You are on page 1of 12

D5: interpretar texto com auxlio grfico diverso.

1- Leia o texto abaixo.


Ligao covalente.

Se aproximarmos dois tomos de forte eletronegatividade, um no ter fora para capturar o eltron do outro permanentemente. Ele captura o eltron mas o outro consegue captur-lo de volta e, alm de retom-lo, captura um eltron do outro. Esse jogo fica se repetindo fazendo com que o par de eltrons (um de cada tomo) fique orbitando pelos dois tomos. importante perceber que nesse caso no h formao de ons. Esse tipo de ligao, onde no h transferncia definitiva de eltrons, e sim compartilhamento do par, designada ligao covalente.

A ligao covalente de acordo o texto : A. Eltrons livre. B. Compartilhamento de eltrons. C. Eltrons soltos no espao. D. Ligao forte entre os tomos. A. Compartilhamento de eltrons.

2- Leia o texto abaixo. pH

pH o smbolo para a grandeza fsico-qumica potencial hidrogeninico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo aquosa. Uma substancia que tem pH 7 : A. Neutra. B. cida. C. Bsica. D. Solvel. A. Neutra. 3- Leia o texto abaixo.
Geometria molecular

O que rege a geometria molecular a teoria da repulso dos pares de eltrons.

No que difere as molculas acima: A. A ligao qumica. B. O ngulo das ligaes. C. Os tomos das molculas. D. Funes hidrogenadas. B. O ngulo das ligaes.

4- molcula de gua, H2O, pode-se adicionar o prton H+, produzindo o on hidrnio H3O+.

No hidrnio, quantos pares de eltrons pertencem, no total, tanto ao hidrognio quanto ao oxignio? A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. Resposta: C) 5- (Enem-MEC) O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala a seguir apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25C. Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela a seguir.:

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100mL e adicionou gua at completar 200mL de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo: A) valores inferiores a 1,0 B) valores entre 5 e 7 C) valores entre 5 e 3 D) os mesmos valores.
Resposta: B)

6- A PREDNISONA um glicocorticide sinttico de potente ao antireumtica, antiinflamatria e antialrgica, cujo uso, como de qualquer outro derivado da cortisona, requer uma srie de precaues em funo dos efeitos colaterais que pode causar. Os pacientes submetidos a esse tratamento devem

ser periodicamente monitorados, e a relao entre o benefcio e reaes adversas deve ser um fator preponderante na sua indicao.

Com base na frmula estrutural apresentada anteriormente, qual o nmero de tomos de carbono tercirios que ocorrem em cada molcula da prednisona? A) 3 B) 4 C) 5 D) 6
Resposta: C)

7- A tabela abaixo mostra algumas substncias orgnicas e suas respectivas temperaturas de ebulio. Com base nisso, responda a questo abaixo. Substncia Propano Metoximetano Etanal Etanol Frmula CH3CH2CH3 CH3 O CH3 CH3CHO CH3CH2OH Massa Molar 44 46 44 46 Temperatura de ebulio - 45C - 25C + 20C + 78C

Quais das substncias apresentam o maior e menor ponto de ebulio? A) Propano e Etanol B) Etanol e Propano C) Metoximetano e Etanal D)Etanal e Propano Resposta: letra b

8- As figuras abaixo representam, esquematicamente estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

(I) (II) Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente, A) cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. B) cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. C) dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. D) ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio. Resposta: Letra d

(III)

9- Na figura, est representado um tubo de ensaio que contm vinagre, ligado, por uma mangueira, a um bquer, que contm uma soluo diluda de hidrxido de sdio, qual foram adicionadas gotas do indicador fenolftalena, o que resultou numa soluo de cor de rosa:

Aps a adio de bicarbonato de sdio slido, NaHCO 3 (s), ao tubo de ensaio, observou-se que: No lquido contido no tubo de ensaio, formaram-se bolhas de um gs, que se transferiu para o beque; Progressivamente, a soluo contida no bquer se descoloriu, at se tornar incolor. Qual a alternativa cuja concluso no compatvel com essas observaes? A) A cor rosa da soluo do bquer indica que ela est bsica B) A descolorao da soluo do bquer causada pelo vinagre. C) A descolorao da soluo do bquer indica um abaixamento da pH do meio. D) As bolhas formadas no tubo de ensaio so de gs carbnico. Resposta: Letra b 10- O lanosterol um intermedirio na biossntese do colesterol, um importante precursor de hormnios humanos e constituinte vital de membranas celulares. Os nmeros de carbono tercirios e quaternrios com hibridizao sp3 e o nmero de eltrons existentes na molcula do lanosterol so, respectivamente: A) B) C) D) 2, 4 e 2 2, 4 e 4 3, 3 e 2 3, 4 e 2

Resposta: Letra a 11- O modelo abaixo serve para representar as ligaes covalentes na

molcula de:

Dados: H (Z = 1); N (Z = 7); O (Z = 8); F (Z = 9). A) HF. B) N2. C) O2. D) F2.

Resposta: Letra b

12- A constante de dissociao dos cidos em gua (Ka) indica a fora relativa

dos cidos. De acordo com a tabela abaixo responda a questo.

cidos H2S HNO2 H2CO3 CH3COOH C6H5COOH

Ka (a 25C) 1,0 x 10-7 6,0 x 10-6 4,4 x 10-7 1,8 x 10-5 6,6 x 10-5

Qual o cido mais forte? A) H2S B) HNO2 C) H2CO3 D) C6H5COOH Resposta: letra d

13- As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar respectivamente: A) Cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. B) Cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. C) Dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. D) Ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono.

Resposta: Letra D

14- O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25 C.

Suco de

saliv

gua pura

Clara de ovo

Sabo

Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela abaixo: Aluno Carlos Gustavo Simone Valria Valor de pH 4,5 5,5 5,0 6,0

Paulo Wagner Renata Rodrigo Augusta Eliane

4,5 5,0 5,0 5,5 5,0 5,5

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100 mL e adicionou gua at completar 200 mL de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo: A) Valores inferiores a 1,0. B) Os mesmos valores. C) Valores entre 5 e 7. D) valores entre 5 e 3.

Resposta: Letra C

15- Propriedades de algumas substncias: Ponto de Fuso (C) - 23,0 113,5 0,0 Solubilidade (g/100 cm3) a 25 C Em gua 0 0,03 Em CCl4 2,90 0 Densidade (g/ cm3) a 25 C 1,59 4,93 1,00

Substncia

CCl4 Iodo gua

A 25 C, 3,00 g de iodo, 70 cm 3 de gua e 50 cm3 de CCl4, so colocados em um funil de separao. Aps agitao e repouso, qual dos esquemas abaixo deve representar a situao final?

Resposta: Letra B

16- Leia o trecho a seguir: Hoje so conhecidos compostos que no obedecem regra do octeto. Em alguns casos as ligaes se completam com menos de 8 eltrons. Em outros casos, as ligaes perfazem mais que 8 eltrons

De acordo com o texto e observando a molcula de PCl5, pode-se dizer que ela possui: A) Octeto completo. B) Mais de 8 eltrons na camada de valncia.

C) Menos de 8 eltrons na camada de valncia. D) Octeto incompleto. Resposta: B

17- Leia o trecho a seguir: Em agricultura, o conhecimento do pH do solo de grande importncia. No Brasil, predominam os solos cidos, com pH variando entre 4,5 e 5,9.

Segundo o texto e a escala de pH, um solo neutro, um solo bsico e um solo cido tem, respectivamente, pH de: A) 7,0; 7,2; 7,1. B) 5,0; 10,0; 1,0. C) 10,0; 4,0; 5,9. D) 7,0; 11,0; 3,5. Resposta: D

18- Observe a figura abaixo:

A hibridizao das ligaes C H :

A) s-sp B) sp C) sp D) sp Resposta: A

19-Observe o esquema abaixo:


1 Slid o 2 Lquid o 4 3 Gs ou vapor

Diga qual processo est indicando cada numerao: a) 1-fuso, 2-vaporizao, 3-solidificao, 4-sublimao, 5-liquefao. b) 1-solidificao, 2-fuso, 3-liquefao, 4-vaporizao, 5-sublimao. c) 1-fuso, 2-solidificao, 3-vaporizao, 4-liquefao, 5-sublimao. d) 1- solidificao, 2- liquefao, 3-fuso, 4-vaporizao, 5- sublimao.

20-As fases de agregao para as substncias listadas na tabela abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30C , so, respectivamente: Materiais Mercrio Amnia Benzeno Naftaleno Ponto de fuso (C) (1 Ponto de ebulio (C) (1 atm) atm) -38,87 -77,7 5,5 80,0 356,9 -33,4 80,1 217,0

a) Slido, lquido, gasoso e lquido. b) Lquido, slido, lquido e gasoso. c) Lquido, gasoso, lquido e slido. d) Gasoso, lquido, gasoso e slido.
21-As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

II

III

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente,


a) Cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. b) Dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. c) Ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono. d) Ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio.

You might also like