You are on page 1of 14

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Escola Secundria Dr. Carlos Celestino Gomes

Joo

Disciplina de Educao Fsica

Ttulo: A natao

Data: 10 de Maro de 2003

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Trabalho elaborado por: Daniela Rocha Labrincha


ndice

ndice. ...1

Natao introduo.2

Por ..........3

que

que

bom

nadar?........................................................................................

Os

estilos...

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

Educao

Fsica

10

ano

A natao

importncia

da

respirao

nos

vrios

estilos6

Saltos

sadas

para

gua

em

competio..............................................8

Bibliografia. .10

A natao - introduo
Desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. Como desporto de competio, teve incio, no Japo, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como actividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Mdia, na Europa, no foi praticado, devido ao receio de contrair doenas. Em Inglaterra a natao surgiu no sculo XIX. Foi includa nos primeiros Jogos Olmpicos da era moderna, em 1986, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina.
Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 3

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Esta modalidade das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e geralmente considerada das mais salutares. Existem vrios estilos de natao: bruos, mariposa, costas e crawl; pode-se tambm nadar em estilo livre. Em competio, as distncias variam entre os 50 e os 1500 m. H provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natao conhecido como fundo, no qual so percorridos quilmetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas a do Canal da Mancha. Existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natao: os saltos para a gua, a natao sincronizada e o plo aqutico, todas elas tambm modalidades olmpicas.

Por que que bom nadar?


Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 4

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Porque a natao exercita todo o corpo; Porque a natao pode manter um ritmo elevado do corao num esforo contnuo; Porque a presso sangunea mais baixa quando se est em posio horizontal; Porque o volume do corao maior quando se est submergido na gua do que quando se esta em terra firme; Porque os riscos de leses so menores; Porque nenhuma idade impeditiva para se fazer natao, sendo benfica quer a crianas quer a pessoas mais idosas;

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Os estilos
Bruos
Bruos um estilo em que ao movimento dos ps tem tanta importncia como a aco dos braos. Este estilo de natao est sujeito a certas regras que em muitas ocasies so consideradas demasiado estritas. Em sntese, um nadador de bruos deve: Manter o nvel dos ombros num plano horizontal; Utilizar somente movimentos simultneos e simtricos das pernas; Romper a superfcie da gua com alguma parte da sua cabea durante cada braada, excepto quando se est submerso depois de uma sada ou de uma viragem (onde permitido completar-se um ciclo de braadas debaixo de gua); Evitar movimentos como batidas de golfinhos ou qualquer movimento alternativo de pernas.

Costas
O regulamento da natao exige ao nadador de costas que permanea sobre as suas costas e no gire mais de 90 graus relativamente sua posio longitudinal. um estilo sem grandes problemas de mecnica respiratria devido ao facto de a cabea permanecer constantemente fora de gua. Os seus movimentos propulsores so idnticos aos do crawl.

Crawl
Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 6

Educao

Fsica

10

ano

A natao

uma tcnica de natao com batimento vertical de pernas e um movimento combinado de braos. o estilo mais rpido devido aco alternativa dos braos, apoiada por um batimento constante das pernas que produz uma fonte contnua de propulso.

Mariposa
Mariposa o segundo estilo mais rpido, depois do crawl. de difcil execuo para principiantes, uma vez que requer muita fora de braos.

O estilo mariposa implica um batimento de ps como o dos golfinhos, similar a um duplo batimento de crawl. A aco dos braos tambm ela semelhante praticada em crawl, sendo que a diferena reside no facto de em mariposa a aco dos braos ser simultnea (e no alternada como acontece em crawl).

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

Educao

Fsica

10

ano

A natao

A importncia da respirao nos vrios estilos


Bruos
A expirao faz-se durante a fase de retorno dos braos sua posio de alargamento. O tempo inspiratrio ocorre depois da aco propulsora, durante a qual, os msculos motores do brao tomam um ponto fixo sobre a caixa torxica. A inspirao corresponde ao regresso do brao abaixo (ao nvel do peito).

Costas
A flutuao do corpo em posio dorsal e o emergir quase constante do corpo, permitem uma (quase) total independncia da respirao, respeitando o movimento dos
Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 8

Educao

Fsica

10

ano

A natao

braos. Sem embargo, a associao dos tempos de inspirao e expirao, ao ritmo do trabalho propulsor dos braos oferece uma inegvel vantagem. A inspirao faz-se durante a passagem area de um brao, enquanto que o outro brao, na sua passagem aqutica, executa a fase de empurrar, pondo em aco os msculos extensos do antebrao sobre o brao. Os msculos torxicos motores do brao tm nesta fase um papel muito reduzido.

Crawl
A tcnica respiratria deriva do movimento alterno dos braos e da posio ventral do corpo com a cabea submergida. O tempo de inspirao efectua-se no final do impulso ou ao iniciar-se o regresso superfcie do brao do mesmo lado para onde a cabea gira. A expirao, sempre progressiva, corresponde habitualmente a outras fases do ciclo de trabalho de braos.

Mariposa
A posio do corpo, mais horizontal, conserva-se atravs da respirao lateral (a cabea de lado, como no crawl), mas ao acentuar-se a simetria do trabalho motor dos braos, a respirao tem que ser diferente. A respirao depende do ciclo motor dos braos: a inspirao realizada no movimento da fase aqutica do empurrar supe para a caixa torxica uma libertao do seu apoio; a expirao conserva o seu
Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 9

Educao

Fsica

10

ano

A natao

carcter de progresso, mas a distncias curtas, frequente ver como a respirao se efectua durante vrios ciclos de braos, ocasionando fases de bloqueio respiratrio.

Saltos sadas para a gua em competio

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

10

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Existem duas formas de sair numa competio. A primeira desde fora de gua para as provas de bruos, crawl e mariposa. A segunda desde dentro de gua para as provas de costas. O objectivo de ambas impulsionar o nadador mais rapidamente possvel antes de comear a nadar.

As sadas de bruos, crawl e mariposa


Utiliza-se fundamentalmente dois tipos de sada: a sada em que o nadador agarra a prancha de onde vai saltar e a sada convencional.

A sada em que o nadador agarra a prancha de onde vai saltar:


Preparao: Corpo flectido. Dedos agarradas ao bordo da prancha, ao lado dos ps. A cara a olhar para a gua. Partida: Os braos e o corpo flectem. O corpo desequilibra-se para a frente. As mos largam o apoio e inclinam-se directamente para a frente enquanto se vo estendendo o tronco e as pernas.

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

11

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Voo: O corpo estende-se no ar. Os braos apontam para a gua. O corpo flecte-se.

Entrada: Todo o corpo entra para o buraco que as mos abrem. No momento da entrada dos ps realiza-se um batimento de mariposa para evitar que o corpo se imirja. Desta maneira, o corpo dirige-se horizontalmente para a frente.

A sada convencional
Preparao: Corpo flectido. Dedos dos ps junto ao bordo anterior da plataforma. Braos suspensos apontando para a gua. Pernas ligeiramente flectidas. Ps separados sem passar largura das ancas. Partida: Ao ouvir o sinal de partida, a cabea e os ombros energicamente, enquanto que os braos se balanceiam para a frente e para cima. Os braos continuam a sua aco circular atrs, abaixo e frente e as pernas acabam por se estender para iniciar o voo. Voo e entrada: O percurso do corpo no voo e na entrada na gua so iguais aos descritos na sada de agarrar.
Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes 12

Educao

Fsica

10

ano

A natao

Bibliografia
Diciopdia multimdia: 2003, cd-room interactivo, Porto Editora

Encarta Multimedia Encyclopedia 99, Microsoft Corporation, 1998;

Enciclopdia Universal Multimdia de Luxo. Texto Editora, 1999;

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

13

Educao

Fsica

10

ano

A natao

JARD PINYOL, Carles, Movernos en el agua, Editorial Paidotribo, Barcelona, 1998;

NAVARRO, Fernando, natacin, gymnos editorial, Madrid, 1995.

Escola Secundria Dr. Joo Carlos Celestino Gomes

14

You might also like