You are on page 1of 4

RESENHA

Mudanas Climticas: Uma Verdade Inconveniente


Por Michele Karina Cotta Walter Engenheira Florestal; Doutoranda em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentvel Faculdade de Engenharia Agrcola Universidade Estadual de Campinas mkcotta@yahoo.com.br

A ocorrncia de fenmenos naturais extremos vem nos dando sinais de que algo incomum est acontecendo na natureza. Estamos vivenciando uma poca de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furaces cada vez mais severos, assim como o aumento de epidemias e a extino de inmeras espcies. Esses fenmenos tm sido apontados como conseqncia da mudana do clima na terra. No filme Uma Verdade Inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e exvice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas conseqncias so retratados de forma realista. De carter informativo e ao mesmo tempo impactante, o filme exibido em forma de um documentrio, elaborado a partir das palestras proferidas por Al Gore o redor do mundo. Lanando mo de uma eloqente retrica e de excelentes recursos audiovisuais que exibem dados cientficos e imagens de fenmenos naturais recentes, Al Gore argumenta de forma convincente que a temperatura da terra est aumentando e que a principal causa desse aquecimento so as aes do homem. A veracidade com que o tema tratado capaz de remover qualquer dvida de que as atividades humanas exercem influncias na mudana do clima. Alm de nos deixar alarmados com os conseqentes desastres ambientais a que estamos sujeitos, ou melhor, que j estamos vivenciando. O aquecimento global causado pela intensificao do efeito estufa que, por sua vez, conseqncia do excesso da concentrao de determinados gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa, dentre eles o dixido de carbono, o metano e o xido nitroso. A principal fonte desses gases tem sido atribuda particularmente queima de combustveis fsseis e ao desmatamento.

RevistaMulticincia|Campinas|Ediono.8|MudanasClimticas|Maio2007

169

MudanasClimticas:UmaVerdadeInconveniente

Embora pesquisas cientficas demonstrem claramente a correlao entre o aumento da concentrao de dixido de carbono na atmosfera e da temperatura, embora existam vrias simulaes do comportamento do clima atravs de modelagens computacionais, embora a ocorrncia de eventos climticos extremos esteja se intensificando, h ainda aqueles que questionam a veracidade de que o clima na terra est mudando e ignoram seus efeitos. Informaes publicadas no meio cientfico, e enfatizadas por Al Gore, so constantemente julgadas quanto sua consistncia. Mesmo havendo um slido consenso cientfico, afirmando a correlao entre o aumento da temperatura e a concentrao de dixido de carbono, muitos ainda resistem em acreditar que o homem seja o principal culpado. Os chamados cticos do aquecimento global defendem a teoria de que a terra est se aquecendo devido a causas naturais. Eles afirmam que mudanas climticas peridicas ocorrem desde a origem da terra, com ou sem a interferncia do homem como, por exemplo, as Eras Glaciais. E ainda, que o que estamos presenciando hoje so apenas flutuaes cclicas da natureza. Sabemos que eventos desse tipo j aconteceram em pocas passadas, mas vale ressaltar que tais mudanas ocorreram com variaes naturais nos nveis de dixido de carbono bem menores do que as que presenciamos hoje. sabido tambm que, alm do efeito estufa, outros fatores internos ao sistema SolTerra-Atmosfera afetam o clima, tais como, variao de albedo planetrio, porcentagem da radiao solar incidente e concentrao de aerossis. Entretanto, tais fatores no bastam para explicar tanto aquecimento em to pouco tempo. O fato que existe um conflito de informaes, as quais devem ser tratadas de forma cautelosa. De um lado esto aqueles que afirmam que a cincia imprecisa, que os dados so incoerentes e que ainda existem dvidas quanto verdadeira causa dos fenmenos ocorridos. De outro, aqueles para os quais o aquecimento global j uma realidade. A verdade que est cada vez mais evidente que h algo de errado acontecendo em nosso planeta: fenmenos que antes ocorriam ao longo de eras geolgicas agora se sucedem no decorrer de uma gerao. A hiptese de que o aquecimento da Terra fruto da ao humana foi confirmada, com mais de 90% de probabilidade, com a divulgao recente de uma parte do Quarto Relatrio do Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC). No relatrio anterior, publicado em 2001, essa probabilidade havia sido estimada em 60%. Os cientistas ressaltam que at o final deste sculo a temperatura na Terra vai aumentar em torno de 3 a

RevistaMulticincia|Campinas|Ediono.8|MudanasClimticas|Maio2007

170

MudanasClimticas:UmaVerdadeInconveniente

5C, caso no ocorra uma reduo imediata da emisso de poluentes. E ainda, que o aquecimento global vai causar derretimento de geleiras e o conseqente aumento do nvel do mar, gerando tufes e furaces menos freqentes, porm mais intensos. No filme Uma Verdade Inconveniente Al Gore chama a ateno para os diversos fenmenos catastrficos j ocorridos em todo o mundo, como o furaco Katrina nos Estados Unidos, as intensas ondas de calor na Europa, as inundaes na China e o derretimento das geleiras do Monte Kilimanjaro. Ele ressalta que esses fenmenos sero cada vez mais freqentes e violentos. Cita tambm que sempre foi considerada impossvel a formao de furaces no Atlntico Sul, mas, em 2004, o Brasil foi atingido pelo furaco Catarina. Entretanto, a inteno principal do filme no ser alarmista, no deixar as pessoas apavoradas com o que possa acontecer, e sim informar, esclarecer a realidade e, principalmente, mostrar que algo tem que ser feito. Intercalado a uma exposio didtica da problemtica ambiental, o filme apresenta histrias da vida pessoal do protagonista, como o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irm, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleies presidenciais dos Estados Unidos. Isso quebra um pouco o cenrio cientfico do documentrio e revela claramente o interesse do ex-candidato presidncia dos Estados Unidos em reerguer-se no cenrio poltico. Al Gore diz ter tornado a questo mudanas climticas prioridade nmero 1 de sua vida profissional. inegvel o entusiasmo com que ele aborda o assunto e demonstra sua paixo pela luta ecolgica. Mas, inegvel tambm a tentativa de promoo poltica explcita nas entrelinhas do filme. O quase-presidente dos Estados Unidos reala sua imagem pblica quando aborda a politizao do aquecimento global. Alm disso, ele ressalta a enorme culpa de seu pas neste processo, lembrando que os Estados Unidos, pas que mais polui responsvel por aproximadamente das emisses de gs carbnico - foram um dos dois nicos pases a no ratificar o Protocolo de Quioto, juntamente com a Austrlia. Desse modo, faz crticas posio do seu ltimo oponente eleitoral, o presidente George W. Bush, em relao no-adoo de polticas em prol da minimizao do aquecimento global. Independentemente de quem seja o protagonista deste assunto, seja ele cidado norteamericano ou no, contra ou a favor do governo Bush, temos que admitir que impossvel falar de aquecimento global sem considerar os Estados Unidos o maior vilo da histria.

RevistaMulticincia|Campinas|Ediono.8|MudanasClimticas|Maio2007

171

MudanasClimticas:UmaVerdadeInconveniente

Embora Bush admita que o mundo esteja ficando mais quente, ele ainda insiste em afirmar que no existem provas conclusivas de que o aquecimento global seja causado por atividades humanas, resistindo, desta forma, em adotar medidas de reduo de emisses de poluentes. O motivo da no-ratificao do Protocolo de Quioto pelos Estados Unidos no segredo para ningum. Para o pas com a maior economia mundial, reduzir emisses de poluentes significa mudana nos padres de produo, no modo de vida dos norte-americanos e, indiretamente, prejuzos economia. Talvez seja mais conveniente ignorar a verdade, mesmo sabendo que suas conseqncias so inconvenientes. Entretanto, mesmo sem o apoio do governo, os norte-americanos vm se demonstrando preocupados com essa questo. Vrias cidades j adotaram medidas por conta prpria, implementando polticas em prol da reduo de poluentes causadores do aquecimento global. Uma Verdade Inconveniente desperta o pblico para as reais conseqncias do aquecimento global, mostra que nenhuma forma de vida a habitar o planeta Terra foi to agressiva quanto a raa humana. Ao mesmo tempo, mostra que existem solues viveis para que, pelo menos, tentemos minimizar seus impactos. Vrias dessas solues dependem de polticas governamentais, mas a maioria delas ter que partir de cada um de ns. Cada um de ns uma causa de aquecimento global; mas cada um de ns pode se tornar parte da soluo - em nossas decises sobre o produto que compramos, a eletricidade que usamos, o carro que dirigimos, o nosso estilo de vida. Podemos at fazer opes que reduzam a zero as nossas emisses de carbono. Al Gore Independentemente das razes que levaram Al Gore a abraar esta causa, realizar conferncias, escrever livros e produzir o filme, a adoo de aes que minimizem os efeitos das mudanas do clima so necessrias e urgentes. Temos que nos conscientizar que somos os culpados da crise climtica do nosso planeta e cabe a ns fazermos algo para revert-la.

Referncias Bibliogrficas GORE Jr., A. A. Uma verdade inconveniente - o que voc precisa saber (e fazer) sobre o aquecimento global. [traduo Isa Mara Lando] - Barueri, SP: Editora Manole, 2006. 328p. An Incovenient Truth. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender, Scott Burns, Laurie Lennard e Scott Z. Burns. Elenco: Albert Arnold Gore Jnior. Estados Unidos: Lawrence Bender Productions / Participant Productions, 2006. Filme (100 min), DVD, color, 35 mm.
DatadeRecebimento:23/03/2007 DatadeAprovao:25/04/2007

RevistaMulticincia|Campinas|Ediono.8|MudanasClimticas|Maio2007

172

You might also like