You are on page 1of 11

CINCIAS NATURAIS CEF FICHA INFORMATIVA 2011/2012 Nome: _______________________________ Turma: ____N ____ Data: ____/____/2012 Sistema Locomotor

r O sistema de locomoo do homem compreende os ossos e os msculos, que se articulam de tal maneira que permitem todos os movimentos do corpo . Alm da locomoo os ossos e os msculos do suporte e sustentao ao nosso corpo. Podemos dividi-lo assim em dois subsistemas: Sistema esqueltico Sistema muscular Sistema esqueltico O esqueleto humano adulto constitudo por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege rgos diversos e est associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins. O esqueleto sseo, alm de sustentao corporal, apresenta trs importantes funes:

Reservas de sais minerais, principalmente de clcio e fsforo, que so fundamentais para o funcionamento das clulas e devem estar presentes no sangue. Quando o nvel de clcio diminui no sangue, sais de clcio so mobilizados dos ossos para suprir a deficincia. Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula constituda principalmente por clulas adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva. No interior de alguns ossos (como o crnio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeas dos ossos do brao e coxa), h cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula ssea vermelha, onde so produzidas as clulas do sangue: hemcias, leuccitos e plaquetas. Crescimento sseo

H um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionria, o qual ser quase totalmente substitudo por um esqueleto sseo. o que se denomina ossificao endocondral (do grego endos, dentro, e chondros, cartilagem). Os ossos comeam a se formar a partir do segundo ms da vida intra-uterina. Ao nascer, a criana j

1
ALTO ALFARROBAL - 8500 791 PORTIMO Telf: 282 400110 Fax: 282 400115

apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantm regies cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regies cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, h cartilagens em locais onde a flexibilidade importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquia e extremidades dos ossos que se articulam). Tipos de ossos Quase todos os ossos do corpo podem ser classificados em 4 tipos, de acordo com a sua forma: Longos mais compridos do que largos. Por exemplo, ossos da perna, braos, antebraos e dedos; Curtos aproximadamente mesmo comprimento e largura. Por exemplo, ossos do calcanhar e do pulso; Chatos ou achatados finos, em forma de lmina. Por exemplo, ossos do crnio, costelas e externo; Irregulares no podem ser inseridos nos grupos anteriores. Por exemplo, vrtebras e ossos da face Calcula-se que os adultos remodelem de 10 a 30% da sua massa ssea a cada ano. Esta manuteno preventiva faz com que o esqueleto tenha uma idade mdia em torno de oito anos

Ossos longos
Observa o esquema a seguir, que mostra a estrutura de um osso longo. Podemos perceber que esse osso apresenta: Epfises as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Peristeo a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Difise a poro do osso situada entre as epfises e envolvida pelo peristeo. Canal sseo o canal onde se encontra a medula ssea. Os ossos so rgos formados por vrios tipos de tecido. O peristeo, por exemplo, uma membrana fibrosa de tecido conjuntivo. A medula ssea vermelha tambm formada por um tipo de tecido conjuntivo e pode ser encontrada nas costelas e nas vrtebras; ela produz clulas do sangue. Na difise de ossos longos como o fmur, encontra-se a medula ssea amarela, que armazena gorduras, o tutano. Mas o tecido sseo que confere a rigidez caracterstica dos ossos. Nele se encontram clulas como os ostecitos. Entre as clulas, existe a matriz ssea, que representa o material intercelular, constituda, basicamente, de sais de clcio e de fsforo, alm de protenas chamadas colgeno. Os sais de clcio e as protenas do tipo colgeno so responsveis pela rigidez do tecido sseo.

Fraturas e osteoclastos De forma bem simplificada, podemos dizer que fratura a quebra de um osso. Quando ocorre, o procedimento normal a reduo dessa fratura, isto , a aproximao dos cotos (partes fraturadas), e a imobilizao at a formao do calo sseo e sua completa calcificao.

Os osteoclastos tambm esto envolvidos na reparao de fraturas. Aps a quebra do osso, ocorre uma intensa proliferao do peristeo. Isso leva a formao de um anel, o calo sseo, que envolve os pedaos partidos. Simultaneamente, os osteoclastos iniciam a remoo de clulas sseas mortas e do cogulo formado, j que na fratura h uma hemorragia considervel. O peristeo fornece novas clulas iniciadoras de osso imaturo, que une provisoriamente os pedaos separados. Com o passar do tempo, ocorre uma remodelao do calo sseo e, aos poucos, a estrutura ssea refeita com a participao de osteoclastos e osteoblastos, at que a fratura esteja consolidada. Cabea O crnio uma estrutura ssea que protege o crebro e forma a face. Ele formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manuteno da sua forma. Esses ossos se encontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crnio de um beb ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.

A maioria dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crnio mais forte, alguns desses pares, como os dos ossos frontais, occipitais e esfenides, fundem-se num osso nico. Os pares de ossos cranianos mais importantes so os parietais, temporais, maxilares, zigomticos, nasais e palatinos. Os ossos cranianos so finos mas, devido a seu formato curvo, so muito fortes em relao a seu peso - como ocorre com a casca de um ovo ou o capacete de um motociclista.

Coluna vertebral uma coluna de vrtebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; dividida em regies tpicas que so: coluna cervical (regio do pescoo), coluna torcica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).

Caixa torcica formada pela regio torcica de coluna vertebral, osso externo e costelas, que so em nmero de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se renem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, no se fixando ao esterno). Esqueleto apendicular Membros Superiores Composto por brao, antebrao, pulso e mo. O brao s tem um osso: o mero, que um osso do membro superior. O antebrao composto por dois ossos: o rdio que um osso longo e que forma com o cbito (ulna) o esqueleto do antebrao. O cbito tambm um osso longo que se localiza na parte interna do antebrao. A mo composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituda por oito ossos dispostos em duas fileiras), so uma poro do esqueleto que se localiza entre o antebrao e a mo. O metacarpo a poro de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos. Membros Inferiores So maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e p. A coxa s tem um osso - o fmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilide. O fmur tem volumosa cabea arredondada, presa a difise por uma poro estreitada - o colo anatmico. A extremidade inferior do fmur apresenta para diante uma poro articular - a trclea que trs dois cndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fmur o maior de todos os ossos do esqueleto. A perna e composta por dois ossos: a tbia e o pernio (fbula). A tbia o osso mais interno e a fbula o osso situado ao lado da tbia.

Os dedos so prolongamentos articulados que terminam nos ps. O p composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso a parte do p situada entre o tarso e os dedos. O tarso a poro de ossos posterior do esqueleto do p. Os membros esto unidos ao corpo mediante um sistema sseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torcica ou escapular (formada pela clavcula e pela escpula ou omoplata); a inferior se chama cintura plvica, popularmente conhecida como bacia (constituda pelo sacro - osso volumoso resultante da fuso de cinco vrtebras, por um par de ossos ilacos e pelo cccix, formado por quatro a seis vrtebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o mero e com ele todo o brao; a segunda d apoio ao fmur e a toda a perna. Pelve Os ossos do quadril, sacro e cccix formam uma bacia, chamada de pelve. A pelve feminina a mais arredondada e larga que a masculina, caracterstica que permite uma melhor acomodao durante ser desenvolvimento e o parto.

Juntas e Articulaes Juntas o local onde dois ossos se tocam. Algumas so fixas (ex.: crnio), onde os ossos esto firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulaes), os ossos so mveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos. H vrios tipos de articulaes: Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratrios dos braos.

Tipo "dobradia" - Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar. Articulao

Os ossos de uma articulao tm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulao so mantidos em seus devidos lugares por meio de cordes resistentes, constitudos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que esto firmemente aderidos s membranas que revestem os ossos. Ligamentos Os ossos de uma articulao mantm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordes resistentes constitudos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos esto firmemente unidos s membranas que revestem os ossos. Cuidados com o esqueleto e as articulaes Todos nos devemos adotar certas medidas para evitar problemas nos ossos e nas articulaes. Veja algumas delas:

Mantenha sempre uma postura correta ao andar, sentar-se ou ficar de p. Ao sentar, mantenha toda a extenso das costas apoiada na cadeira ou no sof. Evite carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de uma lado do corpo. Isso vale para quando estiver levando, por exemplo, uma mochila cheia de cadernos e livros. Alimente-se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados; o excesso de peso pode acarretar vrios problemas, como sobrecarga na coluna vertebral. Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos: voc pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulaes. Pratique exerccios fsicos regularmente, sempre com a orientao de especialistas.

Os devidos cuidados com a postura podem evitar as seguintes deformaes da coluna: Lordose- o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuao da lordose lombar normal (hiperlordose). Os msculos abdominais fracos e um abdome protuberante so fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extenso da coluna lombar, tal como o ficar em p por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexo do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar. Cifose - definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a m postura e o condicionamento fsico insuficiente. Doenas como espondilite anquilosante e a osteoporose senil tambm ocasionam esse tipo de deformidade. Escoliose - a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou no estrutural. A progresso da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ngulo da curvatura durante o perodo de crescimento na adolescncia, perodo este onde a progresso do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterpico usando alongamentos e respirao so essenciais para a melhora do quadro. Principais doenas relacionadas ao sistema esqueltico

A tabela abaixo apresenta os principais problemas relacionados com a ossificao, esqueleto axial e articulaes presentes nos seres humanos.
Disturbio em: Doena Caracterstica Raquitismo Ossificao Osteomalacia Osteomielite Osteoporose Mesmos efeitos do raquitismo. Doenas infecciosas dos ossos. Decrscimo da massa ssea. Relacionada com a idade, mas tambm pode ocorrer durante a gravidez. Afeta, principalmente, quadris, coluna, pernas e ps. Causa: deficincia de vitamina D. Os ossos no so to fortes em decorrncia da falta de calcio e de fsforo. Pernas arqueadase pode ocorrer m-formao na cabea, peito e pelvis Desmineralizao dos ossos por falta de vitamina D.

Sistema muscular O movimento uma funo essencial do corpo, resultante de contraes e relaxamento musculares. Com exceo das esponjas e de alguns celenterados, que no possuem tecido muscular, todos os outros animais utilizam-se de msculos para movimentar o corpo. graas a contrao muscular que os animais podem nadar, respirar, voar, nadar, mover o alimento na cavidade digestiva, bombear o sangue dentro dos vasos sanguneos etc. O tecido muscular representa de 40% a 50% do peso corporal total e composto de clulas altamente especializadas.Os msculos esto relacionados basicamente com as funes de movimento, manuteno da postura e produo de calor. Foi estimado que 85% de todo o calor gerado no corpo vem de contraes musculares.

Tipos de tecido muscular Os msculos podem ser formados por trs tipos bsicos de tecido muscular: estriado esqueltico, liso e estriado cardaco. Musculatura estriada esqueltica O tecido muscular estriado esqueltico apresenta, sob observao microscpica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriao resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pela protenas actina e miosina, responsveis pela contrao muscular. A clula muscular estriada, tambm chamada fibra muscular, possui inmeros ncleos e pode atingir comprimentos que vo de 1mm a 60 cm. Musculatura lisa O tecido muscular liso est presente em diversos rgos internos (tubo digestivo, bexiga, tero etc.) e tambm nas paredes dos vasos sanguneos. As clulas musculares lisas so uninucleadas e os filamentos de actina e miosina dispes em hlice em seu interior, sem formar padro estriado como no tecido muscular esqueltico. A contrao dos msculos lisos geralmente involuntria, ao contrrio da contrao dos msculos esquelticos, que est sob o controle da vontade.

Musculatura estriada cardaca O tecido muscular cardaco est presente apenas no corao dos vertebrados. Ao microscpio, o tecido muscular cardaco apresenta estriao transversal. Suas clulas so uninucleares e tm contrao involuntria. A contrao muscular A grande maioria dos animais possuem clulas nervosas e musculares. Em todos eles, o mecanismo de funcionamento dessas clulas exatamente o mesmo. A coordenao interna do organismo e o seu relacionamento com o meio ambiente so funes exercidas pelo sistema nervoso. Ao sistema sensorial cabe a recepo das mensagens provenientes do meio ambiente. A resposta, muitas vezes representada por um movimento, papel dos tecidos musculares. O estmulo a contrao muscular A musculatura lisa controlada pelos nervos do sistema nervoso autnomo. As divises simptica e parassimptica atuam sobre a atividade da musculatura lisa dos rgos digestivos e excretores. No entanto, o tecido muscular liso tambm pode ser estimulado a funcionar pela distenso da parede do rgo. o que acontece, por exemplo, quando o bolo alimentar est passando pelo tubo digestivo. A distenso causada pelo aumento na parede intestinal provoca uma resposta de contrao na musculatura lisa dessa parede. Como resultado, gera-se uma onda de peristaltismo, que impulsiona o alimento para frente. Por outro lado, a musculatura estriada, na maior parte das vezes, fica sob controle voluntrio. Ramos nervosos se encaminham para o tecido muscular e se ramificam, atingindo clulas musculares individuais ou grupos delas. Cada ponto de juno entre uma terminao nervosa e a membrana plasmtica da clula muscular corresponde a uma sinapse. Essa juno conhecida pelo nome de placa motora. O impulso nervoso propaga-se pelo neurnio e atinge a placa motora. A membrana da clula muscular recebe o estmulo. Gera-se uma corrente eltrica que se propaga por essa membrana, atinge o citoplasma e desencadeia o mecanismo de contrao muscular. Circuito Msculo-Crebro Os nervos esto conectados e comunicam seus sinais atravs de sinapses. O movimento de um msculo envolve duas vias nervosas complexas: a via nervosa sensitiva at o crebro e a via nervosa motora at o msculo. Esse circuito composto por doze etapas bsicas, as quais so indicadas a seguir: 1. Os receptores sensitivos da pele detectam as sensaes e transmitem um sinal ao crebro. 2. O sinal transmitido ao longo de um nervo sensitivo at a medula espinhal. 3. Uma sinapse na medula espinhal conecta o nervo sensitivo a um nervo da medula espinhal. 4. O nervo cruza para o lado oposto da medula espinhal.

5. O sinal transmitido e ascende pela medula espinhal. 6. Uma sinapse no tlamo conecta a medula espinhal s fibras nervosas que transmitem o sinal at o crtex sensitivo. 7. O crtex sensitivo detecta o sinal e faz com que o crtex motor gere um sinal de movimento. 8. O nervo que transmite o sinal cruza para o outro lado, na base do crebro. 9. O sinal transmitido para baixo pela medula espinhal. 10. Uma sinapse conecta a medula espinhal a um nervo motor. 11. O sinal prossegue ao longo do nervo motor. 12. O sinal atinge a placa motora, onde ele estimula o movimento muscular. Tecido muscular estriado cardaco Esse tecido o principal constituinte da parede do corao. Embora ele seja estriado, seu controle involuntrio (ele inervado pelos dois ramos do sistema nervoso autnomo o simptico e o parassimptico). As fibras do msculo cardaco so quadrangulares e apresentam um ou dois ncleos localizados no centro da fibra. J as clulas musculares esquelticas contm vrios ncleos distribudos pela periferia da clula. As fibras cardacas so interconectadas umas com as outras. Essas fibras esto organizadas paralelamente, e fisicamente conectadas por junes que permitem a conduo de um estmulo de uma fibra para a outra. Entre as fibras, h a interposio de um disco intercalar, que nada mais do que o espessamento da membrana da clula. Esse disco caracterstico do tecido muscular cardaco. Sua funo aumentar a fora do msculo facilitar a conduo do impulso de uma fibra para a outra. Quando uma fibra do tecido estimulada, todas as outras tambm o sero. O tecido muscular cardaco normal se contrai e se relaxa de forma rpida, contnua e rtmica por volta de 75 vezes por minuto. Para esse trabalho, a demanda por oxignio bem maior do que a do tecido muscular esqueltico. As mitocndrias tambm so maiores e em grande nmero quando comparadas s dos msculos esquelticos. Tecido Muscular Liso As clulas musculares lisas so involuntrias, no-estriadas e menores do que as fibras estriadas esquelticas. Elas apresentam um ncleo nico e central. Seus filamentos de actina e miosina esto espalhados no citoplasma, sem o arranjo visto para as clulas musculares esquelticas. A contrao muscular se d de modo semelhante ao visto anteriormente A musculatura lisa controlada pelos nervos do sistema nervoso autnomo (simptico e parassimptico). A musculatura lisa est presente, por exemplo, na parede dos rgos digestivos, dos vasos sanguneos, da bexiga urinria e do tero. O tecido muscular liso tambm pode ser estimulado a funcionar pela distenso da parede do rgo.

10

Grupos de Ao Muscular O msculo esqueltico um agrupamento de clulas musculares (fibras) envoltas em um delicado tecido nervoso. medida que um msculo esqueltico se aproxima da sua insero, a massa formada por elementos contrteis, chamada de ventre, termina abruptamente e continuada por fibras do tecido conjuntivo, conhecidas como tendes de insero. Os tendes planos se chamam aponeuroses. As fibras colgenas do tendo se ligam com as do peristeo e do osso propriamente dito, fazendo a unio entre os sistemas sseo esqueltico e muscular. A maioria dos movimentos coordenada por vrios msculos esquelticos atuando em grupos. Dependendo do tipo de movimento, h diferentes grupos de msculos em cada lado de uma articulao. Assim, em uma articulao, os msculos flexores esto do lado oposto ao dos extensores, o dos adutores em oposio ao dos abdutores etc. O msculo que causa a ao desejada chamado de agonista. Simultaneamente, o grupo que faz oposio ao agonista chamado de antagonista. Assim, se o grupo agonista se contrai, o antagonista se relaxa e permite o movimento desejado. Alm dos agonistas e antagonistas, existem os sinergistas. Esses msculos servem para firmar, uniformizar o movimento, alm de prevenir movimentos indesejados e promover uma ao agonista eficiente. O ltimo grupo o dos fixadores. Sua funo estabilizar a origem dos movimentos agonistas para que eles sejam realizados de forma eficiente.

11

You might also like