You are on page 1of 4

O Cdigo Bovespa

Investidores iniciantes normalmente apostam suas fichas em aes com cdigos Bovespa de blue chips (veja O que so Aes Blue Chips?) para seus investimentos iniciais. PETR4, UBBR11, USIM5F so exemplos dessas aes. Aps adquirir mais experincia e iniciar a operar com outros tipos de ativo, a salada de nomes fica mais rica. VALEL58, PETR4T, TMAC7B e PETRB4X so alguns exemplos. Mas voc sabe o que significam estes cdigos? Sabe de onde eles vm?

Como so Formados os Cdigos Bovespa


O cdigo dos ativos da Bovespa formado de acordo com a empresa emissora, o mercado aonde o mesmo negociado, entre outros parmetros. Abaixo voc fica sabendo como so formados os principais cdigos Bovespa, organizados por mercado pois esta a melhor forma de voc compreend-los. Vamos comear com o mais comum, o mercado vista.

Mercado Vista
Mercado vista aquele que maioria dos investidores iniciantes confundem com a prpria Bovespa. Isso porque nele que so negociados as aes e direitos relacionados empresas listada. Abaixo est um cdigo de ativo negociada no mercado vista:

PETR4
PETR a empresa emissora. Neste caso, a empresa a Petrobras. Todos os ativos da Petrobras negociados na Bovespa tero este mesmo prefixo. 4 o tipo da ao/direito. No caso, trata-se de uma ao preferencial (PN). Veja Tipos de Aes para saber mais sobre tipos de aes. Todas as aes negociados no mercado vista so codificadas da forma acima. Tipos diferentes de ativos recebem nmeros diferentes, de acordo com a lista abaixo:

1 direitos relacionados a aes ordinrias. Por exemplo, PETR1 pode ser o direito de subscrio (compra) de uma ao ON da Petrobras dentro de um preo e prazo pr-determinado. 2 idem ao anterior, porm se aplica a aes preferenciais (PN). 3 aes ordinrias. Por exemplo, PETR3 o cdigo aes ordinrias da Petrobras. 4 aes preferenciais.

5, 6, 7 e 8 classes especiais de aes preferenciais. Estas aes so chamadas de PNA, PNB, PNC e PND, respectivamente. Por exemplo, USIM6 Usiminas PNB. 9 recibo de direitos sobre aes ordinrias. Ativo que comprova direitos de subscrio sobre aes ON, por exemplo. 10 - idem ao anterior, porm se aplica a aes preferenciais (PN).

Os cdigos no mercado vista tambm podem ser seguidos da letra B (por exemplo: TMAC3B). Isso significa que o ativo est admitido para negociao no Mercado de Balco Organizado da Bovespa (um mercado aonde os negcios so fechados de maneira ligeiramente diferente).

Units
Units (unidades em ingls) no so aes ou outros ativos propriamente ditos, mas um grupo de outros ativos negociados em conjunto. Ou seja, units funcionam como caixas virtuais que contm outros ativos. O possuidor dessas units possui, na verdade, os ativos e/ou direitos que esto dentro da caixa, que no necessariamente pertencem a uma nica empresa. Units tambm so conhecidas como certificados de depsito de aes e recebem a numerao 11. Por exemplo, UBBR11 o cdigo das units do Unibanco. Cada uma unit representa direitos sobre uma ao PN do Unibanco (UBBR4) e outra ao PNB da Unibanco Holdings (UBHD6). Note que units podem conter aes, recibos etc. em quantidades arbitrrias. Voc deve entrar em contato com o RI (relao com investidores) da empresa emissora para saber quais ativos e quantidades compe suas units).

Mercado Fracionrio
No mercado fracionrio, os cdigos so os mesmos que o mercado vista, porm os ativos recebem o sufixo F (veja Mercado Integral x Mercado Fracionrio para saber mais sobre o mercado fracionrio). Exemplos: PETR4F, VALE5F, UBBR11F etc.

Opes

VALEK54
Acima est o cdigo Bovespa de uma opo de compra da Cia. Vale do Rio Doce, com vencimento em novembro e dois nmeros. Como nas aes, os cdigos Bovespa das opes comeam com o cdigo da empresa emissora, VALE no exemplo acima. Imediatamente aps o cdigo do emissor se encontra a letra que designa o tipo e o ms de vencimento da opo, segundo a tabela abaixo: Ms Opo de compra Janeiro A Fevereiro B Maro C Abril D Maio E Junho F Julho G Agosto H Setembro I Outubro J Novembro K Dezembro L Opo de venda M N O P Q R S T U V W X

Aps o tipo/ms de expirao da opo, aparecem 2 nmeros que, em geral, designam o preo-alvo (strike) terico de exerccio da opo. Voc no deve operar tendo como certo que os 2 nmeros do cdigo Bovespa das opes so o preo-alvo. Eles podem dar uma idia do preo-alvo, mas isso no regra. Por exemplo, o valor de exerccio das opes sofre ajustes com a distribuio de proventos e/ou desdobramentos/agrupamentos que ocorrerem no perodo. A opo do nosso exemplo acima pode ter um preo-alvo um pouco menor que R$ 54,00. Tambm no h correspondncia para aes com preo-alvo com mais de 2 dgitos. Ou seja, voc deve consultar sua corretora ou a prpria Bovespa antes de operar para saber qual ao est associada s opes e qual o preo-alvo correto delas!

Mercado a termo
No mercado a termo os cdigos Bovespa tm a seguinte forma:

PETR4T
No caso, PETR4 se referem s aes associadas ao termo (no caso so aes PN da Petrobras) e T o sufixo indicativo de que se trata do mercado termo. Os seguintes sufixos designam aes no mercado termo:

T Termo comum ou em pontos. Se seguido de um nmero, o termo comum e est associado ao com mesmo nmero. Por exemplo PETR4T se refere ao PETR4. Se seguido de 2 nmeros, refere-se a uma operao a termo em pontos (por exemplo, PETR51T).

S Termo flexvel. Exemplo: PETR4S. D Termo em dlar. Exemplo: PETR4D.

Outros Cdigos Bovespa


Abaixo esto alguns cdigos Bovespa utilizados em ativos e/ou negcios especiais. Mercado Futuro de Aes Exemplo: PETRB4X. Depois do cdigo do emissor segue uma letra indicativa do ms de vencimento (seguindo a mesma tabela de cdigos de vencimento de opes). O nmero especifica a ao associada ao negcio e X o indicativo do mercado futuro de aes. Assim, no exemplo o cdigo refere-se a um contrato futuro de compra/venda de aes PN da Petrobras (PETR4) com vencimento em fevereiro (B). POPs Exemplo: BOVH73. POPs so ativos compostos de aes e opes ajustadas de forma a limitar o risco (e ganhos) em operaes com renda varivel. O cdigo da empresa seguido de 2 nmeros que no tm qualquer relao com o percentual de proteo do POP ou o valor da ao (voc deve consultar sua corretora ou a Bovespa para saber qual a composio e proteo de cada POP).

Concluso
Como vimos, os cdigos Bovespa so uma sopa de letrinhas que, uma vez explicada, no algo to complicado assim.

Esperamos que voc agora entenda um pouco mais sobre como funciona esta sopa a e, assim, fique mais informado sobre como ampliar seus investimentos na bolsa.

http://www.mundotrade.com.br/codigo-acoes-bovespa

You might also like