You are on page 1of 57

Manual do Usurio

mail@dynamiccad.com.br www.dynamiccad.com.br

Contedo deste Manual:


R R R R R R R R R R Observaes Importantes Como instalar o AutoESCADA Consideraes sobre a Proteo Pr-requisitos para utilizao do AutoESCADA O Ambiente do AutoESCADA Configurando a Plataforma CAD Mdulo de Concepo Estrutural Configuraes Botes de Navegao Mdulo de Projeto Geomtrico R Dados Obrigatrios R Dados Complementares R Geometria R Limitaes do Projeto Geomtrico Mdulo de Carregamentos Mdulo de Resultados Memria de Clculo Detalhando a Estrutura R Configurando o Detalhamento R Desenhando a Estrutura R Desenhando a Estrutura com Cotas R Desenhando a Estrutura com Armaduras R Desenhando um Corte Longitudinal R Desenhando um Corte Transversal R O Editor de Armaduras do AutoESCADA R Inserindo uma Relao de Ao R Inserindo um Formato R Montando o Formato R Alterando a Escala dos Elementos no Formato R Chamando a janela de Plotagem 02 03 07 10 11 13 14 15 17 18 18 20 22 24 25 28 32 35 36 39 39 39 40 40 41 47 49 51 53 55

R R R R

Observaes Importantes
O AutoESCADA foi desenvolvido com o intuito de proporcionar ao projetista uma opo de alta qualidade para o clculo, dimensionamento e detalhamento grfico de escadas e rampas em concreto armado para edifcios. A utilizao de um programa de computador em trabalhos prticos e situaes reais de engenharia implica em muita experincia e responsabilidade por parte do usurio. A verificao dos dados de entrada e dos resultados fornecidos pelo programa so fundamentais para sua adequada utilizao. Dados incorretos iro sempre produzir resultados incorretos. Nenhum programa de computador, por mais sofisticado que seja, capaz de substituir o trabalho, as consideraes, o julgamento e o senso crtico de um engenheiro. Este software e o computador no qual est instalado somente so mecanismos de apoio a confeco de um projeto, eles no so dotados de inteligncia, o que implica em dizer, que toda a responsabilidade pelo clculo correto da estrutura ser assumida pelo usurio.

Ateno
A DynamicCAD Software Tcnico, os autores e os distribuidores no assumem garantias de nenhuma espcie, expressas ou implcitas, pela utilizao dos resultados fornecidos por este programa de computador ou do material escrito contido neste manual. A responsabilidade e o risco quanto aos resultados e desempenho do programa so assumidos integralmente pelo usurio, o qual, dever testar toda a informao antes de sua efetiva utilizao.

Como Instalar o AutoESCADA


Apesar do software funcionar com configuraes de vdeo em VGA e 256 cores, recomendamos para uma melhor utilizao do AutoESCADA configurar seu vdeo para SVGA 800x600, True Color 16 Bits ou superior. Para iniciar a instalao do AutoESCADA proceda da seguinte maneira: 1. Insira o disquete denominado DISCO DE HABILITAO no drive correspondente. 2. Insira o CD do programa na unidade de CD-ROM e aguarde a inicializao do Autorun. Caso o Autorun no inicialize proceda como explicitado abaixo: _ Clique no boto INICIAR na barra de tarefas do Windows e selecione a opo EXECUTAR, como mostrado abaixo.

Opo EXECUTAR

Boto INICIAR _ No quadro de dilogo que surgir digite: D:\Setup e pressione OK

ATENO:
O letra D: acima representa a letra da unidade de CD-ROM. Caso sua unidade no seja a D:, digite a letra correspondente.

A instalao iniciar, o usurio poder observar:

Esta opo inicia a instalao do AutoESCADA

Usurios do Windows 95 ou das primeiras verses do Windows 98 devero instalar esta aplicao. Ela instalar o programa HH.EXE nas Pasta C:\WINDOWS e habilitar o sistema a executar o arquivo de help do AutoESCADA.

Habilita e Desabilita a proteo do AutoESCADA (Veja maiores informaes na seo Consideraes sobre a proteo).

Ao se pressionar o boto Instalar AutoESCADA a instalao iniciar conforme explicitado a seguir: Mensagem de Inicializao da Instalao

Quadro de dilogo informando o local onde ser instalado o AutoESCADA. O usurio poder alterar este diretrio escolhendo um local que melhor lhe agrade. Pressionando o cone com o desenho de um computador a instalao prosseguir. No final da instalao surgir a tela abaixo para a personalizao da cpia e habilitao da proteo do AutoESCADA. O usurio dever informar o nome do usurio, nome da empresa e o drive onde est o DISCO DE HABILITAO. (Vide tela abaixo)

Ao pressionar o boto OK na tela de personalizao do usurio, o programa de instalao habilitar a proteo do AutoESCADA no seu computador.

Na tela de Diagnstico da Instalao, apresentada acima, o usurio poder verificar o status da proteo. Pressionando o Boto OK, a instalao do AutoESCADA terminar. O cone do AutoESCADA ser criado na seo PROGRAMAS do Windows. Para acess-lo, pressione o boto INICIAR na barra de tarefas do Windows e em seguida PROGRAMAS. Selecione o cone do AutoESCADA que o programa ser inicializado.
5

Mais informaes de como habilitar outras instalaes do AutoESCADA voc encontrar na seo CONSIDERAES SOBRE A PROTEO. Qualquer dvida que porventura surja no processo de instalao do AutoESCADA, entre em contato com a DynamicCAD: e-mail: dynamic@critt.ufjf.br ou mail@dynamiccad.com.br FAX: (0XX32)229-3480 Tel : (0XX32)229-3435 ramal 34

Consideraes sobre a proteo


O AutoESCADA um programa que conta com um dispositivo de proteo contra cpias no autorizadas. O sistema utilizado pela DynamicCAD para proteo do AutoESCADA o sistema Hand-Prot da empresa mineira Squadra Tecnologia. Este sistema no utiliza protees fsicas, protege a aplicao somente via software. A deciso de se proteger um software parte do princpio de que o ndice de pirataria no Brasil supera os 70% e tomando como base este ndice, toda tentativa de resguardar os direitos autorais dos autores do software vlida. Por outro lado, a utilizao de um sistema de proteo garante ao usurio a exclusividade do seu investimento, j que, presumidamente ele ser o nico a utilizar o software gerado com o seu nmero de srie. Visando sempre minimizar os eventuais problemas de se possuir um software protegido, a DynamicCAD oferece nesta licena adquirida as seguintes vantagens para instalao do software: Voc est recebendo 2 (duas) autorizaes completas do AutoESCADA, sendo que, a segunda autorizao dever ser utilizada preferencialmente no caso de, por alguma razo, (um problema fsico por exemplo), o usurio perder a primeira. Neste caso ele dever efetuar os procedimentos de habilitao da instalao descritos em seguida. Alm das duas autorizaes completas voc est recebendo uma autorizao temporria que em caso de perda das 2 (duas) completas poder ser habilitada e funcionar durante 7 (sete) dias, tempo estabelecido como suficiente para que seja contactado o suporte da DynamicCAD e se obtenha um RESET REMOTO da sua cpia do AutoESCADA. O procedimento de RESET REMOTO ser descrito em seguida.

Ateno:
_ As opes referentes a proteo devero ser utilizadas somente quando for necessrio Desabilitar/Habilitar a instalao do AutoESCADA de um computador para outro. NUNCA antes ou durante o processo de instalao, pois neste processo o prprio programa de instalao se encarrega de habilitar a execuo do AutoESCADA no computador do usurio. 7

Opes referentes a proteo


Para executar o programa que habilita as opes da proteo do AutoESCADA proceda da seguinte maneira: 1. Insira o Disquete denominado DISCO DE HABILITAO no Drive A: 2. Insira o CD do AutoESCADA, inicie o Windows Explorer e execute o Programa CONFIG.EXE que poder ser encontrado na Pasta (Diretrio) D:\CONFIG. Ao execut-lo, voc dever ver a seguinte tela:

Diagnosticar Instalao
Esta opo tem por funo exibir informaes sobre a cpia. Ao ser selecionada e pressionado o boto Executar, o programa pede ao usurio que entre com o diretrio onde est instalado o AutoESCADA. Procedendo desta maneira o software verifica se a proteo instalada no computador est OK ou no.

Habilita Instalao
Esta opo habilita a execuo do AutoESCADA, ou seja, passa a proteo do DISCO DE HABILITAO para o computador do usurio. Ao ser acionado, o comando pede que se selecione o drive onde se encontra a autorizao (DISCO DE HABILITAO) e o diretrio no computador onde se encontra instalado o AutoESCADA, ento s clicar em OK e a habilitao ser efetuada.

Desabilita Instalao
Esta opo tem por finalidade desabilitar a execuo do AutoESCADA do computador. Ao ser acionada, o programa pede que o usurio identifique o drive onde est o disquete denominado DISCO DE HABILITAO e o diretrio onde est instalado o AutoESCADA. Pressionando OK a execuo da cpia instalada no micro desabilitada e a proteo passa para o disquete original do programa (DISCO DE HABILITAO). Esta opo dever ser utilizada quando se desejar executar o AutoESCADA em outra mquina. Desta forma, o usurio dever desabilitar a execuo do software da primeira mquina e habilitar sua execuo no outro microcomputador.

Reset Remoto
Esta opo poder ser utilizada quando o usurio perder a segunda instalao completa do software. Ao acionar esta opo, o programa pedir ao usurio que selecione o diretrio onde est instalado o AutoESCADA. Em seguida, aparecer uma tela com as opes Nmero de Srie, Contador Atual e Complemento., Estes nmeros devero ser passados, via telefone, a DynamicCAD que ir gerar instantaneamente um cdigo de reset que ao ser preenchido no campo apropriado, tambm mostrado nesta tela, ir habilitar automaticamente a cpia do AutoESCADA instalada no computador.

Ateno:
_ A proteo do AutoESCADA no compatvel com o programa DEFRAG do NORTON. Caso utilize este software, o usurio dever desabilitar a instalao do AutoESCADA do computador, executar o DEFRAG do NORTON e ento habilitar novamente a cpia do AutoESCADA. O DEFRAG do windows no apresenta problemas na utilizao conjunta com a proteo do AutoESCADA. _ O arquivo LEIAME.TXT, gravado no DISCO DE HABILITAO do AutoESCADA traz sempre informaes importantes sobre as novas implementaes e detalhes de funcionamento que, por serem recentes, no foram incorporados ao Manual do Software.

Pr-requisitos para utilizao do AutoESCADA


Para correta utilizao deste software o usurio dever possuir: Conhecimento mnimo do sistema operacional utilizado: Windows 95/98 ou superior. Conhecimentos bsicos relativos a formao tcnica para a execuo de projetos na rea de engenharia abordada, assim como conhecimento sobre as teorias empregadas no desenvolvimento deste software para correta interpretao dos resultados. Embora a prtica no uso de plataformas CAD no seja pr-requisito fundamental para utilizao do AutoESCADA, j que o software fornece ferramentas automatizadas para o desenho da estrutura calculada, o usurio logo perceber as potencialidades que, um nvel mnimo de conhecimento do AutoCAD/IntelliCAD, contribuir no trabalho conjunto com o AutoESCADA, podendo, com esta caracterstica, utilizar os poderosos recursos das plataformas CAD atuais para particularizar cada vez mais o seu projeto, criando, adicionando e editando elementos que sero fatores significativos para o aumento da qualidade e produtividade na execuo de projetos de tais estruturas.

10

O Ambiente do AutoESCADA
A seguir apresentamos a tela principal do programa com a descrio dos elementos:

Barra

de

menus:

Arquivo: Opes para salvar e abrir arquivos alm da configurao da impressora. Configuraes: Acesso ao mdulo de configuraes de clculo alm da configurao da plataforma CAD utilizada no detalhamento. Ferramentas: Inicializa a calculadora ou aciona o mdulo de detalhamento. Janelas: Navega entre os diversos mdulos do sistema alm da opo de deixar as janelas em "cascata". Help: Acessa o mdulo de help do AutoESCADA. 11

Toolbar ou barra de ferramentas:

Inicia um novo projeto. Ateno, o projeto anterior ser perdido se no for salvo. Abre um projeto gravado. Salva o projeto atual. Executa calculadora.

Chama mdulo de configuraes. Abre a legenda para ser preenchida com os dados da obra. Executa Memria de Clculo. Executa AutoESCADA Toolbar e acessa os comandos para detalhamento no CAD. Coloca o mdulo de concepo estrutural em primeiro plano. Coloca o mdulo de geometria em primeiro plano.

Coloca o mdulo de carregamentos em primeiro plano. Coloca o mdulo de resultados em primeiro plano.

Chama o arquivo de ajuda. (Help)

12

Configurando a Plataforma CAD


Assim que inicializar o AutoESCADA pela primeira vez o usurio dever setar a plataforma CAD na qual ser feito o detalhamento do AutoESCADA, para isto basta clicar no menu CONFIGURAES e na opo LOCALIZAR PLATAFORMA CAD, ser exibida ento a seguinte tela:

O usurio dever ento setar na opo nome a verso do CAD que possui: AutoCAD R14/2000 ou IntelliCAD 98/2000 e a seguir clicar no cone para informar o caminho do executvel do AutoCAD.

Ateno:
_ Ao iniciar o AutoESCADA pela primeira vez importante que se configure a plataforma CAD antes de efetuar o primeiro detalhamento, pois, caso contrrio, o programa no carregar o mdulo de detalhamento no CAD, ou seja, enquanto a plataforma CAD no estiver configurada o detalhamento do AutoESCADA no funcionar.

13

Concepo Estrutural

O AutoESCADA permite o dimensionamento dos seguintes tipos de estruturas:

Escadas Escadas
Com 4

e e e e
(seis)

Rampas Rampas
ou

em em

lance "L"
(trs)

nico: lances):
de apoio

Armadas Longitudinalmente, transversalmente, em cruz ou em balano.

(2
vigas

(quatro)

com ou

Escadas Escadas
Com 6

Rampas
4 (quatro)

em em
4

"U" "O"

(3 (4
vigas

lances): lances):
de apoio

Com 5 (cinco) ,

3 (trs) vigas de apoio (quatro)

Rampas
ou

Escadas e Rampas com lances Adjacentes:


Com 5 (cinco), 3 (trs) ou com 2 (duas) vigas de apoio (autoportante)

Ateno:
Em relao a visualizao das vigas, denominadas aqui no mdulo de concepo estrutural como apoios, gostaramos de ressaltar que o seu posicionamento no projeto poder ser tanto no nvel imediatamente inferior a escada/rampa, como mostrado no desenho, como tambm nos nveis intermedirios onde comeam ou terminam os lances, isto sem alterar as hipteses de clculo, ou seja, para qualquer destas posies onde sejam construdas as vigas de apoio os resultados do programa permanecem vlidos.
14

Configuraes

Neste mdulo o usurio poder definir os parmetros utilizados para o clculo da estrutura.

Geometria e Propriedades de Clculo


Armaduras: Espaamento de As Mltiplo de: Configura a multiplicidade do espaamento das armaduras da escada ou rampa. Com o valor padro de 2.5 cm todas as barras estaro com um espaamento mltiplo de 2.5 cm. Espaamento Mximo de As: Configura o espaamento mximo aceito entre as armaduras. O valor padro de 30 cm. Espaamento Mnimo de As: Configura o espaamento mnimo aceito entre as armaduras. O valor padro de 7.5 cm. Clculo: Altura Mnima da Laje da Escada/Rampa: Altura mnima para a laje da escada ou rampa. O valor padro de 8 cm. % da Seo para Clculo do Asmin: Configura o valor para rea mnima de armadura. O valor padro de 0.15% da rea da seo de concreto. Fator para Obteno da Seo Mnima: Taxa de armadura mxima a ser considerada para obteno da altura mnima da laje da escada quando o valor inicialmente definido for insuficiente. Asmin com h ou hm: Calcula a rea da seo para definio da armadura mnima levando-se em conta somente a altura da laje (h) ou as alturas da lajes e degraus em conjunto (hm). 15

Geometria: Base das Vigas para Desenho: Configura o tamanho da base da viga para desenh-la em planta baixa quando no detalhamento na plataforma CAD. Inclinao Mxima para Rampas: Inclinao mxima aceita para as rampas. Tamanho Inicial do Espelho da Escada: Tamanho mnimo definido para o valor do espelho das escadas. Tamanho Final do Espelho da Escada: Tamanho mximo definido para o valor do espelho das escadas.

Propriedades

Fsicas

dos

Materiais

Ao: Tipo do Ao Utilizado: Configura o tipo de ao utilizado no projeto (CA-50 ou CA-60) Coeficiente de Minorao da Resistncia do Ao: Configura o valor do coeficiente de minorao da resistncia do ao no projeto. Unidade Adotada: Escolhe o detalhe das barras em mm ou em polegada. Concreto: fck: Configura a resistncia caracterstica do concreto utilizado no projeto. Peso Especfico: Configura o valor do peso especfico do concreto. Coeficiente de Majorao das Cargas: Configura o coeficiente de majorao das cargas. Coeficiente de Minorao da Resistncia do Concreto: Configura o coeficiente de minorao da resistncia do concreto utilizado no projeto. Cobrimento Mnimo: Configura a cobrimento mnimo do concreto.

Ateno:
O coeficiente de Majorao das Cargas aqui apresentado independe da combinao dos carregamentos apresentados no mdulo de carregamentos.

Configurao Atual
Este boto restaura os valores das configuraes atuais. Este boto salva as configuraes atuais como padro. 16

Botes de Navegao
Boto de acesso ao mdulo de geometria

Boto de acesso ao mdulo de concepo estrutural

Boto de acesso ao mdulo de carregamentos

Boto de acesso ao mdulo de resultados de clculo

Navegao no Mdulo de Geometria


No mdulo de geometria o AutoESCADA verifica os dados a medida que o usurio os digita. Inicialmente os botes de navegao tm o seguinte aspecto:

Isto indica que o programa no est apto a passar para o passo seguinte, mostrando ao usurio que algum dado est fora dos limites do programa. Para saber quais os dados incorretos basta clicar no boto que o AutoESCADA emitir um aviso informando qual dado no se encontra de acordo.

A partir do momento em que os dados estiverem de acordo, o boto apresentar o aspecto acima e indicar que o programa est apto a passar para o passo seguinte, bastando ento clic-lo.

17

Projeto Geomtrico
O mdulo de Projeto Geomtrico dividido em 3 (trs) partes: Dados Obrigatrios Dados Complementares Geometria

Dados Obrigatrios

Local onde dever ser informado ao programa os seguintes dados: Desnvel Total (Lvt): desnvel total a ser vencido pela escada ou rampa (em metros) largura (Lx): Largura da escada ou rampa. (em metros) Nmero de degraus no patamar: Define se a escada ter ou no degraus no patamar. O programa calcula estruturas com nenhum,1 ou 2 degraus no patamar.
18

Ateno:
Caso a estrutura seja de Lances Adjacentes, o programa no aceitar degraus no patamar e passar a disponibilizar ento a opo de se configurar o espaamento entre os lances, conforme figura abaixo.

Espessura inicial da laje (h): Espessura da laje a ser tomada como inicial, definida no mdulo de Configuraes. Caso esta espessura seja insuficiente mediante aos esforos atuantes, o programa emitir um aviso e reiniciar o clculo com a nova espessura mnima calculada. Tamanho inicial do espelho (e): Tamanho do espelho a partir do qual o programa calcular a geometria da escada. Definida no mdulo de Configuraes.

Ateno:
Os botes CFG do acesso ao mdulo de configuraes, onde poderemos alterar os valores da Espessura inicial da laje (h) e do Tamanho inicial do espelho (e). Ao se clicar neste boto o mdulo de configuraes inicializado.

19

Dados Complementares

No mdulo de Dados Complementares dever ser definido se o usurio deseja informar os valores do espelho, piso e o nmero de degraus da escada, atravs da opo Define dados dos degraus da escada, ou se deseja que o programa os calcule, informando as dimenses da "Caixa" da escada ou rampa, atravs da opo, Define dados da geometria da estrutura.

Define

dados

da

geometria

da

estrutura

Nesta opo o usurio dever informar ao programa o comprimento Lh dos lances da escada (ou rampa) e o programa calcular automaticamente, no caso de escada, os valores de e, s e n de cada lance da escada, conforme mostrado no desenho esquemtico. Vale a pena ressaltar que a medida a ser informada para os lances dever descrever com preciso o tamanho da "Caixa" da estrutura um vez que a largura da escada/rampa j est computada nesta dimenso Lh, com excesso do ltimo lance. Para este, dever ser informada como dimenso Lh apenas a dimenso onde ficaro os degraus, no caso de escada, pois no lance superior no h patamar.
20

Define dados dos degraus da escada

Caso os dados sobre a geometria da escada sejam conhecidos previamente, o usurio poder selecionar esta opo a fim de informar ao programa os dados dos degraus. O software com base nestes dados calcular ento o tamanho da "caixa" da estrutura. Note que esta opo somente vlida para estruturas do tipo escada.

Ateno:
_ Ao se optar pela opo Define dados da geometria da etrutura o desnvel vencido pela multiplicao da altura do espelho pelo nmero de degraus dever ser igual ao informado em Dados Obrigatrios para que o boto de navegao seja habilitado. Caso no seja, o usurio poder clicar no boto, mesmo com a aparncia de desabilitado, que o programa emitir um aviso sobre a diferena entre os desnveis (o informado na janela de dados obrigatrios e o atual calculado com base nos espelhos e nmeros de degraus informados). Neste ponto o usurio poder continuar o clculo normalmente mas o desnvel que o programa tomar como correto ser o calculado com base nos dados dos degraus digitados pelo usurio.

21

Geometria

e: Tamanho do espelho dos degraus (em cm) s: Tamanho do piso dos degraus (em cm) n: Nmero de degraus em cada lance Ao lado do nmero de degraus no lance apresentado o nmero de degraus no patamar. Lv: Desnvel vencido por cada lance (em m) Lh: Projeo horizontal da inclinao do lance (em m) Lp: Largura da estrutura (em m) hm: Altura mdia da laje. Em estruturas do tipo rampa esta altura ser a mesma da laje. Em estruturas do tipo escada esta altura ser a altura mdia entre a laje da escada e o espelho dos degraus.

: ngulo de inclinao da escada/rampa. Note que por norma a inclinao mxima para rampas de 10 graus. O programa no faz esta verificao, cabe ao usurio adequar a dimenso dos lances para se obter a inclinao desejada 22

Botes de Controle:
Para escadas o programa oferece a oportunidade de, quando selecionada a opo "Define dados da geometria da estrutura" no mdulo de Dados Complementares, de se escolher o nmero de degraus de acordo com a preferncia do projetista, bastando para isto apenas clicar nos botes de controle conforme se queira aumentar ou diminuir o nmero de degraus nos lances da escada.

Aumenta o nmero de degraus Diminui o nmero de degraus

Carregamento:
Aps definirmos a geometria da estrutura, basta clicarmos no boto abaixo para que o programa inicie o mdulo de definio do carregamento.

Inicia o mdulo de carregamentos.

23

Limitaes do Projeto Geomtrico


O AutoESCADA, apesar de oferecer a possibilidade de se projetar praticamente todos os tipos de escadas e rampas usuais de edifcios, possui algumas limitaes no tocante s dimenses aceitas para que as teorias de clculo utilizadas permaneam vlidas. Abaixo descrevemos os valores mnimos e mximos aceitos pelo programa: Dimenso Mnimo Mximo Desnvel Total (Lvt) 1m 10 m Largura (Lx) 0.4 m 5m Espessura Inicial da Laje (h) 5 cm Comprimento dos Lances (Lh) (*) Maior que Lx 20 m Espelho (e) igual ao CFG igual ao CFG Piso (s) igual a e 99.99 cm Nmero de Degraus (n) 2 99 (*) Exceto para o ltimo lance que poder ter qualquer valor positivo. Limitaes quanto ao Clculo da Geometria da Escada Quando selecionamos a opo "Define Dados da Geometria da Estrutura" no mdulo de Dados Complementares o programa calcula os dados da escada (e, s, n) para cada lance da seguinte maneira:

Ex:

Para uma escada em U com um desnvel de 3 m temos: _ O programa primeiramente divide o desnvel pelo nmero de lances da escada para descobrir o desnvel a ser vencido por cada um destes lances. Neste ponto o programa trabalha com este desnvel para se obter as dimenses possveis da escada (e, s e n). Note que o AutoESCADA busca sempre que os lances venam desnveis iguais, portanto, ao termos um pdireito de 2,8 m por exemplo, os desnveis para cada lance da escada em U sero de 93.34 cm, valor para o qual dificilmente conseguiremos valores redondos de e e s. Nestes casos, o usurio poder efetuar o projeto da escada com valores redondos atravs da opo "Define dados dos degraus da escada".

24

Carregamentos

Neste mdulo sero definidas as cargas atuantes na estrutura. Tais cargas sero provenientes dos seguintes tipos de carregamento: ( i ) Peso Prprio: Peso prprio da estrutura calculado pelo programa. ( j ) Revestimento: Carga atuante na estrutura devido ao tipo de revestimento aplicado a estrutura. ( k ) Sobrecargas: Sobrecarga aplicada a estrutura conforme sua utilizao. ( L ) Aes Variveis: Sobrecarga atuante na estrutura proveniente de ocorrncias raras. (definida pelo projetista) Carregamento Total: Carregamento total atuante na estrutura mediante as combinaes de esforos definidas pelo usurio.

25

Ateno:
_ Ao lado de cada valor de carregamento aparece um local para se definir o coeficiente de majorao ou minorao deste carregamento na composio do carregamento total, (conforme figura abaixo, este valor pode ser alterado pelo projetista). Note que ao definirmos valores de majorao neste mdulo, estaremos considerando estes coeficientes alm do coeficiente definido em "Coeficiente de Majorao das Cargas" no mdulo de Configuraes. Alterando-se o valor 1 podemos definir coeficientes de majorao/minorao dos esforos para obtermos combinaes de carregamento. Este boto executa a opo de tabelas com valores pr-formatados para os carregamentos. Tabelas de auxlio para definio dos carregamentos Ao clicar no cone de seta, o AutoESCADA disponibiliza uma tabela para a configurao dos valores dos carregamentos a serem utilizados no dimensionamento da estrutura. Para selecionarmos o valor pretendido, basta clicar neste valor e pressionar a tecla OK, conforme figura abaixo. Este valor passa automaticamente a ser computado para o clculo do carregamento total. Note que esta tabela similar para os carregamentos de Revestimento, Sobrecargas e Aes Variveis.

.
26

Alterando os valores da tabela


As tabelas de auxlio podero ser alteradas a qualquer momento pelo usurio. Ele poder apagar, acrescentar ou alterar o valor de qualquer carregamento nesta tabela, bastando para isto basta utilizar a barra de ferramentas descrita abaixo. Este boto adiciona um novo valor. Esta opo permite alterar o valor corrente. Esta opo apaga um valor da tabela. Esta opo salva uma alterao ou um novo valor inserido Esta opo cancela a operao corrente

Calcula
Aps definirmos o carregamento, basta clicarmos no boto abaixo para que o programa calcule a estrutura e exiba os resultados do dimensionamento estrutural. Calcula a estrutura

27

Resultados do Clculo da Estrutura

Neste mdulo sero exibidos os resultados dos clculos dos esforos e dimensionamento estrutural.

Mdulo de Dados dos Lances:


De acordo com o nmero de lances da escada (ou rampa), o programa apresentar estes dados agrupados por lance, da seguinte maneira:

Reaes nas vigas de apoio da estrutura.

Momentos Fletores utilizados no dimensionamento.


28

Armaduras calculadas para cada uma das posies mostradas no desenho esquemtico. Estas podero ser alteradas conforme a preferncia do usurio.

Desenho Esquemtico

29

Mdulo de Consumo:

Informa o consumo total de materiais, Ferro, Concreto e Formas a ser utilizado para a construo da estrutura.

Memria de Clculo e Detalhamento:


Para executar a Memria de Clculo e o Detalhamento da estrutura devemos utilizar os botes:

Gera mmria de clculo para impresso.

Passa o controle para o mdulo CAD para detalhamento da estrutura dimensionada. Caso a plataforma CAD no esteja em execuo o AutoESCADA a executar automaticamente. O usurio ento dever aguardar a inicializao do CAD para iniciar o detalhamento.

Ateno:

Toda vez que efetuarmos o clculo de uma nova

estrutura e precisarmos detalhar esta estrutura reem dimensionada devemos pressionar o Boto para que o programa gere os dados para o desenho desta estrutura no CAD. 30

Algumas consideraes sobre CAD


O AutoESCADA foi concebido com o intuito de proporcionar ao usurio uma opo automatizada para projetos de escadas e rampas em concreto armado, englobando os processos de clculo dos esforos, dimensionamento estrutural e detalhamento em ambiente CAD. Este ltimo recurso somente ser possvel com a utilizao de uma das seguintes plataformas CAD: AutoCAD Release 14 ou 2000, ou IntelliCAD 98e ou 2000. Tal processo baseado em um mdulo de desenho paramtrico que utiliza os dados gerados no mdulo de clculo do AutoESCADA para desenhar a estrutura no CAD. Por vezes, dependendo das dimenses da estrutura, este desenho paramtrico poder se apresentar com algumas imperfeies, (como por exemplo: a descrio de uma posio de ferro muito prxima a outra), e demais ocorrncias do tipo. Desta maneira, importante tirarmos proveito do trabalho conjunto com o CAD para adequarmos ainda mais o desenho parametrizado nossa realidade de projeto. No caso de se trabalhar com o AutoCAD de fundamental importncia que ele esteja configurado para ler o arquivo ACAD.LSP no momento de iniciar ou abrir um novo desenho, o AutoESCADA j cuida disto para voc mas, caso tenha rodando em seu AutoCAD outra aplicao que no seja o AutoESCADA verifique as opes abaixo no seu AutoCAD: AutoCAD R14: Menu TOOLS > PREFERENCES orelha COMPATIBILITY marcar a opo RELOAD AUTOLISP BETWEEN DRAWINGS. AutoCAD 2000: Menu TOOLS > OPTIONS orelha SYSTEM marcar a opo LOAD ACAD.LSP WITH EVERY DRAWING

Utilizando

Mirror

do

AutoCAD

O AutoESCADA, por ser um programa de desenho paramtrico, desenha a escada/rampa em um posio padro, para que esta estrutura fique de acordo com o projeto. Muitas vezes ser necessrio efetuar uma rotao ou espelhamento desta estrutura. O AutoCAD/IntelliCAD oferece os comandos ROTATE e MIRROR com esta finalidade. Uma ateno especial dever ser dada ao comando mirror visto que, muitas vezes, os textos constantes no detalhamento no podero sofrer este espelhamento. Para tanto, devemos utilizar o comando MIRRTEXT que originariamente est definido como 1, ou seja, os textos tambm sero espelhados. Para desabilitarmos este espelhamento devemos digitar MIRRTEXT no prompt de comandos e pressionar ENTER e ento digitarmos 0 para desabilitarmos o espelhamento dos textos.
31

Memria de Clculo
Ao clicarmos no boto de Memria de Clculo o programa automaticamente executa o mdulo de preview e exibe o relatrio conforme descrito em seguida:

So utilizados para navegar entre as pginas do relatrio.

utilizado para Aumentar/Diminuir a visualizao do relatrio.

utilizado para imprimir o relatrio.

So utilizados para exportar o relatrio para algum padro compatvel. (Excel, HTML, TXT, Word etc...)
32

Ao clicarmos nesta opo observaremos a seguinte janela:

Devemos escolher em qual formato desejamos o relatrio (opo Format) e qual o arquivo de destino (opo Destination), que, quando clicarmos em OK o programa exibir o quadro de dilogo para gravao de arquivos padro do Windows. O usurio ento dever escolher um nome para o arquivo bem como a pasta onde ser gravado.

Descrio do Layout

Exibe os dados da obra, preenchidos na opo Legenda, bem como o tipo de estrutura em questo e uma imagem esquemtica desta.

Exibe os dados de entrada da geometria utilizada no clculo.

33

Exibe os dados de resultado do clculo obtidos na definio da geometria da escada.

Exibe

os

dados

dos

carregamentos

definidos

pelo

usurio.

Exibe os resultados do clculo estrutural de cada lance da escada.

Exibe o resumo do consumo de materiais.

34

Detalhando a Estrutura
Ao acionarmos o boto de detalhamento no mdulo de resultados de cculo o programa aciona a plataforma CAD configurada e disponibiliza o AutoESCADA ToolBox:

Aumenta/Diminui o tamanho do AutoESCADA ToolBox Aciona o mdulo de configurao do detalhamento. Desenha a "caixa" da estrutura sem cotas ou armaduras. Desenha a estrutura e cota automaticamente. Desenha a estrutura juntamente com as armaduras calculadas. Desenha um corte transversal da estrutura. (Vista frontal). Desenha um corte longitudinal da estrutura. (Vista lateral). Aciona o Editor de Armaduras do AutoESCADA. Gera Relao do Ao do projeto. Insere formato padro ABNT no PaperSpace do CAD. Insere um elemento (viewport) no formato. Altera a escala do elemento (viewport) no formato. Congela o layer (camada) onde esto desenhados o viewports, preparando o formato para plotagem e chama o comando plot da plataforma CAD.

Ateno:
O AutoESCADA cria os layers AE-Formato onde desenha o formato e AEPaperspace onde monta os elementos do formato. Os demais elementos criados pelo AutoESCADA sero desenhados no Layer corrente conforme preferncia do usurio.
35

Configurando o Detalhamento
Ao ser acionado o mdulo de configurao do detalhamento apresentada a seguinte tela:

Configura o tamanho e a cor do texto.


36

Configura o Dimensionamento: Tick: Configura o separador das cotas. Distncia ao Ponto Base da Cota: Configura a distncia do incio da linha de chamada da cota ao objeto a ser cotado. Cor da Linha: Cor da linha de Cota. Cor do Texto: Cor do texto da cota.

Configura as cores a serem utilizadas no detalhamento: Cor da Forma: Cor do trao da estrutura. Cor da Ferragem: Cor das armaduras. Cor da Linha Externa: Cor da linha externa do formato. Cor da Linha Interna: Cor da linha interna do formato.

Configura os limites da rea de desenho

ATENO:
_ O AutoESCADA desenha a estrutura tomando como base a unidadde de cm, ou seja, todos os elementos desenhados pelo programa na plataforma CAD esto em cm. _ Ao clicarmos no boto para ajustarmos a cor de um elemento o programa exibir a seguinte tela:
37

podemos escolher uma das cores exibidas ou clicarmos na opo Other... que dar acesso a seguinte tela:

onde poderemos escolher qualquer uma das 256 cores bsicas do CAD.

_ Alm destas configuraes, o AutoESCADA aceita normalmento todos os estilos de texto (TEXTSTYLES), estilos de dimensionamento (DIMSTYLES) ou arquivos de "TEMPLATES" criados pelo usurio. Para utiliz-los basta que estejam ativos no momento de se iniciar o detalhamento na plataforma CAD. 38

Desenha "Caixa" da estrutura


Desenha a "caixa" da estrutura sem cotas ou armaduras. Ao clicarmos na opo acima, o AutoESCADA pedir ao usurio, atravs do prompt da plataforma CAD, que selecione um ponto base a partir do qual ser desenhada a estrutura, conforme figura abaixo:

Desenha "Caixa" e cota a estrutura


Desenha a estrutura e cota automaticamente. Ao clicarmos na opo acima, o AutoESCADA pedir ao usurio, atravs do prompt da plataforma CAD, que selecione um ponto base a partir do qual ser desenhada a estrutura e suas cotas, conforme figura abaixo:

Desenha "Caixa" e Armaduras da estrutura


Desenha a estrutura juntamente com as armaduras calculadas. Ao clicarmos na opo acima, o AutoESCADA pedir ao usurio, atravs do prompt da plataforma CAD, que selecione um ponto base a partir do qual ser desenhada a estrutura e suas armaduras, conforme figura abaixo:

39

Desenha Corte Longitudinal


Desenha um corte longitudinal da estrutura. (Vista lateral). Ao clicarmos na opo acima, o AutoESCADA pedir ao usurio, atravs do prompt da plataforma CAD, que selecione um ponto base a partir do qual ser desenhado o corte longitudinal da estrutura, conforme figura abaixo:

Desenha Corte Transversal


Desenha um corte transversal da estrutura. (Vista frontal). Ao clicarmos na opo acima, o AutoESCADA pedir ao usurio, atravs do prompt da plataforma CAD, que selecione um ponto base a partir do qual ser desenhado o corte transversal da estrutura, conforme figura abaixo:

40

Editor de Armaduras
Aciona o Editor de Armaduras do AutoESCADA. Ao acionarmos este comando, o AutoESCADA executa o mdulo de edio de armaduras para incluso de posies de ferro longitudinais ou transversais diretamente na prancha de desenho conforme descrito abaixo:

41

Opes:

Adiciona ao Banco de Dados: Quando ativada, esta opo adiciona ao banco de dados do desenho qualquer armadura desenhada. Opo importante para relao de ao, j que o programa s incorpora na relao armaduras incorporadas ao banco de dados do desenho.

Ateno:
_ Ao se desenhar uma posio de armadura que j esteja incorporada ao banco de dados do desenho, (como por exemplo: se voc j desenhou a posio em vista longitudinal e quer mostr-la tambm na transversal) ento dever setar a opo Adicionar ao Banco de Dados somente em um dos desenhos, ou no transversal ou no longitudinal. Caso contrrio a armadura ser computada duas vezes na relao de ao. Com Descrio da Posio: Desenha As e atribui a descrio para a posio de ferro. Ex: 212.5c20-350 Com Nmero da Posio: Desenha As e atribui um nmero de posio a ela. Ex: (N23)-212.5c20-350 Cotagem Automtica: Aps o desenho o programa cota automaticamente a posio de ferro.

42

Armadura Longitudinal (Asl):

Esta opo permite especificadas

adicionar

ao projeto pelo

posies

de

armadura projetista.

Posio: Permite definir o nmero da posio a ser adicionada N de Barras: Define o nmero de barras da posio Bitola: Define a bitola das barras. Espaamento: Define o espaamento entre as barras da posio a ser adicionada. Comprimento: (a definir) indica que o comprimento ser colocado aps ser desenhado no editor CAD.

Ao se pressionar o boto o programa pede ao usurio que defina o ponto inicial para incio do desenho da armadura, conforme figura abaixo:

Aps definido o ponto inicial, o programa pede que se defina o ngulo em relao ao ponto inicial:

Aps definido o ngulo, o programa pede a distncia ao ponto inicial:

43

Definida esta distncia, o programa volta a pedir o ngulo referente ao ltimo ponto e depois a distncia. Desta maneira estaremos com coordenadas relativas sempre ao ltimo ponto definido. Aps desenhada toda a posio da armadura, para interromper o processo de desenho devemos pressionar ENTER (ou o boto direito do mouse) para ngulo e novamente ENTER (ou o boto direito do mouse) para distncia. O programa interrompe o processo de desenho e pede para o usurio definir um ponto para o detalhamento da posio recm desenhada, conforme figura abaixo:

ngulo e distncia em relao ao ponto inicial. Aps definido este ponto, o programa copia a linha de ferro desenhada, cota e solicita a definio de um ponto para colocao da descrio da armadura. Aps todo este processo, deveremos ter uma posio desenhada e detalhada conforme mostrado a seguir:

Ateno:
_ Devemos notar que o programa desenha duas vezes a posio de ferro: a primeira desenhada dentro da forma da estrutura pelo prprio usurio para indicar que ela realmente ter dimenses compatveis e a segunda para o programa detalhar esta posio fora da forma. Devemos ressaltar que o desenho que conter as informaes para a relao do ao ser a primeira, ou seja, a desenhada pelo usurio dentro da forma. Caso se apague este desenho, esta posio no ser computada na relao de ao. _ Para usurios do IntelliCAD devemos ressaltar ainda que a descrio da posio, (texto), no dever ser apagada, caso contrrio, esta posio no ser computada na relao de ao. Caso necessite que a descrio no seja exibida, basta gerar a relao de ao antes e depois apagar ou colocar a descrio em um layer desligado ou congelado (freeze).
44

Armadura Transversal (Ast):

Esta opo permite adicionar ao projeto posies de armadura transversais especificadas pelo projetista. Posio: Permite definir o nmero da posio a ser adicionada N de Barras: Define o nmero de barras da posio Bitola: Define a bitola das barras. Espaamento: Define o espaamento entre as barras da posio a ser adicionada. Comprimento: Define o comprimento das barras.

Ao se pressionar o boto o programa pede ao usurio que defina o ponto inicial, conforme figura abaixo:

Aps selecionado o primeiro ponto, o programa pede que se selecione o segundo ponto que defina de onde at onde sero colocadas as barras transversais:

Aps definido o segundo ponto, o programa pede que o usurio defina se ele quer as barras desenhadas acima ou abaixo da linha formada entre os pontos inicial e final:

Definida esta opo, o programa desenhar as barras transversais e pedir um ponto para o posicionamento da descrio desta posio. Ao final devemos ter um desenho com o aspecto do apresentado a seguir:
45

Ateno:
_ Se definirmos a opo como ativa, o programa desenhar este nmero de barras entre os dois pontos inicial e final estabelecidos sem se importar com o espaamento entre as armaduras. Caso a opo ativa seja , o programa desenhar um nmero de barras entre os pontos inicial e final obedecendo ao espaamento definido.

Descrio

da

Posio:

Mostra a descrio da posio a ser desenhada

46

Gera Relao de Ao
Gera Relao do Ao do projeto. Ao acionarmos esta opo, o programa pede ao usurio que selecione um primeiro ponto para impresso do cabealho da relao de ao:

Em seguida pede que se selecione, atravs de uma janela, a(s) estrutura(s) que tero suas armaduras computadas na relao de ao. Basta ento o usurio fazer uma janela em torno desta(s) estrutura(s) conforme figura abaixo:

Aps a seleo, o programa gera automaticamente a relao do ao conforme mostra figura a seguir:

48

Insere Formato
Insere formato padro ABNT no PaperSpace do CAD. Ao acionarmos esta opo, o programa pede que se defina um formato para ser inserido:

Poderemos escolher um dos formatos padro ABNT ou um personalizado, digitando suas dimenses sempre em mm.

Ao clicarmos no boto o programa passar o controle para o CAD que pedir para definirmos um ponto para o desenho do formato:

49

O programa ento desenha o formato escolhido como mostrado a seguir:

50

Insere Elemento no Formato


Insere um elemento (viewport) no formato. Ao acionarmos esta opo, o AutoESCADA disponibilizar uma janela para definio da escala do elemento a ser inserido:

Poderemos escolher uma das escalas j colocadas na janela ou uma em particular digitando no controle o valor pretendido como escala. O programa ento pedir que se defina um janela dentro do formato para se colocar a estrutura:

51

Ento a estrutura dever aparecer no "viewport" conforme figura a seguir:

Os elementos podero ser posicionados corretamente na janela com auxlio do comando PAN

Ateno:
_ Poderemos criar tantas "viewports" quantas forem necessrias para montar o formato.

52

Altera Escala
Altera a escala do elemento (viewport) no formato. Ao acionarmos esta opo, o AutoESCADA disponibilizar uma janela para definio da nova escala do elemento:

Ao clicarmos em o programa pede para que se selecione qual janela (viewport), se deseja alterar a escala. Basta ento clicarmos no interior desta viewport:

53

Resultado da alterao da escala:

54

Chama janela de Plotagem


Congela o layer (camada) onde esto desenhados o viewports, preparando o formato para plotagem e chama o comando plot da plataforma CAD. Visualizao da prancha antes do comando:

55

Visualizao aps o comando:

56

You might also like