You are on page 1of 2

Psicologia && Sociedade; 19, Edio Especial 2: 7-16, 2007 Psicologia Sociedade; 19, Edio Especial 2: 17-23,

A MESTRA
Como passar para os demais a experincia maravilhosa de ser aluno de Slvia Lane, que formou aproximadamente 100 mestres e doutores? A opo foi faz-lo por meio de depoimentos de professores que foram alunos de Slvia Lane, tendo sido influenciados por suas idias no campo da Psicologia Social, e pelo seu exemplo de ser humano inquieto e sempre na busca de uma Psicologia engajada que aporta importantes contribuies para a soluo dos problemas sociais. O professor Antnio da Costa Ciampa, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), aluno, amigo e posteriormente colega de Slvia Lane, relata a influncia de Slvia na sua crena de que nascemos para comear e no para terminar e que, nesta luta, cada comeo pode trazer a emancipao humana. A professora Margarida Barreto, doutora em Psicologia Social e pesquisadora do Ncleo de Estudos Psicossociais de Excluso e Incluso Social (NEXIN) da PUC-SP, nos relembra importantes aspectos do pensamento de Slvia Lane, afirmando que impossvel pensar a histria da Psicologia Social, no Brasil e na Amrica Latina, sem revelar a identidade viva, doce e humana de Slvia Lane, mais ao mesmo tempo firme, persistente, combativa e crtica intransigente das idias positivistas e conservadoras. A professora Ana Lcia Artioli, da Universidade do Estado de Mato Grosso, orientanda da Slvia at pouco antes da sua morte, d um depoimento comovente de como foi rica a convivncia com a mestra. A professora Clia Ferraz, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de So Paulo (ESPM-SP) Setor Ps Graduao, tambm orientanda de Slvia Lane, encerra os depoimentos, apresentando a agenda de trabalho dos ltimos meses de vida da professora Slvia, deixando a cada um dos leitores as suas preocupaes naqueles ltimos dias e seu grande amor pela psicologia social, pela docncia e pesquisa.

SLVIA LANE: O HOMEM EM MOVIMENTO


Antnio da Costa Ciampa Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, Brasil

A inevitabilidade da morte a nica certeza que todos ns podemos ter, como uma contingncia da vida. Contudo, muitos dos que, como eu, convivemos com Slvia Lane, podemos aceitar uma outra certeza, a certeza de que nascemos para comear e no de que nascemos para morrer pois, como diz Hanna Arendt, h um comeo que vem ao mundo quando nascemos . . . comeando algo novo, por nossa prpria iniciativa (A condio humana, 1983, p. 190). O sentido que essa autora atribui ao agir retrata como Slvia Lane agia durante toda sua vida: tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a algo. Slvia Lane e Hanna Arendt, cada uma a seu modo, falaram do homem em movimento, preocupadas com a existncia de homens concretos no de um abstrato Homem (com maiscula) mas de homens que, dentro da histria, vivem em sociedade e habitam o mundo, reconhecendo e enfatizando que essa existncia sempre tem relao com a poltica.

Sempre vi a Slvia comeando algo, algo que ela sempre conclua de forma que o final fosse um novo comeo. No me parece que aqui seja lugar para falar de suas valiosas e numerosas realizaes, pois muito haveria que falar, mesmo porque meu primeiro contato com ela foi em 1965. Durante mais de quatro dcadas tive o privilgio de, com ternura e carinho, fruir de sua amizade e camaradagem, enquanto, com admirao e respeito, muito aprendia com ela, primeiro como aluno, depois como orientando e, finalmente, como colega. No h como destacar a importncia que a Slvia teve e continua tendo ainda hoje para mim, sem parecer que estou exagerando. Ela me ajudou muito e ainda ajuda quando necessrio a acreditar que h uma vida que vale a pena ser vivida, uma vida que seja a constante e permanente luta pela emancipao humana. Se eu falo de mim apenas para evidenciar o que considero sempre foi muito prprio da Slvia, ou seja, ao mesmo tempo em que sempre estava comeando algo,
17

Ciampa, A. da C.; Barreto, M. A Mestra

ela estimulava os outros a tambm comearem algo por sua prpria iniciativa. Creio que isso revela o sentido profundamente humano e fortemente democrtico que ela sempre procurou imprimir s suas aes: criar condies que aumentassem a autonomia do outro, para permitir o desenvolvimento de relaes mais libertrias e igualitrias com ele. H mais de vinte anos ela teve a iniciativa de lanar o livro O homem em movimento. Ele foi marco de uma grande transformao da Psicologia Social brasileira. Ele hoje pode ser visto, ao mesmo tempo, como uma orientao e como um desafio. A orientao bsica ter sempre o objetivo de contribuirmos para uma psicologia voltada para os problemas concretos de nossa realidade, tornando-nos participantes do esforo de transformao da sociedade brasileira. Neste sentido, valoriza tanto a atividade de pesquisa emprica, como a de sistematizao terica, propondo uma psicologia que sempre considere a questo da linguagem como fundamental, no estudo da atividade, da conscincia, da afetividade e da identidade, no esquecendo jamais que estas categorias esto em mtua interdependncia, como afirma em Novas veredas da Psicologia Social (1995, p. 59). Conclui isso de forma que o final se torna um novo comeo. Assim, o desafio no abandonar a concepo, que lanou h mais de vinte anos, de homem em movimento,

de tal modo a continuarmos a nos perguntar como isso pode ser feito hoje. J que, infelizmente, a Slvia no est mais entre ns, se queremos manter vivo seu verdadeiro esprito o que seria uma forma de imortalidade devemos enfrentar esse desafio de continuarmos a buscar novas respostas questo de como desenvolver uma psicologia voltada para os problemas concretos de nossa realidade atual. Sua recusa a qualquer forma de dogma fica evidente numa frase que sempre valorizou e gostava de repetir: porque no? Entendo que a maior homenagem que podemos prestar Slvia Lane agir como ela agiu durante toda sua vida: tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a algo, sempre com o foco no homem em movimento, que ela sempre encarnou de forma emblemtica.

Antonio da Costa Ciampa doutor em Psicologia Social. Professor Associado de Ps-graduao em Psicologia Social da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Endereo para correspondncia: PUC-SP, Setor de Ps Graduao em Psicologia Social. Rua Monte Alegre, 984, Perdizes So Paulo, SP acciampa@pucsp.br

SLVIA LANE: A MULHER QUE FERMENTOU IDIAS E ALIMENTOU AES TRANSFORMADORAS


Margarida Barreto Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias Qumicas e Plsticas de So Paulo, So Paulo, Brasil

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade, ou te apontam a realidade; Porque amigo a direo, a base, quando falta o cho! Machado de Assis (Poema Benditos)

Conheci a professora Slvia Lane nos idos dos anos noventa, ao ler seu livro Psicologia Social: O homem em movimento como requisito para o exame de seleo ao mestrado. Posteriormente, Novas veredas da Psicologia Social. Apaixonei-me por suas idias to claras e sensveis. E torci para conhec-la, o que seria facilitado se fosse aprovada para cursar o mestrado.
18

Comecei a freqentar o seu Ncleo, logo no primeiro ano do mestrado. Senti-me afortunada, por acompanhar de perto a sua incessante construo do edifcio do saber em Psicologia Social. E ali permaneci durante quase dez anos, ouvindo, aprendendo e fermentando idias e alimentando aes.

You might also like