You are on page 1of 3

Prtica de reproduo de Criptgamos nofotossintetizantes: fungos

Meta da aula

Levar o aluno a distinguir os seguintes tipos de reproduo dos fungos: vegetativa, sexuada e assexuada.

AULA

Botnica II | Prtica de reproduo de Criptgamos no-fotossintetizantes: fungos

PrtIca no 1
Procure, em uma mata perto de casa ou mesmo em um gramado, um cogumelo fresco. No adianta compr-lo no supermercado! Coloque-o sobre uma bancada e observe suas partes. Voc dever ser capaz de diferenciar o rizoma (parece uma raiz), a volva (poro alargada na base do cogumelo), a haste e o pleo (chapu do cogumelo). Destaque o pleo da haste e observe sua parte inferior. O que voc estar vendo so as lamelas. Com o auxlio de uma lmina de ao, corte um pedao e coloque-o sobre uma lmina de vidro; em seguida, corte transversalmente as lamelas em fatias bem finas. Sobre essas fatias, coloque uma gota de gua e cubra-as com uma lamnula. Observe ao microscpio. As bolinhas que aparecero em toda a lmina so os basidisporos. Esses esporos, por serem exgenos, so facilmente destacados das hifas que os produziram, isto , as basdias. Tente localizar uma basdia: elas esto na borda da lamela que voc cortou. No pice das basdias, voc ver projees: so esterigma
uma projeo da basdia que sustenta os basidisporos.

os

esterigmas

sobre os quais os esporos estavam posicionados. Se voc

for habilidoso, conseguir observar alguns esporos sobre eles.

PrtIca no 2
Na atmosfera existe uma enorme quantidade de esporos espera apenas de um substrato adequado para se desenvolver. Para observlos, voc pode deixar alguns alimentos fora da geladeira e em local sem luz por alguns dias, como por exemplo, po, laranja e tomate. Quando voc perceber que eles ficaram embolorados, leve-os bancada e comece sua observao. Pegue um pedao de cada um deles e observe sobre uma lente de aumento ou microscpico estereoscpico. Voc ver ento que esses filamentos nada mais so do que as hifas de que temos falado at agora! E qual a cor dessa hifa? Esses pontinhos coloridos so os esporos, muito provavelmente, condios. Anote as cores que eles possuem, sua forma e a presena de septos. Em seguida, pegue a tabela de Classificao Esporolgica de Saccardo (Figura 2.3) e procure identificar os esporos. Descreva suas observaes e no se esquea de fazer esquemas de tudo.

38 CEDERJ

PrtIca no 3
Uma forma fcil de observar um ascoma coletando um exemplar de fungo liqunico frtil. O tipo de ascoma mais comum o apotcio. Aps a coleta, esquematize o material. Em seguida, retire um fragmento que contenha um ascoma e faa um corte transversal a ele, com o auxlio de uma lmina de ao. Coloque as fatias sobre uma lmina de vidro, pingue uma gota de gua e, em seguida, cubra com uma lamnula. Observe ao microscpico. O que voc v? Abaixo do ascoma, se o corte ficou bem fino, voc poder observar um conjunto de hifas compactadas em que existem clulas esverdeadas em uma camada. Trata-se das algas microscpicas que compem a simbiose com os fungos. No corte transversal ao ascoma, podemos observar as ascas, com os ascsporos em seu interior. Entre as ascas, existem hifas estreis (sem ascsporos) que auxiliam na sustentao das ascas e disperso dos esporos. Observe e esquematize tudo que encontrar.

CEDERJ 39

AULA

MDULO 1

You might also like