You are on page 1of 7

1.

INTRODUO Este projeto de Trabalho de Concluso de Curso (TCC), a ser apresentado ao Curso de Comunicao Social da Universidade Federal do Maranho, tem como proposta realizar o estudo assim denominado: Discursos da administrao Tadeu Palcio produzidos pela Assessoria de Comunicao: uma anlise dos discursos e contradiscursos. O trabalho visa analisar a produo dos discursos jornalsticos (expontneos ou fornecidos pela Assessoria de Comunicao) presentes nos jornais Pequeno e o Estado do Maranho, no perodo de 25/01 a 08/02 deste ano, tendo em vista a proximidade das eleies municipais de 2004 considerando a hiptese de que o pleito ocasionar uma intensa atividade na rea objeto desta pesquisa. Em complemento estudar-se-o tambm as formas de contradiscursos (que nada mais so do que discursos que tomam por base um outro discurso j enunciado) elaboradas pela Assessoria de Comunicao da Prefeitura Municipal de So Lus, denominada Superintendncia Tcnica de Comunicao (Setecom), bem como no Estado do Maranho e Jornal Pequeno. A necessidade de se estudar estes discursos surgiu a partir da curiosidade em conhecer os efeitos que cada um deles pode gerar no pblico (que recebe as mensagens contidas nos discursos). Atravs das leituras de alguns autores/professores em anlise do discurso houve a necessidade de querer constatar a que ponto um discurso ganha espao diante da sociedade e que influncia exerce.

2. JUSTIFICATIVA

Nada mais exemplar para iniciao deste TCC, quando estamos a menos de um ano de ocorrerem as eleies municipais. Os discursos produzidos, tanto pela Setecom, quanto pelos jornais a serem analisados, tero seus corpus, com caractersticas de estilo, onde ser possvel observar as estratgias contidas nestes discursos. Se um discurso possui estratgias porque h objetivos a serem alcanados, bem como espera-se pelos efeitos que estes discursos iro produzir. Logicamente, existem fatores (lingsticos e no- lingsticos) que serviro de recursos para a elaborao de um discurso estratgico e de efeitos impactantes. Tendo em vista a complexidade dos discursos na rea da poltica e tambm jornalstica (que o alvo do nosso estudo), via preceitos ideolgicos, neste trabalho optar-se- pela anlise mais voltada aos aspectos contemplados pelas teorias da Lingstica e das cincias sociais. Ao selecionar o tema deste presente trabalho, temos de fato um ponto importante a ser considerado: a problemtica de delimitao do objeto. Para muitos tericos franceses reconhecidamente os mais dedicados ao campo da Anlise do Discurso e da Lingstica o objeto de estudo da anlise do discurso o discurso poltico. Portanto, se partimos das proposies de estudiosos como Chomsky e Granger, veremos que dentro das estruturas dos discursos considerando aqui no apenas o discurso poltico, mas as demais formas de discurso, inclusive os mais simples identificveis teremos a atuao de regras lingsticas e de fatores no lingsticos para a constituio deste discurso. Conforme Possenti:
... as lnguas naturais so sinttica e semanticamente indeterminadas, no sentido de que qualquer enunciado demanda, para interpretao efetiva, alm dos elementos da sintaxe e da semntica, uma relao ao seu contexto de produo (POSSENTI, 2001, P. 17)

Outro fator importante a ser considerado dentro desta proposta de estudo a consonncia com os trabalhos e obras de Srio Possenti, Eni Orlandi, Cli Pinto, Pierre Bourdieu e Michael Foucault autores de fundamental importncia para a compreenso da anlise do discurso. relevante destacar que as obras dos autores apresenta um quadro epistemolgico bsico para anlise do discurso: considera-se as teorias lingstica e social.

3. OBJETIVOS Este projeto tem por objetivo: realizar uma anlise dos discursos e contradiscursos, em um determinado perodo de tempo, elaborados por dois peridicos de So Lus e pela Assessoria de Comunicao da Prefeitura de So Lus. Mais especificamente, o presente trabalho ainda pretende contemplar os seguintes quesitos: a) Analisar a forma e contedo dos discursos produzidos pela Assessoria, bem como os discursos externos administrao (estes so os discursos destacados nos dois jornais a serem analisados neste estudo); b) Observar as estratgias utilizadas para produzir os discursos; c) Apontar os efeitos e/ou reaes que estas estratgias utilizadas nos discursos causam em seus alocutrios; d) Mostrar as formas de estilo utilizadas nos discursos;

e) Analisar os recursos utilizados na produo dos discursos; f) Assinalar os fatores dos discursos apontando e/ou destacando a provvel aliana com a retrica e progresses discursivas.

4. HIPTESES Os discursos ao serem produzidos levam em conta o contexto social. Sem considerar tal contexto, os discursos no teriam um sentido, seriam indeterminados. Alm disso, o discurso poltico considerado o objeto principal para a anlise do discurso. Entretanto, nada impede que at uma simples frase enunciada seja o produto de um discurso. Tendo em vista os fatores acima expostos, preciso considerar que o objeto deste estudo est inserido na zona de influncia de um perodo eleitoral prximo. Portanto, de se esperar que uma vasta riqueza discursiva aflore do objeto a ser analisado neste trabalho. No caso desta hiptese ser confirmada, sem dvida, todos os discursos produzidos tero todo um cuidado em sua elaborao, com adoo de estilo e at mesmo com traos de subjetividade (neste caso podermos considerar para efeito de anlise, por exemplo, a linha editorial e/ou a postura dos jornais selecionados). Outra hiptese a ser trabalhada quanto ao discurso jornalstico, cuja subjetividade se encontra revestida estrategicamente de objetividade. Este fator ser analisado no Estado do Maranho e no Jornal Pequeno.

5. METODOLOGIA A pesquisa constitui-se em uma anlise dos discursos produzidos pela Assessoria da Prefeitura de So Lus. A prioridade para escolha metodolgica dada anlise do discurso inserida nas teorias lingsticas e auxiliares (relativa ao campo no lingstico mas pertinente para a anlise de um determinado tipo de discurso). A partir disso, necessrio que se siga alguns passos, conforme aes descritas abaixo: # Levantamentos de materiais impressos e leituras bibliogrficas; # Anlise de dois jornais locais (O Estado do Maranho e Jornal Pequeno); # Realizao de coleta de materiais da Setecom (releases para imprensa); # Anlise do material produzido pela Assessoria (releases); # Analisar o projeto estrutural da Assessoria. A partir desses procedimentos, sero feitos recortes das informaes mais relevantes que contribuiro para o enriquecimento desta pesquisa. Aps terem sido analisados, conhecer-se- em que contexto os discursos foram produzidos, bem como os campos sociais que o propiciam. Uma vez feitos estes recortes, apurar-se-o os fatores que contriburam para a produo dos discursos apontando as estratgias usadas nas construes de cada discurso.

6. PERFIL TERICO Em busca de uma melhor compreenso do assunto que ser analisado nesta pesquisa, que se busca junto s teorias que mais daro sustentao a este estudo. Uma vez expostos os objetivos deste trabalho, far-se- uma incurso nas correntes tericas emergidas na Frana, que reporta a lingstica e teorias do discurso.

A partir dessas correntes, verificar-se- tambm outras teorias de grande relevncia para este estudo como as correntes sociais, antropolgicas, psicolgicas e demais teorias auxiliares para a anlise do discurso. Alm destas correntes filosficas necessrio buscar subsdios dentro da retrica e da teoria das idias (ideologia). Alm das consideraes quanto ao estilo, subjetividade (cuja base terica ser a obra de Possenti) e as prprias teorias do discurso (que veremos com Manguineau e Ducrot) e da lingistica (com Saussure), necessrio considerar as noes de retrica (arte de bem discursar). Esses fundamentos sobre retrica vamos encontrar nos autores Adilson Citelli, Osakabe e Eni Orlandi. Osakabe ainda observa em uma anlise do discurso a forma pela qual o autor (ou interlocutor) manipula questes ligadas ao campo da subjetividade, inscrevendo-a quer no mbito das categorias lingsticas, quer no das operaes de progresso discursiva. Quanto a metodologia aplicada para a anlise dos discursos que estaro presentes neste trabalho ter-se- a obra de Cli Pinto. A sua obra tambm serve de base para identificao dos sujeitos no interior dos discursos. Isso tambm ser visto com Orlandi, que ainda dispe sobre a tipologia e classificao dos discursos. Entretanto, as bases para a contextualizao dos discursos e as correntes sociolgicas que explicam o fenmeno discursivo buscar-se- em Foucault e Bourdieu. As dimenses que os discursos atingem no espao pblico a base ser Pissarra. Alm disso, como este trabalho se prope a fazer uma anlise dos textos jornalsticos, ser relevante fazer uma retomada das teorias do jornalismo, sobretudo nas correntes estruturalistas e interacionista, que esto presentes na obra de Traquina.

7. BIBLIOGRAFIA Autor/Obra Haquira Osakabe Argumentao e discurso poltico Srio Possenti Discurso, estilo e subjetividade Ferdinand Saussure Curso Geral de Lingstica Cli Pinto Com a palavra o senhor presidente Jos Sarney Pierre Bourdieu O poder simblico Michel Foucault A ordem do discurso Adilson Citelli Linguagem e persuaso Eni Orlandi A linguagem e seu funcionamento Mayra Rodrigues Jornalismo e Cincia da Linguagem Oswald Ducrot O dizer e o dito Jos Pissarra Esteves Comunicao e Sociedade Jos Pissarra Esteves Espao pblico e democracia Nelson Traquina O que jornalismo? Dominique Manguineau Anlise dos textos de comunicao

You might also like