You are on page 1of 87

Educao Corporativa

Arquitetura e Instalao

Matriz - Av. Braz Leme, 1.717 - 02511-000 - So Paulo - SP - Brasil. Tel.: 55 (11) 3981 - 7001 www.microsiga.com.br
Todos os direitos reservados.

Arquitetura e instalao Definies Camadas do Protheus 10 Aplicativos do Protheus 10 Instalao do Protheus 10 Parmetros do Atalho do TOTVS Application Server (TotvsAppServer) Arquivos de Configuraes Totvs Development Studio (TotvsDevStudio) Atualizao e e Backup do Protheus 10 Configurao do Protheus 10 Configurao do TOTVS DBAcess Utilizando o TOTVS DBAccess Configuraes de Servios Configurao do Balanceamento de Carga Modelo Base do TOTVSAppServer.INI Configurao do TOTVS Smart Client Protheus 10 Monitor Instalando o TOTVS Smart Client Auto-Atualizao do TOTVS Smart Client Web Print e WebSpool Viso Tcnica

3 3 4 6 6 20 27 28 29 38 48 54 64 66 69 71 72 74 79 81 82

Arquitetura e Instalao

Sumrio

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e instalao
Objetivos instrucionais do curso
So habilidades e competncias precisas e especficas que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem: a) Conceitos a serem aprendidos: - princpio epistemolgico do Protheus; - nomenclatura Microsiga; b) Habilidades a serem dominadas: - domnio conceitual do Sistema; - capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; c) Tcnicas a serem aprendidas - operacionalizao do ambiente; d) Atitudes a serem desenvolvidas: - capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente; - capacidade de execuo.

Objetivos especficos do curso


Ao trmino do curso, o treinando dever ser capaz de: Dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga.

Anotaes

Definies
Caractersticas da Tecnologia
O Protheus 10 uma tecnologia desenvolvida a partir do Sistema Advanced, que teve a Inteligncia toda, dividida em quatro Camadas saber: Servidor de Aplicao TOTVS Application Server (TotvsAppServer), TOTVS Smart Client Protheus (TotvsSmartClient), Repositrio de Funes (RPO) e Banco de Dados. Ou seja, uma aplicao Windows 32 bits, se encarrega: do Gerenciamento das Conexes, da Execuo do Cdigo ADVPL e do Acesso aos recursos de Banco de Dados atravs do Codebase, ADS, Btrieve, Ctree ou do TOTVS DBAccess.

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

uma Aplicao Thin-Client, que realiza apenas a Interface com o usurio.

Principais Caractersticas da Tecnologia Protheus 10


Possibilidade de grande variao de Topologias de Redes e Processamentos Distribudos; Baixo Trfego de Rede TOTVS Application Server e o TOTVS Smart Client Protheus Utilizao de Configuraes, possibilitando o uso de Conexes Simultneas, atravs de Protocolos diferentes e o acesso a diferentes Repositrios de APOs e Diretrios (O que permite o uso de Diferentes Idiomas e Interfaces acessando a mesma Base de Dados); Diferentes possibilidades de Impresso de Relatrios; Na verso Protheus 10, pode-se emitir os Relatrios de quatro formas: - Em Disco; - Via Windows; - Direto na Porta; - Via E-mail.

As Impresses realizadas Via Windows podem ser impressas no Servidor; , As Impresses realizadas em Disco baixam o Trfego na Rede; , Os Relatrios em Disco so sempre mantidos no Servidor enviando, apenas osdados, para as Estaes , , .

Dica

Anotaes

Camadas do Protheus 10
O Protheus 10 dividido em quatro Camadas, para a operao. So elas:

Servidor de Aplicao - TOTVS Application Server


O Protheus TOTVS Application Server (TotvsAppServer), a aplicao encarregada da Compilao e Execuo do Cdigo em (ADVPL), no qual o Protheus 10, foi escrito a partir da Verso 5.07. Na Linguagem ADVPL, as rotinas so mantidas em APOs (Protheus 10 Objects) individuais em Repositrios. Isso permite que as mesmas sejam carregadas e descarregadas dinamicamente da memria da mquina onde o Servidor est sendo executado, ou seja, de acordo com a necessidade de execuo dos Terminais conectados.

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Isso facilita a atualizao aps correes de No Conformidades ou Criao de Melhorias, poisapenas os APOs modificados necessitam ser atualizados. Desse modo, a Performance Alta e no requer muito da mquina, para a execuo do servidor.

Terminais Thin - TOTVS Smart Client Protheus


O TotvsSmartClient, a aplicao encarregada da Interface com o usurio. No existe Processamento Local, por isso o Trfego de Rede entre o Terminal e o Servidor de Aplicao Baixo, tratando apenas de comandos, para o Desenho das Telas e tratamento do Teclado e Mouse.

Base de Dados
O Acesso aos Dados realizado pelo Servidor de Aplicao, atravs do padro ISAM (Codebase), ADS (Para padro DBF), ou do TOTVS DBAccess (Para padro SQL). Para Bases de Dados (SQL), existe total suporte a Stored Procedures. Na verso Protheus 10, todas as Bases de Dados tm suporte a Controle de Transaes, inclusive a Base de Dados (Padro DBF). O Protheus 10, permite a utilizao de Tecnologias de Replicao de Dados, como o CISASync ou o prprio MSSQL Server.

Repositrios de APOs
nesta parte do sistema que estaro os Programas escritos em ADVPL, serem acionados para a execuo de determinadas tarefas. atravs dos Repositrios de Apos, que poderemos incluir Novas Customizaes no sistema. O Repositrio APO, um Arquivo Binrio Compilado, que por sua vez no pode ser Editado ou Modificado, pois tratam os programas desenvolvidos pela MICROSIGA.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

Aplicativos do Protheus 10
O Protheus 10, possui basicamente, quatro aplicativos utilizados com diferentes finalidades. So eles: TOTVS Application Server (TotvsAppServer) TotvsAppServer.exe Trata-se do Servidor de Aplicao do Protheus 10. Esta a parte do sistema que ser executada no Servidor e ser responsvel pela Comunicao entre o Cliente, a Base de Dados e o Repositrio de Apos. TOTVS Smart Client Protheus - (TotvsSmartClient) TotvsSmartClient.exe o Terminal Thin-Client, responsvel pela interface com o usurio. o Remote que utilizamos, para interagir com todo o sistema, ele poder ser instalado de duas maneiras: no Servidor de Aplicao ou nas prprias Estaes de Trabalhos. Totvs Development Studio (TotvsDevStudio) TotvsDevStudio.exe Trata-se do Ambiente de Desenvolvimento Integrado do Protheus 10. atravs deste Aplicativo, que iremos realizar todos os acessos aos Repositrios de Apos (Compilao de Customizaes, Visualizao de Funes existentes, etc...).Alm de Depurar Programas Customizados. TOTVS Monitor Protheus (TotvsMonitor) TotvsMonitor.exe Trata-se do Ambiente de Monitorao do Protheus 10. Atravs do TotvsMonitor, poderemos interagir com os Usurios Conectados ao Sistema, Analisar os Programas em Uso, Derrubar Conexes Pendentes, Enviar Mensagens ao Usurios, e t c . . .

Anotaes

Instalao do Protheus 10
Neste tpico do curso, iremos Instalar o TOTVS Application Server e o TOTVS Smart Client Protheus , juntamente com todas as Ferramentas que o Protheus 10, disponibiliza. O primeiro passo para instalao do Protheus 8 a instalao do TOTVS Application Server. A instalao do TotvsAppServe, assim como do TotvsSmartClient e das Ferramentas auxiliares (TotvsDevStudio, MPDump e o TotvsMonitor) realizada, atravs do Instalador do Server, localizado no CD do Protheus 10.

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Este programa de instalao permite ao administrador instalar o Protheus 8 de dois modos:

Exerccio 01 - Como Instalar o Protheus, para Ambientes Codebase: AutoRun


O AutoRun executado automaticamente se o Windows estiver configurado com este recurso. Porm, possvel execut-lo atravs do comando: X:\AUTORUN.EXE onde: X a unidade de CD-ROM

Execuo dos seguintes programas a partir do respectivo CD


Instalao do Server no Windows (Discos 1 e 2) WINDOWS\TOTVS APPLICATION SERVER\DISK1\SETUP.EXE Instalao do Remote no Windows (Disco 1) WINDOWS\TOTVS SMARTCLIENT\SETUP.EXE Instalao do Help no Windows (Disco 3) WINDOWS\PROTHEUS 10 HELP\PORTUGUESE\SETUP.EXE 1. Coloque o CD-ROM no drive e aguarde a exibio da tela de abertura conforme a seguir.

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

Na parte inferior da tela, so apresentados os idiomas disponveis para apresentao do instalador do Protheus. Clique no cone correspondente ao idioma que deseja utilizar. No lado direito da tela, so apresentadas as opes dos aplicativos para instalao: Instalao do TOTVS Application Server Instalao do TOTVS Smart Client Instalao do TOTVS DBAccess Instalao do TOII - TOTVS Office Interface Instalao do Protheus Search 2. Clique na opo TOTVS Application Server . O instalador ser iniciado. A janela de Bem-vindo apresentada.

Anotaes

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

3. Clique no boto Avanar para prosseguir. Contrato de Licena

Leia o contrato de licena com ateno e clique no boto Sim para prosseguir. Diretrio de Instalao do TOTVS Application Server

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

Indique o caminho onde o TOTVS Application Server deve ser instalado. Clique no boto Avanar para prosseguir.

Dica

Recomenda-se o uso do diretrio padro de instalao para que o processo de suporte e treinamento seja facilitado. Evite o uso de unidades lgicas (drives de rede), para tanto utilize sempre o computador que faz o papel de servidor para efetuar a instalao. Com isso, diminuise o risco de erros em eventuais desinstalaes do sistema

Atualizao/Primeira Instalao

Caso seja uma Atualizao de Verso - informe o diretrio onde est instalada a verso 7.10 do Protheus. Aps a instalao, o kernel do AP7 continuar a existir, porm, os dados j estaro prontos para a atualizao da verso. Este diretrio ir conter os dados (SYSTEM, DATA, SPOOL, etc). Consulte no help A estrutura de diretrios do Protheus .

Dica

importante, antes de iniciar a atualizao, fazer backup das bases de dados, arquivos de configuraes (dicionrio de dados, parmetros, tabelas, CNAB, SISPAG, etc), menus e programas especficos dos usurios. Aps a instalao, atualize os atalhos de acesso ao TOTVS Application Server e TOTVS Smart Client para o novo caminho e execute o programa Assistente de Configurao para importar o arquivo de configurao .INI.

Anotaes

10

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Caso seja a Primeira Instalao - indique o caminho onde os arquivos de dados do Protheus 8 devem ser gravados. Clique no boto Avanar para prosseguir. Idioma do Sistema/Base de Dados Utilizada

Nesta tela, deve-se selecionar: 1. Os tipos de repositrios disponveis no Protheus: TOTVS DBAccess (integrado com todos os tipos de banco de dados disponveis para esta aplicao), ADS (Advantage Database Server) para NT Novell NetWare, ISAM padro DBF ou c-tree. Neste momento, pode-se optar por apenas uma base de dados, porm, atravs de alteraes no arquivo de configurao do TOTVS Application Server e cpia do repositrio correto, possvel fazer com que a mesma instalao do Protheus utilize dois tipos de base de dados. 2. O idioma do RPO a ser instalado. 3. O pas para instalao do arquivo SXS<pas>.TXT Este arquivo gravado no diretrio\Protheus_ . Data\SYSTEMLOAD, sendo responsvel pela criao dos dicionrio de dados e demais arquivos especficos para o pas selecionado. 4. Clique no boto Avanar para prosseguir.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

11

Instalao de DLLs

Clique no boto de opo Sim se utilizar os ambientes de Automao Comercial, desta forma, sero instalados os arquivos de DLLs para comunicao com os perifricos homologados. Verificao das Configuraes de Instalao

12

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Verifique as configuraes de instalao e confirme o seu incio, clicando no boto Avanar. Se precisar alterar alguma opo, clique em Voltar. Processo de Instalao

Informadas as variveis de instalao, iniciado o processo de descompactao e cpia dos arquivos. Solicitao do Disco 2

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

13

Para prosseguir a instalao, necessrio inserir o CD de instalao nmero 2. Aps a substituio dos CDs, clique no boto OK. Servidor de Licenas

Nesta janela, deve-se informar o nome ou endereo IP (prefervel) do Servidor de Licenas e aporta de conexo. Se o equipamento onde o TOTVS Application Server est sendo instalado tambm for o Servidor de Licenas, deve-se marcar a caixa Este servidor tambm um servidor de licenas .

Assistente de Configurao do Protheus 8

O programa de instalao prepara o TOTVS Application Server com as configuraes mnimas para a sua correta execuo. Porm, pode-se configur-lo atravs da manuteno do arquivo de configuraes (TotvsAppServer.INI). As configuraes so mantidas em diferentes sees de Environments, conforme a estrutura do arquivo de configuraes. No Windows, possvel configurar o arquivo TotvsAppServer.INI utilizando este Assistente de Configurao do TOTVS Application Server. Alm disso, o assistente permite a instalao e configurao dos mdulos Web do Protheus: GE - Gesto Educacional, Portal Protheus, DW - Data Warehouse, BSC - Balanced Scoredcard, WPS - WebPrint/ WebSpool, RH On-line - Terminal do Funcionrio e WS - Web Services. Clique no boto No se no desejar executar o Assistente de Configurao, neste momento. O Assistente de Configurao pode ser acessado aps a instalao, atravs do menu Iniciar, pasta Protheus 10/ Ferramentas/Assistente de Configurao . Caso seja deseje executar o assistente de configurao, clique no boto Sim Consulte ao final deste guia . as informaes sobre as sees do arquivo de configurao do servidor (TotvsAppServer.INI).

14

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Instalando o Help
Para consultar a documentao on-line, necessrio instalar o Disco 3 - Help do Protheus 10. A documentao acessada a partir dos ambientes do Protheus, pela tecla[F1].

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

15

A instalao do Protheus 8 Help ocupa cerca de 900Mb. 1. Coloque o CD-ROM do Help do Protheus 10 no drive e aguarde a exibio da tela de abertura conforme a seguir.

So apresentados os idiomas disponveis para exibio das telas do instalador do Protheus 10 Help. Clique no cone correspondente ao idioma que deseja utilizar. No lado direito da tela, apresentada a opo Protheus 10 Help para instalao. 2. Clique na opo Protheus 10 Help .

Anotaes

16

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

O Install Shield ser iniciado. A janela de Bem-vindo apresentada.

3. Clique no boto Avanar para prosseguir. Contrato de Licena

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

17

Leia o contrato de licena com ateno e clique no boto Sim para prosseguir. Diretrio de Instalao dos Arquivos de Help

Nesta janela, deve ser informado o diretrio de instalao dos arquivos de helps. Clique no boto Avanar . Localizao do TOTVS Application Server

18

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Nesta janela, deve ser informado o diretrio onde est instalado o Protheus 8 Server para que seja configurado corretamente pelo programa de instalao. Clique no boto Avanar. Processo de Instalao

Com a configurao da instalao do help, ser iniciado o processo de cpia dos arquivos. Este procedimento configura o acesso aos helps a partir do TOTVS Application Server, caso o usurio queira utilizar outro servidor de help, poder copiar os arquivos instalados para outro servidor e alterar o arquivo TotvsAppServer.INI, indicando a sua nova localizao, atravs da configurao da chave PATH da seo HTTP e da chave HELPSERVER do ambiente utilizado. Para isto, pode ser utilizado o Assistente de Configurao do TOTVS Application Server.

Servidor de Licenas
A Microsiga envia, junto aos CDs de instalao do Protheus 10 (exceto quando se tratar de atualizao) um hardware de proteo que tem por objetivo a segurana de suas informaes usando algoritmo de criptografia (recurso para proteo de mensagens eletrnicas), baseados em chaves de 128 bits, liberando mecanismos mais eficientes para proteger o sistema contra acessos indevidos. Aliado a isso, mais agilidade no processo de liberao de senhas e grande ganho de performance nos processos de controle aos acessos simultneos so obtidos. O servidor de licenas deve ter conectado o Hardlock (dispositivo de segurana) na porta paralela ouUSB e o driver do dispositivo instalado (se necessrio).

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

19

Para cada contrato de manuteno, a MICROSIGA est enviando um Hardlock, que pode ser HASP ouProteq/SafeNet. A seguir, so descritos os procedimentos de instalao de cada dispositivo.

Dispositivo com interface USB

Dispositivo com interface paralela

Parmetros do Atalho do TOTVS Application Server (TotvsAppServer)


Para iniciarmos o (Aplicativo TotvsAppServer.exe), devemos inicialmente entender seus (Parmetros de Inicializao): Parmetro (-Console) ou (-Debug) como uma janela console. Executado como uma (Janela Console), as informaes recebidas das conexes com o TOTVS Application Server (TotvsAppServer) conectados so exibidas diretamente na tela do console do TOTVS Application Server (TotvsAppServer), bem como informaes de (No Conformidades), e a execuo do TOTVS Application Server (TotvsAppServer) pode ser interrompida com o pressionamento da combinao de teclas [Ctrl]+[Break]; Parmetro (-Install) Se o TOTVS Application Server (TotvsAppServer), no for instalado como um (Servio do NT), durante a Instalao, isto pode ser realizado, executando-o com a opo de (Linha de Comando). Ao optar por executar o TOTVS Application Server (TotvsAppServer), como um (Servio do NT), durante o processo de Instalao, o mesmo ser adicionado (Lista de Servios do NT) e iniciado. O administrador poder ento (Iniciar ou Parar o Servio), atravs do Item (Services), do (Painel de Controle do Windows NT) ou ainda remov-lo do servio, atravs do Parmetro (-Remove). Para remov-lo da (Lista de Servios do NT), pode-se execut-lo com a opo de Linha de Comando). Exerccio 2 Como Configurar os Parmetros do Protheus 8 Server (MP8 Server ): 1. Acesse o Windows Explorer; 2. Localize a pasta C:\PROTHEUS10\BIN\ APPSERVER \ 3. Crie um Atalho do Arquivo TOTVSAPPSERVER.EXE, para a rea de Trabalho,do Windows; 4. Clique com o boto diteito do mouse no Atalho e selecione a opo Propriedades; 5.Clique na pasta Atalho e observe que o caminho do atalho deve ser: C:\PROTHEUS10\BIN\ APPSERVER \ TOTVSAPPSERVER.EXE;

20

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

6. Acrescente o Parmetro -Console, no Final do Atalho, para que o Protheus 8 Server (MP8 Server), possa ativar a console do Protheus8, informando os dados a seguir: C:\PROTHEUS10\BIN\APPSERVER\ TOTVSAPPSERVER.EXE CONSOLE;

7. Confira os dados e confirme a Configurao do Parmetro do Atalho do TOTVS Application Server . Parmetros do Atalho do TOTVS Smart Client Protheus (TotvsSmartClient) O TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), pode receber (Parmetros de Inicializao), assim como o TOTVS Application Server (TotvsAppServer). Estes Parmetros, servem para configurarmos o Inicializao. TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient) em sua

As opes de Linhas de Comando, do TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient) so as seguintes: Q (Quiet) Indica que o TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), no dever mostrar o Splash (Imagem de Apresentao) e a tela de identificao de Parmetros Iniciais, necessita ser acompanhada da (Clusula P); P (Main Program) Identifica o Programa (APO) Inicial; E (Environment) Nome da Seo de Environment, no (Ini do Server), que ser utilizada, para definies gerais;
Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

21

C (Connection) Nome da Seo de Conexo, que ser utilizada, para a conexo ao TOTVS Application Server (TotvsAppServer); L (TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient) Log File) Para No Conformidades, que ocorram no TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), (Antes que este possa se conectar ao TOTVS Application Server (TotvsAppServer)), gerado um Arquivo de Log, no diretrio de execuo do TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient); Este arquivo tem o nome definido pelo nome do executvel (TotvsSmartClient), mais um Caracter de Underline (_), mais o Nome da Mquina em que o TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient) est sendo executado com a extenso (.LOG). Esta opo permite informar um nome especfico para a gerao deste Arquivo de Log, visando automatizaes especficas que necessitem saber quando uma No Conformidade, ocorreu no TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient). Por exemplo: Impossibilidade de Conexo; M (AllowMultiSession) Permite multiplas instncias (Cpias) do TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), na mesma mquina. Default: No permite. Exerccio 3 Como Configurar os Parmetros do Atalho do Protheus 8 (MP8 Remote): 1. Acesse o Windows Explorer; 2. Localize a pasta C:\PROTHEUS10\BIN\SMARTCLIENT; 3. Crie um Atalho do Arquivo TOTVSSMARTCLIENT.EXE, para a rea de Trabalho, do Windows; 4. Clique com o boto direito do mouse no Atalho Criado; 5. Selecione a opo Propriedades; 6. Clique na pasta Atalho e observe que o Caminho do Atalho, deve ser : C:\PROTHEUS10\BIN\SMARTCLIENT\ TOTVSSMARTCLIENT.EXE 7. Acrescente os Parmetros informando os dados a seguir: , C:\PROTHEUS10\BIN\SMARTCLIENT\ TOTVSSMARTCLIENT.EXE Q P=Sigacom E=Environment;

Anotaes

22

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

8. Confira os dados e confirme a Configurao dos Parmetros do TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient) . Acessando o Protheus 10 pela Primeira Vez Exerccio 04 - Como Acessar o Protheus pela Primeira Vez: 1.Execute o Servidor do Protheus 10 atravs do cone TotvsAppServer; ,

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

23

2. Execute o Client do Protheus 10 atravs do cone TotvsSmartClient; , 3. Confira os dados e confirme os Parmetros Iniciais;

4.Escolha o tema de interface desejada

Anotaes

24

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

5. Confirme a O Usurio e Senha em Branco;

5. Confirme a Data BaseEmpresa/Filial e Ambiente; ,

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

25

5. Confirme a Data BaseEmpresa/Filial e Ambiente; ,

6. Os arquivos de Helps dos Campos sero atualizados; , 7. Na janela Localizao selecione Brasil e confirme; ,

8. Agora o Protheus 8 ir criar os Arquivos Customizadores , . 9. Ao aparecer a janela Diretrio dos Arquivos de Dados a partir do Servidor , , selecione o diretrio \Data\ confirme-a. ,

Anotaes

26

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Dica

Neste momento j temos todo o Ambiente pronto, para iniciar os Testes necessrios, para a Efetiva Implementao do Protheus 10.

Anotaes

Arquivos de Configuraes
A partir de agora, iremos conhecer um pouco mais sobre os Arquivos de Configurao do Protheus 10. Dentre eles, aprofundaremos nosso conhecimento no arquivo (TotvsAppServer.INI), que o Arquivo de Configurao, utilizado pelo TOTVS Application Server (TotvsAppServer) e no arquivo (TotvsSmartClient. INI), que indica as configuraes, para o TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient). A saber, existem os seguintes Arquivos de Configurao no Protheus 10os quais esto localizados na pasta (\BIN), no diretrio raiz, do Protheus 10: TotvsAppServer.INI: Atravs dele poderemos configurar praticamente todas as Funcionalidades disponveis no Protheus 10. TotvsSmartClient.INI: Aqui realizaremos as configuraes pertinentes ao TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), tais como: Direcionar a Conexo, Definir Protocolos Utilizados entre outros;

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

27

TotvsDevStudio.INI: Neste arquivo ficam gravadas todas as opes do TOTVS Development Studio(TotvsDevStudio), tais como: Posio de Janelas, Fonte Utilizada, ltimos Arquivos Abertos, Preferncias de Idioma, Diretrio para Localizao de Fontes entre outros. (Este arquivo no deve ser alterado manualmente); Adslocal.CFG: Este arquivo permite diversas configuraes como: Nmero de Usurios, Nmero Mximo de Tabelas a serem abertas, Nmero de Workreas disponveis entre outros. (Este arquivo s utilizado para instalaes que possuam o Parmetro LOCALFILES = ADS no Arquivo , (TotvsAppServer.INI)); TotvsDevStudio.CFG: Aqui ficam guardadas todas as Configuraes de Comunicao, realizadas no Totvs Development Studio (TotvsDevStudio). (No deve ser alterado manualmente).

Anotaes

Totvs Development Studio (TotvsDevStudio)


A Ferramenta de Desenvolvimento Protheus Totvs Development Studio (TotvsDevStudio), a Ferramenta de Edio, Compilao e Depurao de Erros da MICROSIGA. Com esta Ferramenta, podemos aplicar Paths que so as Correes e/ou Atualizaes que a MICROSIGA, envia a seus clientes. A Ferramenta de Desenvolvimento TotvsDevStudio est apta a reconhecer a sintaxe da Linguagem ADVPL, que uma Linguagem Proprietria da MICROSIGA. A Ferramenta de Desenvolvimento Protheus Totvs Development Studio (TotvsDevStudio) o nico modo de compilar os Arquivos de Programas em APOs, para serem registrados no TOTVS Application Server (TotvsAppServer) . Para a utilizao da Ferramenta de Desenvolvimento Protheus Totvs Development Studio (TotvsDevStudio), alguns pontos devem ter ateno especial: A Instalao da Ferramenta de Desenvolvimento Protheus Totvs Development Studio (TotvsDevStudio), deve ser realizada atravs do mesmo Programa de Instalao do TOTVS Application Server (TotvsAppServer) ; Aps a Ferramenta Ferramenta de Desenvolvimento ProtheusTotvs Development Studio (TotvsDevStudio), ter sido instalada.

28

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Para iniciarmos Ferramenta de Desenvolvimento Protheus Totvs Development Studio (TotvsDevStudio), devemos ter necessariamente o TOTVS Application Server (TotvsAppServer), iniciado na mesma mquina.

Anotaes

Atualizao e e Backup do Protheus 10


Nomenclaturas do Protheus 10
As principais Nomenclaturas do Protheus 10, so referentes rotinas de Atualizao e Desenvolvimento. So elas:

Build
Verso completa do sistema com seus Executveis, Dlls e RPO completo. O Build do sistema pode ser identificado atravs das seguintes opes Ajuda + Sobredentro de qualquer , Mdulo do sistema, ou na Tela de Console do TOTVS Application Server (TotvsAppServer).

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

29

Repositrios RPO
Arquivos Binrios Compilados, os quais contm Instrues de Funcionamento, como Funes eAplicaes de todos os Mdulos do ERP, utilizadas pelo Protheus 8 e seguem a seguinte nomenclatura: TTDP101.RPO Onde: TT Totvs 101; D Tipo de banco de Dados. Exemplo: D=Codebase, A=ADS, T=Top Connect, C=Ctree, B=Btrieve); P Lngua. Exemplo: P=Portuguese, E=English, S=Spanish 101 Verso do Protheus 10.1. RPO Identifica que se trata do Repositrio de Objetos.

Patch
Arquivos de Correes para o RPO. Sua finalidade a correo do Arquivo Binrio que contm as Funes utilizadas pelos Mdulos do sistema, a fim de se evitar que seja necessrio Atualizar o RPO por completo, sempre que uma Funo for corrigida. Sua Nomenclatura a seguinte: TTDP101.PAT Onde: TT Totvs 101; D Tipo de banco de Dados. Exemplo: D=Codebase, A=ADS, T=Top Connect, C=Ctree, B=Btrieve); P Idioma

30

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Exemplo: P=Portuguese, E=English, S=Spanish 101 Verso do Protheus 10.1. PAT Identifica que se trata do Arquivo de Correo do RPO.

Os arquivos de Patch tambm pode ter as seguintes extenses: PTM, PAK, UPD e etc.
Fique atento

ADVPL
a Linguagem de Programao, desenvolvida e utilizada pela MICROSIGA no que diz respeito Customizaes de Funes, que sero implementadas no Protheus 10. Essa linguagem utiliza o Padro (Xbase), ou seja, uma Linguagem Estruturada e sua extenso sempre ser (.PRW).

Atualizao de BUILD
A Atualizao da Build consiste em atualizar todas as alteraes realizadas, dentro da estrurutra do Protheus 8, como por exemplo, as Dlls, os Executveis, as Correes dos Utilitrios, os Aplicativos e etc... recomendado que se atualize a Build a cada 3 (Trs) meses, pois normalmente, esse o perodo em que o (FTP da MICROSIGA) atualizado, com excesso da Path, que no tem data exata para a Atualizao. Exerccio 05 Como realizar Atualizaes de Builds: 1. Faa o Backup dos seguintes Diretrios: BIN, APO, INCLUDE, que se localizam no diretrio Protheus10; 2. Para as atualizaes de build verso 10, acesse o site da Microsiga www.microsiga.com.br, no link Portal do Cliente Para acesso aos clientes ativos, necessitando de usurio e senha. .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

31

3 . Pesquise pela Palavra Chave Protheus10 e Categoria Binrio TOTVSTec e clique em Bucar.

32

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

4. Faa o Download do Binrio TOTVSTec para Plataforma Windows que contem Componentes: appserver, smartclient e smartclientactivex. Build 7.00.070518A

5 . Na sequncia, pesquise novamente pela Palavra Chave Protheus10 e Categoria Repositrio de Objetos e clique em Bucar.

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

33

6. Faa o Download do Repositrio de Objetos, de acordo com seu ambiente de trabalho (Code Base, Ctree ou Top Connect). 7 . Para baixar Updates, proceda da mesma forma como foi feito anteriormente, mas Categoria busque por Update de Programas

Neste exemplo de busca no existia Update de Programas para data pesquisada. 8 . Para baixar Patchs, proceda da mesma forma como foi feito anteriormente, mas Categoria busque por Patch de Programa.

Anotaes

34

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Neste exemplo de busca no existia Update de Programas para data pesquisada.

Verifique sempre as Datas dos Arquivos que voc estiver fazendo o Download para garantir que no estar , , sobrepondo uma Atualizao que j se encontra correta; , Por praticidade, crie um diretrio com o nome \Download\ no Diretrio Raiz de instalao do Protheus 10, pois assim , ficar mais fcil controlar (Documentar) os Arquivos de Atualizao;
Dica

comum, s vezes, a pasta \UpDate\ se encontrar vazia, isso indica que o RPO que se encontra no Link de Atualizao , j est com a ltima Pach aplicada. , A Atualizao da Patch assim como as Outras Atualizaes exige que se tenha Acesso Exclusivo ao sistema (No , , deve existir nenhum usurio utilizando o mesmo).

Exerccio 06 Como realizar as Atualizaes: 1. Descompacte os arquivo Binrio TOTVSTec.ZIP a partir dele, trs novos aquivos compactados sero , gerados: P10APPSERVER.ZIP P10SMARTCLIENT.ZIP P10SMARTCLIENTACTIVEX.ZIP

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

35

Agora proceda da seguinte forma: 2. Descompacte o arquivo P10APPSERVER.ZIP dentro do diretrio Protheus10\Bin\AppServer\; , 3. Descompacte o arquivo P10SMARTCLIENT.ZIP dentro do diretrio Protheus10\Bin\SmarClint\; , 4. Descompacte o arquivo P10SMARTCLIENTACTIVEX.ZIP dentro do diretrio Protheus10\Bin\SmarClint , _ActiveX\; 5. Descompacte os arquivo Repositrio de Objetos.ZIP a partir dele, um novo aquivo compactado ser , gerado: 6. Descompacte o mesmo, dentro do diretrio Protheus10\Apo\; 7 . Os arquivos de Update de Programas e Patch de Programa, devero ser descompactados dentro do diretrio do Protheus10 no subdiretrio Update ou em um diretrio criado para Download pelo usurio, pois sua aplicao diferente das demais; Exerccio 07 Como Atualizar e Aplicar Patchs: 1. Acesse o Aplicativo MP8IDE;

36

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

2 . Verifique se h uma Configurao de Ambiente criada, caso contrrio, ser necessrio cri-la;

3 . Clique na opo Ferramentas em seguida, Atualizao de repositrio; , 4 . Ser necessrio informar o Usurio e Senha do Administrador;

5 . Posicione com o cursor sobre o mesmo, confirme e Aplicao da Patch ser iniciada. ,

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

37

Configurao do Protheus 10
TOTVS Wizard - Assistente de Configurao
O TOTVS Wizard um assistente para configurao do TOTVS Application Server e para instalao e configurao dos mdulos Web, como: GE - Gesto Educacional, PP - Portal Protheus, DW Datawarehouse, BSC - Balanced Scored Card, WPS - WebPrint/WebSpool, RH On-line - Terminal do Funcionrio, WS - Web Services, GPR - Gesto de Pesquisas e Resultados e GAC - Gesto de Acervos. Atravs do TOTVS Wizard, possvel configurar os seguintes tpicos: Ambientes; Servidor de Licenas; Mdulos Web; Servidor Internet (HTTP/FTP); Hosts / URLs HTTP; Processos Comuns; Processos WEB / WEBEX; Conexo (Server/Remote); TOTVS DBAccess; Servidor CTREE; Balanceamento de Carga; Servio do Windows NT/2000 (*); Geral. Protheus Search (*) Esta opo apenas ser apresentada caso o TOTVS Application Server esteja sendo executado em um ambiente Microsoft Windows. O TOTVS Wizard executado automaticamente ao final da instalao do Protheus 10, por meio do assistente de instalao do CD do Protheus. Porm, aps a instalao do Protheus, tambm possvel execut-lo pela opo Assistente de Configurao do Servidor na pasta Protheus 10\Ferramentas , no menu Iniciar do Windows, ou pelo aplicativo TotvsWizard.exe disponvel no diretrio \BIN\ , SmarClient . importante ressaltar que a maioria das configuraes editadas por este Assistente apenas tero validade quando o servidor do Protheus for finalizado e reiniciado. Porm, determinadas configuraes podem ser reconhecidas sem que o TOTVS Application Server seja reiniciado, e j passarem a fazer efeito, inclusive interferindo nos processos (Threads) em execuo no servidor, o que pode acarretar em problemas no processamento. Portanto, recomendvel que a utilizao deste assistente seja realizada sem que existam processos em execuo no servidor e sem que existam usurios ou estaes remotas conectadas ao TOTVS Application Server. Ao ser executado, o TOTVS Wizard identifica, no arquivo de configuraes do TOTVS Application Server(totvsappserver.ini), as configuraes atualmente definidas e apresenta a janela principal de trabalho do assistente.

38

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Exerccio 08 Como acessar o Assistente de Configurao do Protheus 10: 1. Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor; 2. Caso o sistema apresente uma tela solicitando o Caminho para a localizao do arquivo TOTVSAPPSERVER.INI basta informar o Caminho a seguir: , PROTHEUS10\BIN\APPSERVER 3. O Assistente ser carregado com sucesso.

Configuraes de Ambientes
As sees de Ambiente, ou Environment, so criadas para identificar o comportamento e execuo do TOTVS Application Server para as conexes clientes. Quando o Protheus Remote se conecta ao TOTVS Application Server, deve informar, entre outros parmetros, o nome do Ambiente utilizado para que o TOTVS Application Server prepare a execuo daquele terminal. no Ambiente que informaes como o idioma, a verso e o banco de dados utilizado so configuradas. Quando o Protheus Remote se conecta e informa o Ambiente que ser utilizado, o TOTVS Application Server executa os procedimentos necessrios: abre o repositrio de objetos compilado parao idioma, banco de dados e verso indicados, e realiza a conexo com o banco de dados selecionado. possvel, atravs da configurao de mais de um ambiente, utilizar um Server Protheus para executar simultaneamente mais de uma aplicao Advpl, com ambientes completamente independentes, utilizando apenas uma instncia do TOTVS Application Server. muito comum a criao de mais de um ambiente para o Protheus. Geralmente so criados os ambientes Teste, Produo e Desenvolvimento.
Todos os direitos reservados. Arquitetura e Instalao

39

Exerccio 09 Como configurar Ambientes: 1. Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor; 2 . Clique na opo Ambientes e posicione no ambiente desejado; 3 .Na barra de ferramentas clique no icone Editar Ambiente; e verifique os Parmetros do Ambiente Padro da Instalao analisando os dados a seguir: , 4 . Clique nos seguintes botes Avanar e Finalizar para encerrar esta Configurao , .

Configurao de Ambiente para Testes


Exerccio 10 Como configurar Ambientes para Testes: 1 . Duplique as Pastas informando os dados a seguir: ,

Nova Pasta C:\ Protheus10 \ apo2 C:\ Protheus10 \ dataTST C:\ Protheus10 \ systemTST

Descrio Repositrio Independente Base de dados Independente Configuraes Independentes

Anotaes

40

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Retorne ao Assistente de Configurao para continuarmos a Criao do Novo Ambiente; , 3 . Selecione novamente a opo Ambiente e na barra de ferramentas acima, clique no icone Novo Ambiente;

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

41

4 . Na tela que se apresenta, configure o Novo Ambiente informando os dados a seguir: ,

5. Clique no boto Avanar;

42

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

6 . Confira os dados e confirme clicando no boto Finalizar;

7 . Com o Ambiente criado nos Arquivos de Configurao devemos portanto Mapear o Arquivo de , Configurao SX2990.DBF referente a Empresa 99 a qual estamos criando o Novo Ambiente para , , , completarmos a Configurao do Ambiente; 8 . Para executarmos o Mapeamento do Arquivo SX2 vamos utilizar a Ferramenta Siga Database Utility , (APSDU) disponibilizada pela MICROSIGA, para a Edio dos Arquivos de Banco de Dados , 9 . Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + TotvsAppServer para iniciar o , TotvsAppServer.exe; 10. Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + TotvsSmartClient para iniciar , o TotvsSmartClient.exe; 11. No Parmetro Programa Inicial informe APSDU e confirme; ,

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

43

12. Com o APSDU carregado, selecione as seguintes opes Arquivo + Abrir e selecione o driver (DBFCDXADS/DBFCDXAX);

13. Na pasta C:\Protheus8\systemTST\, localize o Arquivo SX2990.DBF e confirme;

44

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

14. Note que o caminho X2_PATH mapeia o drive \DATA\ o qual devemos alterar para \DATATST\ para , , , desta maneira termos a Base de Dados independente. ,

15. Clique nas seguintes opes Utilitario + Replace e note que o APSDU abrir a Ferramenta de , Alterao conjunta; ,

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

45

16. Selecione os Campos de acordo com as informaes a seguir, para que o APSDU realize corretamente , a Troca dos Mapeamentos da Base de Dados:

Clique Aqui

Clique Adicionar

46

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

17. Confira os dados e confirme a Alterao do Mapeamento; 18. Note que o APSDU alterou o X2_PATH para \DATATST\; , ,

19. Devemos tambm alterar no X2_PATH o Mapeamento do \SYSTEM\ para \SYSTEMTST\ pois , , , existem alguns mapeamentos, para o Diretrio de Configurao; 20. Selecione as seguintes opes til + Replace e note que o APSDU abrir a Ferramenta de Alterao , conjunta. 21. Selecione os Campos de acordo com as informaes a seguir, para que o APSDU realize corretamente , a Troca dos Mapeamentos da Base de Dados:

Field Width FOR

X2_Path \ SYSTEMTST \ X2_PATH= \ SYSTEM \

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

47

22. Confira os dados e confirme a Alterao do Mapeamento; 23. Note que o APSDU alterou o X2_PATH para \SYSTEMTST\ , , . 24. Clique na opo Exit para sairmos do APSDU e estaremos aptos a utilizar o Protheus 8 com o Novo , Ambiente Teste totalmente independente do Ambiente TESTE , . Exerccio 11 Seguindo os passos executados no exerccio anterior para criao do Ambiente Teste, crie mais dois ambientes sendo Produao e Desenvolvimento seus respectivos nomes.

Anotaes

Configurao do TOTVS DBAcess


Na seo [TOTVS DBACCESS] do arquivo de configurao do TOTVS Application Server, devem ser definidas as opes de conexo padro dos ambientes (environments) configurados no Servidor. Estas configuraes permitem a definio do banco de dados utilizado, alias, servidor e demais opes. Estas informaes so apenas para ambientes que utilizam o repositrio de objetos (APO) configurado para o TOTVS DBAccess como banco de dados principal. Caso sejam utilizados mais de um ambiente com TOTVS DBAccess e exista a necessidade de estabelecer conexo com bancos de dados diferentes e/ou de estaes com outro servidor TOTVS DBAccess, possvel configurar os parmetros desta conexo com o TOTVS DBAccess na seo de configurao do prprio Ambiente (environment).

Anotaes

48

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Exerccio 12 Como instalar o TOTVS DBAccess 1. Coloque o CD-ROM no drive e aguarde a exibio da tela de abertura conforme a seguir.

Na parte superior da tela, so apresentados os idiomas disponveis para a resentao do instalador do Protheus. Clique no cone correspondente ao idioma que deseja utilizar. 2. Clique na opo TOTVS DBAccess O Install Shield ser iniciado. A janela de escolha do idioma ser apresentada. Escolha Portugus(Brasil) de d OK.

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

49

3. O Install Shield ser iniciado. A janela de Bem-vindo apresentada.

4. Clique no boto Avanar para prosseguir e ser exigida a tela de escolha do local de destino.

50

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

5. Clique no boto Avanar para prosseguir

6. Clique no boto Avanar para iniciar o processo de instalao

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

51

7. Clique no boto Concluir e finalize a instalao

Exerccio 13 Como configurar a Conexo com o TOTVS DBAccess no Protheus 10: 1 . Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor;

52

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

2 . Abra a opo TopConnect e clique no item TopConnect

3 . Clique no icone Editar Configurao; Preencha as Configuraes informando os dados a seguir: ,

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

53

4 . Clique no opo Finalizar; 5 . Confirme as telas a seguir, e o Protheus 10 estar habilitado a ,trabalhar com o TOTVS DBAcceess , .

Para Configurarmos o TocConnect devemos ter previamente instalado o Banco de Dados e tambm criado uma , Instncia de Conexo (Alias) na Fonte de Dados (ODBC) localizado no Painel de Controle do Windows, pois atravs , do ODBC que o TopConnect localiza o Banco de Dados , , . Nota sobre a Configurao do Top Connect 1. Aps instalar o Top Connect: entrar no painel de controle, ferramentas administrativas e servios. A seguir, eu devo deixar o Top Startado(automtico). Baixar do Ftp o Rpo do Top e copi-lo para a pasta Apo. 2. Instalar o Banco (por exemplo o SQL).
Fique atento

3. No Sql, Enterprise Manager, clicar no sinal de + do Microsoft Sql Servers + Sql Server Group, Nome da mquina, boto direito em Databases e New Databases. Em Name, digitar o nome do meualias, que no nosso caso deve ser Data (devido ter sido este nome que ns digitamos na criao da seo do Top) e ok. Menu console, sair. 4. No arquivo Mp8Srv.ini, no ambiente que eu estiver trabalhando, na linha Rpodb=Dbf, substituir o Dbf por Top. 5. ODBC - No painel de controle, ferramentas administrativas, fontes de dados (ODBC). System Dsn, boto Add, usar a barra vertical e localizar Sql server, boto concluir. Em name digitar Data Description: Data e Server, Localizar o endereo da mquina que esta na seo Top do arquivo Mp8Srv.ini, avanar, avanar, marcar Chenge then, selecionar Data, avanar, clicar em Change. Selecionar o idioma: Portugues, concluir, clicar em Test Data Source ok e ok. Obs.: Antes de clicar no boto adicionar(add). Eu devo selecionar a pastaFonte de dados de Sistema. Se eu selecionar fonte de dados do usurio, no funciona.

Anotaes

Utilizando o TOTVS DBAccess


Todas a configuraes e monitoramentos possveis atravs do TOTVSDBAccess ocorrem neste monitor, permitindo gerenciar informaes como: Usurios logados Bancos de dados em utilizao Ambiente dos bancos Testes de conexo Monitores de ndices Informaes gerais, etc.

54

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

TOTVSDBMonitor
Exerccio 14 - Para utilizar o TOTVSDBMonitor: 1. Acesse o cone do programa criado no sistema operacional: TOTVSDBAccess 4.1 . O sistema apresenta uma pequena janela referente s configuraes de Monitor.

2. A prxima tela apresenta as opes de gerenciamento de informaes do TOTVSDBAccess, subdividindo-as em pastas, sendo:

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

55

Informaes - relao dos dados de registro do TOTVSDBAccess. Usurios - relao dos usurios conectados ao TOTVSDBAccess. Mensagens - apresentao de mensagens referentes a erros e ocorrncias do banco de dados. Configuraes - configurao de acesso, senhas, usurios, chaves, para cada um dos bancos de dados suportados. Assistentes - configurao e monitoramento de conexes e ndices gerados. Cada uma dessas pastas apresentam os campos necessrios informao dos principais dados, fundamentais ao gerenciamento oferecido pelo TOTVSDBAccess. 4. Na barra de ferramentas da tela Monitor, esto disponveis as opes: Monitor - informaes de conexo ao servidor. Visualizar - configurao da visualizao das informaes estatsticas. Ajuda - informaes sobre o aplicativo e acionamento dos itens de ajuda. 5. Acesse cada uma das opes conforme necessidade.

Monitor
Na opo Monitor possvel dar incio s operaes de conexo do servidor e, alm disso, sair do aplicativo. Exerccio 15 - Para utilizar a opo de Monitor: 1. Na janela principal do TOTVSDBAccess, selecione a opo Monitor disponvel na barra de , ferramentas. O sistema relaciona as opes disponveis: Conectar Servidor Selecionada esta opo, o sistema apresenta uma pequena janela para informar os dados de conexo ao servidor, devendo-se preencher os campos: Servidor - informe o nmero/nome do servidor Porta - informe o nmero da porta para a conexo

56

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

2. Selecione uma das opes, conforme necessidade. 3. Na barra de ferramentas, ainda esto disponveis as opes: Visualizar Ajuda

Visualizar
Esta opo permite configurar as opes de atualizao das informaes estatsticas, dentre as opes: Rpida Normal Lenta Selecione a opo desejada at que ela esteja visualmente selecionada ( ).

Ajuda
Esta opo permite acessar os helps do TOTVSDBAccess, alm de apresentar as informaes do aplicativo.

Pasta Informaes
Na abertura do TOTVSDBMonitor apresentada a primeira pasta, Informaes com os dados de , registro do TOTVSDBAccess, verso, quantidade de usurios conectados, tabelas em uso, servidor de base etc. Exerccio 16 - Para gerenciar os dados da pasta Informaes: 1. Os dados apresentados como Informaes do TOTVSDBAccess, referem-se ao seguinte:

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

57

Verso do TOTVSDBAccess e respectiva Build Nmero de usurios registrados para utilizao Servidor em que atua o TOTVSDBAccess (o logotipo apresentado varia conforme o ambiente utilizado pelo servidor)

2. Na rea Estatsticas o monitor apresenta valores e grficos referentes a: , Usurios: quantidade de usurios utilizando o banco de dados Tabelas: quantidade de tabelas acessadas IOs/Seg.: IOs por segundo (inputs/outputs = entradas e sadas), registrando a velocidade das informaes Max IOs/Seg.: mximo de IOs por segundo, registrando a maior velocidade das informaes 3. O boto Desabilitar conexes deve ser utilizado para no permitir novas conexes no TOTVSDBAccess.

Pasta Usurios
Nesta pasta esto relacionados todos os usurios conectados ao sistema e, conseqentemente, base gerenciada. Os dados apresentados referem-se s queries enviadas ao servidor pelo usurio selecionado. Exerccio 17 - Para monitorar usurios: 1. As informaes so distribudas em colunas que, por sua vez, relacionam os seguintes dados:

58

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

ID Relaciona o nmero de identificao do usurio. Usurio Relaciona o nome do usurio. IOs Relaciona o nmero de entradas e sadas do usurio. Tabela Relaciona o nmero de tabelas movimentadas pelo usurio. Procedure Relaciona qual procedure est sendo executada. Comentrios Descreve a rotina sendo executada pelo usurio. 2.Para monitorar os processos em execuo pelo usurio est disponvel o boto Rastrear . 3.Para encerrar a conexo do usurio, clique no boto Encerrar .

Boto Atividades
O boto Atividades permite relacionar e salvar as respectivas atividades do usurio no sistema.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

59

Exerccio 17 - Para verificar as atividades de um usurio: 1. Na pasta Usurios posicione o cursor sobre o registro do usurio desejado, e clique no boto , Atividades . Ser apresentada a tela para salvar as atividades do usurio.

2. Selecione o diretrio desejado e clique no boto Salvar . Observe no arquivo salvo as atividades que estavam sendo executada pelo usurio.

60

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

O sistema retornar janela principal de usurios.

Boto Locks
O boto Locks relaciona na tela os usurios que esto utilizando o sistema no exato momento. Exerccio 18 - Para verificar as atividades de um usurio: 1. Na pasta Usurios posicione o cursor sobre o registro do usurio desejado, e clique no boto Locks , . O sistema apresenta nova tela, relacionando as informaes de atividade do usurio, divididas em quatro colunas:

Visualizar todas as threads Permite visualizar os registros bloqueados de todos usurios. Visualizar por ID - Relaciona os registros pela identificao do usurio. Ambiente - Relaciona os registros por ambiente TOTVSDBAccess. ID Relaciona o nmero da thread de identificao do usurio. Ambiente Relaciona o nome do ambiente TOTVSDBAccess. Tabela Relaciona a tabela em uso.
Todos os direitos reservados. Arquitetura e Instalao

61

Recno Relaciona o registro que est em uso para o usurio. 2. Os dados so atualizados constantemente, ou seja, estas informaes esto sempre em movimento na tela. 3. Na base desta tela, esto disponveis os botes:
Boto Salvar Fechar Funcionalidade Grava os dados apresentados at o momento. Fecha a tela de Locks.

Rastrear
O boto Rastrear relaciona na tela os usurios conectados e suas respectivas queries, ou seja, conforme as consultas vo sendo realizadas, esta tela apresenta a movimentao do usurio. Exerccio 19 - Para rastrear a atividade de um usurio: 1. Na pasta Usurios posicione o cursor sobre o registro do usurio desejado, e clique no , botoRastrear O sistema apresenta nova tela, relacionando as informaes de acesso do usurio, divididas em duas colunas: Tempo - informa o tempo utilizado para a consulta Query - descreve as consultas realizadas 2. Os dados so atualizados constantemente, ou seja, estas informaes esto sempre em movimento na tela.

62

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

3. Na base desta tela, esto disponveis os botes:

Boto Copiar Pausa Limpar Salvar Fechar Copia a linha selecionada.

Funcionalidade

Faz a pausa da tela, para checar as instrues que esto sendo enviadas para o banco de dados. Apaga os registros da tela, reiniciando o rastreamento das consultas. Grava os dados apresentados at o momento. Fecha a tela de rastreamento.

Quando selecionado o boto Pausa o sistema cria um novo boto, o Retomar , utilizado para retornar , movimentao inicial dos dados na tela. 5. Clique sobre o boto desejado, conforme necessidade.

Pasta Mensagens
Na pasta Mensagens so apresentadas as mensagens de erro e ocorrncias reportadas pelo servidor de banco de dados. Exerccio 20 - Para controlar mensagens: 1. As informaes so distribudas em colunas que, por sua vez, relacionam os seguintes dados:

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

63

Data Apresenta a data da mensagem. Hora Relaciona a hora da mensagem. Mensagem Relaciona as mensagens de erro do banco. 2. Para controlar as informaes , esto disponveis os botes:
Boto Atualizar Limpar Salvar Descrio Atualiza as mensagens, datas e horrios apresentados Apaga as mensagens apresentadas e respectivos horrios e datas Grava as mensagens geradas e respectivas datas e horrios

Anotaes

Configuraes de Servios
Servio o processo utilizado, para que o Protheus 10, possa ser iniciado Automaticamente, quando o Servidor for ligado. Podemos Configurar os Servios, manualmente utilizando o Assistente de Configurao. Exerccio 14 Como Configurar Servios do WinNT/ 2000: 1 . Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor; 2 . Abra a opo Servio do WindowsNT/2000 e posicione sobre Service e clique no icone Editar Configurao confirme a tela a seguir; ,

64

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

3 . Altere o campo Nome da Lista de Servios do Windows para MICROSIGA;

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

65

Clique no opo Finalizar; 5 . Confirme as telas a seguir, e o Servio do Protheus 10 estar Configurado com sucesso. ,

Anotaes

Configurao do Balanceamento de Carga


A Tecnologia do Protheus 10, permite que a Execuo do Servidor, possa ser distribuda em mais de uma mquina ao mesmo tempo. Cada Servidor, fica responsvel por um nmero limitado de Requisies das Estaes, que se Auto-Gerenciam. Este recurso utilizado, quando a empresa possui processamento muito pesado e necessita diminuir o tempo de resposta das Estaes com o Servidor. Para este exerccio, iremos utilizar apenas (2 Servidores), mas a Tecnologia do Protheus 8, permite at (7 Servidores), sincronizados. Exerccio 15 Como Configurar o Balanceamento do Servidor: 1. Selecione as seguintes opes Iniciar + Programas + Protheus 10 + Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor; 2. Clique na opo Balanceamento de Carga e no icone Novo Server para Balanceamento de Carga;

Anotaes

66

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Preencha as Configuraes informando os dados a seguir: ,

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

67

Clique na opo Balanceamento de Carga e no icone Novo Server para Balanceamento de Carga;

Note que o Servidor foi includo em Load Balance ,


Dica

5. Preencha o segundo Servidor Balanceado informando os dados a seguir: ,

Clique na opo Finalizar; 7. Confirme as telas a seguir e os servidores estaro Balanceados Para saber mais sobre o Assistente de . Configurao, consulte o Manual do Usurio e/ou o Protheus 10 Help.

Teste de Balanceamento
Exerccio 16 Como Testar o Balanceamento de Carga entre Servidores: 1. O Server_01 ser o Gerenciador do Balanceamento pois ser ele que ir efetivamente, direcionar as , , Requisies de Conexes das Estaes do Protheus 10 SmartClient; , 2. No Modelo apresentado, balanceamos (2 Servidores), com (1 Conexo) cada, isto far com que a primeira Requisio de Conexo entre no (Sevidor 01), pois o mesmo, possui (1 Conexo Simultnea) , apenas;

68

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

3. A segunda Requisio de Conexo ser direcionada, para o (Servidor 02); , 4. Quando iniciarmos os (Servidores TotvsAppServer.exe), veremos que estes, tentaro se conectar pelo (Endereo IP), de cada um; 5 . Para que se possa Efetivar as Alteraesno arquivo (TOTVSAPPSERVER.INI), vamos testar o Sincronismo , dos Servidores .

Anotaes

Modelo Base do TOTVSAppServer.INI


Abaixo temos um Modelo completo do Arquivo TOTVSAppServer.INI que acabamos de configurar: , [environment] SourcePath=C:\Protheus10\APO RootPath=C:\Protheus10 StartPath=\system\ x2_path= RpoDb=dbf RpoLanguage=portuguese RpoVersion=811 LocalFiles=ads Trace=0 localdbextension=.dbf PictFormat=DEFAULT DateFormat=DEFAULT helpserver=<Nome do Servidor de HELP> Rpcenv=Environment [TopConnect] DataBase=MSSQL Server=IP do Servidor onde est o Top Connect Alias=\DATA\ Port=7890 [LICENSECLIENT] Server=10.0.0.1 Port=2222

[LICENSESERVER] Enable=0 Port=2222 ShowStatus=1


Todos os direitos reservados. Arquitetura e Instalao

69

[Drivers] Active=TCP [TCP] TYPE=TCPIP Port=1234 [ServerNetWork] Servers=Server_01,Server_02 MasterConnection=1 [Server_01] Server=Endereo IP do Servidor 01 Port=1234 Connections=1 [Server_02] Server=Endereo IP do Servidor 02 Port=1234 Connections=1 [Service] Name=Microsiga DisplayName= Protheus 10 [GENERAL] InactiveTimeOut=<Valor em Segundos> [HTTP] Enable=1 Path=C:\Protheus10\Bin\smartclient_ActiveX Port=80 RpcEnv=Environment InactiveTimeOut=30 [UPDATE] Enable=1 PathWindows=:\Protheus10\Bin\smartclient PathLinux=:\Protheus10\Bin\smartclient_linux

Anotaes

70

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Configurao do TOTVS Smart Client


As Configuraes do TOTVS Smart Client (TotvsSmartClient), podem ser alteradas, editando-se o (Arquivo TotvsSmartClient.INI), localizado na (Pasta \BIN\ SMARTCLIENT \), na raiz do diretrio do Protheus 8. Neste arquivo encontraremos as Configuraes do TOTVS Smart Client, para conexo com o TOTVS TotvsAppServer, sendo o mesmo, configurado manualmente. Exerccio 18 Como Configurar o TOTVS Smart Client 1 . Acesse o Windows Explorer; 2.Localize o Arquivo TotvsSmartClient.INI na Pasta C:\PROTHEUS8\BIN\ SMARTCLIENT \; , 3. Edite o Arquivo e siga os Parmetros a seguir:

Vamos iniciar o entendimento do Arquivo de Configurao observando a estrutura bsica do arquivo , TotvsSmartClient.INI a seguir: Onde: Config Identifica as Informaes Gerais de Configurao do TOTVS SmartClient Contm a lista dos , ltimos Programas Iniciais, executados no do TOTVS SmartClient. Drivers A seo Drivers define quais os Protocolos de Conexo podero ser utilizados, para que o , Terminal conecte-se ao TOTVS Application Server e tambm qual o Nome do Servio . Drivers Identifica qual o Servidor que dever ser localizado para a conexo com o TOTVS Application Server e tambm qual ser a porta utilizada para essa Conexo .

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

71

A Porta utilizada no TOTVS SmartClient, dever ser a mesma que est configurada no TOTVS Application Server, caso contrrio a Conexo no ser possvel. , 5 . Confira os dados e confirme a Configurao do TOTVS SmartClient .

Anotaes

Protheus 10 Monitor
O Protheus 10 Monitor utilizado para monitorar as Conexes ao TOTVS Application Server Atravs dele pode-se: Verificar as Conexes Ativas; Enviar Mensagens, para uma ou mais Conexes; Desabilitar Novas Conexes: Isto ser til quando precisarmos realizar alguma manuteno e precisarmos evitar, que outros usurios se conectem; Desconectar Usurios: Esta opo, possibilita desconectar usurios logados no sistema independente da operao que esteja sendo realizada. As Informaes exibidas para cada Conexo sero as seguintes: Usurio: Ser o Nome do Usurio, na Rede Local. Para Conexes Remotas, este nome estar em Branco; Computador: Nome da mquina, onde o TOTVS Smart Client, estar sendo executado; Conexo: Indicar a Data e Hora, de incio da Conexo do TOTVS Smart Client; Tempo de Uso: Indicar o Tempo em Horas, Minutos e Segundos, desde que TOTVS Smart Client, estar se conectando; Programa Inicial: Ser o Nome do Programa Inicial (APO), com o qual o TOTVS Smart Client, ter iniciado a Execuo;

72

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Environment: Nome do Environment (Ambiente), que estar sendo utilizado pelo terminal; Arquivos Abertos: Nmero de Arquivos (Tabelas) que estaro Abertos na Estao.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

73

Instalando o TOTVS Smart Client


O TOTVS Smart Client pode ser instalado fisicamente em uma estao, atravs de uma opo da tela inicial de instalao do Protheus 10. Este recurso til para instalao do TOTVS Smart Client em computadores que no esto conectados rede local, ou seja, que necessitam que os executveis estejam fisicamente na mquina. Por exemplo, em casos de filiais que acessam a matriz por uma linha discada atravs do protocolo TCP/IP. Devemos ressaltar que o procedimento de instalao do TOTVS Smart Client nas estaes s recomendado em casos especficos (utilizao remota, alto trfego de dados na rede, etc). Preferencialmente, indicado o uso centralizado do TOTVS Smart Client no Servidor, atravs da criao de atalho para acesso. Exerccio 19 - Para instalar o TOTVS Smart Client com AutoRun: 1. Coloque o CD-ROM no drive e aguarde a exibio da tela de abertura conforme a seguir.

74

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

So apresentados os idiomas disponveis para apresentao da instalao do Protheus. Clique no cone correspondente ao idioma que deseja utilizar. No lado direito da tela, so apresentadas as opes dos aplicativos para instalao: 2. Clique na opo TOTVS Smart Client . O instalador ser iniciado. A janela de Bem-vindo apresentada.

3.Clique no boto Avanar para prosseguir.

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

75

Leia o contrato de licena com ateno e clique no boto Sim para prosseguir. 4. Indique o caminho onde o TOTVS Smart Client deve ser instalado. Clique no boto Avanar para prosseguir.

5. Indique a pasta onde devem ser instaladas as opes de acesso aos aplicativos do Protheus 10.

76

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

6. Clique no boto de opo Sim se utilizar os ambientes de Automao Comercial, desta forma, sero instalados os arquivos de DLLs para comunicao com os perifricos homologados.

7. Verifique a configurao de instalao e confirme o seu incio, clicando no boto Avanar Se precisar . alterar alguma opo, clique em Voltar .

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

77

8. Verifique a configurao de instalao e confirme o seu incio, clicando no boto Avanar Se precisar . alterar alguma opo, clique em Voltar .

9. Informadas as variveis de instalao, iniciado o processo de descompactao e cpia dos arquivos.

78

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

10. Ao final da instalao, apresentada a tela sobre a concluso do processo. Clique no boto Concluir para finalizar.

Anotaes

Auto-Atualizao do TOTVS Smart Client


Essa opo facilita a Atualizao das Estaes dos usurios que possuam o TOTVS Smart Client instalado. Dessa maneira, todas as Estaes tero a sua Build atualizada automaticamente, assim que o usurio tentar conectar-se ao sistema. Exerccio 20 Como habilitar a Auto-Atualizao do TOTVS Smart Client: 1 . Instale o TOTVS Smart Client na Estao de Trabalho seguindo as Instrues Padres de instalao; , 2. Edite o arquio TOTVSSMARTCLIENT.INI localizado na pasta C:\Protheus10\bin\appserver\ , . 3. Insira a nova seo conforme as linhas a seguir: [UPDATE] Enable=1 PathWindows=c:\protheus10\bin\ smartclient PathLinux=c:\protheus10\bin\remote_linux 4 . Salve o Arquivo e encerre o Editor de Textos; 5. Na sequncia, tente conectar-se ao Protheus 10 atravs das opes Iniciar + Programas + TOTVS , Smart Client; 6. Repare que, assim que o TOTVS Smart Client tentar conectar-se ao Totvs Application Server ir , aparecer tela com regua de Progresso . 7. Ao final, o TOTVS Smart Client estar atualizada.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

79

Configurao dos Recursos para Web


SmartClient Activex
O acesso ao TOTVS Smart Client tambm pode ser realizado, atravs de um (Browser de Acesso Internet). Esse tipo de acesso, permite que o Protheus 10 seja acessado em qualquer lugar, para isso basta que seja configurado o (Web Server) e que o usurio que ir utilizar o TOTVS Smart Client, tenha acesso Internet. Exerccio 21 Como configurar o SmartClient Activex:: 1.Acesse a pastaC:\PROTHEUS10\BIN\APPSERVER\e edite o arquivoTOTVSAPPSERVER.INIacrecentando , as seguintes instrues: [HTTP] Enable=1 Path=C:\Protheus10\Bin\smartclient_ActiveX Port=80 RpcEnv=Environment InactiveTimeOut=30 2. Acesse a pasta C:\PROTHEUS10\BIN\SMARTCLIENT_ACTIVEX\ e edite o arquivo TotvsSmartClient.htm , fazendo as seguintes modificaes: <param name=Server value=Nome do Servidor> <param name=TCPPort value=1024> <param name=Environments value=Environment> <param name=Language value=1> <param name=StartProgram value=sigaadv> <param name=ReadOnly value=OFF> 3 . Acesse o Browser de Internet e digite no campo de Endereo os dados a seguir: Http://Nome do Servidor/ TotvsSmartClient.htm . Aps uma breve espera, ser solicitado o Aceite do Certificado Digital da MICROSIGA; 4 . Clique na opo Ok para continuar o processamento; , 5 . O sistema apresentar a Tela de Parmetros Iniciais para acesso ao SmartClient Activex com as opes , , de Programa Inicial e Ambiente editados no TotvsSmartClient.htm; , 6 . Informe uma Senha Vlida e o Ambiente de Acesso desejado. ,

Anotaes

80

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Web Print e WebSpool


A opo de WebPrint, serve para que seja possvel a impresso de Relatrios atravs do uso de um Browser de Internet. Atravs dessa opo, ser possvel imprimir relatrios do Protheus 10, a partir de qualquer estao que possua o SmartClient Activex instalado e uma (Conexo de Internet) configurada. Exerccio 22 Como utilizar a impresso de Relatrios via Webprint: 1. Acesse o Browser de Internet e informe no campo de Endereo os dados a seguir: Http://Nome do Servidor/W_Aplogin.Apl;

Para este recurso funcionar, necessrio que no arquivo totvsappserver.ini na seo HTTP tenha a seguinte linha:Rpcenv=Environment
Dica

2 . Ser apresentada uma Tela de Acesso na qual dever ser digitado o Nome do Usurio sua respectiva , , Senha e Empresa/Filial que ser utilizada para trabalho; , 3 . Confirme clicando na opo Ok; 4 . Pronto, todas as opes de relatrios que existem no Protheus 10 esto disiponveis atravs do , Browser .

No momento em que um Relatrio do WebPrint selecionado, o usurio poder optar por impresso Via WebSpool ou E-Mail .
Dica

Exerccio 23 Como Visualizar Relatrios atravs do WebSpool: 1. Aps enviar um Relatrio para impresso atravs do Webprint; , 2. Acesse a opo WebSpool, que se localiza logo abaixo no Menu; 3. Do lado direiro do Browsersero demonstrados os Relatrios impressos.Todos os relatrios impressos , Via WebPrint estaro disponveis, para visualizao atravs do WebSpool , .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

81

Viso Tcnica
Customizaes
Flexibilizar sem despadronizar. Esta a palavra de ordem das Ferramentas do Protheus 8. H vrias tcnicas, para se customizar um sistema, no sentido de adapt-lo s necessidades de cada usurio. No Protheus 10, utilizamos algumas Ferramentas que facilitam a Personalizao do Sistema, sem que seja necessrio, como ponto de partida, alteraes em fontes de programas. Essas Ferramentas so denominadas (Arquivos Customizadores), e tem por finalidade, facilitar as manutenes do Sistema. Assim, podemos resumir a Hierarquia de Customizaes em: Parmetros; Dicionrio de Dados; Tabelas Genricas; Tabelas (Arquivos); Expresses nos Prprios Campos (Validaes); Frmulas; Criao de Funes (Customizaes); Relatrios; Pastas Cadastrais; Consultas Padres; Perguntas e Respostas; Sequncia de Documentos; Modelo de Entidade e Relacionamento; Schedule de Processos; Pontos de Entradas; Integraes (Excel, Word, Crystal Report, Project, Lotus 123).

Parmetros (Sx6)
A maneira mais primitiva de se Customizar um sistema atravs de Parmetros. A Movimentao de Clculo de Custos On-Line, um exemplo bem caracterstico. Esta Movimentao, se por um lado traz vantagens indiscutveis do ponto de vista gerencial, do outro tem problemas tcnicos relacionados Performance, Seqncia de Digitao e Cancelamentos de Movimentaes. Assim, deve-se sempre dar ao usurio a deciso de adot-la ou no. Uma soluo: Cria-se um Parmetro, neste caso, denominado (MV_CUSMED), e dependendo do seu Contedo (M Mensal ou O On-Line), h nos Programas condies que validam o contedo destas variveis, ativando ou inibindo as respectivas Movimentaes dentro do Sistema.

82

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Os Parmetros compem o (Arquivo SX6) e atendem aos mais variados Tipos de Customizao e podem ser analisados no Mdulo Configurador. uma Forma Engessada de Customizao, pois qualquer alterao depende de mudanas nos fontes, alm de deixar confusa a Lgica dos Programas. Mas vlida em determinadas circunstncias. O Protheus 8, tem no total (2096 Parmetros), que devem ser todos cuidadosamente configurados de acordo com as Regras de Negcios de cada Empresa.

Dicionrio de Dados (SX3)


O Objetivo deste arquivo permitir a Flexibilizao da Base de Dados, atravs da Incluso de Novos Campos, sua Alterao, Inibir o seu Uso e at Criar Novas Tabelas, que passam a ser parte integrante do sistema. Definir em que Pasta de Cadastro, os campos devero se posicionar e at mesmo modificar o posicionamento de campos, que j faziam parte do sistema antes das Customizaes. Para tal, ao invs dos programas tratarem explicitamente os campos no fonte, tudo realizado atravs de leituras ao Dicionrio de Dados. Cada registro do Dicionrio de Dados, corresponde a um campo das mais de (1600 Tabelas) do sistema. Todos os Processamentos, em especial, as telas de Cadastramentos, Consultas e Relatrios Genricos, so baseados no seu contedo. Tamanhos, Tipos, Pictures, Legendas, Validaes, Nveis de Acessos, Inicializaes, Contextos Reais ou Virtuais, Usos ou No Usos, Obrigatoriedades, Ordens de Apresentaes, Helps e Consultas via <F3>, so Propriedades definidas no Dicionrio de Dados e passveis de alterao pelo prprio Administrador. Diz-se que o Dicionrio de Dados ativo, porque ao alter-lo, no necessrio recompilar nenhum programa, para que a modificao entre imediatamente em funcionamento.

Tabelas (SX5)
Da mesma forma, o (Arquivo de Tabelas SX5), so mini-arquivos armazenadores de Dados Especficos de cada Empresa e tem como finalidade Customizar Situaes, que dependam de um conjunto de registros que dificilmente necessitaro de alteraes, tais como: Tipificar os Produtos, os Grupos, os Tipos de Notas Fiscais, os Pagamentos, Feriados, etc. Isso facilita o preenchimento dos campos pelo usurio e ao mesmo tempo faz a respectiva validao quanto a informao digitada no mesmo.

Mapeamento de Arquivos (SX2)


Esse arquivo o responsvel por todo o Compartilhamento ou Exclusividade existente nas Tabelas do Protheus 8, tais como: Cadastros, Movimentos, etc...

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

83

ele tambm quem direciona o sistema, para realizar a leitura no diretrio onde esto localizados os arquivos do Banco de Dados, possibilitando assim, a criao de vrias Bases de Dados, para testes e outras finalidades.

Lanamentos Padronizados (SI5)


De forma similar ao Arquivo de Frmulas, mas sem ter um passo intermedirio, pode-se tambm, em vrios pontos do sistema, escrever uma (Expresso), diretamente no Campo. Tal ocorre no Arquivo de Lanamentos Padronizados (SI5), nos seus campos (Dbito, Crdito, Histrico e Valor). Sua aplicao simples, seja ela atravs da implementao de Macros, onde as mesmas faro referncia s Tabelas e Campos do Sistema ou atravs de programas com (Lgicas) mais complexas. Da mesma forma, nos Campos de Validao do Usurio e Inicializador Padro do Dicionrio de Dados, na Folha de Pagamento, para criar Clculos Especficos de Vencimentos, Descontos e Encargos, na Planilha de Formao de Preo de Venda, nas Clulas da Planilha Excel, nas Regras dos Gatilhos, etc.

Perguntas e ltimas Respostas (SX1)


J o Arquivo de Perguntas e ltimas Respostas (SX1), armazena Parmetros Volteis, ou seja, que so normalmente alterados a cada processamento. Desta forma, so apresentados na prpria execuo de cada programa, para que o prprio usurio os ajuste. As Respostas so gravadas em Disco, de modo que se transformam sempre no (Default) do prximo processamento. Normalmente so utilizados em Relatrios, para que os usurios possam parametrizar as informaes que devem ser impressas e tambm em Rotinas de Processamentos, para definir o que deve ser executado pelo sistema em relao quela opo.

Linguagem de Programao ADVPL


At aqui, falamos em Customizaes, que no envolvem Cdigos de Programao. So importantes, porm Limitadas quando se quer algo mais especfico. O AdvPl, por sua vez, uma Linguagem Estruturada que, embora compilada, tratada pelo Sistema como uma Funo, e armazenada em um Arquivo Binrio denominado Repositrio de Objetos (RPO). Sempre que um usurio acessa algum mdulo do sistema, automaticamente realizada uma carga dinmica deste RPO, desta forma todos os recursos existentes nesse arquivo sero disponibilizados, para execuo imediata.

Gatilhos (SX7)
So disparados, quando se digita alguma informao nos Campos das Telas de Entradas de Dados, ou seja, trata-se da atualizao de campos dependentes na tela de digitao a partir do preenchimento de um Campo Origem, obedecendo uma determinada Regra, para tal preenchimento.

84

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

Muitas vezes, para que a Regra atenda a determinadas situaes pode-se desenvolver Funes em ADVPL e cham-las atravs das Regras dos gatilhos Com ela, em todos os Campos onde se pode escrever uma Expresso, possvel evocar-se uma Funo, cujo retorno definir o seu Contedo.

Funes
De forma anloga, e considerando que toda (Opo de Menu) do Protheus 8 na verdade uma Funo, possvel se desenvolver: Novos Relatrios, Consultas, Cadastros e mesmo, Sub-Mdulos e acess-los diretamente atravs do Menu. Chegado a este ponto, pode-se dizer que o nico recurso que ainda faltaria, para se ter uma Flexibilizao Completa, seria o Acesso aos Fontes. Isto foi resolvido, em parte, com os (Pontos de Entradas).

Pontos de Entradas
So Chamadas colocadas em lugares estratgicos dos programas e que, originalmente, no fazem nada. Assim que o usurio necessitar de uma interveno neste ponto, cria-se uma (Rotina), d-se a ela o nome do Ponto de Entrada, citado na documentao do Protheus 8 e compila-se programa. Ao passar por ela, esta (Rotina) executada. Claro est que, quem escreve rotinas em Pontos de Entradas, precisa saber muito bem, sobre a Lgica do Programa em questo e mesmo qual a Situao da Memria naquele momento. No Quark (Documentao on-line), os inumeros Pontos de Entradas, so detalhadamente documentados. O conceito de Pontos de Entradas, o mesmo da herana adotada nas Linguagens Orientadas a Objetos. Alm das ferramentas originais de customizao do Protheus 10, podemos mencionar mais recursos que resolvem muitos casos de forma mais rpida e prtica. mSo as integraes com o (Crystal Report, Excel, Word e Project e Lotus).

Excel
A Integrao com o Excel, nada mais do que a possibilidade de se inserir nas Clulas desta Planilha, User Functions desenvolvidas em ADVPL, semelhana das Macros em Visual Basic. Como as User Functions tem acesso Base de Dados do sistema e podem fazer processamentos ilimitados, fica fcil perceber como este recurso pode integrar as duas ferramentas. A Ferramenta Excel, precisa ser chamada, a partir do menu de algum Mdulo do Protheus 10.

Word
A integrao com o Word a mais simples de todas, pois utiliza apenas chamadas em variveis do Protheus 10, sem necessariamente utilizar funes da MICROSIGA. Essa ferramenta muito utilizada em integraes com a Folha de Pagamento, na elaborao de Documentos dos Mdulos de Qualidade, etc...

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

85

Crystal Report A integrao com a Ferramenta Crystal Report semelhante, ou seja, pode-se chamar User Functions desenvolvidas em (Linguagem de Programao ADVPL), na gerao dos Grficos e Relatrios desenvolvidos com esta ferramenta. Project A integrao do MS-Project realizada, atravs do Mdulo de PCP, quando se gera a Carga de Mquina (MRP II) ou com outros Mdulos como por exemplo WMS e OMS (Logstica), para a Elaborao de Projetos. Chaves de ndices (SIX) Este arquivo responsvel pelas Chaves Primrias e Chaves Estrangeiras dos arquivos do Sistema. Atravs dele possvel configurar novas Chaves de ndices, para as Novas Tabelas que forem criadas, alm da possibilidade de criar Novos Tipos de Pesquisas, para os cadastros. Relacionamento entre Arquivos (SX9) o arquivo que documenta todo o Relacionamento entre as Tabelas do Protheus 8, no que diz respeito a (Arquivos de Domnio e Contra-Domnio), ou seja, o (M.E.R. Modelo de Entidades e Relacionamentos). Pastas Cadastrais (SXA) Trata todas as Pastas Cadastrais, utilizadas nas Telas de Cadastros e Movimentaes no Protheus 8, atravs deste arquivo possivel configurar os campos que devero aparecer dentro de cada uma das Pastas, alm da possibilidade da criao de outras Pastas, alm das originais, com a finalidade de distribuir de maneira prtica os campos entre elas, para melhor aproveitamento durante seus respectivos cadastros realizados pelos usurios. Consultas Padres (SXB) ele quem define o modelo do (Combo Box), que ser utilizado no momento em que o Usurio acionar a tecla <F3> ou clicar na cone , sobre campos que possuam ligao com alguma Tabela do Sistema. Sequncias de Documentos (SXE e SXF) Este dois Arquivos so os responsveis pelo armazenamento dos Seqncias de Campos Nmricos, como por exemplo: Cdigos de Cadastros, Numerao de Notas Fiscais, enfim, qualquer Campo que deva seguir uma Numerao Seqncial.

86

Arquitetura e Instalao

Todos os direitos reservados.

O fato de existirem dois Arquivos ao invs de um, segue a seguinte Estrutura: O (Arquivo SXF) sempre controla o prximo (Nmero da Sequncia) e o (Arquivo SXE), grava sempre mais um, isso garante mair segurana no momento da Gerao destas sequncias. Schedules de Processos (SXD e SX4) Este dois arquivos so responsveis pelo controle de rotinas previamente configuradas para serem executadas automaticamente atravs do Schedule de Processos, como por exemplo: Relatrios, rotinas do sistema, etc... O (Arquivo SXD) ser o responsvel por controlar os agendamentos definidos e o (Arquivo SX4) quem controlar a agenda de processos, ou seja, os dias e horrios programados para a execuo das tarefas. Nmero de registro: ARQP10030807

Todos os direitos reservados.

Arquitetura e Instalao

87

You might also like