You are on page 1of 68

UNIVERSIDADE CATLICA DE PELOTAS

Regimento Geral
Aprovado pelo Conselho Universitrio em reunio de 23.07.2010

2010

Disposio Preliminar

Art. 1 O presente Regimento Geral regulamenta o Estatuto da Universidade Catlica de Pelotas e dispe sobre o funcionamento de seus rgos e atividades acadmicoadministrativas.

Parte I DA ORGANIZAO TTULO I DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BSICA

Art. 2 Respeitado o disposto no Estatuto, a Universidade exerce suas atividades por meio da seguinte estrutura organizacional bsica: I - rgos Colegiados: a) Conselho Superior; b) Conselho Universitrio. II - rgos de Linha Hierrquica: a) Chancelaria; b) Reitoria; c) Centros. III - Institutos Superiores; IV - rgos Auxiliares.

TTULO II DOS RGOS COLEGIADOS SUPERIORES Art. 3 Os rgos colegiados superiores, previstos no Estatuto, funcionam em reunies ordinrias e extraordinrias. 1 - Os rgos colegiados superiores renem-se, ordinariamente, mediante convocao privativa de seus respectivos presidentes, como segue: a) Conselho Superior, 2 (duas) vezes por ano; b) Conselho Universitrio, 1 (uma) vez por ms. 2 - A convocao extraordinria far-se- por iniciativa do presidente do colegiado ou a requerimento escrito de, pelo menos, 1/3 (um tero) dos conselheiros. 3 - Quando a reunio extraordinria for requerida pelos conselheiros, nos termos do pargrafo anterior, o presidente far a convocao no prazo mximo de 5 (cinco) dias, a partir da data do recebimento da petio. 4 - A convocao para as reunies dever ser escrita e individual, dela constando a respectiva ordem do dia e ser procedida com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas. Art. 4 As reunies dos colegiados superiores no sero pblicas, salvo deliberao em contrrio para cada caso. Art. 5 A participao nas reunies dos rgos colegiados superiores ser obrigatria e ter preferncia sobre qualquer outra atividade universitria. 1 - Perder o mandato o membro que faltar a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 6 (seis) intercaladas, sem motivo justificado.
3

2 - O membro nato de rgo colegiado, que ultrapassar o limite de faltas previsto no pargrafo anterior, ter a perda do mandato precedida do afastamento do cargo de confiana em funo do qual tem assento no colegiado. Art. 6 Os rgos colegiados superiores reunir-se-o com a presena de, pelo menos, 2/3 (dois teros) de seus membros na hora estabelecida, em primeira convocao, e com a presena da maioria absoluta, em segunda convocao, 30 (trinta) minutos mais tarde, podendo deliberar validamente pela maioria dos votos dos presentes. Art. 7 O presidente do rgo colegiado superior poder vetar qualquer resoluo at 5 (cinco) dias aps a reunio em que tiver sido aprovada. 1 - Vetada uma deliberao, o presidente convocar imediatamente o respectivo rgo para, em reunio a realizarse dentro de 5 (cinco) dias, dar conhecimento das razes do veto. 2 - A rejeio do veto por 2/3 (dois teros) da totalidade dos membros importar na aprovao definitiva da deliberao, ressalvado o disposto do inciso III do art. 23 do Estatuto. Art. 8 Das reunies dos colegiados superiores, lavrar-se- ata assinada pelo secretrio, que ser distribuda com a convocao da reunio seguinte, ou nessa lida e, aps aprovada, subscrita pelo Presidente. Art. 9 As deliberaes do Conselho Universitrio, que tenham carter normativo, assumiro a forma de resoluo que dever ser encaminhada Reitoria para homologao e expedio do competente ato.
4

Art. 10. Os presidentes dos rgos colegiados superiores podero tomar, em casos urgentes, decises ad referendum do Conselho, devendo submet-las ratificao do plenrio na primeira reunio ordinria. Art. 11. Os servios de apoio aos rgos colegiados superiores sero prestados pela Secretaria da Reitoria.

TTULO III DOS RGOS DE LINHA HIERRQUICA CAPTULO I DA CHANCELARIA Art. 12. A Chancelaria tem como titular o Bispo Diocesano de Pelotas ou seu substituto, de acordo com o Direito Cannico. Art. 13. O Chanceler a mais alta autoridade na linha hierrquica da UCPel, a quem compete exercer a superviso do cumprimento de suas finalidades nos termos estatutrios. Art. 14. Vinculam-se diretamente ao Chanceler: I - Comisso de Seleo e Formao Permanente, com competncia definida nos respectivos quadros de carreira; II - Capelania, com competncia para a realizao de liturgias, celebraes, orientaes a pessoas, transmisso de ensinamentos religiosos e realizao de aes sociais junto comunidade.
5

CAPTULO II DA REITORIA Art. 15. A Reitoria o rgo executivo superior que planeja, superintende, coordena e fiscaliza as atividades da Universidade, de conformidade com a competncia que lhe atribuda no Estatuto. Art. 16. O Reitor, investido na forma estatutria para exerccio de mandato, em suas ausncias e impedimentos, ser substitudo pelo Vice-Reitor. Pargrafo nico. Na ausncia simultnea do Reitor e do Vice-Reitor, a Reitoria ser exercida, sucessivamente, pelo Pr-Reitor Acadmico, pelo Pr-Reitor Administrativo ou por substituto indicado pelo Chanceler. Art. 17. O Reitor ser auxiliado em suas atribuies, nos termos do Estatuto, pelos seguintes rgos a ele diretamente vinculados: I - Pr-Reitoria Acadmica; II - Pr-Reitoria Administrativa. Art. 18. A Reitoria dispor dos seguintes rgos de assessoramento: I - Secretaria da Reitoria; II - Procuradoria Jurdica; III - Assessoria de Planejamento e Controle; IV - Assessoria de Comunicao e Marketing. 1 - A Secretaria da Reitoria atender aos servios que lhe forem atribudos pelo Reitor.
6

2 - Procuradoria Jurdica ficaro afetas todas as questes legais e de direito que interessem Universidade e que lhe sejam encaminhadas pela Reitoria. 3 - Assessoria de Planejamento e Controle ficaro afetos assuntos relacionados com participao no planejamento geral da Universidade, os oramentos, estatsticas, relatrios, alm de outros que lhe sejam encaminhados pela Reitoria. 4 - A Assessoria de Comunicao e Marketing desenvolver suas atividades nas reas que lhe so prprias, tanto interna quanto externamente Instituio, e desenvolver estratgias para fortalecer a identidade e a imagem da Universidade, alm de desenvolver outras atividades compatveis com o rgo. Art. 19. Outros servios e assessorias podero ser criados mediante ato do Reitor, que lhes fixar as atribuies.

CAPTULO III DOS CENTROS Art. 20. Os Centros, unidades acadmicoadministrativas de concentrao orgnica por rea de conhecimento, so constitudos por cursos e outras subunidades criados na forma estatutria e regimental. Art. 21. A organizao acadmico-administrativa da Universidade inclui, alm dos Institutos Superiores, os seguintes Centros: I - Centro de Cincias da Vida e da Sade;
7

II - Centro de Cincias Jurdicas, Econmicas e Sociais; III - Centro de Educao e Comunicao; IV - Centro Politcnico. Art. 22. O Diretor de Centro tem como principal atribuio dirigir o rgo, supervisionando as atividades dos cursos sob sua responsabilidade. Pargrafo nico. Cada Centro dispor de um Conselho de natureza consultiva, com formao prevista no Estatuto, que funcionar como rgo colegiado de assessoramento do Diretor. Art. 23. Os Cursos vinculam-se direo do Centro, por linha de subordinao, e sua gesto acadmica e administrativa ficar a cargo de um Coordenador. Pargrafo nico. Os cursos contam com um colegiado, de carter meramente consultivo, nos termos estatutrios. CAPTULO IV DOS INSTITUTOS SUPERIORES Art. 24. Integram a UCPel os seguintes institutos superiores: I - Instituto Superior de Teologia; II - Instituto Superior de Filosofia; III - Instituto Superior de Cultura Religiosa. 1 - O Instituto Superior de Teologia, por sua natureza, ordenar-se- por regimento prprio e vincular-se- diretamente ao Chanceler.
8

2 - O Instituto Superior de Filosofia, vinculado Reitoria, ter sua composio, estrutura e funcionamento expressos em regimento aprovado pelo Conselho Superior. 3 - O Instituto Superior de Cultura Religiosa, vinculado administrativamente Reitoria, ter por finalidade ministrar disciplinas religiosas e de tica na UCPel e ter seu regulamento aprovado pelo Chanceler.

CAPTULO V DOS ORGOS AUXILIARES Art. 25. So rgos Auxiliares da Universidade, diretamente vinculados Reitoria e submetidos sua superviso: I - Rdio Universidade; II - Hospital Universitrio.

Parte II DAS ATIVIDADES ACADMICAS TTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 26. A Universidade Catlica de Pelotas desempenhar as suas atividades acadmicas, promovendo a indispensvel integrao entre ensino, pesquisa e extenso.
9

Art. 27. O ano acadmico ser constitudo de dois perodos letivos regulares e de perodos especiais. 1 - Cada perodo letivo semestral ter durao mnima de 100 (cem) dias de atividade acadmica efetiva. 2 - As atividades do ano acadmico constam no calendrio acadmico aprovado pelo Conselho Universitrio. 3 - O Conselho Universitrio poder autorizar outros perodos letivos para qualquer curso ou programa da UCPel. Art. 28. Os cursos oferecidos pela Universidade, de acordo com a legislao vigente, podem ser: I - de graduao: bacharelado, licenciatura e cursos superiores de tecnologia; II - sequenciais: por campo de saber, na forma de cursos superiores de formao especfica de destinao coletiva ou de complementao de estudos de destinao individual ou coletiva; III - de ps-graduao lato sensu, compreendendo especializao e aperfeioamento; IV - de ps-graduao stricto sensu, compreendendo mestrado, doutorado e ps-doutorado; V - de extenso. 1 - No mbito da licenciatura, a UCPel manter programa especial de formao pedaggica de docentes. 2 - Os cursos e programas previstos nos incisos I, II e IV sero propostos pelo Conselho Universitrio, aprovados pelo Conselho Superior e organizados pelos Centros das respectivas reas de conhecimento; os cursos e programas de que trata o inciso III sero aprovados pelo Conselho Universitrio e organizados pelos Centros respectivos. 3 - Os cursos previstos no inciso V deste artigo tm sua organizao, competncia e responsabilidade aprovadas
10

pela Pr-Reitoria Acadmica e podem ser ministrados por profissionais devidamente autorizados por essa Pr-Reitoria. 4 - Todos os cursos so abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pela Universidade e pela legislao vigente. Art. 29. Os cursos previstos nos incisos I e II do artigo anterior so organizados de acordo com o plano de ensino de cada uma das atividades de ensino-aprendizagem previstas no currculo, em consonncia com o Projeto Pedaggico do Curso, e apreciados pelos Colegiados dos respectivos cursos antes de serem submetidos s instncias superiores. 1 - responsabilidade do professor cumprir o plano de ensino em sua totalidade, cabendo direo do Centro e Coordenao do Curso zelar por sua integralizao. 2 - Ao professor que, sem justa causa, no cumprir o plano de ensino aplica-se o disposto nos artigos 166 a 173 deste Regimento Geral. Art. 30. O professor ou grupo de professores podem propor alterao no plano de ensino, submetendo-o ao coordenador do curso ou diretor do Centro, conforme o caso.

11

TTULO II DA GRADUAO CAPTULO I DO SISTEMA ACADMICO E DA ORGANIZAO CURRICULAR Art. 31. Os currculos dos cursos so organizados de acordo com a legislao, as determinaes do Estatuto, deste Regimento Geral, do Projeto Pedaggico Institucional e do Projeto Pedaggico do respectivo curso, encaminhado pelo Colegiado do Curso, apreciado pelo Conselho Consultivo do Centro ou do Instituto e aprovado pelo Conselho Universitrio. Art. 32. Nos currculos dos cursos, as atividades de ensino-aprendizagem so distribudas em: I - formao humana, tica, religiosa e cultural; II - formao do pensamento cientfico, metdico e crtico; III - formao tcnico-profissional. 1 - Os currculos devem observar as diretrizes curriculares nacionais para cada curso, definidas pelo Conselho Nacional de Educao como indispensveis para a habilitao profissional ou para a obteno de grau acadmico. 2 - A matriz curricular de cada curso especificar a carga horria das atividades de ensino-aprendizagem, observado o disposto no caput deste artigo.
12

3 - Os currculos a que se refere este artigo sero elaborados, propostos e aprovados na forma prevista no Estatuto. Art. 33. Os currculos dos cursos de graduao da UCPel esto organizados em regime seriado, por meio de um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem, composto por disciplinas, estgios, trabalhos de curso, prticas educativo-pedaggicas (licenciaturas) e atividades complementares. 1 - No regime seriado, as atividades de ensinoaprendizagem do currculo so agrupadas em sries semestrais ou anuais, com as respectivas cargas horrias, dispostas numa sequncia, de modo a assegurar ordenao mais favorvel aquisio progressiva dos conhecimentos, habilidades e competncias, considerados necessrios formao dos estudantes. 2 - Somente poder progredir srie seguinte o aluno aprovado em todas as atividades de ensinoaprendizagem da srie anterior, com exceo do previsto nos artigos 92 a 94 deste Regimento. 3 - O Conselho Universitrio poder autorizar outros regimes didticos, considerando a natureza e a especificidade dos cursos.

13

CAPTULO II DAS VAGAS E DAS FORMAS DE PREENCHIMENTO Seo I DAS VAGAS Art. 34. As vagas iniciais dos cursos de graduao da UCPel, definidas pela Pr-Reitoria Acadmica, so preenchidas pelo ingresso de alunos mediante processo seletivo, nos termos da legislao vigente. Pargrafo nico. O preenchimento de vagas iniciais remanescentes nos cursos d-se nos termos do edital do processo seletivo. Art. 35. As vagas iniciais remanescentes e as vagas geradas pelas evases nos cursos podem ser preenchidas observada a seguinte ordem e forma de ingresso: I - reintegrao; II - transferncia; III - ingresso como portador de ttulo de curso superior; IV - reopo. Pargrafo nico. de responsabilidade do coordenador de curso selecionar os candidatos s vagas remanescentes, obedecido ao disposto neste Regimento para cada forma de ingresso.

14

Seo II DAS FORMAS DE PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES Subseo I DA REINTEGRAO Art. 36. O aluno, cuja matrcula foi cancelada a seu pedido ou por abandono de curso e que obtenha reintegrao nos termos do artigo 35, inciso I, tem a sua matrcula reativada mediante reapresentao de toda a documentao exigida, nos prazos estipulados. Subseo II DA TRANSFERNCIA DEPENDENTE DE VAGA Art. 37. Sempre que houver vaga, ser aceita transferncia de aluno oriundo de curso devidamente reconhecido ou autorizado de outra instituio de Ensino Superior, para prosseguimento dos estudos no mesmo curso ou em curso afim. Art. 38. As transferncias devem obedecer ao seguinte: I - os pedidos de transferncia so analisados pelo coordenador do curso; II - cabe ao coordenador do curso, para o qual o aluno pede a transferncia, definir a srie na qual o aluno ser matriculado;

15

III - o coordenador elabora o plano de estudos a ser cumprido pelo aluno transferido durante o perodo de adaptao ao currculo do curso; IV - a UCPel reconhece as notas e frequncias obtidas pelo aluno na instituio de origem, mediante apresentao de documentos comprobatrios do sistema de avaliao utilizado e do histrico escolar. 1 - Havendo mais candidatos do que vagas numa srie, instituda comisso de seleo, com as seguintes atribuies: I - elaborar o edital de processo seletivo, fixando as regras para avaliao e classificao; II - coordenar os trabalhos de seleo; III - informar ao setor competente a lista com os nomes dos candidatos em ordem decrescente de classificao. 2 - Antes da efetivao da matrcula, o coordenador deve dar cincia ao candidato das implicaes acarretadas pela transferncia e informar sobre: I - as componentes curriculares que devem ser, obrigatoriamente, cursadas em cada semestre do curso; II - as componentes curriculares que no so ofertadas no perodo seguinte; III - o prazo legal para a integralizao do curso; IV - a obrigatoriedade de cursar todas as componentes curriculares da srie, exceto as dispensadas por equivalncia ou enquanto estiver em adaptao curricular; V - o regime de matrcula seriado semestral ou anual, que exige a matrcula na srie e no em componentes curriculares isoladas; VI - outras condies aplicveis ao caso especfico do aluno. 3 - Para fins de anlise do processo de transferncia, as regras sobre adaptao curricular, equivalncia de
16

disciplinas e dispensa de disciplina so aquelas previstas nos artigos 67 a 74. 4 - O requerimento de transferncia deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - histrico escolar expedido pela instituio de origem, onde conste a forma de ingresso do aluno; II - declarao da situao atual do aluno na instituio de origem que comprove seu vnculo com ela; III - declarao dos dados do processo de seleo e admisso, quando no constar do histrico escolar; IV - programas das disciplinas cursadas, autenticados pela instituio de origem. Subseo III DA TRANSFERNCIA INDEPENDENTE DE VAGA Art. 39. A UCPel aceita transferncia ex officio de aluno regularmente matriculado em curso devidamente reconhecido ou autorizado, para prosseguimento dos estudos no mesmo curso ou, em curso afim, nos casos previstos em lei. Art. 40. O requerimento de transferncia deve ser protocolado e encaminhado, instrudo com: I - cpia autenticada, certido ou exemplar da publicao do ato da mudana de sede ou do documento comprobatrio do amparo legal, para fazer jus ao previsto neste artigo; II - prova da dependncia, se for o caso; III - histrico escolar expedido pela instituio de origem, em que conste a forma de ingresso do aluno;
17

IV - declarao da situao atual do aluno na instituio de origem que comprove estar vigente seu vnculo com ela; V - declarao dos dados do processo de seleo e admisso, exceto nos casos em que o ingresso na instituio de origem tenha-se dado por aproveitamento de curso superior; VI - programas das disciplinas cursadas, autenticados pela instituio de origem. Pargrafo nico. Verificado o direito transferncia pelo setor competente, o coordenador do curso, aps a anlise e eventual concesso das equivalncias, defere o pedido, determinando a matrcula. Subseo IV DO INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Art. 41. O portador de diploma de curso superior devidamente reconhecido pode, independentemente de processo seletivo, solicitar ingresso em qualquer curso, sempre que houver vagas. 1 - Considera-se ingresso para complementao de estudos, quando o portador de diploma de curso superior retornar para obteno de outra habilitao do mesmo curso. 2 - Os demais casos de ingresso previstos no caput deste artigo so considerados ingresso como portador de diploma de curso superior. 3 - O candidato deve protocolar seu pedido acompanhado da cpia autenticada do diploma devidamente reconhecido, do histrico escolar e, quando for o caso, dos
18

programas necessrios para fins de equivalncia de disciplinas. 4 - Antes da efetivao da matrcula, o coordenador deve dar cincia ao candidato das implicaes acarretadas pelo ingresso, informando-lhe sobre o disposto nos incisos do pargrafo 2 do artigo 38. Subseo V DA REOPO Art. 42. O aluno matriculado em curso de graduao da UCPel pode requerer reopo para outro curso de graduao, nos termos do artigo 35 deste Regimento. Pargrafo nico. O requerimento deve ser acompanhado do histrico escolar do aluno. CAPTULO III DOS ALUNOS TEMPORRIOS Art. 43. As pessoas no integrantes do corpo discente regular da UCPel podem cursar disciplinas isoladas nos termos dos artigos 44 a 46 deste Regimento. Art. 44. permitida a matrcula em disciplinas e atividades complementares isoladas a pessoas no integrantes do corpo discente regular dos cursos da UCPel, portadores, no mnimo, de certificados de concluso do Ensino Mdio ou equivalente, sem exigncia de classificao em processo de seleo e admisso, para complementao ou atualizao de conhecimentos.
19

Pargrafo nico. O nmero mximo de disciplinas isoladas a serem cursadas igual a seis. Art. 45. O requerimento de matrcula deve ser protocolado e encaminhado ao setor competente para a verificao da existncia de vaga nas disciplinas solicitadas. 1 - Os pedidos so analisados pelo coordenador do curso, que leva em conta a existncia de vaga, alm das caractersticas das disciplinas. 2 - O setor competente efetiva a matrcula e a posterior emisso dos certificados comprobatrios ao aluno que frequentar as aulas e demais atividades acadmicas, com presena e aprovao. Art. 46. A aprovao em disciplina isolada e o cumprimento de atividade complementar, na forma do artigo 44, no assegura o direito a diploma de graduao, mas, unicamente, a certificado comprobatrio. Pargrafo nico. As disciplinas isoladas cursadas, com aprovao, podem ser objeto de dispensa, quando do ingresso do estudante como aluno regular da UCPel. CAPTULO IV DA MATRCULA Seo I DA MATRCULA INICIAL Art. 47. Exige-se do aluno, que ingressa por processo seletivo, por transferncia dependente de vaga, por transferncia independente de vaga, para complementao de
20

estudos ou por ingresso como portador de ttulo de curso superior, que efetue a matrcula com entrega da documentao exigida. 1 - Os prazos para os pedidos previstos no caput deste artigo so fixados pelo calendrio acadmico ou em editais de divulgao, exceto para os ingressos por transferncia independente de vaga. 2 - O aluno da UCPel pode matricular-se em mais de um curso, desde que seu ingresso se efetue nos termos deste Regimento. 3 - Por ocasio da efetivao da matrcula, o aluno ser automaticamente enquadrado no ltimo currculo implantado e em vigor no curso. 4 - vedada a matrcula em disciplinas de srie posterior, como eletivas. Art. 48. As vagas, inicialmente destinadas ao processo seletivo, que remanescem em decorrncia de no efetivao da matrcula, podem ser preenchidas por chamamento de candidatos habilitados no processo seletivo, at o prazo-limite que possibilite a matrcula do aluno antes de decorridos 25% (vinte e cinco) por cento do perodo letivo previsto no calendrio acadmico. 1 - O controle de frequncia, para fins de computao do limite de 25% (vinte e cinco) por cento de faltas, faz-se a partir da data da matrcula. 2 - As vagas existentes, aps as chamadas dos candidatos classificados no processo de seleo e admisso, so submetidas aos critrios de preenchimento previstos nos artigos 36 a 42 deste Regimento.

21

Seo II DA RENOVAO DA MATRCULA Art. 49. A renovao de matrcula deve ser efetivada pelo aluno, ou por seu representante legal, com observncia do calendrio acadmico, antes de ultrapassado o limite de 25% (vinte e cinco) por cento do semestre letivo o qual, uma vez ultrapassado, caracteriza abandono de curso. 1 - So atribudas faltas no perodo anterior matrcula ao aluno que efetiv-la aps iniciado o perodo letivo. 2 - de responsabilidade do aluno certificar-se, mediante conferncia, da confirmao de matrcula. Art. 50. Em nenhuma hiptese, permitida a matrcula em disciplinas de dependncia ou adaptao com horrios coincidentes. Art. 51. O aluno da UCPel, que esteja cursando disciplina ou participando de programa decorrente de convnio celebrado pela UCPel com outra instituio de Ensino Superior, tem sua vaga assegurada, no perodo de afastamento, mediante solicitao de matrcula correspondente "Participao em Convnio". 1 - O afastamento deve ser requerido ao coordenador do curso, por meio de apresentao de documentao comprobatria de aceitao do aluno pela instituio convenente e de conformidade com os termos do convnio. Cabe ao coordenador do curso proceder anlise e, no caso de deferimento, informar ao setor competente para o cadastramento.
22

2 - Encerrado o perodo do seu afastamento, o aluno deve apresentar ao coordenador do curso a documentao comprobatria das atividades realizadas sob o convnio, para apreciao do coordenador e para o devido registro acadmico. 3 - Quando o aluno comprova a aprovao em cursos, estgios ou disciplinas realizados sob o convnio, submete a respectiva documentao ao coordenador do curso, cabendo a esse analisar a possibilidade de equivalncia com disciplina da UCPel, sendo que as eventuais equivalncias concedidas sero cadastradas nos termos deste Regimento. 4 - Ressalvada a ocorrncia de trancamento de matrcula, o perodo letivo correspondente ao afastamento do aluno computado no prazo de integralizao do curso. Art. 52. Nos procedimentos de matrcula, so atribuies da Pr-Reitoria Acadmica: I - implantar, no sistema, os currculos aprovados pelo Conselho Universitrio; II - registrar, no sistema de controle acadmico, a oferta de turmas; III - efetivar, nos prazos estabelecidos no calendrio acadmico, a matrcula dos alunos classificados no processo seletivo; IV - encaminhar aos alunos os formulrios e os documentos necessrios matrcula, de acordo com os prazos estabelecidos no calendrio acadmico; V - entregar ao aluno o comprovante de confirmao de matrcula; VI - expedir declarao de matrcula, quando solicitada; VII - efetuar cancelamento de matrcula mediante solicitao do aluno.
23

Art. 53. Nos procedimentos de matrcula, so atribuies do coordenador de curso: I - propiciar informaes sobre o currculo do curso; II - revisar e aprovar o plano de estudos do aluno; III - solicitar ao setor competente o cadastramento de matrcula do aluno participante de convnios; IV - justificar o funcionamento de turma, quando a matrcula no alcanar o nmero mnimo de quinze alunos, submetendo-a aprovao da Pr-Reitoria Acadmica e da Pr-Reitoria Administrativa; V - convocar professores para colaborarem na orientao aos alunos sobre o processo de matrcula, se considerar necessrio. Art. 54. Somente podem frequentar aulas os alunos que constem do respectivo dirio de classe, cabendo ao professor conferir e comunicar coordenao de curso o no cumprimento dessa exigncia. Pargrafo nico. Cabe ao coordenador do curso garantir o cumprimento dessa exigncia. Art. 55. O aluno matriculado em curso de graduao da UCPel, interessado no enriquecimento de sua formao cultural, pode matricular-se em disciplinas eletivas, desde que haja vagas. Art. 56. O pedido de matrcula em disciplina eletiva deve ser protocolado nos prazos estipulados pelo calendrio acadmico. Pargrafo nico. Cabe Pr-Reitoria Acadmica o controle das vagas disponveis em cada disciplina.

24

Art. 57. A carga horria de disciplinas eletivas no computada para efeito da integralizao curricular. Pargrafo nico. O setor competente efetua o registro das notas e frequncias das disciplinas eletivas no histrico escolar do aluno. Art. 58. A concesso de equivalncia de disciplina eletiva como disciplina obrigatria ou optativa pode ocorrer nos casos em que a disciplina cursada como eletiva na UCPel passe a integrar a grade curricular do curso ao qual o aluno est vinculado, por fora de reformulao curricular ou novo ingresso regular do aluno. Seo III DO CANCELAMENTO DE MATRCULA, DO TRANCAMENTO DE CURSO E DA EXCLUSO DE ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM Art. 59. O aluno tem a sua matrcula cancelada, quando: I - ele prprio ou seu representante legal requerer formalmente; II - ele prprio ou seu representante legal requerer transferncia para outra instituio, nos termos do artigo 110 deste Regimento; III - no apresenta, nos prazos estabelecidos, a documentao complementar exigida no ato da matrcula; IV - h cassao de determinao judicial que tenha originado sua matrcula; V - comprovada fraude na documentao apresentada para a matrcula;

25

VI - incorre em conduta imprpria passvel de desligamento, conforme previsto pelo Regimento Geral da UCPel; VII - jubilado, nos termos do projeto pedaggico do respectivo curso; VIII - abandona o curso; IX - ocorre seu falecimento. Art. 60. Para os alunos matriculados da segunda srie em diante, permitido o trancamento de matrcula por um perodo de at dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos letivos. 1 - A reabertura da matrcula somente pode ser efetivada a cada incio de semestre letivo. 2 - Os prazos-limites para trancamento de matrcula so fixados, a cada ano, no calendrio acadmico. 3 - Ao aluno que solicita trancamento de matrcula dada cincia, formalmente, de que, por ocasio de seu retorno, ser enquadrado no ltimo currculo aprovado pelo Conselho Universitrio para o curso. Art. 61. Encerrado o prazo de validade do trancamento do curso, o aluno que deixa de retornar aos estudos mediante realizao de matrcula regular, nos prazos previstos no calendrio acadmico, tem seu vnculo acadmico cancelado por abandono de curso. Art. 62. Os perodos de efetivo trancamento de curso no so considerados para efeito de contagem de tempo de integralizao curricular. Art. 63. permitida a excluso de atividade de ensino-aprendizagem em regime de adaptao ou
26

dependncia, desde que o requerimento seja protocolado at o prazo previsto no calendrio acadmico. CAPTULO V DO DESTRANCAMENTO DE CURSO, DO REINGRESSO E DA REINTEGRAO Art. 64. Pode ser readmitido, mediante matrcula regular, nos prazos previstos no calendrio acadmico, o aluno que interrompeu seu curso por trancamento, desde que no tenha ultrapassado o prazo mximo previsto neste Regimento. Pargrafo nico. O destrancamento d-se independentemente da existncia de vaga no curso, atendido o disposto neste Regimento. Art. 65. O aluno cuja matrcula foi cancelada, a pedido ou por abandono, pode ser reintegrado ao seu curso, desde que haja vaga. Art. 66. Por ocasio do destrancamento de curso, do reingresso no curso por novo processo seletivo ou da reintegrao, o aluno enquadrado no ltimo currculo aprovado pelo Conselho Universitrio, cabendo ao respectivo coordenador do curso determinar as equivalncias necessrias.

27

CAPTULO VI DOS TRATAMENTOS DIFERENCIADOS NAS ROTINAS DA ATIVIDADE ACADMICA Seo I DA ADAPTAO CURRICULAR Art. 67. A juzo do coordenador, ouvidos os professores das respectivas disciplinas, pode ocorrer adaptao curricular com a finalidade de situar o aluno no currculo pleno do seu curso, quando ele se possa isentar de cursar disciplina. Pargrafo nico. A iseno de que trata o caput deste artigo pode ser concedida em funo de: I - equivalncia de disciplina; II - dispensa de disciplina. Seo II DA ALTERAO CURRICULAR Art. 68. Ao ser alterado o currculo de um curso, o coordenador deve elaborar o quadro de equivalncias no plano de adaptao, apresentando as disciplinas por nome e carga horria. 1 - No caso de reformulao do currculo de um curso, por iniciativa da instituio, o aluno deve ingressar no novo currculo. 2 - O aluno que retomar o curso, aps cancelamento, trancamento ou desistncia, deve matricular-se no currculo novo.
28

3 - Aps o reenquadramento do aluno, as disciplinas por ele cursadas no currculo antigo devem constar no seu novo histrico escolar. Seo III DA EQUIVALNCIA DE DISCIPLINAS Art. 69. considerada equivalente a disciplina cursada com aprovao em outro curso, outro currculo ou outra instituio de Ensino Superior, quando h identidade ou semelhana de contedo programtico com a disciplina ofertada pela UCPel e carga horria de, no mnimo, 75% (setenta e cinco) por cento da carga horria da disciplina da UCPel. Art. 70. Ao aluno devidamente matriculado facultado solicitar equivalncia de disciplinas cursadas, nos casos em que: I - a disciplina tenha sido cursada na prpria UCPel ou em outra instituio de Ensino Superior, em curso diverso daquele para o qual est sendo pleiteada a equivalncia; II - a disciplina tenha sido cursada no mesmo curso, na prpria UCPel; III - a disciplina tenha sido cursada no mesmo curso, em outra instituio de Ensino Superior. 1 - O pedido de equivalncia deve ser protocolado, acompanhado do histrico escolar completo e atualizado e do programa da disciplina autenticado pela instituio de origem. 2 - Os processos de equivalncia de disciplinas so encaminhados ao coordenador do curso pelo setor competente no prazo de dois dias teis a contar da data do protocolo.
29

3 - O candidato que, classificado em processo seletivo e devidamente matriculado, pretenda obter equivalncia de disciplina, a vigorar para o incio do seu curso, deve requer-la em at 15 (quinze) dias aps a sua matrcula. 4 - So objetos de anlise automtica pelo coordenador do curso, independentemente de requerimento especial do interessado, com base na documentao constante do processo de solicitao de vaga, as equivalncias de disciplinas referentes aos casos de mudana de habilitao no mesmo curso, reopo, reintegrao, transferncia dependente de vaga, transferncia independente de vaga, complementao de estudos e ingresso como portador de ttulo de curso superior. Art. 71. O aluno de curso de graduao da UCPel que se beneficia de convnios celebrados com outras instituies de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, pode ter validada, na UCPel, a disciplina cursada na instituio convenente. 1 - Para os efeitos deste artigo, o processo deve ser instrudo com: I - histrico escolar ou certificado original, em que constem a denominao da disciplina, sua carga horria total, nota e frequncia obtidas, bem como os parmetros mnimos para aprovao na instituio convenente; II - programa da disciplina cursada, autenticado pela instituio de origem. 2 - No havendo equivalncia, a disciplina ou o programa podem constar do histrico escolar do aluno como atividade complementar nos termos deste Regimento.

30

Seo IV DA DISPENSA DE DISCIPLINA Art. 72. O aluno que tenha extraordinrio conhecimento, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliao aplicados por banca examinadora, pode ser dispensado de cursar determinada disciplina, desde que obtenha, no mnimo, a nota 9,0 (nove). 1 - Os exames de conhecimento so realizados apenas para disciplinas em que o aluno esteja regularmente matriculado, por solicitao fundamentada do aluno que justifique a exceo ou por iniciativa do professor responsvel pela disciplina. 2 - Cabe ao coordenador do curso a programao e a superviso dos exames, bem como a homologao do resultado final encaminhado pela banca examinadora. 3 - No se aplica a dispensa de que trata este artigo s seguintes atividades de ensino-aprendizagem: estgio, trabalho de curso, prticas educativo-pedaggicas, atividades complementares ou disciplinas cuja carga horria prtica seja superior a 25% (vinte e cinco) por cento da carga horria total da disciplina. Art. 73. Em qualquer caso, os exames referidos no artigo 72 devem ser pblicos e aplicados por banca examinadora composta de, no mnimo, 3 (trs) professores da disciplina ou de disciplinas afins, integrantes do corpo docente da UCPel, indicados pelo coordenador do curso, devendo cobrir o contedo programtico da disciplina. Pargrafo nico. Das decises da banca examinadora no cabe recurso.
31

Art. 74. Em caso de dispensa, cabe ao coordenador do curso encaminhar ao setor competente os resultados relatados pela banca examinadora especial, para fins de registro. Seo V DO ABONO DE FALTAS E DOS EXERCCIOS DOMICILIARES Art. 75. No h abono de faltas, qualquer que tenha sido a razo da ausncia. Art. 76. permitido ao aluno, amparado pelo Decreto-Lei n 1.044/69, e aluna gestante, nos termos da Lei n 6.202/75, substituir a frequncia s aulas por exerccios domiciliares, desde que compatveis com o estado de sade do requerente, atestado pelo mdico, com a natureza da disciplina e com as possibilidades da UCPel. Art. 77. Se impossibilitado de frequentar as aulas por um perodo de, no mnimo, 15 (quinze) dias e, no mximo, 30 (trinta) dias, ou em outros casos previstos em lei, o aluno, ou seu representante, deve protocolar, no prazo de 3 (trs) dias teis contados do incio do impedimento, o pedido de exerccios domiciliares, mediante apresentao do documento hbil, nos termos da legislao. 1 - A apreciao do pedido, de competncia do coordenador do curso, deve ser feita em at 2 (dois) dias teis. 2 - Os pedidos deferidos so encaminhados pelo coordenador do curso aos professores para indicao dos
32

exerccios domiciliares, que deve ser feita em at 5 (cinco) dias teis. 3 - de responsabilidade exclusiva do aluno a retirada dos exerccios domiciliares no setor competente, o que deve ser feito em at 12 (doze) dias teis, a contar da data do pedido de exerccios domiciliares. 4 - O prazo de entrega dos exerccios domiciliares pelo aluno, no setor competente, de at 10 (dez) dias teis aps a data prevista para seu retorno s atividades normais. O cumprimento dos prazos estabelecidos de responsabilidade exclusiva do estudante. Art. 78. Os exerccios domiciliares de que tratam os artigos 76 e 77 no se aplicam s seguintes atividades de ensino-aprendizagem: estgio, trabalho de curso, prticas educativo-pedaggicas, aulas prticas e atividades complementares. Art. 79. Durante o perodo de realizao dos exerccios domiciliares, deve ser registrado, na frequncia do estudante ED. Pargrafo nico. Devem ser excludos do clculo da frequncia do aluno os registros com ED. Art. 80. O aluno tem direito apenas a um afastamento com realizao de exerccios domiciliares por semestre letivo.

33

Seo VI DA ABERTURA DE TURMAS EM PERODO ESPECIAL

Art. 81. Considera-se turma em perodo especial a disciplina ofertada em datas ou horrios fora do previsto no calendrio acadmico. Art. 82. A aprovao da oferta de disciplina em perodo especial compete, conjuntamente, s Pr-Reitorias Acadmica e Administrativa, mediante proposta do coordenador do curso e tem por finalidade: I - recuperao de carga horria em disciplinas nos casos em que, por motivo excepcional de responsabilidade da instituio, foi impedido seu desenvolvimento normal; II - correo de situaes de desperiodizao de alunos no curso; III - adaptao curricular. Art. 83. A proposta de oferta de perodo especial deve ser instruda com: I - justificativa da oferta; II - cronograma detalhado de execuo; III - plano de ensino da disciplina, assinado pelo professor responsvel; IV - critrios de preenchimento das vagas; V - lista de alunos aptos e interessados em cursar a disciplina. Art. 84. Obedecido ao previsto no artigo anterior, o nmero mximo de vagas na disciplina ofertada em perodo
34

especial deve ser igual ao nmero de vagas ofertadas, por turma, no perodo letivo normal. Art. 85. Aps aprovado o perodo especial, publicado edital, concedendo 5 (cinco) dias para efetivao das matrculas. Art. 86. Em prazo no superior a 5 (cinco) dias teis do encerramento do perodo especial, o coordenador deve encaminhar informaes com o nome da disciplina, cdigo da disciplina, carga horria, professor, horrio e turno, notas e frequncia dos estudantes para fins de registro acadmico. CAPTULO VII DA VERIFICAO DO APROVEITAMENTO Seo I DAS NORMAS GERAIS DE AVALIAO Art. 87. A aprovao em atividades de ensinoaprendizagem depende do resultado das avaliaes realizadas ao longo do perodo letivo, segundo critrios previstos no plano de ensino divulgado aos alunos no incio do perodo letivo, sendo o resultado de cada srie registrado por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez), expressas com uma casa decimal. Pargrafo nico. O resultado das atividades complementares registrado no fim de cada srie por meio da expresso cumpriu ou no cumpriu. Art. 88. exceo dos estgios, trabalhos de curso, atividades complementares e disciplinas com caractersticas
35

especiais, nos termos do projeto pedaggico do curso, todas as disciplinas devem ter uma nota por bimestre nos cursos com regime semestral e uma nota por semestre nos cursos com regime anual. 1 - Nos cursos com regime semestral, o professor deve aplicar, no mnimo, uma avaliao por bimestre, sendo, pelo menos, uma delas realizada individualmente pelo aluno, doravante chamada avaliao bimestral individual. 2 - Nos cursos com regime anual, o professor deve aplicar, no mnimo, uma avaliao por semestre, sendo, pelo menos, uma delas realizada individualmente pelo aluno, doravante chamada avaliao semestral individual. 3 - Aplica-se s disciplinas de durao semestral dos cursos anuais o disposto no 1 deste artigo. 4 - As avaliaes devem ser aplicadas pelo professor responsvel pela componente curricular, ou pelo coordenador do curso, ou por professor da UCPel, por esse designado, nos dias e horrios previstos para a componente curricular e de acordo com o calendrio acadmico. Art. 89. Modalidades e formas complementares de avaliao, respeitadas as exigncias previstas neste Captulo, podem ser realizadas, desde que aprovadas pela Pr-Reitoria Acadmica. Art. 90. Os critrios de aprovao em disciplinas, envolvendo simultaneamente a frequncia e o aproveitamento acadmico, so os seguintes: a) para os cursos do regime semestral: I - considerado aprovado por mdia o aluno que obtiver, na disciplina, mdia das notas bimestrais igual ou superior a 7,0 (sete) e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco) por cento das aulas e demais atividades acadmicas;
36

II - Fica sujeito avaliao complementar o aluno que obtiver, na disciplina, mdia das notas bimestrais igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco) por cento das aulas e demais atividades acadmicas; III - Para o aluno que realiza avaliao complementar, a mdia mnima de aprovao, resultante da mdia aritmtica entre a nota da avaliao complementar e a mdia das notas bimestrais, 6,0 (seis). b) para os cursos do regime anual: I - considerado aprovado por mdia o aluno que obtenha, na disciplina, mdia das notas semestrais igual ou superior a 7,0 (sete) e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco) por cento das aulas e demais atividades acadmicas; II - Fica sujeito avaliao complementar o aluno que obtenha, na disciplina, mdia das notas semestrais igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco) por cento das aulas e demais atividades acadmicas; III - Para o aluno que realiza avaliao complementar, a mdia mnima de aprovao, resultante da mdia aritmtica entre a nota da avaliao complementar e a mdia das notas semestrais, 6,0 (seis). Art. 91. Mesmo que tenha percentual de faltas superior a 25% (vinte e cinco) por cento da carga horria total da disciplina, o aluno, regularmente matriculado, no pode ser impedido de frequentar as aulas ou participar das atividades e das avaliaes da disciplina, exceto da avaliao complementar. Art. 92. Nos cursos com regime semestral, o aluno reprovado em disciplinas que somem carga horria de at 120
37

(cento e vinte) horas, de uma mesma srie ou acumuladas com as de sries anteriores, pode ser promovido serie seguinte, desde que no ultrapasse 3 (trs) disciplinas. Pargrafo nico. O aluno, cujas reprovaes somadas resultem em carga horria superior a 120 (cento e vinte) horas ou a 3 (trs) disciplinas, no promovido srie seguinte e deve cursar apenas as disciplinas nas quais no alcanou aprovao. Art. 93. Nos cursos com regime anual, o aluno reprovado em disciplinas que somem carga horria de at 240 (duzentos e quarenta) horas, de uma mesma srie ou acumuladas com as de sries anteriores, pode ser promovido serie seguinte, desde que no ultrapasse 3 (trs) disciplinas. Pargrafo nico. O aluno, cujas reprovaes somadas resultem em carga horria superior a 240 (duzentas e quarenta) horas ou a 3 (trs) disciplinas, no promovido srie seguinte e deve cursar apenas as disciplinas nas quais no alcanou aprovao. Art. 94. O aluno promovido srie subsequente, nas condies previstas nos artigos 92 e 93 deste Regimento, deve cursar, em regime de dependncia, as disciplinas em que foi reprovado, na forma proposta pelo colegiado de curso. Art. 95. Cabe ao colegiado de curso assegurar ao aluno o cumprimento das disciplinas em regime de dependncia, numa das seguintes modalidades: I - em regime regular, desde que no haja incompatibilidade de horrio com as disciplinas da srie seguinte; II - em turmas em perodo especial, conforme o disposto nos artigos 81 a 86;
38

III - sob a forma de programa especial de estudo, orientado pelos docentes responsveis pelas disciplinas. Pargrafo nico. Para o cumprimento do artigo 94, o colegiado de curso pode reestudar a grade curricular em funo do nmero de reprovaes. Art. 96. As demais atividades de ensinoaprendizagem no esto submetidas s limitaes previstas nos artigos 92 e 93 deste Regimento. Art. 97. A publicao dos resultados das avaliaes deve ser feita nos prazos estabelecidos no calendrio acadmico. Art. 98. Cabe ao professor a guarda das avaliaes realizadas em componentes curriculares de sua responsabilidade pelos 2 (dois) semestres letivos subsequentes realizao das avaliaes. Art. 99. No fim de cada ano letivo, a UCPel pode realizar uma Avaliao Multidisciplinar, contemplando todos os contedos j ministrados e previstos no projeto pedaggico de cada curso, conforme regulamentao especfica a ser publicada pela Pr-Reitoria Acadmica. Seo II DA AVALIAO E FREQUNCIA EM ESTGIOS, TRABALHOS DE CURSO E ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 100. Nas componentes curriculares, formal e previamente identificadas no projeto pedaggico do
39

curso, como Estgio, Trabalho de Curso (Monografia, Projeto ou Trabalho de Final de Curso) e Atividades Complementares, as avaliaes e frequncias devem ser aplicadas conforme instruo normativa da Pr-Reitoria Acadmica. Art. 101. No cabe, nas componentes curriculares previstas no artigo anterior, avaliao complementar ou segunda chamada. Seo III DA VISTA E REVISO DAS AVALIAES Art. 102. As avaliaes escritas, aps corrigidas, so apresentadas aos alunos e analisadas com a turma de forma a esclarecer dvidas com o professor responsvel, a quem compete manter ou alterar a nota do aluno, publicandoa nas datas definidas no calendrio acadmico. Art. 103. O aluno tem direito reviso da avaliao bimestral individual ou da avaliao semestral individual, aps concedida a vista nos termos do artigo anterior, para o que o estudante deve protocolar requerimento de reviso, no prazo de 2 (dois) dias teis, contados da publicao oficial da nota. 1 - O pedido, devidamente circunstanciado, encaminhado ao coordenador do curso para adoo dos procedimentos cabveis e nomeao de banca revisora composta de, no mnimo, 2 (dois) membros ou de 3 (trs), se um deles for o professor responsvel pela avaliao. 2 - O parecer final da banca revisora homologado pelo coordenador do curso, e o resultado repassado ao aluno
40

requerente em at 15 (quinze) dias da data do protocolo do pedido de reviso. 3 - O resultado da reviso de avaliao complementar divulgado em at 1 (um) dia til antes do perodo de matrcula previsto no calendrio acadmico. 4 - Das decises da banca revisora no cabe recurso. Art. 104. O direito reviso de avaliaes, previsto nesta Seo, estende-se a toda avaliao que resulte em instrumento ou objeto material passvel de exame ou percia. Seo IV DA SEGUNDA CHAMADA Art. 105. assegurado o direito segunda chamada ao aluno que no tenha comparecido unicamente a uma das avaliaes individuais que compem a nota do primeiro bimestre ou do segundo bimestre, para os cursos com regime semestral, ou unicamente a uma das avaliaes individuais que compem a nota do primeiro semestre ou do segundo semestre, para os cursos com regime anual. 1 - A segunda chamada deve conter exclusivamente os contedos da avaliao no realizada pelo estudante. 2 - A segunda chamada deve ser aplicada pelo professor responsvel pela disciplina, ou pelo coordenador do curso ou por professor da UCPel, por esse designado, nos dias e horrios previstos para a componente curricular, de acordo com o calendrio acadmico.

41

Seo V DO REGISTRO E CADASTRAMENTO DOS RESULTADOS DA AVALIAO Art. 106. So da responsabilidade do professor da disciplina o preenchimento completo e a assinatura do dirio de classe, a digitao das notas e frequncias, ficando vedada a delegao dessas tarefas. 1 - Os registros de frequncia devem ser gravados pelos professores semanalmente no sistema de registro acadmico. 2 - O professor deve entregar ao setor competente as notas, frequncias, dirios de classe e atas de presena assinadas pelos alunos que realizaram avaliaes, conforme previsto no calendrio acadmico. 3 - As alteraes de nota ou frequncia so da responsabilidade do professor que, para efetiv-las, deve fazer o registro no setor competente. 4 - Aps a divulgao dos resultados finais das notas e frequncias, na data prevista no calendrio acadmico, qualquer alterao ser efetivada at, no mximo, a data da matrcula seguinte, prevista no calendrio acadmico, desde que exista motivo justo alegado, por escrito, pelo professor e com a concordncia expressa do coordenador do curso. 5 - responsabilidade do aluno o acompanhamento dos registros de suas notas e frequncias. Art. 107. Compete exclusivamente ao responsvel pelo registro acadmico fornecer ao aluno, mediante requerimento, histrico escolar, certides de aprovao em
42

disciplinas e outros documentos comprobatrios da vida acadmica. Seo VI DO SISTEMA DE CLASSIFICAO Art. 108. Os alunos regulares da Universidade so classificados, no curso, com base em sistema que prev a atribuio de coeficiente de rendimento acumulado, em funo do seu desempenho acadmico. 1 - Obtm-se o coeficiente de rendimento acumulado atravs da mdia ponderada das mdias finais obtidas em cada componente curricular identificada como disciplina, estgio ou trabalho de curso, utilizando-se a carga horria de cada componente como peso. 2 - O coeficiente de rendimento acumulado calculado at a segunda casa decimal, sem arredondamentos. 3 - Para fins de clculo do coeficiente de rendimento acumulado, so consideradas somente as componentes curriculares cursadas no curso a que est vinculado o aluno ou as que geraram dispensas por equivalncia em virtude de adaptao curricular.

43

CAPTULO VIII DA DIPLOMAO E DAS FORMAS DE EVASO Seo I DA DIPLOMAO Art. 109. Est apto a colar grau o aluno que tenha cumprido todas as exigncias curriculares, que no possua pendncias relativas documentao e que no esteja, no mbito da UCPel, respondendo a sindicncia ou inqurito, ou cumprindo pena disciplinar. Seo II DA TRANSFERNCIA Art. 110. A UCPel concede transferncia para outras instituies de Ensino Superior ao aluno regularmente matriculado em curso de graduao ou ao aluno com matrcula trancada, mediante requerimento instrudo com a declarao de vaga da instituio para a qual o aluno se destina. Pargrafo nico. No concedida transferncia ao aluno que esteja respondendo a processo de sindicncia ou inqurito, ou cumprindo pena disciplinar.

44

Seo III DO ABANDONO DE CURSO Art. 111. Caracteriza-se o abandono de curso quando o aluno no efetiva a matrcula, esgotados os prazos previstos no calendrio acadmico. Pargrafo nico. Verificada a situao prevista no caput deste artigo, o aluno desvinculado da UCPel, com a consequente perda de sua vaga, sendo vedado o seu retorno, exceto por novo ingresso regular previsto neste Regimento. Seo IV DO CANCELAMENTO DE MATRCULA Art. 112. O aluno pode solicitar o cancelamento de sua matrcula na UCPel, conforme disposto nos incisos I e II do artigo 59 deste Regimento. TTULO III DA PS-GRADUAO CAPTULO I DA PS-GRADUAO STRICTO SENSU Art. 113. A ps-graduao stricto sensu vinculada aos Centros sob coordenao e superviso da Pr-Reitoria Acadmica e estruturada na forma de programas e cursos de ps-graduao stricto sensu, conduzindo aos graus de mestre e doutor.
45

Pargrafo nico. As normas acadmicas dos cursos de graduao aplicam-se, no que couber, ps-graduao stricto sensu. Art. 114. Os cursos de ps-graduao stricto sensu podem resultar, tambm, de convnios com instituies de ensino superior e suas congneres, instituies governamentais, organizaes do setor privado e do terceiro setor. Art. 115. Os programas de ps-graduao stricto sensu so administrados por um coordenador, professor do quadro permanente, indicado por lista trplice pelo Colegiado do Programa e designado pelo Reitor. Art. 116. Os programas de ps-graduao stricto sensu tm por objetivo proporcionar formao cientfica e cultural ampla e aprofundada de professores, pesquisadores e profissionais, mediante ciclos regulares de estudos, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e inovao nos diferentes campos do saber. Art. 117. Os programas de ps-graduao stricto sensu constituem-se em cursos definidos no regulamento prprio de cada programa. Compreendem 2 (dois) nveis de formao, mestrado e doutorado, que conduzem, respectivamente, aos graus acadmicos de mestre e doutor. Art. 118. Para a obteno do grau de mestre ou de doutor, exige-se a aprovao em todos os crditos e a apresentao pblica de dissertao ou tese, respectivamente, como trabalho de concluso, de acordo com o estabelecido no regulamento do programa.
46

Art. 119. As normas que regulamentam a gesto acadmico-administrativa dos programas de ps-graduao stricto sensu so definidas em resoluo especfica. CAPTULO II DA PS-GRADUAO LATO SENSU E DA EDUCAO CONTINUADA Seo I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 120. A ps-graduao lato sensu vinculada aos Centros sob coordenao e superviso da Pr-Reitoria Acadmica e estruturada na forma de cursos de psgraduao lato sensu visando especializao, ao aperfeioamento e atualizao, com carter de educao continuada. Pargrafo nico. As normas acadmicas dos cursos de graduao aplicam-se, no que couber, ps-graduao lato sensu. Art. 121. Os cursos de ps-graduao lato sensu podem resultar, tambm, de convnios com instituies de ensino superior e suas congneres, instituies governamentais, organizaes do setor privado e do terceiro setor. Art. 122. Os cursos de ps-graduao lato sensu so administrados por um coordenador, docente da UCPel, indicado pelo Centro proponente e aprovado pelo Reitor.
47

Art. 123. A educao continuada, constituda por cursos, eventos, programas e projetos educativos, cientficos e tecnolgicos, de interesse da Universidade, criada por iniciativa dos Centros, com superviso da Pr-Reitoria Acadmica. Seo II DOS OBJETIVOS E ORGANIZAO DOS CURSOS DE PS-GRADUAO LATO SENSU E DA EDUCAO CONTINUADA Art. 124. Os cursos de ps-graduao lato sensu tm por objetivo qualificar profissionais para funes especializadas em reas especficas do conhecimento. Art. 125. As propostas de criao de cursos de psgraduao lato sensu so de iniciativa dos Centros, apreciadas pela Pr-Reitoria Acadmica e pela Pr-Reitoria Administrativa e aprovadas pelo Conselho Universitrio. Art. 126. As normas que regulamentam a gesto acadmico-administrativa dos cursos de ps-graduao lato sensu so definidas em resoluo especfica. Art. 127. A educao continuada, na forma do artigo 123 deste Regimento, tem por objetivo a educao permanente, visando a atender s necessidades da comunidade interna e externa e estimular a relao transformadora entre a Universidade e a sociedade. Art. 128. A criao de cursos e eventos de educao continuada de iniciativa dos Centros e condicionada
48

aprovao da Pr-Reitoria Acadmica e da Pr-Reitoria Administrativa. TTULO IV DA PESQUISA E EXTENSO CAPTULO I DA PESQUISA Art. 129. A Universidade incentiva o desenvolvimento da pesquisa cientfica e tecnolgica com o objetivo de produzir o conhecimento e promover o avano da cincia, mobilizando os meios institucionais, materiais e humanos disponveis, para um maior aprofundamento do conhecimento da realidade social da comunidade e do incremento de inovaes tecnolgicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconmico e cientfico da regio e do pas. Art. 130. A definio da poltica de pesquisa da Universidade, bem como a superviso de programas e projetos so de responsabilidade da Pr-Reitoria Acadmica. Art. 131. As pesquisas so realizadas nos programas de ps-graduao stricto sensu sob superviso da Pr-Reitoria Acadmica, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Universitrio e Conselho Superior. Pargrafo nico. Projetos de pesquisa com financiamento de rgo externo podem ser realizados por pesquisadores no vinculados aos programas de psgraduao stricto sensu.
49

Art. 132. A Universidade estimula os professores na busca de recursos de financiamento dos projetos junto a rgos de fomento de pesquisa e outras organizaes ou pessoas fsicas interessadas no desenvolvimento cientficotecnolgico. Art. 133. Os projetos de pesquisa, para que sejam reconhecidos como tais junto UCPel, devem ter a concordncia prvia da Universidade, por intermdio da PrReitoria Acadmica. Art. 134. Os Comits de tica da Universidade, vinculados Pr-Reitoria Acadmica e institudos pelo Reitor, visam a preservar a integridade das pesquisas cientficas e tecnolgicas desenvolvidas na Universidade, na forma dos respectivos regulamentos. CAPTULO II DA EXTENSO Art. 135. As atividades de extenso so compreendidas como um processo educativo, cultural e cientfico, articulando ensino e pesquisa de forma indissocivel com os interesses da sociedade, concretizando, assim, o compromisso da comunidade acadmica em contribuir para o desenvolvimento da regio e o efetivo exerccio terico-prtico. Art. 136. A poltica de extenso na UCPel expressa por meio de linhas norteadoras, que se apresentam sob as formas de ao educativa, prestao de servios, difuso e
50

intercmbio cientfico-cultural, ao social e integrao na comunidade universitria. Art. 137. As atividades extensionistas devem contemplar polticas comprometidas com o interrelacionamento entre os diferentes segmentos da sociedade, a construo, produo e socializao do saber, a promoo humana nas diferentes instncias do contexto social. Na indissociabilidade ensino pesquisa extenso, reafirma-se a extenso como processo acadmico, em que todas as aes devero estar vinculadas ao processo de produo de conhecimento, tendo o aluno como protagonista, obtendo as competncias necessrias para a sua atuao profissional e cidad. Art. 138. A criao de programas, projetos e servios de extenso so de iniciativa dos Centros e condicionados aprovao da Pr-Reitoria Acadmica e da Pr-Reitoria Administrativa. Art. 139. As normas que regulamentam a gesto e a organizao das atividades de extenso so definidas em resoluo especfica. TTULO V DA COLAO DE GRAU, DOS DIPLOMAS E CERTIFICADOS E DAS DISTINES Art. 140. A Universidade registra e expede os diplomas dos alunos que concluem cursos de graduao, cursos superiores de formao especfica de destinao
51

coletiva, de mestrado e de doutorado, na forma da legislao vigente, e certificados para os demais cursos. Pargrafo nico. Os diplomas sero assinados pelo Reitor, pelo Coordenador de Curso e pelo concluinte; os certificados sero assinados pelo Pr-Reitor Acadmico, pelo Coordenador do Curso e pelo concluinte. Art. 141. A colao de grau ato oficial da Universidade, realizado em sesso pblica e coletiva, respeitado o perodo estabelecido no calendrio acadmico e o disposto no manual de formatura da UCPel. 1 - Para colar grau, o aluno deve ter cumprido todas as exigncias do seu curso de graduao ou de ps-graduao stricto sensu, figurar na ata lavrada pelo rgo competente do registro acadmico e, no caso dos cursos de graduao, prestar juramento do seu curso. 2 - A colao de grau de cursos de mestrado e doutorado estabelecida nos respectivos regulamentos dos programas de ps-graduao. 3 - O Reitor, ou seu delegado, presente, ao menos, um professor, poder proceder outorga de grau ao aluno que no o tenha recebido no ato coletivo, lavrando-se termo desse ato, assinado pelo Reitor ou seu delegado, pelos professores presentes e pelo graduado. Art. 142. A revalidao de diplomas e certificados de ps-graduao conferidos por instituies congneres estrangeiras deve considerar os termos da legislao vigente e o disposto em regramento especfico da UCPel. Art. 143. Ao aluno que melhor se classificar em cada curso de graduao pode ser conferido o Diploma Dom
52

Antnio Zattera, com critrios e condies estabelecidos em resoluo especfica. PARTE III DA COMUNIDADE UNIVERSITRIA Disposio Geral Art. 144. A Comunidade Universitria compreende o corpo docente, o corpo discente, o corpo administrativo e a representao da sociedade circundante. TTULO I DO CORPO DOCENTE Art. 145. O corpo docente, definido e constitudo na forma do Estatuto, compe-se de professores e pesquisadores. 1 - O corpo docente poder ser auxiliado em suas aulas, pesquisas e outras atividades tcnico-didticas por monitores selecionados para atuar em rea especfica, sendolhes vedado ministrar aulas, aplicar provas e desenvolver outras atividades correlatas. 2 - O professor pode ser convidado a exercer funes administrativas, por prazo fixo ou indeterminado. Art. 146. Ao professor incumbe: I - obedecer s leis do ensino, s Diretrizes e Normas Gerais da Universidade, a este Regimento Geral e s demais disposies internas, respeitando e acatando as determinaes dos rgos competentes;
53

II - ministrar as aulas das disciplinas pelas quais for responsvel, cumprindo integralmente o programa previsto; III - prestar assistncia ao estudante e estimular permanentemente a sua integrao na vida acadmica, mediante o ensino ministrado, a aplicao de exerccios e provas regulamentares, bem como pelo acompanhamento de seus alunos; IV - dedicar-se extenso, pesquisa cientfica e elaborao de estudos de sua especialidade e public-los; V - apresentar, para a devida aprovao, no prazo determinado, o plano de ensino; VI - observar, rigorosamente, o regime acadmico e os horrios estabelecidos; VII - registrar a frequncia dos alunos e os contedos desenvolvidos em cada aula, de forma imediata ou, no mximo, semanalmente; VIII - promover, nos prazos estipulados, o registro e a publicao dos graus de avaliao da aprendizagem, bem como sua comprovao junto ao competente rgo de registro acadmico; IX - exercer a ao disciplinar na rea de sua competncia; X - exercer a funo de orientador de alunos, quando para tal for indicado pelo coordenador de Curso; XI - comparecer s reunies e solenidades da Universidade e do Centro ou Instituto; XII - desempenhar os encargos e comisses que lhe forem atribudos pela Administrao Superior, bem como pela direo do Centro ou Instituto onde estiver lotado. Art. 147. Ser obrigatria a frequncia do professor na execuo dos programas de ensino e dos trabalhos
54

previstos, bem como sua participao nas reunies de comisses e rgos colegiados de que faa parte. 1 - As faltas do professor, por motivos de interesse da Universidade, devero ser, conforme o caso, apreciadas pelo respectivo Diretor de Centro ou Instituto, ou Coordenador de Curso, e comunicadas Reitoria. 2 - As faltas no justificadas ou no autorizadas constituiro motivo de punio. 3 - A Reitoria dever promover o afastamento do professor que, reiteradamente, deixar de comparecer ao local de trabalho, sem justificativa, ou no cumprir os programas da respectiva disciplina. Art. 148. Aos rgos superiores da Universidade cabe zelar para que os membros do corpo docente e seus auxiliares cumpram regularmente os seus deveres. Art. 149. Ao professor acusado de falta grave, assim capitulada pela legislao trabalhista, ser assegurado o direito de defesa em sindicncia ou inqurito que dever preceder a aplicao da penalidade. Art. 150. O ingresso, a classificao e a ascenso no Quadro de Carreira reger-se-o pelas normas estatutrias e pelo disposto no referido Quadro. Art. 151. Os membros do corpo docente sero admitidos e classificados, por ato do Reitor vista da seleo, convite e avaliao realizados segundo a legislao vigente e as normas estabelecidas pelo Conselho Universitrio e Conselho Superior, obedecidas s Diretrizes e Normas Gerais da Universidade.
55

1 - Ser permitida a acumulao de dois contratos distintos de docente, no se aplicando a um as vantagens que, a qualquer ttulo, sejam outorgadas a outro. 2 - Os contratos docentes, individual ou acumuladamente, nunca devero ultrapassar 40 (quarenta) horas semanais. TTULO II DO CORPO DISCENTE Art. 152. O corpo discente, constitudo na forma do Estatuto, sujeito e agente consciente do processo educativo. Art. 153. So direitos dos alunos: I - participar plenamente de todas as atividades discentes da Universidade; II - participar regularmente do processo de ensinoaprendizagem; III - recorrer de decises aos rgos da administrao da Universidade; IV - promover atividades ligadas aos interesses da vida comunitria, compatveis com o Estatuto, com as disposies deste Regimento e das diretrizes gerais da Universidade; V - exercer a representao estudantil nos rgos colegiados da Universidade, na forma do Estatuto, deste Regimento Geral e dos pertinentes atos normativos; VI - associar-se para fins de assistncia recproca; VII - ter o processamento e o julgamento de seu pedido de reviso do grau de avaliao, atribudo a qualquer prova que tenha realizado, de acordo com a regulamentao prpria;
56

VIII - realizar, devidamente gravadas pela Instituio, as provas orais a que seja submetido. Art. 154. So deveres dos alunos: I - participar, com a devida aplicao e diligncia, dos processos de ensino-aprendizagem; II - contribuir, na esfera de sua ao, para elevar o prestgio da Universidade e a difuso de suas finalidades; III - observar as Diretrizes e Normas Gerais da Universidade e os dispositivos estatutrios, regimentais e regulamentares pertinentes ao processo didtico-pedaggico, especialmente no que concerne frequncia s aulas e execuo dos trabalhos acadmicos; IV - saldar, nas pocas prprias, suas obrigaes financeiras para com a Universidade, sob pena de sujeitar-se s cominaes legais e administrativas previstas no Cdigo de Defesa do Consumidor e Cdigo Civil Brasileiro e perda do direito renovao de matrcula; V - submeter-se ao regime disciplinar institudo no Estatuto, neste Regimento Geral, bem como em atos do Reitor e normas baixadas pelos rgos competentes; VI - respeitar o patrimnio material da Universidade e responsabilizar-se pelos danos que a ele causar; VII - abster-se, dentro e fora da Universidade, de qualquer ato lesivo ao acervo moral dessa ou que importe em perturbaes da ordem, ofensa aos bons costumes, desrespeito s autoridades universitrias, professores, funcionrios e colegas. Art. 155. O corpo discente ter representao com direito voz e voto nos rgos colegiados da Universidade, nos termos estatutrios.
57

Art. 156. A representao discente nos rgos colegiados ser constituda: I - no Conselho Superior, por indicao do Diretrio Central de Estudantes (DCE); II - no Conselho Universitrio, mediante eleio dos alunos de cada Centro, sob coordenao do Diretrio Central de Estudantes; III - no Conselho Consultivo dos Centros, mediante eleio dos alunos matriculados nos cursos que compem o Centro. Pargrafo nico. Aos discentes nomeados para o Conselho Superior ser admitida apenas uma reconduo. Art. 157. Caber aos diretrios acadmicos colaborar, em sua esfera de ao, com os Diretores de Centros e Institutos e com as demais autoridades universitrias, para a eficincia e melhoria da qualidade do processo de ensinoaprendizagem e boa ordem da vida universitria. Art. 158. A Universidade, como estmulo ao estudo, poder, relativamente ao estudante: I - conceder medalhas de honra, diplomas, ou ttulos correspondentes; II - conceder ou promover a concesso de bolsas de estudo no Pas ou no exterior; III - subvencionar, total ou parcialmente, a publicao de trabalhos acadmicos; IV - conceder bolsas de custeio de estudo, de monitoria, de pesquisa ou extenso. Art. 159. Os alunos tero sua matrcula cancelada na Universidade: I - por falta de renovao;
58

II - por solicitao escrita; III - por imposio disciplinar; IV - por disposio legal.

TTULO III DO CORPO ADMINISTRATIVO Art. 160. O corpo administrativo constitui-se pelo conjunto de agentes da Universidade, que integram o quadro de pessoal tcnico-administrativo, aprovado pelos rgos competentes da Instituio. Pargrafo nico. Na acumulao de funo administrativa com a de docente, as respectivas atividades so regidas por contratos de trabalho distintos, no se aplicando a um as vantagens que, a qualquer ttulo, sejam outorgadas ao outro. Art. 161. A Universidade promover, diretamente ou por meio de cooperao com outras instituies, cursos, estgios, conferncias e quaisquer outras atividades para aperfeioamento de seu corpo de pessoal administrativo. Art. 162. O corpo administrativo rege-se por um Plano de Cargos e Salrios, proposto pela Reitoria e aprovado pelo Conselho Superior, atendida legislao vigente.

59

TTULO IV DA ORDEM E DA DISCIPLINA Art. 163. A Universidade empenhar-se- na manuteno da ordem e da disciplina, como condio de pleno e regular funcionamento da vida comunitria.

CAPTULO I DA VIVNCIA COMUNITRIA Art. 164. Todos quantos integram a comunidade universitria so corresponsveis pela implementao e desenvolvimento da vivncia comunitria dentro da mstica da comunho e do esprito de servio. Art. 165. Todos os partcipes da comunidade universitria, sob a inspirao da mensagem crist que caracteriza a Universidade Catlica, devem empenhar-se para infundir-lhe, entre outras, as seguintes caractersticas: I - a solidariedade; II - o relacionamento fraternal; III - o respeito aos direitos e deveres da pessoa; IV - a prtica de interao e comunho inspiradas nos princpios da Verdade, da Justia e do Amor; V - a busca do bem comum.

60

CAPTULO II DO REGIME DISCIPLINAR Art. 166. Cabe Reitoria e aos demais rgos administrativos, nas esferas das respectivas competncias, zelar pela fiel observncia dos preceitos necessrios boa ordem e dignidade da Universidade. Art. 167. A aplicao do regime disciplinar obedecer a uma gradao de penalidades, salvo o caso em que a gravidade da infrao justifique maior severidade. Art. 168. Podero ser aplicadas aos membros do corpo docente as penalidades previstas pela legislao trabalhista e neste Regimento. Pargrafo nico. Para efeito de aplicao das penalidades, consideram-se faltas do docente, entre outras: a) mostrar-se omisso no desempenho das funes; b) deixar de ministrar normalmente as aulas determinadas no horrio estabelecido, em razo de ausncias no justificadas nem autorizadas; c) deixar de ministrar a totalidade dos programas de suas disciplinas; d) ofender a integridade dos costumes ou a Doutrina Catlica; e) desatender s determinaes das Diretrizes e Normas Gerais da Universidade, do Estatuto, deste Regimento Geral e das demais disposies internas. Art. 169. As penas disciplinares para membros do corpo discente so: I - advertncia;
61

II - repreenso; III - suspenso; IV - desligamento da Universidade. Art. 170. Para efeito de aplicao de penalidades aos discentes, so consideradas infraes, entre outras: a) ofensas ou agresses a aluno, professor ou servidor da Universidade; b) desforo fsico ou agresso, em mbito interno ou externo da Universidade, por problema nela iniciado; c) perturbao da ordem nos espaos universitrios; d) desrespeito a qualquer autoridade da Universidade; e) desobedincia s ordens emanadas de qualquer autoridade competente da Universidade; f) prtica de atos, dentro ou fora da sala de aula, que perturbem o desenvolvimento didtico-pedaggico; g) improbidade na execuo dos atos acadmicos ou emprego de meios ilcitos durante a realizao dos exerccios e provas; h) prtica de atos incompatveis com a dignidade e o decoro da vida universitria; i) desobedincia s Diretrizes e Normas Gerais da Universidade, aos dispositivos do Estatuto, deste Regimento Geral e das demais disposies internas; j) prtica de atos capitulados na lei penal. Art. 171. So competentes para aplicao das penalidades mencionadas nos artigos anteriores, de acordo com a gravidade da infrao: I - os Coordenadores de Curso; II - os Diretores de Centro e Institutos; III - o Reitor. 1 - A competncia disciplinar atribuda:
62

a) ao Coordenador de Curso, nos casos de advertncia e repreenso; b) ao Diretor de Centro, nos casos de suspenso; c) ao Reitor, nos casos de desligamento da Universidade. 2 - Na aplicao e gradao da penalidade devero ser considerados os seguintes elementos: a) primariedade do infrator; b) dolo ou culpa; c) valor e utilidade dos bens atingidos; d) grau da autoridade ofendida. Art. 172. As penas disciplinares para o corpo administrativo obedecero ao previsto na Consolidao das Leis do Trabalho e demais normas pertinentes. Art. 173. Das penas disciplinares caber recurso ao rgo de hierarquia imediatamente superior. Pargrafo nico. facultado a qualquer membro do corpo docente, discente ou tcnico-administrativo comparecer sesso em que ser julgado disciplinarmente, em grau de recurso, assegurada ampla defesa.

63

PARTE IV NORMAS ESPECIAIS TTULO I DO PATRIMNIO E DOS RECURSOS ECONMICO-FINANCEIROS Art. 174. A Universidade dispor do patrimnio da Entidade Mantenedora, por essa colocado sua disposio, nos termos dos artigos 47 e 48 do Estatuto, exclusivamente em benefcio de suas finalidades. Art. 175. Os recursos descritos no artigo 49 do Estatuto tero a sua aplicao regulada pelo regime financeiro constante deste Regimento Geral, disciplinada pela sistemtica traada pelo Conselho Superior e aprovada pela Entidade Mantenedora. Art. 176. O material permanente da Universidade ser distribudo pelas unidades acadmicas e setores administrativos, conforme a sua natureza, mas a sua utilizao obedecer programao que proporcione o atendimento a todos os cursos, pesquisas, servios de extenso e administrativos desenvolvidos pela Universidade. TTULO II DO REGIME FINANCEIRO Art. 177. O exerccio financeiro da UCPel coincidir com o ano civil.
64

Art. 178. O oramento da UCPel obedecer ao princpio da unidade. 1 - A elaborao da proposta oramentria obedecer a instrues baixadas pela Reitoria. 2 - O oramento, depois de aprovado pelo Conselho Superior e homologado pela Entidade Mantenedora, dever ser encaminhado aos rgos executivos, a fim de que cada um proponha o cronograma de realizao, que ocorrer de acordo com a disponibilidade financeira. Art. 179. Ser vedada a reteno de renda para qualquer aplicao por parte das unidades e rgos da Universidade, devendo o produto de toda a arrecadao ser recolhido Seo Financeira ou a banco indicado e escriturado na receita geral, a crdito a que se destina. Art. 180. A contabilizao da receita, da despesa e do patrimnio ser centralizada na Reitoria, dentro das atribuies deferidas pelo Estatuto ao Pr-Reitor Administrativo, e supervisionada pela Entidade Mantenedora. TTULO III DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS Art. 181. Das decises de autoridades ou rgos da Universidade, caber pedido de reconsiderao ou recurso para a instncia imediatamente superior, como segue: I - de ato do professor para o Coordenador de Curso; II - de ato do Coordenador de Curso para o Diretor do Centro; III - de ato do Diretor do Centro para o Reitor; IV - de ato do Reitor para o Conselho Universitrio;
65

V - de deciso do Conselho Universitrio para o Conselho Superior, em assunto de competncia deste e sob estrita arguio de ilegalidade. Pargrafo nico. Os recursos interpostos para apreciao do Reitor sero instrudos, necessariamente, com parecer do Pr-Reitor competente. Art. 182. O recurso ser interposto perante a autoridade ou rgo recorrido, dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da data da cincia, pelo interessado, do teor da deciso. 1 - O pedido de reconsiderao, interposto no prazo de 5 (cinco) dias, contados da intimao das decises, suspende a contagem do prazo para recurso. 2 - O recurso no ter efeito suspensivo, salvo, se da execuo imediata do ato ou deciso recorrida, possa resultar prejuzo irreparvel para o recorrente, no caso de seu acolhimento. 3 - A autoridade ou rgo recorrido declarar sempre, para fins do pargrafo anterior, o efeito dado ao recurso. 4 - Com o recurso, pode o recorrente apresentar documentos que o instruam. Art. 183. Interposto o recurso, sero dadas vistas a terceiros interessados, quando for o caso, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para apresentar suas razes, querendo, no prazo de 5 (cinco) dias, facultada a juntada de documentos com observncia do princpio do contraditrio. Art. 184. Recebido o recurso e observado o disposto no artigo anterior, dever o mesmo, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, ser remetido instncia superior, se a autoridade
66

ou rgo, que tomou a deliberao ou praticou o ato, no o reformar. Pargrafo nico. Ocorrendo a reforma, poder o recorrido submeter a matria apreciao da instncia superior, o que dever ser feito no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Art. 185. Recebido o recurso na instncia superior, se se tratar de colegiado, ser ele distribudo a relator ou cmara ou comisso competente, quando existir, para o parecer, que dever ser apresentado dentro de 15 (quinze) dias. Art. 186. Apresentado o parecer, ser o recurso submetido a julgamento na primeira reunio do colegiado. Pargrafo nico. Quando o recurso tiver sido interposto para o Reitor, dever ser julgado dentro de 8 (oito) dias. Art. 187. Julgado o recurso, ser o processo devolvido autoridade ou rgo recorrido para cumprimento da deciso proferida. TTULO IV DAS DISPOSIES GERAIS Art. 188. Dos membros da comunidade universitria so exigidos respeito e obedincia s normas acadmicas e s decises das autoridades da Instituio. Art. 189. Aos membros da comunidade universitria proibido promover qualquer manifestao de natureza poltico-partidria no mbito da Universidade.
67

Art. 190. Os casos omissos no presente Regimento sero apreciados e decididos pelo Conselho Universitrio.

68

You might also like