You are on page 1of 42

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Introduo Economia da Sade


Prof. Gicomo Balbinotto Neto UFRGS

Definio de Sade
Health is a state of complete physical, mental and social well being and not merely the absence of disease or infirmity.
World Health Organisation (1948)

O Que Sade?
Sade uma importante parte do capital humano. Os indivduos ou famlias podem melhorar sua sade atravs dos cuidados de sade, dieta

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Capital Humano na Forma de Sade


As country develops economically, the health of its population improves. This improvement in health is direct evidence that people are leading better lives. In other words, health is something that people value of itself. But health also has a productive side: healthier people can work harder and longer; they also think more cleary. Healthier students can learn better. Thus, better health in a country will raise its level of income. It is this productive aspect of wealth that is, health as a form of human capital that we now explore. David Weil (2005, p. 154)
4

Sade e Crescimento Econmico


it seems clear that the great reduction of mortality in underdeveloped areas since 1940 has been brought about mainly by the discovery of new methods of disease treatment applicable at reasonable cost [and] by the diffusion of these new methods The reduction could be rapid because it did not depend on general economic development or social modernization Though in the literature on public health there is still great lip service paid to the necessity of general economic improvement and community welfare in the control of disease, the truth is that many scourges can be stamped out with none of this. Kingsley Davis American Economic Review (1956, pp. 306-07 e p. 314).
5

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

O que so cuidados de sade?


Definio: preveno, tratamento e administrao das doenas e preservao do bem-estar fisico e mental atravs de servios oferecidos por mdicos e outros profissionais que atuam na rea de sade (enfermagem, farmacuticos, nutricionistas, preparadores fiscos, fisioterapeutas, etc.)

A natureza da sade enquanto uma mercadoria


- Demanda irregular; - Transaes so caracterizadas por problemas de assimetria de informao (seleo adversa, risco moral, relao agente-principal); - Prevalncia de ampla incerteza; - Seguro emergiu com uma importante fonte pagadora;
9

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

A natureza da sade enquanto uma mercadoria


- A sade no um bem transfervel de um indivduo para o outro. - existem significativas externalidades na produo e consumo de sade.

10

Caracterizao do Setor-Sade
O setor de servios de sade apresenta as seguintes caractersticas principais que o diferenciam da maioria dos setores econmicos: (i) os diversos servios e produtos de sade se caracterizam como bens credenciais, sendo necessrio, em geral, a certificao de um profissional especializado para indicar o produto ou servio a ser consumido em cada caso especfico, assim como atestar sua qualidade. Assim, na ausncia de uma certificao pblica reconhecida pelos consumidores como confivel, a reputao do provedor do bem ou servio passa a ser relevante de determinao tanto das decises de consumo por parte dos pacientes quanto da prescrio mdica dos profissionais de sade.
11

Caracterizao do Setor-Sade
(ii) o consumo de produtos e servios de sade se caracteriza pela dissociao entre consumidor final e o agente responsvel pela indicao teraputica. Essa dissociao pode resultar em problemas de agncia: por um lado, o paciente pode desejar maximizar sua utilidade esperada, levando em considerao tanto os possveis efeitos teraputicos dos diversos tratamentos opcionais existentes quanto os custos necessrios; por outro, o mdico, ou responsvel pela prescrio de tratamento, pode estar preocupado seja apenas com os efeitos teraputicos seja com o que o paciente utilize seus servios;
12

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Caracterizao do Setor-Sade
(iii) alguns produtos e equipamentos do setor sade se caracterizam por elevados gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos processos e, sobretudo, de novos produtos. A especificidade dos novos produtos no caso do setor de medicamentos, por exemplo, novas molculas, permite uma maior eficcia na implementao da lei de patentes que na maioria dos demais setores econmicos.
13

Caracterizao do Setor-Sade
(iv) o consumo de diversos produtos de sade por alguns indivduos gera externalidades difusas sobre o resto da sociedade. Diz-se que um bem gera externalidades difusas quando o consumo mdio da sociedade tem um impacto direto no bem-estar da cada indivduo. Assim, por exemplo, a taxa mdia de vacinao na sociedade contra determinadas doenas afeta a probabilidade de um agente no vacinado contrair a doena.
14

Caracterizao do Setor-Sade
(v) o acesso a determinados servios mdicos em geral, e medicamentos em particular considerado em diversos pases como um direito de cidadania, resultando na classificao desses bens e servios como meritrios, isto , bens e servios a que todos o cidado deve ter acesso, sendo responsabilidade da poltica pblica a garantia de acesso universal.
15

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Caracterizao do Setor-Sade
(vi) os gastos em sade em alguns casos, entretanto, sobretudo medicamentos, so relativamente inelsticos renda, sendo em grande medida condicionados pelo estado de sade do paciente. Essa regressividade dos gastos com medicamentos, aliada a natureza meritria, levou diversos pases a adotarem polticas pblicas visando garantir o acesso a diversos produtos e servios de sade, ao menos a populao de baixa renda
16

Caracterizao do Setor-Sade
(vii) a principal diferena entre os servios de sade e demais bens meritrios. Como educao, est relacionada estrutura de mercado do setor sade, incerteza dos indivduos sobre seus estados de sade e existncia de formas especficas de assimetria de informao.
17

Presena e extenso da incerteza: o lado da demanda


Os consumidores no tm certeza sobre o seu estado de sade e sua necessidade de assistncia em qualquer perodo futuro. Isto significa que a demanda por assistncia sade irregular por natureza, da perspectiva do indivduo; da mesma forma, a demanda com que se depara uma empresa de assistncia sade irregular.

18

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Presena e extenso da incerteza: o lado da oferta


Os consumidores normalmente desconhecem os resultados esperados dos vrios tratamentos, amenos que explicados pelo mdico, e em mitos casos, nem mesmo os mdicos podem prever os resultados com absoluta certeza.

19

Presena e extenso da incerteza Arrow (1963)


Arrow (1963) argumentou que a incerteza em ambos os lados, da demanda e da oferta, poderia a vir a ter como consequncia a inexistncia de mercados de seguro para diversos tipos de risco. Tais fatores sugeririam um papel para o governo.
20

Presena e extenso da incerteza Arrow (1963)


Arrow (1963), num artigo pioneiro, foi o primeiro a argumentar que a incerteza existente no setor da sade era tal que no surgiriam naturalmente mercados de seguro para cobrir todos os riscos presentes, tendo-se a partir da iniciado a discusso das implicaes em termos de organizaes e intervenes desejveis e possveis. As distores ao funcionamento normal do mercado devido presena de incerteza so suficientemente importantes para levar necessidade de algum tipo de interveno. Pedro Pita Barros (2009, p.31)
21

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Presena e extenso da incerteza Arrow (1963)


Se h algo que exista, persista e envolva o setor da sade a incerteza quanto ao momento em que se necessita de cuidados mdicos, incerteza quanto ao custo desses cuidados mdicos, incerteza quanto ao estado de sade, incerteza quanto ao tratamento adequado, incerteza quanto ao efeito de um tratamento, etc. Pedro Pita Barros (2009, p.31)
22

Stiglitz (2000) The Contributions of the Economic of Information to Twentieth Century Economics. Quarterly Journal of Economics, november

Arrow (1964) e o problema de moral hazard e o problema de screening aplicado aos cuidados mdicos.

Kennett Arrow

23

Presena e extenso da incerteza


O fato de existirem tantos elementos de incerteza justificam um papel importante para os instrumentos de seguro, seja este privado ou social.

24

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Economia da Informao Milgrom (1985)


Contrato Pr-contratual Ps-contratual

Seleo adversa Sinalizao Screening

Moral Hazard Contratos Incentivos


25

Problemas de assimetria de informao no mercado de sade


Segundo MS &PC (2001,p.vii) o objetivo da economia da informao estudar situaes na qual os agentes procuraro superar sua ignorncia sobre a informao relevante, tomando decises designadas para adquirir novas informaes ou para evitar alguns custos de sua ignorncia.
26

Informao Assimtrica
A informao assimtrica ocorre quando uma das partes na transao conhece ou sabe de um fato material relevante que a outra parte desconhece.

27

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Economia da Informao
Tipos de problemas que envolvem a assimetria de informao: 1) 2) 3) 4) seleo adversa;

moral hazard ; signalling (sinalizao); screening (filtragem).

28

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Assimetria de Informao


Os problemas decorrentes da assimetria de informacional existente entre os agentes nesse mercado podem ainda ser exacerbados pelo contexto e que as decises de consumo so realizadas. Em sua maior parte, os consumidores, quando decidem comprar bens e servios de sade, dispem de tempo limitado e em geral se encontram em momentos de vulnerabilidade em que a capacidade de adquirir informaes pode estar reduzida. Alm disso, o consumo de alguns bens e servios de sade no permite o aprendizado atravs da repetio. 29

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Seleo Adversa


A seleo adversa ocorre em situaes nas quais o segurador no pode distinguir entre os indivduos de diferentes classes de risco. Nesses casos, o segurador taxa o seguro com base no risco da sociedade. A seleo adversa de consumidores ocorre quando os indivduos de risco mais baixo saem do pool de risco , uma vez que em conhecendo o seu risco, no estariam dispostos a pagar mais que o prmio atuarialmente justo. Desse modo permanecem no pool do seguro apenas os indivduos de risco elevado. Em alguns caso, a assimetria informacional pode resultar no s na ausncia de mercado de seguros para alguns grupos, mas at em inexistncia de mercados.

30

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

10

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Seleo Adversa


Os problemas de seleo adversa podem ainda ser gerados atravs da imposio de mecanismos regulatrios propostos pelo governo para impedir a discriminao de indivduos de riscos diferentes. Os governos, para proteger determinados grupos sociais, em alguns casos impede segurada de discriminar todos os grupos de risco, tentando implementar um subsdio cruzado forado entre os grupos de risco diferentes. Os agentes de baixo risco, entretanto, a menos que estejam sob situao de compra compulsria de seguro, preferem sair do pool de risco, configurando o problema de seleo adversa [Andrade (2000); Newhouse (1996); Newdeck & Podczeck (1996)]
31

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Risco Moral


Na relao entre paciente e provedor, o problema de risco moral ocorre na presena de seguro pleno, uma vez que, nesse caso, os agentes tendem a sobre-utilizar os servios, j que o custo marginal do servio demandado zero. Esse problema de risco moral determina um trade-off entre os ganhos de bem-estar obtidos com a cobertura de seguro e a perda de bem-estar decorrentes da sobre utilizao dos servios.
32

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Risco Moral


A presena da cobertura de seguro gera um ganho de bem-estar para os indivduos medida em que permite diminuir a incerteza; em contrapartida, quanto mais extensa for a cobertura de seguro, maiores os incentivos dos indivduos a utilizar excessivamente os servios, resultando em uma perda de bem-estar social, atravs de filas, racionamentos ou gastos sociais acima dos necessrios implementao, sejam eles financiados atravs de seguro-sade privados, sejam financiados atravs de impostos [Newhouse (1996)].
33

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

11

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Caracterizao do Setor-Sade e o Problema de Risco Moral


O problema de risco moral ocorre porque os provedores podem induzir uma maior utilizao dos servios, j que possuem mais informao sobre o estado de sade do paciente e sobre a necessidade de cuidados mdicos que os agentes financiadores. Os provedores podem sobre-utilizar o volume de servios tanto para elevar seus rendimentos diretos, se o sistema de reembolso for por tarefa, quanto para tentar garantir certeza de um diagnstico correto, caso existam ganhos de reputao.
34

Caracterizao do Setor-Sade
O desenho de mecanismos de incentivo que garantam o provimento de bens e servios de sade um dos problemas centrais na regulao desse setor.

35

36

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

12

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

37

38

Economia

Insumos Custos

Cuidados de Sade

Resultados (Outcomes)

39

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

13

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Objeto de Estudo
A economia da sade estuda como os recursos so alocados ao setor de sade e distribudos no seu mbito. A produo de assistncia sade e a sua distribuio entre as populaes entram nesta definio. [cf. Folland, Goodman e Stano (2008, p 31)]

40

Objeto de Estudo
A anlise econmica do setor sade trata de perceber as escolhas feitas pelos diferentes agentes presentes no setor. Algumas vezes, atreve-se mesmo a tratar do que deveriam ser essas escolhas, o que convencionalmente se chama de anlise normativa. A aplicao da forma de pensar os problemas e de procurar solues presentes na moderna anlise econmica ao contexto do setor sade e aos diferentes mercados e diversos agentes que nele co-existem o que se entende por Economia da Sade. Pedro Pita Barros (2009, p.15)
41

O Que Economia da Sade?


Economia da sade o estudo de como os recursos escassos so alicados para e dentro da economia da sade.

42

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

14

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Estrutura da Economia da Sade

43

43

Economia

Economia da sade

Farmacoeconomia

44

Economia da Sade Fundamentos


Economia da Sade o campo de conhecimento voltado para o desenvolvimento e uso de ferramentas de economia na anlise, formulao e implementao das polticas de sade. Envolve a anlise e o desenvolvimento de metodologias relacionadas ao financiamento do sistema, a mecanismos de alocao de recursos, apurao de custos, avaliao tecnolgica, etc. Busca o aumento da eficincia no uso dos recursos pblicos e a eqidade na distribuio dos benefcios de sade por ele propiciados. [cf. MS, Brasil]
45

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

15

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

A Relevncia da Economia da Sade


O estudo da economia da sade importante e interessante por trs razes: (i) Pelas dimenses da contribuio do setor sade para o total da economia; (ii) Pelas preocupaes com as polticas nacionais; (iii) Pelo nmero de problemas da sade dotados de um elemento econmico substancial.
46

A Relevncia da Economia da Sade


A relevncia da economia da sade reside em sua capacidade de informar, e possivelmente influenciar, as decises daqueles que formulam as polticas de assistncia sade. [cf. Victor Fuchs (1996,p. 20)]
47

A aplicao da economia sade e assistncia a sade


Se a economia estuda como recursos escassos so usados para produzir bens e servios, e depois como esses bens so distribudos, ento a economia obviamente se aplica, pois os recurso de assistncia a sade so escassos.

48

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

16

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

O papel das empresas sem fins lucrativos


O que motiva as instituies sem fins lucrativos, se elas no podem aproveitar o lucro dos seus esforos? O economista tem que analisar o estabelecimento e a perpetuao de instituies sem fins lucrativos e compreender as diferenas entre o comportamento destas e o das empresas com fins lucrativos.
49

Restries competio
- licenciamento para prestadores de servio; - restries a propaganda pelos prestadores; - padres de conduta tica que probem os prestadores competir entre si;
50

O papel a equidade e necessidade


A m sade de terceiros evoca um sentimento de considerao que distingue a assistncia sade de muitos bens e servios. Os valores ticos tm recebido grande ateno na economia da sade, com o desenvolvimento de noes como acessibilidade e equidade, e das suas implicaes em termos de polticas bem como os problemas inerentes sua quantificao. [cf. Barros (2009, p.32-33)]
51

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

17

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Presena de Externalidades
A presena de fortes externalidades, decorrentes da existncia de doenas contagiosas e os problemas de apropriao do valor na produo de informaes levam a uma interveno direta do Estado. [cf. Pedro Pita Barros (2009, p.34)]
52

O tamanho e escopo da economia da sade


A economia da sade merece ateno simplesmente pelas suas dimenses, constituindo-se numa grande parcela do PIB de vrios pases. Ela tambm representa um substancial investimento de capital e crescente parcela da fora de trabalho.
53

54

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

18

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

55

56

57

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

19

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

58

59

60

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

20

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

61

62

63

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

21

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

64

65

66

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

22

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

67

68

69

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

23

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

http://ec.europa.eu/health/ph_projects/2002/monitoring/fp_monitoring_2002_a2_frep_03_en.pdf

70

http://ec.europa.eu/health/ph_projects/2002/monitoring/fp_monitoring_2002_a2_frep_03_en.p df

71

Gastos com medicamentos em relao ao oramento do Ministrio da Sade

Fonte: MS/SCTIE/DECIT Alexandre, R. Politicas Pblicas para Medicamentos Excepcionais. Apresentao V Congresso Cincias Farmacuticas - Riopharma.

72

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

24

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Evoluo dos gastos com medicamentos do Ministrio da Sade

Fonte: MS/SCTIE/DECIT Alexandre, R. Politicas Pblicas para Medicamentos Excepcionais. Apresentao V Congresso Cincias Farmacuticas - Riopharma.

73

Recursos e gastos em sade em diferentes pases: Brasil e OECD


Pas Gastos totais (% PIB) Gastos pblicos (% gasto total) Taxa anual de crescimento (%) Gastos em sade (dlar per capita ppp) Gastos farmacuticos (% gasto total)

2006 Austrlia ustria Blgica Canad Finlndia Frana Alemanha Itlia Japo Mxico Nova Zelndia Noruega Portugal Espanha Sucia Reino Unido Estados Unidos Mdia da OECD Brasil * 8,8 10,1 10,4 10,0 8,2 11,1 10,6 9,0 8,2 6,6 9,3 8,7 10,2 8,4 9,2 8,4 15,3 8,9 7.2

1995 7,4 9,7 8,2 9,0 7,7 9,9 10,1 7,3 6,9 5,6 7,2 7,9 7,8 7,4 8,0 6,9 13,3 7,6 8.4

2006 67,0 76,2 69,1 70,4 76,0 79,7 76,9 77,2 82,7 44,2 77,8 83,6 70,6 71,2 81,7 87,3 45,8 73,0 ...

1995 95,8 72,6 71,1 71,4 74,1 78,6 81,6 71,9 70,8 42,1 77,2 84,2 62,6 72,2 86,6 83,9 46,3 72,9 ...

2000-2006 4,5 2,0 5,0 4,7 5,6 4,2 1,4 2,8 2,5 5,2 6,7 2,8 3,3 6,0 4,7 5,1 5,0 5,2 ...

2006 2229 3606 3488 3678 2668 3449 3371 2614 2474 794 2448 4520 2120 2458 3202 2760 6714 2824 ...

1995 1611 2259 1854 2057 1440 1997 2275 1538 1551 386 1244 1863 1036 1193 1746 1350 3656 1494 ...

2006 14,2 12,4 16,8 17,4 14,6 16,4 14,8 20,0 19,8 22,9 12,4 8,5 21,3 21,7 13,3 ... 12,6 17,6 ...

1995 12,1 9,2 16,7 13,8 13,0 16,0 12,9 20,7 22,3 ... 14,8 9,0 23,6 19,2 12,3 15,3 8,9 16,3 ...

74

Gastos em sade na OECD, 2004


http://www.oecd.org/dataoecd/5/27/36984860.pdf

75

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

25

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Crescimento de PIB, despesa sanitria e farmacuticas pases da OECD

Fonte: OECD (2009)

76 76

O ponto de vista econmico do tratamento mdico


A escolha de um tratamento parece ser uma questo puramente mdica para algumas pessoas, mas mdicos e outros prestadores esto cada vez mais cientes de que tratamentos alternativos podem ser avaliados e comparados numa base econmica. necessrio examinar os custos de tcnicas alternativas. Os mdicos tambm esto cada vez mais sensveis ao lado econmico do relacionamento mdico paciente. As preferncias dos pacientes so consideradas vlidas ao se determinar a adequao de um dado tratamento. Folland, Goodman e Stano (2008, p. 38)
77

Os Aspectos Econmicos em Sade


Os aspectos econmicos associados medicina eram secundrios preocupao do mdico, que tinha como principal objetivo o cuidado e o bem-estar do paciente. A preocupao com a sade e os benefcios das teraputicas continua sendo o foco, mas desconhecer os custos envolvidos e ignorar a importncia da gesto dos recursos disponveis algo incompatvel com a realidade atual. Daltio, Mari, Ferraz (2007) - Revista de Psiquiatria Clnica, 34 (2)
78

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

26

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Custos em Economia da Sade


Custos em economia da sade dizem respeito a todos os recursos consumidos durante o fornecimento de cuidados sade.

79

Custos em Economia da Sade


A anlise dos custos em sade envolve a identificao, mensurao e valorao de todos os recursos que so usados nos cuidados em sade. O objetivo aqui valorar o uso dos recursos escassos (materiais, drogas, tempo dos mdicos, tempo dos pacientes e etc) que so necessrios para produzir certos efeitos em sade os desfechos (outcomes) da interveno. Assim, podemos ser capazes de ponderar os sacrifcios contra os ganhos da interveno e determinar a necessidade relativa de uma determinada interveno. cf. Drummond e McGuire (2004, p. 68)
80

Possveis razes para o aumento dos gastos com sade


(i) as pessoas podem estar comprando mais servios de sade. Os pacientes podem estar consultado com mais freqncia, mdicos podem estar pedindo mias exames ou podem estar receitando mais remdios; (ii) as pessoas podem estar comprando servios de sade de maior qualidade, inclusive produtos e servios anteriormente inexistentes; (iii) a inflao na assistncia sade pode ser maior do que o IGP. Rendas mais elevadas e maior presena de seguro podem ter causado a elevao dos preos ao longo do tempo.
81

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

27

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Presses sobre os custos em sade


Novas Tecnologias Aumento na demanda

Gastos com sade

Regulamentao Governamental

Aumento das expectativas Problemas estruturais

Envelhecimento da populao

82

Presses sobre os custos em sade


Demografia (populao que envelhece) Informaes (consumidor informado)

Inovao (tenologias em sade)

Custos

Padro de vida (expectativa de qualidade de vida)

Estilo de Vida (abuso) Estrutura institucional (incentivos)

Efeito relativo dos preos (Intensidade das Habilidades)


83

Mudanas pressionam os custos em sade

DEMANDA POR CUIDADOS DE SADE

RECURSOS DISPONVEIS

Transio epidemiolgica; Mudanas demogrficas (envelhecimento); Transio Poltico - Institucional; Incorporao de novas tecnologias.

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

28

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Epidemiolgica: - Doenas agudas em jovens; Doenas crnicas em velhos; Reemergncia de doenas endmicas; Aids em alta; Estilo de vida como determinante da sade; Problemas ambientais (poluio atmosfrica, solo, etc) .
85

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Epidemiolgica: Implicaes na Prtica Profissional
-

nfase na preveno das doenas e promoo da sade; Objeto: famlia mais do que indivduos; Capacitao de provedores de cuidados na prpria famlia; nfase especial na maternidade e na perimaternidade; nfase na preservao da estrutura familiar.
86

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Epidemiolgica: Implicaes na Estrutura do Sistema de Sade
-

Aes intersetoriais (educao, assistncia social, judicirio, empregadores,..); Desenvolvimento de redes formais e informais de apoio familiar; Aes de promoo, preveno e reabilitao em face de problemas emergentes: violncia domstica, doena mental, gravidez na adolescncia e de alto risco, riscos ambientais ...

87

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

29

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Demogrfica:
-

o envelhecimento da populao; a urbanizao da populao; a insero da mulher no trabalho; nova estrutura familiar; mais pessoas aposentadas.

88

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Demogrfica: Implicaes na Prtica Profissional
-

Mudana de enfoque dos cuidados de doenas agudas em jovens para doenas crnicas em velhos; Deslocamento do objeto: de indivduo para famlias: da cura para preveno e promoo; Abordagens voltadas para hbitos e estilos de vida; Educao para a sade com especial nfase nas mulheres: autocuidado e apoio ao grupo familiar.
89

Mudanas pressionam os custos em sade


Trans. Demogrfica: Implicaes na Estrutura do Sistema de Sade
-

Ampliao dos locais, horrios e estratgias de atendimento (ex. cuidado domiciliar); Incorporao de novos praticantes (ex. terapeutas de famlias em problemas de sade mental); Estabelecimento de grupos-alvo (ex. mulheres grvidas, crianas at 6 anos, famlias de baixa renda, idosos). Desenvolvimento de estratgias e capacitao para ateno a idosos; Incentivo ao papel da mulher como provedora de cuidados para a famlia.

90

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

30

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Poltico-Institucional e Tecnologias:
-

Aumento da disputa por recursos; Escalada de novas tecnologias; Cultura hospitalista e tecnolgica;

91

Mudanas pressionam os custos em sade


Transio Poltico-Institucional e Tecnolgica: Implicaes As novas tecnologias aplicadas sade tem conseguido: aumentar a durao e a qualidade de vida; Aumentar as taxas de cura em situaes clnicas definidas; Reduzir a dor e o sofrimento; Recuperar a capacidade funcional e profissional do paciente.
92

Termos de Custeio

Por que calcular custos?

93

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

31

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Por que avaliar e medir custos em sade?


A justificativa fundamental da avaliao econmica que os recursos so limitados em relao aos seus benefcios potenciais. Assim, se se deseja maximizar o bem-estar social, necessrio ter-se em conta todos os efeitos que daquelas decises que afetam direta ou indiretamente a alocao de recursos.
94

Por que avaliar e medir custos em sade?


As anlises do tipo custo da doena so importantes para criar um conjunto de informaes necessrias tanto deciso sobre prioridades de investimento em sade quanto para verificar o impacto da implantao de aes e programas no setor da sade.

95

Termos de Custeio
Os custos so calculados para estimar os recursos (ou insumos) que so utilizados na produo de um bem ou servio. Os recursos utilizados na produo de um bem ou servio no esto mais disponveis para a produo de outro. Com base na teoria econmica, o custo efetivo de um recurso o seu custo de oportunidade o valor da melhor alternativa abdicada ou da melhor opo seguinte e no necessariamente a quantia que troca de mos.
96

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

32

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Custos em Sade
Para o clculo de custos, necessrio verificar a freqncia com que tais eventos ocorrem em uma populao1. Exemplo: Custo do Tratamento da Cefalia Crnica (hipottico).
Preo do Medicamento Nmero de tomadas dirias Custo dirio de tratamento Durao mdia do tratamento Custo total do medicamento R$ 0,20 / comprimido 6 R$ 1,20 2 dias R$ 2,40

1 seocorrerem100%doscasos,significaqueovalor deveserintegralmenteaplicadonoscustosdetratamento.

97

Custos em Sade
Casonoocorraem100%doscasos,ovalordeveserponderadopelafreqncia deutilizaodorecurso.Ex:partedospacientesprecisarconsultarummdico, frenteaintensidadedadoreaoinsucessodotratamento.

Consultas mdicas para avaliao Custo da consulta % de pacientes que precisam de consulta Custo ponderado da consulta mdica Medicaes suplementares Nmero de doses dirias Tempo de tratamento % de pacientes que usam esta medio Custo da medicao suplementar Freqncia de pacientes que vo precisar de tratamento Custo ponderado da medicao suplementar C d f lh d

1 R$ 25,00 5% R$ 1,25 R$ 3,00 / dose 2 5 dias 50% R$ 15,00 5% R$ 0,75 $ 2 00


98

Custos em Sade
Ocustomdiofinaldotratamentodacefaliacrnica,considerandotodos oscustosenvolvidosnotratamento:

Custo total do Medicamento Custo da Falha de Tratamento Custo mdio final do Tratamento

R$ 2,40 R$ 2,00 R$ 4,40

99

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

33

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Como Descrever os Custos em Sade


Custo / tratamento Custo / pessoa Custo / pessoa / ano Custo / caso prevenido Custo / vida salva Cost / QALY (quality-adjusted life year) Cost / DALY (disability-adjusted life year)

100

Mtodos Econmicos e Exemplo de Anlises


1) escassez de recursos da sociedade; 2) pressuposto de tomada de deciso racional; 3) conceito de analise marginal; 4) uso de modelos econmicos.
101

Escassez de recursos em sade


A anlise econmica baseada na premissa de que os indivduos tm que abrir mo de uma parte de um recurso para conseguir parte de um outro. Em nvel nacional, isto significa que o destino de crescentes parcelas do PIB assistncia sade, em ltima anlise, implica o destino de decrescentes parcelas a outros usos. O custo de oportunidade da assistncia a sade pode ser substancial.
102

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

34

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Custo de Oportunidade
Custos de Oportunidade
Custos associados s oportunidades deixadas de lado, caso a empresa (hospital, clnica, servio de sade, mdico etc) no empregue seus recursos da maneira mais rentvel.

103

Custo de Oportunidade
Reflete o volume de recursos usados, sejam humanos, materiais ou monetrios. Admitindo que existam dois programas (A e B) de sade diferentes e os recursos disponveis permitem a execuo de apenas um deles. Assim, o custo de oportunidade de A dado pelos benefcios econmicos que o programa B poderia determinar se fosse implantado.
104

Custo em Sade
Os custos de oportunidade em sade referemse aos benefcios perdidos quando selecionamos uma terapia alternativa, comparando-a com uma outra melhor alternativa existente. O que importa aqui no o quanto a interveno em sade custa, mas o que ns devemos abrir mo quando usamos tal interveno.
105

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

35

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Custos de Oportunidade
Opportunity costs, means that the real cost of a health care programmes implementation is not the number of dollars appearing on the programmes budget, but rather the health outcomes achievable in some other health care programme which have been forgone by committing the resources to the first programme. Michael Drummond et.all (1997).
106

Custo de Oportunidade

107

Custo de Oportunidade

108

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

36

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Custo de Oportunidade

109

Tomada de deciso racional


A racionalidade efetivamente definida como fazer as escolhas mais favorveis aos objetivos do sujeito em questo, dada as restries de recursos.

110

Anlise Marginal na Economia da Sade


A anlise marginal geralmente envolve a experimentao mental de um trade-off (dilema) entre os custos incrementais e os benefcios incrementais na margem.

111

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

37

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Uso de Modelos na Economia da Sade


A economia tem por caracterstica desenvolver modelos para descrever a matria em anlise. Esses modelos podem ser compreendidos como metforas da realidade.

112

Definio de Modelo
Um modelo nada mais do que uma representao simplificada da realidade.
Quando um grupo de fenmenos observveis confirmada a evidncia de uma regularidade, tentase estabelecer a correspondente teoria matemtica. Esta teoria pode ser considerada como o modelo matemtico do conjunto de fatos empricos que constituem os dados.

113

Definio de Modelo
A funo de um modelo a de exibir as relaes e a interdependncia entre as variveis endgenas e exgenas. Os modelos abstraem, deliberadamente, os detalhes que no so considerados importantes a fim de esclarecer quais so as variveis chaves ou fundamentais e as relaes importantes para explicar o fenmeno em questo.

114

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

38

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Definio de Modelo
Um modelo uma representao simplificada e abstrata da realidade. Um modelo no tm por objetivo ser idntico realidade. Pelo contrrio, ele busca representar o mundo real atravs de uma abstrao, algo que extrado da realidade, do mundo real, e que nos ajuda a entender como ele funciona.

115

Definio de Modelo
O motivo pelo qual precisamos criar e desenvolver um modelo, estabelecendo pressupostos e hipteses, que o funcionamento de uma dada realidade muito complexa. O que necessitamos quando elaboramos um modelo so descobrir princpios gerais que proporcionam conhecimentos teis da realidade econmica.

116

A Economia e os Modelos Econmicos

Economics is a science of thinking in terms of models, joined to the art of choosing models which are relevant to the contemporary world. J.M. Keynes

117

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

39

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

A Economia e os Modelos Econmicos


[Economics] is a method rather than a doctrine, an apparatus of the mind, a technique of thinking which helps its possessor to draw correct conclusions.

John Maynard Keynes


118

Medio de custos: quais custos considerar?


Custo mdio e custo marginal
Custo marginal (CMg) o custo de aumentar a produo em uma unidade. Dado que o custo fixo no afeta o custo marginal, este pode ser escrito da seguinte forma:

119

Custos Marginais em Sade


what would be the costs (and consequences) of having a little more or a little less? 1975 seminal article in NEJM, analysis of a proposed protocol of sequential stool guaiac testing for colon cancer. - here, average cost figures obscure a steep rise in marginal costs.
120

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

40

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

What do we gain from the sixth stool guaiac?

D Neuhauser, and AM Lweicki

The six sequential stool guaiac protocol has been advocated for screening of colonic cancer. Analysis of the expenditures involved in such a program shows that the cost of detecting cancer rises exponentially so that the marginal cost of the sixth test may be 20,000 times the average cost. The marginal cost is decreased with lower test sensitivity and increased with lower prevalence of colonic cancer. This result shows that even an inexpensive test can become quite costly in terms of cases detected. The marginal cost per case detected depends on the prevalence of the condition in the population screened and the sensitivity of the test applied.

121

Custos Marginais em Sade

Neuhauser D, Lewicki AM. What do we gain from the sixth stool guaiac? N Engl J Med. 1975;293:226-8.

122

Custos Marginais em Sade

Neuhauser D, Lewicki AM. What do we gain from the sixth stool guaiac? N Engl J Med. 1975;293:226-8.

123

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

41

ECONOMIA DA SADE - UFRGS

2/4/2010

Bibliografia
Bibliografia recomendada: Folland (2008, cap. 1), Andrade e Lisboa (2001), Del Nero (1995), Barros (2009, cap.1). Leitura suplementar: Notas de aula do prof. Gicomo; Zweifel & Breyer (1997, cap. 1), Arrow (1963), Johnson-Lans. (2006, cap. 1), Phelps (2003, cap.1)

124

Introduo Economia da Sade


Prof. Gicomo Balbinotto Neto UFRGS

PROF. GICOMO BALBINOTTO NETO

42

You might also like