You are on page 1of 10

JOGO DE COMPUTADOR E COORDENADAS GEOGRFICAS: UMA RELAO POSSVEL PARA O APRENDIZADO DE GEOGRAFIA

BRBARA GONALVES CARRIJO1; LUCIANO CARLOS R. SILVA2 & VALERI CARDOSO MACHADO INABA3 RESUMO
Este projeto de iniciao cientfica (PIBIC-Jr) realizado no Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos trata de uma pesquisa interdisciplinar entre Geografia e Informtica. Seu maior objetivo a busca pela melhoria do processo ensino-aprendizagem do contedo de Geografia Coordenadas Geogrficas. Para tanto, foi desenvolvido um software que simula um jogo de coordenadas geogrficas para que o professor de Geografia do Ensino Fundamental e Mdio possa contribuir para o aprendizado do aluno de maneira ldica, melhorando a qualidade da aprendizagem e tornando esse processo mais agradvel e prazeroso para os estudantes (CASTROGIOVANNI, 2007). Acredita-se que o jogo, quando utilizado para fins pedaggicos, pode propiciar aos alunos maiores atraes no que tange as disciplinas especficas e a escola de forma geral. Sendo assim, foi criado um jogo de computador para que os alunos joguem de maneira individual, obtendo pontuaes a cada acerto. Para cada ponto de coordenada geogrfica estabelecido no software foram criadas trs dicas para que o aluno possa descobrir a localidade e consequentemente sua coordenada geogrfica. O objetivo de fornecer as dicas para cada ponto de aumentar o contato dos alunos com curiosidades sobre certas localidades, faz-los descobrir a posio geogrfica desses lugares no mapa e ajud-los a acertar a coordenada geogrfica, para que aumentem a pontuao no jogo e disputem com seus colegas. A partir do desenvolvimento do software, pretende-se dissemin-lo para as escolas pblicas de Morrinhos-GO de forma a disponibilizar gratuitamente o programa para professores de Geografia da rede municipal e estadual de ensino, viabilizando a utilizao eficaz desse recurso tecnolgico.

rr

Palavras-chave: Geografia. Informtica. Coordenadas geogrficas. Jogo de computador.

PIBIC- Jr - Aluna do 3 ano do Ensino Mdio e do curso tcnico em Informtica Manuteno e Redes de Computadores do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos. 2Prof. Ms. em Informtica do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos e co-orientador do projeto PIBIC-Jr. 3Profa. Dra. em Geografia do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos e orientadora do projeto PIBIC- Jr.

1Bolsista

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

INTRODUO
Este projeto pretende contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem do contedo geogrfico denominado de Coordenadas Geogrficas, a partir do desenvolvimento de programa de computador baseado em um jogo de tabuleiro.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Nessa perspectiva, busca-se a realizao de uma atividade interdisciplinar entre o Ensino Mdio e o Ensino Tcnico de Informtica ofertados pelo Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos-GO.

de conhecimento de muitos professores que atuam no Ensino Bsico que a interdisciplinaridade uma proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais desde sua criao no final da dcada de 1990. Com base nesse material, muitos autores que estudam a educao no Brasil, tambm sugerem a interdisciplinaridade como uma ferramenta importante para a qualificao do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Bsico. A partir dessa constatao, Pombo (2005) explicita a importncia de atividades interdisciplinares e demonstra alguns caminhos para pratic-la:
S h interdisciplinaridade se somos capazes de partilhar o nosso pequeno domnio do saber, se temos a coragem necessria para abandonar o conforto da nossa linguagem tcnica e para nos aventurarmos num domnio que de todos e de que ningum proprietrio exclusivo. No se trata de defender que, com a interdisciplinaridade, se alcanaria uma forma de anular o poder que todo saber implica [...], mas de acreditar na possibilidade de partilhar o poder que se tem, ou melhor, de desejar partilh-lo. Como? Desocultando o saber que lhe corresponde, explicitando-o, tornando-o discursivo, discutindo-o [...]. Ou seja, temos que dar as mos e caminhar juntos (POMBO, 2005, p.13, grifo da autora).

sob essa perspectiva que se pretende desenvolver esse projeto, ou seja, unindo conhecimentos, como os de Geografia e de Informtica, para a busca de melhorias na educao bsica do Brasil. Para tal, foi desenvolvido um jogo de computador, pois, alm
2

de promover a interdisciplinaridade citada, pode ser facilmente disseminado entre professores e alunos. Destarte, a utilizao de jogos como formas de mediar o conhecimento cientfico na escola destacado por muitos autores, que demonstram sua

importncia e sua eficcia no processo de ensino-aprendizagem, especialmente da disciplina de Geografia. De acordo com Castrogiovanni (2007) ao escrever sobre as prticas pedaggicas prazerosas do ensino de Geografia e da educao, de forma geral no Ensino Mdio, ressalta que a educao deve combater o desinteresse dos alunos a partir de temas atuais, de projetos, de jogos, de histrias em quadrinhos (SILVA, 2010), entre
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

tantas outras alternativas.

A concepo de Castrogiovanni (2007) e Silva (2010) vem ao encontro com os ideais das propostas das atividades desenvolvidas, pois, alm de promover o aprendizado de forma prazerosa, os alunos sairo da rotina de sala de aula e desenvolvero trabalhos diferenciados que estimulem a pesquisa, a expressividade e a comunicao.

Nessa perspectiva, para Silva (2006, p.143), a utilizao de jogos na educao como instrumento pedaggico
contribui para um ensino que confere ao aluno um papel ativo na construo de novos conhecimentos, pois permite a interao com o objeto a ser conhecido incentivando a troca e a coordenao de idias e hipteses diferentes, alm de propiciar conflitos, desequilbrios e a construo de novos conhecimentos fazendo com que o aluno aprenda o fazer, o relacionar, o constatar, o comparar, o construir e o questionar.

A partir dessas reflexes, compreende-se que a utilizao de jogos, entre eles os eletrnicos, contribui de forma significativa para a melhoria da aprendizagem dos alunos, auxiliando na proposta mediadora do professor, para que ele ajude seus alunos a construrem o conhecimento, assim como sugere Vigotski (2000 e 2008) e Cavalcanti (2005).

Sendo assim, o objetivo essencial desse projeto desenvolver um jogo de computador para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do contedo geogrfico denominado de Coordenadas Geogrficas, proporcionando a interdisciplinaridade entre a disciplina de Geografia e as disciplinas do Curso Tcnico em Informtica. Alm disse, importante destacar que a compreenso do que e para que so utilizadas as coordenadas geogrficas extremamente importante para desenvolver um jogo de computador onde seja necessria a utilizao desses conhecimentos (coordenadas geogrficas).
3

Para a realizao da pesquisa e de sua prtica foi necessrio realizar testes em algumas turmas com objetivo de perceber se o jogo desenvolvido realmente auxilia no processo de ensino-aprendizagem das coordenadas geogrficas, atividade que j havia sido prevista no incio da execuo do projeto.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Pretende-se ainda, disseminar o software do jogo para as escolas pblicas do municpio de Morrinhos-GO com objetivo de auxiliar os docentes da rea de Geografia a diversificar suas aulas e potencializar a aprendizagem.

MATERIAL E MTODOS
Inicialmente foram realizados estudos tericos sobre o contedo de coordenadas geogrficas para sua total compreenso. Da mesma forma, ou seja, de forma terica foram realizados estudos sobre a importncia da utilizao de atividades ldicas no processo de ensino-aprendizagem na construo do conhecimento pelos alunos do Ensino Bsico, com nfase aos jogos de tabuleiro. No que tange teoria, tambm foram estudados contedos a respeito de linguagens de computador e de tcnicas de programao que objetivasse a criao de jogos como imagens grficas e linguagem Java.

A partir do conhecimento terico desenvolveu-se um jogo de computador para auxiliar na aprendizagem de coordenadas geogrficas, realizando assim a interdisciplinaridade como prope os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Aps a criao do software do jogo de coordenadas, ele foi utilizado como instrumento complementar para o ensino do tema supracitado em uma turma de primeiro ano de um curso tcnico integrado do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos, visto que esse contedo geogrfico faz parte da grade curricular dessa srie/turma.
4

A aplicao do jogo foi importante como procedimento de avaliao para mensurar o conhecimento dos alunos sobre as coordenadas geogrficas. Os resultados foram

comparados com outras turmas que no tiveram acesso ao jogo no intuito de avaliar se houve melhoria do aprendizado ao utilizar-se do instrumento desenvolvido. Em uma anlise inicial, percebeu-se que os alunos compreenderam melhor o contedo sobre coordenadas geogrficas, pois, demonstraram maior nmero de acertos na avaliao aplicada aps a aula de Geografia que tratou da aplicao do jogo desenvolvido pela
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

aluna bolsista.

Figura 01 e 02: Aplicao do jogo para uma turma de 1 ano de um curso tcnico integrado do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos-GO. Autora: INABA, V.C.M. (05/2011)

Figura 03 e 04: Alunos de uma turma de 1 ano de um curso tcnico integrado do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos-GO. Autora: INABA, V.C.M. (05/2011)

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Figura 05: Aluna bolsista orientando os alunos. Autora: INABA, V.C.M. (05/2011)

Figura 06: Aspecto geral de um dos laboratrios de informtica do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos-GO. Autora: INABA, V.C.M. (05/2011)

A partir da verificao de que o jogo de computador realmente pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem de coordenadas geogrficas, o software ser disponibilizado de forma gratuita aos professores e s escolas pblicas do municpio de Morrinhos-GO.

RESULTADOS E DISCUSSO
Este projeto justifica-se pela constante necessidade de adequao da metodologia de ensino, neste caso o da Geografia, buscando incluir novas tendncias e tecnologias para promover um processo de aprendizagem mais agradvel e prazeroso.

Dessa maneira, como a inteno final disseminar gratuitamente o software para as escolas pblicas do municpio de Morrinhos-GO, percebe-se que a proposta do projeto vai alm do trabalho interdisciplinar e do estmulo para a pesquisa, mas busca atingir a sociedade alm dos limites do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos.

Como j foi mencionado anteriormente, os jogos so ferramentas importantes para o trabalho pedaggico de vrias disciplinas, especialmente a Geografia. Com isso,
6

concebe-se que este projeto pode auxiliar os professores de Geografia do Ensino Fundamental e Mdio a inovar suas aulas e estimular o interesse dos seus alunos pelo conhecimento. Para tanto, o software foi desenvolvido de forma que o professor possa

utiliz-lo no laboratrio de informtica das escolas, favorecendo que os alunos o utilizem individualmente.

Sobre esses recursos tecnolgicos, Machado (2010) ao realizar sua pesquisa de doutorado em quarenta escolas do Estado de Gois percebeu que em grande maioria
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

estas dispunham de laboratrios de informtica, porque uma proposta governamental. E a minoria que ainda no dispe desse tipo de laboratrio, possui aparelhos de projeo multimdia. Portanto, a inteno desse projeto est em consonncia com a realidade das escolas pblicas goianas.

A ideia inicial do projeto era dividi-lo em fases nas quais o aluno teria um aumento gradativo do nvel de dificuldade no jogo, mas no foi possvel por exigir um maior e aprofundado conhecimento acera de programao de software, fato que demandaria muito tempo e inviabilizaria o projeto. No entanto, optou-se por desenvolver somente uma fase do jogo, pois, cada fase necessitaria de uma imagem diferente e

consequentemente de refazer todos os clculos para cada imagem, o que demandaria muito tempo e ficaria invivel.

Outra alterao no projeto inicial que se fez necessria foi a mudana de aplicativos pelo qual o jogo seria programado, ou seja, deixou de ser programado pelo aplicativo NetBeans IDE 6.9 e passou a ser criado a partir do aplicativo Eclipse.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas durante a realizao do projeto foi encontrar uma imagem do planeta com suas coordenadas geogrficas, a qual favorecesse os clculos necessrios para a delimitao dos pontos. A dificuldade se justifica pelo planeta possuir uma esfericidade e o mapa ser projetado de maneira retilnea, fato que gerou dedicao e aprofundamento de clculos para que o programa pudesse calcular as coordenadas geogrficas de maneira correta levando em considerao a esfericidade da Terra e a distncia varivel dos paralelos e meridianos da rea equatorial e da rea polar. Mas, essa dificuldade foi solucionada utilizando clculos aproximados com adio de funo que adequasse o jogo resoluo do monitor, independentemente de seu tamanho. Alm disso, foi necessrio tambm clculos manuais de coordenada por
7

coordenada para que o programa levasse em considerao o trajeto (esfericidade) das coordenadas e localizasse os pontos de maneira mais aproximada possvel.

CONCLUSES
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Com a finalizao desse projeto acredita-se que a aluna envolvida obteve um maior contato com o universo da realizao de pesquisas cientficas, adquirindo mais qualificao profissional para sua insero no mercado de trabalho, que o maior objetivo de uma escola tcnica como o Instituto Federal Goiano Campus MorrinhosGO. Alm disso, a participao da aluna no projeto de iniciao cientfica lhe transmitiu maiores conhecimentos sobre o universo da programao de softwares e da pesquisa cientfica como um todo, contribuindo para a continuidade de seus estudos no curso superior.

Espera-se tambm que, com a realizao desse projeto, outras prticas interdisciplinares sejam estimuladas entre os diversos cursos tcnicos e superiores do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos/GO com intuito de qualificar a aprendizagem dos alunos dessa instituio e promover o dilogo entre os diferentes saberes dos professores que lecionam nessa escola tcnica. Vislumbra-se tambm que, esse projeto possa estimular projetos interdisciplinares em diversas instituies de ensino como escolas estaduais e municipais e tambm, universidades.

Alm dessas questes, percebeu que o jogo de computador desenvolvido foi realmente eficaz para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do contedo geogrfico (coordenadas geogrficas) no Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos, e a expectativa que com a disseminao do jogo, as escolas pblicas do municpio tambm experimentem essa melhoria.
8

Espera-se que o jogo eletrnico possa contribuir para as prticas pedaggicas cotidianas dos docentes, os estimulando a inovar suas aulas, buscar o interesse dos alunos pelo aprendizado e auxiliar em suas mediaes dos contedos cientficos e, ajudar enfim,

seus alunos a construrem a cada dia novos conhecimentos.

Ao final do projeto e aps a entrega do relatrio final tentar-se- public-lo em forma artigo cientfico com objetivo de divulgar o projeto, a pesquisa e o nome da instituio que incentivou, no caso, o Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos/GO.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Alm dessas questes, pensa-se que este projeto ser o incio de uma srie de projetos futuros que visem o desenvolvimento de jogos virtuais para a melhoria da aprendizagem de outros contedos geogrficos que frequentemente os alunos possuem dificuldade.

Nesse sentido, a expectativa de que esse projeto possa contribuir para prticas interdisciplinares nas escolas e no auxilio s prticas pedaggicas de professores de Geografia.

REFERNCIAS
CASTROGIOVANNI, Antnio Carlos. Para entender a necessidade de prticas prazerosas no ensino de Geografia na ps-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antnio C. e KAERCHER, Nestor Andr. Geografia: prticas pedaggicas para o Ensino Mdio. Porto Alegre: Artmed, 2007. CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediao pedaggica e formao de conceitos: uma contribuio de Vygotsky ao ensino de Geografia. In: Cadernos Cedes. Campinas, v.25, n.66, p.185-207, maio/ago. 2005. (Disponvel em www.cedes.unicamp.br) DEITEL, Paul J. Java Como Programar. 6ed. Ed. Pearson Education Do, 2005. p. 438 a 468. MACHADO, Valeri Cardoso. O ensino de ambiente na Geografia do Ensino Mdio: saberes e prticas docentes. 2010. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Gois. Instituto de Estudos Scio-Ambientais, Goinia. POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integrao de saberes. Liinc Revista, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.04-16, maro. 2005. SILVA, Eunice Isaas da. A linguagem dos quadrinhos na mediao do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. 2010. 215f. Tese

(Doutorado) Universidade Federal de Gois. Instituto de Estudos ScioAmbientais, Goinia. SILVA, Luciana Gonalves da. Jogos e situaes-problema na construo das noes de lateralidade, referncias e localizao espacial. In: CASTELLAR, Snia. Educao Geogrfica: teorias e prticas docentes. 2ed. So Paulo: Contexto, 2006. p.137-156.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

VIGOTSKY, L. S. A formao social da mente. 6ed. Traduo de Jos Cipolla Neto; Lus Silveira M. Barreto e Solange Castro Afeche. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ______. Pensamento e Linguagem. 4ed. Traduo de Jefferson Luiz Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 2008.

10

You might also like