You are on page 1of 7

86

TRELIAS ISOSTTICAS
I. DEFINIO: Trelia ideal um sistema reticulado indeformvel cujas barras possuem todas as suas extremidades rotuladas e cujas cargas esto aplicadas nestas rtulas. Exemplo:

Obs 1 : Qualquer polgono que constitua um sistema reticulado, quando articulado em seus vrtices deformvel (hiposttico) com exceo dos casos abaixo (desprezando-se as pequenas deformaes elsticas):

Obs 2: As trelias surgiram como um sistema mais econmico que as vigas para vencerem vos maiores ou suportar cargas maiores. Obs 3: Embora o caso mais geral seja o de trelias espaciais, o mais frequente o de trelias planas, que ser o estudado em nosso curso. Obs 4 : Imaginamos as barras rotuladas em suas extremidades (isto , sendo livre sua rotao relativa nos ns), conforme figura (a). No frequente, no entanto, a unio destas barras nesta forma, sendo mais comum ligar as barras nos ns atravs de chapas auxiliares, nas quais rebitamos, soldamos ou parafusamos as barras neles concorrentes (fig. b)

ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

87

Estas ligaes criaro sempre pequenas restries livre rotao relativa das barras nos ns, com o aparecimento de pequenos momentos nas barras. Estudos realizados demonstram que, desde que todas as barras tenham seus eixos no mesmo plano e que estes eixos se encontrem em um nico ponto em cada n, os resultados reais diferem muito pouco dos resultados obtidos pela teoria que vamos desenvolver, sendo ela vlida do ponto de vista prtico.

II. TRELIAS PLANAS A. SOLICITAES INTERNAS


Podemos facilmente demonstrar que as barras de uma trelia por terem suas extremidades rotuladas ), desenvolvem apenas esforos normais constantes ao longo de suas barras. Isto pode ser visualizado isolando-se uma barra de uma trelia. Sabe-se que uma rtula no transmite momento, apenas esforos na direo do eixo e perpendiculares a ele. Por outro lado, as cargas externas s esto aplicadas nos ns. A anlise do equilbrio nos mostra que nas extremidades das barras de uma trelia s existem esforos na direo do eixo longitudinal da mesma e que so de mesmo mdulo, porm sentidos contrrios.A existncia de esforos perpendiculares ao eixo da barra (esforo cortante) descartada pois as barras no so carregadas ao longo de seu eixo, e tem nas suas extremidades momentos nulos.

Concluso: A nica solicitao interna desenvolvida um Esforo Normal constante ao longo da mesma. Como o esforo normal constante ao longo da barra podemos calcular o seu valor em uma seo qualquer, da barra que se deseja.

ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

88

B. CLASSIFICAO QUANTO A SUA ESTATICIDADE


Sejam: b - nmero de barras r - nmero de reaes externas n - nmero de ns ou rtulas

As incognitas do problema sero em nmero de b + r ,ou seja, o nmero de reaes e a solicitao de esforo normal em cada barra. O nmero de equaes ser de 2n, pois em cada n se aplicam as equaes de equilbrio de um ponto material ( Fx = 0 Fy = 0 ). Ento, se r+b 2n r+b=2n r+b>2n Trelia hiposttica Sugere tratar- se de uma trelia isosttica, o que no pode ser confirmado sem antes analisarmos a lei de formao interna da trelia em questo. Sugere tratar- se de uma trelia hiperesttica, , o que no pode ser confirmado sem antes de analisarmos a lei de formao interna da trelia em questo.

C. CLASSIFICAO QUANTO LEI DE FORMAO


Quanto a formao as trelias podem ser :

1. Simples :
A trelia ser simples se puder ser obtida a partir de configuraes indeformveis pela adio de duas a duas barras partindo ns j existentes para novos ns (um novo n para cada duas novas barras).

ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

89

Exemplo:

2. Composta
A trelia composta quando for formada por duas trelias simples ligadas por 3 barras no simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um n e uma barra sendo que esta barra no concorre no n citado. A resoluo de uma trelia composta pode recair no caso de duas trelias simples, mediante o clculo prvio dos esforos nos elementos de ligao, o que permitir isol-las para fins de clculo esttico. Exemplo:

3. Complexa:
Uma trelia complexa classificada por excluso, ou seja, quando no simples nem composta. Observe que no podemos afirmar se ela isosttica pela simples anlise de b + r = 2 n que uma condio necessria mas no suficiente para garantir a isostaticidade.

Exemplo:

ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

90

D. MTODO DE RESOLUO DAS TRELIAS ISOSTTICAS SIMPLES


O clculo dos esforos normais nas barras de uma trelia isostticasimples pode ser feito de tres maneiras: - Mtodo dos ns - Mtodo de Ritter ou das sees - Mtodo de Cremona No curso vamos nos ater aos dois primeiros mtodos , j que o mtodo de Cremona, por ser um mtodo grfico est em desuso com a aplicao da mecanizao dos clculos (informtica).

1. CLCULO DOS ESFOROS NORMAIS NAS BARRAS PELO MTODO DOS NS.
o mtodo natural de resoluo que consiste em se estudar o equilbrio de cada n isolado. Devemos INICIAR E PROSSEGUIR pelos ns que possuam apenas duas incgnitas determinar (esforo normal de 2 barras).Aplicamos as equaes de equilbrio esttico: Fx = 0 Fy = 0

Note-se que se o n tiver mais de duas barras serem determinadas (2 incgnitas) 2 equaes no bastam para a soluo do sistema. ROTEIRO: 1 - Clculo das reaes externas (se necessrio) 2 - Escolha do 1 n ser examinado 3 - Aplicao das equaes de equilbrio no n escolhido 4 - Resolvido o primeiro n, passamos ao segundo sempre com o cuidado de verificar se ela tem apenas duas incgnitas (2 barras serem determinadas) OBS: Este mtodo apresenta o problema de acumular os erros de clculos que por acaso forem cometidos. 2. CLCULO DOS ESFOROS NORMAIS USANDO O MTODO DE RITTER (MTODO DAS SEES) Vimos que pelo mtodo dos ns, devemos seguir uma ordem de clculo e calculamos os esforos em todas as barras de uma trelia. O mtodo de Ritter permite que se calcule os esforos normais apenas em algumas barras que possam nos interessar. ROTEIRO:
ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

91

1 -Calculo das reaes externas se necessrio 2 - Cortar a trelia por sees de Ritter que devem: a. Atravessar toda a trelia dividindo-a em 2 partes b. Interceptar no mximo 3 barras que no sejam ao mesmo tempo paralelas ou concorrentes( Os esforos normais destas barras sero os calculados) c. Cortada a trelia em duas partes, substitui-se a parte retirada pelos esforos normais desenvolvidos pelas barras cortadas, que devem ser calculados, de maneira que as partes ficam em equilbrio. d. Os esforos normais sero encontrados pelo equilbrio das partes, podendo-se dispor alm das equaes fundamentais de equilbrio esttico, da condio de n onde a soma dos momentos em qualquer n da trelia deve ser zero, pois rtulas no absorvem momento.

OBS: Este mtodo acrescenta mais condies as j conhecidas e usamos as condies que nos parecerem mais convenientes, e podemos facilmente mesclarmos os dois mtodos.
Exemplos: 1. VA = - 40 kN VB = 60 kN R:Esforos normais: NAB = 0 NAC = + 20 kN NAD = + 28,28 kN NBD = - 60 kN NCD = - 20 kN NCE = 0 NCF = + 28,28 KN NEF = - 20 kN NDF = - 40 kN 2. Respostas: VA = 40 kN HA = 20 kN ( )

VB = 40 kN

3.

NAC = NCD = - 136,4 kN NAF = 132,3 kN NFD = + 47,6 kN NFG = + 89 kN NDG = 0 NCF = + 20 kN
ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

92

4.

Respostas: VA = 50 kN HA = 60 KN() VB = 50 Kn NAH = - 70,7 kN NAC = +110 kN NIJ = - 160 kN NID = - 10 kN NCD = +160 kN

ESTRUTURAS II Profa: Slvia Baptista Kalil/Eduardo Azambuja

You might also like