You are on page 1of 8

O Jornal da Record de hoje apresentou na segunda reportagem da srie Receita Perigosa uma matria sobre o Jack3d da USPlabs.

De acordo com a matria jornalstica, o Jack3d conteria drogas estimulantes e poderia causar dependncia. Veja o vdeo: Mais uma vez se v uma matria sensacionalista contra os suplementos alimentares. O atleta de vale-tudo Matheus Serafim diz que desmaiou por causa do Jack3d. Mas ele no disse qual foi a dose ingerida, no relatou nada sobre a sua dieta ou treinamento. Culpou o suplemento alimentar por achismo. Mas pode ter desmaiado por overtraining ou por hipoglicemia. A reportagem diz que o Jack3d tem uma frmula bombstica. O mdico entrevistado diz que o Jack3d tem drogas estimulantes do sistema nervoso central, mas no diz o nome delas. Tambm diz que o Jack3d teria substncias que causariam prazer e bem-estar, mas tambm no as identifica. Segundo o mdico, o suplemento teria como consequncia o treinamento superior ao limite do organismo. Parece que justamente essa a finalidade do Jack3d, permitir a superao de limites. De acordo com a reportagem, o rtulo do Jack3d no informaria a dosagem de cada componente do produto. Isso verdade, e a crtica pertinente. De acordo com o rtulo, o Jack3d composto pelas seguintes substncias: Arginine Alpha-Ketoglutarate, Creatine Monohydrate, Beta Alanine, Caffeine, 1,3-Dimethylamylamine (Geranium [Stem], Shizandrol A. No entanto, nele no se discrimina a quantidade de cada uma delas, apenas constando que uma medida do dosador tem 4145 mg dessa frmula.

Esse aspecto deveria ser corrigido pela USPlabs, para melhor informar o consumidor. Por isso, no d pra negar: quem toma atira no escuro mesmo. S que nem toescuro. Os componentes esto informados no rtulo, s falta a discriminao de quantidades. Em seguida, a matria afirma que a venda do suplemento no permitida no Brasil. Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que a partir da publicao da Resoluo RDC n. 27 de 6 de agosto de 2010 da ANVISA, os alimentos para atletas (ou suplementos alimentares, ou suplementos nutricionais, ou complementos alimentares, ou complementos nutricionais) no necessitam mais de registro para serem comercializados no Brasil. Todavia, novos alimentos e novos ingredientes dependem de registro. E o que so alimentos para atletas? O seu conceito dado por Resoluo da ANVISA que apresentada sem numerao no site da Agncia. Esta Resoluo teria sido aprovada em 26/4/2010. Segundo ela, os alimentos para atletas compreendem: suplemento hidroeletroltico para atletas, suplemento energtico para atletas, suplemento protico para atletas, suplemento para substituio parcial de refeies de atletas, suplemento de creatina para atletas, suplemento de cafena para atletas. A resoluo exclui explicitamente substncias estimulantes, hormnios ou outras consideradas como doping contidas na lista de substncias proibidas pela Agncia Mundial Antidoping (WADA) e ou legislao pertinente. A lista de substncias proibidas pela WADA inclui a methylhexanamine (ou methylhexanenamine ou dimethylamylamine), que extrada do Geranium. Saiba mais em WikiPdia Methylhexanamine. De acordo com estudos, o perfil de segurana dessa substncia estimulante seria semelhante ao da cafena. Portanto, pelas resolues da ANVISA, o Jack3d no poderia ser considerado um alimento para atletas, por conter uma substncia estimulante proibida pela WADA. No entanto, havia boatos no sentido de que em breve o Jack3d teria registro na ANVISA. H no site da importadora WWSports uma imagem do Jack3d com a indicao coming soon, isto , disponvel em breve, em traduo livre.

Ser que a frmula do Jack3d abandonar a substncia 1,3-Dimethylamylamine? Ou ser que manter a mesma frmula e ter registro com base no permissivo legal novos alimentos e novos ingredientes, os quais dependem de registro? Nesse aspecto a legislao parece meio truncada. O Jack3d no pode ser considerado alimento para atleta e ser dispensado de registro. Mas pode ele ser considerador como novo alimento ou novo ingrediente e ser vendido com registro? Parece ser vivel. No site da ANVISA pesquisamos no sitema de consulta de produtos alimentos por Jack3d em nome do produto e por USPlabs em marca. No foi acusado resultado. claro que essa simples pesquisa no site da ANVISA no suficiente para se afirmar que o Jack3d no est registrado. Todavia, para fins dessa matria, consideraremos o Jack3d como se no tivesse registro. Nesse sentido, parece que Jack3d ainda no tem registro na ANVISA e no poderia ser vendido no Brasil. Portanto, aparenta ser correta a reportagem. Deve-se tomar muito cuidado com o comrcio ilegal ou clandestino de suplementos alimentares. O consumidor que a ele se sujeita corre o risco de comprar produtos falsificados e que podem trazer srios danos sade. Apesar de no poder ser vendido no Brasil, o Jack3d tem venda autorizada nos EUA. O consumidor pode realizar importao direta, isto , comprar o Jack3d nos EUA pela internet. O mais comum que os brasileiros comprem pelos sites Ebay, Bodybuilding, Iherb ou Prozis. O Jack3d tambm comumente trazido na mala em viagens internacionais. Todavia, quando o consumidor opta pela compra do Jack3d nos EUA, est sujeito Resoluo RDC n. 81 de 5 de novembro de 2008 da ANVISA, a qual obriga o consumidor a apresentar para alimentos de uso nutricional especial a respectiva prescrio do profissional pertinente. Essa prescrio deve ser dada por nutricionista (indicado o nmero de registro do profissional no Conselho Regional de Nutricionistas) e conter a posologia ou modo de uso do suplemento alimentar. O que se tem visto na prtica que essa exigncia est sendo feita para todo e qualquer suplemento alimentar trazido do exterior, mesmo daqueles que podem ser livremente vendidos no Brasil, o que um disparate.

No caso do Jack3d, parece ser justa a exigncia de prescrio do profissional da sade, por se tratar de produto cuja segurana ainda no foi atestada pela autoridade sanitria brasileira. Voltando matria, diz ela que os suplementos alimentares vasodilatadores aumentam os batimentos cardacos e calibre da veias, eliminando a sensao de cansao. Do flego extra e turbinam os treinos. Por isso, teriam virado febre nas academias. A atleta Juliana confidencia que uma dose de Jack3d suficiente para atrasar o cansao e a fadiga muscular, elevando o rendimento nos treinos. Com o Jack3d ela aumentaria progressivamente a carga de pesos e a massa muscular. Segundo ela, depois que experimentou o Jack3d, no conseguiu mais treinar sem ele, porque o rendimento nos treinos seria inferior sem o suplemento alimentar. Para Juliana esse seria o motivo do vcio. Um empresrio que no quis se identificar declarou que estaria viciado no Jack3d porque no conseguiria treinar sem o suplemento estimulante. S que, para ele, uma dose do produto, depois de 1 ano de uso contnuo, no seria mais suficiente. Toma 3 doses para fazer efeito. Nesse ponto reside o sensacionalismo da matria. No h nenhuma demonstrao de que o Jack3d cause dependncia fsica ou psquica. A dependncia psicolgica relatada pelos entrevistados no um problema do produto Jack3d, um problema de quem no sabe fazer uso dele. Essas pessoas no esto viciadas no Jack3d, mas no treinamento mais intenso que ele proporciona. a mesma dependncia que um atleta pode desenvolver em torno de um parceiro de treino ou de um personal trainer ou treinador pessoal. J pensou se um personal trainer for acusado de causar dependncia psicolgica num aluno se este relatar que no tem mais vontade de treinar sozinho? Piada. Portanto, a reportagem deve ser vista com ressalvas. No trouxe nenhuma evidncia de que o Jack3d causa dependncia, inseguro para consumo ou pode gerar desmaios. Os relatos apresentados no tm qualquer base cientfica. O que diz a cincia que a substncia estimulante contida no Jack3d tem perfil de segurana semelhante ao da cafena. No entanto, a matria faz importante alerta sobre a venda ilegal do Jack3d no Brasil. E, como no pode ser considerado alimento para atleta e como no tem registro na ANVISA, trata-se de produto cuja segurana sanitria no foi atestada no Brasil. Nesse sentido, a boa e velha conscincia manda que seu uso deve ser acompanhado e prescrito por profissional de nutrio. E no caso de atletas, deve-se lembrar que o

Jack3d contm substncia proibida pela WADA e que pode ser identificada nos exames antidoping. Hoje j existem no Brasil vrios produtos estimulantes e vasodilatadores que podem ser comprados legalmente e que prometem proporcionar os mesmos efeitos do Jack3d

You might also like