You are on page 1of 6

Captulo 1

1. Simo Pedro, um servo e apstolo (mensageiro especial) de Jesus Cristo, para aqueles que receberam (obtiveram um igual privilgio de ter) como preciosa f conosco em e atravs da justia de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo; 2. Possa a graa de Deus (o favor de Deus) e paz (que o perfeito bemestar, todos os bens necessrios, toda a prosperidade espiritual e liberdade de medos e paixes agitadas e conflitos morais) serem multiplicadas para vocs no completo, pessoal, preciso e correto conhecimento de Deus e Jesus nosso Senhor. 3. Por Seu divino poder outorgou a ns todas as coisas que so requisitos e provem a vida e a piedade, atravs do conhecimento completo e pessoal dEle, que nos chamou por e para Sua prpria glria e excelncia (virtude). 4. Por causa disso, Ele outorgou sobre ns Suas preciosas e excedentemente grandes promessas, para que atravs delas vocs possam escapar sobrevoando da decadncia moral (podrido e corrupo) que est no mundo por causa da concuspicncia (luxria e ganncia) e tornar-se compartilhadores (participantes) da natureza divina. 5. Por essa mesma razo, aumentem a sua diligncia para com as divinas promessas, empreguem todo esforo em exercitar a sua f para desenvolver a virtude (excelncia, resoluo, energia crist), e ao exercitar a virtude, desenvolvam conhecimento (inteligncia), 6. e ao exercitar conhecimento, desenvolvam auto-controle, e ao exercitar auto-controle desenvolvam firmeza, (pacincia para resistir), e ao exercer firmeza desenvolvam a piedade, 7. e ao exercitar a piedade, desenvolvam afeto fraternal e ao exercitar o afeto fraternal, desenvolvam o amor cristo. 8. Pois essas qualidades so suas e abundando o crescimento delas em vocs, elas iro guardar vocs de serem inteis ou infrutferos perante o Senhor Jesus Cristo (o Messias, o Ungido). 9. Pois todo em que faltam essas qualidades cego, espiritualmente mope, vendo apenas o que est perto dele, e tornou-se inconsciente para o fato de que ele foi purificado de seus antigos pecados. 10. Por causa disso, irmos, sejam todos o mais solcitos e ansiosos para deixar claro (ratificar, fortalecer, fazer firmes) seu chamado e eleio; pois se voc faz isso, voc nunca tropear ou cair.

11. Ento, ser provido para vocs, rica e abundamentemente, a entrada no eterno reino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 12. Ento, eu quero sempre lembrar a vocs sobre essas coisas, embora de fato vocs as saibam e estejam firmes na verdade que vocs ora abraaram. 13. E acho certo, tanto quanto eu estou nesse tabernculo (tenda, corpo), sacudir vocs como forma de lembrana. 14. Uma vez que eu sei que o deixar de lado desse meu corpo est vindo rapidamente, como nosso Senhor Jesus Cristo tornou claro para mim. 15. Alm disso, eu diligentemente me empenho para ver isso que mesmo depois de minha partida (falecimento) vocs possam estar capacitados em todos os momentos para chamar essas coisas mente. 16. Pois ns no estamos seguindo estrias habilmente inventadas quando ns fizemos conhecido a vocs o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, mas fomos testemunhas oculares de sua majestade, grandeza, autoridade de soberano poder. 17. Pois quando Ele foi revestido com honra e glria de Deus, o Pai, e uma voz veio do Pai pela esplndida Glria Majestosa na nuvem brilhante que o encobriu, dizendo: Esse o meu Filho Amado, em quem eu tenho prazer e encanto 18. Ns realmente escutamos essa voz vinda dos cus, pois ns estvamos junto com Ele no monte santo. 19. E ns temos a palavra proftica ainda confirmando. Vocs faro bem em prestar bastante ateno a isso como uma lmpada brilhando em um lugar escuro (esqulido e negro), at que o dia alvorea atravs das sombras e a Estrela da Manh levante-se, venha a ser/estar em seus coraes. 20. Ainda, primeiro vocs devem compreender isso, que nenhuma profecia e nenhuma escritura uma matria de qualquer interpretao (resoluo, desatamento) pessoal, privada ou especial. 21. Pois nenhuma profecia nunca foi originada por causa da vontade de algum homem para fazer isso nunca veio por impulso humano, mas homens falaram da parte de Deus impulsionados (movidos e impelidos) pelo esprito Santo.

Captulo 2

1.Mas tambm naqueles dias levantaram-se profetas entre o povo, tanto quanto haver falsos mestres entre vocs que iro sutilmente e furtivamente introduzir doutrinas herticas (heresias destrutivas), mesmo negando e desconhecendo o Mestre que os comprou, trazendo rapidamente destruio sobre si mesmos. 2. E muitos seguiro seus caminhos imorais e obras lascivas; por causa deles o verdadeiro Caminho ser difamado e amaldioado. 3. E em sua concupiscncia (luxria, ganncia) eles iro explorar vocs com argumentos falsos (hbeis). A velha sentena de condenao para eles no foi intil: sua destruio, eterna misria no est adormecida. 4. Pois Deus nem mesmo poupou os anjos que pecaram, mas expulsouos para o inferno, entregando-os para serem guardados l em abismos de escurido at o julgamento e a sua destruio. 5. E ele no poupou o mundo antigo, mas preservou No, um pregador de justia, com sete pessoas, quando Ele trouxe o dilvio sobre o mundo das pessoas mpias. [Gn 6-8; 1 Pe 3:20] 6. E Ele condenou runa e extino as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas e ento colocou-as como um exemplo para aqueles que seriam mpios; [Gn 19:24] 7. E Ele resgatou o justo L, grandemente exausto e aflito pelas formas de imoralidade dos mpios e sem lei. [Gn 19:16,29] 8. Pois aquele homem justo, vivendo entre eles, torturava sua alma justa todos os dias com o que ele via e ouvia de seus feitos sem lei e malignos 9. Ora se todas essas coisas so verdade, ento, estejam certos de que o Senhor sabe como resgatar o piedoso das tentaes e provas, e como manter o mpio sob castigo at o dia do julgamento e destruio. 10. E particularmente aqueles que caminham aps a carne e favorecem a luxria das paixes imundas e desprezam e zombam das autoridades. Presunosos e atrevidos (criaturas egostas e eglatras)! Eles zombam e insultam dignidades (seres gloriosos) sem tremer. 11. Considerando que mesmo os anjos, vistos com superiores em poder e fora, no trouxeram um ataque de difamao contra eles diante do Senhor. 12. Mas essas pessoas! Como bestas irracionais, meras criaturas de instinto, nascidos apenas para serem capturadas e destrudas, xingam as coisas das quais so ignorantes, eles iro perecer em sua prpria corrupo em sua destruio eles sero certamente destrudos.

13. Sendo destinados a receber punio como a recompensa de sua injustia sofrer o erro como o pagamento do contrato de seus malfeitos. Eles contam isso como uma delcia para se divertir no dia-adia vivendo luxuriosamente e delicadamente. Eles so manchas e mculas, divertindo-se juntos em suas decepes e diverses mesmo quando eles festejam com vocs. 14. Eles tm olhos cheios de prostituio, insaciveis por pecados. Eles iludem e tentam e colocam iscas para as almas instveis. Seus coraes so treinados na concupiscncia (luxria, ganncia), eles so filhos de maldio, expostos para serem amaldioados! 15. Abandonando a estrada eles se desencaminharam; eles seguiram o caminho de Balao, o filho de Beor, que amou a recompensa da maldade. [Nm 22:5, 7] 16. mas ele foi reprovado por sua prpria transgresso quando uma tola besta de carga falou com voz humana e mostrou a loucura do profeta [Nm 22:21-31] 17. Esses so manaciais sem gua e nvoas trazidas antes de uma tempestade, para quem est reservado para sempre o abismo da escurido. 18. Por proferir altas ostentaes de loucura, eles iludem e enganam com os desejos da carne os que esto sem foras de escapar deles, que so malfeitores. 19. Eles prometem-lhes liberdade, quando eles mesmos so escravos da depravao e da corrupo pois qualquer um feito inferior ou pior ou superado, por aquela pessoa ou coisa pela qual ele escravizado. 20. Pois se, depois que eles tiveram escapado da imundcie do mundo atravs do completo e pessoal conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, eles novamente tornarem-se emaranhados nela e so superados por ela, a sua ltima condio pior para eles que a primeira. 21. Pois nunca ter um conhecimento completo e pessoal da forma de justia seria melhor para eles que, tendo obtido tal conhecimento, tornar atrs do mandamento santo o qual foi verbalmente entregue a eles. 22. Aconteceu-lhes a coisa falada no provrbio verdadeiro: O co voltou ao seu vmito, e, a porca foi lavada apenas para se espojar de novo no lodo

Captulo 3
1. Amados, eu estou agora lhes escrevendo essa segunda carta, e em ambas eu tenho sacudido sua mente sincera como forma de lembrana, 2. Que vocs deviam relembrar as predies dos santos (consagrados, dedicados) profetas e o mandamento do Senhor e Salvador dada atravs dos apstolos (Seus mensageiros especiais). 3. A princpio, vocs devem saber e compreender isso, que zombadores (escarnecedores) viro nos ltimos dias com zombaria, pessoas que caminham sobre seus prprios desejos carnais. 4. E dizem: Onde est a promessa de sua vinda? Pois desde que os antepassados dormiram, todas as coisas tm continuado exatamente como eles fizeram desde o princpio da criao. 5. Pois eles voluntariosamente negligenciaram e esqueceram esse fato, que os cus vieram a existir h muito pela palavra de Deus, e a terra tambm foi tirada da gua e pelo smbolo da gua, 6. Atravs dos quais o mundo que ento existiu foi inundado com gua e pereceu [Gn 1:6-8; 7:11] 7. Mas pela mesma palavra, os presentes cus e terra tm sido armazenados (reservados) para o fogo, sendo mantidos at o dia do julgamento e destruio do povo mpio. 8. No obstante, no deixem esse fato escapar-lhes, amados, que com o Senhor, um dia igual a mil anos e mil anos igual a um dia. [Sl 90:4] 9. O Senhor no demora e no extenso sobre o que Ele promete, de acordo com a concepo de lentido de algumas pessoas, mas Ele longnimo (extraordinariamente paciente) a seu respeito, no desejando que nenhum perea, mas que todos voltem ao arrependimento. 10. Mas o dia do Senhor vir como um ladro, e ento os cus vo se desvanecer (ir embora) com um trovejante estrondo, e os elementos materiais sero dissolvidos com fogo e a terra e as obras que esto sobre a terra sero queimadas. 11. Uma vez que todas essas coisas ento esto no processo de serem dissolvidas, que espcie de pessoa cada uma de vocs serem enquanto isso em comportamento consagrado e santo e qualidades devotadas e piedosos, 12. Enquanto vocs esperam e anseiam honestamente pela vinda do Dia de Deus, razo pela qual os cus flamejantes sero dissolvidos e os

13. 14.

15.

16.

17.

18.

elementos materiais do universo chamejaro e derretero com fogo? [Is 34:4] Mas ns buscamos novos cus e nova terra de acordo com Sua promessa, na qual a justia (retido, liberdade de pecado e postura correta para com Deus) vai ser estabelecida. Ento, amados, uma vez que vocs esto esperando essas coisas, estejam ansiosos para serem encontrados por Ele em Sua vinda sem mancha ou mcula e em paz (em serena confiana, livre de medos e paixes agitadas e conflitos morais). E considerem que a longanimidade de nosso Senhor, Sua lentido para vingar erros e julgar o mundo, a salvao, a qual condutiva salvao das almas, mesmo como nosso amado irmo Paulo tambm escreveu para vocs de acordo com a revelao espiritual dada a ele. Falando disso como ele o faz em todas as suas cartas. H algumas coisas naquelas cartas de Paulo que so difceis de compreender, as quais o ignorante e o instvel distorce e interpreta mal para a prpria destruio deles, como eles distorcem e interpretam mal o resto das escrituras. Deixem-me adverti-los novamente, amados, para que sabendo essas coisas de antemo, vocs possam estar de guarda, para que no sejam levados pelo erro das pessoas sem lei e malvadas e cair da sua prpria presente firme condio, sua prpria firmeza de mente. Mas, cresam na graa (imerecido favor, fora espiritual) e reconhecimento e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Messias. A Ele seja glria, (honra, majestade e esplendor) tanto agora como para o Dia da eternidade. Amm. Assim seja.

You might also like