You are on page 1of 3

Animal mais profundo do mundo um insecto sem asas nem olhos

Espcie foi encontrada por biloga portuguesa a dois mil metros de profundidade
2012-02-23

Por Susana Lage

Plutomurus ortobalaganensis (Crdito: Ana Sofia Reboleira)

Na gruta mais funda do mundo, Ana Sofia Reboleira descobriu cinco novas espcies de insectos, o escaravelho Catops cavicis e quatro colmbolos: Anurida stereoodorata, Deuteraphorura kruberaensis, Schaefferia profundissima e Plutomurus ortobalaganensis. Este ltimo o animal terrestre mais profundo de sempre ao ser descoberto a uma profundidade de 1980 metros abaixo da entrada da cavidade. Num ambiente aparentemente abitico, como so as grandes profundidades caverncolas, onde a luz do sol jamais entra e onde os recursos alimentares so extremamente escassos e as temperaturas muito baixas, realmente notvel encontrar-se vida, revela a biloga portuguesa ao Cincia Hoje. A descoberta resulta da expedio ibero-russa de Vero do CAVEX Team em 2010 cavidade Krubera-Vornia, localizada na Abcsia, uma rea remota perto do Mar Negro, nas montanhas do Cucaso Ocidental. Aqui, a biloga da Universidade de Aveiro e o colega espanhol Alberto Sendra do Museu Valenciano de Histria Natural, levaram a cabo uma srie de prospeces biolgicas em diferentes partes da caverna que a nica do mundo que ultrapassa os dois quilmetros de profundidade (2191 metros abaixo do nvel do solo).

Biloga portuguesa num dos meandros da gruta (Credito: Javier Le Pera)

Todo o trabalho no interior da cavidade durssimo, as temperaturas so muito baixas e o risco de hipotermia permanente, no se pode parar muito tempo no mesmo stio e os animais que recolhemos so muito raros e difceis de encontrar, implicando muitas horas de busca, explica Ana Sofia Reboleira. A gruta onde os cientistas realizaram a expedio conhecida desde os anos 60 e foi protagonista de sucessivos recordes mundiais de profundidade desde 2001, mas nunca se tinham efectuado estudos bioespeleolgicos no seu interior. Fomos surpreendidos por uma biodiversidade superior quela que espervamos a to elevadas profundidades. No se conheciam animais caverncolas a viver abaixo dos mil metros de profundidade, afirma a biloga portuguesa. As novas espcies descobertas, descritos por Rafael Jordana e Enrique Baquero na revista cientfica Terrestrial Arthropod Reviews, so insectos diminutos, sem asas, olhos, pigmentao, que vivem em total escurido e que h milhes de anos desenvolvem mecanismos de adaptao que lhes permitem viver a grandes profundidades. De equipamento s costas Para Ana Sofia Reboleira e os outros expedicionrios que fizeram parte da equipa CAVEX 2010 chegarem cavidade Krubera-Vornia, localizada na Abcsia, foi necessrio passar pela Rssia e cruzar a fronteira a p com todo o equipamento s costas. A subida zona do acampamento foi feita em camies militares que carregaram as seis toneladas de equipamento necessrio, como material de espeleologia, de mergulho e comida para 30 pessoas durante 30 dias.

Ana Sofia Reboleira na entrada da gruta Krubera-Voronia (Credito: Alberto Sendra)

Os camies cruzaram a zona de floresta e subiram s montanhas do Cucaso, deixando os investigadores na base do vale do Ortobalagan, onde esto situadas vrias grutas profundas, entre as quais a Krubera-Vornia. Todo o material foi carregado pelos expedicionrios desde a base do vale at zona da entrada da cavidade, onde se estabelece o campo espeleolgico. Este trabalho durou quatro dias. Depois instalaram quase trs quilmetros de cordas por toda a cavidade e assentaram os acampamentos subterrneos. A comunicao com a superfcie em cada um dos acampamentos subterrneos era possvel atravs de um fio de telefone instalado na cavidade.

You might also like