You are on page 1of 17

Redes Informticas em Sistemas Linux

Pedro Matias LinuxSISEP 2009

REDES DE COMPUTADORES
Conceitos bsicos
Por definio, rede vem do latim rete,is que significa teia ou conjunto de fios interligados por pontos ou ns que comunicam entre si. Rede de computadores uma teia constituda por computadores e outros dispositivos que interligados entre si, formam um sistema de comunicao de dados, que visa a troca de informao e partilha de recursos. Este sistema, um composto de objectos e formaes conjuntas de objectos ligados entre si.

Objectivos da Rede Informtica


O trabalho em rede, permite partilhar recursos como informao, capacidade de processamento, capacidade de armazenamento e permite tambm uma reduo de material perifrico e de interface, como monitores, impressoras e modems, etc. Podemos ento definir como objectivos o aumento da capacidade de trabalho, e a reduo do consumo de energia e de material ( para no falar no espao que se poupa ).

Vantagens do Trabalho em Rede


Melhor organizao do trabalho e produtividade:
O trabalho em rede permite rentabilizar e dinamizar o trabalho, definindo grupos de trabalho com diferentes nveis de acesso a informao e a calendarizao de tarefas, e registo de produtividade.

Partilha de ficheiros de dados e programas:


O trabalho em rede permite que vrios utilizadores, em diferentes estaes de trabalho utilizem um mesmo programa localizado numa das mquinas da rede, tal como permite que tenham acesso e gravem dados, noutras mquinas que no a do utilizador.

Partilha de recursos fsicos:


A rede informtica possibilita a partilha de recursos fsicos tais como dispositivos de armazenamento, processamento, impressoras, modems ou outros meios de ligao internet, etc.

Ligaes na Rede
Com base no prprio conceito, compreendemos que uma rede informtica, no seu estado fundamental, composta por pelo menos duas mquinas ligadas entre si. Existem dois componentes fundamentais numa rede: Componentes fsicos : (Hardware) Isto , a ligao entre tudo o que tenha massa, ou seja qualquer computador, modem, cabo, router,etc Componentes lgicos : (Software) Tudo o que respeita a linguagens, instrues, protocolos, etc

Hardware e Software
(meiosfsicos) Computadores Meios fsicos de transmisso Dispositivos de ligao Perifricos (sequnciadeinstruesaseguirnamanipulaodedados) Sistemas Operativos Drivers de placas de rede Protocolos de comunicao Utilitrios e programas de aplicao

Tipos de Rede

Redes Peer-to-Peer
Neste tipo de redes, como o nome indica, no existe diferenciao entre servidores e clientes. Todas as mquinas se encontram em p de igualdade no que respeita a pedir ou a prestar servios ( a possibilidade de partilhar e aceder informao e aos recursos uns dos outros). A grande caracterstica deste tipo de redes o facto de qualquer mquina poder partilhar e aceder aos recursos uns dos outros, sendo a grande vantagem que quando uma mquina deixa de operar e logo de partilhar os seu recursos, outra mquina ocupa o seu lugar.

Redes Cliente-Servidor
Neste tipo de redes, existem um ou mais computadores que desempenham funes especficas chamados servidores, as funes destas mquinas consistem em atender os pedidos e prestar servios a outros computadores chamados clientes.

Classificao de Redes
As redes informticas podem ser classificadas segundo critrios variados, so exemplos dos mais utilizados os seguintes: 1- Dimenso geogrfica 2-Capacidade de transferncia de dados 3- Caractersticas fsicas de suporte transferncia de dados 5-Topologia (desenho ou forma da rede) 6-Tecnologias de transmisso 7-Ambiente em que se inserem
NOTA:
Como todas as classificaes, tambm as classificaes de tipos de redes tm valores relativos, por exemplo o significado de alto dbito relativo tecnologia corrente. Por outro lado diferentes critrios de classificao podem gerar sobreposies sobre si.

Redes PAN ( Personal Area Network )


Este tipo de rede recebe normalmente a designao de rede domstica, uma rede pessoal, geralmente simples e nos dias de hoje, geralmente no tem fios ( wireless ).

SAN ( Storage Area Network )


Este um tipo de rede especial geralmente usado por centros de informtica, destinam-se a interligar computadores de grande capacidade, e grandes quantidades de informao.
Este tipo de redes caracterizado por usar tecnologias de transmisso de alto dbito, devido aos grandes volumes de informao que geralmente utilizam.

LAN (Local Area Network)


LAN (Local Area Network) Uma LAN uma rede com uma dimenso geogrfica limitada, pode ser a rede de um escritrio ou de um edifcio, mas no se estende a mais do algumas centenas de metros.

WAN
WAN ( Wide Area Network)
Entende-se por WAN uma rede que em termos de dimenso, se pode estender at totalidade do globo. Na verdade uma WAN o somatrio de vrias LANs e MANs. O exemplo mais famoso de uma WAN provavelmente a internet.

(LAN) =MAN
O exemplo mais famoso de uma WAN provavelmente a internet.

Campus
Rede Campus
Este tipo de rede, em termos de rea ocupada, corresponde a um conjunto de edifcios vizinhos, como uma grande unidade fabril, ou uma Universidade, e so constitudas pela soma de vrias redes locais (LANs).

Redes VAN e MAN

Redes VAN (Virtual Area Network )


Este conceito surgiu com a possibilidade de interligar dispositivos a uma escala global, independentemente da sua localizao geogrfica. As VAN, so construidas em cima de outras redes como as WAN ou as LAN.

MAN ( Metropolitan Area Network )


Uma MAN (Metropolitan Area Network), uma rede que em termos geogrficos ocupa uma rea que pode corresponder a uma grande regio, geralmente utilizada por grandes empresas ou instituies que precisam partilhar grandes quantidades de informao associadas a uma necessidade grande de segurana.

You might also like