You are on page 1of 15

27/04/2011

ESTIMULAO ELTRICA NEUROMUSCULAR

(EENM)

A estimulao eltrica o uso de uma corrente eltrica atravs da pele para excitar o nervo ou o tecido muscular. A estimulao eltrica pode ser usada para alcanar muitos objetivos tais como melhorar o controle motor, alvio da dor e cicatrizao de feridas.

27/04/2011

Fornece exerccio ativo aos msculos. Fortalecer o msculo saudvel ou o msculo enfraquecido pela atrofia de desuso, melhorando o recrutamento das unidades motoras. Facilitar a melhora da funo motora.

Diminuir a espasticidade. Manter ou melhorar a mobilidade pelo movimento repetido dentro da amplitude desejada. Melhorar a resistncia. Promover circulao perifrica.

CORRENTE FARDICA
TONIFICA OS MSCULOS.
A quantidade de corrente requerida para mover um msculo condicionada por trs fatores; O tamanho do msculo. A quantidade de tecido que a corrente tem que atravessar antes de atingir o msculo. O estado do msculo.

1. 2. 3.

27/04/2011

CORRENTE GALVNICA Iontoforese Desincrustao

Leses nervosas perifricas Transplantes de tendo Inibio muscular devido dor articular e efuso. Leses no neurnio motor superior para reduzir a espasticidade e facilitar a contrao ativa. Atrofia por desuso para fortalecer o msculo. Condies ortopdicas e neurolgicas que levam a limitao da amplitude de movimento.

Onde o movimento ativo contra-indicado( fratura no fixada; nervos ou tendes recentemente suturados). Pacientes que usam marcapasso cardaco. Estimulao direta sobre implantes de metal superficial. Sangramento ativo na rea a ser tratada. Neoplasias na rea a ser tratada. Pacientes muito desorientados. Primeiro trimestre da gravidez.

27/04/2011

Evitar tratar sobre pele anestsica. Evitar feridas abertas. Evitar reas de extremo edema. Evitar reas nas quais cicatrizes pesadas ou tecido adiposo espesso esto presentes. No colocar eletrodos sobre os msculos da laringe, faringe ou perto do seio carotdeo.

Mtodo de estimulao da fibra nervosa aferente destinado a controlar a dor.

INDICAO

Condies dolorosas de natureza aguda ou crnica

Funo Bsica Analgesia

27/04/2011

Pacientes com marcapasso.

Estimulao sobre o seio carotdeo, os msculos da faringe e da laringe, reas sensveis dos olhos ou membranas mucosas.

TENS CONVENCIONAL

CONDIES AGUDAS E CRNICAS

. a u nt n o c et n err o c amu razilitu rop ,oadomoca ed otiefe o rerfos ed licf siam olumtsE
TENS DE ACUPUNTURA

Tens de baixa frequncia

Recrutar uma variedade de nervos aferentes profundos

Tem como vantagem o perodo mais prolongado de analgesia aps a sesso do tratamento

27/04/2011

TENS DE BURST

Combinao de pulsos de altas e baixas frequncias.

Intervalo maior de tempo, para que ocorra o efeito da acomodao, tambm apresenta um perodo de analgesia mais prolongado aps a sesso de tratamento

Ondas Sonoras Alta frequncia 800.000 a 3.000.000 Hz (0.8 a 3Mhz). CRISTAL PZIELTRICO

27/04/2011

A frequncia das ondas determinada pelo tamanho do cristal e pela frequncia da corrente recrutada. A energia das ondas pode produzir efeitos mecnicos ou trmicos onde elas so absorvidas.

Tipos de ondas Transversais - Ex.: corrente eltrica Longitudinais - Ex.: onda sonora Freqncia o nmero de oscilaes das molculas que determina a freqncia da passagem do som.
Que expressa em MHz (1 MHz e 3 MHz).

Propriedade Acstica do Tecido

IMPEDNCIA ACUSTICA = Tecidos c/ densidade diferentes

"refletida", "refratadas" ou "absorvida".

27/04/2011

Reflexo: A quantidade de energia refletida depende da impedncia acstica especfica de cada tecido. Quando a onda bate ela retorna partir da superfcie onde foi projetada. Refrao: Ocorre quando a onda do ultra-som pode continuar propagando-se a um novo meio, portanto ocorre uma absoro parcial do calor nos tecidos. Absoro: Os tecidos por onde as ondas Ultrasom passam absorvem sua energia.

As ondas de ultrasom so refletidas pelo ar.

Requer contato direto na forma de um meio de aclopamento para facilitar a transferncia de energia para o tecido

O meio de aclopamento preenche incongruncias entre a placa lisa do transdutor e a pele

Quanto a freqncia 1 MHz: ultra som profundo - 5 10 cm de profundidade 3 MHz: Ultra som mais superficial - 1,5 3 cm de profundidade

27/04/2011

Quanto ao tipo de onda Contnuo: no possui interrupes no fluxo longitudinal das ondas Intermitente ou pulstil: seriam intercepes no fluxo contnuo de ondas ultra-snicas.

Efeito Trmico - Regenerao tecidual

Efeito Mecnico - Liberao de aderncias Diminuio Da Dor - Descompresso das terminaes nervosas de dor local.

a) Subaqutica b) Bolsa de gua (indireta) c) Gel (direta)

27/04/2011

Produzir mudanas de temperatura significante profundas dentro do tecido. Tratamento muito localizado poucas respostas generalizadas. com

Tempo de aplicao geralmente curto.

Difcil de monitorar a dosagem. Presso exercida sobre a parte a ser tratada. Tratamento de pequenas reas.

Encurtamento do tecido mole. Inflamao subaguda e crnica. Condies dolorosas. Cicatrizao de feridas.

10

27/04/2011

Deficincia na circulao arterial. Sangramento j pr-existente. Regio dos olhos pode causar cavitao nos compartimentos de fluido. tero gravdico. Neoplasias. Processos infecciosos. Patologias articulares inflamatrias agudas. Zonas de crescimento sseo. rea cardaca. reas tratadas com radioterapia. Cicatrizes em ps-operatrio imediato e mediato/somente aps 10 dias.

INTENSIDADE Vai depender da natureza da leso e do quadro do paciente, agudo ou crnico. A amplitude de intensidade segura para um transdutor em movimento de 0,5 a 3 W/cm2 .

DURAO A durao do tratamento geralmente curta, 5 a 10 minutos dependendo da rea a ser aplicada. FREQUNCIA - Inicialmente o tratamento pode ser dado diariamente e depois diminudo com a melhora da condio do paciente.

11

27/04/2011

Limpar a regio. Usar gel ou medicamentos base de gel(vaselina,leos, pomadas, blsamos). Deslizar o cabeote em movimentos circulares. Manter contato perfeito em ngulo de 90 ,manter contato regular.

Ligar e desligar o aparelho, mantendo o cabeote em contato com a rea. Mantenha longe das proeminncias sseas. Queimaduras Hiperdosificao Cavitao

12

27/04/2011

Significa a utilizao de uma amplificao da Luz por Emisso Estimulada de Radiao. Na aplicao da rotina clnica, so utilizados os Laseres de baixa potncia ou laseres teraputicos:

POWER-LASER Radiaes de alta potncia. Utilizado para realizar cirurgias. Exemplos: Laser de CO2 , Argnio, etc. MID-LASER Radiaes de potncia mediana, sem potencial destrutivo. Exemplos: Laser de Arsenieto de Glio (AsGa). SOFT- LASER Radiaes de baixa potncia, sem potencial destrutivo. Exemplos: Laser de Hlio-Nenio (He-Ne).

De modo geral, o laser no-cirrgico tem uma srie de indicaes: 1. Pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos, sempre que se necessite de um efeito local, devido a estimulao da microcirculao e trofismo celular local. 2. Ele tambm pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de feridas superficiais e profundas.

13

27/04/2011

Analgsico. Reparao tecidual. Efeito fribinoltico. Anti-edematognico. Antiinflamatrio. Bactericida.

Unidade posolgica Densidade energtica Quantidade de energia por rea

Efeito analgsico = 2 a 4 J/cm2 Efeito antiflamatrio = 1 a 3 J/cm2 Efeito cicatrizante = 3 a 6 J/cm2 Efeito circulatrio = 1 a 3 J/cm2

14

27/04/2011

APLICAO POR PONTO

APLICAO POR ZONA

APLICAO POR VARREDURA

15

You might also like