You are on page 1of 3

TST aprova quatro novas smulas

6/2/2012 - Em sesso extraordinria realizada hoje (6), o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou a edio de quatro novas smulas de sua jurisprudncia, e converteu uma orientao jurisprudencial (OJ 357) em smula. O Pleno aprovou tambm alteraes na redao de uma smula e duas OJs.
As novas smulas so: SMULA N 430 ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA. CONTRATAO. AUSNCIA DE CONCURSO PBLICO. NULIDADE. ULTERIOR PRIVATIZAO. CONVALIDAO. INSUBSISTNCIA DO VCIO. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existir aps a sua privatizao.

SMULA N 431 SALRIO-HORA. 40 HORAS SEMANAIS. CLCULO. APLICAO DO DIVISOR 200. Aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora do empregado sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho.

SMULA N 432 CONTRIBUIO SINDICAL RURAL. AO DE COBRANA. PENALIDADE POR ATRASO NO RECOLHIMENTO. INAPLICABILIDADE DO ART. 600 DA CLT. INCIDNCIA DO ART. 2 DA LEI N 8.022/1990. O recolhimento a destempo da contribuio sindical rural no acarreta a aplicao da multa progressiva prevista no art. 600 da CLT, em decorrncia da sua revogao tcita pela Lei n 8.022, de 12 de abril de 1990.

SMULA N 433 EMBARGOS. ADMISSIBILIDADE. PROCESSO EM FASE DE EXECUO. ACRDO DE TURMA PUBLICADO NA VIGNCIA DA LEI N 11.496, DE 26.06.2007. DIVERGNCIA DE INTERPRETAO DE DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL. A admissibilidade do recurso de embargos contra acrdo de Turma em recurso de revista em fase de execuo, publicado na vigncia da Lei n 11.496, de 26.06.2007, condiciona-se demonstrao de divergncia jurisprudencial entre Turmas ou destas e a Seo Especializada em Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho em relao interpretao de dispositivo constitucional.

SMULA N 434 (Ex-OJ 357) RECURSO. INTERPOSIO ANTES DA PUBLICAO DO ACRDO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE. (Converso da Orientao Jurisprudencial n 357 da SBDI-1 e insero do item II redao) I) extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. (ex-OJ n 357 da SBDI-1 inserida em 14.03.2008) II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente.

Smulas e OJs que tiveram sua redao alterada:

SMULA n 298 AO RESCISRIA. VIOLAO A DISPOSIO DE LEI. PRONUNCIAMENTO EXPLCITO. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) I - A concluso acerca da ocorrncia de violao literal a disposio de lei pressupe pronunciamento explcito, na sentena rescindenda, sobre a matria veiculada. II - O pronunciamento explcito exigido em ao rescisria diz respeito matria e ao enfoque especfico da tese debatida na ao, e no, necessariamente, ao dispositivo legal tido por violado. Basta que o contedo da norma reputada violada haja sido abordado na deciso rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto. III - Para efeito de ao rescisria, considera-se pronunciada explicitamente a matria tratada na sentena quando, examinando remessa de ofcio, o Tribunal simplesmente a confirma. IV - A sentena meramente homologatria, que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, no se mostra rescindvel, por ausncia de pronunciamento explcito. V - No absoluta a exigncia de pronunciamento explcito na ao rescisria, ainda que esta tenha por fundamento violao de dispositivo de lei. Assim, prescindvel o pronunciamento explcito quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena "extra, citra e ultra petita".

ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 142 DA SBDI-1 EMBARGOS DE DECLARAO. EFEITO MODIFICATIVO. VISTA PARTE CONTRRIA. (Inserido o item II redao) I - passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com efeito modificativo sem que seja concedida oportunidade de manifestao prvia parte contrria. II - Em decorrncia do efeito devolutivo amplo conferido ao recurso ordinrio, o item I no se aplica s hipteses em que no se concede vista parte contrria para se manifestar sobre os embargos de declarao opostos contra sentena.

ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 336 DA SBDI-1 EMBARGOS INTERPOSTOS ANTERIORMENTE VIGNCIA DA LEI N. 11.496/2007. RECURSO NO CONHECIDO COM BASE EM ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. DESNECESSRIO O EXAME DAS VIOLAES DE LEI E DA CONSTITUIO FEDERAL ALEGADAS NO RECURSO DE REVISTA. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes de lei e da Constituio alegadas em embargos interpostos antes da vigncia da Lei n. 11.496/2007, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional.

ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N 352 DA SBDI-1 PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. RECURSO DE REVISTA FUNDAMENTADO EM CONTRARIEDADE A ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. INADMISSIBILIDADE. ART. 896, 6, DA CLT, ACRESCENTADO PELA LEI N 9.957, DE 12.01.2000. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT.

You might also like