You are on page 1of 16

A Presena (ou Ausncia) do Pensamento Marxista na Geografia Moderna

Resumo No cruzamento das Cincias Sociais com o marxismo, de maneira geral, a Geografia identificada entre as ltimas a estabelecer tal dilogo. Entre as vrias hipteses apresentadas para justific-la est a de uma suposta negligncia por parte de Marx para com os fenmenos espaciais. O objetivo deste trabalho identificar, ao longo do final do sculo XIX e sculo XX, possveis linhas de contato entre pensamento geogrfico e pensamento marxista a fim de elucidar essa questo e, tambm, entender como a interao do materialismo histrico com a Geografia somente se inicia recentemente Palavras-Chave: Geografia; Pensamento geogrfico; Marxismo.

Abstract In the crossing of Social Sciences with the marxism, in a generalized manner, Geography is identified enters the last ones to establish such dialogue. It enters some presented hypotheses to justify it is of a supposed recklessness on the part of Marx on the space phenomena. The objective of this work is to identify, throughout the end of century XIX and century XX, possible lines of contact between geographic thought and marxist thought in order to elucidate this question and, also, to understand as the interaction of the historical materialism with Geography is only initiated recently. Keywords: Geography; Geographycal Thought; Marxism

Introduo Tratar da relao entre a Geografia e o Marxismo num primeiro momento j abre margem para uma srie de problemas, a comear pela prpria adoo do termo marxismo, que por si j controverso, uma vez que a histria revela uma srie de arbitrariedades na sua elaborao e em seu uso.1 Normalmente, quando um autor se prope a realizar um exerccio de leitura e reflexo sobre o marxismo, tende a sucumbir no equvoco de faz-lo luz do seu respectivo campo disciplinar, ou seja, o investigador se mostra tentado a capturar nos textos de Marx a presena de um Marx filsofo, um Marx socilogo, um Marx historiador ou mesmo um Marx gegrafo. O problema resultante deste tipo de abordagem est na incompatibilidade existente entre o pensamento de Marx, com sua viso totalizante da realidade, cuja ambio era compreender a essncia dos problemas na sociedade de seu tempo, a fim de obter os subsdios cientficos para a transformao da mesma atravs da ao poltica, e a atual viso compartimentada dos saberes, fruto da diviso do trabalho acadmica.2 intil, portanto, tentar extrair da obra marxiana uma teoria geral do espao, pois o resultado dessa insistncia acarreta em uma compreenso distorcida, portanto, equivocada do pensamento de Marx. Esse reconhecimento, porm, no nos impede absolutamente de afirmar a existncia de um pensamento geogrfico em Marx, muito ao contrrio. justamente evitando esse tipo de armadilha que estaremos aqui, traando como objetivo deste trabalho, insistindo apenas na identificao, ao longo do sculo XIX e XX, de possveis linhas de tenso entre Geografia e Marxismo a fim de elucidar a suposta negligncia por parte de Marx para com os fenmenos espaciais e, tambm, entender como a interao do materialismo histrico com a Geografia somente se inicia recentemente. 1 Hegel, Marx e a Geografia: um caso de negligncia? Tradicionalmente, nas pautas de debate que tem como pano de fundo este tema, um ponto que abre para polmica diz respeito acusao de alguns autores por um desprezo do marxismo em geral para com as questes de interesse espacial; segundo estes, desde Marx e Engels at os pensadores que o tem como base filosfica, h uma supremacia da Histria e da categoria tempo em detrimento da Geografia, colocada em um plano perifrico. Nesse sentido famosa a crtica vista a seguir: A pequena preocupao que Marx testemunha em relao aos problemas espaciais desaparece, com a formalizao definitiva da crtica da economia poltica, tal como ela aparece no primeiro tomo de O Capital. Quanto mais Marx organiza o seu raciocnio com referncia constante ao tempo (e a histria foi encontrada reorganizada) mais ele se mostra indiferente aos problemas do espao. Contudo, na qualidade de filsofo e fortemente influenciado por Hegel, ele no poderia ter deixado de estar consciente das relaes estreitas que existem entre o tempo e o espao (Lacoste, 2003, pp. 140-141)

A observao acima emblemtica, pois se refere a um perodo da dcada de 70 onde, na Frana, tencionava-se exatamente esse tipo de articulao entre os dois saberes. Em parte, essa afirmao pode ser verdadeira, pois, como afirmamos acima, de fato no nos possvel ler Marx com vistas ao descobrimento de uma teoria marxiana do espao, ou uma Geografia por Marx. Entretanto, ao assumir essa posio de maneira intransigente, podem surgir interpretaes distorcidas, equivocadas e at mesmo opostas s oferecidas pelo autor como, por exemplo, entender a relao entre Geografia e o pensamento marxista como algo incompatvel, portanto, de um esforo desnecessrio. Assim, a anlise de Lacoste, a nosso ver, embora seja de grande relevncia, padece de certo exagero que necessita ser mais bem esclarecido. Por outro lado, numa viso mais positiva, ela nos obriga a ter um olhar mais detido, tanto sobre as origens e transformaes do pensamento geogrfico, quanto para um acmulo mais qualitativo da teoria marxista. Para melhor buscar o entendimento acerca das intersees entre o pensamento geogrfico e a pensamento filosfico nesse fin-de-sicle, uma leitura feita j h alguns anos atrs, nos apresenta uma proposta interessante de reflexo: E, finalmente, eu queria falar que em relao situao do discurso terico, respeito da geografia e marxismo, ou seja, a preocupao com o marxismo, surgiu recentemente. Dos estudos que eu tenho feito, a concluso a que eu cheguei a seguinte: - a Geografia, toda ela existente, essa positivista, tem, de um lado, razes em Aristteles, por causa da preocupao com a enumerao, classificao, tipologia, que uma herana bastante antiga; e por outro lado tem raiz em Kant, com a preocupao de aparncia e realidade. E a Geografia, ao chegar aos sculos XVIII e XIX, passa ao lado de Hegel, e no avana em direo soluo existencialista, que parte de Hegel, nem a soluo marxista, que tambm parte de Hegel. Ela passa ao lado de Hegel, evita o problema da dialtica, da contradio, se encontra com Comte e continua desenvolvendo sua tradio positivista. (...) Mas de qualquer maneira, a minha preocupao, aqui, de mostrar que a Geografia fica alheia ao marxismo, durante muito tempo. E, aproximadamente nos ltimos dez anos, no mximo, a Geografia passa a ter interesse em relao ao marxismo. (Silva: 1986, pp. 114-115. Grifo nosso) O motivo dessa citao extensa se explica pois nos permite destacar trs questes que pensamos ser de nosso interesse aqui. Primo, que significado podemos atribuir a fala do autor ao afirmar que a Geografia passa ao lado de Hegel? Secundo, possvel, a partir da, identificar pontos de contato no percurso do saber geogrfico com o hegelianismo, e por sua vez com o pensamento marxista antes dos anos 70 do sculo XX? Tertio, por fim, possvel, a partir dessas questes j apontadas, entender como o se d o

aprofundamento tardio entre esses saberes? Estaremos apoiando nossa interveno aqui com bases nestes pontos. Se at o sculo XVIII, a Geografia era um tipo de conhecimento com tendncias que iam desde o saber voltado para os eruditos at uma geografia descritiva que, para alargar o crculo de seus auditores, se utilizava de relatos de viajantes misturados com pormenores polticos e at mesmo anedotas,3 para a maioria dos gegrafos de hoje, consensual afirmar que, a partir dos trabalhos de Alexander von Humboldt e Karl Ritter que so fundados os alicerces da chamada Geografia Moderna assim como, nestes autores, se localiza a influncia filosfica de Humboldt e Ritter no pensamento de Immanuel Kant. Entretanto, um exame mais apurado, utilizando como base o perodo histrico no qual ambos esto situados, revela que, muito embora o pensamento kantiano constitua-se como decisivo na formao de ambos e no seja equivocado apont-lo como uma filiao direta, percebe-se tambm a presena de outras referncias filosficas tambm de suma importncia. No pensamento humboldtiano, por exemplo, ntida a presena direta dos intelectuais do idealismo alemo ps-kantiano, representado nas figuras de Schelling e Goethe e, em menor grau, de Schiller.4 A presena hegeliana, normalmente associada a Ritter, tambm pode ser encontrada em Humboldt que chegou a travar contato direto com o filsofo em meio s suas visitas a Jena, onde Hegel lecionou e desenvolveu boa parte de sua obra, muito embora seja reconhecida sua relevncia menor em relao aos demais autores. Na sua obra mxima O Cosmos, Humboldt faz uma citao direta de maior representante do idealismo alemo: Os fenmenos exteriores, coloca Hegel em sua Filosofia da Histria, so de alguma forma traduzidos em nossas representaes internas. O mundo objetivo, pensado por ns, em ns refletido, est submetido a formas eternas e necessrias de nosso ser intelectual. A atividade do esprito se exerce sobre os elementos que lhe so fornecidos pela observao sensvel. (Humboldt apud Moraes: 1983, p. 142) Em Ritter, por sua vez, encontramos, de forma geral, as mesmas bases de influncia filosfica vistas em Humboldt: o idealismo ps-kantiano alemo do final do sculo XVIII. Entretanto, admite-se uma ligao muito mais direta de Hegel com Ritter do que com Humboldt, uma vez que ambos frequentaram por bastante tempo o mesmo espao da Universidade de Berlim (em que Hegel chegou a ser reitor) onde os dois encontravam-se entre os notveis da poca, apesar de suas diferenas poltico-ideolgicas.5 Um fator decisivo que exprime a relao de conhecimento entre os dois est no fato de, ao contrrio do exemplo anterior de Humboldt, Hegel citar Ritter abertamente em suas Lies sobre a Filosofia da Histria Universal: Ritter quem melhor compreendeu e expressou as diferenas entre estas trs partes (referindo-se aos continentes africano, asitico e europeu). Nele encontramos sugestes engenhosas referentes ao nexo da evoluo histrica posterior. (Hegel apud Moraes: 1983, pp. 228-229)

Ainda conforme Moraes, em uma primeira leitura possvel encontrar em ambos correspondncias entre as concepes de totalidade, unidade, particularidade, esprito (ou carter) dos povos e terra como teatro da histria, encontradas entre os dois autores. Em suas Lies sobre a Filosofia da Histria, Hegel incorpora diversos postulados para interpretao geoqumica extrados da obra de Ritter como sua perspectiva acerca dos continentes como indivduos geogrficos; a importncia fundamental da relao entre formas slidas e entre formas fluidas, ou seja, os continentes e os mares; a relevncia histrico-cartogrfica da relao entre oriente e ocidente e a correlao entre grau de dependncia da natureza e grau de civilizao. A partir desses elementos colhidos da Erdkunde de Ritter, Hegel desenvolveu sua filosofia da histria, definindo-a como o movimento do esprito, ou seja, a histria de como o esprito evolui a partir de suas formaes exteriores, ou seja, a formao das sociedades dos povos, sob essa diferenciao do esprito consonante com as diferenas entre os povos que, por sua vez, est ancorada numa base geogrfica. Desta forma, se para ns clara e evidente a ligao filosfica de Humboldt e Ritter com o pensamento kantiano, tambm nos possvel estabelecer um elo com Hegel, apesar de no podermos aqui identificar com clareza quais os pontos exatos da filosofia hegeliana presente nos dois autores. Queremos, contudo, apontar que, revelia do discurso tradicional sobre os dois formadores da Geografia Moderna, a consolidao do saber geogrfico enquanto cincia se dar com a influncia de outras matrizes filosficas, conforme assinalado em seguida por Santos: A influncia de Hegel pode ser reconhecida na obra de Ratzel e mesmo nos trabalhos de Ritter. (...) Todavia, e por mltiplas razes, foi a herana idealista e positivista que, afinal de contas, acabou por se impor geografia, isto , geografia oficial: o cartesianismo, o comtismo e o kantismo eram frequentemente apoiados e misturados aos princpios de Newton e tambm ao darwinismo e ao spencerismo. (Santos: 2002, p. 46) Nesse sentido, um argumento bastante plausvel colocado por Quaini baseia-se que, nos casos dos autores que normalmente simplificam sua ligao direta com Kant, uma explicao seria o fato de que estes preferiram a de Kant-Humboldt, deixando quase que totalmente margem a de Ritter-Hegel, provavelmente porque esta ltima teria obrigado os gegrafos a entrar em contato com Marx.6 Nesse sentido, trata-se de uma questo de ordem historiogrfica, uma vez que envolve a construo de uma narrativa. Para Hegel, o saber geogrfico tem um significado muito diferente da perspectiva kantiana, pois permite entender a dualidade do homem enquanto ser natural e sujeito da histria. Assim a Geografia aparece como uma chave para a compreenso do mundo, na medida em que permite entender as diversas possibilidades que o ambiente oferece aos povos nas diversas regies da terra. No toa, para Marx, Hegel o primeiro a compreender o autoproduzir-se do homem como um processo, o homem como fruto do seu trabalho. Entretanto, essa viso geogrfica apresentada nas Lies sobre a Filosofia da Histria est preocupada basicamente apenas em entender as

diferentes maneiras pelas quais o esprito encarna nas diferentes pores da superfcie terrestre que, pelas mltiplas possibilidades que o ambiente oferece, terminam por resultar em mero lastro natural para a corporificao desse mesmo esprito. Ou seja, a Geografia em Hegel reduz-se a uma etnologia, apoiada em uma concepo determinista de civilizao, camuflada sob uma roupagem geogrfica onde a superfcie terrestre, na verdade, serve de substrato para ratificar a filosofia idealista, onde mesmo os fatos geogrficos mais 'terrestres' vinham transfigurados no cu da idia7. Para SOJA, h aqui um problema fundamental advindo do hegelianismo que ser desdobrado mais adiante no materialismo histrico quando Marx fizer a crtica, a negao e a inverso do sistema hegeliano: Assim, colocar a dialtica hegeliana 'de p' foi uma negao do idealismo e uma rejeio especfica do fetichismo territorial ou espacial, uma hermenutica em que a histria era determinada por uma conscincia espacial inatamente dada, quer se concentrasse no Estado, no nacionalismo cultural, no regionalismo ou no coletivismo local. (...) As inverses marxistas foram usadas para forar o abandono das influncias hegelianas na virada do sculo, inclusive na Alemanha, e implantaram um antiespacialsmo terico e poltico ameaador. A expanso inicial do marxismo na Frana, entretanto, coincidiu com um grande reflorescimento hegeliano, um reinvestimento que trouxe consigo uma sensibilidade menos expurgada para a espacialidade da vida social. (Soja: 1993, p. 61) Assim a crtica de Lacoste necessita ser reconsiderada ao identificar essa suposta ausncia das questes envolvendo o espao em Marx, por no apresentar questes que s aparecero mais tarde, como resultado das leituras de gegrafos da obra de Marx, e que nos permitiriam identificar outras sutilezas por detrs dessa suposta negatividade de Marx para com o espao. 2 A Geografia Clssica em meio a expanso do marxismo na Europa O ano de 1859 de grande relevncia na histria do pensamento ocidental, pois, num intervalo de poucos meses, morrem os fundadores da Geografia Moderna, Humboldt e Ritter, alm da publicao quase que simultnea de A origem das espcies de Charles Darwin e Para a Crtica da Economia Poltica de Karl Marx, uma antecesso de sua obra mxima O Capital. Em meados de 1883, ano da morte de Marx, se tem incio o processo de difuso de seu pensamento, com Engels ainda vivo numa atividade que lhe ocuparia seus ltimos doze anos de vida, e continuada pela gerao da chamada II Internacional, centrada nas figuras de Karl Kautsky e Eduard Bernstein. O resultado foi, apesar do ritmo lento e gradativo, que ao final de aproximadamente de duas dcadas, temos a afirmao e o espraiamento da

influncia de Marx por praticamente todo o continente europeu, alm de vrias outras partes do mundo. 8 Se no momento da morte de Marx essa influncia era muito escassa, principalmente porque Marx era pouco conhecido e pouco lido fora dos crculos da intelligentsia da Europa oriental, por volta de 1914 ela j tinha se tornado bastante grande. Em vastas regies da Europa, eram poucas as pessoas cultas que ignoravam sua existncia; e alguns aspectos da sua teoria j tinham se tornado de domnio pblico. (Hobsbawn: 1982, p. 111) Ao chegar no perodo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o pensamento marxista havia encontrado larga exposio no apenas nos crculos operrios e nos movimentos revolucionrios, mas tambm no ambiente acadmico, muito embora houvesse ainda uma forte resistncia no ao Marx em si, mas quaisquer temticas ou doutrinas que possussem alguma vinculao poltica ao socialismo. Nesse sentido, h um ponto curioso a ser observado: a resistncia dos franceses a Marx e aos marxistas no perodo pr-primeira guerra. Dentre as motivaes mais provveis para essa demora dos franceses na divulgao interna do pensamento marxista em seu pas, podemos destacar a j antiga tradio socialista, presente inclusive na formao poltica de Marx que no desconhecia nomes que iam desde Rousseau at Saint-Simon. Na virada do sculo, as idias do chamado socialismo utpico francs j haviam, inclusive, penetrado na academia, portanto, no de admirar a presena tardia do pensamento marxista nesse ambiente, uma vez que haviam divergncias polticas com o socialismo de Marx. Na academia francesa, o nicho mais receptvel a essas idias se encontrava nas cincias sociais, leia-se no campo da Sociologia. Mencione-se, contudo, a fraqueza notvel, se bem que no surpreendente, da presena marxista na Frana. Embora os ambientes da sociologia francesa, fortemente republicanos e dreyfusards, tendessem esquerda, e muitos colaboradores jovens da revista Anne sociologique tenham se tornado socialistas, uma certa influncia marxista (bastante discutvel) s poderia ser reconhecida e mesmo assim, depois de 1914 no caso de Hallbwachs (1877-1945). (Hobsbawn: 1982, p. 107) Por outro lado, os historiadores oficiais, seja na Frana ou na Alemanha, buscavam de todas as formas evitar quaisquer tipo de mudanas que afetassem sua concepo tradicional da Histria. Nesse sentido, a resistncia ao corpo terico-metodolgico proveniente da viso marxista da histria caracterizava uma defesa no s contra a social-democracia e a revoluo como contra as cincias sociais, em geral. (...) Portanto, o inimigo no era s Marx, mas qualquer invaso das cincias sociais no campo histrico. 9

Outro ponto importante que no deve ser ignorado o fato dos textos de peso metodolgico mais importantes de Marx os Grundrisse, A Ideologia Alem, os Manuscritos Econmico-Filosficos de 1844, entre outros comearem a ser publicados e difundidos apenas durante o perodo entre guerras do sculo XX. Este um ponto de grande importncia para compreendermos tanto a relao da Geografia com o marxismo neste perodo quanto para entender o prprio interesse das cincias sociais daquele tempo, do marxismo como mtodo cientfico, mesmo apesar das intransigncias do marxismo-leninismo sovitico. Significa compreender que basicamente na dcada de 30 em diante, onde o marxismo, visto como referncia tericometodolgica, passa a ser reconhecido e assimilado, pouco a pouco, pelas cincias sociais na Frana. Diante de tudo isso, no de se estranhar uma ausncia aparente de referncias ao marxismo nos textos clssicos franceses. Nos Princpios de Geografia Humana de Vidal de La Blache, no se observa qualquer meno ou referncia direta a Marx. Tambm no se conhece literatura que comprove conexo ou mesmo conhecimento por parte de La Blache para com o marxismo que possa afirmar essa hiptese. Apesar disso tudo, em Santos: 2002, p. 51, ao comentar das referncias filosficas presentes na gnese da Geografia Francesa e Anglosax, admite j nos trabalhos da poca uma filiao direta com os trabalhos de Marx e dos marxistas. Para alm de tudo isso, chega a afirmar que, ao inspirar-se nos estudos de Marx para entender o processo histrico da organizao geogrfica entre o feudalismo e o capitalismo, os fundadores da geografia moderna utilizaram uma metodologia congelada, pecaram por dogmatismo e sobretudo consagraram um erro de interpretao que desgraadamente perdura at hoje.10 O momento mais aparente de afinao do pensamento marxista com a Geografia nesse perodo aparece em Jean Brunhes, segundo Moreira (2008) o maior responsvel pela introduo do pensamento dialtico na Geografia. Tal opinio tambm compartilhada por Santos. E Jean Brunhes? Ao l-lo, fica-se atnito com a similitude de tantas de suas formulaes com as idias marxistas. O espanto s menor pelo fato, j realado, de que, em seu af de acreditar a geografia como cincia, alguns dos fundadores se sentiram atrados pelo positivismo, onde eles buscavam inspirao e conforto. (Santos: idem, p. 53) Seja como for, essa entrada ainda notadamente incipiente nesse momento do pensamento geogrfico, situao que s ir se modificar anos depois.11 3 O marxismo na Geografia Ativa e na Renovao A geografia que busca sua inspirao no marxismo tem seu desenvolvimento a partir dos pases anglo-saxnicos, mas o cenrio inicial surge, de fato, na Geografia Francesa e, de acordo com Soja refletiram a centralidade peculiar que o espao havia reassumido nas tradies intelectuais

francesas do sculo XX. Uma explicao parcial para essa centralidade singular, especialmente na esquerda, pode ser encontrada na histria do marxismo francs (Soja: 1993, pp, 59-60). Nos anos 50 e 60, na Frana, havia acontecido um forte debate interno sobre a relevncia e a aplicao da Geografia, sobretudo em relao ao planejamento, onde a chamada Geografia Aplicada, preconizada por Michel Phlipponneau e outros, permitiu um debate que atentava para uma questo fundamental: a idia de que os gegrafos no seriam aqueles que iriam propor e executar o planejamento territorial, mas outros crculos formados por burocratas ligados ao Estado. Como oposio a essa tendncia surgiu um grupo de gegrafos, donde se destacou o nome de Pierre George. Algumas de suas reflexes centrais esto contidas no livro A Geografia Ativa, publicado originalmente em 1964, do qual foram co-autores Raymond Guglielmo, Yves Lacoste e Bernard Kayser. Entretanto, mais que o prprio livro, porm, esta posio formada por esses gegrafos acabou por associar-se praticamente a todo um conjunto de pesquisas geogrficas. (Bomfim: 2007) Para Bomfim, as discusses levantadas por esses autores, que iam desde temas sobre subdesenvolvimento at o planejamento urbano, possibilitaram a sua insero e adoo, no Brasil, de duas formas at certo ponto antagnicas: de um lado, foram recebidas como propostas metodolgicas relacionadas regionalizao do espao, sobretudo pelo IBGE e por profissionais de atuao focada basicamente em questes tcnicas; por outro lado, tambm foram aceitas como um conjunto de proposies de uma geografia esquerda; engajada.12 Assim, pois, essa Geografia Ativa tem uma dupla face onde, ao mesmo tempo, que h uma postura poltica de esquerda, haja vista o engajamento de seus atores ao Partido Comunista Francs (PCF), mantm-se uma continuidade terica, dada a postura basicamente a-crtica em relao herana da geografia vidaliana. [o] pensamento de Pierre George pode ser interpretado como um resultado muito elaborado [...] de pressupostos da reflexo possibilista. Entre outras coisas, porque uma reflexo essencialmente empirista, que raramente explicita seus pressupostos epistemolgicos, antolgicos e metodolgicos. [Assume o autor] a inspirao lablachiana e a continuidade dos fundamentos da escola francesa [e] esta filiao transparece claramente na total acriticidade com relao a seus antecessores, [sendo] como se uma geografia anteriormente apoltica passasse a manter uma postura militante. (Escolar e Moraes apud Bomfim, idem, p. 99) Dessa maneira, encontra-se na postura de Pierre George, contraditoriamente, uma defesa da neutralidade cientfica exercida paralelamente com o engajamento poltico e com a crtica a um discurso geogrfico comprometido com o Estado; ou seja, uma ofensiva ao utilitarismo na geografia, em funo de uma posio poltica na qual o marxismo fora incorporado de maneira essencialmente prtica ao conhecimento geogrfico.13

O caso da filiao de Pierre George ao PCF ocorrera dentro de um determinado contexto, aps a 2 Guerra Mundial, onde se adotara uma linha poltica de formao de quadros do partido cuja organizao era baseada em especialidades profissionais, assim, havia uma clula de gegrafos, que realizou um encontro o chamado Seminrio de Ivry para debater formas de incrementar uma militncia na disciplina. Mas esse grupo de gegrafos que entrava no partido tinha muito mais o objetivo de coletar informaes sobre as regies francesas para o mesmo, que ajudar a promover uma discusso terico-metodolgica sobre o marxismo. Ou seja, a aproximao dos gegrafos de formao clssica aos fundamentos marxistas est muito mais ligada a uma demanda prtica do que resultado de uma construo terica.14 explcita identificao da geografia aos mtodos empricos e positivistas, Bomfim defende a continuidade com a escola francesa, a qual ganharia ares progressistas, pois, presumivelmente oposta ao quantitativismo, associado de maneira apressada, por sua vez, ao autoritarismo. Para tornar mais claro: reconhecida a percepo das limitaes da geografia quantitativa e seu corolrio, o planejamento cujos resultados, em meados dos anos 70, pareciam pouco satisfatrios , tratava-se de buscar na Geografia Ativa, um referencial crtico, cujas ligaes com o marxismo, porm, estavam descoladas da reflexo geogrfica, sendo, pois, resultados de opes polticas. (Bomfim: 2007, p. 107) Entretanto, no final dos anos 60, a Frana apresentava uma outra conjuntura caracterizada por uma intensa mobilizao poltica. Dada as condies especficas que culminaram no movimento de maio de 68, aqui destacadas a crise da universidade e a amplitude do movimento estudantil e operrio franceses, no incio da dcada seguinte ainda se viam resultados dessas repercusses na sociedade, em especial na comunidade acadmica. Todos esses eventos aconteciam em meio a crise do neopositivismo e da Nova Geografia. Entretanto, o sinal para a guinada da geografia francesa s comea de fato em 1973 com a publicao do volume da Histria da Filosofia dedicado Filosofia das Cincias Sociais onde o organizador Franois Chtelet deixa a cargo de Yves Lacoste o captulo sobre Geografia. O texto de Lacoste provoca um balburdio sem precedentes na comunidade geogrfica francesa na medida em que denuncia a crise na qual a Geografia se encontra instaurada. Nesse clima de receptividade, aparece a obra mais representativa deste perodo: A Geografia, isto serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, onde denuncia a existncia de uma geografia escolar de atitude e formao extremamente alienantes e de uma geografia dos estados maiores de carter estratgico e poltico utilizada pelos Estados-Nacionais.15 J a virada na Geografia Anglo-Saxnica se deu por volta do final dos anos 60 e incio dos anos 70, tendo como referncia no caso norte-americano, o ncleo organizativo gerado em volta da revista Antpode, fundada em 1969. A complexa situao poltica dos EUA teve seus efeitos potencializados entre os gegrafos americanos, pois j ntida a conscincia de crise do positivismo lgico e os primeiros conflitos pela busca de uma Geografia socialmente relevante j so visveis no final dos anos 60.16 Ao analisar o desenvolvimento

do que chamou de um movimento radical dentro da Geografia nos E.U.A., Peet identificou dentro deste um primeiro momento onde a caracterstica marcante era uma viso ainda de carter esquerda liberal, uma Geografia mais relevante aos objetivos sociais, mas ainda presa a uma filosofia da cincia, a um conjunto de teoria, e a uma metodologia desenvolvida dentro de uma infra-estrutura existente das relaes de poder 17. Vendo dessa forma, no de se estranhar que, j no incio dos anos 70, surjam os primeiros questionamentos a seu respeito no Brasil. No toa, apenas anos mais tarde, haveria uma percepo mais ntida desses eventos. Nesse momento da histria brasileira, em termos de repercusso do marxismo no Brasil, podemos identificar os seguintes pontos: 1. A permanncia de um marxismo de carter ortodoxo na esquerda brasileira, em virtude dos setores hegemnicos advindos do PCB e outros grupos esquerdistas, onde as elaboraes tericas ainda so superficiais e com erros grosseiros de interpretao da teoria marxista; 2. Um contnuo crescimento de um marxismo que se desenvolve na academia de maneira mais sofisticada, canalizando-se mais especificamente em questes de teoria e mtodo. Temos, ento, uma conjuntura na esquerda caracteriza por uma grande miscelnea de direcionamentos tericos, desde linhas tradicionais do pensamento marxista (Lnin, Trotsky, Mao), at autores derivados do chamado marxismo ocidental (Lukcs, Gramsci) e mesmo intelectuais preocupados com as anlises econmicas do dito Terceiro Mundo (Andr Gunder Frank). Em meio a essa ligao intensa entre a viso marxista europia e o pensamento latino-americano, a filiao terica de Althusser e seus discpulos destaca-se de tal maneira que, rapidamente, define-se hegemnica como nenhum outro no perodo.18 Com isso, se por um lado, podemos caracterizar o Movimento de Renovao Crtica da Geografia, ou Geografia Crtica, como popularmente chamado, de, majoritariamente, a ascenso da esquerda na comunidade geogrfica, por outro as posies destes gegrafos dentro dessa mesma comunidade no so as mesmas, pois temos, dentro deste conjunto, desde professores de carreira acadmica j estabelecida na academia, gegrafos em nvel de graduao e ps-graduandos desenvolvendo suas atividades docentes e estudantes de graduao, estes ltimos com aes que buscavam aliar formao cientfica com a militncia poltica. Assim, o perfil pluralista desses intelectuais no permite configur-los dentro de um bloco homogneo de ao com um direcionamento poltico estreitamente delimitado. Isso ratifica a anlise de Silva sobre a produo geogrfica do perodo entre o final da dcada de 70 e incio de 80, trabalhos estes feitos por aqueles membros da comunidade geogrfica ento descontentes com a situao oficial de sua disciplina (Silva: 83/84, p. 73). O perodo pr-78 tem como destaque a mudana na linha editorial do Boletim Paulista de Geografia nmero 51 que, alm de uma mudana na edio grfica do peridico, tambm vem acompanhada por uma mudana na sua linha editorial. Durante as edies do nmero 51 ao 54, encontram-se textos onde as cujas temticas j apresentam grandes diferenas em meio Geografia predominante. Entretanto, de acordo com as observaes feitas pelo autor nessa fase, o andamento dessas publicaes indicava apenas um mero momento de

modernizao conservadora, pelo fato de que, como no ocorria a ruptura poltica, a ruptura terica descansava no leito da indiferena oficial. Nessa direo, o impulso definitivo para a Renovao teria vindo, sobretudo, da militncia de gegrafos na esquerda poltica, no havendo, assim, um acesso teoria marxista pela via acadmica, desconectado o referencial marxista da geografia.19 O pensamento geogrfico elaborado nos anos iniciais da Renovao tinha como grande nexo unificador, dentro das variantes encontradas entre seus autores, a necessidade de dar Geografia a legitimidade de uma cincia social, ou seja, a defesa de uma concepo de Geografia focada na sociedade, nas suas dinmicas, conflitos e contradies a partir dos fenmenos espaciais. Esse objetivo que, alm de ratificar a posio dos gegrafos dentro das Cincias Humanas, tambm implicava num perfil de intelectual com certo nvel de engajamento ante as questes sociais, teve como principal consequncia, em termos tericos, um aprofundamento nunca antes visto dentro da busca de um dilogo constante com a epistemologia, com a Teoria Crtica como um todo e, de maneira predominante, com o pensamento marxista. Haja vista este retrospecto, no que diz respeito s referncias marxistas, o Movimento de Renovao apresenta correspondncias com o prprio movimento da esquerda brasileira, na medida em que, em seus textos, podemos encontrar tanto representantes das variantes clssicas do pensamento marxista, quanto seus intrpretes associados ao marxismo ocidental. As imprecises na delimitao das diversas filiaes marxistas at hoje causam bastante confuso, principalmente com o uso do rtulo Geografia Crtica, diretamente associado Geografia Marxista, como o caso da definio feita por Diniz Filho, 2002, onde a identificao do marxismo como a linha filosfica dominante colocada como critrio de classificao. Dentro desse pressuposto, o autor identificou alguns pontos comuns desse dilogo terico que, para ele, sintetizam as caractersticas principais da Geografia naquele momento e nos dias atuais: a) no plano epistemolgico, subsidiando os esforos de redefinio do objeto da disciplina, fornecendo um mtodo de anlise que se procurava aplicar a esse objeto e ainda um discurso que atribua ao mtodo marxista uma cientificidade inquestionvel; b) no plano terico, por oferecer uma teoria crtica ampla do capitalismo e um sistema de conceitos e teorias mais especficas passveis de serem aplicadas no estudo de temas geogrficos; c) na esfera ideolgica, moldando (e ao mesmo tempo se amoldando) viso de mundo dos gegrafos, isto , as representaes e valores simblicos que orientam seus posicionamentos polticos; d) no plano deontolgico, estabelecendo a existncia de um estreito vnculo entre cincia, tica e poltica e enfatizando a necessidade da ao militante, a qual deveria tomar por base os pressupostos tericos e metodolgicos mencionados para assumir um carter cientfico e socialmente transformador. (Diniz Filho, 2002: 83)

Aqui, acreditamos que tal confuso e generalizao possam ser creditadas, entre outros motivos, ao fato da Renovao, ter permitido a criao de um modismo novo no discurso geogrfico, com a presena de novos termos que so adequados linguagem do gegrafo. Esse modismo, associado com a multiplicidade de interpretaes diferentes do marxismo dentro da Geografia, torna-se plausvel como hiptese para justificar a falta de aprofundamento por parte da maioria da comunidade geogrfica e a consequente leitura superficial do marxismo dentro da Geografia, ilustrando um movimento comum muito bem identificado por Saes. O amadurecimento da reflexo sobre qualquer corrente inovadora de pensamento jamais se processa instantaneamente; muito pelo contrrio. Esse processo de amadurecimento intelectual ocupa no meses, e sim anos ou at mesmo dcadas. Por essa razo, muitos dos trabalhos que repercutem imediatamente, de modo 'positivo' ou 'negativo', teses inovadoras tendem a uma certa superficialidade; e se configuram, numa certa medida, como expresses daquilo que a sociologia da cultura convencionou chamar 'modas intelectuais'. Ora, paralelamente implantao e estabilizao (sempre efmera) de uma nova moda intelectual e inclusive aps o esgotamento dessa moda - , processa-se, num crculo intelectual restrito, a assimilao profunda, em todas as suas implicaes e mediaes, das teses superficialmente convertidas em moda intelectual. Por 'assimilao profunda' entenda-se: capacidade de propor novos argumentos favorveis a tais teses e de desenvolver teoricamente alguns dos seus aspectos; ou, inversamente, capacidade de critic-las, expondo sistematicamente os seus desajustes internos e, no limite, contrapondo-lhes alguma alternativa terica. (Saes, 1998:12) A partir dessa crtica, entendemos que nos encontramos em um outro momento onde no apenas h a entrada de novos atores mas tambm novas referncias de pensamento que, se no so de continuidade com o temrio de marxismo, atestam a afirmao de uma linha onde a Teoria Crtica ganha fora e se desenvolve, entretanto j com diferenas bem distintas desse perodo inicial. Nesse cenrio, h a possibilidade de se estabelecer essa assimilao profunda. Consideraes Finais Os acmulos gerados pela pesquisa que resultaram na redao desse texto apontaram, em um momento inicial, a necessidade de revisitar o pensamento dos gegrafos clssicos, especialmente no perodo anterior chamada Geografia Ativa na Frana. A parca bibliografia encontrada revela uma interessante lacuna acerca dos possveis interstcios envolvendo os gegrafos e o Marxismo e, a partir desse pressuposto, as conseqncias no campo terico. Nesse sentido, cabem investigaes mais especficas sobre a

produo destes gegrafos com vistas ao destrinchamento de suas matrizes tericas. O mesmo pode se dizer sobre as mudanas que ocorrem no campo cientfico dos gegrafos referentes a identificao de seus direcionamentos polticos, bem como dos discursos geogrficos atrelados a estes e suas e suas conseqncias. fundamental o entendimento da Renovao como momento de ascenso da esquerda da comunidade geogrfica, numa frtil situao da histria brasileira que se desenhou no final dos anos 70 e incio de 80, marcada pela abertura poltica. As especificaes desse movimento e a maneira pela qual o marxismo se destacou como opo terica-metodolgica privilegiada no prescindem, em momento algum, s transformaes que ocorriam na prpria esquerda brasileira como um todo. Foi com base nesta diretriz que optamos por dialogar de maneira mais intensa pelos meandros da historia poltica do pas, bem como do pensamento estruturalista na Frana. No processo de intensificao do dilogo com o marxismo onde, dada a multiplicidade de pontos de vista polticos, tambm se verifica a mesma miscelnea de direcionamentos tericos, seja na perspectivas clssicas do marxismo at suas vertentes mais ligadas ao mundo acadmico, como o chamado marxismo ocidental. Em meio a onda do estruturalismo francs, que se desdobra em sua verso marxista com a presena de Althusser na Amrica Latina graas s verses traduzidas de seu pensamento a partir de seus alunos, sobretudo a inegvel relevncia de Martha Harnecker, esse marxismo estruturalista de segunda mo largamente difundido tanto entre os crculos militantes quanto em determinados setores da esquerda acadmica.

Notas
1

3 4 5

6 7 8 9 10

sabido que os crditos para a inveno da palavra marxismo so dados aos anarquistas contemporneos a Marx, que assim chamavam a ele e seus seguidores, com propsitos desqualificadores, simplificadores ou mesmo persecutrios. Alm disso, mesmo com Marx ainda vivo j apareciam as primeiras formas de simplificao e vulgarizao de seu pensamento na forma de resumo e pequenos manuais: A esses 'catecismos revolucionrios', formulados por amigos e colaboradores, tambm se atribuiu o nome de marxismo apesar do protesto de Marx contra as simplificaes abusivas (Reis, 2007, pp 439-440) Problema identificado h dcadas atrs por Lukcs em Histria e Conscincia de Classe, de 1923 como uma relao de excludncia, ou seja, a impossibilidade deste tipo de recorte dada a complexidade da obra de Marx, situada fora da compartimentao tipicamente positivista dos saberes (cf. Netto, 2004, p. 239). Quaini, 1979, p. 51 props como forma de se referir a este tipo de perspectiva o termo adisciplinaridade. De Martonne: 1953, p. 12 Conforme apontam Moraes: 1983 e Vitte: 2006. Enquanto Ritter tinha uma postura extremamente conservadora, at por ser monarquista, Hegel, embora no fosse exatamente de esquerda, tinha certas posies que se contrapunham aos crculos aristocrticos da poca. Quaini, 1979: p. 148. Idem, p. 36. Sobre a perspectiva geogrfica em Hegel ver Chatelet: 1989, pp. 45-62. Sobre a difuso e a vulgarizao do marxismo nesta poca ver Andreucci: 1985. Idem, ibidem, p. 108. Santos: 2002, p. 51

11

12 13 14 15 16 17 18

19

Gostaramos de deixar claro aqui que estamos nos detendo detidamente nas referncias do pensamento geogrfico francs, por constituir-se na matriz principal da Geografia Brasilera, conforme Moreira: 2008. Fica registrado, ento, que no estamos considerando possveis autores da Geografia Alem onde pode-se verificar uma aproximao maior com o marxismo, como o caso de Karl Wittfogel. Sobre esse autor ver Heidemann e Barbosa: 1992. Bomfim, 2007, p. 98 Idem, ibidem. Idem, PP. 100-101. Lacoste, respectivamente 1974 e 2003. Peet: 1982, p. 230. Cf. Peet, 182, p.232. Esse fato pode ser constatado atravs de um exerccio emprico se atentarmos para o nmero de publicaes de Althusser no Brasil, desde a primeira edio de Pour Marx (aqui publicada com o nome de Anlise Crtica da Teoria Marxista), de 1964 at republicaes de Ideologia e Aparelhos Ideolgicos de Estado que remontam a dcada de 80, em comparao com obras de outros marxistas renomados como Gramsci e Lukcs, de tiragem relativamente menores. Gonalves apud Scarim: 2000, 165-166.

Bibliografia ANDREUCCI, Franco. A Difuso e Vulgarizao do Marxismo. In: HOBSBAWN, Eric (org.). Histria do Marxismo: O Marxismo da poca da Terceira Internacional. So Paulo, Paz e Terra: 1985. BOMFIM, Paulo Roberto de Albuquerque. A Ostentao Estatstica (um projeto geopoltico para o territrio nacional: Estado e planejamento no perodo ps-64) Tese de Doutorado. So Paulo, USP: 2007. CHATLET, Franois. EDUFSC:1989. Hegel e Geografia. GEOSul, Florianpolis,

DE MARTONNE, Emmanuel. Tratado de Geografia Fsica in: Panorama da Geografia. Editora Cosmos, Lisboa: 1953. DINIZ FILHO, Luis Lopes. Certa m herana marxista: elementos para repensar a Geografia Crtica. In: KOZEL, S.; MENDONA, F. (org.). Elementos de epistemologia da Geografia contempornea. Curitiba, Ed. da UFPR, 2002. HOBSBAWN, Eric J. A cultura europia e o marxismo entre o Sc. XIX e o Sc. XX. in: HOBSBAWN et al. (org.) Histria do Marxismo Vol 2. O Marxismo na poca da Segunda Internacional. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1982. LACOSTE, Yves. A Geografia, in: CHATELET, Francois (org.), Histria da Filosofia Idias, Doutrinas, vol 7 A Filosofia das Cincias Sociais De 1860 a Nossos Dias. Rio de Janeiro, Editora Zahar: 1974.

_____________. A Geografia, isto serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. So Paulo, Editora Papirus: 2003. MORAES, Antonio Carlos Robert. Alexander von Humboldt, Karl Ritter e Freidrich Ratzel Dissertao de Mestrado. So Paulo, USP: 1983. MOREIRA, Ruy. O Pensamento Geogrfico Brasileiro As Matrizes Clssicas Originrias. So Paulo, Contexto: 2008. NETTO, Jos Paulo. Marxismo Impenitente Contribuio histria das idias marxistas. So Paulo, Cortez: 2004. PEET, Richard. O Desenvolvimento da Geografia Radical nos Estados Unidos in: CHRISTOFOLETTI, Antonio (org.) Perspectivas da Geografia. So Paulo, DIFEL: 1982. QUAINI, Massimo. Marxismo e Geografia. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1979. REIS, Daniel Aaro. Marxismo, Sociedade e Partidos Polticos Hoje in: RIDENTI, Marcelo e REIS, Daniel Aaro (org.) Histria do Marxismo no Brasil Partidos e Movimentos aps os anos 1960. Campinas, Editora da UNICAMP: 2007. SAES, Dcio. O Impacto da Teoria Althusseriana da Histria na Vida Intelectual Brasileira. in: MORAES, Joo Quartin de (org.). Histria do Marxismo no Brasil: Teorias. Interpretaoes vol. III. Campinas, Editora da UNICAMP: 1998. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova Da Crtica da Geografia a uma Geografia Crtica. So Paulo, EDUSP: 2002. SCARIM, Paulo Cesar. Coetneos da Crtica Uma Contribuio ao estdo do Movimento de Renovao Crtica da Geografia Brasileira. Dissertao de Mestrado. So Paulo, USP: 2000. SILVA, Armando Corra da. De Quem o Pedao? So Paulo, Hucitec: 1986. ______________________ A Renovao Geogrfica no Brasil 19761983: As Geografias Radical e Crtica na Perspectiva Teortica, in: Boletim Paulista de Geografia n 60. So Paulo, AGB So Paulo: 1983. SOJA, Edward. W. Geografias Ps Modernas A Reafirmao do Espao na Teoria Social Crtica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor: 1993. VITTE, Antonio Carlos. Da Metafsica da Natureza Gnese da Geografia Fsica Moderna in: VITTE, Antonio Carlos (org.). Contribuies histria e epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil: 2007.

You might also like