You are on page 1of 2

Prof.

Roncalli Maranho

MBA Gesto de Pessoas


Disciplina: Gesto do Conhecimento Trabalho Final
Ateno: Em equipes de no mximo 5 pessoas escolham uma organizao para que seja efetuada uma avaliao para a implantao de um modelo de gesto do conhecimento que tenha como base as Cinco Disciplinas de Peter Senge e os 12 Pilares da Aprendizagem Organizacional segundo Maria Cristina DArce.

Objetivo: Identificar problemas ou pontos de estrangulamento que possam impedir o funcionamento normal necessrio para a gesto do conhecimento e para a aprendizagem organizacional, propor solues para sanar os problemas identificados e apresentar as ferramentas mais adequadas para dar suporte a gesto do conhecimento. Instrues: Diagnstico geral 1. 2. 3. 4. Identifique a viso e os principais objetivos estratgicos; Apresente os principais valores da cultura organizacional; Como se encontra o clima organizacional; Quais as formas de comunicao e interao entre as pessoas e verifique se elas tm conhecimento de seu real papel na organizao.

Avaliao das condies necessrias para a aprendizagem organizacional 1. Todos na empresa conhecem a viso? Eles sabem exatamente onde a empresa quer chegar? 2. Qual o estilo de administrao predominante (Teoria X ou Teoria Y)? Apresente evidncias. 3. Qual o sistema de administrao predominante (autoritrio coercitivo, autoritrio benevolente, consultivo, participativo - Likert)? Apresente evidncias. 4. H prticas de gerenciamento que dem o suporte adequado para que as equipes cresam e se desenvolvam? Quais? 5. O clima de abertura e confiana (as pessoas no tm medo de compartilhar suas idias e os gerentes possibilitam o processo de aprendizagem por meio do feedback e do suporte contnuo) ou as pessoas so individualistas, no confiam umas nas outras e no trocam informaes e experincias? Porque? 6. As estruturas de trabalho so flexveis ou inflexveis? Apresente evidncias de suas concluses.

www.roncallimaranhao.webs.com roncalli.maranhao@gmail.com tel: (85) 99006197

Prof. Roncalli Maranho 7. O fluxo de informao claro e preciso? Viabiliza efetiva comunicao entre os colaboradores e garante que todos tenham acesso s informaes de que necessitem para o melhor andamento de suas atividades? Porque? 8. As prticas individuais e de equipe apresentam elevado grau de troca de informaes em que grupos, sees e departamentos se reconheam interdependentes e que o compartilhamento de experincias e as parcerias sejam uma prtica comum? Porque? 9. A autoridade descentralizada? Os processos de trabalho estimulem a aprendizagem contnua? Os colaboradores sistematicamente analisam e solucionam problemas? 10. Existem indicadores de performance? O pessoal recebe feedback sobre seu trabalho? 11. Existe uma poltica de treinamento definida? Como funciona? 12. Existe algum tipo de sistema de reconhecimento profissional? Com base nas informaes acima, apresentem de forma grfica ou esquemtica a relao dessas informaes com as cinco disciplinas de Senge. Com os problemas identificados e os pontos de estrangulamento, apresente que tipos de solues vocs recomendariam para que a empresa possa ter implantado um programa de gesto do conhecimento. Apresente ainda quais das solues em GC vocs indicariam para essa empresa para auxiliar a gesto do conhecimento. (Ferramentas com foco na TI, ferramentas sociais, ferramentas com foco fora da TI. Mostrem como a equipe definiria as etapas do processo de implantao da GC aps todos os problemas solucionados.

www.roncallimaranhao.webs.com roncalli.maranhao@gmail.com tel: (85) 99006197

You might also like