MATERIAL PERMANTE


PELO EMPENHAMENTO
No Sistema Oramentrio

D - Crditos Disponveis Equipamentos e Material Permanente C - Despesa Empenhada Equipamentos e Material Permanente...........500,00
No

Sistema Financeiro

Sem movimentao
No

Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No

Sistema Compensado

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

19 Sem movimentao

COMPRA DE MATERIAL PERMANTE

PELA LIQUIDAO
No Sistema Oramentrio

D - Despesa Empenhada Equipamentos e Material Permanente C - Despesa Liquidada Equipamentos e Material Permanente...........500,00
No Sistema Financeiro

D - Despesa Oramentria Equipamentos e Material Permanente C - Despesa Liquidada a Pagar .................500,00


No Sistema Patrimonial

D Valores Estoque - Material Permanente C - Variao Patrimonial Ativa Almoxarifado - Material Permanente...........500,00 D - Bens Mveis Mobilirio Geral C Valores Estoque - Material Permanente.................. 500,00
No Sistema Compensado

Sem movimentao

COMPRA DE MATERIAL PERMANTE


PELO PAGAMENTO
No Sistema Oramentrio

D - Despesa Liquidada Equipamentos e Material Permanente C - Execuo Oramentria da Despesa........500,00 ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

20
No Sistema Financeiro

D - Despesa Liquidada a Pagar C - Cheque Emitidos................................500,00 D - Cheque Emitidos C - Bancos.................................................500,00


No Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

SERVIOS DE TERCEIROS E ENCARGOS


PELO EMPENHAMENTO
No Sistema Oramentrio

D - Crditos Disponveis Servio de Terceiros e Encargos C - Despesa Empenhada Servio de Terceiros e Encargos..............1.000,00
No

Sistema Financeiro

Sem movimentao
No

Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No

Sistema Compensado

Sem movimentao

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

21

SERVIOS DE TERCEIROS E ENCARGOS


PELA LIQUIDAO
No Sistema Oramentrio

D - Despesa Empenhada Servio de Terceiros e Encargos C - Despesa Liquidada Servio de Terceiros e Encargos ..................1.000,00
No Sistema Financeiro

D - Despesa Oramentria Servio de Terceiros e Encargos C - Consignaes (Rec. Extra-oramentria)


Imposto de Renda Retido na Fonte ...................70,00

C - Despesa Liquidada a Pagar........................930,00


No Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

SERVIOS DE TERCEIROS E ENCARGOS


PELO PAGAMENTO
No Sistema Oramentrio

D - Despesa Liquidada Servios de Terceiros e Encargos C - Execuo Oramentria da Despesa........1.000,00


No Sistema Financeiro

D - Despesa Liquidada a Pagar C - Cheque Emitidos ................................930,00

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

22 D - Cheque Emitidos C - Bancos Conta Movimento....................930,00 Consignaes (Desp. extra-oramentria) Imposto de Renda Retido na Fonte Cheques Emitidos........................................70,00 D - Cheque Emitidos C - Bancos Conta Movimento......................70,00
No Sistema Patrimonial

Sem movimentao
No Sistema Compensado

Sem movimentao

MOVIMENTAO DE RECURSOS EXTRA-ORAMENTRIOS


Recebimento de depsito como garantia contratual
No Sistema Financeiro

D - Bancos Conta Movimento C - Depsitos de Diversas Origens Caues......................................................100,00 Devoluo de depsito como garantia contratual
No Sistema Financeiro

D - Depsitos de Diversas Origens Caues C - Bancos Conta Movimento....................100,00

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

23

DEMONSTRAES CONTBEIS (Lei n 4.320/64)


Balano Oramentrio Balano Financeiro Balano Patrimonial Demonstrao das Variaes Patrimoniais

BALANO ORAMENTRIO
Tem por objetivo evidenciar as receitas e despesas previstas e fixadas, respectivamente, em confronto com as realizadas.

Estrutura do Balano Oramentrio


Receita Oramentria
Previso Execuo Diferena

Despesa Oramentria
Fixao Execuo Diferena

BALANO FINANCEIRO
Tem por objetivo demonstrar a receita e a despesa oramentrias, bem como os ingressos e desembolsos de natureza extra-oramentria conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, o os que se transferem para o exerccio seguinte.

Estrutura do Balano Financeiro


Receita Oramentria
Receitas Receitas

Correntes de Capital

Receita Extra-Oramentria
Restos Depsitos Caues

a Pagar

Consignaes

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

24 Saldo Inicial do Perodo


Caixa/

Bcos Movimento Aplicaes Financeiras Despesa Oramentria


Despesas Despesas

Correntes de Capital

Despesa Extra-Oramentria
Restos Depsitos Caues

a Pagar

Consignaes

Saldo Final do Perodo Bcos Movimento Aplicaes Financeiras


Caixa/

BALANO PATRIMONIAL
Tem por objetivo evidenciar a posio de encerramento das contas representativas de bens, direitos e obrigaes.

ATIVO

Estrutura do Balano Patrimonial

Ativo Financeiro Ativo Permanente Ativo Compensado PASSIVO Passivo Financeiro Passivo Permanente Passivo Compensado

Balano Patrimonial (Ativo e Passivo Financeiro)


Ativo Financeiro
Disponvel

Caixa/Tesouraria Bancos C/ movimento. Aplicaes Financeiras.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

25
Realizvel

Entidades Devedoras Diversos Responsveis Outros Devedores Passivo Financeiro

Restos a Pagar Depsitos

Caues Consignaes Despesa Liquidada a pagar Servio da Dvida a Pagar

Balano Patrimonial (Ativo e Passivo Permanente)


Ativo Permanente
Bens

Imveis Terrenos e Edificaes (-) Depreciao Acum. Mveis Mveis, Equipamentos etc... Dvida Ativa, outros Crditos inscritos Almoxarifado, Aes, Ttulos diversos etc... Passivo Permanente

Bens

Crditos

Valores

Dvida

Fundada

Em Contratos Em Ttulos Saldo Patrimonial Patrimnio

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

26

Balano Patrimonial (Ativo e Passivo Compensado)


Ativo Compensado
Responsveis Responsveis Carta Etc...

Por Adiantamentos Por Bens

Fiana Bancaria

Passivo Compensado
Contrapartida

Responsveis Por Adiantamentos de Responsveis Por Bens de Carta Fiana Bancaria

.
Contrapartida Contrapartidas Etc...

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

27

DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS (DVP)


Evidencia as alteraes verificadas no patrimnio da entidade, resultantes ou independentes da execuo oramentria, de forma a indicar o resultado patrimonial do exerccio.

Estrutura da Demonstrao das Variaes Patrimoniais


Variaes Patrimoniais Ativas
Resultantes

da Execuo Oramentria

Receitas Correntes Receitas de Capital


Mutaes

Patrimoniais

Aquisio de Bens Construo de Bens


Independentes

da Execuo oramentria

Aquisio Bens Doados Inscrio de Dvida Ativa Variaes Patrimoniais Passivas


Resultantes

da Execuo Oramentria

Despesas Correntes Despesas de Capital


Mutaes

Patrimoniais

Alienao de Bens Variao Emprstimos


Independentes

da Execuo oramentria

Baixa de bens Mveis Depreciao de Bens ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

28 MODELO DE PLANO DE CONTAS 1. Sistema Oramentrio 1.1. Receita 1.1.1. Receita Prevista 1.1.1.1. Receita Corrente 1.1.1.1.1. Receita Tributria 1.1.1.1.2. Receita de Contribuies 1.1.1.1.3. Receita Patrimonial 1.1.1.1.4. Receita Agropecuria 1.1.1.1.5. Receita Industrial 1.1.1.1.6. Receita de Servios 1.1.1.1.7. Transferncias Correntes 1.1.1.1.8. Outras Receitas Correntes 1.1.1.2. Receita de Capital 1.1.1.2.1. Operaes de Crdito 1.1.1.2.2. Alienao de Bens 1.1.1.2.3. Amortizao de Emprstimos 1.1.1.2.4. Transferncias de Capital 1.1.1.2.5. Outras Receitas de Capital 1.2. Despesa 1.2.1. Crditos Disponveis 1.2.1.1. Despesa Corrente 1.2.1.1.1. Pessoal e Encargos Sociais 1.2.1.1.2. Juros e Encargos da Dvida 1.2.1.1.3. Outras Despesas Correntes 1.2.1.2. Despesa de Capital 1.2.1.2.1. Investimentos 1.2.1.2.2. Inverses Financeiras 1.2.1.2.3. Amortizao da Dvida 1.3. Movimentao 1.3.1. Oramento da Receita Prevista 1.3.2. Execuo da Receita 1.3.3. Oramento da Despesa Fixada 1.3.4. Crditos Suplementares 1.3.5. Crditos Especiais 1.3.6. Crditos Extraordinrios 1.3.7. Despesa Empenhada 1.3.8. Despesa Liquidada 1.3.9. Execuo da Despesa 2. Sistema Financeiro 2.1. Ativo Financeiro 2.1.1. Disponvel 2.1.1.1. Caixa/Tesouraria 2.1.1.2. Bancos Conta Movimento 2.1.1.3. Aplicaes Financeiras 2.1.2. Realizvel 2.1.3. Agentes Financeiros Devedores 2.1.4. Diversos Responsveis 2.2. Passivo Financeiro ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

29 2.2.1. Exigibilidade 2.2.1.1. Restos a Pagar 2.2.1.1.1. Restos a Pagar Processados 2.2.1.1.2. Restos a Pagar No Processados 2.2.1.2. Servios da Dvida a Pagar 2.2.1.3. Depsitos 2.2.1.3.1. Depsitos de Diversas Origens 2.2.1.3.2. Caues 2.2.1.3.3. Consignaes 2.2.1.4. Dbitos de Tesouraria 2.2.1.5. Despesa Liquidada a Pagar 2.3. Contas de Resultado Financeiro 2.3.1. Receita Realizada 2.3.1.1. Receita Corrente 2.3.1.1.1. Receita Tributria 2.3.1.1.2. Receita de Contribuies 2.3.1.1.3. Receita Patrimonial 2.3.1.1.4. Receita Agropecuria 2.3.1.1.5. Receita Industrial 2.3.1.1.6. Receita de Servios 2.3.1.1.7. Transferncias Correntes 2.3.1.1.8. Outras Receitas Correntes 2.3.1.2. Receita de Capital 2.3.1.2.1. Operaes de Crdito 2.3.1.2.2. Alienao de Bens 2.3.1.2.3. Amortizao de Emprstimos 2.3.1.2.4. Transferncias de Capital 2.3.1.2.5. Outras Receitas de Capital 2.3.2. Despesa Realizada 2.3.2.1. Despesa Corrente 2.3.2.1.1. Pessoal e Encargos Sociais 2.3.2.1.2. Juros e Encargos da Dvida 2.3.2.1.3. Outras Despesas Correntes 2.3.2.2. Despesa de Capital 2.3.2.2.1. Investimentos 2.3.2.2.2. Inverses Financeiras 2.3.2.2.3. Amortizao da Dvida 2.3.3. Interligao entre sistemas 2.3.3.1. Transferncias Financeiras 3. Sistema Patrimonial 3.1. Ativo Permanente 3.1.1. Bens Imveis 3.1.1.1. Terrenos 3.1.1.2. Edificaes 3.1.2. Bens Mveis 3.1.2.1. Maquinas 3.1.2.2. Equipamentos 3.1.2.3. Mveis e Utenslios 3.1.2.4. Veculos 3.1.2.5. (-) Depreciao Acumulada ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

30 3.1.3. Crditos 3.1.3.1. Crditos Fiscais Inscritos 3.1.3.2. Outros Crditos 3.1.4. Valores 3.1.4.1. Estoques Almoxarifado 3.1.4.2. Participaes Acionrias 3.2. Passivo Permanente 3.2.1. Dvida Fundada 3.2.1.1. Dvida Fundada Externa 3.2.1.2. Dvida Fundada Interna 3.3. Saldo Patrimonial 3.4. Contas de Resultado Patrimonial 3.4.1. Variao Patrimonial Ativa 3.4.1.1. Resultante da Execuo Oramentria 3.4.1.1.1 Aquisio Bens Mveis 3.4.1.1.2 Construo/Aquisio Bens Imveis 3.4.1.1.3 Aquisio Estoques Almoxarifado 3.4.1.2. Independentes da Execuo Oramentria 3.4.2.2.1 Recebimento Doaes de Bens Mveis/ Imveis 3.4.2.2.2 Variao Monetria de Emprstimos Concedidos 3.4.2.2.3 Reavaliao do Ativo Permanente 3.4.2. Variao Patrimonial Passiva 3.4.2.1. Resultante da Execuo Oramentria 3.4.2.1.1 Alienao de Bens Mveis / Imveis 3.4.2.1.2 Financiamentos e Emprstimos Obtidos 3.4.2.2. Independentes da Execuo Oramentria 3.4.2.2.1 Depreciao Bens Mveis/ Imveis 3.4.2.2.2 Variao Monetria de Emprstimos Obtidos 3.4.2.2.3 Baixa Bens por Roubo, Estrago, Extravio e Obsolescncia 3.4.3. Interligao entre sistemas 3.4.3.1. Transferncias Patrimoniais 3.4.4. Resultado Patrimonial do Exerccio 4. Sistema Compensado 4.1. Ativo Compensado 4.1.1. Valores em Poder de Terceiros 4.1.2. Seguros Contratados 4.2. Passivo Compensado 4.2.1. Contrapartida de Valores em Poder de Terceiros 4.2.2. Contrapartida de Seguros Contratados

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

31 EXERCCIO 001

XERCC 001
Previso para o exerccio de 20x3 CDIGO ESPECIFICAO 1000.00.00.00 Receitas Correntes 1100.00.00.00 Receita Tributria 1110.00.00.00 Impostos 1112.00.00.00 Impostos sobre o Patrimnio e a Renda 1112.02.00.00 IPTU Nota: classificao segundo portaria 163/00, anexo I. Balano Patrimonial exerccio de 20x2 Ativo Valor Ativo Financeiro - Caixa/Tesouraria 20,00 - Bancos C/ Movimento 60,00 - Aplicaes Financeiras 199.920,00 Total 200.000,00 Passivo Passivo Financeiro Saldo Patrimonial - Patrimnio Total Valor

VALOR 100.000,00 100.000,00 100.000,00 100.000,00 100.000,00

200.000,00 200.000,00

Dados: 1) Realizao de 110% da previso da receita com IPTU. 2) Faa a escriturao nos respectivos sistemas contbeis; 3) Faa o levantamento das demonstraes contbeis.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

32
SISTEMA ORAMENTRIO
Receita Prevista Receita Corrente Rec.Tributria Receita Prevista Receita Corrente Rec. Patrimonial Receita Prevista Receita Corrente Rec.Transf. Correntes Receita Prevista Receita Capital Alienao de Bens Receita Prevista Receita Capital Operao de Crdito

Oramento da Receita Prevista

Execuo Oram. da Receita

Crditos Disponveis Despesa Corrente Pessoal

Crditos Disponveis Despesa Corrente Material de Consumo

Crditos Disponveis Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Crditos Disponveis Despesa Corrente Transf. Correntes

Crditos Disponveis Despesa Capital Obras e Instalaes

Crditos Disponveis Despesa Capital Equipamentos

Oramento da Despesa Fixada

Despesa Empenhada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Empenhada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Empenhada Despesa Corrente Transf. Correntes

Despesa Liquidada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Empenhada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Liquidada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Liquidada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Liquidada Despesa Corrente Transf. Correntes

Execuo Oram. da Despesa

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

33

SISTEMA FINANCEIRO
Ativo Financeiro Caixa/Tesouraria Ativo Financeiro Bcos C/Movimento Ativo Financeiro Aplicaes Financ. Ativo Financeiro Divers. Responsveis Passivo Financeiro Restos a Pagar

Passivo Financeiro Caues

Passivo Financeiro Consignaes

Passivo Financeiro Depsitos

Passivo Financeiro Servios Divida Pagar

Passivo Financeiro Oper. Crdito

Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Corrente Pessoal Ativo

Despesa Corrente Pessoal Inativo

Passivo Financeiro Despesa Liq. Pagar

Receita Corrente Rec.Tributria

Receita Corrente Contribuies

Receita Corrente Rec.Transf. Correntes

Receita Capital Alenao de Bens

Conta Reflexa Resultado Financeiro Transf. Financeiras

Receita Capital Operao de Crdito

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

34

SISTEMA PATRIMONIAL
Ativo Permanente Bens Imveis Terrenos Ativo Permanente Bens Mveis Veculos Ativo Permanente Valores Estoq. Almoxarifado Ativo Permanente Valores Partic. Societrias

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Correntes

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Capital

Variaes Pat. Ativas Mutao Patrimonial Almoxarifado

Variaes Pat. Ativas Indep. Exec. Oram. Doao Bens Imveis

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa Corrente

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa de Capital

Resultado Exerccio Saldo Patrimonial Patrimnio

Varia.Pat. Passiva Mutao Patrimonial Alienao de Bens

Conta Reflexa Resultado Patrimonial Transf. Patrimonial Passivo Permanente Dvida Fundada SD) Varia.Pat. Passiva Indep. Exec. Oram. Baixa de Bens Mov.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

35

Balano Oramentrio Prefeitura Municipal de S.Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Corrente - Tributria - Transf. Corrente Receita de Capital - Transferncias Previso Execuo Diferena Despesa Despesa Corrente - Pessoal - Material consumo - Servio Terc. Despesa Capital - Obras - Equip. Mat. Perm. Soma Supervit Total Fixao Execuo Diferena

Soma Dficit Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

36

Balano Financeiro Prefeitura Municpal de S. Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Oramentria - receita corrente - receita de capital Receita Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Inicial caixa bancos c/ movimento Total Despesa Despesa Oramentria - despesa corrente - despesa de capital despesa Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Final caixa bancos c/ movimento Total -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

37

Balano Patrimonial Prefeitura Municipal de S. Jo Carlos ATIVO Ativo Financeiro Disponvel - caixa - bancos c/ movimento Realizvel Ativo Permanente Bens Imoveis Bens Moveis Crditos Valores Ativo Real Ativo Compensado Total do Ativo 20x3 20x2 PASSIVO Passivo Financeiro Restos a Pagar - Processados - No Processados Depsitos Diversas Origens Consignaes Passivo Permanente Dvida Fundada - em contratos - em ttulos Saldo Patrimonial - patrimnio Passivo Real Passivo Compensado Total do Passivo 20x3 20x2 -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

38

Prefeitura Municipal de S. Joo Carlos Demonstrao das Variaes Patrimoniais Exerccio de 20x3 Variaes Patrimoniais Ativas Resultantes da Exec. Oramentria - Receitas Correntes receita tributria transferncias correntes - Receita de Capital alienao de bens Em R$ Variaes Patrimoniais Passivas Resultantes da Exec. Oramentria - Despesas Correntes pessoal material de consumo Servio Terceiros - Despesas de Capital Obras e Instalaes Mutao Patrimonial da Receita - alienao de bens Em R$

Mutao Patrimonial da Despesa - almoxarifado - construo de bens imveis Independente da Exec. Oramentria - doaes Resultado Patrimoial do Exerccio Total -

Independente da Exec. Oramentria - baixa de bens Resultado Patrimoial do Exerccio Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

39

EXERCCIO N 002 Previso para o exerccio de 20x3 CDIGO ESPECIFICAO 0000.00.00.00 Receita Oramentria 1000.00.00.00 Receitas Correntes 1100.00.00.00 Receita Tributria 1110.00.00.00 Impostos 1112.00.00.00 Impostos sobre o Patrimnio e a Renda 1112.02.00.00 IPTU 1112.04.30.00 Imposto de Renda Retido na Fonte 1200.00.00.00 Receita de Contribuies 1210.00.00.00 Contribuies Sociais 2000.00.00.00 Receita de Capital 2200.00.00.00 Alienao de Bens 2210.00.00.00 Alienao de Bens Mveis Nota: classificao segundo portaria 163/00, anexo I. FuncionalNatureza da Despesa VALOR Programtica 09.2720001.4001 3.1.90.01.00 20.000,00 04.1220002.4002 3.1.90.11.00 40.000,00 04.1220002.4003 3.3.90.30.00 53.900,00 Nota: classificao segundo portaria 163/00, anexo II e portaria n42/99. C.I VALOR 113.900,00 113.400,00 109.000,00 109.000,00 109.000,00 100.000,00 9.000,00 4.400,00 4.400,00 500,00 500,00 500,00 FR 100 100 100/110

Balano Patrimonial exerccio de 20x2 Ativo Valor Passivo Valor Ativo Financeiro Passivo Financeiro - Caixa/Tesouraria 20,00 - Bancos C/ Movimento 60,00 Saldo Patrimonial - Aplicaes Financeiras 199.420,00 - Patrimnio 200.000,00 Ativo Permanente - Bens Mveis Veculos 500,00 Total 200.000,00 Total 200.000,00 Dados: 1) Realizao de 80% da previso da receita com IPTU; 2) Realizao da receita de capital em 100%; 3) Empenho da despesa de pessoal ativo valor de 40 milhes; 4) Empenho da despesa de pessoal inativo valor de 20 milhes; 5) Liquidao da despesa de pessoal ativo valor de 40 milhes, IRRF de 15% e Contribuio Previdenciria de 11%; 6) Liquidao da despesa de pessoal inativo valor de 20 milhes, IRRF de 15% ; 7) Pagamento das folhas de Pessoal ativo e inativo; 8) Faa a escriturao nos respectivos sistemas contbeis; 9) Faa o levantamento das demonstraes contbeis.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

40

SISTEMA ORAMENTRIO
Receita Prevista Receita Corrente Rec.Tributria Receita Prevista Receita Corrente Rec. Patrimonial Receita Prevista Receita Corrente Rec.Transf. Correntes Receita Prevista Receita Capital Alienao de Bens Receita Prevista Receita Capital Operao de Crdito

Oramento da Receita Prevista

Execuo Oram. da Receita

Crditos Disponveis Despesa Corrente Pessoal

Crditos Disponveis Despesa Corrente Material de Consumo

Crditos Disponveis Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Crditos Disponveis Despesa Corrente Transf. Correntes

Crditos Disponveis Despesa Capital Obras e Instalaes

Crditos Disponveis Despesa Capital Equipamentos

Oramento da Despesa Fixada

Despesa Empenhada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Empenhada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Empenhada Despesa Corrente Transf. Correntes

Despesa Liquidada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Empenhada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Liquidada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Liquidada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Liquidada Despesa Corrente Transf. Correntes

Execuo Oram. da Despesa

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

41

SISTEMA FINANCEIRO
Ativo Financeiro Caixa/Tesouraria Ativo Financeiro Bcos C/Movimento Ativo Financeiro Aplicaes Financ. Ativo Financeiro Divers. Responsveis Passivo Financeiro Restos a Pagar

Passivo Financeiro Caues

Passivo Financeiro Consignaes

Passivo Financeiro Depsitos

Passivo Financeiro Servios Divida Pagar

Passivo Financeiro Oper. Crdito

Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Corrente Pessoal Ativo

Despesa Corrente Pessoal Inativo

Passivo Financeiro Despesa Liq. Pagar

Receita Corrente Rec.Tributria

Receita Corrente Contribuies

Receita Corrente Rec.Transf. Correntes

Receita Capital Alenao de Bens

Conta Reflexa Resultado Financeiro Transf. Financeiras

Receita Capital Operao de Crdito

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

42

SISTEMA PATRIMONIAL
Ativo Permanente Bens Imveis Terrenos Ativo Permanente Bens Mveis Veculos Ativo Permanente Valores Estoq. Almoxarifado Ativo Permanente Valores Partic. Societrias

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Correntes

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Capital

Variaes Pat. Ativas Mutao Patrimonial Almoxarifado

Variaes Pat. Ativas Indep. Exec. Oram. Doao Bens Imveis

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa Corrente

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa de Capital

Resultado Exerccio Saldo Patrimonial Patrimnio

Varia.Pat. Passiva Mutao Patrimonial Alienao de Bens

Conta Reflexa Resultado Patrimonial Transf. Patrimonial Passivo Permanente Dvida Fundada SD) Varia.Pat. Passiva Indep. Exec. Oram. Baixa de Bens Mov.

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

43

Balano Oramentrio Prefeitura Municipal de S.Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Corrente - Tributria - Transf. Corrente Receita de Capital - Transferncias Previso Execuo Diferena Despesa Despesa Corrente - Pessoal - Material consumo - Servio Terc. Despesa Capital - Obras - Equip. Mat. Perm. Soma Supervit Total Fixao Execuo Diferena

Soma Dficit Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

44

Balano Financeiro Prefeitura Municpal de S. Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Oramentria - receita corrente - receita de capital Receita Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Inicial caixa bancos c/ movimento Total Despesa Despesa Oramentria - despesa corrente - despesa de capital despesa Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Final caixa bancos c/ movimento Total -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

45

Balano Patrimonial Prefeitura Municipal de S. Jo Carlos ATIVO Ativo Financeiro Disponvel - caixa - bancos c/ movimento Realizvel Ativo Permanente Bens Imoveis Bens Moveis Crditos Valores Ativo Real Ativo Compensado Total do Ativo 20x3 20x2 PASSIVO Passivo Financeiro Restos a Pagar - Processados - No Processados Depsitos Diversas Origens Consignaes Passivo Permanente Dvida Fundada - em contratos - em ttulos Saldo Patrimonial - patrimnio Passivo Real Passivo Compensado Total do Passivo 20x3 20x2 -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

46

Prefeitura Municipal de S. Joo Carlos Demonstrao das Variaes Patrimoniais Exerccio de 20x3 Variaes Patrimoniais Ativas Resultantes da Exec. Oramentria - Receitas Correntes receita tributria transferncias correntes - Receita de Capital alienao de bens Em R$ Variaes Patrimoniais Passivas Resultantes da Exec. Oramentria - Despesas Correntes pessoal material de consumo Servio Terceiros - Despesas de Capital Obras e Instalaes Mutao Patrimonial da Receita - alienao de bens Em R$

Mutao Patrimonial da Despesa - almoxarifado - construo de bens imveis Independente da Exec. Oramentria - doaes Resultado Patrimoial do Exerccio Total -

Independente da Exec. Oramentria - baixa de bens Resultado Patrimoial do Exerccio Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

47

EXERCCIO N 003 Previso para o exerccio de 20x3 CDIGO ESPECIFICAO 0000.00.00.00 Receita Oramentria 1000.00.00.00 Receitas Correntes 1100.00.00.00 Receita Tributria 1110.00.00.00 Impostos 1112.00.00.00 Impostos sobre o Patrimnio e a Renda 1112.02.00.00 IPTU 1112.04.30.00 Imposto de Renda Retido na Fonte 2000.00.00.00 Receita de Capital 2200.00.00.00 Alienao de Bens 2210.00.00.00 Alienao de Bens Mveis Nota: classificao segundo portaria 163/00, anexo I. FuncionalNatureza da Despesa VALOR Programtica 04.1220001.4001 3.1.90.11.00 109.500,00 Nota: classificao segundo portaria 163/00, anexo II e portaria n42/99. C.I VALOR 109.500,00 109.000,00 109.000,00 109.000,00 109.000,00 100.000,00 9.000,00 500,00 500,00 500,00 FR 100

Balano Patrimonial exerccio de 20x2 Ativo Valor Passivo Valor Ativo Financeiro Passivo Financeiro - Caixa/Tesouraria 20,00 - Bancos C/ Movimento 60,00 Saldo Patrimonial - Aplicaes Financeiras 199.420,00 - Patrimnio 200.000,00 Ativo Permanente - Bens Mveis Veculos 500,00 Total 200.000,00 Total 200.000,00 Dados: 1) Realizao de 80% da previso da receita com IPTU; 2) Realizao da receita de capital em 100%; 3) Empenho da despesa de pessoal ativo valor de 100 milhes; 4) Liquidao da despesa de pessoal ativo valor de 100 milhes, IRRF de 15% e Contribuio Previdenciria de 11%; 5) Faa a escriturao nos respectivos sistemas contbeis; 6) Faa o levantamento das demonstraes contbeis.

47 ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

48
SISTEMA ORAMENTRIO
Receita Prevista Receita Corrente Rec.Tributria Receita Prevista Receita Corrente Rec. Patrimonial Receita Prevista Receita Corrente Rec.Transf. Correntes Receita Prevista Receita Capital Alienao de Bens Receita Prevista Receita Capital Operao de Crdito

Oramento da Receita Prevista

Execuo Oram. da Receita

Crditos Disponveis Despesa Corrente Pessoal

Crditos Disponveis Despesa Corrente Material de Consumo

Crditos Disponveis Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Crditos Disponveis Despesa Corrente Transf. Correntes

Crditos Disponveis Despesa Capital Obras e Instalaes

Crditos Disponveis Despesa Capital Equipamentos

Oramento da Despesa Fixada

Despesa Empenhada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Empenhada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Empenhada Despesa Corrente Transf. Correntes

Despesa Liquidada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Empenhada Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Liquidada Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Liquidada Despesa Corrente Servio Terc. Enc.

Despesa Liquidada Despesa Corrente Transf. Correntes

Execuo Oram. da Despesa

48 ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

49

SISTEMA FINANCEIRO
Ativo Financeiro Caixa/Tesouraria Ativo Financeiro Bcos C/Movimento Ativo Financeiro Aplicaes Financ. Ativo Financeiro Divers. Responsveis Passivo Financeiro Restos a Pagar

Passivo Financeiro Caues

Passivo Financeiro Consignaes

Passivo Financeiro Depsitos

Passivo Financeiro Servios Divida Pagar

Passivo Financeiro Oper. Crdito

Despesa Capital Obras e Instalaes

Despesa Corrente Material de Consumo

Despesa Corrente Pessoal Ativo

Despesa Corrente Pessoal Inativo

Passivo Financeiro Despesa Liq. Pagar

Receita Corrente Rec.Tributria

Receita Corrente Contribuies

Receita Corrente Rec.Transf. Correntes

Receita Capital Alenao de Bens

Conta Reflexa Resultado Financeiro Transf. Financeiras

Receita Capital Operao de Crdito

49 ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

50

SISTEMA PATRIMONIAL
Ativo Permanente Bens Imveis Terrenos Ativo Permanente Bens Mveis Veculos Ativo Permanente Valores Estoq. Almoxarifado Ativo Permanente Valores Partic. Societrias

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Correntes

Variaes Pat. Ativas Result. Exec.Oram. Receitas Capital

Variaes Pat. Ativas Mutao Patrimonial Almoxarifado

Variaes Pat. Ativas Indep. Exec. Oram. Doao Bens Imveis

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa Corrente

Varia.Pat. Passiva Result. Exec.Oram. Despesa de Capital

Resultado Exerccio Saldo Patrimonial Patrimnio

Varia.Pat. Passiva Mutao Patrimonial Alienao de Bens

Conta Reflexa Resultado Patrimonial Transf. Patrimonial Passivo Permanente Dvida Fundada SD) Varia.Pat. Passiva Indep. Exec. Oram. Baixa de Bens Mov.

50 ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

51

Balano Oramentrio Prefeitura Municipal de S.Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Corrente - Tributria - Transf. Corrente Receita de Capital - Transferncias Previso Execuo Diferena Despesa Despesa Corrente - Pessoal - Material consumo - Servio Terc. Despesa Capital - Obras - Equip. Mat. Perm. Soma Supervit Total Fixao Execuo Diferena

Soma Dficit Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

52

Balano Financeiro Prefeitura Municpal de S. Joo Carlos Exerccio de 20x3 Receita Receita Oramentria - receita corrente - receita de capital Receita Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Inicial caixa bancos c/ movimento Total Despesa Despesa Oramentria - despesa corrente - despesa de capital despesa Extra-Oramentria - restos a pagar - depsitos - consignao - desp. liquidada pagar Saldo Final caixa bancos c/ movimento Total -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

53

Balano Patrimonial Prefeitura Municipal de S. Jo Carlos ATIVO Ativo Financeiro Disponvel - caixa - bancos c/ movimento Realizvel Ativo Permanente Bens Imoveis Bens Moveis Crditos Valores Ativo Real Ativo Compensado Total do Ativo 20x3 20x2 PASSIVO Passivo Financeiro Restos a Pagar - Processados - No Processados Depsitos Diversas Origens Consignaes Passivo Permanente Dvida Fundada - em contratos - em ttulos Saldo Patrimonial - patrimnio Passivo Real Passivo Compensado Total do Passivo 20x3 20x2 -

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

54

Prefeitura Municipal de S. Joo Carlos Demonstrao das Variaes Patrimoniais Exerccio de 20x3 Variaes Patrimoniais Ativas Resultantes da Exec. Oramentria - Receitas Correntes receita tributria transferncias correntes - Receita de Capital alienao de bens Em R$ Variaes Patrimoniais Passivas Resultantes da Exec. Oramentria - Despesas Correntes pessoal material de consumo Servio Terceiros - Despesas de Capital Obras e Instalaes Mutao Patrimonial da Receita - alienao de bens Em R$

Mutao Patrimonial da Despesa - almoxarifado - construo de bens imveis Independente da Exec. Oramentria - doaes Resultado Patrimoial do Exerccio Total -

Independente da Exec. Oramentria - baixa de bens Resultado Patrimoial do Exerccio Total

ESTRUTURAL CONSULTORIA Professores: Zildete de Souza e Joo Carlos da Costa Fraga

You might also like