You are on page 1of 9

Cincia, senso comum e revolues cientcas: ressonncias e paradoxos*

Marivalde Moacir Francelin


Mestre em biblioteconomia e cincia da informao pela PUC-Campinas. E-mail: mfrancelin@yahoo.com.br

Relao com a cincia. - No tm real interesse por ncia. N uma cincia aqueles que comeam a se entusiasmar por ela somente depois que nela fazem descobertas. (Nietzsche)**

Resumo
Revisa alguns aspectos da constituio do conhecimento cientco, como, por exemplo, sua denio, sua relao com a losoa, com a religio e com o mito; segundo, descreve algumas caractersticas de eventos que se desenvolveram e ainda se desenvolvem a partir de novos conceitos em torno da prpria cincia, tais como o (novo) senso comum e algumas discusses (Thomas Kuhn e Karl Popper) sobre as revolues cientcas. Estabelece que a gnese cientca relaciona-se s manifestaes cotidianas, modicandose e distinguindo-se em suas mltiplas interpretaes. Palavras-chave Cincia; Filosoa da cincia; Senso comum; Revolues cientcas; Thomas Kuhn; Karl Popper; Conhecimento.

INTRODUO
Uma das caractersticas singulares da cincia na contemporaneidade a sua exibilidade em relao a alguns aspectos antes considerados indesejveis, em funo do excesso pragmtico e do isolamento disciplinar. Porm, pode-se notar que esses so apenas alguns pontos salientes no mbito cientco. Vrios outros conjuntos de relaes, conceitos e interpretaes poderiam ser estabelecidos a partir de temticas como cincia, senso comum e revolues cientcas. Discusses como essa tornamse quase que interminveis. So sugestivos os distintos pontos abordados em torno dos temas. O que se chama de estatuto cientco parece tomar uma forma diferente nesse sentido, pois participa da incerteza que compe os meandros cientcos. So essas incertezas que se tenta abordar no presente texto. Inicialmente, tentou-se expor alguns conceitos sobre cincia, senso comum e revolues cientcas, para, em um segundo momento, relacionar algumas discusses sobre os temas. Procurou-se destacar o papel da cincia enquanto agente em diversas esferas do conhecimento, bem como sua relao com outros tipos de saberes e eventos. O contexto cientco varivel e, sem dvida, pode receber interferncia do ambiente tanto local quanto global. Porm, essas tais inuncias podem ser recebidas e, principalmente, entendidas de diversas maneiras em um mesmo evento e por um mesmo observador. Exemplo disso so as revolues cientcas que passaram por enfoques distintos em funo do debate aprofundado e prolongado entre Thomas Kuhn e Karl Popper. Na cincia no foi, no e, provavelmente, no ser diferente. Nesse sentido, o debate prende-se cincia e tenta mapear uma espcie de gnese cientca, justicando a necessidade de uma aproximao com o senso comum. Assim, renem-se os componentes que permeiam ambiente e esprito humanos em suas manifestaes cotidianas, em detrimento dessa espcie de gnese cientca.
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

Science, common sense and scientic revolutions: resonances and paradoxes Abstract
The objective of this paper is to revise some aspects of the constitution of scientic knowledge as, for example, its denition, its relation in regard to philosophy, religion and myth. Another objective is to describe some characteristics of events that have been developed and are still being developed from new concepts about science itself, such as, (new) common sense and some (Thomas Kuhn and Karl Popper) discussion on the scientic revolutions. It points out that scientic genesis is related to daily manifestations, modifying itself and distinguishing itself in its multiple interpretations. Keywords Science; Philosophy of science; Common sense; Scientic revolutions; Thomas Kuhn; Karl Popper; Knowledge.

Esse texto foi elaborado a partir de uma das sees da dissertao de mestrado defendida pelo autor em 2004.
*

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Humano, demasiado humano: um livro para espritos livres. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.
**

26

Cincia, senso comum e revolues cientcas: ressonncias e paradoxos

RESSONNCIAS CIENTFICAS*
A questo mais difcil de ser respondida ao se tratar da temtica cincia a que se relaciona com a sua denio. Como denir ou conceituar cincia? Essa pergunta permeia grande parte do itinerrio bibliogrco no campo das cincias, mas nem sempre respondida. Freire-Maia (1998) diz que raramente os lsofos da cincia se propem a denir cincia. Existem, segundo o autor, trs motivos para essa recusa: o primeiro reside no fato de toda denio ser incompleta (sempre h algo que foi excludo ou algo que poderia ter sido includo); o segundo, na prpria complexidade do tema; e o terceiro, justamente na falta de acordo entre as denies (FreireMaia, 1998, p.24). Como alternativa, Freire-Maia (1998) prope colocar de lado as fundamentaes epistemolgicas e, a partir do uso de princpios elementares, proceder a uma tosca denio de cincia que contemplaria um [...] conjunto de descries, interpretaes, teorias, leis, modelos etc., visando ao conhecimento de uma parcela da realidade [...], atravs de uma metodologia especial, no caso, a metodologia cientca (Freire-Maia, 1998, p.24). quase unnime a noo de que a cincia [...] um vocbulo enganosamente amplo, que designa grande diversidade de coisas diversas, embora relacionadas entre si (Merton, 1979, p.38). Portanto, [...] falar do signicado da cincia levanta imediatamente numerosas questes, umas relativas palavra cincia e outras relativas palavra signicado (Roqueplo, 1979, p.140). Segundo Morais (1988), a cincia [...] mais do que uma instituio, uma atividade. Podemos mesmo dizer que a cincia um conceito abstrato. O que se conhece concretamente, continua o autor, so os cientistas e o resultado de seus trabalhos. O cientista contemporneo sabe bem que nada h de denitivo e indiscutvel que tenha sido assentado por homens (Morais, 1988, p.24). A cincia no se reduz a experimentos, pelo contrrio, extremamente abrangente e complexa. O experimento cientco como critrio de cienticidade ponto fundamental para o desenvolvimento das cincias exatas e biolgicas ou da natureza, mais bem representadas pela fsica e pela biologia (especialmente atravs de seus desdobramentos disciplinares nas ltimas dcadas do sculo XX). Porm, esse mesmo cienticismo no partilhado pelas disciplinas que compem as chamadas cincias humanas e sociais**.
Sobre a discusso em torno do conhecimento losco e do possvel reducionismo da losoa cincia, ver Granger (1989). Em losoa da cincia, ver Geymonat [s.d.].
*

O pensamento cientco no se forma nem se transforma apenas pelo experimento, pelo contrrio, anterior prxis pr cientca esto a idia, o pensamento, o conhecimento do conhecimento, a losoa da cincia, que trazem tona as discusses em torno da epistemologia, dos paradigmas, da tica, da moral, da poltica, enm, caractersticas relacionadas e inter-relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento e aos possveis desdobramentos e conseqncias que possam trazer. Whitehead (1946) lembra que a losoa a mais ecaz pesquisa intelectual. Ela a responsvel pela construo de [...] catedrais antes que os trabalhadores tenham removido uma pedra, e as destri antes que os elementos tenham esboroado as suas arcadas H sempre um pensamento, at um instinto que precede a prtica, o ato material. Esse processo no necessariamente imediato, pois a [...] losoa trabalha devagar. Os pensamentos dormem longo tempo; quase imediatamente depois a humanidade sente que se incorporou a si mesma em instituies (Whitehead, 1946, p.7-8). Para Whitehead (1994), a losoa est em constante contato com a humanidade e, conseqentemente, com os setores das sociedades que compem essas instituies. Nesse caso, losoa e cincia se aproximam para que o pensamento cientco, por meio de uma losoa conciliadora, constitua-se a partir de uma harmonizao das cincias. Portanto, a [...] losoa no uma das cincias com seu prprio reduzido esquema de abstraes, que aperfeioa e melhora. a viso geral das cincias com o objetivo de as harmonizar e completar. (Whitehead, 1946, p.103). J , segundo Whitehead (1994), uma resposta satisfatria dizer que a losoa da cincia responsvel pelo [...] estudo das relaes entre os diferentes setores do conhecimento. Porm, o autor lembra que esse estudo pode no s ser dirigido s relaes, mas tambm falta de relaes entre as disciplinas cientcas. Ambas, relaes e falta de relaes disciplinares, so importantes para a losoa da cincia. No toda e qualquer relao entre as cincias que participa da losoa das mesmas. Ou seja, muitas disciplinas podem ter pontos em comum, mas no apresentarem nenhum nvel de relao ou comunicao. Whitehead (1994) prope um princpio bsico a todas as cincias ou um conceito unicador. a losoa da cincia que tem como funo [...] expressar explicitamente as caractersticas unicadoras que permeiam este complexo de pensamentos
** O sentido dado ao termo cienticismo, no presente contexto, procura apenas relacion-lo s ferramentas e metodologias utilizadas pelas cincias chamadas, em determinados momentos, de duras. O desenvolvimento dessas cincias depende, em parte, das condies de abordagem e manipulao de seus objetos de pesquisa, caracterstica de difcil implementao nas cincias humanas e sociais. Por isso a necessidade de desenvolver metodologias prprias que possibilitem a compreenso de seus objetos de pesquisa em suas complexidades, afastando-se de vez das caras premissas positivistas estabelecidas, em outros momentos, por essas cincias.

Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

27

Marivalde Moacir Francelin

e conferem-lhe a condio de cincia. Portanto, a losoa da cincia [...] concebida como um objeto de estudo o esforo de representar todas as cincias como uma nica cincia, ou em caso de insucesso a confutao de tal possibilidade (Whitehead, 1994, p.5-7). Bachelard (1991) prope um pluralismo losco para caracterizar a losoa das cincias, pois entende que s possvel abordar experincia e teoria, em seus variados nveis de maturidade, por meio de uma losoa que acompanhe essa multiplicidade. O autor dene a losoa das cincias como uma losoa dispersa e distributiva. Assim, [...] o pensamento cientco surgir-nos- como um mtodo de disperso bem ordenado, como um mtodo de anlise aprofundada, para os diversos losofemas massivamente agrupados nos sistemas loscos... A anlise do pensamento cientco mediante de uma losoa dispersa vai ao encontro da prpria constituio cientca, que, de maneira alguma, forma-se a partir de um conglomerado ordenado. por isso que Bachelard (1991) diz que os [...] diferentes problemas do pensamento cientco deveriam, pois, receber diferentes coecientes loscos (Bachelard, 1991, p.14-15). Deve-se lembrar que nem sempre a losoa e as cincias estiveram em lados opostos. Segundo Moles (1971), losoa e conhecimento cientco estavam localizados na linha da losoa natural. Nem Plato nem Bacon separavam o amor sabedoria da posio do homem no Universo e do estudo estrutural deste (Moles, 1971, p.3). A ruptura ocorreu a partir do Renascimento, no momento em que a losoa comeou a tomar um carter mais abrangente, [...] englobando at a tica individual e social e as partes mais subjetivas de reexo do homem sobre si mesmo (Moles, 1971, p.4). Por sua vez, a cincia tornava-se cada vez mais especca e operacional, criando para si um mundo prprio, passvel de ser explicado, experimentvel e dominvel. Essa estrutura exclua quase que totalmente os sentidos loscos de mundo. Para Moles (1971), o cienticismo constitua-se como movimento contrrio losoa, [...] considerando que toda reexo do homem sobre seu lugar no mundo devaneio intil e impotente [...], ou seja, no se necessitava de uma losoa, pois a cincia possua as respostas para todos os problemas e, [...] se ela no os resolve hoje, deve resolv-los amanh (Moles, 1971, p.4). Isso demonstra a crena na cincia. Eliminando-se algumas caractersticas fundamentais do cotidiano humano, como mito e crena, a cincia toma-lhes o lugar na tentativa de tudo explicar, de tudo dominar. A partir de nais do sculo XIX e incio do sculo XX, com a nova re(evoluo) cientca, teve incio uma reviso dessa posio com relao losoa, ou seja, a concepo de verdade absoluta comea a ser posta em
28

questo devido s lacunas deixadas e que no poderiam ser preenchidas apenas pelas pressuposies cientcas modernas. Ao se depararem com inconsistncias nas concepes de unicidade de mundo, concretude e solidez em suas solues, os [...] pesquisadores se viram levados, quase coagidos, a examinar os postulados do determinismo [...]. A crena na verdade absoluta [...] cedeu lugar a uma concepo mais idealista das relaes entre mundo das sensaes e mundo construdo pela teoria cientca (Moles, 1971, p.5). Pode-se dizer que, nesse momento, refez-se a relao entre cincia e losoa, estabeleceu-se uma espcie de teoria cientca, construda e constituda pelo fato de o cientista dar-se conta de que sua viso linear e mecanicista de mundo no era nem suciente nem adequada para tratar dos problemas levantados pelo prprio meio cientco. Alguns eventos podem ser enumerados, como, por exemplo, [...] o desenvolvimento da Teoria da Relatividade e da Microfsica, o enunciado do princpio de complementaridade de Bohr que encetaram de maneira ntida essa reunio da cincia e da metafsica [...] (Moles, 1971, p.5). Nesse sentido, Moles (1971) descreve trs nveis de desenvolvimento da cincia do sculo XIX at o incio do sculo XX. So eles: a cincia do certo que, como a expresso j indica, est relacionada criao, construo de uma cincia exata, verdadeira, que possusse em si as qualidades de um conhecimento unvoco e acabado; a cincia do provvel, cr em um mundo de probabilidades, abre-se s possibilidades para a busca do conhecimento cientco; e a cincia do percebido, que, baseada na concepo schopenhaueriana, constri uma viso de mundo a partir de uma representao (Moles, 1971 p.6-7). A religio e a crena (no sentido de acreditar em algo) foram os caminhos utilizados durante sculos pela humanidade na busca de respostas s suas perguntas e aies. Como arma Morin (1999b), [...] durante muito tempo o fundamento em losoa era Deus, e mesmo nas cincias, pois Newton ainda se referia a Deus. Foi Laplace que excluiu Deus do cosmos e do domnio cientco (Morin, 1999b, p.21). O que se pode dizer, portanto, que a cincia, ao longo do tempo, tambm foi se distanciando da crena religiosa, estruturando-se enquanto conhecimento autnomo e independente. Segundo Chrtien (1994), a cincia substituiu a religio e eliminou o obscurantismo sobre os fenmenos mitolgicos da histria, colocandose no lugar da religio e da histria, ou seja, pregando a sua mstica e a sua mitologia. A racionalidade no processo histrico do Ocidente, segundo Chau (1996), tenta, pelo determinismo, descrever
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

Cincia, senso comum e revolues cientcas: ressonncias e paradoxos

por completo os [...] fenmenos naturais e humanos, oferecendo a denio dos seres e as leis necessrias de suas relaes [...]. O que a razo quer o controle dos eventos cotidianos e o banimento do indeterminismo, ou seja, a [...] racionalidade trabalha no sentido de eliminar o acaso na natureza, a contingncia na histria e a fortuna na tica e na poltica (Chau, 1996, p.21-22). Nos dias atuais, a racionalidade, como processo determinista, amplamente criticada. Apesar de, em certo sentido, o irracional estar relacionado ao mundo cientco (Granger, 2002), isso no signica um apelo irracionalidade. A crtica no voltada razo, mas ao uso da razo como nico caminho para o conhecimento verdadeiro. Sabe-se que as verdades podem ser provisrias, e uma das funes da racionalidade construir hipteses que sustentem essas verdades, ao mesmo tempo em que, pela mesma via, desconstroem-se essas hipteses e as verdades chamadas provisrias so substitudas. [...] hoje vemos as cincias aceitarem sua disperso... A cincia opera com o provvel, isto , com o possvel submetido a clculos (Chau, 1996, p.22). No sculo XX, a crena no experimento, no reproduzvel, no dominvel e compreensvel entra em conito com ela mesma, pois [...] o desabamento conjunto da substancialidade da matria e do determinismo clssico, em nvel subatmico, faz surgir um enigma e um mistrio sobre os quais se precipitou o espiritualismo [...] (Morin, 1999a, p.81). Da mesma forma, Chrtien (1994) lembra que a sociedade necessita de mitos para entender e relacionarse no cotidiano, ou seja, para [...] fundamentar sua identidade e justicar suas prescries, valores e relaes entre seus membros (Chrtien, 1994, p.13). O mito pode ser compreendido como necessrio para a construo no imaginrio popular daquilo que eles no poderiam ter na realidade, ou seja, [...] o mito geralmente pe em cena deuses e heris, demiurgos das origens, que lanam as bases da nova ordem. Ele retraa sua epopia lendria que xa, no imaginrio coletivo, os signos e modelos que postulam os procedimentos comuns de signicado e comunicao. Assim, pode determinar os [...] ritos, as regras do jogo social e os paradigmas sobre os quais se modulam os comportamentos (Chrtien, 1994, p.13). Com a crise da razo, [...] os humanos reencontraram um meio para repor aquilo que a teoria havia substitudo ao nascer: os mitos, os fundamentalismos religiosos. Mitologias e religies ocupam hoje o lugar vazio deixado pela razo (Chau, 1996, p.22). Esse imaginrio faz parte da condio do viver e do sobreviver humano. A sociedade est intimamente ligada e, muitas vezes, estruturada sobre ou ao redor de valores mticos, de crenas e de dogmas que podem ser, em determinadas sociedades/comunidades, sinnimos de
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

verdade. O sistema mtico converte-se em cincia. No que a cincia seja anloga verdade; porm, no caso do imaginrio coletivo, a crena pode levar ao sentimento de se estar diante de uma verdade absoluta. A cincia tambm pode se converter em mito (Hbner, 1993). Segundo Alves (2000), essa converso perigosa, pois [...] todo mito perigoso, porque induz o comportamento e inibe o pensamento. O autor diz que essa concluso um dos pontos engraados (e trgicos) da cincia. Ao crer-se que algum est pensando por um determinado grupo, este ltimo exime-se da atividade de pensamento e pode [...] simplesmente fazer o que os cientistas mandam (Alves, 2000, p.10). Se a cincia resolve expulsar esse sistema mtico e tenta assumir seu lugar no imaginrio coletivo, pois os [...] deuses e taumaturgos no mais fazem sucesso na era das cincias e tcnicas, o que pode ocorrer so lacunas e a [...] sociedade no pode funcionar se nela cam vagos os lugares do poder simblico (Chrtien, 1994, p.13). Morin (1999a) traz uma explicao que corrobora o que diz Chrtien (1994). Acredita que o mito, no sculo XX, [...] tomou a forma da Razo, a ideologia camuou-se de cincia, a Salvao tomou forma poltica garantindose certicada pelas Leis da Histria. Alm do mais, nesse sculo que o [...] messianismo e niilismo se combatem, entrechocam-se e produzem-se um ao outro, a crise de um operando a ressurreio do outro (Morin, 1999a, p.15-16). O que se tenta agora um certo tipo de restaurao a partir do prprio pensamento, concomitantemente ao que se chama de revolues cientcas. Para Morin (2002), foram duas as revolues cientcas responsveis pela preparao da reforma do pensamento. A primeira est relacionada fsica quntica, que, grosso modo, desencadeou o [...] esboroamento de toda idia de que haveria uma unidade simples na base do universo [...], ps em dvida o sentido dogmtico em torno do determinismo e introduziu o conceito de incerteza no meio cientco. A segunda revoluo est relacionada ao princpio no reducionista para o pensamento cientco, to marcante, segundo Morin (2002), no sculo XIX. [...] h uma ressurreio das entidades globais, como o cosmo, a natureza, o homem [...], passando a integrarem um amplo sistema de relaes e complexidade (Morin, 2002, p.89-90).

POSSIBILIDADES EM TORNO DO SENSO COMUM


Bases conceituais podem ser consideradas indispensveis para qualquer estudo ou discusso epistemolgica em determinada disciplina. Os conceitos que formam tal base podem ser construdos ao longo do tempo por novas e
29

Marivalde Moacir Francelin

antigas disciplinas, passando, primeiramente, pelo crivo da comunidade cientca, na qual expostos a crticas que consolidaro ou no a sua utilizao. Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum) so apropriados pelo meio cientco e tornam-se cientcos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum. Segundo Cotrim (2002), o [...] vasto conjunto de concepes geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social recebe o nome de senso comum (Cotrim, 2002, p.46). Em seu livro Um discurso sobre as cincias, Boaventura de Souza Santos prope um novo senso comum, em que a [...] distino hierrquica entre conhecimento cientco e conhecimento vulgar tender a desaparecer e a prtica ser o fazer e o dizer ser a losoa prtica (Santos, 2002, p.10). Depois dele, foram publicados Introduo a uma cincia ps-moderna e A crtica da razo indolente: contra o tica desperdcio da experincia, em 2000 e 2001, respectivamente. cio Santos expe nessas trs obras a crise ou as crises dos paradigmas da cincia moderna e reete sobre uma nova estrutura cientca ps-moderna. Nesse sentido, o autor diz que a cincia moderna construiu-se contra o senso comum, considerando-o supercial, ilusrio e falso e a cincia ps-moderna vem para reconhecer os valores (virtualidades) do senso comum que enriquecem a nossa relao com o mundo, ou seja, o senso comum tambm produz conhecimento, mesmo que ele seja um conhecimento misticado e misticador. [...] mas, apesar disso e apesar de ser conservador, tem uma dimenso utpica e libertadora que pode ser ampliada atravs do dilogo com o conhecimento cientco (Santos, 2002, p.56). Santos (2002) justica a aproximao do conhecimento do senso comum ao conhecimento cientfico com a da descrio de algumas caractersticas do prprio senso comum, tais como causa e inteno; prtica e pragmtica; transparncia e evidncia; supercialidade e abrangncia; espontaneidade; exibilidade; persuaso (Santos, 2002, p.56). O autor arma que necessrio uma ruptura epistemolgica inversa que ocorrera na cincia moderna, ou seja, em vez de distanciar-se do senso comum para atingir um nvel qualitativo para a pesquisa cientca, agora necessrio aproximar esse conhecimento o mximo possvel do conhecimento do senso comum, pois o [...] conhecimento cientco ps-moderno s se realiza enquanto tal na medida em que se converte em senso comum. Arma ainda que a cincia ps-moderna, ao sensocomunicar-se, no [...] despreza o conhecimento que produz tecnologia, mas entende que, tal como o conhecimento se deve traduzir em autoconhecimento, o desenvolvimento tecnolgico deve traduzir-se em sabedoria de vida (Santos, 2002, p.57).
30

Como boa parte dos pensadores ps-modernos, Santos (2000) no deixa de mencionar a influncia exercida em sua obra pelo pensamento bachelardiano e, seguindo o pensamento deste ltimo, diz que o conhecimento cientfico somente possvel mediante o rompimento com o conhecimento vulgar, com o senso comum. A cincia [...] constri-se, pois, contra o senso comum, e para isso dispe de trs atos epistemolgicos fundamentais: a ruptura, a construo e a constatao (Santos, 2000, p.31). Tratando o senso comum como um certo tipo de conhecimento, Santos (2000) o classica como conservador e xista, armando que a [...] cincia, para se constituir, tem de romper com essas evidncias e com o cdigo de leitura real que elas constituem [...] (Santos, 2000, p.32). Mas, no deixa de vaticinar o reencontro da cincia com o senso comum, sendo isso possvel mediante uma ruptura com a ruptura epistemolgica. Segundo o autor, o senso comum, enquanto conceito losco, aparece no sculo XVII como iniciativa burguesa de combate ao irracionalismo, sendo que a valorizao losca do senso comum esteve atrelada ascenso da burguesia ao poder, pois ele era considerado [...] natural, razovel, prudente, um senso que burgus e que, por uma dupla implicao, converte-se em mdio e em senso universal (Santos, 2000, p.36). Alves (2000) concorda e completa a opinio de Santos (2000), dizendo que o senso comum foi criado por pessoas que se consideravam encontrarse [...] acima do senso comum, como uma forma de se diferenciarem de outros que, segundo seu critrio, so intelectualmente inferiores (Alves, 2000, p.13). Porm, estando a burguesia no poder, o conceito losco de senso comum torna-se correspondentemente desvalorizado, signicando um conhecimento articial e ilusrio. Santos (2000) credita a esse senso comum o nascimento das cincias sociais no sculo XIX. Elas teriam surgido por meio de um movimento contrrio ao senso comum. A relao das cincias sociais com o senso comum tem sido complexa e ambgua por diversos motivos: o primeiro est relacionado a determinadas correntes tericas que no desejam a ruptura com o senso comum; o segundo diz respeito s correntes que propem a ruptura, porm [...] tem vrias concepes do senso comum, umas salientando sua positividade, outras sua negatividade. Dessa forma, o senso comum pode ser [...] o menor denominador comum daquilo em que um grupo ou um povo coletivamente acredita [...] (Santos, 2000, p.37). Morais (1988) diz que a aproximao do saber cientco ao senso comum parece ser um tanto radical, mesmo sendo [...] inestimvel o valor daquilo que o povo levanta de suas
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

Cincia, senso comum e revolues cientcas: ressonncias e paradoxos

experincias cotidianas, pois este o seu saber. Mais ainda: no se pode negar que do conhecimento vulgar que parte a atividade cientca (Morais, 1988, p.23). Porm, justica a separao entre o senso comum e o conhecimento cientco, justamente pelo aperfeioamento metodolgico desenvolvido por este ltimo, ou seja, mtodos especiais que permitiam resultados especiais. Como exemplo: o sol parece girar ao redor da Terra, e esta no se move, essa a [...] maneira como olhamos e vemos o Sol indo de um lado para o outro da Terra Por esse motivo existem os mtodos especiais de pesquisa. Eles servem para conduzir [...] nosso pensamento para a concluso de que a Terra que gira em torno do Sol, embora no parea assim (conhecimento cientco) (Morais, 1988, p.23-24). Em contrapartida, existem processos constantes de revises e correes feitas pelos cientistas em virtude de entenderem esse processo como parte do desenvolvimento cientco, e no como sinal de falncia da cincia. [...] o conhecimento cientco abandona seu carter de indiscutvel, conferido pela mentalidade cienticista dos sculos XVIII e XIX, mas no abre mo de sua busca de conhecimento genuno e exato (Morais, 1988, p.24). Isso se processa por um mtodo que permite a sistematizao de dados e fatos que possam comprovar os resultados obtidos. O senso comum e o conhecimento cientco esto relacionados ao cotidiano humano, assim como podem relacionar-se entre si, porm so distintos, e tais distines devem ser consideradas. Diante desse fato, Morais (1988) sugere que o senso comum, ou conhecimento vulgar, pode ser designado como emprico, que [...] provm da experincia comum das gentes. Diferencia-se do experimento, ou seja, a [...] vivncia nos permite as percepes cotidianas ocasionais e da se origina a Experincia. J o experimento (ou experimentao) aquilo que deve ocorrer segundo um plano de pesquisa. E, como exemplo, associa o experimento ao trabalho de laboratrio. Assim, enquanto a experincia [...] a-metdica e assistemtica, o experimento metodicamente provocado e sistematicamente analisado (Morais, 1988, p.25). A pesquisa cientca tem incio no conhecimento vulgar, porm dele se diferencia atravs de metodologias e princpios que visam a legitim-la enquanto conhecimento cientco. Nunca ser demasiado repetirmos que as investigaes da cincia partem de crenas e diferenciaes originadas no saber vulgar. Mas, partem da para a tentativa de ultrapassar as limitaes deste saber (Morais, 1988, p.26). Para Cotrim (2002), essas opinies so reproduzidas [...] irreetidamente no cotidiano, algumas dessas noes escondem idias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reexo sobre a vida o que chamamos de sabedoria popular. A caracterizao do senso comum no passa, necessariamente, por critrios de verdade ou falsidade,
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

mas sim pela falta de fundamentao sistemtica, ou seja, recebem e emitem opinies sem saber por que e o que signicam. So processos acrticos nos quais um indivduo concebe um conjunto de informaes como conhecimentos, sem saber realmente o que signicam, e os utiliza na prtica cotidiana como se fossem verdadeiros e denitivos, sendo estes ltimos apenas conhecimentos provisrios e parciais (Cotrim, 2002, p.47). No meio cientco, os conhecimentos tambm podem ser provisrios e parciais, podem dar lugar a novos conhecimentos que surgem ao longo do tempo atravs de novas pesquisas. A grande diferena que no meio cientco deve haver plena conscincia de que uma pesquisa que leva a um novo conhecimento no denitiva. O senso comum, portanto, descarta essa premissa, pois as opinies obtidas podem ser emitidas como verdadeiras e denitivas. A cincia, aparentemente, busca por meio de seu rigor na pesquisa, no debate e crtica de opinies, afastar-se do senso comum. POPPER
E

KUHN: PARADOXOS DAS REVOLUES CIENTFICAS

Thomas Kuhn e Karl Popper devem ser lembrados como dois dos mais destacados pensadores da cincia do sculo XX. Ambos deram grande contribuio ao pensamento cientco e fomentaram um prolongado debate em torno de suas idias. Popper critica a losoa do positivismo lgico desenvolvida pelo Crculo de Viena. O Crculo de Viena (tendo como seus maiores representantes Wittgenstein, Carnap e Schlick) defendia o princpio do vericacionismo. Qualquer hiptese, para ser cientca, tinha de ser considerada vericvel (Freire-Maia, 1998, p.83). No concordando com essa concepo, Popper prope o que chama de falseabilidade ou falibilismo. O falseacionismo se aproxima mais de um mtodo no qual toda proposio, para ser cientfica, deve ser falsevel. Esse procedimento a principal caracterstica da filosofia da cincia popperina. Para Popper, a cincia se desenvolve a partir de revolues constantes, renovando-se permanentemente. O critrio de falseabilidade est associado idia de movimentao e rupturas de paradigmas cientcos, ao contrrio do vericacionismo, que tem como princpio bsico a idia de verdade, portanto algo que se estabiliza em determinado momento; o falseacionismo ou falibilismo no pressupe uma verdade primeira, mas um enunciado seguido de uma contraprova ou de sua falseao. A idia a de que a cincia ou o conhecimento cientco se desenvolve a partir da busca e da tentativa de encontrar lacunas para falsear uma teoria. Nesse caso, os cientistas desenvolveriam teorias (mtodos) cada vez mais consistentes e exveis, pois
31

Marivalde Moacir Francelin

contariam com o princpio da incerteza e das mudanas de paradigmas. Tais mudanas seriam constantes. Essa concepo de ebulio de novos modelos na construo cientca, prevista na losoa da cincia popperiana, por meio de refutaes, encontra, no pensamento de outro importante lsofo da cincia, o seu pressuposto de falibilismo ou refutao. Thomas Kuhn, ao contrrio de Karl Popper, arma que a cincia se desenvolve a partir de revolues cientcas que ocorrem em intervalos especcos (geralmente grandes) de tempo. Para Kuhn, a cincia segue um certo tipo de dogmatismo nesses intervalos, pois se comportar e se desenvolver de acordo com o paradigma vigente. Esse paradigma engloba um conjunto de valores, teorias e mtodos que iro inuenciar e servir de modelo para uma ou vrias comunidades cientcas. Com as revolues cientcas, os paradigmas se renovam e os velhos paradigmas so substitudos depois de um perodo de crise dentro da prpria cincia. As crises se manifestam a partir de controvrsias ao redor de metodologias, teorias, valores e conceitos no campo cientco. Quando surgem novas concepes paradigmticas, d-se incio a um perodo de transio. Nesse perodo h muito o que ser feito, pois a ansiedade pelo novo muito mais forte do que a tentativa de revigorar o velho paradigma, e este acaba por ser o argumento que lhe mais desfavorvel. Conseqentemente, as grandes revolues cientcas passaram por perodos de transio variados, e, dessa maneira, seguiram seus respectivos perodos de vigncia enquanto paradigmas. Pode-se citar como alguns dos representantes dessas revolues cientcas: Nicolau Coprnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein. Veja-se que as revolues cientcas, quando tratadas por um esprito cientco revolucionrio e no-revolucionrio, tornam-se extremamente complexas. Kuhn (1979a) lembra que os cientistas so dogmticos ao avaliarem o prprio desenvolvimento cientco. A criatividade to apregoada como necessria e substancial ao recm-cientista reduzida a manuais e cartilhas cientcas no momento de qualquer avaliao. Eis um esprito revolucionrio desativado ou em inrcia. Isso no signica que a criatividade esteja relacionada diretamente s revolues cientcas. Indica que podem haver espritos criativos e potencialmente revolucionrios. E destes que parte a iniciativa para as revolues cientcas. Em vez do enfoque no evento da descoberta em si, prope-se a anlise de um contexto no como mito (Popper, 1999), mas como um importante agregado construo cientca. Portanto, ter-se-ia um panorama cientco que se desenvolve a partir de revolues e de espritos revolucionrios, podendo ocorrer de tempos
32

em tempos (Kuhn, 2001), a todo momento (Popper, 1999), ou das duas maneiras concomitantemente. Questo semelhante foi levantada por Williams (1979), que pergunta a Kuhn e a Popper como saber o que cincia. A cincia no planejada estrategicamente. Os cronogramas restringem-se s pesquisas isoladas e, geralmente, correspondem a curtos espaos de tempo. As prprias pesquisas desenvolvem-se independentes umas das outras. Apenas so compartilhadas depois de sua concretizao ou a partir de resultados parciais. Dessa maneira, ca difcil saber como se desenvolve a cincia. O cenrio cientco depende da descrio do cientista. O cientista descrever o que achar prudente. Essa prudncia deturpar e excluir muitos eventos importantes do trajeto cientco. Esses so problemas de processo cientco, mas a denio de cincia est no processo ou alm dele? Nesse caso, Kuhn e Popper [...] baseiam suas concepes da estrutura da cincia na sua histria ...e a histria da cincia no pode suportar essa carga por hora. Mesmo porque [...] no sabemos o suciente para permitir que se erija uma estrutura losca sobre uma histria (Williams, 1979, p.61). Isso quer dizer que tanto Popper quanto Kuhn desenvolveram suas teorias de acordo com a viso que tm da cincia, o que no signica que uma ou ambas tenham encontrado ou possuam, segundo Williams (1979), a essncia da cincia. O prprio Kuhn (1979b) diz que nem o seu trabalho nem o de Popper so fundamentados em [...] generalizaes que constituem as teorias aceitas na sociologia e psicologia (e na histria?) [...], porm refere-se s [...] observaes coligidas por historiadores e socilogos [...] como importantes losoa da cincia (Kuhn, 1979b, p.291). Essa importncia parece estar clara no pensamento kuhniano (Kuhn, 2001, p.11-12). As posies defendidas por Popper (1979; 1975) e por Kuhn (1979b; 2001) esto envoltas, segundo os prprios autores, em mal-entendidos. Popper diz que Kuhn no o entende ou o interpreta mal (Popper, 1979, p.63). J Kuhn diz a mesma coisa, no de Popper, mas de Lakatos (1979). Lakatos seguidor e defensor das idias de Popper (Chalmers, 1994, p.12), chegando a coloc-lo no mesmo nvel de David Hume e Immanuel Kant (Lakatos, 1999, p.151). Portanto, Kuhn, ao criticar ou defender-se do que diz Lakatos, est, de certa maneira, estendendo sua argumentao a Popper. Segundo Feyerabend (1991), Lakatos foi o [...] nico lsofo da cincia que aceitou o desao de Kuhn [...] e o combateu em [...] seu prprio terreno e com as suas prprias armas (Feyerabend, 1991, p.330). Pensamentos como esses, aparentemente divergentes em certos aspectos, acabam se encontrando e desenvolvendo
Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

Cincia, senso comum e revolues cientcas: ressonncias e paradoxos

uma quase complementaridade justamente em dois dos aspectos considerados mais importantes da histria do pensamento cientco: as crises e as revolues.

(Org.). A crise da razo. So Paulo : Companhia das Letras, 1996. CHRTTIEN, Claude. A cincia em ao. Campinas : Papirus, 1994. COTRIM. Gilberto. Fundamentos da losoa: histria e grandes temas. 15. ed. So Paulo : Saraiva, 2002. FEYERABEND, Paul. Adeus razo. Lisboa : Ed. 70, 1991. FREIRE-MAIA, Newton. A cincia por dentro. 5. ed. Rio de Janeiro : Vozes, 1998. GEYMONAT, Ludovico. Elementos de losoa da cincia. Lisboa : Gradiva, [199?]. GRANGER, Gilles Gaston. O irracional. So Paulo : Unesp, 2002. _______. Por um conhecimento losco. So Paulo : Papirus, 1989. HBNER, Kurt. Crtica da razo cientca. Lisboa : Ed. 70, 1993. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientcas. 6. ed. So Paulo : Perspectiva, 2001. _______. Funo do dogma na investigao cientca. In: DEUS, Jorge Dias de. (Org.). A crtica da cincia: sociologia e ideologia da cincia. 2. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1979a. _______. Reflexes sobre meus crticos. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan. (Org.). A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo : Cultrix, 1979b. LAKATOS, Imre. Falsicao e metodologia dos programas de investigao cientca. Lisboa : Ed. 70, 1999. _______. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa cientca. In: _______; MUSGRAVE, Alan. (Org.). A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo : Cultrix, 1979. MERTON, R. K. Os imperativos institucionais da cincia. In: DEUS, Jorge Dias de. (Org.). A crtica da cincia: sociologia e ideologia da cincia. 2. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1979. MOLES, Abraham Antoine. A criao cientca. So Paulo : Perspectiva, 1971. MORAIS, Regis de. Filosoa da cincia e da tecnologia. 5. ed. So Paulo : Papirus, 1988. MORIN, Edgar. A cabea bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2002. _______. O mtodo 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre : Sulina, 1999a. _______. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro : Garamond, 1999b. POPPER, Karl R. A cincia normal e seus perigos. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan (Org.). A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo : Cultrix, 1979. _______. A lgica da pesquisa cientca. So Paulo : Cultrix/Edusp, 1975. _______. O mito do contexto: em defesa da cincia e da racionalidade. Lisboa : Ed. 70, 1999.

CONSIDERAES FINAIS
As condies que associam e, ao mesmo tempo, separam conhecimento vulgar ou conhecimento do senso comum do conhecimento cientco tambm parecem estar se modicando devido a novas posturas da comunidade cientca, principalmente no mbito da divulgao cientca. Essa aparente transformao atinge diretamente a cultura cientca, espera-se que j distante do cienticismo clssico, em quase todas as suas instncias, ou seja, os processos, procedimentos e produtos cientcos so, em certo sentido, disponibilizados ao pblico especializado (pares) e ao pblico leigo (senso comum). Uma espcie de tolerncia cientca parece estar sendo aplicada s teorias e mtodos da prpria cincia. Pode-se dizer que os campos de conhecimento esto buscando ultrapassar as barreiras que existem entre eles. Ou seja, as relaes entre cincia, losoa, Deus, mito e senso comum so fundamentais, pois esto e at podem ser esses prprios limites. Considerando-se os conceitos e as distintas e vrias teorias que esto na e em torno da cincia, dicilmente crenas, mitos e, especialmente, senso comum podero ser inteiramente deslocados do seu discurso. Um campo de conhecimento talvez no baste por si s e parece que no constri conhecimento sem a relao com o oposto. Isso signica que, como j exposto, a cincia necessita do senso comum, que a razo necessita do mito, que a crena pode manifestar-se a partir dos mais rigorosos mtodos cientcos, que as revolues dependem de uma suposta verdade, e essa verdade vem do ser humano. Assim, as conguraes de verdade, mesmo as cientcas e, talvez, principalmente essas, carregam em si as maiores provas e os mais ntidos exemplos de medo, angstia, amor, f, jbilo losco e contemplao na mais alta rigorosidade metodolgica e ceticismo cientco, pois o esprito cientco metafrico. Artigo recebido em 31-01-2005 e aceito para publicao em 29-03-2005.
REFERNCIAS ALVES, Rubem. Filoso a da cincia: introduo ao jogo e suas regras. 2. ed. So Paulo : Loyola, 2000. BACHELARD, Gaston. A losoa do no: losoa do novo esprito cientco. Lisboa : Editorial Presena, 1991. CHALMERS, Alan F. A fabricao da cincia. So Paulo : Unesp, 1994. CHAU, Marilena. Contingncia e necessidade. In: NOVAES, Adauto.

Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

33

Marivalde Moacir Francelin


ROQUEPLO, P. Oito teses sobre o signicado da cincia. In: DEUS, Jorge Dias de (Org.). A crtica da cincia: sociologia e ideologia da cincia. 2. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1979. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 3. ed. So Paulo : Cortez, 2001. _______. Introduo a uma cincia ps-moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000. _______. Um discurso sobre as cincias. 13. ed. Porto : Afrontamento, 2002. WHITEHEAD, Alfred North. A cincia e o mundo moderno. So Paulo : Brasiliense, 1946. _______. O conceito da natureza. So Paulo : Martins Fontes, 1994. WILLIAMS, L. Pearce. Cincia normal, revolues cientcas e a histria da cincia. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan (Org.). A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo : Cultrix, 1979.

34

Ci. Inf., Braslia, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004

You might also like