You are on page 1of 9

Universidade Aberta

Mestrado em Pedagogia do ELearning

Processos Pedaggicos em ELearning Docente: Jos Mota

Matriz de Anlise de Contedo da Entrevista a Lcia Amante

Discente: Estela Gomes Dezembro 2011

Matriz de Anlise de contedo da Entrevista a Lcia Amante

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

O que entende por Educao Online Aspetos relevantes a considerar

A. Educar e Ensinar em EAD

() entendo que educao online mais abrangente e remete para uma concepo do processo de aprendizagem mais ampla, onde esta ocorre atravs de diversas formas no sendo exclusivamente determinada pelo acto de ensinar, associado aco de um professor.

A.1- Educao Online

O que entende por Ensino Online Aspetos relevantes a considerar

Na minha perspectiva ensino online uma expresso mais restritiva, dado que se centra no no processo global de formao, mas pe a tnica no processo de ensinar. Claro que s se ensina quando algum aprende alguma coisa, mas ()

A.2- Ensino Online

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

B.1- Quais as principais caractersticas do professor online

Indicar algumas funes do professor online Importncia do papel do professor online

() Eu diria que, para se ser um bom professor online, tem de se ser, antes de mais, um bom professor, incluindo aqui a competncia quer cientfica, quer pedaggica. Depois h que saber transpor isso para o contexto online, designadamente ao nvel da natureza das actividades propostas e da comunicao estabelecida ()

B.3- O que se considera uma B.2- O que se considera um professor promotor da aprendizagem do aluno boa prtica pedaggica

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

B. Perfil do Professor Online

Identificar alguns aspetos relevantes na prtica pedaggica que podem determinar maior sucesso na aprendizagem Qual o papel da interao entre professor e aluno

() Um professor online tem de ser criativo e tem de saber aproveitar o potencial do grupo favorecendo a sua dinmica interna. Tem de fazer sentir que est atento, que est presente, mas fazer sentir aos alunos que eles so agentes da sua prpria formao e que so coresponsveis pelo seu processo de aprendizagem e pela aprendizagem do grupo ()

() O aluno online precisa de sentir o professor, precisa que a presena social do professor contribua para facilitar a comunicao de modo a ultrapassar inibies e a percepcionar um clima de trabalho que potencie a interao ()

Identificar aspetos que considere relevantes Necessidades sentidas na prtica pedaggica

Ver B.2 () Educao a distncia no , de todo, fcil. Exige mais do professor do que a educao presencial. Assim como tambm exige mais do aluno, em geral.

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

Indicar aspetos relevantes

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

C. Estratgias Pedaggicas

() Eu diria que, para se ser um bom professor online, tem de se ser, antes de mais, um bom professor, incluindo aqui a competncia quer cientfica, quer pedaggica. Depois h que saber transpor isso para o contexto online, designadamente ao nvel da natureza das actividades propostas e da comunicao estabelecida. O aluno online precisa de sentir o professor, precisa que a presena social do professor contribua para facilitar a comunicao de modo a ultrapassar inibies e a percepcionar um clima de trabalho que potencie a interaco. Um professor online tem de ser criativo e tem de saber aproveitar o potencial do grupo favorecendo a sua dinmica interna. Tem de fazer sentir que est atento, que est presente, mas fazer sentir aos alunos que eles so agentes da sua prpria formao e que so co-responsveis pelo seu processo de aprendizagem e pela aprendizagem do grupo () () O aluno online precisa de sentir o professor, precisa que a presena social do professor contribua para facilitar a comunicao de modo a ultrapassar inibies e a percepcionar um clima de trabalho que potencie a interaco. Um professor online tem de ser criativo e tem de saber aproveitar o potencial do grupo favorecendo a sua dinmica interna. Tem de fazer sentir que est atento, que est presente, mas fazer sentir aos alunos que eles so agentes da sua prpria formao e que so co-responsveis pelo seu processo de aprendizagem e pela aprendizagem do grupo.

C.2- Algumas estratgias exemplificativas

C.1- O que se considera uma estratgia pedaggica eficaz

Indicar exemplos de formas de atuao, por parte do professor online, com bons resultados pedaggicos

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

Identificar alguns desafios que o professor online enfrenta no atual momento

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

D. Desafios colocados ao professor online

() Julgo que h muito ainda aprender sobre a educao online. H muita investigao por fazer e importante que se avance nessa rea de modo a contribuir para a adequada formao de professores online. Os desafios que se colocam educao online e a estes docentes so imensos. Desde logo o acompanhar da evoluo tecnolgica, de modo a que esta possa ser posta ao servio da sua actividade. O mobile learning, por exemplo. Tambm a oferta de educao online em larga escala, que parece ser uma tendncia a considerar, coloca questes sobre a relao entre essa massificao e a qualidade dos cursos; ser outro desafio a enfrentar. Por outro lado, o saber usar a tecnologia, mas no ser usado por ela. Ou seja, retirar dela o que interessa sem se deixar levar por modernismos e pseudo-inovaes estreis ou superficiais, do ponto de vista da aprendizagem ()

D.1- Desafios colocados no presente

D.2- Desafios colocados no futuro

Avanar com algumas previses sobre os desafios futuros colocados ao professor online

() Desde logo o acompanhar da evoluo tecnolgica, de modo a que esta possa ser posta ao servio da sua actividade. O mobile learning, por exemplo () () Por outro lado, o saber usar a tecnologia, mas no ser usado por ela. Ou seja, retirar dela o que interessa sem se deixar levar por modernismos e pseudoinovaes estreis ou superficiais, do ponto de vista da aprendizagem ()

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

E. Novas Tecnologias

E.1- Redes Sociais e Aprendizagem

Como podemos integrar as redes sociais em contextos de aprendizagem Quais as vantagens e desvantagens de tal integrao

() Penso que como em tudo. O professor pode integrar as redes sociais, sempre que isso possa constituir uma mais valia. Essa mais valia no ter a ver propriamente com a melhoria da qualidade de ensino, poder ter a ver com a melhoria da aprendizagem, designadamente se as redes sociais forem um meio habitualmente usado pelos alunos envolvidos. Provavelmente essa melhoria da aprendizagem opera de forma indirecta. Ou seja, se uso instrumentos que me permitem um maior acesso informao, se esses instrumento/espaos congregam utilizadores que tm interesses de aprendizagem idnticos aos meus, se me estimulam a contribuir tambm para alargar esses conhecimentos, se o que fao e disponibilizo assume um carcter pblico, tudo isto pode potenciar e favorecer a aprendizagem. Mas so necessrios estudos mais especficos que permitam saber mais sobre esta questo, permitindo-nos entender quais os reais contributos que estas redes podem, ou no, dar no desenvolvimento de processos de aprendizagem e se todos os sujeitos podem beneficiar desses contributos, ou se h perfis especficos de alunos que beneficiam e outros no ()

E.2- A necessidade do professor em contextos a distncia

Opinio sobre a importncia ou no do professor em contextos online

----------------------------

E.3- A rede como promotora da aprendizagem

Aprendizagem informal Avaliao de artefactos digitais

() Mas so necessrios estudos mais especficos que permitam saber mais sobre esta questo, permitindo-nos entender quais os reais contributos que estas redes podem, ou no, dar no desenvolvimento de processos de aprendizagem e se todos os sujeitos podem beneficiar desses contributos, ou se h perfis especficos de alunos que beneficiam e outros no ()

E.4- Usar a tecnologia ou ser usado por ela?

Bom senso na utilizao das novas tecnologias?

() Por outro lado, o saber usar a tecnologia, mas no ser usado por ela. Ou seja, retirar dela o que interessa sem se deixar levar por modernismos e pseudoinovaes estreis ou superficiais, do ponto de vista da aprendizagem ()

() Usar porque est na moda, ou porque supostamente inovador, pode conduzir a uma superficialidade que ser, pelo contrrio, contraproducente ao que se pretende quando se pensa em aprendizagem ()

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

F.1- Conselhos a aplicar em futuras prticas pedaggicas

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

F- Competncias a Desenvolver

Indicar alguns conselhos prticos que possam ser utilizadas por professores e alunos candidatos a futuros professores online

() O futuro mestre em Pedagogia do ELearning, ter de ter a noo da teia de factores que esto associados qualidade dos cursos nesta modalidade de modo a ter uma leitura holstica das diferentes situaes que se lhe deparem e possa nelas intervir considerando as vrias dimenses que envolvem. Penso que um estudante online deve potenciar as suas capacidades de interaco e de cooperao, bem como as suas capacidades de pesquisa. Todavia no pode negligenciar a componente de trabalho individual, as leituras as reflexes, etc. Mas, mais do que qualquer outro estudante, tem de ser capaz de gerir o seu tempo, e de distinguir o essencial do acessrio ()

() Penso que um estudante online deve potenciar as suas capacidades de interaco e de cooperao, bem como as suas capacidades de pesquisa. Todavia no pode negligenciar a componente de trabalho individual, as leituras as reflexes, etc. Mas, mais do que qualquer outro estudante, tem de ser capaz de gerir o seu tempo, e de distinguir o essencial do acessrio ()

F.2-Investimento pessoal

Subcategorias

Categorias

Indicadores/ Unidades de Registo

Tema

Unidades de Contexto

PROCESSOS PEDAGGICOS EM ELEARNING

G. Futuro da EAD

G.2- Potencialidades

Indicar algumas potencialidades da EAD que a indiciem como uma proposta futura de educao

() O futuro da educao a distncia um futuro promissor. Cada vez mais a tendncia ser de recorrer a esta modalidade pois as suas potencialidades so enormes e cada vez mais se adequa ao mundo em que vivemos. A globalizao, a necessidade de actualizao constante dada a curta vida dos conhecimentos adquiridos e a consequente necessidade de aprendizagem ao longo da vida, a que se associam as crescentes possibilidades tecnolgicas, prefigura uma acentuada evoluo da educao a distncia, designadamente com recurso a contextos online ()

G.1- Desafios

Indicar alguns desafios que tero de ser enfrentados no futuro no ensino a distncia

() Mas, no tenhamos dvidas. Como em tudo surgiro muitas abordagens srias e rigorosas, que sero uma mais valia. Mas surgiro tambm abordagens ligeiras, facilitistas, e desconexas, daqueles que entendem a educao a distancia como uma forma barata e fcil de fazer formao. Educao a distncia no , de todo, fcil. Exige mais do professor do que a educao presencial. Assim como tambm exige mais do aluno, em geral.

You might also like