You are on page 1of 4

WEB AULA 1

ATRAO, PESSOAS SELEO E INTEGRAO DE

Conforme publicado na revista Revista Profisso e Negcios, n.157, de julho de 2011, o IPEA Instituto Brasileiro de Pesquisas Econmicas Aplicadas, realizou um levantamento com 40 mil empregadores em 39 pases diferentes, relatando que o ndice de empresrios que no conseguem achar, no mercado, pessoas adequadas de 57%, perdendo somente para o Japo, 80% e ndia, 67%. Nos ltimos 12 meses, 2 brasileiros entre 3, trocaram de emprego no ano. Os profissionais de nvel tcnico ficam no topo dos 10 cargos mais difceis de serem preenchidos. Segundo a consultoria Manpower, o Brasil est em terceiro lugar no ranking dos pases que tem mais dificuldade em encontrar profissionais qualificados para preencher vagas disponveis, superando a mdia mundial. Diante desses dados, fala-se do apago de talentos, que pode-se resumir pela falta de profissionais qualificados para atividades especficas, que propem desafios para rgo pblicos e empresas privadas. Leia mais acessando o link http://www.hsm.com.br/editorias/rh/o-que-e-o-apagao-damao-de-obra-e-como-se-manifesta

Segundo o professor da FEI, Andr Ofenhejm Mascarenhas:

Unidade 1 - Atrao, Seleo e Integrao de Pessoas 2

O to falado apago da mo-de-obra um efeito colateral do crescimento acelerado da economia brasileira.Trata-se de um fenmeno complexo, que incide de forma diferente nos variados setores, mas que tem uma raiz comum: as deficincias histricas de nosso sistema de educao, dos nveis mais bsicos educao continuada. De maneira geral, haveria duas formas de sua manifestao. A primeira a indisponibilidade de recursos humanos para fazer frente aos desafios do crescimento. Diante do dinamismo de setores que crescem a taxas chinesas, no temos dado conta da formao especializada dos recursos humanos necessrios, apesar da forte expanso do ensino superior e da ps-graduao. A segunda forma de manifestao do apago da mo-de-obra diz respeito qualidade da formao de nossos recursos humanos. Entre os formados e teoricamente capacitados, muitos detm competncias limitadas devido s debilidades histricas da educao no Brasil. A recente universalizao do ensino bsico no teria sido suficiente para dotar os indivduos de uma formao de qualidade. As empresas, diante deste contexto, buscam alternativas para suprir sua demanda de mo-de-obra qualificada, seja aperfeioando suas tcnicas de recrutamento e seleo, seja desenvolvendo polticas de remunerao e benefcios atrativas ou desenvolvendo programas interno de aperfeioamento e qualificao dos profissionais Leia mais acessando o link http://www.hsm.com.br/editorias/rh/contra-o-apagao-maisda-tal-valorizacao Um dos pontos que acaba sendo importante destacar frente dificuldade de encontrar profissionais, a necessidade de uma conduta tica das empresas e dos responsveis pela seleo de pessoas, pois hoje encontra-se uma realidade constante de profissionais que trocam de empresas em busca de desafios maiores, remuneraes diferenciadas e isso pode gerar uma tendncia a posturas antiticas.

Programa de trainees e estagirios

Unidade 1 - Atrao, Seleo e Integrao de Pessoas 3

Os programas de estagirio e trainee tem sido uma grande sada para as empresas suprirem a necessidade de mo-de-obra. Como citado anteriormente, com a carncia de profissionais qualificados as empresas tem estruturado programas de formao. Como muitos estudantes tm dificuldades em se posicionar no mercado por falta de experincia, os programas vo ao encontro deles e da empresa para atender ambas as necessidades. Leia mais acessando o link http://www.hsm.com.br/editorias/rh/estagiarios-trazeminovacao-e-dinamismo-para-dentro-da-empresa A consultora Carmen Alonso salienta algumas dicas e os procedimentos sobre como estruturar um bom programa de estgios.

Horrio de estgio - deve estar em consonncia com o horrio escolar. O artigo 10 da nova lei de estgio 11.788, de 25 de setembro de 2008, define a carga horria mxima para estgio em seis horas por dia e 30 horas semanais, para estudantes de ensino superior, mdio tcnico e mdio regular. O contedo programtico do curso do estagirio deve ser compatvel com as atividades a serem desenvolvidas na empresa. Considerar o calendrio escolar do estudante geralmente semestral para definir a complexidade das atividades a serem delegadas. Segundo o inciso I do Art. 3 da lei 11.788, fundamental acompanhar se ele est matriculado e frequentando regularmente o curso. Para facilitar esse acompanhamento, o inciso IV, do Art. 7 da lei define a obrigatoriedade da apresentao peridica, em prazo no superior a 6 (seis) meses, de relatrio das atividades".

tica na seleo

Unidade 1 - Atrao, Seleo e Integrao de Pessoas 4

certo que muitos profissionais so extremamente ticos e prezam por esta conduta, contudo vale a pena sempre estarmos alertas e cientes da necessidade deste papel. Abaixo, descreveremos algumas diretrizes norteadoras do cdigo de conduta do profissional de seleo segundo Milioni, 2007 apud Carvalho, Passos e Saraiva, 2008, p.117 :

No compactuar com nenhum tipo de violao deliberada dos direitos humanos, do direito e do direito do trabalho; No tornar pblica nenhuma informao obtida em funo de sua atividade profissional; Manter, em relao a outros profissionais ou profisses, cordialidade e respeito, evitando confrontos desnecessrios ou comparaes; Jamais aceitar propinas ou assemelhados de fornecedores de servios, candidatos a empregos ou quaisquer outras fontes, naturalmente vinculadas ao processo de trabalho na rea; Encaminhar, com absoluta iseno, para as instncias superiores da empresa ou a quem couber, conforme cada caso, as informaes obtidas em pesquisa de clima interno, estruturada ou informais, ou por meio de outros; Jamais transigir quanto a possveis prticas de discriminao com relao a questes tnicas, religiosas, sociais ou de orientao sexual; de formao e exerccio profissional para manipular sentimentos, emoes e percepes humanas em causa prpria ou de terceiros; Respeitar e garantir que as informaes confidenciais sejam devidamente resguardadas.

You might also like