You are on page 1of 9

46 Q118794

Prova: IESES - 2011 - TJ-MA - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento por ingresso Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Responsabilidade Pelo Fato do Produto ou Servio; Decadncia e Prescrio;
67b848106ea1e9

Assinale a alternativa correta, segundo o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990):

a) Prescreve em cinco anos a pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio, iniciando-se a contagem do prazo a partir da aquisio do produto ou do servio. b) A pessoa jurdica do fornecedor poder ser desconsiderada sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. c) A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais pela reparao de danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao de servios independe da existncia de culpa. d) O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar da sua assinatura ou do recebimento do produto ou servio, ocorrendo a contratao dentro ou fora do estabelecimento comercial do fornecedor.

Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta.

47 Q119653

Questo anulada

Esta questo foi anulada pela banca organizadora.


Prova: IESES - 2011 - TJ-MA - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento por remoo Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Responsabilidade Civil;
67b848106ea1e9

Analise as assertivas abaixo e responda a alternativa correta de acordo com o disposto na lei 8.078/90 (cdigo de defesa do consumidor): O fornecedor de servios responde pela reparao dos danos causados aos consumidores pela prestao dos servios, independentemente da existncia de sua culpa. I. O fornecedor de servios s responde pela reparao dos danos causados aos

consumidores pela prestao dos servios, se restar comprovada a sua culpa. II. O fornecedor de servios responde pela reparao dos danos causados aos consumidores pela prestao dos servios, mesmo se restar comprovada a culpa exclusiva do consumidor. III. O fornecedor de servios no responde pela reparao dos danos causados aos consumidores pela prestao dos servios, se restar comprovada a culpa exclusiva de terceiro.

a) As assertivas I e III esto corretas. b) As assertivas II e III esto incorretas. c) Somente a assertiva I est correta. d) Somente a assertiva II est correta.

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.

48 Q122371
Prova: VUNESP - 2009 - TJ-MS - Titular de Servios de Notas e de Registros Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Direito do Consumidor;
67b848106ea1e9

Analisando o direito do consumidor, indique a alternativa correta.

a) O fabricante, o construtor, o produtor ou importador no ser responsabilizado civilmente quando demonstrar fora maior ou caso fortuito. b) A ao redibitria prevista no Cdigo de Defesa do Consumidor apresenta um prazo de prescrio, que pode ser interrompido. c) A instaurao de inqurito civil pelo Ministrio Pblico no causa suspensiva da decadncia do direito de reclamar pelos vcios aparentes.

d) O prazo para a ao de indenizao o de trs anos do novo Cdigo Civil, por se tratar de lei posterior ao Cdigo de Defesa do Consumidor. e) Para que o consumidor tenha direito reviso do contrato, basta que haja onerosidade excessiva para ele, em decorrncia de fato superveniente.

Resolver

Voc errou. A alternativa (E) a resposta.

49 Q117039
Prova: IESES - 2008 - TJ-MA - Titular de Servios de Notas e de Registros Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Decadncia e Prescrio;
67b848106ea1e9

Assinale a alternativa correta em relao ao direito do consumidor:

a) A incluso de clusula no formulrio (contrato) desconfigura a sua natureza de adeso, porquanto modificado por iniciativa das partes contratantes. b) Desde que expressa contratualmente, admite-se a clusula que transfere responsabilidade a terceiro, quando precisamente identificado. c) O prazo de decadncia de trinta dias para os produtos no durveis e de noventa dias para os durveis. d) Eximir-se- o fornecedor da responsabilidade caso resulte comprovado que ignorava os vcios de qualidade por inadequao dos produtos e servios.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta.

50 Q117595
Prova: MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justia Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Direito do Consumidor;
67b848106ea1e9

I. possvel, com amparo no Cdigo de defesa do consumidor, que o superendividado passivo almeje a modificao de clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais, com base em fatos supervenientes contratao. II. direito do consumidor a incluso na cobertura do plano de sade o custo dos chamados stents, desde que a cobertura inclua a cirurgia em que indicada sua utilizao. III. O Ministrio Pblico tem legitimidade concorrente para propor ao civil pblica sob o fundamento de que diversas das clusulas inseridas em contratos de prestao de servios educacionais por entidade privada revestem-se de manifesta abusividade, devendo ser extirpados. Considerando as assertivas acima se afirma que:

Resolver

a) Apenas as assertivas I e II so corretas. b) Apenas as assertivas II e III so corretas. c) Apenas as assertivas I e III so corretas. d) Apenas uma assertiva est correta. e) Todas as assertivas so corretas.

Voc errou. A alternativa (E) a resposta.

51 Q117596
Prova: MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justia Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: conceitos;
67b848106ea1e9

I. Considera-se consumidora, a efeitos processuais, uma empresa administradora de estacionamentos que demanda contra a seguradora que contratou, o recebimento de indenizao por ter sofrido roubo. II. Somente se reconhece a aplicao do Cdigo de Defesa do consumidor em contratos bancrios, se estes no so empresariais. III. No admitida a aplicao das normas do Cdigo de Defesa do Consumidor a consumidores profissionais, ainda que demonstrada sua vulnerabilidade tcnica, jurdica

ou econmica. Considerando as assertivas acima se afirma que:



Resolver

a) Apenas as assertivas I e II so corretas. b) Apenas as assertivas II e III so corretas. c) Apenas as assertivas I e III so corretas. d) Apenas uma assertiva est correta. e) Todas as assertivas so corretas.

Parabns! Voc acertou a questo! (Resposta: Letra A)

52 Q117594
Prova: MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justia Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Aes Coletivas;
67b848106ea1e9

I. aplicvel aos contratos de prestaes de servios educacionais o limite de 2% para a multa moratria, em harmonia com as disposies do Cdigo de Defesa do consumidor. II. Em matria consumerista, as aes coletivas em tutela de interesses individuais homogneos no podem almejar a produo de efeitos para coibir danos futuros. III. Quando forem fornecidos produtos adulterados ao consumo, cujo uso resulte em efetivo dano, incide cumulativamente responsabilidade pelo produto viciado, a responsabilidade por fato do produto, tornando o fornecedor responsvel por vcio e tambm por perdas e danos. Considerando as assertivas acima se afirma que:

a) Apenas as assertivas I e II so corretas. b) Apenas as assertivas II e III so corretas. c) Apenas as assertivas I e III so corretas.


Resolver

d) Apenas uma assertiva est correta. e) Todas as assertivas so corretas.

Voc errou. A alternativa (C) a resposta.

53 Q101535
Prova: CESPE - 2007 - TJ-TO - Juiz Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Responsabilidade Pelo Vcio do Produto ou Servio;
67b848106ea1e9

Acerca da responsabilidade pelo fato do produto e por vcios do produto e servio nas relaes de consumo, sob a sistemtica do Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a opo correta.

a) A constatao dos vcios de inadequao se faz por um critrio objetivo, bastando a verificao de que a informao sobre a qualidade ou quantidade no corresponde verdadeiramente ao que o produto proporciona. Verificada a existncia desses vcios, ainda que sem a presena do dano efetivo, surge para o fornecedor a responsabilizao civil, com a conseqente indenizao pecuniria, alm das sanes administrativas e penais. b) O consumidor pode sofrer danos por defeitos relativos prestao de servios e por informao inadequada ou insuficiente que com ele seja fornecida. O servio presume-se defeituoso quando mal apresentado ao consumidor, quando sua fruio capaz de suscitar riscos acima do nvel razovel de expectativa, bem como quando, em razo do decurso do tempo, desde a sua prestao, de se supor que no ostente sinais de envelhecimento. c) O comerciante, a pessoa ou a empresa que vendeu ou fez a entrega do produto ao consumidor responde solidariamente com o fornecedor pelo defeito do produto e por sua colocao no circuito comercial, ainda que receba o produto embalado e sem possibilidade de test-lo, ou que o fornecedor esteja perfeitamente individualizado, ou que o produto tenha a identificao de seu fabricante.

d) Prescreve em cinco anos a pretenso reparao de danos causados por fato ou por vcio do produto ou do servio, iniciando-se a contagem a partir do momento do conhecimento pelo consumidor do defeito ou do vcio e de seu causador.

Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta.

54 Q101536
Prova: CESPE - 2007 - TJ-TO - Juiz Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Direito do Consumidor;
67b848106ea1e9

Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito das relaes de consumo.

Esto certos apenas os itens



Resolver

a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV.

Voc errou. A alternativa (C) a resposta.

55 Q101366
Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador Disciplina: Direito do Consumidor | Assuntos: Responsabilidade Pelo Vcio do Produto ou Servio;
67b848106ea1e9

Leonardo firmou contrato de compra e venda de imvel residencial com a construtora Construl Empreendimentos Imobilirios Ltda. Posteriormente, constatou que a piscina do imvel apresentava infiltraes e vazamentos que comprometiam o imvel, causando-lhe danos materiais e morais. Em razo disso, provocou a construtora a se manifestar quanto aos vcios do imvel e os danos experimentados, mas a mencionada pessoa jurdica quedou-se inerte acerca das solicitaes de Leonardo. Tendo como referncia a situao hipottica acima, assinale a opo correta, acerca de direitos do consumidor.

a) Havendo ao de reparao de danos proposta contra a construtora mencionada, Leonardo estar incumbido, em qualquer caso, de provar os fatos constitutivos do seu direito. b) Se as prestaes assumidas em razo do contrato de compra e venda do imvel se tornarem excessivamente onerosas por fatos supervenientes data da celebrao da avena, Leonardo poder pleitear a modificao das clusulas contratuais, mas as alteraes somente tero validade aps homologao judicial. c) A referida construtora somente estar obrigada a reparar os danos porventura experimentados por Leonardo se provada a sua culpa na causao dos mencionados danos. d) No curso de processo judicial, o juzo competente poder desconsiderar a pessoa jurdica Construl Empreendimentos Imobilirios Ltda. se a sua personalidade for obstculo reparao dos prejuzos porventura causados a Leonardo.

Resolver

Voc errou. A alternativa (D) a resposta.

You might also like