You are on page 1of 28

CEEJA MONSENHOR CCERO DE ALVARENGA

TAUBAT

Ensino Mdio

PORTUGUS
2 TERMO - CADERNOS 1 E 2

Gneros textuais: poema, comdia de costumes, notcia, artigo de opinio, pea publicitria, tira em quadrinhos, cartum.

Funcionamento da lngua: interao discursiva, comunicao, literatura e sociedade, relaes entre linguagem verbal e no verbal.

Aspectos formais do uso da lngua: numeral, pronomes, verbo, interjeio, sujeito, predicado, tipos de sujeito.

2011

UE3

I - LITERATURA: ROMANTISMO
O movimento romntico est associado s mudanas sociais e polticas que derivam da Revoluo Industrial e da Revoluo Francesa. No fim do sculo XVIII, surgem os elementos caractersticos do Romantismo: primazia do sentimento e da emoo sobre a razo, retorno Natureza, ressurgimento do sentimento religioso, revalorizao da Idade Mdia e atrao pelo extico e pelo sobrenatural. A fuso desses elementos d-se primeiro na Alemanha, mas a partir da Frana que o movimento se difunde por toda a Europa. Os fatores histricos que determinaram o surgimento do Romantismo na Europa no existiam no Brasil. Dois fatores garantiram o sucesso do Romantismo em nosso pas: a valorizao das particularidades regionais, facilitando o desenvolvimento de uma esttica romntica nacional e o fato de o movimento coincidir com um perodo importante de nossa Histria: o Brasil acabava de conquistar sua independncia poltica (1822) e buscava afirmar sua originalidade diante da Europa.

B. Romantismo: Caractersticas do Perodo Literrio


O Romantismo surgiu em oposio ao Arcadismo. Prefere a originalidade imitao dos modelos clssicos. Voc ir ler um fragmento do romance de Jos da Alencar. Em todas as suas obras, este autor revela a preocupao nacionalista. Seus romances so, em sntese, uma tentativa de interpretao histrica da nacionalidade brasileira e, ao mesmo tempo, uma viso particular e romntica de nossa paisagem, de nossa gente e de nosso meio.

O romance Iracema, de Jos de Alencar, narra a histria amorosa de Martim, primeiro colonizador portugus do Cear, e Iracema, jovem ndia tabajara. Martim era amigo de Poti, guerreiro potiguara, tribo inimiga dos tabajaras. Iracema era filha do paj Araqum e guardi do segredo de Jurema, devendo, por essa razo, permanecer virgem. Iracema, no entanto, apaixona-se por Martim. A unio dos dois provoca a revolta da tribo tabajara, desencadeando uma guerra de vingana onde os tabajaras saem derrotados. Dessa unio nasce Moacir filho da dor -, o primeiro cearense.

Alencar procurou desenvolver o sentimento de nacionalidade exaltando os povos primitivos, ou seja, ressaltando a valentia, a nobreza do ndio.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

Leia um trecho do romance Iracema e procure compreender as caractersticas do perodo literrio destacadas nos exerccios a seguir. IRACEMA (fragmento) Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas. Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da accia silvestre esparziam flores sobre os midos cabelos. Escondidos na folhagem, os pssaros ameigavam o canto.
Vocabulrio grana: ave de canto suave, de colorao geral preta, com brilho azulado. jati: espcie de abelha. ipu: terreno mido, junto aos montes. tabajara: nao indgena que habitava entre os rios paraba do norte e o so francisco. oiticica: rvore de grande porte. ema: ave semelhante ao avestruz. esparziam: espalhavam.

Acesse a obra na ntegra em www.dominiopublico.gov.br

Responda os exerccios abaixo em seu caderno. Para desenvolver o sentimento de nacionalidade, os autores romnticos exaltam o ndio como representante de nossa raa. Alencar revela preocupao nacionalista ao exaltar a ndia.
INDIANISMO

1- Podemos perceber o indianismo tambm atravs: a) do emprego de vocbulos de origem indgena, como grana, tabajara, jati, oiticica, ema, Ipu. b) pela religiosidade presente no texto. c) pelo sentimento de tristeza da ndia. d) pela descrio que enaltece os portugueses e desvaloriza a ndia.

MULHER IDEALIZADA Iracema simboliza no s a mulher indgena e, por conseguinte, a mulher brasileira, mas simboliza igualmente a mulher herica, capaz de devotamento e de grandes sacrifcios por amor. 2- Em relao ao 2, 3e 4 pargrafos, podemos af irmar que: a) uma descrio idealizada, uma expresso romntica da beleza da mulher. b) demonstra preconceito em relao ao indgena, j que a ndia comparada a elementos da natureza. c) revela a religiosidade do autor presente na obra. d) evidencia o pessimismo, uma vez que a ndia comparada mulher europeia.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

Assim como Alencar, Gonalves Dias exalta a figura do ndio, como smbolo de nossa nacionalidade. Podemos notar isso em seu poema narrativo I-Juca-Pirama, que conta a histria de um ndio que cai prisioneiro nas mos dos Timbiras, guerreiros valentes, e por eles ser executado e devorado, conforme a tradio. Voc vai ler um trecho do Canto II, onde se prepara o festim do sacrifcio.
Neste trecho observamos parte do ritual indgena, preparando o prisioneiro para o sacrifcio. Notamos traos da cultura indgena como o uso de utenslios de argila e da bebida (cauim) preparada para cerimnias.

I-Juca-Pirama II Em fundos vasos dalvacenta argila Ferve o cauim; Enchem-se as copas, o prazer comea, Reina o festim. O prisioneiro, cuja morte anseiam, Sentado est, O prisioneiro, que outro sol no ocaso Jamais ver! A dura corda, que lhe enlaa o colo, Mostra-lhe o fim Da vida escura, que ser mais breve Do que o festim! Contudo os olhos dignbil pranto Secos esto; Mudos os lbios no descerram queixas Do corao.

A valentia, a bravura do ndio destacada neste trecho, pois mesmo sabendo que ser morto, o prisioneiro no chora e nem se queixa. A caracterstica marcante o indianismo.

Vocabulrio cauim: espcie de bebida fermentada, preparada com mandioca, caju e outras frutas. copas: tipo de taa feita de barro. ocaso : pr do sol, fim do dia. ignbil: desprezvel no descerram (verbo descerrar): no lamentam, no reclamam.

RESPONDA EM SEU CADERNO: 3- Alencar (na prosa - Iracema) e Gonalves Dias (na poesia - I-Juca-Pirama) desenvolveram em seus textos o tema indianismo. Sobre o que eles falam em seus textos para demonstrar essa caracterstica?

ROMANCE DE COSTUMES Agora voc conhecer algumas obras de nossa literatura romntica que revelam traos de nossos costumes. Vrios autores escreveram romance de costumes. O romance foi largamente usado no perodo do Romantismo. Entre suas caractersticas, podemos ressaltar a narrativa dividida em captulos. Neste perodo o romance era publicado em jornais, um captulo por dia, tendo na maioria das vezes uma histria de amor para prender ateno do pblico (leitor) como se faz hoje nas telenovelas.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

O texto abaixo de Joaquim Manoel de Macedo, considerado o verdadeiro introdutor do romance no Brasil. Com A Moreninha, Macedo trouxe para a prosa de fico personagens da vida real, refletindo a sociedade brasileira da poca. Leia com ateno o texto e observe as caractersticas do perodo literrio. Um sarau o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem o que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champanha na mo, os mais intrincados negcios; todos murmuram e no h quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetos e das cantigas de seu tempo, e o moo goza todos os regalos da sua poca; as moas so no sarau como as estrelas do cu; esto no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas do aplauso, por entre os quais surde, s vezes, um bravssimo inopinado, que solta de l da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida no cart, mesmo na ocasio em que a moa se espicha completamente, desafinando um sustenido; da a pouco vo outras, pelos braos de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhes da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciveis. Outras criticam de uma gorducha vov, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que vieram para o ch, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali v-se um ataviado dndi que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinh, que senta-se ao lado.

Vocabulrio intrincado: confuso, obscuro, complicado, emaranhado. minueto: antiga dana francesa, caracterizada pela nobreza e equilbrio dos movimentos. cavatina: pequena ria musical. surde: do verbo surdir, irromper, fazer-se ouvir, de repente. cart: jogo de cartas de origem francesa. ataviado: enfeitado. dndi: homem vestido com extremo apuro, em sentido pejorativo, significa janota, almofadinha.
Acesse a obra na ntegra em www.dominiopublico.gov.br

4- Voc observou no texto acima a descrio de personagens tpicos da sociedade da poca e o seu comportamento. Macedo retrata a sociedade fluminense do Segundo Imprio do Brasil, nos meados do sculo XIX, revelando seus costumes e comportamentos. Neste trecho, o autor descreve um sarau. Observe os costumes descritos no texto e copie a nica alternativa incorreta sobre o Sarau. a) Mostra que o Sarau uma festa noturna, realizada especialmente em casas particulares, por isso a expresso de telhado abaixo. b) Descreve que a festa era frequentada por toda a sociedade, jovens e velhos. c) Nos Saraus, as pessoas cantam, danam, jogam, conversam e bebem. d) O Sarau uma festa de casamento, realizada em um clube.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

O TEATRO DE MARTINS PENA Enquanto Macedo, Alencar e outros escreviam romances de costumes, um outro brasileiro dedica-se ao texto dramtico - Lus Carlos Martins Pena. Martins Pena considerado o criador da comdia brasileira de costumes. Antes dele, havia espetculos teatrais, como os promovidos pelos jesutas, para catequizar e educar os ndios, e os que comemoravam acontecimentos sociais da poca colonial. Como j vimos em relao ao romance, s a partir do Romantismo podemos falar em literatura brasileira e em teatro brasileiro. S com o Romantismo foram abordados temas nacionais, numa linguagem prpria do Brasil, com tipos e costumes nossos. Neste sentido, a comdia de Martins Pena constitui um marco em nossa literatura. Suas obras mantm-se atuais, pelos temas abordados, embora retratem o cotidiano da vida burguesa da primeira metade do sculo XIX, especialmente no Rio de Janeiro. Martins Pena o observador com o extraordinrio domnio de captar o ridculo de certos comportamentos e de certas situaes. Suas personagens so, muitas vezes, tipos caricatos, grotescos, provocando o riso fcil. Ele faz pilhrias, trocadilhos, cria situaes absurdas, por meio das quais atenua a crtica. A linguagem de Martins Pena simples, direta, coloquial, sem preocupao com a correo gramatical. Ele reproduz a maneira de falar do povo brasileiro. Sua inspirao, seus temas, o ambiente de suas comdias, os tipos humanos que apresenta, os hbitos que descreve, tudo, enfim, bem nacional. Por isso, foi um autor to popular. No texto a seguir, Martins Pena denuncia a fragilidade das leis brasileiras, a opresso, o desrespeito aos direitos do cidado e o abuso de poder por parte das autoridades.

Leitura e Anlise de Textos Um juiz na roa: o ontem se fazendo presente Leia um trecho a seguir do escritor brasileiro Martins Pena (1815 1848). O texto de 1833 e faz parte da pea de teatro O Juiz de Paz na Roa. Ao l-lo, pense no mau uso do poder presente hoje em dia na sociedade.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

O ttulo da pea de teatro Juiz de Paz na Roa faz referncia a um cargo de grande responsabilidade e poder. Admitia-se que a pessoa que ocupava o cargo havia estudado muito, havia feito faculdade de Direito, e que mandava nos outros. Ainda mais no sculo XIX, em que as pessoas tinham poucas oportunidades para estudar. Roa, por outro lado, lembra o campo, um ambiente de pessoas mais simples, que dependiam das ordens vindas da cidade e que, geralmente, no tinham tanto estudo como o Juiz de Paz. Esse contato entre campo e cidade ainda rende piadas at hoje.

JUIZ (assentando-se): Era muito capaz de esquecer. Sr. Escrivo, leia o outro requerimento. ESCRIVO (lendo): Diz Francisco Antnio, natural de Portugal, porm brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma gua. "Ora, acontecendo ter a gua de minha mulher um filho, o meu vizinho Jos da Silva diz que dele, s porque o dito filho da gua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem s mes, e a prova disto que a minha escrava Maria tem um filho que meu, peo a V.S. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da gua que de minha mulher." JUIZ - de verdade que o senhor tem o filho da gua preso? JOS DA SILVA - verdade; porm o filho me pertence, pois meu, que do cavalo. JUIZ - Ter a bondade de entregar o filho a seu dono, pois aqui da mulher do senhor. JOS DA SILVA - Mas, Sr. JUIZ... JUIZ - Nem mais nem meios mais; entregue o filho, seno, cadeia. JOS DA SILVA - Eu vou queixar-me ao Presidente. JUIZ - Pois v, que eu tomarei a apelao. JOS DA SILVA - E eu embargo. JUIZ - Embargue ou no embargue, embargue com trezentos mil diabos, que eu no concederei revista no auto do processo! JOS DA SILVA - Eu lhe mostrarei, deixe estar. JUIZ - Sr. Escrivo, no d anistia a este rebelde, e mande-o agarrar para soldado. JOS DA SILVA (com humildade): Vossa Senhoria no se arrenegue! Eu entregarei o pequira. JUIZ - Pois bem, retirem-se; esto conciliados. (Saem os dous.) No h mais ningum? Bom, est fechada a sesso. Hoje cansaram-me!
Martins Pena, Luis Carlos. Juiz de Paz na Roa. Fonte: Ministrio da Cultura. Fundao Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro. Disponvel em: http: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 21 out. 2008. pequira: potro; diz-se do equdeo de pequena estatura. agarrar para soldado: significa enviar a pessoa para servir no exrcito, como soldado .

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

RESPONDA EM SEU CADERNO: 5- Por que os personagens do texto recorreram a um juiz? 6- A conduta do juiz revela uma personalidade. Descreva-a. 7- Como se comportou Jos da Silva diante do poder do juiz? Leia a notcia a seguir.

Juiz do trabalho denunciado por abuso sexual de menores


por Fabiana Freitas e Silva Derzi Luz - ltima modificao 10/12/2009 13:02

Antnio Carlos Branquinho praticava os crimes dentro da sede da Vara do Trabalho em Tef/AM A Procuradoria Regional da Repblica da 1 Regio (PRR1) ofereceu denncia contra o juiz do trabalho Antnio Carlos Branquinho e mais trs servidores pblicos por facilitao e prtica de abuso sexual contra menores. Branquinho costumava fazer orgias com menores dentro da sede da Vara do Trabalho em Tef/AM. Na operao da Polcia Federal, foram encontrados mais de 300 vdeos e fotografias que demonstram a efetiva conjuno carnal com pelo menos seis crianas e adolescentes, alm da tentativa com outras duas. O material encontrado pela polcia tambm revela indcios de 14 estupros com vtimas menores. Os servidores Jackson Medeiros e Joo Batista atuavam como recrutadores e a servidora Azenir do Carmo como facilitadora, alm de em diversas oportunidades concorrerem para a prtica do estupro e do atentado violento ao pudor praticado pelo juiz. Segundo o MPF, a prtica de abuso sexual de menores por parte do juiz era amplamente conhecida na cidade de Tef, onde Branquinho exerce jurisdio h 14 anos. Ostentando forte poder de intimidao, o juiz tinha grande influncia sobre todos na cidade, sendo esta a razo para os crimes terem demorado tanto para serem denunciados.[]
Disponvel em: www.prr1.mpf.gov.br/. Acesso em 29 jun. 2010.

8- O texto de Martins Pena foi escrito no sculo XIX e mantm-se atual. Em que sentido h semelhanas entre os textos Juiz de Paz na Roa e Juiz do trabalho denunciado por abuso sexual de menores?

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

O poeta Castro Alves tambm se preocupou em denunciar o problema da escravido no pas, por isso foi considerado o Poeta dos Escravos. Seus poemas so dramticos, valendo-se de recursos de pontuao como exclamao e reticncias para expressar emoo ao discutir temas polticos e sociais. Leia a seguir o Canto Sexto de O Navio Negreiro E existe um povo que a bandeira empresta Pra cobrir tanta infmia e cobardia!... E deixa-a transformar-se nessa festa Em manto impuro de bacante fria!... Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira esta, Que impudente na gvea tripudia?!... Silncio!...Musa! chora, chora tanto Que o pavilho se lave no teu pranto... Auriverde pendo de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balana, Estandarte que a luz do sol encerra, E as promessas divinas da esperana... Tu, que da liberdade aps a guerra, Foste hasteado dos heris na lana, Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!... Fatalidade atroz que a mente esmaga! Extingue nesta hora o brigue imundo O trilho que Colombo abriu na vaga, Como um ris no plago profundo!... ...Mas infmia de mais...Da etrea plaga Levantai-vos, heris do Novo Mundo... Andrada ! arranca este pendo dos ares! Colombo! fecha a porta de teus mares!
Observe a grave denncia: o Brasil permite, com infmia e covardia, que a escravido continue, apesar da proibio imposta pela Lei Eusbio de Queiroz (1850).

Observe o estilo grandioso e exaltado do poema com o objetivo de convencer e emocionar os ouvintes, denunciando o grande mal social a escravido. Percebemos esse estilo: na escolha do vocabulrio, invocando Deus e a Musa (Deusa) na pontuao, usando reticncias, exclamao, interrogao, importantes recursos para expressar emoo e dramaticidade.

O autor evoca o passado histrico, clamando os personagens Andrada (que lutou pela liberdade e abolio antes da independncia poltica do Brasil) e Colombo (desbravou os mares em busca de novas terras e riquezas, descobrindo a Amrica).

Vocabulrio bacante: sacerdotisa de Baco, deus do vinho. vaga: onda. pavilho, pendo: bandeira. roto : esfarrapado. mortalha: veste que envolve os defuntos. brigue: embarcao de dois mastros plago: mar alto, abismo. ris: o sol. etrea plaga: regio celeste, sublime. gvea tripudia: pequena plataforma do navio onde a bandeira vergonhosamente balana ao vento.

9- Nos versos E existe um povo que a bandeira empresta/ Pra cobrir tanta infmia e cobardia!... O que Castro Alves denuncia? Copie a nica alternativa correta: a) A lei Eusbio de Queirs que determina a venda de negros para escravido. b) Andrada que colaborou para o perodo de escravido no Brasil. c) O Brasil que covardemente trazia os negros da frica para escraviz-los.

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

Outro poeta importante do Romantismo foi lvares de Azevedo. Jovem, Azevedo tinha profundo interesse pela cultura europeia, lia os mais famosos poetas romnticos, tanto os da lngua portuguesa, como os de lnguas francesa, inglesa e alem. Desses autores herdou o chamado mal do sculo: o eu potico demonstra um sentimentalismo doentio por no se sentir correspondido no amor, o que levava ao desejo de morte, ao falar sobre tdio, melancolia. A me e a irm aparecem no texto como o nico afeto feminino conhecido pelo eu-lrico. pela virgem que sonhei... que nunca Aos lbios me encostou a face linda! Talvez, l, bem longe, esse amor se realize: S tu, mocidade sonhadora, Do plido poeta deste flores... Se viveu foi por ti! e de esperana De na vida gozar de teus amores. Beijarei a verdade santa e nua, Verei cristalizar-se o sonho amigo... minha virgem dos errantes sonhos, Filha do cu! eu vou amar contigo! Descansem o meu leito solitrio Na floresta dos homens esquecida, sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta sonhou e amou na vida. RESPONDA EM SEU CADERNO: 10- Em relao primeira estrofe, podemos afirmar que: a) o poeta refere-se a um amor sonhado, mas no realizado. b) o poeta refere-se amada, j que ela est ao seu lado. c) o amor algo que o poeta no deseja para sua vida. d) o poeta sonha com a amada, uma vez que ela j est morta.
O amor no correspondido, o mal do sculo, a caracterstica romntica em lvares de Azevedo. O amor um sonho no realizado; por isso o poeta deseja a morte como vemos na ltima estrofe do poema ao lado.

Individualismo o eu potico v o mundo com tristeza, melancolia, pois no se sente amado. Exagera nas emoes e deseja a morte como o fim para o sofrimento de sua vida.

Acesse a obra de lvares de Azevedo em www.dominiopublico.gov.br

11- Leia os versos a seguir, do poeta romntico lvares de Azevedo, para responder questo. Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! No levo da existncia uma saudade! E tanta vida que meu peito enchia Morreu na minha triste mocidade Que me resta, meu Deus? morra comigo A estrela de meus cndidos amores, J que no levo no meu peito morto Um punhado sequer de murchas flores UE 3 PORTUGUS EM

A caracterstica da linguagem romntica presente no fragmento : a) idealizao da mulher. b) nacionalismo. c) desejo de morte. d) indianismo.

NO ESCREVA NA APOSTILA

II- LITERATURA: REALISMO / NATURALISMO


O sculo XIX dominado pela presena das cincias e da indstria e pelas conquistas sociais. H uma grande confiana na capacidade humana de resolver seus problemas pela aplicao da razo e da inteligncia. O Realismo, movimento literrio vigente na segunda metade do sculo XIX, surge em oposio ao Romantismo e visa retratar a realidade, a partir da observao objetiva dos acontecimentos. J o Naturalismo considerado uma corrente dentro do movimento realista. O Realismo aprofunda a anlise psicolgica, enquanto o Naturalismo analisa o comportamento social, luz das teorias filosficas e cientficas do fim do sculo XIX, O Naturalismo procura realizar uma obra de arte experimental, mostrando a influncia das leis da hereditariedade, do meio ambiente e do momento histrico sobre o ser humano.

PRINCIPAIS AUTORES

1. Realismo: Machado de Assis


A atividade literria de Machado de Assis foi variada, tendo ele cultivado vrios gneros (romance, teatro, poesia, conto e crnica). Graas ao seu talento criador, transforma um fato de interesse momentneo em uma questo filosfica, de carter universal. Outro trao predominante em sua obra a ironia, o humor fino, com que ele trata os assuntos e a prpria produo literria. Ironiza comportamentos, qualidades, situaes. Todas as suas crnicas, alm de documentos da vida e da sociedade de seu tempo, conservam grande atualidade, pelos temas abordados, de significao universal. No entanto, o escritor realista no um simples observador de costumes como os escritores romnticos. Machado transforma um fato comum em uma questo filosfica, de carter universal, aprofunda-se na anlise do comportamento humano, invade o universo psicolgico de seus personagens e ironiza comportamentos. Caractersticas da linguagem realista: Contemporaneidade (interesse pelo presente e pelo contemporneo); Linguagem objetiva/ compromisso com a verdade; Descrio objetiva de personagens e do ambiente social para que o leitor forme o juzo das cenas apresentadas. Anlise da realidade de forma objetiva ope-se ao sentimentalismo romntico Temas universais e anlise psicolgica dos personagens;

UE 3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

10

Para entender o texto: Bentinho e Capitu, namorados desde a adolescncia, se casam, tendo como amigos ntimos o casal Escobar e Sancha. Numa manh, Escobar se afoga no Flamengo (Rio de Janeiro) por abusar do mar bravio. No enterro, Bentinho observa a reao de Capitu diante do defunto. Observao e anlise da realidade. O escritor realista um observador que analisa a sociedade. No trecho ao lado, Machado relata o comportamento das pessoas em um velrio. As mulheres choram comovidas, enquanto os homens controlam a emoo. Isso porque, no Realismo, no h o excesso de sentimento como no Romantismo, afinal, o mundo real substitui o mundo ideal, outra caracterstica importante deste perodo. Temas universais so temas que refletem o conflito do ser humano e acontecem em qualquer sociedade (amor, dio, adultrio, etc.), como os cimes que percebemos no texto ao lado.
Vocabulrio encomendar o corpo: orar pela salvao de (alma de defunto). consternar: causar grande aflio, desalentar, afligir. cessar: parar, interromper. pranto: choro. vaga do mar: onda do mar. tragar: puxar.

Olhos de Ressaca Enfim, chegou a hora da encomendao e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam tambm, as mulheres todas. S Capitu, amparando a viva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arranc-la dali. A confuso era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadver to fixa, to apaixonadamente fixa, que no admira-lhe saltassem algumas lgrimas poucas e caladas... As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carcias para a amiga, e quis lev-la; mas o cadver parece que a tinha tambm. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar l fora, como se quisesse tragar tambm o nadador da manh.

RESPONDA EM SEU CADERNO: 12- Por que o captulo se chama olhos de ressaca? 13- Como voc analisa o comportamento de Capitu durante o enterro? 14- Por que pareceu a Bentinho que o cadver de Escobar exercia grande atrao sobre Capitu?

2. NATURALISMO: ALUSIO DE AZEVEDO


Em seus romances, Alusio de Azevedo revela suas qualidades de observador, retratando a sociedade com todos seus conflitos. Diferente do Realismo, o escritor naturalista no aprofunda a anlise interna das personagens; analisa o comportamento como se fizesse uma experincia em laboratrio com a impessoalidade e a objetividade de um pesquisador social. Alusio o pintor das cenas exteriores, das multides e das foras determinantes do carter e da personalidade dos seres. UE3 PORTUGUS EM NO ESCREVA NA APOSTILA 11

A linguagem bastante descritiva; para revelar a realidade dura, o escritor apresenta o ser humano com comportamento de animal, ou seja, age por instinto e no pela razo. Notamos a condio animalesca no vocabulrio usado (vomitava, berros, minhocar, esfervilhar, crescer, multiplicar-se como larvas no esterco). Querem possuir os homens, querem que eles trabalhem, mas trabalhem pela igreja. Querem contar com os bons legados dos homens ricos, querem contar com os presentes, as consideraes, as festas e o dinheiro. Sim! O dinheiro; o padre tem, como qualquer vadio pobre, muito amor ao dinheiro dos outros. O padre no trabalha e quer que ns trabalhemos para encher-lhe o bandulho Tambm, vemos no Realismo e no Naturalismo uma tendncia anticlerical, ou seja, os escritores so contrrios ao poder da igreja, como tambm so contra a monarquia e desejam a repblica com esperana de uma sociedade mais justa. Veja isso no trecho de Alusio Azevedo, no quadro ao lado.

Tanto o realista como o naturalista descreve a sociedade de seu tempo; o naturalista enfoca principalmente a classe menos favorecida, personagens so populares, vivem em condies precrias, o que as leva violncia, prostituio, vcios, etc. O romance naturalista tenta comprovar as correntes cientficas da poca como o Determinismo social. Em um cortio, por exemplo, o meio social influencia o comportamento dos personagens, muitas vezes vulgarizados pelas condies em que vivem.

seus

Para entender o texto da pgina seguinte: No romance O CORTIO, Alusio de Azevedo coloca-se na posio de observador dos fatos, narrando-os na terceira pessoa. No texto selecionado, o autor situa dois personagens principais, descrevendo o ambiente em que se desenrolar a ao. Miranda e Joo Romo, ambos portugueses. Miranda um rico atacadista de tecidos e mora num imponente sobrado. Joo Romo, antigo empregado de um taverneiro, procura ascender socialmente, fazendo concorrncia ao patrcio Miranda, graas construo da Estalagem So Romo, ao lado do sobrado. Neste texto, Alusio de Azevedo caracteriza as reaes do comerciante Miranda, diante da provocao de seu concorrente Joo Romo, fazendo construir um cortio, ao lado do sobrado onde mora. Sua exploso de raiva se d pelos transtornos causados pela construo em si e, sobretudo, pela desvalorizao de seu imvel, pela vizinhana indesejvel. Procurando isolar-se do cortio, manda construir um muro. Seu dio e sua ao so, porm, inteis. Graas explorao e ganncia de Joo Romo, o cortio cresce. Este , pois, um romance de carter social, urbano. a anlise de um fenmeno social tpico da vida do Rio de Janeiro no fim do sculo XIX, mas no exclusivo, pois ainda hoje uma realidade: a habitao coletiva, o cortio ou a favela. A personagem principal deste romance muito mais o cortio, enquanto coletividade. O autor retrata as presses do ambiente, a oposio entre brasileiros e portugueses, determinando a ao dos que a vivem. UE3 PORTUGUS EM NO ESCREVA NA APOSTILA 12

O CORTIO

(fragmento)

O Miranda rebentava de raiva: Um cortio! exclamava ele, possesso. Um cortio! Maldito seja aquele vendeiro de todos os diabos! Fazer-me um cortio debaixo das janelas!... Estragou-me a casa, o malvado! E vomitava pragas, jurando que havia de vingar-se, e protestando aos berros contra o p que lhe invadia em ondas as salas, e contra o infernal barulho dos pedreiros e carpinteiros que levavam o martelar de sol a sol. O que alis no impediu que as casinhas continuassem a surgir, uma aps outra, e fossem logo se enchendo, a estenderem-se unidas por ali a fora, desde a venda at quase ao morro, e depois dobrassem para o lado do Miranda e avanassem sobre o quintal deste, que parecia ameaado por aquela serpente de pedra e cal. O Miranda mandou logo levantar o muro. Nada! Aquele demnio era capaz de invadir-lhe a casa at a sala de visitas! E os quartos do cortio pararam enfim de encontro ao muro do negociante, formando com a continuao da casa deste um grande quadrilongo, espcie de ptio de quartel, onde podia formar um batalho. Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. Prontas, Joo Romo mandou levantar na frente, nas vinte braas que separavam a venda do sobrado do Miranda, um grosso muro de dez palmos de altura, coroado de cacos de vidro e fundos de garrafa, e com um grande porto no centro, onde se dependurou uma lanterna de vidraas vermelhas, por cima de uma tabuleta amarela, em que se lia o seguinte, escrito a tinta encarnada e sem ortografia: ESTALAGEM DE SO ROMO. ALUGAM-SE CASINHAS E TINAS PARA LAVADEIRAS. As casinhas eram alugadas por ms e as tinas por dia; tudo pago adiantado. O preo de cada uma, metendo a gua, quinhentos ris; sabo a parte. As moradoras do cortio tinham preferncia e no pagavam nada para lavar. Graas abundncia da gua que l havia, como em nenhuma outra parte, e graas ao muito espao de que se dispunha no cortio para estender a roupa, a concorrncia s tinas no se fez esperar; acudiram lavadeiras de todos os pontos da cidade, entre elas algumas vindas de bem longe. E, mal vagava uma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colcho, surgia uma nuvem de pretendentes a disput-los. E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortalias verdejantes e os seus jardinzinhos de trs ou quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das famosas tinas transbordantes e o revrbero das claras barracas de algodo cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol que nem lagos de metal branco. E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, comeou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma gerao, que parecia brotar espontnea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. (AZEVEDO, Alusio de - O Cortio)

15- Copie em seu caderno a caracterstica da linguagem realista predominante no texto: a) Descrio detalhada do ambiente. b) Idealizao dos personagens. c) Nacionalismo. d) Religiosidade.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

13

GRAMTICA NUMERAL

Misso: Ong trabalha Tem.

Quem

Criada em busca de direitos legais que todo ser humano deve ter. Princpios bsicos como educao e dignidade aos trabalhadores escravos.
Disponvel em: http://4.bp.blogspot.com. Acesso em 01/07/10.

RESPONDA EM SEU CADERNO: 16- Copie o slogan da pea publicitria acima. 17- Qual o objetivo dessa pea publicitria? 18- Copie, por extenso, o valor que o trabalhador recebe por dia.

A palavra que d nome aos nmeros chama-se numeral. numeral indica: a quantidade numeral cardinal Exemplo: Quem trabalha o dia inteiro tem o direito ao repouso noturno e impossvel repousar no 903 (novecentos e trs) quando h vozes, passos e msica no 1003 ( mil e trs). Quem vier minha casa ser convidado a se retirar s 21h45. (vinte e uma horas e quarenta e cinco minutos.) a ordem de sucesso numa srie numeral ordinal Os numerais ordinais indicam ordem numrica; primeiro, segundo, terceiro, sexto, dcimo, vigsimo, trigsimo primeiro, etc. Exemplo: Ele o dcimo - sexto da fila. Pedro est na oitava srie. a parte da diviso numeral fracionrio Exemplo: Ele recebeu um tero da herana. Metade da populao passa fome. Um quinto da encomenda chegou.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

14

aumento proporcional ou multiplicao de alguma coisa numeral multiplicativo. Exemplo: Deus lhe d em dobro tudo o que me desejar. O desemprego aumentou trs vezes, isto , o triplo, em relao ao ano passado.

Observaes:
a) Em cheques, recibos e documentos em geral, usa-se escrever o numeral cardinal por extenso para evitar falsificao e dvidas: R$ 354,00 trezentos e cinquenta e quatro reais; Recebemos 205 (duzentos e cinco) exemplares do livro. Um terreno de 460 m (quatrocentos e sessenta metros quadrados) Observe a grafia destes numerais cardinais: 13 treze 60 sessenta 50 cinquenta 16 dezesseis 14catorze ou quatorze 600 seiscentos

17 dezessete 700 setecentos

PRONOMES
PRONOMES PESSOAIS substituem as pessoas do discurso comunicativo. Veja o texto no quadro ao lado: Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana e mais longos que seu talhe de palmeira. Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica...
Iracema, J. de Alencar

Observe que o pronome ela substitui o nome da personagem Iracema, evitando a repetio de palavras no texto. Este um pronome pessoal do caso reto, usado no lugar do sujeito da orao. Observe que o lhe tambm um pronome pessoal usado para substituir o nome Iracema. O pronome lhe oblquo, isto , sempre acompanha o verbo e no ocupa a funo de sujeito como vemos no exemplo ao lado banhava-lhe .

ela! ela murmurei tremendo, Eu a vi minha fada area e pura V-la mais bela de Morfeu nos braos O perfume do cu abandonou-a Jogaram-na aos meus ps desfalecida
lvares de Azevedo

Observe que o pronome pessoal ela substitudo por -a, -la, -na , conforme a posio na frase. Esses so chamados de pronomes oblquos.

Beija eu Molha eu Seca eu (Arnaldo Antunes) UE3 PORTUGUS EM

Neste trecho, Arnaldo Antunes usa a linguagem informal para compor seus versos. No padro culto da lngua usaramos pronome oblquo. Assim seria: Beija-me concordando com o sujeito na 2 pessoa (Tu) ou Beije-me concordando com o sujeito na 3 pessoa (voc). NO ESCREVA NA APOSTILA 15

OBSERVAO: A linguagem informal, no dia-a-dia, utiliza apenas o pronome pessoal do caso reto ela, ele, ns, entre outros, em lugar dos pronomes exigidos pela norma culta da lngua. Veja os exemplos abaixo: Linguagem informal (popular) A bicicleta quebrou. Vou consertar ela O cachorro fugiu e eu peguei ele na rua. Linguagem formal (norma culta) A bicicleta quebrou. Vou consert-la O cachorro fugiu e eu o peguei na rua.

Os ladres fugiram e os policiais pegaram Os ladres fugiram e os policiais pegarameles. nos. Jogaram ela aos meus ps desfalecida Jogaram-na aos meus ps desfalecida.

19- Reescreva a fala do Calvin Haroldo comeu ele, substituindo o pronome ele pelo pronome oblquo equivalente de acordo com o padro culto da lngua.

20- Reescreva a fala do segundo quadrinho Deixa eu abraar ele!, substituindo os pronomes eu e ele pelo pronome oblquo equivalente de acordo com o padro culto da lngua.

21- O pronome Ele no segundo quadrinho se refere a qual personagem? UE3 PORTUGUS EM NO ESCREVA NA APOSTILA 16

Os pronomes pessoais do caso reto substituem nomes e auxiliam na conjugao dos verbos. Veja:

SINGULAR 1 Eu murmurei 2 Tu murmuraste 3 Ele murmurou

PLURAL 1 Ns murmuramos 2 Vs murmurastes 3 Eles murmuraram

Alm do pronome oblquo e reto, voc tambm poder usar o pronome de tratamento durante a comunicao. Na maior parte do Brasil, a forma VOC usada para substituir o pronome tu. O pronome vs normalmente substitudo por os SENHORES ou as SENHORAS. Veja: Vs no deveis sair Os senhores no devem sair. Tu no sabes nada Voc no sabe nada. ATENO: Voc/vocs so chamados de pronomes de tratamento. So pronomes de 2 pessoa (com quem se fala), mas pedem o verbo na 3 pessoa. Exemplo: Eu sei que voc vai ao cinema. Eu sei que vocs vo ao cinema.

PRONOMES DE TRATAMENTO E SUAS ABREVIATURAS (usados para tratar as pessoas) ABREVIATURAS V.Exa. V.S. V.S. V. TRATAMENTO Vossa Excelncia Vossa Santidade Vossa Senhoria Voc USADO PARA: Altas autoridades do governo e das classes militares Papa Funcionrios pblicos graduados, oficiais at coronel, pessoas de cerimnia. amigos (no Brasil)

Os pronomes de tratamento referem-se pessoa com quem se fala, mas exigem o verbo na 3 pessoa gramatical. Podemos encontrar nos textos literrios e em nosso dia-a-dia muitos pronomes empregados para fazer uma pergunta ou para demonstrar algo. Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira esta? Veja na frase acima o pronome QUE usado para fazer uma pergunta, chamado de pronome interrogativo. J o pronome ESTA usado para posicionar algo, chamado de demonstrativo. UE3 PORTUGUS EM NO ESCREVA NA APOSTILA 17

PRONOMES INTERROGATIVOS - aparecem em frases interrogativas diretas ou indiretas. Veja: Quem chegou? Quantas pessoas vieram? Que isso?

Diga-me quem chegou. No sei quantas pessoas vieram. Perguntaram o que era isso.

22- Identifique e copie em seu caderno o pronome interrogativo presente na tira abaixo.

Disponvel em: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/. Acesso em 04/07/2010.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS - indicam a posio do ser no tempo e no espao.

Veja: Este caderno meu. (perto do emissor) Essa borracha sua. (perto do recebedor da mensagem) Aquele lpis nosso. (longe de ambos) Este ano ser bom! (ano atual) Esse ano que passou foi mau! ( passado recente) Aquele dia eu no estava bem. (passado remoto)

PRONOMES POSSESSIVOS empregados para indicar posse de algo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, nosso, nossa, vosso, vossa.

Exemplos: Meu caderno est bem organizado. Voc encontrou as minhas apostilas? Essa a nossa escola.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

18

Leia a tira a seguir e observe o emprego pronome possessivo meu no segundo quadrinho.

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira71.htm. Acesso em 20/09/09.

PRONOMES INDEFINIDOS - empregados sempre em 3 pessoa. Eles caracterizam os seres de maneira imprecisa. Exemplos: Algum chegou. Vrios insetos so nocivos. Muitas pessoas se feriram no acidente. Algo aconteceu aqui. OBSERVAO:

Ningum foi festa dele. Ele aprecia qualquer filme. Todo cidado tem seus direitos. Nada consegue me afetar...

qualquer no tem feminino; s tem plural: quaisquer. vrios/vrias s se usam no plural.

23- Leia a tira e copie a alternativa correta.

Os pronome meu, algum, eu que aparecem no primeiro quadrinho so respectivamente: a) pronome de tratamento, pronome indefinido, pronome oblquo. b) pronome possessivo, pronome de tratamento, pronome demonstrativo. c) pronome possessivo, pronome indefinido, pronome pessoal do caso reto.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

19

VERBOS
Leia a tira a seguir do cartunista argentino Quino e, em seguida, responda em seu caderno: 24- Qual a crtica contida no texto?

http://clubedamafalda.blogspot.com/. Acesso em 04/07/201 0.

As palavras funciona, achei, ia e pendurar so formas verbais. Agora, voc vai estudar os verbos.

O verbo expressa uma ao ou um estado do sujeito, ou ainda um fenmeno da natureza.

Os pronomes pessoais do caso reto ajudam a conjugar os verbos. Veja: PESSOA VERBAL SINGULAR 1 Eu estudo nesta escola. 2 3 Tu estudas. Ele estuda. PESSOA VERBAL 1 2 3

PLURAL Ns estudamos. Vs estudais. Eles estudam.

Veja o exemplo:

O aluno escreveu o texto com capricho.


ao do personagem (verbo escrever)

O aluno est feliz com seus estudos.


expressa o estado do sujeito

Choveu muito ontem.


expressa fenmeno da natureza

VERBO a palavra que pode ser conjugada (flexionada) na linha do tempo: presente, passado (pretrito) e futuro.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

20

Veja o exemplo: Hoje eu ando normalmente (presente), antes eu andava depressa (passado ou pretrito); quando eu for velho, andarei devagar.(futuro) No exemplo acima usamos as palavras hoje para dar idia de tempo presente e antes para dar idia de tempo pretrito. Voc tambm pode usar as palavras ontem, agora e amanh para perceber a idia de tempo. Agora, eu estudo com ateno. (presente do verbo estudar) Ontem, eu estava distrado e estudei mal. (pretrito dos verbos estar e estudar) Amanh, eu estudarei com ateno redobrada. (futuro do verbo estudar) Leia a tira abaixo e responda questo que segue.

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira71.htm. Acesso em 20/09/09.

25- Copie em seu caderno as formas verbais empregadas no tempo presente.

Alm do tempo, os verbos tambm podem apresentar o modo de expressar uma ao ou estado.

a) modo indicativo : indica uma ao verdadeira, um fato certo, realizado no presente, passado ou futuro. Voc usa esse modo quando tem certeza da ao.

Rodrigo trabalha duro, estudou muito e se formar este ano. (presente) UE3 PORTUGUS EM (pretrito) (futuro) 21

NO ESCREVA NA APOSTILA

b) modo subjuntivo: indica ao duvidosa, incerta, ainda no realizada ou um desejo (podendo ou no acontecer). necessrio que voc trabalhe bastante. Quando ele trabalhar muito, comprar um carro. Eu desejo que voc vena na vida. Todos querem que haja paz no mundo.

c) modo imperativo: expressa uma ordem, um pedido, ou mesmo uma splica, de maneira afirmativa ou negativa. Traga o livro de volta! No o deixe por a... Saia do caminho, por gentileza! Por favor, sente-se! Deus, no nos castigue !

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira71.htm. Acesso em 20/09/09

26- Copie em seu caderno as formas verbais no imperativo presentes na tira de Mauricio de Sousa.

FRASE - ORAO - PERODO


Leia a tira a seguir:

http://clubedamafalda.blogspot.com/. Acesso em 04/07/201.

Os trechos Quando eu crescer, vou ser intrprete da ONU e Vou estudar ingls, russo... so frases e so tambm oraes.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

22

Veja: Frase comunica uma idia completa e termina com uma pontuao. Exemplo: Silncio! Os alunos esto estudando.

Orao toda frase que tem verbo. Numa frase ns podemos ter uma ou mais oraes de acordo com os verbos existentes. OBSERVE: a) Os alunos estudam a apostila em casa / e fazem o exerccio no caderno. 1 verbo= 1 orao 1 verbo= 2 orao

A frase acima tem dois verbos: estudam e fazem; portanto tem duas oraes.

b) Voc vai estudar gramtica, / aprender conceitos / e tambm analisar frases.


1 locuo verbal =1 orao. 1 verbo= 2 orao 1 verbo= 3 orao

Perodo o conjunto de uma ou mais oraes, finalizado por ponto final, ponto de interrogao, ponto de exclamao ou reticncias.

SUJEITO, PREDICADO E TIPOS DE SUJEITO


Quando escrevemos, a maioria de nossas frases inicia com sujeito. Isso comum em caso de frases curtas, mas ao desenvolver um texto podemos usar diversos tipos de sujeito em diferentes posies (incio, meio ou fim) ou mesmo criar oraes sem sujeito. SUJEITO o comandante do verbo. O verbo estar no singular ou no plural de acordo com o sujeito.

Para identificar o sujeito, pergunte ao verbo QUEM ou QUE. Veja:


1. O gato pulou o muro. - Quem pulou o muro? O gato Ento, qual o sujeito da orao? O gato. 2. Caiu o muro. - O que caiu? O muro Ento, qual o sujeito da orao? O muro. 3- Samos da fbrica eu e Nadir. - Quem saiu da fbrica? Eu e Nadir. Sujeito da orao: Eu e Nadir.

PREDICADO identificado o sujeito da orao, o restante ser o predicado. O predicado pode revelar alguma ao ou caracterstica do sujeito.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

23

Tipos de sujeito
1- SUJEITO SIMPLES: O gato pulou o muro. Temos somente um ncleo, ou seja, a palavra gato a mais importante do sujeito. 2- SUJEITO COMPOSTO: Samos da fbrica eu e Nadir seja, as palavras Eu e Nadir . O sujeito composto pode ter dois ou mais ncleos. . Temos dois ncleos, ou

3- SUJEITO OCULTO Em Vou estudar ingls, russo... O sujeito no aparece na orao, mas podemos perceb-lo atravs do verbo. Temos o sujeito EU da forma verbal vou. 4- SUJEITO INDETERMINADO nas oraes em que no se pode ou no se quer identificar o sujeito. O sujeito indeterminado ocorre em dois casos: Quando o verbo estiver na 3a pessoa do plural e o pronome ELES no aparecer na orao. Exemplos: Roubaram minha caneta.
verbo na 3 pessoa do plural

Falaram mal de voc...


verbo na 3 pessoa do plural

Com o verbo na 3a pessoa do singular, acompanhado pelo pronome SE: Exemplos: Come-se bem neste restaurante.
3 pessoa do singular + se = sujeito indeterminado

Observao: Na frase: Eles quebraram a vidraa, o sujeito simples (ELES), pois sabemos a quem estamos nos referindo. 5-ORAO SEM SUJEITO so aquelas que apresentam verbos impessoais, isto , no se referem a nenhuma pessoa e permanecem sempre na 3 pessoa do singular. Temos orao sem sujeito nos seguintes casos: Com verbos ou meteorolgicos. expresses que indicam fenmenos da natureza ou

FEZ calor esta noite.

NEVOU no ltimo inverno.

Com o verbo HAVER (no sentido de existir, ter). H livros e cadernos na estante. HAVIA muitos carros no estacionamento. Com os verbos haver fazer ser indicando tempo. H muito tempo eu moro aqui. uma hora da tarde.
3 pessoa singular

FAZ trs horas que ele partiu. SO nove horas da noite


3 pessoa plural

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

24

INTERJEIO
Interjeio uma palavra ou expresso que exprime um estado emotivo. O ponto de exclamao ou o ponto de interrogao so usados para marcar a entonao das interjeies. Veja alguns exemplos:
Oh! um anjo aquela menina. Arre! Voc teimosa. Rua! Isso aqui no a casa da sogra! Fora! X! Cuidado! Disse o guarda criana. Uf! Que trabalho me deu. Que? atalhou Vasco pois aquele homem to srio!... to temente a Deus! Ih! Est todo estragado o bolo. Chi! Ele chegou... Puxa vida!!! como isso difcil... Psiu!... venha c...

27- Copie em seu caderno as interjeies presentes no segundo quadrinho da tira.

http://clubedamafalda.blogspot.com/. Acesso em 04/07/201.

28- Identifique e classifique o tipo de sujeito das frases abaixo: a) Me contaram uma piada superengraada. b) O capito perguntou ao recruta. c) Sei, capito. d) Susanita, Mafalda e Filipe so personagens da tirinha.

CARACTERSTICAS DO ARTIGO DE OPINIO O artigo de opinio um texto em que o autor expe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. um texto dissertativo, com inteno persuasiva, ou seja, em que o emissor tenta convencer seu leitor. O artigo de opinio , em geral, escrito em 1 pessoa, apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor alm de expor seu ponto de vista, deve sustent-lo atravs de informaes coerentes e admissveis. um texto que vem assinado, assim as ideias defendidas so de total responsabilidade do autor. A linguagem deve ser clara, objetiva e de acordo com o padro culto.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

25

PROPOSTA DE REDAO ARTIGO DE OPINIO


Tema A escola pblica em discusso: a escola que eu tenho e a escola que eu gostaria de ter. Observaes: 1. No se esquea de dar um ttulo redao relacionado ao tema proposto. 2. Escreva seu texto na modalidade padro (norma culta) da lngua portuguesa. 3. Escreva no mnimo 15 e no mximo 25 linhas (incluindo o ttulo). 4. Divida o seu texto em pargrafos de introduo, desenvolvimento e concluso.

GABARITO LITERATURA 1- Alternativa A. 2- Alternativa A. 3- Os dois autores exaltam a figura do ndio. Jos de Alencar descreve a ndia Iracema de forma idealizada, destacando suas qualidades e sua beleza. Gonalves Dias descreve o ndio, destacando sua valentia e bravura, pois mesmo sabendo que ser morto, ele no chora e nem se queixa. 4- Alternativa A. 5- Os personagens recorreram ao juiz para resolver quem teria o direito de ser dono do potro. 6- Ele muito mando e no est realmente interessado em resolver os problemas das pessoas, mas antes prefere se ver livre daqueles que vo at ele. Mais ainda, abusa do poder e ameaa as pessoas que no fazem o que ele quer. 7- Jos da Silva tenta explicar, pede com pacincia, depois promete apelar, porque no concorda com a deciso do juiz e por fim, decide com humildade entregar o potro para no ser preso, revelando-se intimidado pelo poder do juiz. 8- Observa-se que nos dois textos os juzes no so corretos e abusam do poder que eles tm. No primeiro texto, o juiz age com autoritarismo e opresso. J no segundo, o juiz comete crimes como abuso sexual contra menores, estupro, atentado violento ao pudor, mau uso do patrimnio pblico. 9- Alternativa C 10- Alternativa C 11- Alternativa B 12- Escobar morreu afogado no mar. As ondas do mar (dia de ressaca) tragaram o nadador.No velrio, Bentinho, tomado por cimes, acredita que Capitu olha apaixonadamente para o defunto Escobar. Compara os olhos de Capitu com a ressaca do mar, pois ela parecia tambm tragar, reter em seus olhos o defunto. Neste momento, o narrador comea a suspeitar de sua mulher, acreditando que Capitu o trara com Escobar. 13- Resposta livre. 14- Durante o enterro, Capitu tenta controlar as lgrimas, o choro silencioso, depois enxuga depressa suas lgrimas como se estivesse disfarando para que as outras pessoas no percebessem. Mesmo querendo sair dali e se livrar da situao, Capitu parece atrada fortemente pelo defunto. Assim relata o enciumado Bentinho. 15- Alternativa A. UE3 PORTUGUS EM NO ESCREVA NA APOSTILA 26

GRAMTICA 16- Quem trabalha direito, tem direitos. 17- O objetivo combater o trabalho escravo e a explorao do trabalhador, lutando pelos direitos que todo ser humano deve ter. 18- Ele recebe um real por dia. 19- Haroldo comeu-o 20- Deixe-me abra-lo! 21- Refere-se ao Tigre. 22- Quantas 23- Alternativa C 24- O texto tece uma crtica em relao humanidade, que segundo a personagem Mafalda, no funciona, ou seja, talvez muitas pessoas estejam agindo fora dos padres ticos. 25- As formas verbais so vou tratar e precisa abrir . 26- As formas verbais so d e oferea . 27- As interjeies so AH e HEIN . 28- a) O verbo contaram nesta frase indica sujeito indeterminado, b) O capito sujeito simples, c) sujeito oculto no verbo sei, d) Susanita, Mafalda e Filipe = sujeito composto.

Faa tambm os exerccios de apoio do Caderno do aluno. CADERNO DO ALUNO, volume 1, pginas 11 e 12. Faa os exerccios 1, 2 e 3 da SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 O QUE FAZ DE ALGUM UM ESCRITOR? CADERNO DO ALUNO, volume 1, pginas 13 e 14 e desenvolva as atividades 4, 5 e 6, referentes ao texto A redao e o vestibular.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 O PRESENTE DO PASSADO HOJE CADERNO DO ALUNO, volume 2, pgina 21. Observe detalhadamente a imagem de Jean-Baptiste Debret, Transport dune voiturre dmonte, litogravura, publicada em Viagem Pitoresca ao Brasil, Paris, 1834 -39. Em seguida, responda em seu caderno s questes que seguem: 1- O que h em comum entre as pessoas retratadas no quadro? 2- O que era a escravido no sculo XIX? 3- Quando a escravido oficial terminou no Brasil? Como? 4- Que herana o perodo de escravido oficial trouxe para a cultura brasileira? 5- Existem injustias sociais no Brasil? Quais? CADERNO DO ALUNO, volume 2, pginas 23 e 24. Leitura e Anlise de texto: O trabalho escravo e a poesia libertria do sculo XIX. Resolva em seu caderno todos os exerccios.

UE3

PORTUGUS EM

NO ESCREVA NA APOSTILA

27

You might also like