You are on page 1of 5

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 281 O amor de Deus demonstrado ontem, hoje e sempre.

e. (Texto: Rm 5:6~11) Introduo Todas as pessoas nascem para amar. Mas todos tambm querem ser amados, e mais, querem ter a certeza disso. Isso muito fcil de ver com um jovem casal que acabou de comear a namorar. Enquanto um ainda no tm a clara convico em relao ao que o outro sente, natural se esperar demonstraes de amor, como toque, palavras carinhosas, tempo juntos, etc. muito difcil sabermos o que outra pessoa est pensando a nosso respeito. Por isso que se espera provas de amor. Mas que prova de amor seria suficiente para deixar o outro seguro dos seus sentimentos? Um presente caro? Uma serenata? Um evento surpresa? Se eu for capaz de dar a minha vida em benefcio do meu amado, a sim, teria a maior certeza de todas. Deus nos deu a garantia de seu amor enviando o seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar, nos tornar justos e amigos de Deus, justificados e reconciliados. No h demonstrao de amor que supere aquilo que Deus fez em Jesus para cada um de ns! O que mais impressiona nesse amor de Deus que ele se manifesta em TODOS os momentos de nossas vidas: tanto no passado, quando Jesus nos salvou, como no futuro, quando seremos definitivamente redimidos e no presente, no dia-a-dia que experimentamos sua graa e nos orgulhamos de termos Jesus conosco! essa dimenso do amor de Deus, que supera o tempo que Paulo que nos apresentar. Exposio do texto. (Rm 5:6~11)
6

Realmente, Cristo morreu em lugar dos mpios, a seu tempo, quando ainda ramos moralmente fracos.
7

Dificilmente algum morreria em lugar de 7 um justo, pois em favor de algum que faa o bem algum teria coragem de morrer.
8

Mas Deus demonstra seu prprio amor 8 para conosco porque Cristo morreu quando ainda ns ramos pecadores. .

1 Pregado

no MEP dia 26 de fevereiro de 2012.

Paulo Sung Ho Won - www.paulowon.com - Reproduo apenas com expressa permisso.

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 28

Portanto, muito mais agora, tendo sido 9 justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira por meio dele. .
10

Porque se ns fomos reconciliados com 10 Deus por meio da morte de seu filho , quando ramos inimigos dele, muito mais agora, estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11

No somente isso, mas nos orgulhamos 11 , tambm em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermdio de quem , recebemos, agora, a reconciliao . 1. O amor de Deus ontem. Realmente, Cristo morreu em lugar dos mpios, a seu tempo, quando ainda ramos moralmente fracos. (vr. 6). Voc teria condio de amar sem ser correspondido? Amar um inimigo? De amar algum que nem ao menos te conhece e no sabe que voc existe? No! Esse o amor com a qual ns amamos: cheio de limites, cheio de condies. O amor de Deus to sublime que no depende da nossa correspondncia. Jesus veio e morreu por cada um de ns quando ns ainda ramos pecadores. O apstolo Paulo usa o termo fracos, na NVI, que quer dizer pessoas moralmente fracas, ou seja, pessoas que no tm condies de fazerem o bem por suas prprias foras, por causa do pecado que nela habita e que faz parte delas. Como um Deus Santo pode amar ao ponto de enviar Seu Filho para morrer por amor de pecadores? Voc faria exatamente isso que Jesus fez? Morreria por um inimigo? Claro que no! Voc daria a vida a uma pessoa que no merea o mnimo da sua considerao? Lgico que no. Nem para algum conhecido voc faria isso, afinal, amamos nossa vida, por mais miservel que ela seja, e tememos a morte. isso que o apstolo Paulo estava dizendo quando escreveu: Dificilmente algum morreria em lugar de um justo, pois em favor de algum que faa o bem algum teria coragem de morrer. (vr. 7) Meus irmos, Jesus Cristo a personificao do amor de Deus. O amor de Deus no um conceito, e to pouco um sentimento, o amor de Deus uma pessoa: Jesus Cristo. Jesus deu a sua vida queles que ainda eram seu inimigos por amor: Mas Deus demonstra seu prprio amor para conosco porque Cristo morreu quando ainda ns ramos pecadores. (vr. 8)

Paulo Sung Ho Won - www.paulowon.com - Reproduo apenas com expressa permisso.

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 28

Ser que podemos glorificar a Deus por isso? Ser que a nossa vida ganha cor e vida sabendo de que Jesus deu o primeiro passo em nossa direo, logo Ele que no precisava fazer isso! Amados, No podemos explicar o amor de Deus. A nica reao que podemos ter em relao a esse eterno e incomensurvel amor ador-lO e am-lO com todas as nossas foras. Por isso, a Lei dizia em Dt 6:4 Ame YHWH, o seu Deus, de todo o seu corao, de toda a sua alma e de todas as tuas foras. 2. O amor de Deus amanh. O amor de Deus no teve efeitos apenas no passado quando Jesus, a dois mil anos, morreu na Cruz e ressuscitou para nos justificar e reconciliar. Muito pelo contrrio. O amor de Deus, manifesto em Cristo Jesus, no tm limite de espao e nem de tempo. O mesmo amor que foi revelado no passado, a nossa esperana em relao ao futuro. No futuro, o amor de Deus derramado por meio de Jesus em nossas vidas tm duas implicaes. Em primeiro lugar, o amor de Deus manifesto em nossas vidas por meio de Jesus nos livra da ira de Deus. Paulo diz aos romanos no vr. 9: Portanto, muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira por meio dele. Que ira essa da qual seremos salvos? a ira de Deus em relao ao pecado humano. Deus tem um dia marcado para julgar e retribuir todos os pecados de todas as pessoas. No Antigo Testamento, esse dia era conhecido como O Dia de YHWH. No Novo Testamento, esse dia descrito como o retorno de Jesus e o julgamento de vivos e mortos. Meus irmos, quando recebemos o amor de Deus, por meio de Jesus, e quando entregamos nossa vida a Ele, a ira de Deus que deveria ser derramada em mim por causa dos meus pecados apaziguada. Por qu? Porque Jesus morreu na cruz, pagando o preo do meu pecado, recebendo toda a ira de Deus em meu lugar. O sangue que Jesus derramou na Cruz o preo da nossa libertao, o caminho para que tivssemos paz com Deus (Rm 5:1). Para Calvino, dizer que fomos reconciliados com Deus por meio da morte de Cristo significa que foi um sacrifcio expiatrio, atravs da qual Deus foi pacificado em relao ao mundo2. Amados, ns ramos inimigos de Deus. ramos completamente hostis graa de Deus. Mas ns fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus nessa condio. Jesus, mesmo diante da hostilidade e da inimizade estabelecida entre Deus e os homens deu o primeiro passo em direo do homem, reconciliando em si as duas partes. Por isso, j no h mais inimizade entre Deus e a humanidade que cr Nele. Por isso no somos mais objeto da ira de Deus. Agora, por causa de Jesus, Ele nos ama! Em segundo lugar, o amor de Deus manifesto em nossas vidas por meio de Jesus nos salva pela sua vida. Paulo diz no vr. 10: Porque se ns fomos reconciliados com Deus por meio da morte de seu filho quando ramos inimigos dele, muito mais agora, estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida..
2

Calvino, pg. 198.

Paulo Sung Ho Won - www.paulowon.com - Reproduo apenas com expressa permisso.

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 28

Paulo est falando da ressurreio de Jesus. Essa ressurreio lana esperana no corao dos cristos no sentido de que a nossa condio de reconciliados com Deus gera uma conseqncia futura, que a participao da ressurreio, da vida eterna em Jesus. Essa vida eterna foi conquistada pela morte, pela cruz. Jesus deu a sua vida, para que ns desfrutssemos da vida eterna com Deus. 3. O amor de Deus hoje. No somente isso, mas nos orgulhamos tambm em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermdio de quem recebemos, agora, a reconciliao (vr. 11). Jesus nos reconciliou com o Pai na Cruz: evento passado. Jesus nos salvar completamente pela ressurreio: evento futuro. Ns estamos nesse meio termo, no in between, vivendo o presente. No nosso retrovisor, vemos a Cruz do Calvrio, e nossa frente, vemos os portes da vida eterna. A grande pergunta de Paulo : Ento como podemos viver o hoje?. A resposta simples: orgulhe-se naquilo que Jesus fez por voc! Alegre-se na salvao! Glorie-se no fato de que Jesus te reconciliou com Deus. Viva cada momento fazendo valer a pena o sangue de Jesus derramado na Cruz. Meus amados irmos, estamos vivendo hoje na condio de reconciliados, de amigos de Deus. No h privilgio maior do que esse! Essa condio nos foi dada por Jesus. Jesus o nosso Rei, nosso Messias, nosso Mestre. No devemos viver com orgulho de ns mesmos, ou daquilo que fazemos e construmos. O nico orgulho aceitvel para um cristo orgulhar-se na Cruz de Jesus! Voc j parou para pensar o quanto voc se orgulha de Jesus? esse sentimento que deve ser o motor da nossa vida rumo eternidade. Muitas coisas no mundo podem acontecer, verdade, mas nada no universo pode tirar aquilo que Jesus colocou em nossas vidas, o seu amor. Romanos o livro da esperana. No h nada que nos d maior esperana do que saber que da mesma maneira que Cristo ressurgiu dos mortos, um dia Ele nos ressuscitar tambm! Concluso. Quero hoje terminar adorando a Deus pelo seu imenso amor. Amor Eterno, e por isso, presente, manifesto, tanto no passado, como no presente e tambm no futuro. Uma vez perguntaram ao grande telogo do sc. XX Karl Barth qual seria o resumo de todos os livros de teologia que ele escrevera durante toda a sua vida. Ele disse: Yes Jesus loves me, for the Bible tells me so. 4

Paulo Sung Ho Won - www.paulowon.com - Reproduo apenas com expressa permisso.

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 28

Essa msica escrita no sc. XVI por Anna Warner diz assim: Jesus loves me! This I know, For the Bible tells me so. Little ones to Him belong; They are weak, but He is strong. Yes, Jesus loves me! Yes, Jesus loves me! Yes, Jesus loves me! The Bible tells me so. Jesus loves me still today, Walking with me on my way, Wanting as a friend to give Light and love to all who live. Jesus loves me! He who died Heavens gate to open wide; He will wash away my sin, Let His little child come in. Meus irmos, que Deus nos mantenha todos nesse amor, por meio de Jesus, no poder do Esprito Santo. Amm.

Paulo Sung Ho Won - www.paulowon.com - Reproduo apenas com expressa permisso.

You might also like