You are on page 1of 20

Apostila de Dinmicas de Grupo

Jias Interiores
Edna Feitosa
...Sempre gostei dos piratas. Achava-os egostas, mas geniais! Eles descobriam seus tesouros e guardavam. No gastavam toa, no desperdiavam, no o saiam distribuindo a esmo... Eles sabiam que o belo no era para ser revelado a todos. O belo, s o , porque raro! Se todos possussem a coroa britnica, ela seria algo vulgar e as jias interiores de cada um no so coisas vulgares... Devemos mostrar nossos tesouros apenas a quem tiver condies de entend-los. ...Assim como os piratas, guardemos nossos tesouros com todo cuidado sempre revelando-os somente a quem sabe valoriz-los A quem, verdadeiramente, compreende sua raridade!
Texto enviado pela colaboradora Vera Lucia (@ngel) http://www.vluciav.hpg.com.br http://www.clips-poemas.com.br/@ngel/links_@ngel.htm

Queremos facilitar sua vida indicando algumas Dinmicas de Grupo para utilizao em suas atividades. Foram criadas ou adaptadas pela Dra. Izabel Failde Consultoria em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e esto sua disposio para aplicao. Solicitamos, apenas que voc indique a fonte, e assim voc estar contribuindo para o fortalecimento da legislao sobre os Direitos Autorais.

CARTA A SI PRPRIO Objetivos Levantamento de expectativas individuais, compromisso consigo prprio, percepo de si, autoconhecimento, sensibilizao, reflexo, auto-motivao, absoro terica

Participantes Indiferente Recursos Envelope, sulfite, caneta Tempo 20 min Instrues Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si prprio, como se estivesse escrevendo a seu(sua) melhor amigo(a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminrio, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si prprio (nome e endereo completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereados, cola-os perante o grupo e, aps 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).

PASSADO, PRESENTE E FUTURO Objetivos Levantamento de expectativas com relao a si e ao evento, auto-reflexo, auto-percepo, sensibilizao Participantes 15 Recursos Fita adesiva colorida (3 cores), sulfite, canetas, lpis de cor, objetos de uso pessoal (individual) Tempo 60 min Instrues No cho da sala, o Facilitador deve, com as fitas coloridas, colar 3 linhas paralelas (2m comprimento) mantendo um espao de aproximadamente 2 passos largos entre elas. Os espaos representam, respectivamente, passado, presente e futuro, em relao vida pessoal, profissional ou outra questo abrangente pertinente. Individualmente e em absoluto silncio, cada treinando coloca-se em p dentro do espao PASSADO e verifica como se sente. Atravs de desenhos ou com um objeto pessoal, representar esse sentimento e deixlo no espao. O mesmo processo feito para PRESENTE e FUTURO com o tempo aproximado de 5 minutos para cada espao. Em grupo aberto cada um traduz em palavras seus sentimentos e o porqu dos desenhos e/ou escolha dos objetos.

TCNICA DOS CONES

Objetivos Levantamento de expectativas, posio em relao ao grupo / empresa Participantes Indiferente Recursos Papel carto branco (ou quadrado de madeira), cones (industriais) de linha de diversos tamanhos e cores (pode-se usar cubos, tringulos desde que de tamanhos e cores desiguais), etiquetas adesivas Tempo 20 min Instrues Cada participante escolhe um cone que o represente e cola uma etiqueta com seu nome. O Facilitador coloca um objeto (de preferncia no muito pequeno) com o adesivo CURSO colado, no centro do papel carto que, por sua vez, colocado no meio da sala. Ao comando do Facilitador, todos os participantes, simultaneamente, "colocam-se" (cones) em relao ao "CURSO". Solicitar que faam breves comentrios sobre as posies assumidas. O papel-carto deve, cuidadosamente, ser colocado em um local neutro da sala, pois o exerccio ser retomado. Ao trmino do evento, o papel-carto colocado novamente no centro da sala e, ao comando do Facilitador os participantes, simultaneamente, podem "rever" sua posio em relao ao "CURSO". Retomar individualmente os posicionamentos e alteraes (como se sentiu no comeo dos trabalhos e ao final deles). VARIAO: alterar a figura central para EMPRESA, GRUPO, TRABALHO, etc.

CRACH CRIATIVO Objetivos Apresentao, integrao, criatividade, expectativas, descontrao, aquecimento, percepo de si/do outro, identificao, sensibilizao, vitalizador, relacionamento interpessoal Participantes At 15 Recursos Cartolina, canetas coloridas, lpis, cola, tesoura, revistas, jornais, sulfite, fita adesiva. Tempo 40 min Instrues Utilizando diversos materiais cada participante constri o crach mais bonito que puder fazer, naquele momento. Deixar espao em branco para colocao do nome porm no escrev-lo. Aps o trmino, o Facilitador recolhe os crachs e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachs que receberam. Cada participante tenta descobrir quem fez o crach e o porque acredita ser aquela pessoa. Quem executou se apresenta e tenta, ento, descobrir quem fez o seu crach. Assim sucessivamente at o trmino.

VARIAO: o Facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de durao do exerccio aumentar).

PERGUNTAS E RESPOSTAS Objetivos Integrao, interao, descontrao, vitalizador, aquecimento. Participantes At 20 Recursos Cartes ou filipetas (respostas), impresso de apoio ao Facilitador (perguntas) Tempo 15 min Instrues Os participantes sentam em crculo. A cada um entregue, aleatoriamente, um pequeno carto (ou filipeta) com respostas iguais ou semelhantes aos exemplos abaixo. O Facilitador formula perguntas, uma a uma, sendo que a resposta est contida no carto do participante. No h lgica entre perguntas e respostas o que d o tom de descontrao dinmica. Lista de perguntas (SUGESTES) 01. Voc feliz? 02. Voc j fugiu de casa? 03. De quem voc tem mais medo? 04. Voc tem namorado(a)? 05. Voc tem amigos? 06. Voc se sente amado? 07. Voc tem defeitos? 08. Voc chora? 09. Voc chato com os outros? Lista de respostas (SUGESTES) Na escurido No galinheiro No carro Na igreja Na escola noite s vezes Durante a semana No final de semana

JOGO DA BOLA Objetivos Apresentao, descontrao, integrao, aquecimento, levantamento de expectativas, vitalizador. Participantes At 15 Recursos Bola Tempo 20 min Instrues Todos os participantes ficam em p, inclusive o Facilitador, formando um crculo. Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY". Iniciando pelo Facilitador, todos se apresentam. Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que j se apresentou ou esquecer algum item da apresentao, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).

VARIAO: ao invs do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, nmero de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). importante haver, no mnimo, trs questes.

APRESENTAO AOS PARES Objetivos Integrao, interao, apresentao, descontrao, relacionamento interpessoal, aquecimento, observao/concentrao, comunicao. Participantes 14 Recursos Nenhum Tempo 60 minutos, sendo 10 de apresentao na dupla Instrues Aos pares (A e B) os participantes se acomodam pela sala. Buscar conhecer o companheiro (nome, idade, estado civil, filhos, escolaridade, objetivos no evento, empresa que atua, "hobby"). Aps o tempo de apresentao no par o companheiro "A" apresenta o companheiro "B" ao grupo, e vice-versa. Importante clima descontrado e aberto a perguntas sem, contudo, sair do objetivo de apresentao. O exerccio se encerra com apresentao de todos.

VARIAO: a apresentao pode ser feita pelo "apresentador" em 1a. pessoa: "Eu sou Andr, meu "hobby" preferido ...".

PENDURANDO NO VARAL Objetivos Integrao, descontrao, apresentao, percepo de si e do outro, reflexo, auto-avaliao, conhecimento de si Participantes 10 Recursos Sulfite, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel Tempo 40 min Instrues Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 caractersticas prprias. No deve haver identificao. "Pendurar" cada sulfite num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes. Os participantes observam cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais. Aps escolha dos papis, solicitar que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentao. Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, tambm para apresentao.

Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porqu da escolha / identificao com aquelas caractersticas.

O QUE VOC? Objetivos Apresentao, identificao, levantamento de expectativas, anlise / analogias, reflexo, avaliao, comunicao Participantes 10 Recursos Objetos pessoais, objetos de escritrio, sucata Tempo 30 min Instrues Colocar vrios objetos dos participantes no cho da sala de modo que todos possam ver (brincos, relgio, pulseira, anel, caneta, etc.). O grupo, sentado em crculo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada. Um a um, os participantes vo se apresentando atravs do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa. O que sou eu? Quais minhas caractersticas? Quais minhas caractersticas? Quais so meus sonhos? Quais so minhas expectativas? O que eu pretendo no evento?

MINHA VIDA PELAS FIGURAS Objetivos Integrao, apresentao, aquecimento, sensibilizao, percepo de si, reflexo, comunicao, conhecimento de si. Participantes 10 Recursos Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido. Tempo 50 min Instrues Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estria da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos. Espalhar figuras pelo cho (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica. Importante, nesta tcnica, ter disponvel muito maior nmero de figuras do que de participantes, para que fiquem vontade na escolha. Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estria de sua vida atravs da figura, onde dir o que chamou sua ateno sobre ela.

VARIAO: pode-se eliminar a fase de reflexo individual.

REDAO EM CORRENTE Objetivos Percepo, sintonia, expectativas, interao, criatividade, descontrao, sensibilizao, comprometimento, avaliao, motivao, conhecimentos tericos, anlise e sntese. Participantes At 20 Recursos Sulfite Tempo 15 min Instrues Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redao (por exemplo: EU, NS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO, etc.). Cada participante contribui com a redao, colocando uma palavra ou pequena frase que d continuidade. Sucessivamente, todos os participantes escrevem. O exerccio se encerra aps avaliao do que foi escrito. VARIAES: Fazer o exerccio verbalmente. Direcionar a redao para fixao ou avaliao da reteno de conhecimentos tericos.

MEU PRPRIO MANTRA Objetivos Auto-motivao, percepo do poder pessoal, ateno sobre si e o outro, sensibilidade, criatividade Participantes 20 Recursos Tempo 60min Instrues Em p, formando um crculo, um participante coloca-se no centro mantendo os olhos fechados. Procurar manter sua percepo atenta aos sentimentos que o exerccio provoca. Cada integrante do crculo pronuncia o nome do central de diversas formas, utilizando diferentes acentuaes, tonalidades e ritmos. Quando o ouvinte sentir que suficiente deve fazer um sinal com a mo. Substituir os centrais at o ltimo participante. Abrir o grupo questionando: sentimentos e sensaes em ambos os papis constataes, percepes, descobertas analogias com o cotidiano

MURAL DIVERTIDO Objetivos Aprofundar conhecimentos, avaliar assimilao do contedo, troca de informaes, motivao, trabalho em equipe, liderana, criatividade, percepo e integrao. Participantes 20 Recursos Cartolina, canetas coloridas, canetas piloto, jornais, revistas, figuras diversas, tesouras, cola, papel crepom, cola colorida. Tempo 40 min ( 1 momento ), 60 min ( 2 momento ) Instrues 1 Momento Dividir os participantes em grupos compostos por 4 ou 5 pessoas aps o estudo prvio de um determinado tema por meio de texto ou explanao. A tarefa de cada grupo elaborar um mural utilizando materiais diversos, atravs do qual os componentes expressam o entendimento obtido sobre o tema em questo.

2 Momento Aps a construo dos murais, os trabalhos devem ser expostos e comentados por todos. Buscando o enriquecimento e a troca de experincias, discutir: o o o dificuldades para execuo da tarefa; compreenso dos outros trabalhos; impresses obtidas.

O facilitador coloca-se a disposio para solucionar dvidas, acrescentado informaes discusso quando julgar necessrio.

VARIAO: O nmero de participantes flexvel. Esta dinmica pode ser aplicada aps uma exposio verbal, assuntos discutidos em uma reunio, ou leitura de um ou mais textos, neste caso, cada grupo se encarrega de abordar um assunto.

LOCOMOTIVA HUMANA Obejetivo Ateno, percepo, memria, integrao. Participantes 20 Recursos Fita ou CD com trechos de msicas em diferentes ritmos, aparelho de som.30 min Tempo 30 min Instrues As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles. O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de msicas. Um dos participantes inicia a dinmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da msica. Aquele que foi chamado prende-se cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade ( sem sair do ritmo da msica que estiver tocando no momento ). Este processo deve ser repetido at que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo.

VARIAO: Aps todos os participantes terem formado o trem, pode-se fazer o processo inverso, a fim de ampliar a dinmica: antes de cada um se sentar deve pronunciar o nome e a qualidade daquele que est a sua frente at que se chegue locomotiva.

QUEM FOI O AUTOR Objetivos Estimular a leitura, avaliar assimilao, compreenso e reteno do contedo, troca de informaes, motivao, criatividade, integrao. Participantes 20 Recursos Filipetas em branco, canetas, caixinha, msica, cartolina branca, durex ou fita crepe. Tempo 40 min. Instrues 1 Momento Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo pargrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas prprias idias. Depois, deve copi-lo na segunda filipeta. Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que deposita-as em uma caixinha ou similar. Cada membro do grupo sorteia um pargrafo e sai em busca daquele que o escreveu. Quando encontrada, a cpia entregue quele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador.

2 Momento Quando todos os pargrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem: o o o o o Impresses obtidas. Dificuldades na elaborao dos pargrafos e na busca dos pares. Comentrio sobre aquilo que escreveram. O que o texto despertou em cada um. Aprendizagem e contribuies.

O Facilitador coloca-se a disposio para solucionar dvidas, acrescentado informaes discusso quando julgar necessrio.

VARIAO: Esta dinmica pode ser aplicada aps a leitura de um ou mais textos. um exerccio que facilita sobremaneira a reteno de contedos tericos e conceituais.

PERGUNTE DIFERENTE Objetivos Estimular a leitura, avaliar assimilao, compreenso e reteno do contedo, troca de informaes, motivao, trabalho em equipe, liderana, criatividade, percepo, integrao, ateno, percepo, comunicao, flexibilidade. Avaliar o evento. Participantes 20 Recursos Fita ou CD com trechos de msicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha. Tempo 30min Instrues 1 momento O grupo deve se organizar em crculo. O Facilitador coloca o CD com msicas diversas ( lentas e agitadas ) Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da msica que estiver tocando naquele momento. Os prximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da msica que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variaes. O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta. Assim sucessivamente at o trmino.

2 momento Aps todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experincia, observando contribuio aprendizagem, manifestando percepes pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da msica, etc. VARIAES: Esta dinmica pode ser aplicada aps uma aula / palestra / seminrio, objetivando verificar a reteno dos conceitos e/ou avaliao do dia atravs das perguntas.

ANJO DA GUARDA Objetivos Integrao, sociabilizao, relacionamento interpessoal, empatia, comunicao, descontrao Participantes Indefinido Recursos Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar. Tempo Indefinido Instrues O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa. Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto). Orientar o grupo que ningum poder retirar seu prprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio. Cada participante ser o anjo daquele que sorteou e, portanto, tambm ter seu anjo. Os nomes no devem ser revelados at o trmino do jogo. O papel de cada anjo de aproximar-se, dar ateno e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem seu anjo. A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido. Ao final, cada um tenta adivinhar quem o seu anjo.

VARIAO: Esta dinmica pode ser aplicada em viagens, cursos e reunies nos quais os participantes permanecem juntos por perodo de tempo relativamente longo.

SAUDAES Objetivos Integrao, sociabilizao, comunicao, descontrao Participantes 20 Recursos Filipetas com nomes participantes ilustres, caixinha ou similar. Tempo 25 min Instrues Dois participantes saem da sala. No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens ilustres, mas invisveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do pas, jornalistas, cantores, artistas, etc.). Aqueles que saram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens. Os participantes tero de saudar cada um dos personagens imaginrios e o restante do grupo tentar adivinhar quem so. O grupo ter dois minutos para fazer a descoberta. Aps o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dar continuidade dinmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.

You might also like