You are on page 1of 2

Escola Secundria com 3 ciclo de Matias Aires Geografia- C Ficha Sntese relativa ao tema : Conflitos na Irlanda do Norte e a formao

do IRA

- O Conflito da irlanda do Norte ficou conhecido como o perodo: The Troubles; - Conflito de grande violncia, causando inmeras perdas de vidas durante a segunda metade do sc. XX; - Conflito entre protestantes (maioria da populao da Irlanda do Norte) que defendiam a preservao dos laos com a Gr- Bretanha, contra os catlicos (que ocupavam uma minoria da pop. da Irlanda do Norte) e que pretendiam a integrao e a independncia da Irlanda do Norte; - O IRA uma organizao terrorista mundialmente conhecida, surgiu em 1956, que tinha como principal objectivo a separao da irlanda do Norte do Reino Unido e promover a sua anexao Repblica da Irlanda; -Domingo Sangrento ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, quando o 1 Batalho do Regimento de Paraquedistas do exrcito britnico dissolveu uma manifestao pacfica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte; - Exploso em 1979 da lancha pilotada pelo tio da rainha Elisabeth II, considerado na Inglaterra, heri da 2 G.G, Almirante Lorde Moutbatten; - Bombardeio do Rememberance Day ( exploso de uma bomba no memorial de Guerra , na cidade de Enniskeillen) 1987; - Acordo de Belfast ou acordo de Sexta- Feira Santa foi assinado em Belfast (Abril de 1998), acordo este que foi assinado pelos governos Britnico e Irlands que tinha como objectivo atenuar os conflitos entre os catlicos e os protestantes, (alguns dos aspectos fundamentais deste acordo (retirados do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_belfast)):

O princpio que o futuro constitucional da Irlanda do Norte dever ser decidido pelo voto dos seus cidados. O comprometimento de todas as partes, em usarem exclusivamente meios pacficos e democrticos. O estabelecimento de uma Assembleia da Irlanda do Norte com poderes legislativos. A criao de um 'poder-partilhado' para a atribuio de ministros aos principais partidos, segundo o mtodo de Hondt Estabelecimento de um Conselho britnico-irlands, composto por representantes dos governos da Repblica da Irlanda, da Irlanda do Norte, Reino Unido, Esccia,Pas de Gales, Ilhas do Canal e Ilha de Man, para a discusso dos assuntos de interesse comum. A libertao, no espao de dois anos, de prisioneiros paramilitares pertencentes a organizaes que acatem o cessar-fogo. A deposio das armas no espao de dois anos. A modificao dos artigos 2 e 3 da constituio da Irlanda, referentes reivindicao do territrio da Irlanda do Norte pela Repblica da Irlanda. Nova legislao sobre policiamento, direitos humanos e igualdade para a Irlanda do Norte.

You might also like