You are on page 1of 47

ndice

Introduo .................................................................................................................... 2 O que a Histria ......................................................................................................... 4 Passado e Presente: A Histria no Sistema Educativo Portugus ................................... 6 Aprender Histria ....................................................................................................... 11 A Educao Histrica ................................................................................................. 13 Estudo do Meio 1 ciclo ........................................................................................... 15 Histria ....................................................................................................................... 23 A Lgica de Alargamento Progressivo ........................................................................ 25 Anlise do Currculo de Estudo do Meio e a Histria da Madeira ................................ 28 Pr-Escolar ................................................................................................................. 29 1 ano ......................................................................................................................... 29 2 ano ......................................................................................................................... 31 3 ano ......................................................................................................................... 33 4 ano ......................................................................................................................... 39 Reflexo Final ............................................................................................................ 42 Concluso ................................................................................................................... 44 Bibliografia ................................................................................................................ 46 Anexos.48

Introduo

Este trabalho insere-se na Unidade Curricular de Estudo do Meio III, no mbito do estudo da Histria, e visa revelar a sua importncia no currculo do 1 ciclo. Desde o incio foi-nos pedido um trabalho que perspectivasse a relao entre o Programa de Estudo do Meio para o Ensino Bsico e a histria da Madeira. Assim, e uma vez que a histria da Madeira no est inserida no Currculo Nacional de Estudo do Meio, que abrange apenas a histria de Portugal, indispensvel que haja uma certa flexibilidade e adequao do que se pode chamar de currculo formal a fim de se atingir um currculo intercultural, adequado a cada contexto cultural, preservando a identidade histrica de cada regio. Com este trabalho procurmos equacionar algumas linhas de reflexo face Histria. Numa primeira parte falaremos da sua importncia na preservao da identidade cultural de um indivduo como ser integrado numa sociedade, num determinado tempo e espao, e da necessidade desta disciplina fazer parte do percurso escolar das crianas do Ensino Bsico. Faremos uma breve incurso pelo percurso da histria no 1 ciclo e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Numa segunda parte do trabalho, procuraremos situar a rea curricular de Estudo do Meio no contexto dos seus objectivos educativos e fundamentos tericos, analisando o programa de Estudo do Meio no 1 ciclo. Procuraremos enquadrar a histria dentro dos pressupostos desta rea curricular. Na terceira e ltima parte, abordaremos a lgica do alargamento progressivo, dominante na organizao curricular do Estudo do Meio, explicitando alguns dos principais propsitos. Faremos ento uma anlise detalhada ao Currculo de Estudo do 2

3 Meio proposto pelo Ministrio da Educao, de forma a encontrar pontos de ligao com a Histria da Madeira, que se apresentam como sugesto nossa, com o propsito de apresentar o maior nmero de aspectos possveis de serem abordados, para que, de alguma forma, possa oferecer um maior leque de aspectos a tratar. Por fim, e de forma a ser potenciador de organizao, sugerimos algumas planificaes de actividades da Histria da Madeira para contexto do 1 ciclo desenvolvidas por ns.

O que a Histria

A Histria uma cincia, pertencente ao domnio das cincias sociais e humanas, e tem como objecto de estudo o Homem, e a sua aco no tempo e no espao, perante a anlise de processos e acontecimentos ocorridos no passado. Como todas as cincias, mais do que um corpo organizado de conhecimentos elaborados, tambm um mtodo de investigao do passado, onde o processo e o produto no so facilmente separveis (Flix,1998): onde h a presena humana h sempre histria e ela participante das nossas vidas, somos ao mesmo tempo seus sujeitos e seu objecto. Uma longa tradio, com razes sobretudo nos pases europeus de influncia cultural francesa, conferiu Histria um lugar preponderante e durante muito tempo exclusivo no campo das cincias sociais ou humanas. Desde o sculo XIX que esta cincia confronta-se com duas questes: por um lado, a busca inicial de uma aproximao com o paradigma das cincias exactas, para progressivamente se afirmar como uma cincia do Homem. Por outro lado, a sua integrao e articulao com as outras cincias sociais, como a psicologia ou a sociologia, que, apesar de serem mais recentes no processo epistemolgico, esto cada vez mais definidas e estruturadas nos seus objectos e mtodos prprios Roldo (1987:25). Braudel (1958) citado em Afonso (2004) realava que a Histria talvez a menos estruturada das cincias do Homem aceita todas as lies que lhe oferece a sua mltipla vizinhana e esfora-se por as repercutir.

5 So muitos os conceitos de histria elaborados pelos historiadores e achmos por bem comear este trabalho com alguns desses conceitos que, sendo todos diferentes, completam este conceito, difcil ou impossvel de traduzir com uma s perspectiva: "A histria uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que o homem."(Collinwood). "O objetivo da Histria por natureza o homem."(Marc Bloch)

"A Histria est para a humanidade assim como a memria est para o indivduo, a memria coletiva."(Piancantol)

"A Histria um profeta com o olhar voltado para trs. Pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que ser."(Eduardo Galeano)

"A Histria um processo dinmico, dialtico, no qual cada realidade traz dentro de si o princpio da sua prpria contradio. (Karl Marx)

"A realidade do social, a realidade fundamental do homem, rev-se inteiramente nova aos nosso olhos e, queiramos ou no, nosso velho ofcio de historiadores no cessa de brotar e de reflorir em nossa mos (...) Sim, quantas mudanas!(...) Todas as Cincias Sociais, inclusive a Histria, evoluram, igualmente de maneira espetacular, mas no menos decisiva." (Fernando Braudel)

A Histria a substncia da sociedade. (Agnes Heller) A Histria feita de acontecimentos sucessivos em que todos os intervenientes assumem um papel crucial. Assim, os acontecimentos, as aes e todas as suas consequncias, balizam o percurso da vida e, consequentemente, o rumo da histria. Entender o passado tambm importante para a compreenso do presente: a Histria diz muito sobre a identidade do Homem. Roldo (1987) defende que, apesar de serem diferentes, histria e identidade so conceitos que andam sempre muito prximos, pois da sua juno se produz o sentido de um povo, ou de um indivduo, se

6 (re)conhecer. a partir da Histria e da cultura que se definem os padres de conduta e at mesmo as caractersticas de um indivduo ou de uma sociedade, que se enfatizam e enrazam tendo por base todos os aspectos histricos e culturais, passados e presentes, como por exemplo a lngua, a religio, a poltica e a histria.

Passado e Presente: A Histria no Sistema Educativo Portugus

Para entender a Histria nas suas funes, crtica, poltica e social e enquanto disciplina escolar, necessrio uma abordagem de como esta rea do conhecimento se desenvolveu ao longo do tempo. A Histria nem sempre teve um caminho aberto, nem os seus factos puderam sempre ser analisados sob uma ptica mais laica e liberal. O seu lugar na escola, nomeadamente no actual 1 ciclo, teve muitas variaes ao longo do tempo. Como projecto social, a educao apresenta sempre um cunho nacional que tem por base a sua histria, as suas tradies e cultura, sendo quase sempre inevitvel que essa marca se reflicta no currculo escolar. Quando olhamos para os programas da disciplina de Histria, em Portugal, ao longo do tempo, entendemos de imediato que a sua funo e os seus objectivos variam de acordo com as mudanas dos contextos polticos e sociais. A Histria que se investiga ou a Histria que se ensina responde sempre, de facto, a enfoques ideolgicos e a sistemas de valores filosficos, sociais e polticos Flix (1998). Nesta primeira abordagem, faremos uma breve reflexo sobre a Histria no ensino elementar ou bsico desde o sculo XIX, em Portugal.

7 A referncia explcita ao ensino da histria comea a aparecer, em Portugal, depois de 1820, quer ao nvel das escolas primrias, quer ao nvel dos liceus Pacheco (2008). A Histria era entendida como uma cidadania. A noo de Instruo Pblica ( arte ao servio da formao da ) apontava, naturalmente para a ideia

de que o ensino da histria era uma das reas mais importantes para a formao moral e cvica do cidado. Torgal (1996) como citado em Pacheco (2008). No fim do sculo XIX, o sistema educativo portugus ultrapassava um perodo de sucessivas reformas e contra reformas. Pacheco (2008) descreve o ensino elementar da poca como estando organizado em dois graus, sendo apenas o 1 grau do ensino elementar obrigatrio para os alunos com idades entre os seis e os doze anos. Nessa poca, as finalidades iam alm de ler e escrever, havendo j a disciplina de geografia e de Histria da Ptria. Com a implantao da Repblica, j o ensino obrigatrio era constitudo por trs classes, que correspondiam ao 1 grau, sendo a quarta classe pertencente ao 2 grau e no obrigatria. Os objectivos dos trs primeiros anos distribuam-se em quatro grandes grupos. Um dos grupos inclua a aprendizagem da leitura, escrita, noes preliminares da Geografia Geral e sumrias de Geografia da Ptria, aquisio de normas de moral prtica e educao da sensibilidade e transmisso de noes sumrias de educao social, econmica e cvica. Em Julho de 1923 foi apresentada uma nova reorganizao da educao com o Estatuto da Educao Nacional, que certificava a educao geral em trs graus, os graus infantil, primrio e secundrio. A instruo primria era a nica de carcter obrigatrio e estava dividida em dois graus consoante a idade das crianas: o primeiro dos sete aos nove anos, o segundo dos dez aos doze anos. A iniciao Geografia e Histria era uma das disciplinas elementares. A inovao desta organizao foi exactamente acrescentar

8 o objectivo de garantir aos alunos os instrumentos essenciais para a aquisio do saber e das bases de uma cultura geral, preparando-os para a vida social (Pacheco, 2008) e a recomendao da adequao dos programas s exigncias de cada regio do Pas, ficando essa funo entregue Inspeco Tcnica do Ensino. Depois do golpe militar a 28 de Maio de 1926 ter colocado um ponto final 1 Repblica, aparece um novo regime poltico propositadamente com uma ideologia para anular os ideais republicanos, sendo assim a instruo primria um dos pilares fundamentais para formar uma elite os programas do ensino elementar foram uma estratgia poltica, de carcter nacionalista, assente na intensificao dos estudos de corografia de Portugal e colnias, histria de Portugal e educao cvica. Ao contrrio da 1 Repblica que usou a instruo primria como uma plataforma poltica, o Estado Novo teve uma atitude de desinvestimento em que acabou com a escolaridade obrigatria e onde, para ser professor bastava uma comprovao de idoneidade moral. Esta poca foi baseada num programa mais geral de endoutrinamento, lado a lado aos ideais fascistas que andavam volta da trade Deus, Ptria e Famlia e que valorizavam uma mentalidade nacionalista a crist. Do plano curricular do ensino primrio constava a lngua portuguesa (leitura, redaco e feitos ptrios), aritmtica, moral e canto coral. A histria fundamentava-se em feitos importantes com a misso de ensinar as virtudes morais e o amor Ptria. Havia um controlo ideolgico da educao pelo Estado, com a preocupao de preservar as tradies nacionais e a fomentar o esprito de conformao social. A histria tinha, assim, um papel na consolidao das ideias polticas. Reforava a identidade nacional, formando cidados conforme os preceitos do Estado, dando-lhes sempre a conscincia de pertencerem a uma nao. Os contedos referentes histria eram chamados de programas laranja.

9 Depois do 25 de Abril, as mudanas ocorridas geraram uma situao muito mais rica e complexa. O pas abriu as suas portas informao, quer cientfica quer pedaggica, proveniente de outros pases, o que fez com que os programas (e as metodologias) fossem rapidamente transformados. Foi criado um outro sistema, constitudo por quatro classes. A base deste sistema era essencialmente a natureza democrtica e humanista, havendo tambm uma vertente ldica que antes nunca tinha existido. Com a introduo da rubrica meio fsico e social, a histria tinha uma orientao para o presente e para os ideais democrticos. Contudo haviam j referncias histria local que conduziam a que fossem aprendidas algumas histrias e lendas do passado referentes histria local e regional. Segundo Stoer (1986) e Benavente (1990), citados em Afonso (2005) este perodo foi uma fase de normalizao, uma tendncia para o Estado voltar a conquistar e controlar a educao. As mudanas polticas e sociais ocorridas nesta poca levaram liberdade dos historiadores nas perspectivas da Histria que estudavam. Os saberes, luz destas mudanas, so perspectivados de outra forma, havendo uma necessidade de reflectir sobre a funo da Histria tambm enquanto disciplina curricular que ajudar a formar o futuro cidado. Ao afirmar-se que a Histria uma disciplina prospectiva que habilita o estudante, no s a compreender a realidade humana em que vive situado, como a poder intervir conscientemente no seu decurso (Ministrio da Educao e Cultura, 1974:2), era consagrado um dos principais objectivos sociais reconhecidos ao ensino da Histria. Esta perspectiva no se confunde com o ensino da histria que se fazia no tempo do Estado Novo, em que esta era uma disciplina nacionalista. Por isso h uma clara vontade de demarcar essa diferena, apresentando esta disciplina enquanto formao histrica cientificamente conduzida com amor ptria, mas no chauvinista, no tacanha, antes ao servio de valores de cidadania (Ministrio da Educao e Cultura,1979:17). Os programas de Histria

10 incluam uma rubrica designada por perspectiva histrica, que incidia nos grandes momentos da histria de Portugal (formao da nacionalidade, expanso dos sculos XV e XVI, e evoluo poltica dos sculos XIX-XX). Aos professores cabia a funo de levar os alunos a olharem para o passado com os olhos vivificados pelo presente, a estabelecer em cada passo a ligao entre a problemtica de ontem e a de hoje, para que ambas se esclaream mutuamente. (Ministrio da Educao e Cultura,1974:2). O ano de 1986 representou, no contexto educativo portugus, um ponto de viragem com a aprovao da Lei de Bases do Sistema Educativo, orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratizao da sociedade (art. 1 da Lei de Bases). Assim, seguindo o pensamento de Afonso (2004), defendida a impossibilidade do Estado poder programar a educao e a cultura segundo directrizes polticas ou ideolgicas. A reforma curricular de 1989 iniciou um novo plano curricular para o ensino bsico, com a consequente adaptao dos manuais escolares realidade educativa. Como nos diz Pacheco (2008), o currculo passa a contemplar as reas curriculares e a rea projecto, chamada de rea curricular no disciplinar, cujas finalidades passam pela concretizao de saberes atravs de actividades multidisciplinares, a articulao entre a escola e o meio e a formao pessoal e social do aluno. A histria passa a ser includa na rea curricular do estudo do meio, juntamente com a geografia, as cincias naturais, a etnografia e a biologia, organizadas em torno de temas unificadores Barca (1992). O estudo do meio segue uma lgica transdisciplinar. Esta lgica de integrao disciplinar pretende contribuir para a compreenso progressiva das inter-relaes entre a Natureza e a sociedade. O meio local, espao vivido, dever ser o objecto privilegiado de uma primeira abordagem metdica e sistemtica da criana (DEB,1998:107).

10

11

Aprender Histria

Actualmente, as orientaes curriculares apontam que o ensino da Histria deve ter, como um dos principais objectivos, a formao de um cidado crtico, dando aos alunos as ferramentas e as bases para estes pensarem por si prprios e desenvolverem uma viso alargada da humanidade, inspirando a apreciao da vida de outros povos e outras culturas noutros tempo e lugares. Esta capacidade de reconhecer, respeitar e compreender a diversidade humana fundamental a uma verdadeira democracia. O objectivo primeiro do conhecimento histrico sem dvida a compreenso dos sujeitos histricos, o desvendamento das relaes que se estabelecem entre os seres humanos em diferentes tempos e espaos. Bezerra (2005) citado em Afonso (2004) Para Pinto (2003), a Histria indispensvel no currculo por vrias razes, mas essencialmente porque permite aos indivduos situarem-se e conhecerem-se, situando e conhecendo outros, diferentes; porque contribui para uma leitura do mundo, clarificando as certezas da mudana contnua, da diferena e da permanncia; porque um instrumento de cultura, baseando a sua metodologia numa anlise reflexiva de desconstruo e reconstruo do conhecimento. Por estas razes, o ensino da Histria 11

12 necessrio ao currculo constituindo um dos saberes de referncia enquadradores fundamentais para que o indivduo saiba mover-se no mundo de informaes de todo o tipo a que cada vez mais ter acesso. A Histria traz em si uma fora transformadora e interventiva, uma ferramenta essencial aos alunos para entender a sociedade em que esto inseridos e o mundo. Mas, apesar de, mesmo antes do 25 de Abril j ser atribudo um papel formativo disciplina de Histria, relacionando-a j formao dos alunos enquanto cidado, esta estava voltada para o valor de se ser patriota e ensinava a obedincia ao governo. Actualmente o ensino da Histria pode, e deve, ter uma importante contribuio para a educao de uma cidadania democrtica permitindo aos jovens: (i) aprenderem acerca da sua herana histrica bem como a de outras pessoas e naes; (ii) adquirirem e praticarem tcnicas fundamentais tais como a capacidade de pensarem por eles prprios, a capacidade para tratarem e analisarem de forma crtica diferentes formas de informao e a capacidade de no se deixarem influenciar por informao preconceituosa e por argumentos irracionais; (iii) desenvolvam atitudes bsicas como a honestidade intelectual e rigor, um julgamento independente, uma abertura de esprito, a curiosidade, a coragem e a tolerncia. Conferncia Permanente dos Ministros Europeus (1997:15). Sendo assim, a Histria no se baseia apenas em conhecer os factos histricos, mas tambm promover o desenvolvimento de procedimentos (pesquisa, indagao, explicao multicausal), de valores (tolerncia, solidariedade) e de atitudes (eliminao de pr-juzos, abertura a uma histria multicultural) Flix (1998).

12

13

A Educao Histrica

atravs do conhecimento histrico que as crianas comeam a construir uma viso global de uma sociedade em permanente mudana no tempo, numa dimenso cada vez mais abrangente do mundo. O desenvolvimento das dimenses como a temporalidade e a causalidade so fundamentais para o pensamento histrico, bem como a compreenso da mudana. O conhecimento histrico possui vrias caractersticas que se inter-relacionam, e que, sendo construdo desde cedo, facilita o posterior aparecimento de conceitos mais complexos e a capacidade da explicao e reflexo. Segundo Flix (1998), as caractersticas essenciais do conhecimento histrico passam por: - o pensamento cronolgico que desenvolve o sentido de tempo histrico - a compreenso histrica que identifica os elementos bsicos da histria e a causa dos acontecimentos - a anlise e interpretao da histria, isto , a capacidade de comparar experincias, crenas, tradies e expectativas

13

14 - a investigao histrica e a capacidade de formular questes. - a anlise de temas histricos, isto , a capacidade de identificar os problemas que os povos enfrentaram. A construo deste conhecimento progressiva e gradualmente contextualizada, paralelamente s experincias vividas pelas crianas dentro e fora da escola, de modo a que esta seja significativa. Apesar de haver muitos autores que defendem que a Histria deveria ser eliminada do currculo do 1 ciclo devido incapacidade das crianas desenvolverem o conceito de causalidade histrica, outros autores defendem a sua importncia, pois atravs dela as crianas adquirem a conscincia do tempo e espao, a capacidade de compreender a multiplicidade de factos e as inter-relaes que se encontram nos acontecimentos passados e presentes, bem como o sentimento de pertencerem a uma histria que comeou muito e na qual ocupam um lugar Flix (1998).

14

15

Estudo do Meio 1 ciclo

As propostas curriculares fundamentadas na rea de Estudo do Meio articulamse com muitos dos princpios definidos nos objectivos da Reforma Curricular em vigor, podendo dizer-se que esta rea pode funcionar como um eixo estruturador do prprio currculo do 1 ciclo, devido aos temas que contm que permitem articular integradamente com as restantes reas de aprendizagem. A Reforma Curricular em vigor constituda por trs finalidades: (1) contribuir para uma aprendizagem activa em que o aluno encorajado a assumir-se como construtor do seu prprio conhecimento, (2) promover o desenvolvimento integral da pessoa nas suas mltiplas dimenses e ainda (3) fomentar competncias vocacionadas para o desempenho da cidadania. Nestas trs vertentes a rea de Estudo do Meio pode ser adequadamente desenvolvida. De acordo com Roldo (2001) os pressupostos do Estudo do Meio assentam em metodologias de descoberta e explorao activa da realidade, que apontam para um trabalho com as crianas em que estas se envolvem nos processos de aprendizagem, assentes em metodologias de descoberta e apoiados em actividades de construo de saber. Esta participao activa concretiza o primeiro princpio da Reforma Curricular. Outra rea do Estudo do Meio que se relaciona directamente com as finalidades da Reforma, diz respeito promoo do desenvolvimento integral do aluno, na dimenso pessoal e social. O Estudo do Meio, devido enorme diversidade de reas temticas abordadas, permite, no s uma

15

16 compreenso abrangente de realidades e contextos culturais diversos, como a promoo de aprendizagens relevantes e a mobilizao dessas mesmas aprendizagens para o desenvolvimento integral da personalidade do aluno, o que contribui para o seu enriquecimento como pessoa. Finalmente, a rea de Estudo do Meio tambm pode ter um papel fundamental no desenvolvimento das competncias requeridas para o desempenho da cidadania, na medida em que os seus contedos so teis para fomentar a conscincia e as prticas da vivncia democrtica. Uma primeira forma de conscincia cvica diz respeito compreenso das caractersticas naturais do meio e a sua influncia na vida das sociedades humanas, se, atravs desse conhecimento se desenvolverem atitudes de respeito pela natureza e respeito mtuo entre pessoas e grupos. A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) refere como alguns dos objectivos gerais que devero ser prosseguidos na escolaridade bsica, o desenvolvimento do conhecimento e do apreo pelos valores caractersticos da identidade, lngua, histria e cultura portuguesas e a aquisio e estruturao de conhecimentos bsicos sobre a natureza, a sociedade e a cultura e o desenvolvimento, a interpretao e a anlise crtica dos fenmenos naturais, sociais e culturais. O acto de estudar o Meio deve surgir da observao e anlise dos fenmenos, dos factos e das situaes que permitam uma melhor compreenso dos mesmos e que levem interveno crtica no Meio. A interveno crtica pressupe analisar e conhecer a forma como o meio nos afecta e como ns podemos afect-lo. Estudar o Meio subentende, ento, a emergncia de componentes emocionais, afectivas e prticas de relao com ele, que surgem atravs da vivncia de experincias de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de competncias especficas na rea disciplinar de Estudo do Meio que a escola deve promover.

16

17 Na escola, o professor deixa de ser apenas um meio transmissor de informao e passa a assumir a funo de facilitador e organizador de ambientes estimulantes que proporcionem experincias de aprendizagem integradoras, significativas e

diversificadas. Assim cabe ao aluno construir o seu prprio conhecimento e gerir esse mesmo processo de construo, com o apoio do professor. O Estudo do Meio apresentado como uma rea transdisciplinar pois engloba a Histria, a Geografia, as Cincias da Natureza entre outras reas cientficas, pretende-se assim contribuir para a compreenso progressiva das inter-relaes entre a Natureza e a Sociedade e dinamizar a aprendizagem de todas as outras reas do programa. O Estudo do Meio tem um carcter interdisciplinar e ao mesmo tempo integrador na gesto do currculo do 1 ciclo. Segundo os Princpios Orientadores do Estudo do Meio do Programa do 1 ciclo de Educao Bsica (2004) as crianas possuem um conjunto de experincias e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia, logo as primeiras aprendizagens metdicas e sistemticas da criana devero ser acerca do meio local, uma vez que o seu pensamento est ainda centrado numa aprendizagem concreta. No entanto, h que ter em conta que as crianas tm acesso a outros espaos que, podendo estar geograficamente distantes, lhes chegam, por exemplo, atravs dos meios de comunicao social. O interesse das crianas torna estes espaos afectivamente prximos, mas a compreenso de realidades que elas no conhecem directamente, s ser possvel a partir das referncias que o conhecimento do meio prximo lhes fornece. Assim sendo o meio local como espao vivido dever ser o objecto privilegiado de estudo no 1 ciclo de modo a que os alunos consigam progressivamente interiorizar a noo de espao.

17

18 A aquisio da noo de tempo deve ter como ponto de partida a histria pessoal e deve ter em considerao a imaginao das crianas como ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento equilibrado. O Programa de Estudo do Meio segundo o Programa do 1 ciclo do Ensino Bsico (2004) est organizado em seis blocos de contedos. Esta estrutura do programa pretende ser aberta e flexvel de modo a que os professores possam recriar o programa, de forma a ir ao encontro dos diversos pontos de partida e ritmos de aprendizagem das crianas e s caractersticas do meio local. Os seis blocos de contedo so os seguintes: 1. Conhecimento de si prprio os alunos devero comear a estruturar o conhecimento acerca de si prprios, valorizando-se enquanto seres humanos nicos e ao mesmo tempo valorizar as suas razes. A noo de tempo deve comear a ser estruturada atravs da localizao de acontecimentos da vida do aluno numa linha de tempo. 2. descoberta dos Outros e das Instituies o estudo passa a abarcar o meio familiar mais prximo e vai-se alargando aos meios mais distantes no tempo e no espao, o passado familiar mais longnquo, histria local e s suas interrelaes com a histria nacional. Neste bloco podem ser abordados costumes e tradies de outros povos mas apenas se houver um visvel interesse por parte dos alunos. 3. descoberta do Ambiente Natural este bloco centra-se na aprendizagem dos elementos do meio fsico nos quais destaca-se o clima e o relevo. O estudo deve ser feito com base na observao directa, na intuio, na experimentao e na estimulao do questionamento e da procura de respostas.

18

19 4. descoberta das Inter-relaes entre Espaos O aluno dever ir construindo e objectivando a noo de espao, com base na acumulao de experincias prticas que envolvem deslocaes, localizaes, distncia, entre outras. Tambm dever atravs do conhecimento do espao familiar chegar compreenso de outros espaos mais longnquos (o bairro, a localidade, o espao nacional e a sua insero no mundo) assim como conhecer a existncia de interrelaes de vria ordem entre os diferentes espaos. 5. Descoberta dos Materiais e Objectos Com este bloco pretende-se desenvolver nos alunos uma atitude de permanente experimentao, implicando a observao, a introduo de modificaes, a apreciao dos efeitos e resultados e as concluses. 6. descoberta das inter-relaes entre a natureza e a sociedade consiste no estudo das actividades econmicas, devendo partir sempre da observao directa com recolha de informao atravs de entrevistas, recolha de imagens.

Apresentao dos blocos temticos segundo a Organizao Curricular e Programas - Ensino Bsico 1 Ciclo (2004)

Bloco de Contedos
1 descoberta de si mesmo

1 ano
1 A sua identificao 6 O seu passado prximo 7 As suas perspectivas para o futuro prximo

2 ano
1 O passado mais longnquo da criana 2 As suas perspectivas para um futuro mais longnquo 1 O passado prximo familiar 2 A vida em

3 ano
A sua naturalidade e nacionalidade

4 ano

2 descoberta dos outros e das instituies

1 Os membros da sua famlia 2 Outras pessoas

1 Os membros da sua famlia 2 O passado

1 O passado do Meio local 2 O passado

19

20
com quem mantm relaes prximas 3 A sua escola sociedade 3 Modos de vida e funes de alguns membros da comunidade 4 Instituies e servios existentes na comunidade familiar mais longnquo 3 O passado do meio local 4 Conhecer costumes e tradies de outros povos 5 Reconhecer smbolos locais (bandeiras e brases) 6 Reconhecer smbolos regionais (bandeiras e hinos regionais) 7 Outras culturas da sua comunidade 3 descoberta do ambiente natural 4 Descoberta das inter-relaes; entre Espaos 2 Os aspectos fsicos do meio local 1 A Casa 2 O espao da sua escola 3 Os seus itinerrios 4 Localizar espaos em relao a um ponto de referncia 2 Os aspectos fsicos do meio local 1 Os seus itinerrios 2 Os meios de comunicao 1 - Os seus itinerrios 2 Localizar espaos em relao a um ponto de referncia 3 Os diferentes espaos do seu bairro ou da sua localidade 4 Deslocaes dos seres vivos 5 O comrcio local 6 Os meios de comunicao 5 descoberta dos materiais e dos objectos 1 - Realizar experincias com alguns materiais e objectos de uso corrente 2 Realizar experincias com a 1 Realizar experincias com alguns materiais e objectos de uso corrente 2 Realizar experincias com o 1 Realizar experincias com a luz 2 Realizar experincias com manes 3 Realizar 1 - Realizar experincias com alguns materiais e objectos de uso corrente 2 Realizar experincias com a 1 O contacto entre a terra e o mar 2 Os aglomerados populacionais 3 Portugal na Europa e no Mundo 2 Os aspectos fsicos de Portugal 3 Aspectos fsicos de Portugal nacional 3 Reconhecer smbolos nacionais

20

21
gua 3 Realizar experincias com o som 4 Manusear objectos em situaes concretas ar 3 Manusear objectos em situaes concretas experincias de mecnica 4 Manusear objectos em situaes concretas gua 3 Realizar experincias com a electricidade 4 Realizar experincias com o ar 5 Realizar experincias com o som 6 Manusear objectos em situaes concretas 6 descoberta das inter-relaes entre a Natureza e a sociedade 1 a 8 Actividades econmicas a nvel local 9 Investigar sobre as construes de outras regies ou pases 1 Principais actividades produtivas nacionais 2 A qualidade do Ambiente

Atravs da observao do quadro consegue-se observar que ao longo dos 4 anos os temas so trabalhados segundo uma lgica do mais prximo e vivido para o mais distante. Logo o conceito de espao no primeiro ano centra-se no eu e na famlia alargando-se ao espao local no segundo e terceiro anos para no quarto ano se centrar no espao nacional. O conceito de tempo segue a mesma lgica, sendo que no primeiro ano o estudo deste conceito parte das unidades de tempo simples, que fazem parte do quotidiano do aluno (dia, ms, ano), passando para o passado familiar no segundo e terceiro anos, alargando-se ao passado do meio local no terceiro e quarto anos e ao passado nacional apenas no quarto ano. Contudo, mais recentemente, podemos considerar tambm o Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias essenciais (2001) para abordar esta temtica, no sentido que reformula esta diviso dos blocos de contedos passando de seis para trs. Passamos ento a considerar os seguintes:

21

22 A Conhecimento de Si prprio B Os Outros e as Instituies C O espao fsico e Humano So idnticos os contedos, apenas passou a estar englobado o terceiro, quarto, quinto e sexto blocos de contedos no contedo C O espao fsico e humano. Objectivos gerais As finalidades dos programas do Ensino Bsico obrigatrio esto categorizadas em trs domnios: domnio dos conhecimentos, das capacidades/aptides e o domnio das atitudes /valores. Segundo os objectivos gerais do Estudo do Meio indicados no Programa do 1 Ciclo do Ensino Bsico (2004), no domnio dos conhecimentos d-se relevncia ao desenvolvimento dos conceitos de tempo e espao, ao conhecimento de si prprio e iniciar o aluno na identificao de elementos do meio fsico e social envolvente. No domnio das capacidades/aptides valoriza-se o contacto directo com o meio envolvente e iniciao as tcnicas de pesquisa. Por ltimo no domnio das atitudes/valores procura-se despertar no aluno o sentimento de pertena que leve a uma atitude de respeito e de interveno responsvel tendo em conta os valores de solidariedade, tolerncia, cooperao e respeito pelas diferenas.

22

23

Histria

Aps esta breve contextualizao do programa de Estudo do Meio iremos agora focar-nos na Histria. A Histria faz parte do programa de Estudo do Meio nas escolas. A Histria essencial no currculo do Ensino Bsico na medida em que o aluno constri uma viso global de uma sociedade complexa, em que todos ns existimos, adquirindo a noo da permanente mudana no tempo, numa dimenso mais abrangente do mundo. Assim sendo, o professor tem como funo estimular o aluno para a tomada de conscincia do tempo social em que o aluno levado a construir o saber histrico que deve ser introduzido desde os primeiros anos de escolaridade atravs da expresso de ideias histricas. O pensamento histrico surge de uma forma progressiva e contextualizada, tendo em conta as experincias vividas pelos alunos. Segundo a Organizao Curricular e Programas do Ensino Bsico (2004), o Currculo define as competncias essenciais, que devem ser desenvolvidas ao longo do ensino da Histria: 1. Tratamento de informao/utilizao de fontes 2. Comunicao em histria 3. Compreenso histrica: . Temporalidade . Espacialidade . Contextualizao

23

24 A competncia tratamento de informao/utilizao de fontes pretende iniciar os alunos nas tcnicas de pesquisa e de recolha, seleco e interpretao de fontes de natureza diversa tendo que saber comunicar de forma simples os resultados. Na competncia compreenso histrica pretende-se contribuir para o alargamento das noes de tempo e espao. No que diz respeito a comunicao em histria os alunos devero utilizar diferentes formas de comunicao escrita e oral. No esto estabelecidos nveis intermdios de progresso ao longo de cada ciclo e da escolaridade bsica, na sua globalidade. No entanto, esto definidos os perfis considerados desejveis para o final de cada ciclo. Assim o aluno competente em Histria no final do 1 ciclo dever conseguir identificar, comparar e relacionar as principais caractersticas do Meio Fsico e do Meio Social; desenvolver as noes de espao e de tempo em torno de problemas concretos; identificar alguns elementos relativos Histria e Geografia de Portugal; reconhecer e valorizar expresses do patrimnio histrico e cultural e manifestar respeito por outros povos e culturas.

24

25

A Lgica de Alargamento Progressivo

Os dados da psicologia do desenvolvimento nos seus vrios domnios cognitivo, social, afectivo, moral, etc. fazem hoje parte das preocupaes contempladas, quando se pensa e actua na educao. E, apesar de no ser suficiente analisar tudo em termos de desenvolvimento, os currculos so essencialmente apoiados na teoria do

desenvolvimento de Piaget. Segundo Piaget (1972) assim citado em Roldo (2001), as crianas do 1 ciclo encontram-se no estdio operacional concreto. De acordo com a sua descrio, a criana neste estdio j domina o raciocnio lgico, nomeadamente as operaes. Para Piaget as operaes so aces mentais que transformam a realidade, tais como a seriao, a classificao, etc. Segundo Piaget, neste estdio a criana consegue elaborar hipteses das quais deduz implicaes lgicas, mas somente ao nvel do concreto, isto , com base em realidades observadas e no ainda a partir de hipteses verbalizadas e abstractas. Partindo deste pressuposto, o currculo de estudo do meio do ensino bsico est organizado segundo a lgica do alargamento progressivo (expanding horizons). Apesar de ser considerada uma abordagem clssica e de ser alvo de alguma contestao, tem perdurado ao longo do tempo. Segundo esta lgica, no plano temporal o ponto de partida desejvel a realidade conhecida do tempo presente, progredindo gradualmente para o passado mais prximo, individual e familiar, s recuando ao passado mais distante ao abordar monumentos ou

25

26 vestgios locais, ou a respeito de alguns marcos essenciais da histria do pas. Pressupe-se que o passado mais inacessvel que o presente como contedo de aprendizagem. Queremos referir aqui o nosso caso, em Portugal, cujos contedos relativos ao passado, ou seja, prpria histria, terem vindo a reduzir-se cada vez mais. Esta lgica baseia-se essencialmente na pressuposio de que o estudo da histria implica ser capaz de operar razoavelmente com o conceito de tempo operao que as crianas do 1 ciclo tem dificuldade em compreender e lidar com conceitos e situaes complexos porque so conceitos desligados da realidade concreta da experincia da criana. Um segundo eixo de orientao do alargamento progressivo muito acentuado no currculo tem a ver com a progresso do eu para os outros, que se traduz por a criana iniciar muitos dos temas de estudo do meio com uma anlise de si prpria, partindo depois para a compreenso dos outros. Segundo Roldo (2001) esta progresso baseiase no facto de que cada indivduo percepciona primeiro os seus prprios sentimentos e auto-imagem e, gradualmente, vai alargando essa perspectiva no sentido de incorporar o conhecimento dos outros, atravs de vrias etapas que funcionam como crculos concntricos: famlia, grupo de pares, escola, comunidade, instituies, naes, etc. Os programas comeam assim por abordar, por exemplo, a higiene do seu corpo, a segurana do seu corpo, para depois abordar os mesmos tpicos relacionados com os outros. Uma outra linha do j referido alargamento de horizontes, ou alargamento progressivo, consiste em iniciar o estudo do meio pela abordagem da realidade que se encontra fisicamente mais prxima dos alunos. Esta orientao traduz uma progresso dos contedos a abordar que se inicia pela explorao do meio prximo a casa, a rua, o bairro, a comunidade local, a escola para da se alargar gradualmente cidade,

26

27 regio, ao pas e, apenas em alguns casos, ao contexto mundial. Esta recomendao exprime-se no Programa de Estudo do Meio em praticamente todos os contedos estudados. Para muitos autores, esta a forma mais adequada para as crianas visto que estas encontram-se num estdio em que a experincia imediata mais relevante para a criana, uma vez que vai ao encontro daquilo que mais significativo para o modo de entender o mundo e de se interessar por ele que prprio de uma criana desta faixa etria. Assim, o Programa Curricular de Estudo do Meio do 1 ciclo d grande nfase ao meio local e esta necessidade prende-se igualmente com a necessidade de consciencializar a criana acerca da realidade em que vive, preparando-a para compreender essa mesma realidade.

27

28

Anlise do Currculo de Estudo do Meio e a Histria da Madeira

Tendo em conta que se impe um cariz terico-prtico, e que desde sempre foi nosso objectivo desenvolver actividades que pudessem ser uma ferramenta para o nosso percurso profissional, iremos dar lugar componente prtica do nosso trabalho. Analisado que foi o Currculo de Estudo do Meio para o Primeiro Ciclo (Ministrio da Educao, 2005) e, tendo sempre em conta a idade e as necessidades de cada criana, tentamos encontrar, dentro do Programa Nacional, pontos de referncia da Histria da Madeira, que se pudessem trabalhar. Assim, seguem-se o que ns gostaramos de chamar de sugestes nossas, uma panplia de temticas enquadradas na realidade das crianas, mas que no pretende de forma alguma ser limitativa dos seus interesses e processos de aprendizagem, antes disso, pretende ser um espectro maior de escolha por parte dos professores do que sero ento as necessidades e os interesses das crianas. Analisamos cada ano de forma isolada, separando tambm cada bloco temtico. E, para uma mais fcil compreenso, iremos colocar o tpico referente ao Manual editado pelo Ministrio da Educao, como elo de ligao ao Programa do 1 Ciclo. Para cada ano, iremos sugerir um conjunto de actividades, algumas desenvolvidas integralmente por ns, com a devida planificao das actividades propostas. Seguem-se ento as nossas sugestes:

28

29

Pr-Escolar Na regio, o educador deve fazer o levantamento de:  Monumentos (igrejas, fontes; pelourinhos,);  Histrias Tradicionais;  Espaos caractersticos (jardins, largos, ruas);  Festas Tradicionais;  Costumes Locais.

Na aula, o educador deve escolher um tema a partir de:  Um passeio;  Uma histria;  Um cartaz;  Uma msica.

1 ano

3. Realizar experincias com som y Produzir sons (percutindo, soprando, abanando objectos e utilizando

instrumentos musicais simples)

29

30 o Histria do Brinquinho como sendo um instrumento tpico Madeirense, anlise e manuseamento do mesmo, atendendo ao som que ele produz e s referncias que faz nossa histria. o Histria do Traje Madeirense cores, importncia como identidade cultural, papel do mesmo na nossa sociedade e evoluo do mesmo at aos dias de hoje.

Actividade 1 - Brinquinho Tema: som e dana Dimenso: reproduo de som com o brinquinho/ dana do bailinho. Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa, Estudo do Meio, Expresso Musical e Dramtica. Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos a partir dos 6 anos Objectivos:  Integrao do aluno em vrios grupos;  Enumerar elementos actuais e identificar elementos tradicionais;  Participao na reproduo do instrumento;  Participao na expresso dramtica (dana);  Identificar os elementos da Histria da Madeira constantes no brinquinho;  Avaliar o trabalho individual e colectivo, no mbito do projecto.

Actividade 2 Traje Madeirense (anexo1) Tema: traje madeirense Dimenso: desenho e pintura

30

31 Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa, Estudo do Meio, Expresso Plstica. Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos a partir dos 6 anos. Objectivos:  Desenvolver a motricidade fina  Rigor na pintura;  Identificar elementos tradicionais;  Relacionar o elemento com a histria;  Avaliar o trabalho individual no mbito do projecto.

2 ano 3. Modos de vida e funes de alguns membros da comunidade (merceeiro, mdico, agricultor, sapateiro, operrio, carteiro)

o Histria de profisses tipicamente Madeirenses (carreiro, levadeiro e borracheiro). A sua origem, a resposta a necessidades da poca e evoluo at aos nossos dias.

2. Os Meios de Comunicao y Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade. y Conhecer outros tipos de transporte.

31

32 o Transportes tipicamente Madeirenses A rede, o Palanquim, e os Carrinhos de Cesto Histria destes transportes, importncia e evoluo dos mesmos para a nossa identidade cultural. o O comboio A histria do comboio na nossa sociedade e evoluo at aos dias de hoje, a toponmia ainda hoje existente. Qual a relevncia da existncia do comboio nos nossos dias.

1. Os Seres vivos do seu Ambiente y Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente prximo

o Animais Marinhos O Lobo Marinho (em que ambiente vive, o que que come, caractersticas do mesmo, como se reproduz) e a pertinncia do mesmo na nossa histria e na toponmia. o Aves Freira da Madeira, Pombo Torcaz, Bis- Bis (espcies endmicas da Madeira) pertinncia das mesmas como referncia da Regio: Objecto de estudo e atraco turstica.

Actividade 1 Museu de Turma Tema: Profisses e Transportes da Madeira antiga Dimenso: Relao dos transportes utilizados hoje em dia com os do passado Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa, Estudo do Meio, Expresso Plstica do projecto Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos entre 7 e 10 anos. Objectivos:

32

33  Integrao do aluno nos trabalhos de grupo  Enumerar elementos actuais e identificar elementos tradicionais  Procurar fontes de informao sobre os transportes tradicionais  Participar na recolha de informao  Sistematizar a informao recolhida elaborando um cartaz  Avaliar o trabalho individual e colectivo, no mbito do projecto

3 ano

1. A sua naturalidade e nacionalidade y Distinguir Freguesia/Concelho/Distrito/Pas

o Identificar os diferentes concelhos da Ilha da Madeira. Identificar e localizar as diferentes freguesias do Funchal.

Actividade 1 Passeando pelas Freguesias do Funchal (anexo 2) Tema: As diferentes freguesias do Funchal Dimenso: Reconhecimento da existncia de diferentes freguesias no concelho do Funchal Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa e Estudo do Meio 33 Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos entre 7 e 10 anos Objectivos: Fomentar a cooperao com os colegas

34 Percepcionar quantas freguesias fazem parte do concelho do Funchal No mapa do Funchal localizar as diferentes freguesias Avaliar o trabalho individual e colectivo, no mbito do projecto

1. Agricultura do Meio Local y Fazer o levantamento dos principais produtos agrcolas da regio y Reconhecer a agricultura como fonte de matrias-primas (trigo/farinha, tomate/concentrado, uvas/vinho) y Identificar alguns factores naturais com influncia na agricultura (clima, solo, relevo)

o Os principais produtos agrcolas da Madeira e a sua importncia para a economia (cana de acar, banana) e para a gastronomia regional. o As uvas como matria-prima do vinho Madeira, conhecido internacionalmente. Relevncia do mesmo para a economia local. o Os poios/socalcos como caracterizadores do relevo do nosso terreno, e implicaes dos mesmos no cultivo de determinados produtos.

3. Explorao Florestal do Meio Local y Fazer o levantamento das principais espcies florestais da regio. y Identificar alguns produtos derivados da floresta na regio.

34

35 o A importncia da Laurissilva como patrimnio da Humanidade (UNESCO). Explorar as caractersticas das plantas mais comuns na nossa regio: Til, Vinhtico, Barbusano.

4. A actividade Piscatria no Meio Local y Fazer o levantamento de locais de pesca na regio (mar, rios, lagoas, albufeiras) y Fazer o levantamento das principais espcies pescadas na regio (peixes, crustceos, bivalves) y Reconhecer a pesca como fonte de alimento y Reconhecer formas de criao de peixes em cativeiro (viveiros de trutas) y Fazer o levantamento de algumas tcnicas de pesca, tipos de barcos, de redes.

o Investigar sobre as localidades na regio, onde a pesca ainda um sector importante e sobre as principais espcies pescadas na Madeira. o Situar a pesca na histria, dado a posio geogrfica e o fcil acesso ao mar. A pesca aparece como um sector primordial e, portanto, como fonte de subsistncia de muitas famlias. o Viveiros de Trutas Ribeiro Frio o Tipos de barcos utilizados para a pesca, caractersticas dos mesmos e evoluo at aos nossos dias.

7. O turismo no meio local y Identificar alguns factores de atraco turstica (praias, parques naturais, termas, monumentos)

35

36 y Reconhecer algumas infra-estruturas tursticas da regio (hotis, parques de campismo, restaurantes)

o Importncia do turismo enquanto factor de potencial econmico para a regio. Pontos fortes do mesmo (Festa da Flor, Fim-do-Ano, Carnaval, clima, festas religiosas) e anlise da diferente origem histrica dos mesmos. o Histria da evoluo do turismo na regio primeiros turistas, e desenvolvimento de novas atraces tursticas.

1. Os seus itinerrios y Descrever itinerrios no dirios (passeios, visitas de estudo, frias)

o Identificar e descrever um itinerrio pelas ruas do concelho, identificando os principais monumentos encontrados e importncia dos mesmos.

6. Meios de Comunicao y Investigar sobre a evoluo dos transportes y Investigar sobre a evoluo das comunicaes pessoais e sociais

o A evoluo dos meios de transporte na Madeira at aos nossos dias. o Histria dos meios de comunicao na Madeira (RTPM, RDP, Dirio de Notcias, Jornal da Madeira, Tribuna) 36

37

2. Aspectos fsicos do meio local y Recolher amostras de rochas existentes no ambiente prximo o Identificar algumas das suas caractersticas o Reconhecer a utilidade de algumas rochas

o Relacionar as rochas existentes com a origem vulcnica da Madeira, diferenciar os diferentes tipos de rocha. Abordar a temtica da origem da Madeira.

3. O Passado do meio Local y Identificar as figuras da histria local presentes na Toponmia, estaturia, tradio oral y Conhecer factos e datas importantes para a histria local (origem da povoao, concesso de forais, batalhas, lendas histricas) y Conhecer vestgios do passado local: o Construes (habitaes, castelos, moinhos, antigas fbricas, igrejas, monumentos, pontes, pelourinhos) o Alfaias e instrumentos antigos e actividades a que estavam ligados o Costumes e tradies locais (festas, jogos tradicionais, medicina popular, trajes, gastronomia) o Feriado municipal 37

38

o Abordar a origem da Madeira referenciando os seus descobridores e primeiros colonos. o Abordar o patrimnio arquitectnico e artstico e cultural da regio e a pertinncia para a nossa identidade. o Abordar as principais lendas: Lenda de Machim (anexo 3) o Referenciar a histria das Tradies Madeirenses que se mantm como a Lapinha, a Noite do Mercado, a Festa da Flor, as Missas do Parto, a Missa do Galo, a Festa do Monte e o Cortejo trapalho.

Actividade 2 Desvendando os Feriados de Cada Concelho (anexo 4) Tema: Os feriados municipais dos Concelhos da Madeira Dimenso: Reconhecimento da existncia de um feriado municipal em cada concelho. Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa e Estudo do Meio     Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos entre 7 e 10 anos Objectivos: Fomentar a cooperao com os colegas Percepcionar que cada concelho tem a sua histria e, portanto, o seu dia No mapa da Madeira identificar o feriado ao concelho correspondente Avaliar o trabalho individual e colectivo, no mbito do projecto

5. Reconhecer smbolos locais (bandeiras e brases)

38

39 y Da freguesia/concelho/Distrito o Identificao dos diferentes brases dos concelhos da Ilha da Madeira e das Freguesias do Funchal. o Reconhecer as bandeiras de cada concelho.

Actividade 3 Descobrindo os Brases Tema: Os Brases dos Concelhos da Madeira Dimenso: Reconhecimento da existncia de um Braso para cada concelho. Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa e Estudo do Meio Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos entre 7 e 10 anos Objectivos:  Fomentar a cooperao com os colegas  Percepcionar que casa concelho tem a sua identidade  No mapa da Madeira identificar o Braso ao concelho correspondente  Avaliar o trabalho individual e colectivo, no mbito do projecto

6. Conhecer smbolos regionais (bandeiras e hinos regionais) o Histria do hino regional por quem e em que ano foi escrito. o Histria da evoluo da bandeira da Madeira. (anexo 5)

4 ano

3. Realizar experincias com electricidade

39

40 o Visita de estudo ao museu da electricidade. Histria e origens do museu.

1. Aspectos fsicos do meio y Reconhecer nascentes e cursos de gua. o Importncia das levadas A origem das mesmas, fazendo face s necessidades vividas na poca, a utilidade nos nossos dias enfatizando a atraco turstica.

3. Aspectos fsicos de Portugal y Identificar as maiores elevaes (Pico, Serra da Estrela, Pico do Areeiro)

o Pico Ruivo/Pico do Areeiro Picos mais elevados da Madeira e altitude dos mesmos.

1. Passado do meio local y Pesquisar sobre o passado de uma instituio local (escola, autarquia, instituies religiosas, associaes)

o Investigar acerca da histria de um patrimnio local e a importncia do mesmo na localidade.

Actividade 1 Visitando a S Catedral (anexo 2) 40 Tema: S Catedral

41 Dimenso: Visita de estudo S Catedral - ficha sobre a mesma. Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa, Estudo do Meio. Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos a partir dos 9 anos Objectivos:  Identificar os elementos arquitectnicos que nos liguem histria;  Realizao de uma ficha de consolidao;  Reconhecer a importncia do monumento na identidade cultural;  Pesquisar fontes de informao aps a visita de estudo;  Avaliar o trabalho individual, no mbito do projecto.

Actividade 2 Patrimnio Local: Mapa da Cidade e Monumentos (anexo 2) Tema: Mapa da Cidade e Monumentos Dimenso: Visita de estudo - reconhecer os vrios monumentos ao longo do percurso. Identificao do mbito dos contedos programticos em que se desenvolve: Lngua Portuguesa, Estudo do Meio. Caracterizao do Pblico alvo: alunos de ambos os sexos a partir dos 9 anos Objectivos:  Identificar e ressalvar a importncia dos monumentos na histria da Madeira;  Planificao do percurso a realizar, ressalvando os locais mais importantes;  Reconhecer fontes de informao aps a visita de estudo;  Avaliar o trabalho individual, no mbito do projecto.

41

42

Reflexo Final

Este trabalho pretendeu dar a conhecer a importncia da histria no 1 ciclo, bem como o papel da rea curricular de Estudo do Meio como fonte de aprendizagem para o ensino da histria. A sua realizao possibilitou-nos uma aproximao e reflexo pessoal a todo um contexto que envolve a histria e o ensino da histria. Todo o nosso percurso evidenciou a importncia de existir desde os primeiros anos de escolaridade, e at mais cedo, uma abordagem histria, ao meio envolvente, desenvolvendo sentimentos de pertena face sua identidade, bem como valores e atitudes que so prprios do Homem. Com este trabalho, emergiram as seguintes concepes: y O ensino da histria no 1 ciclo reveste-se de primordial importncia na formao e na forma como as crianas, homens e mulheres do amanh, vm a conhecer o mundo. y O papel da histria no ensino bsico nem sempre foi valorizado, sendo sempre balizado pelas condies polticas, sociais, filosficas das vrias pocas. y possvel leccionar, de forma ldica e indo ao encontro dos contextos das crianas, a histria da Madeira, sob vrias temticas e abordando em simultneo os temas propostos no Currculo do 1 Ciclo.

42

43 Apesar das vrias dificuldades com que nos deparmos, nomeadamente a escassa bibliografia sobre este tema e o tempo limitado para o realizar, o trabalho decorreu volta de muito interesse e permanente reflexo entre todas. As dificuldades sentidas encontraram sempre respostas altura, sob a orientao da Professora Helena Freitas, assim como de outras instituies que colaboraram connosco de forma extremamente assertiva. Deste modo, ressalvamos as seguintes instituies em jeito de agradecimento: Cmara Municipal do Funchal, Secretaria da Educao, Direco Regional da Educao, Direco Regional dos Assuntos Culturais, Externato Apresentao de Maria e Externato Lisbonense. Em suma, todo este trabalho foi bastante enriquecedor pois alm de nos ter dado uma perspectiva mais aprofundada de como e onde se encaixa a histria ao longo do 1 ciclo, tambm nos proporcionou desenvolver inmeras propostas e actividades a serem desenvolvidas no mbito deste tema.

43

44

Concluso

Finalizando o trabalho proposto acerca da pertinncia do estudo da histria no 1 ciclo, pudemos constatar que uma cincia fundamental para a identidade cultural de cada um. Desde cedo as crianas percepcionam que fazem parte de um mundo maior, e devem tambm ter pleno conhecimento dos seus antepassados, origens, costumes e tradies culturais. Podemos tambm compreender tambm que a histria no foi uma disciplina priorizada pelos professores no 1 ciclo, em detrimento de outras disciplinas como, matemtica ou portugus. por esta razo que tanto as crianas como os adultos por vezes no tm conhecimento de datas importantes da histria de Portugal, e os acontecimentos histricos que essas datas representam, sendo que isso de extrema importncia para a cultura de um povo. Na nossa opinio, o estudo da histria de Portugal e da histria da Madeira, nos diversos anos escolares reveste-se de maior pertinncia, j que um item preponderante na formao e educao do homem. Concluindo, com a participao do grupo neste trabalho desenvolveu-se o conhecimento sobre a pertinncia do estudo da histria e a sua evoluo at aos dias de hoje, compreendendo todas as questes implicadas e ressalvando a opinio anteriormente j estabelecida, que diz respeito pertinncia do mesmo nos nossos dias. Fundamentamos tambm que fulcral ir ao encontro das necessidades das crianas e dar-lhes a conhecer a histria do meio de onde esto inseridas, neste caso a Ilha da Madeira. Compreendemos assim, que possvel trabalhar diversas reas da histria

44

45 regional nos diferentes anos escolares, de forma ldica e interessante para as crianas, sensibilizando-as para os sentimentos de pertena. Certas que este trabalho desenvolveu em ns um maior crescimento pessoal e profissional, ambicionamos um dia poder fazer uso do mesmo enquanto profissionais do ensino.

45

46

Bibliografia

Afonso, M. (2004). Os Currculos de Histria no Ensino Obrigatrio. Tese de Mestrado, Universidade do Minho.

Barca, I. (2004). Para uma Educao Histrica de Qualidade. Braga, Centro de Investigao em Educao, Universidade do Minho.

Carreira, M. (1996). O Estado e a Educao. Cadernos do Pblico. Lisboa.

Carvalho, R. (1996). Histria do Ensino em Portugal : desde a fundao da nacionalidade at ao fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian.

Catita, E. M. (2007). Estratgias e Metodologias para o Ensino do Meio Fsico e Social. Porto: Areal Editores.

Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais. (2001). Ministrio da Educao, Departamento de Educao Bsica.

Flix, N. (1998). A Histria na Educao Bsica. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento de Educao Bsica.

46

47 Organizao Curricular e Programas do Ensino Bsico 1 Ciclo. (2005). 4 edio, Lisboa: Editorial do Ministrio de Educao.

Pacheco, J. A. (2008). Organizao Curricular Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Pinto,P.F., Flix,N., Cunha,I.M. (2003). Competncias Essenciais no Ensino Bsico vises multidisciplinares. Porto: Grafiasa.

Roldo, M.C. (1987). Gostar de Histria um desafio pedaggico. Lisboa: Texto Editora.

Roldo, M.C. (2001). O Estudo do Meio no 1 Ciclo Fundamentos e Estratgias. Lisboa: Texto Editora.

Telmo, I. C. (1989). O Patrimnio e a Escola: do passado ao futuro. Lisboa: Texto Editora.

Vidigal, L. (1996). Os testemunhos orais na escola: Histria oral e projectos pedaggicos. Porto: Ed. ASA.

47

You might also like