You are on page 1of 17

2 CONHECIMENTOS BSICOS

NAS QUESTES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

LNGUA PORTUGUESA
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER S QUESTES NUMERADAS DE 01 A 05.

Quando eu tinha os meus 15 anos e traduzia na classe de grego do Pedro II a Ciropdia, fiquei encantado com esse nome de uma cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Prsia, para l passar os veres. A minha imaginao de adolescente comeou a trabalhar, e eu vi Pasrgada e vivi durante alguns anos Pasrgada. Mais de vinte anos depois, num momento de profundo cafard* e desnimo, saltou-me do subconsciente este grito de evaso: Vou-me embora pra Pasrgada! Imediatamente senti que era a clula de um poema. Peguei do lpis e do papel, mas o poema no veio. No pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evaso nas mesmas circunstncias. Desta vez o poema saiu quase no correr da pena. Se h belezas em Vou-me embora pra Pasrgada, elas no passam de acidentes. No constru o poema; ele construiu-se em mim nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscncias da infncia as histrias que Rosa, a minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta, etc. O quase invlido que eu era ainda por volta de 1926 imaginava em Pasrgada o exerccio de todas as atividades que a doena me impedia. E como farei ginstica... tomarei banhos de mar!. A esse aspecto Pasrgada toda a vida que podia ter sido e que no foi.
(Manuel Bandeira. Discutindo Literatura, ano 2, n 7). * cafard : fig: estado de depresso

01. Na concluso desse texto de memria em que Manuel Bandeira nos conta sobre a criao do seu famoso poema Vou-me embora pra Pasrgada, l-se: A esse aspecto Pasrgada toda a vida que podia ter sido e que no foi. Assinale a alternativa que traduz o sentido dessa frase conclusiva: A) O poeta gostaria de ter vivido na cidade fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Prsia. B) O sofrimento do poeta ao recordar passagens de sua infncia, centrada na figura de Rosa, sua ama-seca mulata. C) O viver em Pasrgada durante alguns anos no pode ser estendido ao longo da vida do poeta. D) A frustrao do poeta por no ter tido uma vida saudvel para desfrutar os prazeres comuns do cotidiano; por isso sua utopia: Pasrgada. 02. O texto de Manuel Bandeira exemplifica a seguinte tipologia textual: A) crnica. B) conto. C) carta. D) artigo.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

03. Avalie as seguintes afirmaes sobre a pontuao praticada por Manuel Bandeira, ao longo do texto.

1- Na frase: A minha imaginao de adolescente comeou a trabalhar, e eu vi Pasrgada e vivi durante alguns anos Pasrgada., a vrgula antes da conjuno e justifica-se, sintaticamente, pela mudana de sujeito. 2- Em: No constru o poema; ele construiu-se em mim nos recessos do subconsciente, ..., o ponto-e-vrgula evidencia a separao de oraes coordenadas assindticas de sentido contrrio. 3- O uso do travesso no excerto: ... utilizando as reminiscncias da infncia as histrias que Rosa, a minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta, etc... d-se, em lugar de dois pontos, para introduzir aposto. So corretas as afirmaes: A) 1 e 3, somente. B) 1 e 2, somente. C) 2 e 3, somente. D) 1, 2 e 3. 04. A minha imaginao de adolescente comeou a trabalhar, e eu vi Pasrgada e vivi durante alguns anos Pasrgada. Nesse trecho a palavra sublinhada grafa-se com o dgrafo sc para representar o fonema c. Assinale a alternativa em que a ortografia oficial determina o preenchimento da lacuna com o referido dgrafo: A) e....celncia. B) tran....endncia. C) e...ncia. D) inde....ncia 05. Sobre os recursos das sintaxes de orao e de perodo, de concordncia e de regncia empregados no texto, avalie as seguintes afirmaes: 1- O primeiro perodo do texto inicia com oraes subordinadas adverbiais temporais, seguindo-se a principal e conclui-se com adverbial final reduzida de infinitivo. 2- Em: Peguei do lpis e do papel, mas o poema no veio., o verbo pegar poderia vir desacompanhado de preposio sem prejuzo de significado. 3- Se h belezas em Vou-me embora pra Pasrgada, elas no passam de acidentes.. Nessa frase h um desvio de concordncia, por licena potica, porque o verbo haver no est concordando com belezas. So corretas as afirmaes: A) 1, 2 e 3. B) 1 e 3, somente. C) 2 e 3, somente. D) 1 e 2, somente.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

4 NOES DE INFORMTICA 06. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que apresenta as funcionalidades permitidas pelo correio eletrnico Outlook. I Adicionar uma nova conta de e-mail. II Exibir ou alterar contas de e-mail existentes. III Adicionar um novo catlogo de endereos. IV Exibir ou alterar catlogos de endereos existentes. O correto est em: A) I, II, III e IV. B) I e II, apenas. C) III e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. 07. Em relao ao Ambiente Microsoft Office correto afirmar: A) Possui integrao total entre os seus aplicativos, sendo possvel copiar uma planilha do Excel e colar no Word, mas somente para visualizao e composio do texto, sem a possibilidade de alter-la diretamente no Word. B) O Firefox Express o aplicativo do Office utilizado para cadastro do catlogo de endereos. C) Permite que tabelas feitas no Word sejam transferidas para o Excel. D) Uma de suas poucas limitaes a falta de um Software de Apresentao, estilo PowerPoint que no faz parte do Office. NOES DE ADMINISTRAO PBLICA 08. Considerando a responsabilidade civil do Estado correto afirmar que: A) o Artigo 376 da CF/88, estabelece a responsabilidade objetiva para toda a conduta, omissiva ou comissiva, da Administrao Pblica. B) o Brasil adotou a teoria do risco integral para responsabilizar civilmente qualquer entidade, pblica ou privada, que cause danos ao meio ambiente. C) as empresas pblicas exploradoras de atividade econmica respondem pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, da mesma forma que respondem as demais pessoas privadas. D) a doutrina e a jurisprudncia firmaram orientao no sentido de se responsabilizar civilmente o Estado, por ato legislativo, somente em caso da edio de leis inconstitucionais. 09. Considerando os atos administrativos correto afirmar que: A) obrigao da Administrao Pblica, ao edit-lo, provar sua validade. B) a sua imperatividade decorre de sua mera existncia. C) o seu objeto sempre vinculado. D) a forma exigida pela lei sempre escrita.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

10. Em relao aos contratos administrativos correto afirmar que:

A) a responsabilidade da Administrao por danos decorrentes de obras pblicas sempre do tipo objetiva. B) o fato do prncipe no pode ser invocado pela Administrao nos casos em que a alterao geral, determinada pelo Estado, for favorvel ao contratado. C) o limite para acrscimos, em caso de reforma de equipamento, no pode ultrapassar 50% do valor inicial atualizado do contrato. D) permitida, em casos de obras e servios de natureza contnua, sua celebrao com prazo de vigncia indeterminado. CONHECIMENTOS GERAIS 11.
20/01/2007 - 09h04

Cpula do Mercosul acaba em crticas de pequenos e bateboca.


(FOLHA ON LINE folha.com.br)

Fazer parte de um processo de Integrao Econmica no fcil, visto que o confronto de interesses dos pases participantes muito grande, fazendo com que a idia de unio em alguns momentos se perca. O Mercosul um desses exemplos. Quais os pases que compem, como membros efetivos, o Mercosul? A) Brasil, Guiana, Chile e Venezuela. B) Uruguai, Mxico, Chile e Bolvia. C) Brasil, Mxico, Argentina e Uruguai. D) Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 12. Collor volta a Braslia. Esta a manchete da capa da revista ISTO , de 07.02.2007. A afirmativa acima nos remete a um acontecimento da histria recente de nosso pas: A) o retorno ao cenrio poltico de Braslia, do ex-presidente Fernando Collor de Mello que renunciou ao cargo no final da dcada de 90, aps um longo perodo de CPIs efetivadas pelo Congresso Nacional. B) eleio como Senador, pelo Estado de Alagoas, de Fernando Collor de Mello, ex-presidente da repblica, afastado do poder por um processo de impeachment, aps um rpido perodo de governo marcado por denncias de corrupo. C) a volta vida poltica nacional, do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que aps tentar a reeleio foi derrotado por outro Fernando, o Henrique Cardoso e hoje retorna como Senador ocupando a cadeira que foi de Heloisa Helena. D) a nomeao de Fernando Collor de Mello, hoje deputado federal pelo PTB, como Ministro das Cidades, o que gerou grandes crticas nos meios polticos, pelo fato de Collor de Mello ter sido afastado do cargo de presidente da repblica por corrupo.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

6 13. As manifestaes artsticas brasileiras, aps as duas primeiras dcadas do sculo XX, comeam a apresentar inovaes significativas para a cultura nacional e que continuam at os tempos atuais. Com base nessa informao, avalie as afirmaes a seguir: 1- A Semana de Arte Moderna, em 1922, que teve em Mrio de Andrade um dos seus grandes incentivadores, foi apenas um ponto de partida. Pouco a pouco, a reao contra o marasmo das artes, no Brasil, ganha corpo e comea a se consolidar, representada em manifestos e revistas. Klaxon, a primeira dessas a surgir, foi considerada a mais original em termos de programao visual, e seu ttulo, termo ingls para buzina, o smbolo exato para o esprito da poca. 2- Em termos de representao, dos anos 40 a 60, Nelson Rodrigues renovou a dramaturgia brasileira, utilizando tcnicas variadas de ritmo e corte de cenas, jogando com a simultaneidade de tempo e introduzindo vrios planos de ao, elementos at ento pouco conhecidos. Vestido de noiva uma das suas principais peas, muitas delas transformadas em filmes ou em narrativas de televiso. 3- Nos anos 60 surge, no Brasil, o Cinema Novo, abandonando o modelo de Hollywood e buscando a realidade nacional; o teatro, sobretudo os grupos Opinio e Oficina, tambm vai em busca do povo, tentando uma linguagem inovadora e mobilizadora; a Bossa Nova se afirma e abre-se a era dos festivais de msica pela TV, revelando nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Todos esses movimentos estavam afinados, cada um a seu modo, com a viso engajada da cultura nacional. 4- No panorama cultural dos anos 60/70, o elemento mais atuante era a msica. Foi da que surgiu o Tropicalismo, um movimento que tentava traduzir a realidade brasileira com humor e irreverncia, digerindo a realidade nacional por meio de uma arte renovada e antropfaga, em grande parte inspirada em Oswald de Andrade. Numa perspectiva crtica bastante irnica, denunciavam-se as contradies do pas, onde conviviam a enxada e o avio, o rock e a moda de viola, o luxo e o lixo. 5- Nas tendncias do teatro brasileiro contemporneo, destaca-se a linha de Gerald Thomas, cujas peas constituem, em grande parte, um mosaico de citaes de peas clssicas. Esse autor mistura gneros, lana mo de antigas e novas vanguardas, recria textos e personagens antigos aos quais junta outros, modernos, numa colagem delirante. Pode-se dizer que seu teatro enquadra-se perfeitamente nos traos ps-modernos. O correto est em: A) 1 e 5, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 3, 4 e 5, apenas. D) 1, 2, 3, 4 e 5. 14. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil, aprovada em 05 de outubro de 1988, demarca uma mudana substantiva em nossa federao, distinguindo-a de todos os desenhos federativos precedentes, desde a instaurao da repblica. Esta alterao se traduz em que: A) a partir de 1988 os territrios adquirem o status de entes federativos. B) a partir de 1988 os municpios adquirem o status de entes federativos. C) as antigas provncias se convertem em Estados federados com prerrogativas de governo. D) a partir de 1988 o Distrito Federal adquire o status de ente federativo. 15. O efeito estufa constitui um dos problemas ambientais globais mais preocupantes da atualidade, pelas grandes alteraes que dever provocar sobre o clima da Terra, algo que, provavelmente, trar conseqncias catastrficas para o homem e muitos outros seres vivos. Assinale a alternativa que contm o nome do frum de negociaes, existente no mbito da Organizao das Naes Unidas ONU, cujo objetivo articular aes internacionais voltadas para reduzir o efeito estufa. A) Conveno de Ramsar. B) Protocolo de Cartagena. C) Protocolo de Kyoto. D) Conveno de Viena.
Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

7 ESPECFICOS CONHECIMENTOS ESPECFICOS


NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

16. A Organizao Mundial de Turismo OMT, o maior rgo intergovernamental a tratar de turismo, foi pioneiro no estabelecimento de um conjunto de definies para uso geral. Em 1991, a OMT e o governo do Canad organizaram a International Conference of Travel and Tourism Estatistics, realizada em Ottawa, que adotou uma srie de resolues e recomendaes referentes a conceitos, definies e classificaes em turismo (OMT, 2003). Considerando o enunciado acima, analise as afirmaes a seguir: I. Turismo a atividade de pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual, por no mais de um ano consecutivo, para lazer, negcios ou outros objetivos. II. Turista a pessoa que se desloca entre dois ou mais lugares por vinte e quatro horas. III. Turista a pessoa que desfruta de, pelo menos, um pernoite em alojamento coletivo, ou particular, no lugar visitado. IV. Turismo a atividade de deslocamento de pessoas que permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por no menos do que trs meses. O correto est somente em: A) B) C) D) I e II. II e IV. I e III. III.

17. A partir de 1841 Thomas Cook organiza o turismo como atividade de negcio. Desde ento, vrios organismos internacionais so criados para regular o setor, dentre esses, a Organizao Mundial de Turismo - OMT. Nesta perspectiva, o turismo estruturado segundo suas dimenses e prticas de mercado para atender a clientela e suas motivaes. Dessa maneira, correto afirmar que o turismo trabalhado em diferentes formas e categorias, como: A) Domstico, Interno e Externo. B) Regional, Local e Intercontinental. C) Receptivo e Emissivo. D) Global e Emissivo.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

8 18. A Teoria Geral do Sistema TGS evidenciada nos estudos de Mrio Beni, coloca o turismo como um Sistema de Turismo SISTUR que regula e organiza a operacionalizao da atividade. O modelo referencial prev input e output, que contribuem para auto-organizao desse sistema. Assim, a partir da anlise da figura abaixo, correto afirmar que o Sistema de Turismo :

FIGURA 1: Modelo referencial do SISTUR Fonte: Mrio Carlos Beni, Sistema de Turismo construo de um modelo terico referencial para aplicao na pesquisa em turismo, So Paulo, ECA/USP, 1988, tese de doutorado.

A) aberto e fechado. B) um subconjunto. C) fechado. D) aberto. 19. Em razo da necessidade do Brasil se adequar s normas internacionais estabelecidas pela ICAO/ONU e, efetivamente, implementar um documento de viagem mais seguro, que propiciasse ao cidado brasileiro maior credibilidade internacional, alm de modernizar todo o sistema de controle do trfego internacional no pas, foi criado, em 2006, o novo modelo de passaporte que contm mudanas de formato, cor e, principalmente, de segurana, com novas tecnologias que dotaro o documento de maior credibilidade (DPF, 2007). Com base na atual legislao brasileira, qual o prazo de validade do passaporte brasileiro? A) Quinze anos. B) Seis meses. C) Oito anos. D) Cinco anos.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

9 20. O Ministrio das Relaes Exteriores o rgo responsvel em estabelecer prazo de validade do visto de turista no pas. Considerando os critrios de reciprocidade, poder proporcionar mltiplas entradas em um limite mximo. Entretanto, a permanncia do turista ser de um menor perodo. Esses prazos so, respectivamente: A) Sete anos e dois meses. B) Cinco anos e noventa dias. C) Quatro anos e cinco meses. D) Nove anos e trs dias. 21. A profisso do Turismlogo no regulamentada, mas h mais de vinte anos vem-se pleiteando essa conquista. Entretanto, em 1991, o Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR institui a Deliberao Normativa N. 390, de 28 de maio, que se configura um importante instrumento legal para a atuao deste profissional. A partir desta Deliberao Normativa correto afirmar: I. Os projetos de empreendimentos tursticos encaminhados a esta autarquia, para fins de financiamento ou incentivo por parte do Estado, atravs de recursos do FUNGETUR, somente sero autorizados quando acompanhados de parecer tcnico emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo. II. As cartas-consulta e os projetos de empreendimentos tursticos, situados na rea de atuao da SUDAM e da SUDENE, devero ser acompanhados de parecer tcnico, emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo. III. Os pedidos de apoio institucional ou financeiro, oriundos de estados e de municpios tursticos ou de potencial turstico, assim definidos por deliberao especfica, tero prioridade de anlise e atendimento, quando tiverem como interlocutor profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo. IV. Recomendar s Prefeituras Municipais que indiquem para ocupar cargos em comisso das reas de turismo, profissionais egressos de cursos superiores de Bacharel em Turismo. V. Os Planos de Desenvolvimento do Turismo de municpios tursticos devem ser elaborados e executados por equipe multidisciplinar, com a participao direta do Bacharel em Turismo. O correto est somente em: A) B) C) D) I, II, III e IV. II, III, IV e V. I, II, III e V. IV.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

10 22. Segundo Veblen (1974), a ociosidade nega o trabalho, o lazer o supe. O lazer beneficiou-se, basicamente, da reduo da jornada de trabalho. E neste sentido que se diz que o lazer um produto do trabalho. Mas, em menor grau, beneficia-se, tambm, da reduo de tempo gasto com outras obrigaes cotidianas e mesmo de algumas necessidades prementes, como o sono e a alimentao. A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre lazer, correto afirmar: A) As caractersticas das atividades de lazer so a escolha pessoal, gratuidade, prazer e a liberao. B) Lazer e trabalho se confundem no cotidiano. C) O turismo no uma atividade de lazer. D) O tempo de lazer e cio possui as mesmas caractersticas. 23. A comunicao com vocs, os turistas, uma questo e tanto. Quando chegam nossa ilha, ficam entre si e no tentam estabelecer relaes conosco. Bem, relaes talvez fosse exigir muito. Bastariam algumas palavras para que nos tornssemos amigos e amizade no o que procura a maioria das pessoas? Para ter amigos, devemos falar com os outros, mas parece que vocs no tm essa necessidade (KRIPPENDORF, 2001). A partir da anlise do texto acima, correto afirmar: A) O turista deve visitar o atrativo e manter-se afastado da comunidade. B) O silncio do turista primordial para garantir o desenvolvimento do turismo. C) As relaes estabelecidas entre turistas e comunidade so importantes para a vivncia e troca de experincias. D) O turista no deve vivenciar a cultura local. 24. [...] resultado do processo produtivo da atividade turstica que consiste na explorao dos recursos tursticos, isto , atrativos naturais e culturais de um determinado pas, fazendo uso de tecnologia, trabalho e capital. Sendo assim, [...] um conjunto composto de bens e servios produzidos em diversas unidades econmicas, que sofre uma agregao no mercado ao serem postos em destaque os atrativos tursticos [...] (BENI, 2003). A partir do texto acima, marque a opo correta. A) Demanda turstica. B) Mercado turstico. C) Infra-estrutura turstica. D) Produto turstico.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

11 25. Com base na figura abaixo, identifique a classificao dos viajantes:


VIAJANTE

Includos nas estatsticas tursticas

VISITANTES

TURISTAS

EXCURSIONISTAS

ESTRAN GEIROS

Nacionais no exterior

Passageiros de cruzeiros

Visitantes de um dia

Membros de tripulao (no residentes)

Tripulao

FIGURA 2: Classificao dos viajantes Fonte: Esquema adaptado de OMT, 2007.

I. Turista aquele visitante que gasta pelo menos um dia no local visitado; Excursionista aquele que no gasta uma noite no pas visitado; Membros de tripulao so aqueles estrangeiros que trabalham em avies ou navios e que utilizam acomodaes no pas visitado. II. Excursionista aquele que permanece um ms no local visitado; Turista permanece no local visitado por, aproximadamente, quinze meses. III. Visitante reside no local visitado e exerce atividade remunerada; Tripulao exerce atividade remunerada no local visitado e permanece por mais de cinco meses consecutivos. IV. Viajante no pratica o deslocamento entre pases; Turista aquele que estabelece laos afetivos e exerce atividade remunerada com o local visitado. O correto est somente em: A) B) C) D) I. I e II. III e IV. II e III.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

12 26. A palavra hotel originou-se do francs htel, que significava, originalmente, residncia do rei. O termo tambm era utilizado para designar os edifcios suntuosos e imponentes, pertencentes aristocracia francesa. Em meados do sculo XVIII, alguns htels passaram a alugar quartos para fidalgos e altos funcionrios, como alternativa aos albergues, hospedarias, mosteiros e castelos, e assim foram associados aos meios de hospedagem luxuosos (GAZETA MERCANTIL, 1999). Portanto, de uma maneira geral, pode-se afirmar que os empreendimentos hoteleiros so classificados como: A) Luxo, intermedirio e econmico. B) Luxo, standart e econmico. C) Luxo, econmico e simples. D) Standart, econmico e simples. 27. [...] so voltados para as viagens de frias ou descanso. Localizam-se principalmente em balnerios, rios, lagos, regies montanhosas, reas rurais ou plos tursticos. Oferecem infraestrutura para atividades esportivas, como piscinas, quadras de esporte e salas de jogos. Realizam atividades de entretenimento coordenadas por animadores, como passeios de barco, caminhadas e competies (GAZETA MERCANTIL, 1999). O texto acima se refere a um tipo especfico de hotel, qual seja: A) Negcios. B) Lazer. C) Selva. D) Trnsito. 28. Hospitalidade um importante elemento para a organizao e para o planejamento das atividades tursticas. Leia o texto a seguir sobre este assunto: A indstria da hospitalidade um setor diversificado que abrange hotis, restaurantes, bares credenciados, pousadas, empresas de catering (produo de refeies para consumo prprio ou para fornecimento a terceiros) dos setores pblico e privado: na verdade, qualquer organizao que sirva alimentos e/ou bebidas e/ou oferea hospedagem para pessoas que esto longe de casa. uma indstria importante para a economia mundial (GUERRIER, 2000). Com base no texto considere as afirmativas a seguir. I. Hospitalidade refere-se a suprir as necessidades humanas bsicas de comida, bebida e um lugar para dormir de pessoas que no so membros habituais da famlia. II. Ao oferecer hospitalidade generosa aos hspedes, os anfitries so recompensados com o aumento de prestgio da comunidade. III. Hospitalidade uma troca para o benefcio mtuo de anfitrio e hspede. O correto est em: A) B) C) D) I, somente. I e II, somente. III, somente. I, II e III.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

13 29. A relao turismo e cultura intrnseca. Desde os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivao principal, em meados do sculo XVIII, nas viagens denominadas grand tours at a atualidade, as preferncias e gostos dos turistas alteraram-se. Foram incorporadas novas formas de ocupao do tempo livre e, especialmente, de relacionamento com a cultura dos visitados, levando caracterizao do segmento denominado turismo cultural. (EMBRATUR, 2005). Sobre o turismo cultural, correto afirmar: A) compreende as atividades tursticas relacionadas vivncia do conjunto de elementos significativos do patrimnio histrico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. B) est ligado diretamente aos aspectos culturais dos habitantes dos ncleos receptores. C) compreende as atividades tursticas relacionadas valorizao e promoo dos bens materiais e imateriais. D) compreende as atividades tursticas que dependem de polticas governamentais voltadas preservao da memria e cultura locais, e que esto voltadas cultura do outro como maneira de respeitar e reconhecer as diferenas entre os povos. 30. Um Cartum publicado h muito tempo numa revista francesa, que acredito ser Paris-Match, permite visualizar cruelmente o que seja o uso cultural de um bem cultural. No interior hiertico, solene e penumbroso de uma catedral gtica, aparece uma velhinha ajoelhada diante do altar-mor, profundamente imersa em orao. Em torno dela, a contempl-la interrogativamente, uma horda de turistas japoneses. O guia lhe toca os ombros e diz: Minha senhora, a senhora est perturbando a visitao (MENESES, 1996). Com base no texto acima correto afirmar: I. O guia est absolutamente correto na tica do bem cultural entendido como espao de representao cultural. II. A anci est de fato perturbando, pois o edifcio se transformou em espao de interesse cultural. III. Existe uma oposio entre a anci e os turistas. IV. O antigo uso da igreja cria conflito com o novo uso cultural do bem cultural. Esto corretas: A) I, II e III, somente. B) I, II e IV, somente. C) II, III e IV, somente. D) I, II, III e IV. 31. O marketing de turismo pode ser definido como um processo administrativo atravs do qual as empresas e organizaes de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivaes nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcanar a satisfao tima da demanda. (BENI, 1998). Em conformidade com o texto, correto afirmar que o marketing do produto turstico compreende: A) Pesquisa de mercado; planejamento do produto; publicidade e promoo; canais de distribuio e preo. B) Pesquisa de mercado; publicidade e promoo; canais de distribuio e preo. C) Planejamento do produto; publicidade e promoo; canais de distribuio e preo. D) Planejamento do produto; pesquisa de mercado; canais de veiculao; publicidade e promoo e preo.
Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

14 32.

FIGURA 3: Vendedoras de ervas do Ver-o-Peso Fonte: www.navegaramazonia.org.br

A cultura tradicional e popular o conjunto de criaes que emanam de uma comunidade cultural fundada na tradio, expressadas por um grupo ou por indivduos e que, reconhecidamente, respondem s expectativas da comunidade enquanto expresso de sua identidade cultural e social, as regras e os valores se transmitem oralmente, por imitao ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a literatura, a msica, a dana, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO, 1989). Nesse sentido, correto afirmar que o trabalho das vendedoras de ervas do Ver-O-Peso uma tradio que: A) deixou de ser patrimnio imaterial, uma vez que seus antepassados no deixaram registrados seus saberes. B) deixou de ser patrimnio imaterial, uma vez que os artefatos comercializados j esto registrados. C) patrimnio imaterial, uma vez que os saberes ainda no foram registrados. D) patrimnio imaterial, uma vez que os saberes e fazeres expressam a essncia da cultura do povo.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

15 33. Feedback (retroalimentao com a resposta)

Emissor

Mensagem Meios de comunicao

Receptor

FIGURA 4: Esquema de comunicao Fonte: Montejano, 2001.

A funo da publicidade dentro do marketing fazer com que se conheam os produtos e servios tursticos, difundir uma imagem de marca ou a imagem da empresa, diferenciando-a dos da concorrncia para que o receptor da mensagem possa identific-los. (MONTEJANO, 2001). Com base na figura e no texto, correto afirmar: I- A comunicao, enquanto tcnica publicitria, uma informao com caractersticas persuasivas. II- A comunicao publicitria turstica est baseada no esquema denominado ateno (A), interesse (I), desejo (D) e ao (A). III- Os meios de comunicao de massa tm uma considervel importncia social, pois recebem e transmitem os valores dominantes. IV- A comunicao, enquanto tcnica publicitria, uma informao com caractersticas dissuasivas. V- A publicidade a principal fonte de financiamento dos meios de comunicao de massas. O correto est somente em: A) B) C) D) I, II e III. II, IV e V. I e IV. I, II, III e V.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

16 34. O conhecimento das realidades regionais naturais e culturais das diversas destinaes tursticas, do ponto de vista sazonal, combinado com o conhecimento do provvel comportamento anual da demanda nas reas emissoras, uma das chaves da produo e diversificao da oferta dos servios tursticos. E a cincia que auxilia na explicao das mudanas provocadas pelo turismo nos contextos regionais e locais a geografia do turismo. Portanto, correto afirmar: A) A observao das reas emissoras de turistas (reas de demanda), prescinde do conhecimento detalhado das estruturas e tendncias das variveis demogrficas, para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento turstico. B) Estudando a Amaznia, para o desenvolvimento do turismo, a Geografia pode enfocar as caractersticas e tendncias demogrficas da populao visitante (turistas) ou da populao residente (local), ou de ambas. Pode, ainda, desenvolver estudos sobre as caractersticas e tendncias demogrficas das regies emissoras daqueles fluxos tursticos. C) Os ndices demogrfico-geogrficos so elementos suprfluos na anlise e planejamento do turismo, e para avaliao da capacidade de suporte de um espao turstico. D) A geografia do turismo deixa de lado o estudo das relaes entre os assentamentos tursticos e o meio ambiente; as formas, as dinmicas e as diferenciaes das paisagens que se criam pela difuso e desenvolvimento do turismo, assim como as representaes que se fazem das paisagens tursticas. 35. O Plano de Desenvolvimento Turstico do Estado do Par foi criado em 2001 pela Companhia Paraense de Turismo PARATUR, com objetivo de ordenar as aes de planejamento turstico no estado, considerando as dimenses territoriais do Par. Assim, seguindo o conceito de plo turstico, o Par foi dividido, de acordo com as peculiaridades das microrregies, em cinco plos tursticos, que so: A) Amaznia, Xingu, Tapajs, Belm e Salgado. B) Belm-Costa Atlntica, Par, Maraj, Xingu e Amaznia. C) Belm-Costa Atlntica, Araguaia-Tocantins, Maraj, Xingu e Tapajs. D) Moj, Xingu, Par, Amaznia e Tapajs. 36. O Centro de Convenes e Eventos HANGAR DA AMAZNIA ser inaugurado em 2007, na cidade de Belm, com a realizao do Congresso Brasileiro de Turismo - CBTUR, com a presena das principais autoridades do pas, entre elas o Presidente da Repblica, a Governadora do Estado do Par, Ministro do Turismo, Prefeito de Belm, Presidente da Associao Brasileira dos Bacharis em Turismo/ABBTUR - Nacional, Presidente da Associao Brasileira dos Bacharis em Turismo/ABBTUR - Seo Par e Presidente da Companhia Paraense de Turismo PARATUR. Considerando tal acontecimento, o servio de relaes pblica e cerimonial do evento dever organizar a mesa de abertura oficial, na qual estaro sentadas todas as autoridades citadas. Seguindo o protocolo do cerimonial do evento, escolha a opo correta quanto ordem de chamada das autoridades para compor a mesa de abertura: A) Presidente da ABBTUR/Par; Presidente da Repblica; Prefeito de Belm; Governadora do Estado do Par; Ministro do Turismo; Presidente da ABBTUR/Nacional e Presidente da PARATUR. B) Presidente da ABBTUR/Par; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belm; Governadora do Estado do Par; Ministro do Turismo e Presidente da Repblica. C) Presidente da ABBTUR/Par; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belm; Ministro do Turismo; Governadora do Estado do Par e Presidente da Repblica. D) Presidente da PARATUR; Prefeito de Belm; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da ABBTUR/Seo Par; Governadora do Estado do Par; Presidente da Repblica; Ministro do Turismo.
Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

17 37. Suponha que os lucros de uma agncia de viagens e turismo, durante o primeiro semestre do ano de 2006, tenham sido de acordo com a tabela abaixo:
TABELA DE LUCROS MESES JANEIRO/2006 FEVEREIRO/2006 MARO/2006 ABRIL/2006 MAIO/2006 JUNHO/2006 R$ 14.900,00 15.500,00 13.400,00 13.100,00 14.200,00 15.300,00

Determine a valor da mdia aritmtica dos lucros nesse perodo, considerando que a mdia aritmtica simples (X) calculada por meio da diviso entre a soma dos valores pelo nmero total dos valores. Frmula da Mdia Aritmtica: __ A) X = R$ 13.500,00 B) X = R$ 14.400.00 __ C) X = R$ 12.700,00 __ D) X = R$ 14.600,00 38. Uma famlia de turistas japoneses, composta de trs pessoas, chegou Belm para a prtica da pesca esportiva. Ao se deslocar, por via area, da cidade de Tokyo at Belm, tiveram um gasto de R$ 10.000,00 com passagens. Compraram o pacote terrestre para Santarm no valor de R$ 8.000,00, incluindo transporte local, hospedagem e passeios. Fizeram compras de souvenirs num total de R$ 1.000,00. Gastaram com alimentao e diversos, o valor de R$ 1.500,00. Considerando o enunciado acima, determine o gasto mdio dos turistas, considerando o valor com passagem area e os gastos realizados no Estado do Par, e marque a opo correta para este resultado. __ Frmula da Mdia Aritmtica: X = x n __ A) X = R$ 4.400,00 __ B) X = R$ 5.110.00 __ C) X = R$ 6.320,00 __ D) X = R$ 5.125,00 __ X =x n

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

18 39. As dimenses continentais do Brasil, as especificidades regionais, a diversidade cultural em bens materiais e imateriais, a miscigenao do povo, contribuiu para que a formao cultural brasileira seja uma das mais ricas do mundo. Neste sentido, atualmente, percebe-se uma gama de manifestaes culturais sendo realizadas, como: festivais de cinema, dana, msica, poesia, teatro, gastronmico, entre outros. A celebrao destes eventos culturais constitui, portanto, uma estratgia efetiva de diversificao da oferta turstica, de modo a captar novos segmentos da procura e/ou renovar o interesse de visitantes j habituais, justificando investimentos pblicos e privados, quer na vertente turstica quer na vertente cultural. Portanto, correto afirmar: I. A organizao e planejamento de eventos culturais so insignificantes na diversificao da oferta turstica; II. Para o planejamento e organizao de eventos culturais so necessrias alternativas de financiamentos pblico e privado; III. Os festivais culturais no so elementos importantes para a organizao de eventos culturais; IV. Para o sucesso destas iniciativas revela-se fundamental a coordenao e colaborao entre os agentes envolvidos, quer pblicos, quer privados, sem esquecer o papel dos residentes. O correto est somente em: A) B) C) D) I, II e IV. II e IV. I e III. II e III.

40. No Brasil, a teorometria foi introduzida na dcada de 1980, mas teve pequena repercusso como rea de pesquisa na comunidade acadmica brasileira. Ainda hoje, so relativamente poucos os estudos teoromtricos encontrados no pas. A teorometria considerada uma modalidade da econometria, disciplina desenvolvida no mbito das Cincias Econmicas. Econometria, segundo sua etimologia, significa "medida econmica". Entretanto, na atualidade, a econometria tem sido considerada algo mais abrangente do que a simples medida. (GUJARATI, 2000, p. XXVI apud
SANTOS, 2006).

Com base no texto correto afirmar: A) A utilizao de modelos estatsticos no estudo do turismo tem sido denominada teorometria. B) A teorometria utilizada no turismo para explicar as mdias aritmticas e geomtricas dos gastos dos turistas. C) Os modelos teoromtricos so divididos em trs categorias principais: modelos de sries temporais, modelos causais e modelos assimtricos. D) A utilizao de modelos estatsticos, no estudo do turismo, tem sido denominada economia.

Concurso Pblico C-96 EDITAL N 01/2006 SEAD/SECULT/PA TCNICO EM GESTO CULTURAL BACHAREL EM TURISMO

You might also like