You are on page 1of 4

Relacionamento com o Esprito Santo e a Santificao do Cristo

Relacionamento com o Esprito Santo e a Santificao do Cristo


1. Quem o Esprito Santo? O Esprito Santo uma pessoa:
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnab e Simeo chamado Nger, e Lcio, cireneu, e Manam, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Esprito Santo: Apartai-me a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Ento, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mos, os despediram. (Atos 13:1-3)

O Esprito Santo possui sentimentos:


No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno. (Efsios 4:29-30)

2. Quais os propsitos do Esprito Santo? Substituir Jesus at seu grande retorno:


Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. (Joo 14:15-17)

Testificar que somos filhos de Deus:


Porque todos os que so guiados pelo Esprito de Deus, esses so filhos de Deus. (Rm 8:14)

Ensinar-nos todas as coisas, e nos lembrar dos Seus ensinamentos sempre que necessrio:
Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Joo 14:26)

Levar os pecadores ao arrependimento (convencer do pecado o pecador):


Todavia digo-vos a verdade, que vos convm que eu v; porque, se eu no for, o Consolador no vir a vs; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo. Do pecado, porque no crem em mim; da justia, porque vou para meu Pai, e no me vereis mais; e do juzo, porque j o prncipe deste mundo est julgado. (Joo 16:711)

Guiar todos os filhos de Deus em toda a verdade:


Mas, quando vier aquele Esprito de verdade, ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. Ele me glorificar, porque h de receber do que meu, e vo-lo h de anunciar. (Joo 16:13-14)

Relacionamento com o Esprito Santo e a Santificao do Cristo

3. O Batismo no Esprito Santo O Batismo traz poder nossa vida crist:


Mas recebereis a virtude (ou poder) do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. (At 1:8)

Evidncias do falar em Lnguas:


E todos foram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito Santo lhes concedia que falassem. (At 2:4) E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiis que eram da circunciso, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Esprito Santo se derramasse tambm sobre os gentios. Porque os ouviam falar lnguas, e magnificar a Deus. Respondeu, ento, Pedro: Pode algum porventura recusar a gua, para que no sejam batizados estes, que tambm receberam como ns o Esprito Santo? (At 10:44-47)

As Obras da carne e o Fruto do Esprito:


Digo, porm: Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei. Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei. E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito. (Gl 5:16-25)

4. Como receber o Batismo do Esprito Santo: Entrega, aceitando a Jesus se arrependendo de seus pecados.
Mas que diz? A palavra est junto de ti, na tua boca e no teu corao; esta a palavra da f, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. (Rm 10:8-10)

Obedincia Palavra de Deus.


E foram ter com ele sua me e seus irmos, e no podiam aproximar-se dele, por causa da multido. E foi-lhe dito: Esto l fora tua me e teus irmos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha me e meus irmos so aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. (Lc 8:19-21)

Relacionamento com o Esprito Santo e a Santificao do Cristo

Buscar a Deus diariamente em orao, humilhando-se diante dEle.


Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecer dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso em perdoar. Porque os meus pensamentos no so os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. (Is 55:6-8)

Estudar e amar a Palavra de Deus.


Com que purificar o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu corao te busquei; no me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu corao, para eu no pecar contra ti. (Sl 119:9-11)

Desejar ardentemente receber este batismo e pedir ao Pai em orao:


Deleita-te tambm no SENHOR, e te conceder os desejos do teu corao. (Sl 37:4)

Perseverar em orao e busca diante do Senhor, at receber a beno prometida.


Mas aquele que perseverar at ao fim ser salvo. (Mt 24:13) E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar at ao fim ser salvo. (Mt 10:22) E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar at ao fim, esse ser salvo. (Mc 13:13)

5. Os nveis de Santificao do cristo:


E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5:23)

Quando aceitamos a Jesus, o Esprito Santo passa a habitar no nosso esprito humano, comunicando as verdades do reino espiritual de Deus ao nosso esprito, que por sua vez nos d o entendimento das verdades de Deus. Quando pecamos, ou contaminamos nossa vida com alguma prtica pecaminosa, o Esprito de Deus se afasta, deixando nossa casa vazia e adornada para que satans volte a habitar nela.
Para que, segundo as riquezas da sua glria, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Esprito no homem interior. (Ef 3:16) E, quando o esprito imundo tem sado do homem, anda por lugares ridos, buscando repouso, e no o encontra. Ento diz: Voltarei para a minha casa, de onde sa. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Ento vai, e leva consigo outros sete espritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e so os ltimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecer tambm a esta gerao m. (Mt 12:43-45) Como ao pssaro o vaguear, como andorinha o voar, assim a maldio sem causa no vir. (Pv 26:2)

Relacionamento com o Esprito Santo e a Santificao do Cristo

A santificao da alma diz respeito ao que vemos, ouvimos, lemos, estudamos etc.. A alma representa o intelecto, emoes, sentimentos, lembranas, forma de pensar agir e reagir frente as situaes que a vida nos apresenta diariamente. daquilo que nos alimentamos diariamente que vamos manifestar em nossa vida.
Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento [mente, intelecto, forma de pensar agira e reagir], para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graa que me dada, digo a cada um dentre vs que no pense de si mesmo alm do que convm; antes, pense com moderao, conforme a medida da f que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:1-3)

A santificao do corpo fala de hbitos alimentares saudveis, exerccio fsico regular, dormir o suficiente, e consultar um mdico regularmente para verificar se tudo est normal. Satans tem atacado fortemente esta gerao atravs da alimentao, fazendo da igreja um ser obeso, fraco e doente por ingerir alimentos com falta de nutrientes, e criando uma dieta que no supre as necessidades do corpo, mas d prazer na carne.
No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir; porque o templo de Deus, que sois vs, santo. (1 Co 3:16-17)

Em Levtico 11 existe uma grande lista de todos os animais que, no antigo testamento, era pecado ingeri-los. Porm, no novo testamento o Senhor Jesus considerou puros todos os alimentos. Muito bem, hoje j no mais pecado ingerir os alimentos que na lista de Levtico 11 eram pecado. Mas isso no quer dizer que passaram a fazer bem para a sade. Se voc conversar com um mdico, ele lhe explicar que a gordura dos animais provoca diversos problemas no corpo, como entupimento das veias, artrias, e outros problemas mais. Quando analisamos o culto mosaico, percebemos que Deus ordenou que a gordura deveria ser queimada, isto , no poderia ser ingerida. Hoje no mais pecado ingerir a gordura, mas saudvel do ponto de vista da sade?

You might also like