You are on page 1of 3

EFEITO DE SALINIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Cryptostegia madagascariensis Ex Bojer CULTIVADAS EM RIZOTRON

Pedro Hugo Silva Maia


(1)

Rassa Aguiar Barbosa (2); Aline Campanaro Cavalcante (3); Oriel Herrera Bonilla (4)

(1)Estudante de graduao, Laboratrio de Ecologia,Universidade Estadual do Cear, Av. Ded Brasil n 1700, Bolsista de iniciao cientfica, Associao Caatinga; Instituto de Cincias Biomdicas; Universidade Estadual do Cear; Av. Paranjana - 1700, Itaperi, Fortaleza CE, CEP: 60740000; (3)Monitora do Laboratrio de Ecologia; Instituto de Cincias Biomdicas; Universidade Estadual do Cear; Av. Paranjana - 1700, Itaperi, Fortaleza CE, CEP: 60740-000; (4)Professor Doutor do curso de Cincias Biolgicas; Centro de Cincias da Sade; Universidade Estadual do Cear; Av. Paranjana - 1700, Itaperi, Fortaleza CE, CEP: 60740-000

Introduo Para espcies introduzidas em ambientes do natural, so reconhecidos dois termos:exticas para espcies proveniente de outros pas e transplantado(Fuller et al., 1999) e alctone para espcies proveniente do mesmo pas, porm deslocadas para outra regio geogrfica diferente (Agostinho e Jlio Jr, 1996). Segundo Colautti e MacIsaac (2004), invasores necessitam de uma sries de filtros para se estabelecer em uma determinada regio. Inicialmente apresentam como residentes da regio doadora (etapa 0) ou transportados como vetores (etapa 1), normalmente por humanos. Se sobreviverem ao transporte, podem introduzir-se (etapa 2) ento h o potencial de estabelecimento(etapa 3). Esse estabelecimento pode ou no resultar em competio de entre espcies nativas e a invasora. No caso da espcie Cryptostegia madagascariensis Ex Bojer ela uma competidora direta da Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore popularmente chamada de carnuba. A carnaba foi citada pelo naturalista Alexandre de Humboldt como rvore da vida devido as suas diversas utilidades,desde a construo civil alimentao(Vicente,2010), no entanto est ameaada pela C. madagascariensis. Esta planta invasora desenvolve-se preferencialmente na copa da carnauba, impedindo a entrada de luz para a realizaao da fotossntese e normalmente resulta na morte de sua hospedeira. Por meio desse trabalho, objetivamos determinar o efeito de solues nutrivas salinas no desenvolvimento de mudas de C. madagascariensis no desenvolvimento areo em plantas.
OBJETIVO

Determinar a influencia de soluao nutritiva salina a base de NaCl, sobre o desenvolvimento de mudas de C. madagascariensis.
MATERIAIS E MTODOS

Rizotrons so placas de vidros onde mudas de plantas so inseridas para estudo de partes areas(folhas e caule) e parte radicular(raiz). O experimento com rizotron (Figura 1) foi realizado em um espao anexo proximo ao viveiro do Laboratorio de Ecologia (LABOECO) no perodo de 21 de dezembro de 2010 5 de fevereiro de 2011. Foram utilizadas 200 sementes de C. madagascariensis cultivadas em uma semeadeira de 200 clulas, regadas com gua destilada. Aps um perodo de 12 dias foram selecionadas as 50 maiores plntulas para serem transplantadas para os rizotrons.

Foram utilizados 5 rizotrons cada um com uma soluo nutritiva salina de NaCl (0mM, 5mM, 10mM, 15mM e 20mM). Os rizotrons foram marcados e preenchidos com suas respectivas solues nutritivas sendo o preenchimento at a borda. A cada trs dias, realizaram-se a medio dos caules e preenchimento com a respectiva soluo, evitando a evaporao excessiva.(Dar mais detalhes do experimento e melhorar a redao dos pargrafos)

RESULTADOS E DISCUSSO No final do experimetro foi realizado o calculo de Taxa de Elogaao Absoluta Areo(TEAa) descrita por Parker,1995. TEA = (Cf Ci)/T = mmH-1

onde: TEA = taxa de elongao absoluta(mm h-1); Cf = comprimento final (mm); Ci = comprimento inicial (mm); T = tempo (h)

No final do experimentro as taxas de elogao absoluta area(TEAa) foram para as soluoes de 0mM, 5mM, 10mM,15mM e 20mM respectivamente 0,023, 0,028, 0,012, 0,039, 0,024. CONCLUSO Mudas transplantadas para rizotrons de soluo nutritiva de 15mM apresentaram um maior desenvolvimento comparado a outras cultivadas em outros rizotrons. Conclui-se que mudas de Cryptostegia madagascariensis Ex Bojer apresentam um melhor desenvolvimento com soluo nutritiva de 15mM de NaCl. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Agostinho AA, Julio HF Jr (1996) Ameaa ecolgica: peixes de outras guas. Cienc. Hoje 21: 36-44. Colautti RI, MacIsaac HJ (2004) A neutral terminology to define invasive species. Divers.Distrib. 10: 135-141.
Espcies invasoras: conceitos, modelos e atributos,(Espnola e Junior,2007)

FREITAS, Vicente. Bela Cruz - biografia do municpio

Fuller PL, Nico LG, Williams JD (1999) Nonindigenous Fishes Introduced into Inland Waters of the United States. Special Publication 27. American Fisheries Society, Bethesda, MD, EEUU. 613 pp.
INFLUNCIA DO ESTRESSE HIDRICO NA TAXA DE CRESCIMENTO ABSOLUTO DA MAMONEIRA, (Jnior et al)

Mack R, Simberloff D, Lonsdale MW, Evans H, Clout M, Bazzaz FA (2000) Biotic invasions: causes, epidemiological, global consequences, and control. Ecol. Appl. 10: 689710. PARKER, D.R. Root growth analysis: an underutilized approach to understanding aluminium rhizotoxicity. Plant and Soil, Dordrecht, v.171, p.151-157, 1995.
Toxidez de alumnio em plntulas de grpia (Apuleia leiocarpa Vog. Macbride), (Fortunato e Nicoloso)

You might also like