You are on page 1of 6

Escola Secundria Morgado Mateus Vila Real

Cuidados Humanos e de Sade Bsicos

Pgina

/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

Ano Lectivo 2009/2010

Sinais Vitais
Os sinais vitais so indicadores das funes vitais e podem orientar o diagnstico inicial e o acompanhamento da evoluo do quadro clnico de uma pessoa. Na obteno dos sinais vitais devemos considerar as seguintes condies: Condies ambientais, tais como temperatura e umidade no local, que podem causar variaes nos valores; Condies pessoais, como exerccio fsico recente, tenso emocional e alimentao, que tambm podem causar variaes nos valores. Existem vrios sinais vitais, no entanto, existem 3 principais: I Temperatura; II Pulso; III Respirao.

I - Temperatura:
A temperatura reflecte a relao entre o calor produzido e o calor perdido pelo corpo, e normalmente registada em graus clsius. O ndice normal de temperatura de 37C, admitindo-se variaes de at 0,6C para mais ou para menos. As crianas tm temperaturas mais altas que os adultos, porque seu metabolismo mais rpido. Tem-se observado que a temperatura do corpo mais baixa nas primeiras horas da manh, e mais alta no final da tarde ou no incio da noite. A temperatura corporal est directamente relacionada com a actividade metablica, nomeadamente: a) Sono e repouso; b) Idade; c) Exerccio fsico; d) Emoes; e) Factores hormonais; f) Roupa; g) Alimentao. A temperatura medida utilizando-se termmetros. A medio pode ser efectuada via axilar, oral e rectal.
/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

Locais de verificao (procedimentos): 1. Axilar Diminuir a temperatura do termmetro; Secar as axilas; Colocar o termmetro e deix-lo de 5 a 7 minutos; Aferir a temperatura na altura dos olhos, segurando-o pela haste; Variao normal: 35,8C a 37C. Vantagens Fcil aceitao; No h a necessidade de ser individual, podendo ser desinfectado entre aferies.

Pgina

Desvantagens. Pode sofrer alteraes com presena de humidade na axila. 2. Boca (debaixo da lngua) Realizar a limpeza do termmetro; Colocar o termmetro sob a lngua, mantendo os lbios cerrados. A temperatura varia entre 36,3C a 37,4C Vantagens. Acessvel; Confortvel para a pessoa; Fornece leitura exacta da temperatura superficial. Desvantagens. Contra-indicada para crianas menores de 3 anos, idosos, pessoas inconscientes, com distrbios mentais; Relativamente ineficaz logo aps o acto de fumar e de ingerir lquidos quentes ou gelados. 3. Rectal O termmetro deve ser lubrificado e colocado em decbito lateral, inserido cerca de 3,5 cm no pessoa adulta Deve ser lavado com sabo e gua corrente aps o uso considerada a mais fidedigna Oscila entre 37 a 38C

Pgina

/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

Pulso:
o nome dado dilatao pequena e sensvel das artrias, produzida pela corrente sangunea. Envolve a determinao da frequncia cardaca (nmero de batimentos por minuto), o seu ritmo padro e a sua regularidade, assim como o volume de sangue bombeado em cada batimento. Pode ser influenciado por: exerccio, febre, dor aguda, ansiedade, dor intensa no aliviada, drogas, hemorragia, posies posturais. Locais para verificao do pulso: -Artria radial -Artria Cartida -Artria Femoral Frequncia fisiolgica: Homem: 60 a 70 bpm Mulher: 65 a 80 bpm Adultos 60 a 100 bpm; Crianas 80 a 120 bpm; Bebs 100 a 160 bpm Procedimentos para Palpao do Pulso: 1) Relaxar a pessoa. Para palpar o pulso radial, manter o brao da vtima descansando confortavelmente, preferencialmente cruzando a parte inferior do trax. Para o pulso carotdeo, palpar a cartilagem tireide no pescoo (maa de Ado) e deslizar os dedos lateralmente at sentir o pulso. 2) Usar dois ou trs dedos para encontrar e sentir o pulso. Usar somente a ponta dos dedos e nunca o polegar (usando o polegar o examinador poder sentir o seu prprio pulso digital). 3) Evitar muita presso. Pressionar forte poder interromper o pulso da vtima. 4) Sentir e contar o pulso durante 30 ou 60 segundos (se contar por 30 segundos, multiplicar por dois). Usar um relgio que marque os segundos. 5) Anotar a frequncia, o ritmo e o volume do pulso, bem como a hora da medio. Exemplo: Pulso - 72, regular, cheio, 10h50min. Numa pessoa com problemas cardacos, o ideal medir o pulso durante um minuto. Sentir o pulso de uma criana muito pequena tambm bastante difcil: o pescoo de comprimento curto e, algumas vezes, rico em gordura, torna difcil localizar o pulso carotdeo, sendo recomendvel que seja pesquisado o pulso braquial. Com o crescimento torna-se possvel a palpao dos vasos perifricos.

Pgina

/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

Respirao:
Respirao o processo atravs do qual ocorre troca gasosa entre a atmosfera e as clulas do organismo. A frequncia respiratria, por intermdio do ritmo, profundidade e som, reflecte o estado metablico do corpo, a condio do diafragma e dos msculos do trax fornecendo O2 ao trato respiratrio e alvolos. Pode ser influenciada pelos seguintes factores: a) Idade b) Medicamentos c) Stress d) Exerccio e) Altitude f) Sexo g) Posio corporal h) Febre A respirao crtica para a sobrevivncia do organismo. O crebro sofrer leses irreversveis (necroses) no mximo 6 minutos aps a interrupo da respirao. Aps 10 minutos, a morte cerebral quase certa. A avaliao da respirao inclui a frequncia respiratria (movimentos respiratrios por minuto mrpm). Para verificar a respirao, flexionar a cabea da vtima para trs, colocar o ouvido prximo boca da pessoa, e ao mesmo tempo observar o movimento do trax. Ouvir e sentir se h ar a sair pela boca e pelas narinas da pessoa com problemas. Ver se o trax se eleva, indicando movimento respiratrio. Se no h movimentos respiratrios, isso indica que houve paragem respiratria. Valores normais: Adultos 12 a 20 movimentos respiratrios por minuto (mrpm); Crianas 20 a 30 mrpm; Bebs 30 a 60 mrpm Procedimentos para analise da Respirao: 1) Se possvel, estando a vtima consciente, colocar o brao da mesma cruzando a parte inferior do trax. Segurar o pulso da mesma enquanto se observa a respirao, como se estivesse a medir o pulso radial. 2) Aproximar a face ao rosto da vtima, olhando para o seu trax. Com o tacto da pele do seu rosto e com a sua audio tentar perceber o movimento da corrente de ar mobilizada pela respirao e com a viso tentar observar os movimentos de subida e descida do trax e/ou do abdmen. 3) Contar os movimentos respiratrios durante um minuto (usar um relgio com marcao de segundos). Ao mesmo tempo observar o carcter e o ritmo da respirao. 4) Anotar a frequncia respiratria, o carcter, o ritmo e a hora. Exemplo: Respirao normal, 16 mrpm, 10h50min. Em crianas muito pequenas, o movimento torcico menos evidente que nos adultos e, usualmente, ocorre prximo ao abdmen. A mo colocada levemente sobre a parte inferior do trax e superior do abdmen poder facilitar a contagem da actividade respiratria. Por causa do pequeno volume e da reduzida fora do fluxo de ar, a anlise da respirao em crianas tambm bastante complicada.

Pgina

/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

Respirao artificial o processo mecnico empregado para restabelecer a respirao que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardaca. A respirao artificial feita de trs modos: a) boca-a-boca b) boca-mscara c) por aparelhos (entubamento) A mscara de respirao indicada para preservar quem socorre do contgio de doenas. Procedimentos Os procedimentos so os seguintes: - deitar a vtima de costas sobre uma superfcie lisa e firme; - retirar da boca da vtima prteses (dentaduras, aparelhos de correo, se possvel) e restos de alimentos, desobstruindo as vias areas; - elevar com delicadeza o queixo da vtima, estabilizando a coluna cervical ( importante o cuidado com a medula e que a vtima no se movimente); - tapar as narinas com o polegar e o indicador e abrir a boca da vtima completamente; - a partir dai o socorrista dever respirar fundo, colocar sua boca sobre a boca da vtima (sem deixar nenhuma abertura) a soprar COM FORA por duas vezes seguidas , at encher os pulmes, que se elevaro; - afastar-se, tomar novamente ar e repetir a operao em mdia 12 vezes por minuto, de maneira uniforme e sem interrupo (ou seja, a cada 5 segundos a pessoa deve repetir a operao).

Pgina

/ Resumo 1 de CHSB / Prof. Ricardo Montes

You might also like