You are on page 1of 21

CENTRO UNIVERSITRIO DO DISTRITO FEDERAL COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO Reinaldo Antnio Aleixo

Ato processual aquele que atua na constituio (petio inicial, citao); conservao (repele a litispendncia, extino do processo), desenvolvimento (intimaes, designao de dia para audincia), modificao (citao de litisconsortes, habilitao de herdeiros por falecimento de uma das partes) ou cessao ou extino da relao processual (desistncia da ao, renncia ao direito, transao) . Os arts. 158 a 161 do CPC trazem os atos das partes e os arts. 162 a 165, os atos do juiz Arts. 166 a 171, os atos da secretaria

Princpios atinentes aos atos processuais No processo vige o princpio do formalismo uma necessidade para assegurar a garantia para todos os interessados no processo, entretanto, para que a forma no prepondere sobre o contedo, busca-se adaptar o formalismo s necessidades e aos costumes do tempo.

Princpio da liberdade das formas: art. 154 CPC - em princpio, os atos no dependem de forma determinada, salvo quando a lei assim o exigir. A lei exige: -forma escrita (ato oral reduzido a termo) -lngua portuguesa

Principio da instrumentalidade das formas: art. 154 CPC - o ato praticado sem a formalidade da lei ainda assim ser vlido, desde que atinja a finalidade essencial. Valoriza-se assim o contedo do ato em detrimento da forma. Cuidado, pois que existem atos solenes e bastante formais no CPC. no h nulidade sem prejuzo 244, CPC.

Princpio da documentao
os atos so praticados por escrito devendo ser documentados no processo. O referido princpio perdeu importncia na medida em que se autoriza a prtica dos atos processuais por meio eletrnico
A lei 11280/06 acrescentou o pargrafo nico do artigo 154 permitindo que os tribunais disciplinem a pratica e a comunicao oficial dos atos processuais por meio eletrnico, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e a interoperabilidade da infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira ICP Brasil. .

Lembrar que tambm j possvel o uso do fax para protocolo de peties: lei 9800/99 ( preciso juntar o original em 5 dias)

Princpio da publicidade Salvo para defender a intimidade ou interesse social, os atos processuais sero realizados publicamente, isto , devem ser realizados na presena de pessoas que quiserem assist-los. Neste sentido: art. 5, inc. LX e art. 93, IX da Constituio Federal e arts. 155 e 444 do CPC.
H exceo em alguns casos, nos termos do art. 155 do CPC, no caso de interesse pblico, deve ser justificado pelo juiz e nos casos do inc. II (separao, etc,) obrigatrio manter-se em segredo de justia.

Forma a necessidade de manifestao de vontade obedecer a certos moldes quando o prprio sistema define o modelo a ser seguido.
Quanto forma podem ser:

solenes: lei prev uma determinada forma como condio de validade; no solenes: forma livre se prova por qualquer meio em direito admitido.

Em regra os atos so solenes, subordinados : forma escrita; a termos adequados; lugares e tempo expressamente previstos em lei.

Praticados pelas partes, terceiros e Ministrio Pblico, no exerccio de direitos ou poderes processuais ou para cumprimento de nus, obrigaes ou deveres.
Atos de obteno: visam obter satisfao de uma pretenso nos autos. Atos dispositivos: tem como objetivo criar, modificar ou extinguir situaes processuais

Com relao aos pronunciamentos - art. 162, CPC: sentenas (art. 162, 1), decises interlocutrias (art. 162, 2) e despachos (art. 162, 3). Acrdo: art. 163, CPC - julgamento proferido pelos Tribunais.

Despachos de expediente: ordinatrios (Humberto Theodoro Jr) visa movimentar o processo. Deciso interlocutria: controvertidas incidentes decidem questes

Sentenas terminativas: decidem questes controvertidas de natureza processual e encerram o processo sem julgamento de mrito. Artigo 267 CPC. Sentenas definitivas: decidem o mrito, resolvem o pedido, a pretenso deduzida pelo autor, acolhendo ou rejeitando-a ou homologam situao processual. Artigo 269 CPC

Ato praticado pelos serventurios, visando movimentar o processo, quer documentando, quer comunicando s partes sobre os atos processuais
Atos de movimentao: visam dar andamento ao processo. Ex.: vista, concluso (art. 168, CPC). Atos de documentao: atestam a realizao de atos da partes, juzes ou dos auxiliares da justia. Ex: certido de intimao; arts. 166, 167, 169, 170, 171, CPC . Atos de execuo: cumprem determinaes do juiz.

Vocabulrio
Autos: volume do processo; conjunto de folhas que compe o processo juntada: certido de ingresso de peties ou documentos nos autos (art. 168, CPC); vista: franqueia a manifestao de partes, Ministrio Pblico ou terceiro, nos autos (art. 168, CPC); Carga: entrega dos autos aos advogados das partes ou MP, permitida sada do cartrio Concluso: encaminhamento dos autos ao juiz para deliberar (art. 168, CPC); Recebimento: documenta o retorno dos autos ao cartrio; Auto: documenta atividade do juiz, partes, perito, etc, realizada fora dos auditrios e cartrios. Ex: auto de embargo de obra nova art. 983, CPC; Ata ou termo: narrao escrita das ocorrncias das reunies ou audincias; Autuao: atesta iniciado o processo art. 166, CPC; Apensamento: atesta que aos autos principais foram apensados outros (art. 105, CPC); Desentranhamento: atesta que, por despacho do juiz, foram tirados do processo, determinado documento ou pea (art. 195, CPC).

Os atos processuais cumprem-se normalmente na sede do juzo, salvo quando, por sua natureza ou por disposio legal, devam efetuar-se em outro lugar. Ex: intimao, penhora, seqestro, busca e apreenso. Observar provimentos para PROTOCOLOS INTEGRADOS e MUTIRES

O tempo deve ser levado em considerao pelo legislador sob dois aspectos: a) determinando a poca em que se devem exercer os atos processuais - art. 172-174 b) estabelecendo prazos para sua execuo - art. 177 Termos - ou prazos - so a distncia temporal entre os atos do processo.

Os atos devem ser praticados nos dias teis (segunda a sexta), entre 06:00 e 20:00 O horrio de expediente forense diferente do horrio para a prtica de atos
Para atos fora da sede do juzo, o sbado considerado til.

Atos urgentes como a citao e penhora, podem ser realizados fora do horrio normal art 172,2 , desde que haja autorizao expressa do juiz; Com a EC 45, no h mais frias forenses para o 1e 2graus de jurisdio (frias coletivas nos meses de janeiro e julho)

CLASSIFICAO 1) legais= so todos aqueles estatudos na lei = art. 177 e demais artigos que especificamente disciplinem prazos. 2) judiciais= so aqueles suscetveis de serem fixados pelo juiz = art. 454, 3(prazo para memoriais) 3) convencionais= aqueles que podem ser ajustados pelas partes, nos limites em que a lei o admite.

4) comuns= so os que existem, simultaneamente, para ambas as partes (prazo comum de apelao em virtude de sucumbncia recproca) 5) particulares= so aqueles existentes para uma s das partes 6) prprios= indicados s partes. Sua perda implicam uma conseqncia processual especfica 7) imprprios= so aqueles que no acarretam, com a no prtica do ato que este espao de tempo deveria ser praticado, uma conseqncia processual (prazos para o juiz art. 187, e para os serventurios da justia art. 193 a 199, cuja conseqncia meramente administrativa)

Se faz continuadamente, computando-se tambm os dias feriados. O dia inicial (dies a quo) exclui-se da contagem, contandose, porm, o do vencimento (dies ad quem). Se este cair em feriado ou em dia de expediente anormal, o vencimento ser prorrogado at o primeiro dia til subseqente art. 184 2 A supervenincia de frias, o obstculo criado pela parte ou outros fatos suspensivos do processo (art. 265) acarretam a suspenso do decurso do prazo, que recomea a ser contado aps a cessao do impedimento, pelo perodo faltante - art. 179 e 180

Na interrupo dos prazos se despreza todo o tempo decorrido comeando novamente a contagem= art. 538 caput S ocorre precluso (perda pelo decurso do tempo, da faculdade de praticar determinado ato processual) se for desobedecido prazo prprio. No ocorre precluso quando desobedecido prazo imprprio (prazos para o juiz, ministrio pblico e auxiliares da justia), cabendo apenas medidas administrativas

precluso temporal= diz-se quando um ato no praticado no prazo existente para a respectiva prtica e, por essa circunstncia no pode mais ser realizado; quando oriunda do no-exerccio da faculdade, poder ou direito processual no prazo determinado - art. 183.

You might also like