You are on page 1of 11

RESUMO DE DIREITO PENAL 1 ESTGIO CEZAR ROBERTO BITENCOURT

Captulo I Conceito de Direito Penal

1 Consideraes introdutrias: Durkheim: o delito no s um fenmeno social comum, como um fator que possibilita a transformao da qual a sociedade precisa. O Direito Penal surge com a funo de meio de controle social formalizado, garantindo assim o convvio social.

2 Conceito de Direito Penal: Conjunto de normas jurdicas que tem por objeto a determinao de infraes de natureza penal e suas sanes correspondentes penas e medidas de segurana. O DP tambm considerado Cincia Penal, pois desempenha funo criadora, desvinculando-se do texto legal e da vontade esttica do legislador. Para Zaffaroni, a expresso Direito Penal remete duas coisas: a) O conjunto de leis penais; b) O sistema de interpretao dessa legislao.

Wezel: aquela parte do ordenamento que fixa as caractersticas da ao criminosa, vinculando-lhe penas ou medidas de segurana. Mezger: o conjunto de normas jurdicas que regulam o exerccio do poder punitivo do Estado, associando ao delito, como pressuposto, a pena, como conseqncia. Frederico Marques: o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena, como conseqncia, e disciplina tambm as relaes da derivadas, para estabelecer a aplicabilidade de medidas de segurana e a tutela do direito de liberdade em face do poder de punir do Estado.

3 Caractersticas do Direito Penal: Os bens protegidos pelo Direito Penal interessam coletividade, no ao indivduo. Relao autor X vtima secundria: a vtima no possui o poder de punir, apenas de acusar. o Estado quem possui o jus puniendi.

Distino entre o Direito Penal e os diversos ramos do Direito: sua finalidade preventiva (antes de punir o infrator, normas que motivam o no cumprimento do delito so previstas, bem como suas sanes respectivas).

Escala valorativa: estabelecimento de ordens e proibies. Magalhes Noronha: o Direito Penal uma cincia cultural normativa, valorativa e finalista. cincia normativa porque tem como objeto de estudo a norma, do Direito Positivo; o dever ser, bem como as conseqncias do no cumprimento dos preceitos normativos. As cincias causais-explivcativas (sociologia, antropologia, psicologia) preocupam-se com a gnese do crime a partir de uma interao entre crime, homem e spciedade.

Wezel: uma cincia prtica, pois elabora teorias para o atuar humano. Funo criadora: o Direito Penal no se preocupa com o carter normativo apenas, mas tambm com a gnese do crime e, assim, cria novos pressupostos para a Cincia Penal. Valorativo: possui uma escala de valores que varia com o fato que lhe d contedo. Finalista: tem objetivo prprio, que a proteo dos bens jurdicos, para, dessa forma, garantir a sobrevivncia da ordem jurdica. Sancionador: protege a ordem jurdica prevendo sanes. Constitutivo: tutela bens e interesses regulados por outras reas do Direito, de forma peculiar.

4 Direito Penal objetivo e Direito Penal subjetivo: Direito Penal objetivo: o positivo, na medida em que sua obrigatoriedade no depende do tipo de destinatrio, mas da vontade estatal soberana que o impe, e o seu cumprimento est garantido pela coero, ou melhor, atravs da pena. Direito penal subjetivo: o ius puniendi, pertencente ao Estado e limitado pelo prprio Direito Penal objetivo.

5 Direito Penal comum e Direito Penal especial: Roberto Lyra: o Direito Penal especial complemento ao Direito Penal comum, com princpios autnomos, esprito e diretrizes prprias.

O Direito Penal comum e o Direito Penal especial se distinguem pelos rgos que o aplicam jurisdicionalmente. Nesse caso, se a norma penal for aplicada pela justia comum, sua qualificao ser de Direito Penal comum; se for aplicada por rgos especiais, sua qualificao ser de Direito Penal especial.

6 Direito Penal substantivo e Direito Penal adjetivo: Direito Penal substantivo = Direito Penal material (normas). Direito Penal adjetivo = Direito Processual (tem a finalidade de determinar como deve ser aplicado o Direito Penal, ou seja, instrumento do Direito Penal substantivo.

Captulo III Histria do Direito Penal

1 Consideraes introdutrias: A histria do Direito penal consiste na anlise do Direito repressivo de outros perodos da civilizao, comparando-o com o Direito Penal vigente. A doutrina mais certa tem adotado uma trplice diviso: 1) Vingana privada; 2) Vingana divina; 3) Vingana pblica.

Nas sociedades primitivas, os fenmenos naturais malficos eram recebidos como manifestaes divinas revoltadas contra a prtica de atos que exigiam reparao. Assim, punia-se o infrator para desagravar a divindade. O castigo aplicvel consistia no sacrifcio da prpria vida do infrator. Na verdade, a pena em sua origem distante representa o simples revide agresso sofrida pela coletividade, absolutamente desproporcional, sem qualquer preocupao com qualquer contedo de Justia. Esta fase (da vingana divina) resultou da grande influncia exercida pela religio na vida dos povos antigos. O princpio que domina a represso a satisfao da divindade, ofendida pelo crime. Trata-se do Direito Penal religioso, teocrtico e sacerdotal e, por meio do castigo, objetivava purificar a alma do criminoso. Um exemplo de legislao tpica foi o Cdigo de Manu.

Evoluiu-se para a vingana privada, que poderia envolver desde o indivduo isoladamente at o seu grupo social. Quando a infrao fosse cometida por membro do prprio grupo, a punio era o banimento, deixando-o a merc de outros grupos, o que ocasionava a morte. Quando a violao fosse praticada por algum estranho ao grupo, a punio era a vingana de sangue, verdadeira guerra grupal. Com a evoluo social, surge a Lei de Talio, determinando a reao proporcional ao mal praticado: olho por olho, dente por dente. Isso representou, de certa forma, a primeira tentativa de humanizao da sano criminal. Assim, evoluiu para a composio, sistema atravs do qual o infrator comprava sua liberdade, livrando-se do castigo.

Com a melhor organizao social, o Estado passou a assumir o dever de manter a ordem e a segurana social, surgindo a vingana pblica que, nos primrdios, manteve absoluta identidade entre poder divino e poder poltico. Atravs do aspecto religioso, o Estado justificava a proteo do soberano. O objetivo da represso criminal a segurana do soberano ou do monarca pela sano penal. Na Grcia, essa concepo foi superada com a contribuio dos filsofos, tendo Aristteles antecipado a concepo de livre-arbtrio, verdadeiro embrio da idia de culpabilidade. Plato antecipou a finalidade da pena como meio de defesa social, que deveria intimidar pelo rigorismo. Na Roma Antiga, a pena tambm manteve seu carter religioso e experimentou todas as formas de vingana, mas logo partiram para a separao entre direito e religio.

A responsabilidade penal individual somente passou a integrar os mandamentos do Direito Penal a partir do Iluminismo.

2 Direito Penal Romano: Inicialmente, a pena tinha um carter sacral, confundindo-se a figura do Rei e do Sacerdote, que tinham poderes ilimitados. A primitiva organizao jurdica de Roma era fundada no direito consuetudinrio, sendo este rgido e formalista.

Lei das XII Tbuas: impe limitao vingana privada, adotando a Lei de Talio, alm de admitir a composio.

Nos primeiros tempos da realeza, surge a diferena entre crimes pblicos (conspirao contra o Estado e assassinatos) e crimes privados (ofensas aos indivduos). O julgamento dos crimes pblicos eram competncia do Estado, enquanto os privados eram competncia do particular ofendido. Com a Repblica, surge o ncleo do Direito Penal Romano clssico, atravs da lege Corneliae (criou tipologias criminais nas relaes entre cidados) e da lega Juliae (criou tipologias criminais contra o Estado). Depois, o Estado passa a exercer o jus puniendi, respeitando o poder do pater familiae, que passou a possuir restries. Caractersticas do Direito Penal Romano: 1) Afirmao do carter pblico e social do Direito Penal; 2) Desenvolvimento da doutrina da imputabilidade, da culpabilidade e de suas excludentes; 3) Diferenciao do elemento subjetivo doloso; 4) Reconhecimento das causas de justificao (legtima defesa); 5) A pena constituiu uma reao pblica, aplicada pelo Estado.

Porm, nesse perodo, os romanos no fizeram uma sistematizao do Direito Penal. Trabalhavam atravs de casos isolados, sem preocupao em elaborar uma Teoria Geral do Direito Penal.

3 Direito germnico: O Direito Penal Germnico primitivo era consuetudinrio. Era concebido como uma ordem de paz e a sua transgresso como uma ruptura da paz, pblica ou privada. A reao perda da paz, por crime pblico, autorizava que qualquer pessoa pudesse matar o agressor. Quando se tratasse de crime privado, o transgressor era entregue vtima e seus familiares para que exercessem seu direito de vingana.

Os povos germnicos tambm conheceram a vingana de sangue, que foi sendo substituda com o fortalecimento do poder estatal, incorporando a composio, primeiramente voluntria e depois obrigatria. As leis brbaras deram perfil ao Direito Germnico: Lex Salica, Lex Rupiaria, Pactus, Lex Almannorum. Esse corpo legislativo representava apenas a formalizao do direito costumeiro.

A composio representava um misto de ressarcimento e pena: Parte era destinada aos familiares como indenizao a outra parte era conferida ao tribunal ou ao rei, simbolizando o preo da paz. Aqueles que no podiam pagar eram aplicadas penas corporais.

Mais tarde o Direito Germnico incorporou as penas de Talio. A responsabilidade objetiva tambm caracterstica do Direito Germnico. H uma apreciao meramente objetiva do comportamento humano, onde o que importa o resultado causado, sem resultado se resultou de dolo ou culpa, consagrando-se a mxima: o fato julga o homem.

4 Direito Penal Cannico: o ordenamento jurdico da Igreja Catlica Apostlica Romana. Primitivamente, teve carter disciplinar. A jurisdio eclesistica era dividida em: a) Ratione Personae o religioso era julgado sempre por um tribunal da igreja, qualquer que fosse o crime praticado. b) Ratione Materiae a competncia eclesistica era fixada, ainda que o crime fosse cometido por um leigo.

5 Perodo humanitrio. Os reformadores: Sculo XVIII (sculo das luzes): movimento de idias que tem por fundamento a razo e a humanidade, em oposio s leis em vigor, que se inspiravam em idias e procedimentos de excessiva crueldade. Segunda metade do sculo XVIII: filsofos, moralistas e juristas dedicam suas obras a censurar abertamente a legislao penal vigente, defendendo as liberdades do indivduo e enalteciam os princpios da dignidade do homem. Correntes iluministas e humanitrias (Voltaire, Montesquieu e Rousseau): propunham que o fim do estabelecimento das penas no devia consistir em atormentar um ser sensvel. A pena deve ser proporcional ao crime, devendo-se levar em considerao as circunstncias pessoais do delinqente, seu grau de malcia e, sobretudo, produzir a impresso de ser eficaz sobre o esprito dos homens, sendo, ao mesmo tempo, menos cruel para o corpo do delinqente.

O Iluminismo defendia o progresso da vida em todos os seus aspectos.

Cesare de Beccaria: Publica em 1764 seu livro Dos Delitos e Das Penas, com forte influencia de idias defendidas por Rousseau, Montesquieu e Voltaire. Seus postulados marcam o incio do Direito Penal moderno, da Escola Clssica de Criminologia, bem como o da Escola Clssica de Direito Penal. melhor prevenir o crime do que remediar. Sua obra uma associao do contratualismo com o utilitarismo. Beccaria constri um sistema criminal que substituir o desumano, impreciso, confuso e abusivo sistema criminal anterior. Sua obra foi influenciada pelo contrato social de Rousseau, que possui trs fundamentos principais: 1) Um consenso entre homens racionais acerca da moralidade e da imutabilidade da atual distribuio de bens; 2) Todo comportamento ilegal produzido em uma sociedade produto de um contrato social essencialmente patolgico e irracional, ou seja, comportamentos de pessoas que no podem celebrar um contrato. Beccaria tinha uma concepo utilitarista da pena; Buscava procurar um exemplo para o futuro: melhor prevenir delitos do que castig-los. Defendia a proporcionalidade da pena e sua humanizao. No admitia a vingana como fundamento do direito de ounir. Insinua uma finalidade reformadora da pena privativa da liberdade, seguindo os princpios reabilitadores ou ressocializadores da pena.

6 Histria do Direito Penal brasileiro: Perodo colonial: Antes do domnio portugus, era adotada a vingana privada, sem uniformidade da pena. As sanes eram corporais, mas sem tortura. Os silvcolas obedeciam regras consuetudinrias, comuns ao mnimo convvio social, transmitidas verbalmente e quase sempre dominadas pelo misticismo. A partir do descobrimento, o ordenamento do Brasil passou a ser o lusitano, fundamentadas nas Ordenaes Afonsinas (consideradas o primeiro cdigo europeu completo), que foram substitudas pelas Ordenaes Manuelinas. Havia uma inflao de leis e decretos reais destinados a solucionar pequenos casos na nova colnia que, acrescidos dos poderes conferidos com as cartas de doao, criavam uma realidade jurdica particular. O arbtrio dos donatrios,

na prtica, que designavam o direito a ser aplicado e, como tinham um critrio prprio, era catastrfico o regime jurdico. O regime jurdico era desptico, em que os senhores, independentes entre si, possuam poderes ilimitados de julgar e administrar seus interesses. No se aplicava o princpio da legalidade, sendo assim, as sanes eram as mais cruis possveis.

Cdigo Criminal do Imprio: A Constituio de 1824 determinou a urgente necessidade de criao de um Cdigo Criminal, fundamentado nos princpios de justia e equidade. 1827: Bernardo Pereira de Vasconcelos e Jos Clemente Pereira elaboram cdigos, sendo o primeiro mais aceito, pois tinha o mais amplo desenvolvimento das mximas jurdicas e equitativas, munido na diviso das penas. 1830: D. Pedro I sanciona o primeiro Cdigo Criminal da Amrica Latina, um dos mais bem elaborados.

Perodo Republicano: 1890: publicado um novo Cdigo Penal elaborado por Batista Pereira, um dos piores cdigos da histria, com graves defeitos de tcnica, parecendo atrasado para o seu tempo. 1932: Consolidao das Leis Penais de Vicente Piragibi concentrao das leis adicionadas ao cdigo. Joo Vieira de Arajo, Galdino Siqueira e Virglio de S Pereira tentaram elaborar cdigos para substituir o de 1890, porm, foi no estado novo que isso ocorreu. Em 1937, Alcntara Machado apresentou um projeto de cdigo criminal brasileiro que, aprovado pela Comisso Revisora, foi sancionado em 1940, vigorando desde 1942 at os dias atuais.

Captulo IV Doutrinas e Escolas Penais

1 Antecedentes das Escolas Penais: O Direito era um instrumento gerador de privilgios, que permitia aos juzes, dentro do mais desmedido arbtrio, julgar os homens de acordo com sua condio social. As correntes iluminista e humanitria, influenciadas por pensamentos de Voltaire, Rousseau e Montesquieu, fizeram severas crticas aos excessos da legislao penal da

poca, propondo a individualizao da pena, a proporcionalidade, alm de necessria diminuio da crueldade. Beccaria foi o primeiro a tratar desses pensamentos. Sculo XIX: surgimento de correntes de pensamentos sistematizadas segundo alguns princpios fundamentais. Foram chamadas de Escolas Penais.

Escola clssica: Representou a humanizao das Cincias Penais, buscando seus fundamentos no Iluminismo, principalmente com a obra de Beccaria (Dos Delitos e Das Penas). A partir da segunda metade do sculo XVIII, filsofos e juristas passam a defender idias que pregavam as liberdades do indivduo, enaltecendo os princpios da dignidade do homem. Desse movimento resultaram duas teorias: a) Jusnaturalismo (Grcio): idia de Direito Natural, superior e resultante da prpria natureza humana, imutvel e eterno. O Direito era fundamentado na razo; b) Contratualismo (Rousseau): o Estado, por extenso a ordem jurdica, resulta de um grande e livre acordo entre os homens, que cedem partes de seus direitos no interesse da ordem e segurana comuns. O Direito era acordo de vontades. Ambas as teorias coincidiam no fato de que defendiam a existncia de um sistema de normas jurdicas anterior e superior ao Estado, contestando, dessa forma, a legitimidade da tirania estatal.

O contrato social pressupe a igualdade absoluta entre todos os homens. Sob essa perspectiva, se questionava a imposio da pena, os alcances do livre arbtrio, ou o problema das relaes de dominao que podia refletir uma determinada estrutura jurdica. Quando o delinqente praticava o delito constatava que ele rompera com o contrato social, cujos termos supe-se que ele o tenha aceito, considerando-o inimigo da sociedade. Assim, o delinqente deveria ser castigado. Assim, a Escola clssica, tal como se desenvolveu na Itlia, distinguiu-se em dois grandes perodos: a) Terico-filosfico: sob a influncia do Iluminismo, de cunho utilitarista, pretendeu adotar um Direito Penal fundamentado na necessidade

social. Este perodo, que se iniciou com Beccaria, foi representado por Filangieri, Romagnosi e Carmignani. b) tico-jurdico: a metafsica jusnaturalista passa a dominar o Direito Penal, acentua-se a exigncia tica de retribuio, representada pla sano penal. Foram os principais expoentes dessa fase Rossi, Carrara e Pessina. Destaque para Carrara (Direito Penal liberal) e Beccaria (dogmtica penal).

Para Carrara, o crime era composto por uma fora fsica (elemento objetivo) e moral (elemento subjetivo). O seu fundamento bsico era o Direito Natural, de onde emanavam direitos e deveres, cujo equilbrio cabia ao Estado garantir. Seus princpios eram: a) O crime um ente jurdico; b) Livre arbtrio como fundamento da punibilidade; c) A pena como meio de tutela jurdica e retribuio da culpa moral (o objetivo da pena restaurar a ordem externa, que foi desregulada pelo crime); d) Princpio da reserva legal (uma ao converte-se em crime apenas quando se choca com a lei).

Feuerbach (Alemanha): nasce a moderna cincia do direito Penal na Alemanha (autor do Tratado de Direito Penal). A pena no medida retributiva, mas preventiva. O fundamento da ameaa a segurana jurdica. Assumiu uma posio determinista, dispensando o livre-arbtrio para fundamentar o seu sistema. o autor da frase: nullum crimen, nulla pena sine lege. Binding (alemo): a pena direito e dever do Estado. Para a aplicao da pena deve ser considerado o fato, no o delinqente, mas a pena deve ser proporcional culpabilidade. A pena era, para os Clssicos, uma medida repressiva, aflitiva e pessoal, que se aplicava ao autor de um fato delituoso que tivesse agido com capacidade de querer e de entender. O Direito Penal era limitado entre os extremos da imputabilidade e da pena retributiva, cujo fundamento bsico era a culpa.

Escola positiva:

You might also like