You are on page 1of 14

Colgio Imaculada Conceio Educao Infantil Filhas de Jesus

Educa-se no s nem principalmente, com o que se diz, com as ideias transmitidas por nossas palavras, mas com toda a pessoa. Educa-se com a prpria vida, quando nela os valores proclamados esto de fato assumidos, tendo sempre em conta que, mais importante que o dizer e mais at do que o fazer o ser. M M P E, 147
Prezadas famlias e responsveis, Para que possamos trabalhar em parceria e de acordo com as necessidades de socializao e aprendizagem das crianas, apresentamos o planejamento anual, baseado em nossa Proposta Pedaggica e respaldado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao), pelas Orientaes Curriculares das Referencias Nacionais para a Educao Infantil e pelo Nosso Modo Prprio de Educar (documento elaborado pela Congregao das Filhas de Jesus) Todo o trabalho, desde a seleo dos materiais organizao dos espaos, eventos e demais atividades, organizado em equipe. O planejamento anual desmembrado em trs etapas letivas e, durante as reunies pedaggicas, h um detalhamento das aes, visando ao desenvolvimento de habilidades e competncias de acordo com a faixa etria. Utilizamos instrumentos metodolgicos como a observao, o planejamento constante, a avaliao processual e formativa e o registro em portflios e relatrios. Ao final de cada etapa, h um conselho de srie com a presena da direo, coordenao e professores momento em que a caminhada de cada criana socializada e avaliada. Em seguida, feita uma reunio com as famlias. Alm desses momentos, outras reunies podero ser agendadas de acordo com a necessidade. Um desenvolvimento adequado na infncia inclui a formao de valores, a socializao, a percepo, a habilidade dos movimentos amplos e especficos diversos,assim como a participao em praticas culturais,brincadeiras, momentos musicais, esportivos e artsticos. A formao de uma personalidade harmnica, desenvolvida social, emocional e cognitivamente, depende da maneira como se educa desde os primeiros anos de vida. Torna-se, ento, um prazer e uma grande responsabilidade receber cada criana e sua famlia na unidade de Educao Infantil do Imaculada. Acompanhar e zelar pela infncia e pelo crescimento educacional de seus filhos constitui nosso maior objetivo. Estamos disposio para qualquer esclarecimento. Atenciosamente,

Ana Paula Jorge Jardim Diretora

Cludia Cunha C. Gonalves Coordenadora Pedaggica Educao Infantil

Projetos na Educao Infantil


O trabalho com projetos em uma concepo sociointeracionista favorece a pesquisa como um meio de busca de novos conhecimentos e proporciona uma relao de proximidade e troca entre a criana, a professora e demais envolvidos no processo. Todos os contedos conceituais, procedimentais e atitudinais so

desenvolvidos atravs de problematizaes, leituras, releituras, brincadeiras e questionamentos. Os projetos no se inserem apenas na proposta de renovao de atividades mais criativas, mas so alicerados na proposta pedaggica da escola. Alm dos projetos especficos, desenvolvidos nas turmas de acordo com os planejamentos, fazem parte da proposta da Educao Infantil do Imaculada os seguintes projetos: Educao Nutricional Literatura Infantil Educao Ambiental

Projeto Institucional de 2011 - Construindo um mundo em harmonia: vida, paz e ecologia.

Avaliao
O processo de ensino e aprendizagem acompanhado atravs de uma avaliao diagnstica, formativa e processual. Avaliar envolve todos os que fazem parte do processo educacional. As famlias podero acompanhar o desenvolvimento das habilidades e competncias atravs dos portflios e relatrios socializados ao final de cada etapa, ou quando se fizer necessrio. Utilizamos a autoavaliao como um recurso de formao das crianas em relao a sua prpria aprendizagem. Distribuio das etapas: 1 etapa Incio: 03 de fevereiro 2 etapa Incio: 9 de maio 3 etapa Incio: 01 de setembro Trmino: 14 de dezembro Trmino: 31 de agosto Trmino: 5 de maio

A importncia da brincadeira na Educao Infantil


A brincadeira uma forma privilegiada de expresso da criana. Ao brincar, as crianas aprendem a interagir, a construir e reconstruir as relaes sociais e a integrar-se no grupo. A criao de regras nas brincadeiras permite ao grupo se autoestruturar e possibilita a cooperao entre as crianas. Brincar uma atividade permeada por valores, atitudes e sentimentos. Permite desenvolver a imaginao, criatividade e construir a identidade pessoal da criana.

REAS DE CONHECIMENTO Formao Humano-Crist


O trabalho de Formao Humano-Crist permeia todas as aes da Proposta Pedaggica da Educao Infantil do Imaculada e contempla a vida em sociedade, questes ambientais, valores, harmonia e felicidade do ser humano, o

conhecimento e o respeito aos ensinamentos de Deus Pai.

Objetivos:
Desenvolver atitudes concretas que possibilitem vivenciar a presena de Deus. Proporcionar condies para que a criana descubra o Deus nico e verdadeiro que Amor e Pai. Desenvolver nas crianas experincias de admirao e contemplao da bondade e do amor de Deus Pai e de Maria, me de Jesus e nossa Me. Criar condies para que aprendam a amar a natureza e respeit-la como obra divina. Formar e desenvolver valores.

Ncleos temticos:
Identidade Escola Famlia Campanha da Fraternidade: Tema: Fraternidade e vida no planeta. Lema: A criao geme em dores de parto. (Rm 8, 22) Pscoa

Valores:

amor,

pacincia,

justia,

compreenso,

respeito,

solidariedade,

fraternidade Maria me de Jesus Festa Junina Meio ambiente A vida de Santa Cndida Natal Bblia Sagrada Parbolas

Linguagem Oral e Escrita


As crianas, na Educao Infantil, esto imersas em vrias atividades envolvendo a linguagem. H o incentivo para que elas tenham contato de forma prazerosa com a linguagem escrita, musical, plstica e recebam estmulos constantes para desenvolver a linguagem oral e corporal. Os desenhos, os jogos, as brincadeiras, as cantigas, gestos e expresses, as propostas de literatura e os primeiros registros so atividades fundamentais para a aquisio e desenvolvimento da linguagem da criana.

Objetivos:
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros,revistas e outros portadores de texto. Participar de situaes de leitura. Apreciar livros e outros portadores de texto. Reconhecer a escrita do nome de alguns colegas. Recitar e interpretar versos e poemas. Reconhecer e escrever o prprio nome. Conhecer alguns jogos verbais. Vivenciar diversas situaes que favoream a construo de palavras. Transmitir recados simples.

Contedos:
Sequncia temporal de relatos. Socializao de vivncias. Jogos verbais envolvendo a escrita e a leitura. Linguagem oral para expressar desejos, necessidades e relatos diversos. Diferenciao entre desenho e texto escrito. Escolha e manuseio de livros de forma adequada. Leituras de gravuras e cenas simples. Msicas diversas. Transmisso de recados simples. Ampliao do vocabulrio. Habilidade de falar, ouvir e esperar a vez de falar. Identificao do prprio nome, dos nomes dos colegas e da professora. Escrita do nome prprio (ficha com primeiro nome). Produo de texto coletivo (com auxlio da professora). Escrita espontnea. Alfabeto (conhecimento, reconhecimento, escrita). Articulao de fonemas.

Matemtica
Segundo Piaget, o conhecimento lgico-matemtico tem como fonte principal a mente de cada indivduo. Por meio de atividades que favoream o raciocnio, as crianas ampliam o conhecimento matemtico. O princpio do trabalho desenvolvido deixar a criana experimentar suas ideias, raciocinar e levantar hipteses em busca de situaes e resolues matemticas. A professora acompanha este processo estimulando-a e orientando-a na aquisio de habilidades e diversos conceitos matemticos do dia a dia.

Objetivos:
Relacionar ideias matemticas. Desenvolver o raciocnio lgico. Desenvolver a capacidade de resolver problemas de ordem prtica. Reconhecer, quantificar e registrar numerais de 0 10. Introduzir as ideias da adio e da subtrao. Participar ativamente dos jogos matemticos.

Contedos:
Blocos lgicos Relaes matemticas de acordo com referenciais estabelecidos. Reconhecimento, quantificao e escrita da srie numrica at 10. Contagem oral at 30. Classificaes, seriaes e sequenciaes matemticas de acordo com critrios prprios e estabelecidos. Noo de tempo. Colees. Introduo da adio (oralmente e de forma concreta). Introduo da subtrao (oralmente e de forma concreta). Jogos matemticos. Reconhecimento da moeda brasileira.

Natureza e Sociedade
Convivemos com uma variedade de grupos e culturas e essa diversidade

deve ser respeitada e valorizada por todas as geraes, pois uma das caractersticas mais preciosas do nosso pas. Reflexes sobre qual planeta queremos para ns, para nossa famlia e amigos so constantes durante as atividades, pois acreditamos que a faixa etria favorece a formao de valores para a convivncia humana e planetria.

Objetivos:
Preservar o bem comum. Valorizar atitudes relacionadas sade e ao bem-estar individual e coletivo: o Ajudar os colegas e respeit-los. o Respeitar as regras combinadas. o Respeitar e dialogar com os adultos. o Portar-se adequadamente em diversas circunstncias e lugares. o Usar palavras de cortesia. o Conhecer e conscientizar-se sobre a importncia de preservar o meio ambiente.

Contedos:
No sero selecionados blocos de contedos, mas destacam-se ideias relacionadas aos objetivos definidos nos mais variados contextos que se integram rotina infantil e aos projetos desenvolvidos. (RCNEI)

Artes Visuais
O trabalho com as Artes Visuais propicia s crianas a vivncia e a apreciao de diversas manifestaes artsticas e culturais, favorecendo o desenvolvimento da imaginao, percepo, criatividade, sensibilidade e vivncias motoras e corporais.

Objetivos:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem. Conhecer diversas manifestaes artsticas. Utilizar diversos materiais grficos e plsticos sobre diferentes suportes. Trabalhar com os grandes e pequenos msculos (coordenao motora grossa e fina). Produzir trabalhos de arte. Apreciar obras de arte.

Trabalhar com a releitura de algumas obras. Ultilizar as diversas vivncias corporais como forma de expresso. Ultilizar diversos elementos artsticos como forma de expresso.

Contedos:
Os contedos esto organizados em dois blocos, que se referem explorao e manipulao de variados materiais e apreciao em Artes Visuais,alm da explorao de movimentos como mmicas,dramatizaes,danas e expresses corporais.

Msica
O ensino da msica na escola de extrema importncia para o desenvolvimento das potencialidades do indivduo. Abrem-se novas possibilidades de articulao simblica e expressiva. A organizao dos contedos descritos abaixo segue um determinado nvel que indica que as atividades podem ser realizadas sem prejuzo de aproveitamento para a criana, o que significa que nveis mais adiantados podem e devem aproveitar atividades dos nveis anteriores, desde que se faa a devida adequao idade cronolgica e ao desenvolvimento psicomotor, social e intelectual em que se encontra a criana.

Objetivos: Durao do som:


identificar sons curtos e longos presentes no cotidiano e na natureza; reconhecer padres de sons curtos e longos e silncio no repertrio de apreciao musical; associar padres regulares de sons curtos e longos ao ritmo real.

Altura do som:
diferenciar sons ascendentes e descendentes; identificar padres de movimento sonoro no meio social e na natureza; compreender os conceitos grave e agudo; diferenciar auditivamente sons graves, mdios e agudos;

classificar objetos e fontes sonoras conforme registro.

Timbre do som:
compreender o conceito de timbre; identificar timbres de instrumentos, do entorno, da paisagem sonora e da natureza; desenvolver a coordenao motora para a manipulao de instrumentos musicais.

Intensidade do som:
identificar sons fortes e fracos, crescendos e diminuendos; classificar sons do entorno, da paisagem sonora e da natureza conforme a intensidade; executar as diferenas de intensidades nos diversos materiais sonoros.

Carter expressivo e estilo:


identificar o carter da msica; associar o carter expressivo a variaes de ritmo, altura e intensidade; identificar gneros: erudito, folclrico e popular (MPB, regional e outros).

Observao:
Cada parmetro a ser abordado deve levar o aluno a ouvir, identificar, classificar e ordenar sons, caminhando gradativamente para um processo de organizao estrutural dos materiais sonoros e de conscincia musical, pois a criana aprende por observao, imitao e experimentao.

Contedos:
Materiais sonoros: durao do som; altura do som; timbre do som; intensidade do som.

Carter expressivo e estilo

Contedos:
Os contedos esto organizados em dois blocos: o fazer musical, que acontece por meio da composio e da interpretao e a apreciao musical, que se refere audio e interao com msicas diversas.

Movimento / Psicomotricidade

trabalho

com

corpo

contempla

multiplicidade

de

funes

manifestaes do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos especficos da motricidade das crianas. So organizados num processo contnuo e integrado que envolve mltiplas experincias corporais, possveis de serem realizadas pela criana sozinha ou em situaes de interao. A psicomotricidade segue uma gradao contnua de dificuldades, de acordo com o desenvolvimento e faixa etria das crianas. So utilizados os diferentes espaos fsicos da escola, em diversos momentos, alm do trabalho sistemtico nas aulas de Educao Fsica com a professora especializada.

Rotina

A rotina fundamental na Educao Infantil por proporcionar criana sentimentos de tranquilidade e segurana. Tambm proporciona maior facilidade de organizao espao-temporal. A rotina no necessita ser rgida, podendo ser modificada de acordo com o envolvimento das crianas, planejamento e proposta elaborada.

Rotina das Turmas


Chegada Acolhida Agenda correo do para casa atendimento individual ou em grupos, que podem acontecer em outros momentos do dia. escolha de materiais

1 roda com as crianas: orao conversas sobre a organizao do dia

Atividade de acordo com o planejamento do dia Atividades diversificadas na Biblioteca, na quadra, no refeitrio e em outros

espaos. Aulas especializadas de Msica, Educao Fsica e Educao Nutricional e Formao Humano-crist. Sistematizao de estudos e projetos. Higiene / lanche Recreio Higiene / relaxamento 2 roda com as crianas: jogos histrias avaliao do dia orientaes para as atividades de casa. orao despedida

Datas Comemorativas
Algumas datas comemorativas sero trabalhadas de forma integrada aos contedos e projetos, no decorrer do ano letivo.

Acompanhe na agenda do (a) seu (sua) filho (a) os comunicados e circulares, o dia das aulas especializadas e a solicitao de materiais ou objetos, quando necessrio.

Referncia bibliogrfica
1. Lei 9394/69, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. 2. Referencial Curricular Nacional para a Educao infantil. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1998. 3. SARMENTO, M. J. Pinto. As crianas e a infncia: definindo conceitos e delimitando o campo. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criana, 1997. 4. FILHO, A.J. ET AL. Infncia plural: criana do nosso tempo. Porto Alegre: Mediao, 2005. 5. VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedaggica. Porto Alegre: Artmed, 2003. 6. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das mltiplaas inteligncias. So Paulo: rica, 2001. 7. SANTOM, Jurjo Torres Globalizao e interdisciplinaridade o currculo integrado. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul LTDA, 1998. 8. ARRIBAS, Teresa Lleix. Educao Infantil: desenvolvimento, currculo e

organizao escolar. Traduo: Ftima Murad. 5 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 9. PIAGET; SZEMINSKA, A. A gnese do nmero na criana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. 10. EDWARDS, C; GANDINI, L; FORMAN, G. As cem linguagens da criana: a

abordagem de Reggio Emilia na educao da primeira infncia. Porto Alegre: Artmed, 1999. 11. MATURANA,Humberto R. A rvore do Conhecimento: as bases biolgicas da

compreenso humana.So Paulo, Palas Athena,2011 12. PERRENOUD,Philippe. As competncias para ensinsar no sculo XXI. Porto

Alegre: Artes Mdicas,2002

Colgio Imaculada Conceio Educao Infantil Filhas de Jesus

You might also like