You are on page 1of 8

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica


Tabela peridica

Prof.: Sandro J. Greco

A periodicidade das propriedades dos tomos


Carga nuclear efetiva (Zef) Zef = Z onde: Z = carga nuclear real (no atmico) o efeito de blindagem

Os blocos da tabela peridica so nomeados segundo o ltimo orbital que ocupado de acordo com o princpio da construo. Os perodos so numerados de acordo com o nmero quntico principal da camada de valncia.

Os blocos s e p so os elementos representativos da tabela peridica. As configuraes eletrnicas semelhantes dos elementos do mesmo grupo principal so a causa das propriedades semelhantes desses elementos. O nmero do grupo diz quantos eltrons esto presentes na camada de valncia; Cada novo perodo corresponde ocupao da camada com o nmero quntico principal mais alto do que o anterior. Essa correspondncia explica as diferenas de tamanho dos perodos; Os elementos do bloco f possuem propriedades qumicas muito semelhantes, porque sua configurao eletrnica difere somente na populao dos orbitais f internos e estes eltrons participam pouco da formao de ligao.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica


Raio atmico

Prof.: Sandro J. Greco

Periodicidade do raio atmico

Raio atmico de um elemento definido como sendo a metade da distncia entre os centros de tomos vizinhos.

Se o elemento um metal, o raio atmico a metade da distncia entre os centros de tomos vizinhos em uma amostra slida; Se o elemento um no metal ou um metalide, usa-se a distncia entre os ncleos de tomos unidos por uma ligao qumica raio covalente; Se o elemento um gs nobre usa-se o raio de Van der Waals, que a metade da distncia entre os centros de tomos vizinhos em uma amostra do gs slido; O raio de Van der Waals sempre muito maior do que o raio covalente.

Os raios atmicos geralmente decrescem da esquerda para a direita em cada perodo devido ao aumento da carga nuclear efetiva, e crescem em cada grupo quando camadas sucessivas so ocupadas. Raio inico Raio inico de um elemento a sua parte da distncia entre ons vizinhos em um slido inico. Em outras palavras, a distncia entre os centros de um ction e um nion vizinhos a soma dos dois raios inicos.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica

Prof.: Sandro J. Greco

Tendncias de periodicidade dos raios inicos

Energia de ionizao (I) ioniza a energia necessria para remover um eltron de um tomo na fase gasosa. X(g) Cu(g) Cu+(g) X+(g) + e-(g) Cu+(g) + e-(g) I = E(X+) E(X) I 1= 8,14 eV, 785 kJ . Mol-1

Cu2+(g) + e-(g) I 2= 20,26 eV, 1995 kJ . Mol-1 I1 < I2 < I3

Os raios inicos geralmente crescem com o valor de n em um grupo e decrescem da esquerda para a direita em um perodo. Os ctions so menores e os nions so maiores do que os tomos originais.

Os ctions so menores o que os tomos originais pois para formlo, os tomos perdem um ou mais eltrons expondo o seu caroo menor. J o nion maior devido ao aumento da repulso eletrnica.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica

Prof.: Sandro J. Greco

A primeira energia de ionizao geralmente decresce em um grupo. Com poucas excees a primeira energia de ionizao aumenta da esquerda para a direita no perodo e cai para valores mais baixos no incio do perodo seguinte.

Excees da energia de ionizao Exce ioniza

Os eltrons s so mais eficazes na proteo do que os eltrons p. Conseqentemente, a formao de s2p0 se torna mais favorvel. Quando um segundo eltron colocado em um orbital p, aumenta a repulso eltron-eltron. Quando esse eltron removido, a configurao s2p3 resultante mais estvel do que a configurao inicial s2p4. Portanto, h uma diminuio na energia de ionizao. Configuraes eletrnicas de ons Configura Ctions: os eltrons so primeiramente removidos do orbital com o maior nmero quntico principal, n: Li (1s2 2s1) Li+ (1s2) Fe ([Ar]3d6 4s2) Fe3+ ([Ar]3d5) nions: os eltrons so adicionados ao orbital com o mais baixo valor de n disponvel: F (1s2 2s2 2p5) F- (1s2 2s2 2p6)

O eltron mais externo mais facilmente removido ao descermos em um grupo. medida que o tomo aumenta, tornase mais fcil remover um eltron do orbital mais volumoso. Geralmente a energia de ionizao aumenda ao longo do perodo. Ao longo de um perodo, Zef aumenta. Consequentemente, fica mais difcil remover um eltron. Existem duas excees: a remoo do primeiro eltron p e a remoo do quarto eltron p.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica

Prof.: Sandro J. Greco

Afinidade Eletrnica Eae A afinidade eletrnica de um elemento a energia liberada quando um eltron se liga a um tomo na fase gasosa . X(g) + e-(g) X- (g) Cl(g) + e-(g) Cl- (g) Eae= E(X) E(X-) Eae= 3,62 eV, 349 kJ . Mol-1

Efeito do par inerte Efeito do par inerte a tendncia a ons com carga duas unidades mais baixa do que a esperada para o nmero do grupo . Grupo 13/III Al Al+3, In In3+ e In+ Grupo 14/IV Sn Sn4+, Pb Pb+2 Al [Ne]3s2 3p1, In [Kr]4d10 5s2 5p1 Sn [Kr]4d105s25p2, Pb [Xe]4f145d106s26p1

A afinidade eletrnica muito menos peridica do que o raio atmico e a energia de ionizao. Entretanto, uma tendncia claramente visvel, as afinidades eletrnicas so maiores na parte superior direita da tabela peridica Cuidado!!!! Os valores positivos da afinidade eletrnica dizem que aps a adio do eltron a energia liberada. Para valores positivos, faz-se necessrio energia para adicionar o eltron ao elemento. Em alguns livros esses sinais so invertidos, pois referem-se a valores de entalpia. O efeito do par inerte devido, em parte, s energias relativas dos eltrons de valncia s e p. Nos perodos mais tardios da tabela peridica, os eltrons de valncia s tem energia muito baixa por causa da sua boa penetrao e da baixa capacidade de blindagem dos eltrons d. Portanto eles podem permanecer ligados ao tomo durante o processo de ionizao.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica


Relaes diagonais Rela

Prof.: Sandro J. Greco

Exemplo de relao diagonal rela

As relaes diagonais so semelhanas de propriedades entre vizinhos diagonais nos grupos principais da tabela peridica. O boro (acima) e o silcio (abaixo), possuem uma relao diagonal. Ambos so slidos brilhantes, com alto ponto de fuso. Possuem ainda vrias semelhanas qumicas.

A relao diagonal deve-se em parte s caractersticas de raio atmico e energia de ionizao desses elementos.

Elementos dos grupos principais

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica

Prof.: Sandro J. Greco

Caractersticas dos metais e no-metais Caracter no-

Elementos do grupo 14/IV. Da esquerda para a direita: carbono (como grafita), silcio, germnio, estanho e chumbo. Os elementos do bloco p, localizados a esquerda, principalmente os mais pesados, possuem energias de ionizao baixas o suficiente, para que eles tenham algumas propriedades metlicas dos elementos do bloco s. Contudo, suas energias de ionizao so muito mais elevadas por isso so menos reativos do que os elementos do bloco s.

Metais alcalinos so macios, reativos e tem cor prateada. Uma superfcie recentemente cortada cobre-se rapidamente com o xido correspondente.

Elementos do grupo 16/VI. Da esquerda para a direita: Oxignio, enxofre, selnio e telrio. Observe a tendncia de no-metal a metalide Os elementos do bloco p, localizados a direita tem afinidades eletrnicas caracteristicamente altas: tendem a ganhar eltrons para completar camada. Exceto os metalides Te e Po, os membros dos grupos 16/VI e 17/VII so no metais. Eles formam compostos moleculares entre si e reagem com metais para formar nions em compostos inicos.

Qumica Geral

Estrutura eletrnica e tabela peridica


Metais de transio transi

Prof.: Sandro J. Greco

Todos os elementos do bloco d so metais com caractersticas intermedirias entre os elementos do bloco s e p; Como os metais de transio de um mesmo perodo diferem principalmente no nmero de eltrons d, e esto em camadas internas, sua propriedades so muito semelhantes; A maior parte dos metais do bloco d ao perderem eltrons para formar ctions o fazem no subnvel s externo, entretanto, formam ons com diferentes estados de oxidao; A disponibilidade dos orbitais d dos metais de transio em grande parte responsvel pela utilizao desses elementos como catalisadores na indstria qumica.e a semelhana do raio atmico.

Elementos na primeira linha do bloco d: Acima (da esquerda para a direita): escndio, titnio, vandio, cromo e mangans. Abaixo: ferro, cobalto, nquel, cobre e zinco.

You might also like