You are on page 1of 1

1.

TCNICA DE RELAXAMENTO

uma tcnica que, atravs da focalizao mental centrada num parmetro fisiolgico (tnus muscular, tnus vaso-motor, respirao), que se pretende controlar, permite que, em seguida, se actue sobre o processo mental. Visa, com determinados procedimentos teraputicos obter uma descontraco muscular que pode levar a mudanas psicolgicas. Os exerccios aconselhados aproximam-se das tcnicas meditativas (METZGER, C. [et al.], 2002).

1.1 TCNICA DE JACOBSON

Esta tcnica procura focalizar a ateno do indivduo, com a ajuda de exerccios progressivos sobre a contraco e a descontraco muscular dos diferentes grupos musculares. Ao fim de algumas sesses, sob o controlo do terapeuta e, tambm, de prtica sozinho, consegue atingir um relaxamento com imobilidade total. Em seguida treina-se no relaxamento diferencial durante as suas actividades dirias, o que consiste em utilizar o mnimo de contraco muscular necessria realizao de um determinado gesto, relaxando os msculos no utilizados. Este procedimento acaba por se tornar automtico. Trata-se, portanto, de uma tcnica em que o terapeuta desempenha apenas o papel de monitor (METZGER, C. [et al.], 2002).

1.2 TREINO AUTOGNICO DE SCHULTZ

Indicado em doentes com dor sem psicopatologia evidente, o treino autognico um treino para a descontraco muscular por sugesto verbal. As sesses tm lugar num ambiente calmo, com o doente confortavelmente instalado. Pede-se-lhe que descontraia e depois que tente sentir um membro pesado. O treino em seguida, ser feito sozinho. Depois, o doente aprende a controlar a respirao, o tnus vaso-motor e a frequncia cardaca. Com o hbito, ser suficiente um pequeno esforo de concentrao para atingir o estado de relaxamento. O treino autognico pode ser praticado com fins comportamentais, para reduzir a dor (METZGER, C. [et al.], 2002).

BIBLIOGRAFIA

METZGER, C. [et al.]. Cuidados de enfermagem e dor: Avaliao da dor, Modalidades de Tratamento e Psicologia do doente. Loures: Lusocincia, 2002.

You might also like