You are on page 1of 9

1.

A ORIGEM DO MAL (TEODICIA) Procurei o que era a maldade [o mal] e no encontrei uma substncia, mas sim uma perverso da vontade desviada da substncia suprema de Vs, Deus e tendendo para as coisas baixas: vontade que derrama as suas entranhas e se levanta com intumescncia. (Agostinho, Aurlio. Confisses. So Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 190).

1.1 INTRODUO

O tema do presente estudo, apesar de receber um nome pouco conhecido, traz tona uma questo notria e que inquieta a todos: o problema do mal, de onde ele se originou e, principalmente, o que Deus tem a ver com ele. Por que o mal existe? Qual a razo de Deus toler-lo? Tais perguntas fizeram parte da vida e dos pensamentos de todos os homens que creram e dos que crem em um Deus soberanamente bom e justo. A prpria Bblia traz exemplos de homens de Deus que O questionaram sobre esse tema: Tu [Deus] s to puro de olhos, que no podes ver o mal, e a opresso no podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o mpio devora aquele que mais justo do que ele? (Habacuque 1.13) Mas Gideo lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR conosco, por que tudo isto [mal, adversidade] nos sobreveio? E que feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: No nos fez o SENHOR subir do Egito? Porm agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mos dos midianitas. (Juzes 6.13) 1.2 A ABORDAGEM FILOSFICO-CIENTFICA

Teodicia foi uma palavra criada nos meados do sec. XVI, pelo filsofo e jurista alemo Gottfried Wilhelm Leibniz. Essa palavra deriva do grego Thos = Deus + Dik = Justia, que por aglutinao formaram o vocbulo teodicia, cujo significado literal Justia de Deus, ou como foi utilizado pelo filsofo alemo Leibniz: estudo da justificao de Deus frente existncia do mal.

Na obra desse filsofo, que aborda o assunto da existncia do mal, chamada Escritos de uma Teodicia, ele apresenta sua viso de Deus, muito parecida com a viso moral (que viria a ser formulada por Kant, um sculo depois), conforme abaixo: As perfeies de Deus so aquelas de nossas almas, mas, Ele as possui em ilimitada medida; Ele um Oceano, do qual apenas gotas nos so concedidas; h, em ns, algum poder, algum conhecimento, alguma bondade, mas, em Deus esto em sua inteireza. Ordem, propores, harmonia nos encantam; (...) Deus todo ordem; Ele sempre mantm a verdade das propores, Ele torna a harmonia universal; toda beleza uma efuso de Seus raios. Diante de tal posicionamento, nota-se claramente que Leibniz no colocava o problema do mal em Deus, mas apenas fazia referncia que seria impossvel determinar, de uma maneira completa e lgica como e por qu o mal existe, assim como impossvel uma nica estrela determinar a imensido do universo do qual ela faz parte. Ou seja, a estrela (exemplo) faz parte do universo, contudo no expressa a completude do universo, logo, a explicao do mal e sua relao com Deus possvel de ser efetuada satisfatoriamente, e verdadeira, porm incompleta, da mesma forma que a estrela apenas uma parte de um infinito universo, que no caso so os mistrios de Deus. Continuando suas explicaes sobre a teodicia, Leibniz afirma: Ora, essa suprema sabedoria [de Deus], aliada a uma bondade que infinita, no pode escolher exceto o melhor. Pois, tal como um mal menos um tipo de bem, tambm um bem menos um tipo de mal se um obstculo a um bem superior; e haveria algo a corrigir nas aes de Deus se fosse possvel fazer melhor. Como nas matemticas, quando no h mximo nem mnimo, em resumo, nada haveria a distinguir, tudo feito de modo igual; ou quando aquilo no possvel, nada feito: ento, pode-se afirmar o mesmo com respeito sabedoria divina (que no menos ordenada que as matemticas) que se no houvesse o melhor (optimum) entre todos os mundos possveis, Deus no teria produzido. Em resumo, para Leibniz, Deus criou o mundo da forma como ele , porque este o melhor dos mundos. Entretanto essa uma viso racionalista, isto , que parte apenas dos pressupostos lgicos para a formulao do conceito de melhor possvel, levando-se em conta que como Deus o melhor moral, Ele criou o mundo tal como

por ser ele (o mundo) o melhor possvel, ou seja, que Deus no poderia ter feito outro mundo melhor que no fosse esse (vinculao). Contudo, a viso de Leibniz est invertida, como disse o Dr. W. Gary Crampton: Leibniz tem uma viso invertida. Deus no escolheu este mundo porque ele o melhor; ao invs, ele o melhor porque Deus o escolheu. Logo, apenas a viso filosfica e racional no capaz de explicar e aquietar o homem acerca da questo da existncia do mal, portanto necessria uma teodicia com bases bblicas para responder plenamente sobre a existncia do mal.

1.3 TEORIAS A RESPEITO DO MAL

Muitas teorias tm apontado que o mal no mundo fruto da concorrncia de dois deuses finitos (maniquesmo), outros negam totalmente a existncia do mal e ainda outros prope a existncia de um deus finito. Entretanto, citando mais uma vez o Dr. W. Gary Crampton: Estas teorias, claro, esto longe de ser uma teodicia bblica. A Bblia deixa muito claro que o mal no ilusrio. O pecado real; provocou a queda do homem e a maldio de Deus sobre todo o cosmos (Gn. 3). Tambm Deus no deve ser visto como menos que uma divindade onipotente e onisciente. Ele o Criador ex nihilo do universo (Gn. 1:1 e Hb. 1.1-3). Mais ainda, o fato de Deus ser o Criador e Sustentador de todas as coisas vai de encontro a qualquer forma de dualismo. Deus no sofre nenhuma concorrncia (J. 33.13). Explicao:

1. ex nihilo - do latim, que significa do inexistente, do nada.

Portanto, se no h possibilidade da existncia de dois deuses (um bom e outro mal, que duelam em nvel de igualdade), nem de Deus ser finito, e se o mal realmente

existe, deve haver uma explicao para o mal existir, e de que Deus no seu autor, nem com ele concorda.

1.4 A TEODICIA CRIST

1.4.1 A VISO DO MAL COMO ELEMENTO DE CONSTRUO DO CARTER Um dos Pais da Igreja, chamado Ireneu de Lion (130 202), ao tratar da existncia do mal, apontou que este era necessrio para o aperfeioamento de todos os homens. Assim, o mal seria algo que contribuiria para o crescimento, fortalecimento e amadurecimento do homem no mundo, sendo este um vale onde as almas so forjadas. Essa idia bastante interessante, principalmente para aqueles cristos que descobriram a graa e o amor de Deus em maior profundidade, justamente nos momentos de aflio ou de sofrimento pelos quais passaram. Contudo, essa viso no concilia a existncia do mal com a tambm existncia de um Deus de amor, que onipotente e poderia perfeitamente amadurecer o homem sem que este necessitasse ser submetido a um contato com o mal. E ainda, conforme ensina o Dr. Alister E. McGrath essa abordagem parece apenas encorajar uma aquiescncia [aceitao] em relao presena do mal no mundo, sem apresentar nenhum direcionamento ou estmulo moral para que o homem resista ao mal ou o supere, o que ensinado em Romanos 12.21.

1.4.2 O MAL ORIGINADO DA CRIATURA E NO DO CRIADOR Outra abordagem sobre o assunto trouxe Aurlio Agostinho (354 430), que ele formulou atravs de suas lutas contra o sistema gnstico e sua evoluo: o maniquesmo. Esse cristo fervoroso cria convictamente que tanto a criao, quanto a redeno eram obras do mesmo Deus, desta maneira, seria loucura pensar que o mal teria sido criado junto com as demais obras de Deus, pois isso colocaria em Deus a raiz do mal.

Conforme Agostinho o mundo fora criado por Deus em uma condio de perfeio absoluta, entretanto, o homem, por fazer mal uso de sua liberdade, condenou a si mesmo e ao mundo corrupo pelo mal. o que ele diz em sua obra Confisses, nas seguintes passagens: Quem h mais inocente que Vs [Deus], pois so as prprias obras que prejudicam os pecadores? (...) mas que repouso seguro h fora do Senhor? Assim que a alma peca, quando se aparta e busca fora de Vs o que no pode encontrar puro e transparente, a no ser regressando a Vs de novo. Contudo, para que o homem pudesse fazer mal uso de sua liberdade e escolher o mal, este mal deveria existir precipuamente [anteriormente] humanidade. Agostinho apontou que o mal anterior, foi a tentao realizada por Satans sobre Eva e Ado, logo, Deus no poderia ser considerado o responsvel pelo mal. De onde, ento, veio Satans, posto que uma criatura de Deus, e se Deus cria todas as coisas boas, por induo no poderia ter criado um Diabo? Agostinho aponta que Deus criou Satans como um anjo perfeito e sem trao de maldade, mas esse anjo quis se tornar semelhante a Deus, e dele veio a rebelio na qual hoje se encontra o mundo. A pergunta que viria em seguida seria: Como um anjo, criado bom e perfeito, poderia ter se tornado mal? Segundo o Dr. Alister E. McGrath Agostinho parece ter se calado em relao a esse ponto.

1.4.3 O MAL ORIGINADO PELO PECADO Joo Calvino (1509 1564), o reformador europeu, em sua obra Institutas ou Tratado da Religio Crist, tambm aborda a existncia do mal, e o expe de maneira clara, como sendo ele gerado totalmente pelo pecado, primeiro de Lcifer, depois do homem. Segundo Calvino, nenhuma ligao pode ser engendrada [realizada] entre a existncia do mal na natureza, e Deus como criador dessa natureza, ser tambm o criador do mal, conforme expe nas Institutas:

Portanto, lembremo-nos de que nossa runa deve ser imputada depravao de nossa natureza, no natureza em si, em sua condio original, para que no lancemos a acusao contra o prprio Deus, como sendo o autor dessa natureza. Portanto, afirmamos que o homem est corrompido por depravao natural, contudo ela no se originou da prpria natureza que foi criada perfeita por Deus. Negamos que essa depravao tenha se originado da prpria natureza como tal, para que deixemos claro que ela antes uma qualidade adventcia que sobreveio ao homem, e no uma propriedade substancial que tenha sido congnita desde o princpio.(..) Nem o fazemos sem um patrono, porque, pela mesma causa, o Apstolo ensina que somos todos por natureza filhos da ira [Ef. 2.3]. Explicao: 1. depravao natural isto , que veio de sua escolha pelo mal. 2. da prpria natureza que foi criada perfeita por Deus. 3. propriedade substancial aquilo que constitui a base de algo, a origem. 4. congnita gerado simultaneamente com a Criao.

Por no ser Deus o criador do mal, concluiu Calvino que: Como poderia Deus, a quem uma a uma comprazem suas mnimas obras, ser inimigo da mais nobre de todas as criaturas [o homem]? Deus, porm, antes inimigo da corrupo de sua obra, e no da prpria obra. Desta maneira, ensinado que o problema do mal no reside em Deus, mas na corrupo que sofreu a natureza, sendo que esta corrupo foi efetuada, primeiramente por Satans e, posteriormente, atravs da seduo de Satans, pelo homem, que foi criado perfeito.

1.4.3.1 A ORIGEM DO MAL EM SATANS

Como havia pensado anteriormente Agostinho, Calvino localizou a origem do mal no mundo como proveniente de Lcifer que, pecando, tornou-se Satans, segundo o prprio Calvino ensina:

Como, porm, o Diabo foi criado por Deus, lembremo-nos de que esta malignificncia que atribumos sua natureza no procede da criao, mas da depravao. Tudo quanto, pois, tem ele de condenvel, sobre si evocou por sua defeco e queda. Pois visto que a Escritura nos adverte, para que no venhamos, crendo que ele recebeu de Deus exatamente o que agora, a atribuir ao prprio Deus o que lhe absolutamente estranho. Por esta razo, Cristo declara [Jo. 8.44] que Satans, quando profere a mentira, fala do que prprio sua natureza, e apresenta a causa: porque no permaneceu na verdade. De fato, quando estatui que Satans no persistiu na verdade, implica em que outrora ele estivera nela; e quando o faz pai da mentira, lhe exime isto: que no se impute a Deus a falta da qual ele mesmo foi a causa. Explicao: 1. no procede da criao, mas da depravao Deus criou a Lcifer, que em grego significa portador da luz, contudo este se degenerou, ao querer ser semelhante a Deus, pecando, e se tornando Satans, que em hebraico significa adversrio. 2. De fato, quando estatui que Satans no persistiu na verdade, implica em que outrora ele estivera nela ou seja, em princpio ele fora um ser bom e perfeito, que por deciso prpria se afastou de Deus.

Assim, o mal possui uma origem, no em Deus, mas em uma de suas criaturas perfeitas, que intentou tornar-se maior que seu criador, o que Deus no admite (Is. 42.8).

1.4.3.2 A ORIGEM DO MAL NO HOMEM E SUA EXTENSO A TODA CRIAO Satans havia pecado e, consequentemente, foi expulso da presena de Deus e de suas santas atribuies (Is. 14). Um novo mundo havia sido recriado, e nele um novo ser fora feito: o homem, sendo que o primeiro foi chamado por Deus de Ado. Ado fora criado em perfeio material e espiritual, possuindo em estado completo o livre-arbtrio, e ainda mais: possuindo a inclinao natural para o bem. Deus lhe colocou no den e, para tornar vlido seu livre-arbtrio, lhe imps que da rvore do conhecimento do bem e do mal no comesse, pois quando o fizesse, certamente morreria (Gn. 2.9, 16-17). Nesse ponto Calvino diz:

Deve-se, portanto, mirar mais alto, visto que a proibio da rvore do conhecimento do bem e do mal foi um teste de obedincia; de modo que, ao obedecer, Ado podia provar que se sujeitava autoridade de Deus, de livre e deliberada vontade. Com efeito, o prprio nome da rvore evidencia que o propsito do preceito no era outro seno que, contente com sua sorte, o homem no se alasse mais alto, movido de mpia cobia. Portanto, Ado podia manter-se [o livre-arbtrio], se o quisesse, visto que no caiu seno de sua prpria vontade. Entretanto, j que sua perseverana era flexvel, por isso veio to facilmente a cair. Contudo, a escolha do bem e do mal lhe era livre. No s isso, mas ainda suma retido havia em sua mente e em sua vontade, e todas as partes orgnicas estavam adequadamente ajustadas sua obedincia, at que, perdendo-se a si prprio, corrompeu todo o bem que nele havia. J conhecemos a histria, Eva e Ado comeram do fruto proibido e atraram sobre si a mesma maldio do pecado que estava sobre o tentador, Satans. Mais uma vez Calvino explica que: Entretanto, ao mesmo tempo preciso notar que o primeiro homem se alijou [afastou] da soberania de Deus, porque no s se fez presa aos engodos de Satans, mas ainda, desprezando a verdade, se desviou para a mentira. E de fato, desprezada a palavra de Deus, quebrantada lhe toda reverncia, pois no se preserva de outra maneira sua majestade entre ns, nem seu culto mantido ntegro, a no ser enquanto atenciosamente ouvirmos sua voz. Conseqentemente, a raiz da queda foi a falta de fidelidade. Logo, a culpa do pecado, e a consequente existncia do mal est totalmente atrelada aos atos do homem, que no desejo de ser como Deus (Gn. 3:4-6), Dele se afastou, e por esse afastamento trouxe sobre toda a Terra o efeito devastador do mal, atravs do pecado (Gn. 3.17).

1.5 HARMONIZANDO AS TEORIAS E APONTANDO PARA UMA TEODICIA BBLICA

Agora, posto que j pudemos ver, basicamente, as trs mais imponentes teodicias crists, necessrio concluirmos e respondermos: afinal de onde o mal veio, e qual o seu propsito no mundo?

Com absoluta certeza, se olharmos para a vida prtica, o mal contribui para o aperfeioamento do carter dos cristos que o suportam e vencem, pois assim a Bblia ensina em diversas passagens (Sl. 116.15, Tg. 5.10-11, 1Pe. 4.19). Tambm, pensando como Agostinho e Calvino, de maneira alguma podemos atribuir a Deus a criao do mal, mas este decorrncia exclusiva da atitude do homem de escolher quando assim podia fazer livremente pelo caminho do pecado e no da fidelidade Deus, mesmo que tenha sido tentado pelo Diabo, visto que possua completa capacidade de resisti-lo no o fazendo por livre escolha. Assim, podemos concluir, sem sombra de dvidas, que a origem do mal o afastamento e desobedincia vontade de Deus. Pode parecer muito simplista essa afirmao, mas Aquele que possui Nele mesmo todas as coisas e no qual habita toda a plenitude, assim determinou em sua soberana vontade (Is. 43.13). Logo, a busca da independncia de Deus, primeiramente de Lcifer, e depois do homem, levou o mundo, que era perfeito, ao atual estado de perversidade e sofrimento (Ec. 7.9). Entretanto, podemos ter certeza que todas as coisas, sejam boas, sejam ms, esto contribuindo para o propsito de Deus (Rm. 8.28-30), expresso em Cristo Jesus (Rm. 5.18-21), que no podemos distinguir claramente agora (Dt. 29.29), mas em breve, quando Ele vier, ns compreenderemos perfeitamente (1Co. 13.12). Assim, se da existncia do mal, deriva mais glria a Deus pois o mal acentua ainda mais a completa bondade, perfeio, justia e santidade de Deus cumpre aos cristos, com todo temor (Hb. 12.25), se alegrarem por terem sido alcanados e feitos participantes da vocao celestial (Hb. 3:1).

You might also like