You are on page 1of 15

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA 29 de maio a 1 de junho de 2007, UFPE, Recife (PE) GT26: SOCIOLOGIA DA INFNCIA E JUVENTUDE

Karl Mannheim: Um Pioneiro Da Sociologia Da Juventude


Wivian Weller1 Universidade de Braslia, UnB wivian@unb.br Notas introdutrias Embora o nome de Karl Mannheim esteja fortemente associado Sociologia do Conhecimento, tambm podemos consider-lo um pioneiro da Sociologia da Juventude. Em seu primeiro trabalho sobre o tema o autor desenvolve o conceito de geraes, destacando que a posio comum daqueles nascidos em um mesmo tempo cronolgico no est dada pela possibilidade de presenciarem os mesmos acontecimentos ou vivenciarem experincias semelhantes, mas, sobretudo, de processarem esses acontecimentos ou experincias de forma semelhante. Outra contribuio relevante para a Sociologia da Juventude diz respeito aos estudos realizados no perodo de exlio na Inglaterra 2 . O presente trabalho apresenta as contribuies do autor e destaca sua atualidade e pertinncia para os estudos sobre as juventudes contemporneas em suas distintas interfaces de gnero, classe, raa/etnia, dentre outras. Para tanto, iniciaremos com uma breve discusso sobre sua obra e respectivas publicaes. Algumas consideraes sobre os escritos de Karl Mannheim De acordo com Bohnsack (1999), os escritos de Karl Mannheim podem ser divididos em trs fases, que no esto apenas relacionadas aos distintos contextos geogrficos ou pases em que o autor viveu, mas que apresentam produes diferentes. Na Hungria, Mannheim dedicou-se principalmente a temas literrios e filosficos. O perodo em que viveu na Alemanha (1920 a 1933) corresponde fase sociolgica-filosfica, abrangendo trabalhos conhecidos como O problema das geraes (1928) ou Ideologia e Utopia (1929), assim como outros trabalhos que Mannheim nunca publicou e que s chegaram ao conhecimento do pblico na dcada de 1980, com a organizao do livro Strukturen des Denkens (Structures of Thinking). J na Gr-Bretanha, Mannheim se dedicou a anlises

Doutora em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (2002). Professora adjunta da Faculdade de Educao e credenciada junto aos Programas de Ps-Graduao em Sociologia e Educao da Universidade de Braslia. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa em Educao e Polticas Pblicas: Gnero, Raa/Etnia e Juventude GERAJU. Para maiores detalhes sobre a biografia de Karl Mannheim cf. Weller, 2005; Boas, 2004.

2 poltico-pedaggicas relativas a temas emergentes naquela poca, fruto de seu trabalho na rea de Educao na London School of Economics and Political Science e de suas reflexes sobre a guerra e os desafios futuros3. Grande parte dos trabalhos relativos a esse perodo foram publicados postumamente, e, em alguns casos, os compilatores dos manuscritos se colocaram inclusive como co-autores de Mannheim 4 . Portanto, as leituras e crticas dos textos de Mannheim devem contemplar as distintas fases e contextos da produo do autor, observando-se o perodo em que determinado trabalho foi escrito e no apenas a data de sua publicao ou traduo. Ao mesmo tempo no sabemos se os escritos publicados postumamente teriam sido editados da forma como o foram se Mannheim estivesse vivo. Na introduo do livro Liberdade, poder e planificao democrtica, publicado na Inglaterra em 1951, Adolph Lwe escreve o seguinte: Se o autor tivesse vivido mais algum tempo, provvel que teria alterado e suplementado o texto em vrios sentidos (1972, p. 7).

O problema das geraes na perspectiva de Karl Mannheim Embora o conceito de geraes de Karl Mannheim represente, para muitos, a mais completa tentativa de explicao do tema (DOMINGUES, 2002, p. 69), o mesmo tem sido muitas vezes citado por se tratar de um clssico. Schffer (2003, p. 56) critica ainda o recorte realizado por alguns autores que se apropriam de algumas partes do artigo sobretudo a subdiviso do conceito de gerao de Mannheim, que mesmo representando uma parte importante do artigo, s faz sentido quando analisada no conjunto e a partir das leituras que levaram Mannheim a essa conceituao fina (FORQUIN, 2003) do conceito de geraes. Nesse sentido, faremos uma breve reconstruo do ensaio O problema das geraes (1928) da forma como nos foi apresentado pelo autor. O estado do problema5 Mannheim inicia seu artigo com uma reviso dos enfoques tericos sobre geraes. Nessa reviso ele compara a vertente positivista - predominante no pensamento liberal francs com o pensamento histrico-romntico alemo, alegando que o tema das geraes abordado por ambas correntes a partir de dois ngulos distintos. Os positivistas segundo o autor optaram por analisar o problema do ser-humano (Mensch-Seins) a partir da captao de dados quantitativos, enquanto que na corrente histrico-romntica se priorizava a abordagem qualitativa. Nessa corrente h uma recusa em se fazer contas matemticas,
3 4 5

Uma compilao da obra de Mannheim por ordem cronolgica foi organizada por Yncera, 1993, p. 245-253. Por exemplo em An introduction to the Sociology of Education que foi compilado por W.A.C. Stewart. Esse tpico compreende a primeira parte do ensaio que no se encontra publicada no Brasil. Para maiores detalhes cf. a verso inglesa (p. 276-286) ou espanhola (p. 147-193-204).

3 prioriza-se interiorizar o problema (cf. 193s/5096). Mannheim critica os positivistas alegando que para eles
La meta es comprender el cambio formal de las corrientes espirituales y sociales inmediatamente a partir de la esfera biolgica; aprehender la configuracin del progreso del gnero humano partiendo del sustrato vital la historia del espritu aparece en esa visin como se nicamente se hubieran estudiado las tablas cronolgicas. Despus de esas simplificaciones parece como si la dificultad del problema tan slo estribara en calcular el perodo medio de tiempo que tarda en ser sustituida la generacin anterior por la nueva en la vida pblica y, principalmente, en encontrar el punto de comienzo natural donde se procede a hacer, en el decurso histrico, un oportuno corte, para poder empezar a contar. La duracin de las generaciones se determina de forma diversa segn los casos. Algunos fijan la duracin del efecto de la generacin en quince aos (p. ej., Dromel), pero la mayora de los autores sostiene que dura treinta, fundamentndolo en la siguiente consideracin: los treinta primeros son aos de formacin; solo al alcanzar esa edad empieza el individuo medio a ser creativo, y cuando llega a los sesenta, el hombre deja la vida pblica (p. 195s/511s).

Mannheim no esconde sua preferncia pela abordagem histrico-romntica alem e destaca ainda que este um exemplo bastante claro de como a forma de se colocar uma questo pode variar de pas para pas, assim como de uma poca para outra7. Ao invs de associar as geraes a um conceito de tempo externalizado e mecanicista, pautado por um princpio de linearidade, o pensamento histrico-romntico alemo se esfora por buscar no problema geracional uma contraproposta diante da linearidade do fluxo temporal da histria: De esta manera, el problema generacional se transforma en el problema de la existencia de un tiempo interior no mensurable y que solo se puede comprender como algo puramente cualitativo, ou seja, esse tempo interno s pode ser apreendido subjetivamente e no objetivamente (p. 199/516). Mannheim destaca dois aspectos inovadores do pensamento de Dilthey e os toma como referncia: 1) A contraposio entre a mensurao quantitativa e a compreenso exclusivamente qualitativa do tempo interior de vivncia (erfassbarer innerer Erlebniszeit); 2) O fato de que no somente a sucesso de uma gerao que cobra um sentido mais profundo do que o meramente cronolgico, mas tambm o fenmeno da contemporaneidade ou simultaneidade (Gleichzeitigkeit). Essa noo de vnculo geracional como fruto das experincias vividas na contemporaneidade inspirada no conceito qualitativo de tempo de Dilthey, ser elaborada de forma ainda mais radical quando Mannheim recorre expresso cunhada por Pinder (um historiador da arte) de no-contemporaneidade dos contemporneos (Ungleichzeitigkeit des Gleichzeitigen) ou no simultaneidade do simultneo como Domingues preferiu traduzir (2002, p. 70). Com isso Mannheim chama a ateno para o fato de que diferentes grupos etrios vivenciam tempos interiores diferentes em um mesmo perodo cronolgico:
6

Optamos por citar as pginas de acordo com a traduo em espanhol seguido da indicao das pginas na verso original. Assim escreve Mannheim: La tesis de que la forma de plantear las cuestiones y los modos de pensar cambian con los pases, las pocas y las voluntades polticas dominantes, difcilmente puede encontrar una prueba mejor que la de confrontar las soluciones propuestas para ese problema en los distintos pases con las corrientes que dominan en cada uno de ellos (p. 198/514).

4 Cada uno vive con gente de su edad y con gente de edades distintas en una plenitud de posibilidades contemporneas. Para cada uno el mismo tiempo es un tiempo distinto; a saber: una poca distinta y propia de l, que slo comparte con sus coetneos (PINDER apud Mannheim, p. 200/517). Outra questo que Mannheim ir trabalhar, a partir das idias de Pinder, diz respeito ao problema da entelquia de uma mesma gerao, ou seja, de seus objetivos internos ou de suas metas ntimas (cf. p. 201/518), que esto relacionadas ao esprito do tempo (Zeitgeist) de uma determinada poca ou ainda sua desconstruo, uma vez que vrias geraes esto trabalhando simultaneamente na formao do que viria a ser o esprito do tempo (SCHFFER, 2003, p. 58s). Mannheim reconhece no apenas a riqueza das contribuies de Pinder, mas tambm as limitaes ou perigos do pensamento romntico, cujas fantasias especulativas oscilam entre um espiritualismo extremo e a tentativa de regulamentao dos positivistas (YNCERA, 1993, p. 155 trad. WW). Trata-se de um erro fatal seguir acreditando que s nos deparamos com um autntico problema geracional quando estamos em condies de demonstrar a existncia entre o ritmo de uma gerao e outra de um intervalo fixo e idntico a todas elas. Mannheim destaca ainda ser preciso abandonar o caminho da especulao imaginativa e levar em conta que o ritmo biolgico reage no elemento do acontecer social (p. 203s/521s: Der biologische Rhytmus wirkt sich im Elemente des sozialen Geschehen aus). A noo de no-contemporaneidade dos contemporneos e a entelquia geracional constituem, portanto, categorias centrais a partir das quais Mannheim ir desenvolver sua anlise sociolgica sobre o problema das geraes (SCHFFER, op cit.). O problema sociolgico das geraes Mannheim inicia a segunda parte de seu ensaio criticando a falta de unidade na anlise do problema das geraes, de pesquisas consistentes sobre o tema e a prevalncia de uma perspectiva esttica nas pesquisas sociolgicas sobre grupos humanos, para, em seguida, apresentar alguns conhecimentos relativos ao fenmeno das geraes (p. 204s/522-24). Buscando analisar a especificidade do convvio dos indivduos interligados pela unidade geracional (Generationseinheit), Mannheim chama a ateno para o fato de a unidade de uma gerao no consistir em uma adeso voltada para a criao de grupos concretos, preocupados em constituir uma coeso social, ainda que, ocasionalmente, algumas unidades geracionais possam vir a constituir grupos concretos, tais como os movimentos juvenis, entre os quais poderamos citar o movimento estudantil de 1968. Mas parte desses casos especficos, nos quais a conexo geracional (Generationszusammenhang) pode levar formao de um grupo concreto, o autor destaca

5 ser ela uma mera conexo, ou seja, casualmente os indivduos pertencem a ela, mas no se percebem como um grupo concreto (p. 206/524). Para Schffer (op cit, p. 59) a pergunta que se coloca ento a seguinte: qual a especificidade da entelquia geracional se a mesma no est associada a um grupo concreto? Se no a proximidade de um grupo (famlia, amigos, etc) nem a estrutura de uma organizao, quais elementos produziriam esse vnculo geracional? Mannheim responde a essas questes recorrendo a uma categoria social a princpio distinta, mas que apresenta semelhanas com a conexo geracional: a Klassenlage ou a situao de classe. Essa posio (Lagerung) se fundamenta pela presena de um ritmo biolgico na existncia humana (menschliches Dasein) e apresenta semelhanas com a situao de classe, na qual as condies socioeconmicas constituem uma base comum: La situacin de clase y la situacin generacional (la comunidad de pertenencia a aos de nacimiento prximos) tienen algo en comn, debido a la posicin especfica que ocupan en el mbito sociohistrico los indivduos afectados por ellas. Esa caracterstica comn consiste en que limitan a los individuos a determinado terreno de juego dentro del acontecer posible y que les sugieren as una modalidad especfica de vivencia y pensamiento, una modalida especfica de encajamiento en el proceso histrico (p. 209/528). No entanto, Mannheim chama a ateno para o fato de que o pertencimento a uma gerao no pode ser deduzido imediatamente das estruturas biolgicas: el problema sociolgico de las generaciones comienza donde se distingue la relevncia sociolgica de esos datos previos (ibid). A situao de classe e a situao geracional, apresentam aspectos similares devido posio especfica ocupada pelos indivduos no mbito sciohistrico. Mas essa posio gera uma modalidade especfica do viver e do pensar, da forma como os membros interferem no processo histrico, ou seja: uma tendncia inerente a cada posio e que s pode ser determinada a partir da prpria posio (ibid). A noo de situao geracional ampliada por meio de um exerccio analtico, no qual o autor aponta cinco aspectos que distinguem uma sociedade marcada por mudanas geracionais, tal como as sociedades em que vivemos, de uma sociedade utpica e imaginria: 1) A constante irrupo de novos portadores de cultura; 2) A sada constante dos antigos portadores de cultura; 3) A limitao temporal da participao de uma conexo geracional no processo histrico; 4) A necessidade de transmisso constante dos bens culturais acumulados; 5) O carter contnuo das mudanas geracionais (p. 211/530). Esses elementos caracterizam as geraes como processos dinmicos e interativos e apresentam caractersticas relevantes da teoria mannheimiana sobre as geraes (SCHFFER 2003, p. 60-63). A constante irrupo de novos portadores de cultura vista pelo autor como um fenmeno relevante para a vida social, pois so eles os responsveis pela vitalidade e dinamicidade das sociedades. Embora a sucesso de geraes implique em perdas de bem

6 culturais acumulados, Mannheim chama a ateno para os aspectos prticos dessas mudanas: La irrupcin de nuevos hombres [sic8] hace, ciertamente, que se pierdan bienes constantemente acumulados; pero crea inconscientemente la novedosa eleccin que se hace necesaria, la revisin en el dominio de lo que est disponible; nos ensea a olvidar lo que ya no sea til, a pretender lo que todava no se ha conquistado (p. 213/532). A sada dos antigos portadores de cultura tambm positiva na medida em que suscita a memria ou a recordao social, to importante quanto o esquecimento daquilo que deixou de ser significativo ou necessrio. Em relao memria, Mannheim destaca duas modalidades atravs das quais as vivncias passadas se fazem presentes. Por um lado, como modelos conscientes, orientadores das aes e condutas dos indivduos em sociedade; por outro, de forma inconscientemente comprimida, intensiva e virtual, ou seja: como uma espcie de ferramenta condensadora de todas essas experincias, perceptveis nas reaes trazidas tona atravs da recordao dessas experincias (por exemplo: a sentimentalidade) Essa segunda modalidade de memria das vivncias passadas remete a um aspecto importante da concepo sobre geraes de Mannheim, no qual o autor ressalta o conhecimento implcito acumulado, elaborando assim uma definio no-biolgica da velhice e das diferenas entre as velhas e novas geraes: Alguien es viejo, ante todo, cuando vive en el contexto de una experiencia especfica que l mismo obtuvo y que funciona como una preconfiguracin, por cuyo medio cualquier nueva experiencia recibe de antemano, y hasta cierto punto, la forma y el lugar que se le asignan. Por contra, en la nueva vida las fuerzas configuradoras se constituyen por primera vez; en ella, todava pueden ser asimiladas por s mismas las intenciones fundamentales de esa conocida impetuosidad que es propia de las situaciones nuevas (p. 214-15/534). O terceiro aspecto relativo limitao temporal da participao de uma conexo geracional no processo histrico analisa as caractersticas geradoras da posio geracional daqueles nascidos em um mesmo tempo cronolgico. De acordo com Mannheim no basta haver nascido em uma mesma poca, ser jovem, adulto ou velho nesse perodo. O que caracteriza uma posio comum daqueles nascidos em um mesmo tempo cronolgico a potencialidade ou possibilidade de presenciar os mesmos acontecimentos, de vivenciar experincias semelhantes, mas, sobretudo, de processar esses acontecimentos ou experincias de forma semelhante. Poderamos argumentar que os modernos meios de comunicao ampliaram as possibilidades de participao de jovens residentes em continentes distintos em um conjunto de acontecimentos e experincias semelhantes colocando-os em uma mesma posio geracional. No entanto, a identificao geracional comum implica em formas semelhantes de ordenao e estratificao dessas experincias.

As tradues inglesas, espanholas e portuguesas dos escritos de Mannheim adotaram em sua grande maioria o termo homem ao invs de indivduo ou ser humano para a palavra Mensch.

7 Ao discutir a necessidade de transmisso constante dos bens culturais acumulados Mannheim destaca o papel e o desafio das geraes mais velhas em relao s mais novas assim como das instituies de ensino: Es difcil conseguir una educacin y una enseanza adecuadas (en el sentido de la completa transmisin de los ejes de la vivencia que son necesarios para el saber activo), puesto que la problemtica vivencial de la juventud se plantea a un contrincante distinto al del maestro (p. 219/540). Em outras palavras, as dificuldades existentes entre professores e alunos esto relacionadas s orientaes ou vises de mundo distintas de cada gerao, como se os sedimentos mais profundos no pudessem ser desestabilizados (p. 219/540). A superao dessa tenso implica em uma interao e troca de papis: no slo educa el maestro al discpulo, sino que el discpulo educa tambin al maestro. Las generaciones estn en incesante interaccin (idem). Com base nesse ltimo exemplo relativo a interao necessria entre aqueles que ensinam e os que aprendem, Mannheim se ope idia de uma suposta dicotomia existente entre as velhas e as novas geraes e destaca o carter contnuo das mudanas geracionais assim como o papel ocupado pelas geraes intermedirias nesse processo: en el curso de ese equilibrio retroactivo no se enfrentan la generacin ms vieja y la ms joven, sino las generaciones intermedias, que estn ms prximas entre s. Son stas las que se influyen recprocamente (p. 220/540). Para Schffer (op cit) esse ltimo aspecto remete a uma segunda questo central da teoria mannheimiana sobre as geraes: por um lado ela destaca o conhecimento implcito acumulado e transmitido de gerao para gerao com suas devidas releituras e reinterpretaes; por outro, aponta para a necessidade de compreenso do problema das geraes como um processo dinmico. Nesse sentido, Mannheim se aproxima da idia simmeliana de interao, ou seja, da complexa interao existente entre distintos fatores constitutivos de geraes. Na seo seguinte do artigo o autor analisa as especificidades presentes na concepo de geraes. A diviso do conceito de gerao e sua especificao progressiva em POSIO GERACIONAL - CONEXO GERACIONAL - UNIDADE GERACIONAL, representam a parte mais conhecida e citada do artigo de Mannheim, ainda que as tradues realizadas para o portugus remetem a interpretaes distintas, sobretudo dos termos Generationslagerung9 e Generationszusammenhang10.
9

10

Optamos pela traduo realizada para o espanhol e que define Generationslagerung como posio geracional. Entre outras tradues encontramos as seguintes: status de gerao (ed. tica), locais geracionais (Domingues, 2002) situaes de gerao (Forquin, 2003). A traduo Generationszusammenhang como conexo geracional (realizada na verso espanhola do artigo) tambm nos pareceu mais prxima do original, embora a palavra Zusammenhang tambm remete idia de contexto. Entre outras tradues encontramos as seguintes: gerao enquanto realidade (ed. tica), gerao como realidade (E. RS), geraes como conjuntos de relao (Domingues, 2002) e conjuntos de gerao (Forquin, 2003).

8 O que define a POSIO GERACIONAL (Generationslagerung) no um estoque de experincias comuns (hnliche Erlebnisschichtungen), acumuladas de fato por um grupo de indivduos, mas a possibilidade ou potencialidade de poder vir a adquiri-las. Ou seja: na noo de Lagerung est implcita a idia na qual as condies para a vivncia de um conjunto de experincias comuns j esto dadas. Se os indivduos iro despertar essa potencialidade imanente um aspecto, que, depender, por sua vez, de outros fatores sociais: la posicin solo contiene posibilidades potenciales que pueden hacerse valer, ser reprimidas, o bien modificarse en su realizacin al resultar incluidas en otras fuerzas socialmente efectivas (p. 221/542). J a CONEXO GERACIONAL (Generationszusammenhang) apresenta caractersticas mais determinantes do que a posio geracional. Ela pressupe um vnculo concreto, algo que vai alm da simples presena circunscrita a uma determinada unidade temporal e histrico-social. Esse vnculo concreto Mannheim - em aluso a Heidegger define como uma participao no destino comum dessa unidade histrico-social: una conexin generacional se constituye por medio de la participacin, de los individuos que pertenecen a la misma posicin generacional, en el destino comn y en los contenidos conexivos que de algn modo forman parte de este (p. 225/547). Para a conexo geracional no basta participar apenas potencialmente de uma comunidade constituda em torno de experincias comuns: preciso estabelecer um vnculo de participao em uma prtica coletiva, seja ela concreta ou virtual. Mannheim recorre aqui fenomenologia social para analisar o convvio especfico (Miteinaderseins) e os vnculos existentes entre os indivduos pertencentes a uma mesma conexo geracional (cf. SCHFFER, 2003, p. 63s). Nesse sentido, a crtica de que Mannheim estaria realizando somente uma transposio da anlise de classe para a anlise sociolgica das geraes (MATTHES, 1985) no seria procedente segundo Schffer (op cit). Existiria ento uma conexo geracional unificada? Poderamos responder positivamente, mas Mannheim segue argumentando sobre a necessidade de definir melhor os termos. Para o autor tanto a juventude romntico-conservadora, como a juventude liberalracionalista, pertencem mesma conexo geracional, mas esto vinculadas a ela por UNIDADES GERACIONAIS distintas: Estas unidades generacionales se caracterizan no slo por significar diversas conexiones del acontecer vinculadas entre s en el seno de una dbil participacin en comn vivenciada por distintos individuos, sino tambin porque significan un modo de reaccionar unitario un agitarse juntos y un modo de configurar que estn conformados por un sentido semejante de los individuos que estn (en la medida en que lo estn) directamente vinculados a una determinada conexin generacional (p. 225/547). As unidades de gerao desenvolvem perspectivas, reaes e posies polticas diferentes em relao a um mesmo problema dado. O nascimento em um contexto social

9 idntico, mas em um perodo especfico faz surgirem diversidades nas aes dos sujeitos. Uma outra caracterstica a adoo ou criao de estilos de vida distintos pelos indivduos, mesmo vivendo em um mesmo meio social. Em outras palavras: a unidade geracional constitui uma adeso mais concreta em relao quela estabelecida pela conexo geracional. Mas a forma como grupos de uma mesma conexo geracional lidam com os fatos histricos vividos por sua gerao (por exemplo, a ditadura militar no Brasil), far surgir distintas unidades geracionais no mbito da mesma conexo geracional. Por exemplo, em relao aos jovens paulistanos da dcada de setenta do sculo passado, Silva (2003) destaca que os mesmos se encontravam diante de pelo menos duas opes, as quais poderamos exemplificar como duas unidades de gerao: Ela [a juventude] tinha como opes as manifestaes finais e ingnuas do que foi a conhecida jovem guarda, movimento musical brasiliero da metade final dos anos 1960, que teve como cones os cantores Roberto Carlos, Wanderlia, Martinha, Erasmo Carlos, Jerry Adriani, entre outros, que imitava um pouco o estilo de um rock meloso, conhecido como i-i-i, e no estilo de vestir soava rebelde, sem contudo chocar as famlias de classe mdia ... Outra opo era a cultura hippie que se espalhava nas grandes cidades, atravs do vesturio natural, colorido e despojado, dos longos cabelos para homens e mulheres, das bijuterias em profuso, da msica pop e roci and roll, das drogas e da contracultura que, no necessariamente fazia parte do pacote (op cit, p. 44). As unidades de gerao podem ser vistas como o elemento que mais se aproxima dos grupos concretos. No entanto, o interesse de Mannheim no reside sobre o grupo, mas sobre las tendencias formativas y las intenciones vinculantes bsicas que stos llevan incorporadas, y en que, por medio de ellos, se vincula uno con las voluntades colectivas (p. 224/545). Nesse sentido, uma unidade de gerao no constituda por um grupo concreto, tampouco pelos contedos transmitidos atravs de expresses verbais ou corporais ou por meio de algum produto artstico produzido, por exemplo, por jovens pertencentes ao movimento hip hop (cf. WELLER, 2003). Uma unidade de gerao se caracteriza pelas intenes primrias documentadas nas aes e expresses desses grupos. Essas intenes primrias ou tendncias formativas s podero ser analisadas a partir de um grupo concreto porque elas so constitudas nesse contexto. Contudo, as intenes primrias, no se reduzem ao grupo e aos atores, que, por sua vez, no se reduzem ao status de membros de um grupo concreto mas ao de atores coletivos envolvidos em um processo de constituio de geraes. A composio de geraes , portanto, um processo sociogentico contnuo, no qual esto envolvidos, tanto grupos concretos, como a experincia adquirida em contextos comunicativos, entre outros, aqueles disponibilizados pelos meios de comunicao (SCHFFER, 2003, p. 66s). O processo de constituio de geraes na perspectiva de Mannheim tampouco algo especfico das camadas altas intelectualizadas ou de grupos universitrios como interpretado por Marialice Foracchi. Segundo a autora:

10 A anlise de Mannheim sobre o problema das geraes apresenta algumas implicaes que convm explicitar. Preocupado em propor a noo de gerao em moldes que no fssem formais e estticos, mas essencialmente histricos, sse autor nivela, tericamente, esta noo, sua concepo de intelligentzia. Tal nivelamento terico assenta sbre alguns pressupostos bsicos dos quais possvel destacar: a) os membros de uma gerao jovem pois esta que se refere o autor so os agentes humanos potenciais da intelligentzia; b) sua atuao no plano histrico e social reproduz a dimenso criativa da atuao da intelligentzia qual, na concepo de Mannheim, cabe considervel parcela no processo de criao histrica e inovao cultural. Fica implcito, por conseguinte, que esta atuao de gerao mediatizada pela formao universitria, abrangendo to-smente a parcela dos estratos sociais para os quais est socialmente assegurada tal possibilidade. Por outras palavras, compreende apenas a juventude das camadas altas e favorecidas. A busca de historicidade, no conceito, revelou-se comprometedora do seu rigor e da sua amplitude sistemtica (1972, p. 22 grifos nossos). A concepo de intelligentsia de Mannheim (entre outros: 2001, p. 69-139) e as possveis incompreenses resultantes das tradues do conceito de intelectualidade independente mereceria um estudo especfico e extrapola objetivos desse artigo. Em relao ao conceito de geraes permanece a impresso de que Foracchi dedicou pouca ateno primeira parte do artigo, na qual Mannheim critica tanto a vertente positivista francesa como a corrente histrico-romntica alem. A seo do artigo sobre as caractersticas bsicas da posio geracional, com nfase para a dinamicidade existente no processo de constituio de geraes assim como de interpretao e transmisso cultural realizado pelas geraes, tampouco destacada pela autora. Ao atribuir um recorte de classe perspectiva mannheimiana sobre as geraes, segundo o qual apenas as juventudes das camadas favorecidas com formao universitria estariam subentendidas, Foracchi parece acreditar que o processo de criao histrica e de inovao cultural adquirido pelos jovens apenas pelo caminho da educao formal, sobretudo da educao superior. Com base nas pesquisas por ns realizadas podemos afirmar que as foras mobilizadoras e constitutivas das referncias histricas e culturais de uma gerao, independem da formao acadmica. Atualmente, muitos jovens desempenham um papel de liderana no mbito dos movimentos geracionais contemporneos e so vistos como intelectuais orgnicos em aluso a Gramsci, uma vez que no encontram no ensino superior. O funk e o hip hop podem ser citados como exemplo de movimentos geracionais/juvenis no mediatizados pela formao acadmica de seus precursores, os quais passaram a ocupar um espao relevante no processo de constituio de geraes nos anos noventa do sculo passado, persistindo at o presente (cf. WELLER, 2003; DAYRELL, 2005). O movimento estudantil no representou o nico elemento do processo constitutivo da gerao 1968, assim como os movimentos funk e hip hop no so os nicos referenciais na formao das geraes contemporneas. Atualmente, no possvel afirmar que as novas

11 geraes encontram sobretudo nos movimentos esttico-culturais uma forma de interpretao, transmisso ou mesmo omisso dos valores culturais das geraes passadas. Tampouco podemos concluir que as discusses travadas no mbito das escolas ou das universidades exercem pouca influncia sobre as vises de mundo das juventudes nesse incio de sculo. Existe uma lacuna no que diz respeito aos estudos sobre as juventudes contemporneas no ensino mdio e superior, sobre juventudes com seus recortes especficos de gnero, raa/etnia, vnculos regionais, religiosos, polticos, dentre outros, capazes de responder questes relativas s supostas diferenas entre as juventudes das dcadas de sessenta e os jovens de hoje11. Mannheim afirma haver existido polaridades no mbito das unidades geracionais, responsveis pela mudana ou substituio dos polos dominantes entre um e outro perodo desde sempre: No es que en los aos treinta surgiera una nueva generacin que, de repente, volvi a ser liberal-racionalista, sino que los jvenes que estaban en la lnea liberal-romntica consiguieron entonces, por primera vez, reformar con arreglo a su propia generacin la tradicin de la que procedan. Las polaridades bsicas estuvieron siempre ah. Pero la posibilidad de formacin creativa se produjo una vez a favor del polo romnticoconservador y otra a favor del liberal-racionalista (p. 235/559). Talvez esteja faltando s juventudes universitrias do presente novas possibilidades de formao ou de recriao de suas formas de organizao. O momento parece mais propcio s manifestaes juvenis voltadas para aspectos culturais e identitrios ou para questes ambientais. Contudo, faz-se necessrio ampliar os estudos comparativos sobre distintas geraes em um mesmo perodo cronolgico assim como sobre geraes em tempos histricos distintos para uma melhor compreenso das polaridades existentes bem como dos aspectos polticos, sociais e econmicos formadores dessas polaridades. Breves consideraes sobre a atualidade do conceito de geraes de Mannheim Vrios autores e pesquisadores no campo dos estudos sobre juventude destacam a atualidade e pertinncia do conceito de geraes e sua compreenso sobre o que constitui
uma gerao (FORACCHI, 1972; SOUSA, 2006). Dentre outros, destacamos ainda os

seguintes aspectos: 1. O conceito de geraes de Mannheim e sua acurada elaborao sobre a posio, a conexo e a unidade geracional rompem, por um lado, com a idia de uma unidade de gerao concreta e coesa. Nos instiga, por outro, a centrarmos nossas anlises nas intenes primrias documentadas nas aes e expresses de determinados grupos, ao invs de buscarmos caracterizar suas especificidades enquanto grupo. Perguntar-se pelos
11

A recente publicao organizada por Abramo & Branco (2005) de Retratos da juventude brasileira representa um avano nessa direo. No entanto, preciso ampliar o nmero de estudos comparativos e pesquisas qualitativas sobre os aspectos acima discutidos.

12 motivos das aes desses atores coletivos envolvidos em um processo de constituio de geraes, implica ainda em uma anlise da conjuntura histrica, poltica e social com base em uma perspectiva que poderamos denominar como sendo de nvel macro, bem como do conhecimento adquirido pelos atores nos espaos sociais de experincias conjuntivas, e que poderamos denominar como sendo uma anlise micro. 2. A partir de uma questo concreta o problema das geraes Mannheim prope um caminho terico-metodolgico a ser percorrido pelos pesquisadores, os quais no deveriam optar somente por uma ou outra corrente sociolgica de anlise, mas buscar esgotar as possibilidades de interpretao de um determinado tema. Em um outro artigo Beitrge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation (Contribuies para a teoria da interpretao das vises de mundo) escrito originalmente em 1921/22, Mannheim apresenta um mtodo voltado para a anlise das vises de mundo e das experincias atericas desses atores, denominado mtodo documentrio de interpretao (WELLER et al. 2002). Ao trazer como proposta metodolgica uma anlise documentria dessas experincias atericas, o autor nos faz repensar o processo e o tratamento dado interpretao sociolgica (WELLER, 2005). Sendo assim, a atualidade da anlise mannheimiana das geraes, reside, por um lado, na elaborao de uma perspectiva multidimensional de anlise das relaes sociais e geracionais. Por outro, Mannheim nos convida a repensar a construo de instrumentos analticos capazes de mapear e dar forma singularidade de experincias concretas, que carecem de uma anlise terica. Em outras palavras, sua perspectiva no representa apenas uma contribuio terica para os estudos sobre juventude e geraes, mas tambm uma proposta terico-metodolgica de pesquisa, capaz de superar as dimenses binrias presentes em algumas correntes terico-metodolgicas.

O problema da juventude na sociedade moderna


A juventude no progressista nem conservadora por natureza, mas, em funo de uma fora dormitante que sobre ela reside, est pronta para tudo o que h de novo (Mannheim, 1952 , p. 62 trad. WW).

Outra contribuio relevante e ao mesmo tempo controversa no mbito da Sociologia da Juventude diz respeito aos estudos realizados no perodo de exlio na Inglaterra, nos quais o autor analisou o comportamento da juventude na ascenso do nazismo e durante a segunda guerra mundial. Na tentativa de apresentar possveis alternativas para a superao de regimes autoritrios Mannheim destaca a importncia de uma concepo mais ampla da escola e de suas tarefas, argumentando que as novas geraes devem ter acesso a uma educao e formao poltica que transforme esses jovens em agentes promotores da

13 mudana social necessria para a consolidao de sociedades democrticas12. As posies tericas assumidas por Mannheim na ltima e difcil fase de sua vida, sobretudo os problemas concernentes a sua concepo de planejamento e de democracia planejada, foram alvo de duras crticas, que levaram, por assim dizer, a uma rejeio de sua obra como um todo se levarmos em considerao as poucas referncias existentes ao autor em forma de artigos, livros, dissertaes e teses13. Uma anlise da produo desse perodo merece um estudo parte e extrapola os objetivos aqui propostos 14 . Faremos apenas algumas consideraes sobre o texto O problema da juventude na sociedade moderna publicado no livro Diagnstico do nosso tempo (1961 [1952a15]). Nas pginas iniciais Mannheim esclarece que o livro rene uma coletnea de conferncias escritas e proferidas para grupos de estudantes e pesquisadores durante a segunda guerra que desejavam saber o que o socilogo tinha a dizer a respeito de determinadas manifestaes [Zeiterscheinungen] (1952a, p. 5). Destaca ainda que em tempos normais teria optado por uma forma mais sistemtica e acadmica, mas que se fizesse uma reviso dos textos talvez perdesse a oportunidade de apresentar uma contribuio, ainda que pequena emergentes16 naquele momento. Mannheim discute o significado da juventude na sociedade e o papel que a mesma desenvolve ou deveria desenvolver. Destaca a importncia de compreendermos a juventude levando em considerao o contexto histrico, poltico e social no qual ela est inserida e de percebermos a relao entre juventude e sociedade em termos de reciprocidade (1961, p. 36). Diferente das sociedades estticas o autor defende que as sociedades dinmicas que querem dar uma nova sada, qualquer que seja sua filosofia social ou poltica (id., p. 39) devem faz-lo levando em considerao as futuras geraes: Na medida em que existe o desejo de adotar uma nova orientao, isso ter de fazerse atravs da juventude. As geraes mais velhas ou intermedirias podem ser capazes de prever a natureza das mudanas futuras e sua imaginao criadora pode ser empregada para formular novas polticas; mas a nova vida ser vivida apenas pelas geraes mais jovens. Estas vivero os novos valores que os velhos professam somente em teoria. Sendo assim, a funo da juventude a de um agente revitalizador. Trata-se de uma espcie de reserva que se revela apenas se tal revitalizao for desejada (1976, p. 92-93). ... aos problemas

12

13

14 15 16

Vide o captulo A educao como trabalho de base no livro Liberdade, poder e planificao democrtica (Mannheim, 1972, p. 317-339). Em uma busca ao banco de dissertaes e teses da CAPES encontramos pouqussimos trabalhos sobre Karl Mannheim, entre outros, uma dissertao de mestrado intitulada A gnese e a compreenso do objeto cultural em Karl Mannheim, defendida em 1999 na UNICAMP por Vicente de Paula Gomes. Para maiores informaes sobre os trabalhos de Mannheim produzidos nesse perodo cf. BORIS, 1971. Ano da edio em alemo qual tambm estamos nos reportando. A primeira edio em ingls de 1943. Na edio em alemo foi utilizado o termo brennende Probleme que em uma traduo literal corresponderia a problemas que estavam queimando ou ateando fogo. O tradutor da verso para o portugus traduziu como apaixonantes problemas do momento (1961, p. IX). irnico pensar que um judeu exilado fosse se reportar segunda guerra como um problema apaixonante.

14 Embora Mannheim reconhea a importncia da juventude como agente revitalizador da sociedade, percebe-se uma mudana em relao ao papel que Mannheim atribua s geraes no artigo discutido anteriormente e que remonta a fase em que Mannheim viveu na Alemanha e em seu texto sobre a funo das novas geraes. Sparschuh (2000, p. 239) salienta que em sua concepo de democracia planejada e do papel a ser assumido pela juventude nesse processo ou seja, como fora desbravadora de uma democracia militante (1961, p. 54) , Mannheim estaria mais prximo das idias de Marx do que em seus trabalhos escritos nos anos 1920, nos quais o autor se posicionou de forma crtica diante das abordagens marxistas. Nessa fase Mannheim assim como Marx , passa a defender uma maior interveno e controle das instituies pblicas por parte do Estado, de forma a garantir a democratizao da cultura e a educao das novas geraes: As massas sem educao e conhecimento so hoje um perigo maior para a manuteno da ordem do que as classes com uma orientao consciente e projetos de futuro sensatos (MANNHEIM, 1952, p. 73 trad. WW). Bibliografia
ABRAMO, H.; BRANCO, P. P. M. (2005): Retratos da juventude brasileira. Anlises de uma pesquisa nacional. So Paulo: Perseu Abramo. BAS, G. K. V. (2004): Karl Mannheim: conciliao e humanismo. In: Monica Grin; Nelson H. Vieira. (org.). Experincia cultural judaica no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, p. 101-131. BOHNSACK, R. (1999): Karl Mannheim. Conferncia de abertura do seminrio de leitura sobre Karl Mannheim. Universidade Livre de Berlim, semestre de inverno 1999/2000 (mimeo). BOHNSACK, R.; SCHFFER, B. (2002): Generation als konjunktiver Erfahrungsraum. Eine empirische Analyse generationsspezifischer Medienpraxiskulturen. In: Burkart, Gnter; Wolf, Jrgen (orgs.). Lebenszeiten. Erkundungen zur Soziologie der Generationen. Opladen: Leske + Budrich, p. 249-273. BORIS, D. (1971): Krise und Planung. Die politische Soziologie im Sptwerk Karl Mannheims. Stuttgart: J. B. Metzler BUDE, H. (2000): Die biographische Relevanz der Generation. In: Kohli, Martin; Szydlik, Marc (orgs.). Generationen in Familie und Gesellschaft. Opladen: Leske + Budrich, p. 19-35. BREITSAMER, J. (1976): Ein Versuch zum Problem der Generationen. KZfSS - Klner Zeitschrift fr Soziologie und Sozialpsychologie. Ano 28, n 3, p. 451-478. DAYRELL, J. (2005): A msica entra em cena: o rap e o funk na socializao da juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG. DOMINGUES, J. M. (2002): Geraes, modernidade e subjetividade coletiva. Tempo Social. So Paulo, v. 14, n. 1, p. 67-89, maio de 2002. FERNANDES, F. (1970): A concepo de cincia poltica de Karl Mannheim. In: ____. Elementos de sociologia terica. So Paulo: Companhia Editora Nacional & EDUSP, p. 223-291. FORACCHI, M. M. A juventude na sociedade moderna. So Paulo: Pioneira, 1972. FORQUIN, J.-C. (2003): Relaes entre geraes e processos educativos: transmisses e transformaes. Comunicao apresentada no Congresso Internacional Co-Educao de Geraes. So Paulo, SESC, outubro de 2003. Disponvel em: http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/ conferencias/83.rtf [acesso em 22/06/2005]. MANNHEIM, K. (1980): Strukturen des Denkens. Frankfurt/M.: Suhrkamp [ingls: (1982) Structures of thinking. Collected Works Volume Ten. London: Routledge & Kegan Paul]. MANNHEIM, K. (1964): Das Problem der Generationen. In: ___. Wissenssoziologie. Neuwied: Luchterhand, p. 509-565 [outras verses: The problem of Generations. In: ___. Essays on the

15
Sociology of Knowledge. London: Routledge & Kegan Paul, 1952, p. 276-322; O problema das geraes. In: ___. Sociologia do conhecimento. Vol. II. Porto: RES-Editora, p. 115-176; El problema de las generaciones. REIS - Revista espaola de investigaciones sociolgicas, n. 62, p. 193-242, abr/jun. 1993]. MANNHEIM, K. (1952): Diagnose unserer Zeit. Gedanken eines Soziologen. Frankfurt/M.: Bchergilde Gutenberg, 1952a. FORACCHI, Marialice M. (org.) (1982): Karl Mannheim. So Paulo: tica. MANNHEIM, K. (1961): Diagnstico de nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar. MANNHEIM, K. (1972): Liberdade, poder e planificao democrtica. So Paulo: Mestre Jou. MANNHEIM, K. (1976): Funes das geraes novas. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educao e Sociedade. So Paulo: Companhia Editora Nacional, p. 91-97. MANNHEIM, K. (2001): O problema da intelligentsia: um estudo de seu papel no passado e no presente. In: _____.Sociologia da cultura. 2 edio. So Paulo: Perspectiva, p. 69-139. MATTHES, J. (1985): Karl Mannheims Das Problem der Generationen, neu gelesen. Zeitschrift fr Soziologie. Ano 14, n. 5, p. 363-372. ROS, S. C. (1993): Notas para uma lectura actualizada de Ideologia y utopa. REIS - Revista espaola de investigacines sociolgicas, n. 62, p. 123-132, abr/jun. 1993. SCHFFER, B. (2003): Generationen Medien Generationenvergleich. Opladen: Leske + Budrich. Bildung: Medienpraxiskulturen im

SILVA, E. M. (2003): A violncia diletante: um estudo sobre as brigas juvenis no contexto do lazer. Tese de Doutorado em Cincias Sociais. So Paulo: PUC/SP. SOUSA, J. T. P. de (2006). Apresentao do Dossi. A sociedade vista pelas geraes. Poltica & Sociedade, n. 8, p. 9-29, 2006. SPARSCHUH, V. Der Generationsauftrag bewusstes Erbe oder implizites Wissen?: Karl Mannheims Aufsatz zum Problem der Generationen im Kontext seines Lebenswerkes. Sociologia Internationalis, v. 38, n. 2, p. 219-243, 2000. YNCERA, I. S. (1993): Crisis y orientacin. Apuntes sobre el pensamiento de Karl Mannheim. REIS, n. 62, p. 17-43, abr/jun. 1993. YNCERA, I. S. (1993): La sociologa ante el problema generacional. Anotaciones al trabajo de Karl Mannheim. REIS, n. 62, p. 147-192, abr/jun. 1993. YNCERA, I. S. (1993) La obra de Karl Mannheim. Una compilacin actualizada de sus escritos ms relevantes. REIS, n. 62, p. 245-253, abr/jun. 1993. WELLER, W. et al. Karl Mannheim e o mtodo documentrio de interpretao: Uma forma de anlise das vises de mundo. Sociedade e Estado. Braslia, v. XVII, n. 02 [Inovaes no Campo da Metodologia das Cincias Sociais], p. 375-396, jul./dez. 2002. WELLER, W. A contribuio de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos tericos e metodolgicos. Sociologias, v. 7, n. 13, p. 260-300, jan./abr. 2005. WELLER, W. HipHop in So Paulo und Berlin: sthetische Praxis und Ausgrenzungserfahrungen junger Schwarzen und Migranten. Opladen: Leske + Budrich, 2003.

You might also like