You are on page 1of 91

Viabilidade de Negcios

Viabilidade de Negcios

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................................. 3 1.1 INTRODUO ............................................................................................... 3 2. ANALISANDO A VIABILIDADE DO NEGCIO ............................................ 11 2.1 ANALISANDO A VIABILIDADE DO NEGCIO .......................................... 11 2.2 INVESTIMENTOS FIXOS ............................................................................ 16 2.3 GASTOS FIXOS MENSAIS ......................................................................... 24 2.4 CAPITAL DE GIRO INICIAL ........................................................................ 40 2.5 INVESTIMENTO INICIAL TOTAL ................................................................ 50 2.6 METAS DE VENDAS ................................................................................... 56 2.7 GASTOS VARIVEIS .................................................................................. 62 2.8 PONTO DE EQUILBRIO ............................................................................. 69 2.9 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS ...................................................... 75 2.10 RETORNO DO INVESTIMENTO ............................................................... 82 3. ENCERRAMENTO ......................................................................................... 91 3.1 ENCERRAMENTO ....................................................................................... 91

Viabilidade de Negcios

1. INTRODUO 1.1 INTRODUO

Seu negcio vivel? Descubra aqui no curso Viabilidade de negcios!

Imagem de trs empresrios

Est precisando analisar a viabilidade do seu negcio? Ento, est no curso certo! O objetivo deste curso proporcionar a voc que est perto de abrir, melhorar ou ampliar a sua empresa a oportunidade de analisar se o seu negcio ser vivel ou no.

Viabilidade de Negcios

Imagem de um homem com fisionomia positiva, prximo a um dinheiro

Neste curso, voc seguir um passo a passo que aborda diversos aspectos da viabilidade econmica de sua empresa. Em cada um dos passos voc ir realizar atividades com os dados de sua empresa. Essas atividades iro te ajudar a analisar se sua ideia de negcio vivel.

Imagem de uma empresa quebrada

Viabilidade de Negcios

Voc sabia que a maioria dos empresrios abre uma empresa sem conseguir prever os riscos ou qual o retorno que o seu negcio dar e, ainda, em quanto tempo ter de volta o investimento? Saiba que comum as empresas correrem certos riscos, como os exemplos abaixo: Endividamento Vendas insuficientes Perda do capital investido Estimativa incorreta de investimento Falta de capital e faturamento insuficiente Quebrar (27% quebraram no primeiro ano) Por isso to importante analisar a viabilidade econmica de um negcio! Assim, voc ter uma ideia antecipada dos problemas que podero surgir em sua empresa, podendo realizar mudanas no seu negcio para minimizar os possveis riscos. Fique atento a algumas reflexes que sero propostas a seguir. Durante o curso, elas sero de extrema importncia para que voc possa tomar decises para minimizar os riscos de seu negcio.

Imagem de uma mulher olhando pela janela um painel com as questes abaixo

Viabilidade de Negcios

Quanto voc gastar para abrir, ampliar ou estruturar sua empresa? Voc vai ganhar dinheiro com sua empresa? Quanto dinheiro voc pretende ganhar com sua empresa? Quais so os investimentos necessrios para abrir ou ampliar o negcio? Em quanto tempo voc ter esse dinheiro de volta? O seu preo est compatvel com o mercado? Voc conseguir pagar todos os gastos? Qual a sua retirada mensal? A sua empresa pode pagar esse valor? Todas essas perguntas esto relacionadas anlise que voc far da viabilidade do seu negcio. E se voc conseguir responder a todas elas, j um sinal que voc conhece bem o seu negcio. Voc pode estar se perguntando: Qual a importncia da viabilidade econmica para seu negcio? Com este curso, voc aprender a:

Imagem de um cofre com dinheiro

Estimar quais so os investimentos necessrios para abrir ou ampliar o negcio.

Viabilidade de Negcios

Imagem de um envelope com trs gastos (gua, energia eltrica e telefone)

Levantar todos os gastos necessrios para manter o seu negcio funcionando, gastos com ampliao ou melhoria de sua empresa.

Imagem de um relgio

Descobrir em quanto tempo o seu negcio ter o retorno equivalente ao valor do investimento inicial total.

Viabilidade de Negcios

Imagem de uma mquina registradora

Definir se o capital disponvel suficiente.

Imagem de uma empresa recebendo dinheiro

Definir se mais vivel investir o dinheiro na empresa ou em uma aplicao financeira.

Viabilidade de Negcios

Imagem de uma mulher no computador

Os cursos de EAD do SEBRAE-SP j esto integrados s redes sociais da Internet. Estamos no Twitter e Facebook. O SEBRAE-SP tem tambm a sua prpria rede, o MEU SEBRAE, para unir voc a outros empresrios. Se voc j faz parte ou quer iniciar sua participao nas redes, durante o curso, ter uma tima oportunidade!

Em algumas frases, voc encontrar esta logo do Twitter.

Imagem da logo do Twitter

Voc poder fazer o seu cadastro no site do Twitter ou entrar com seu usurio j cadastrado. Depois, basta voc tuitar a frase ou a ideia que est sendo passada naquele momento do curso. Assim, voc poder compartilhar imediatamente as informaes do curso com outros empresrios e amigos.

Viabilidade de Negcios

Use os contatos obtidos nas redes sociais para melhorar o seu negcio. Amplie a ao de sua empresa com o apoio do MEU SEBRAE. Siga-nos!

Imagem de uma mulher pensando

ou no vivel abrir uma empresa? vivel ampliar minha empresa? Devo manter minha empresa funcionando?

Imagem da logo do Twitter

Frase para postar no Twitter: Analisando a viabilidade de um negcio, o empreendedor tem uma viso antecipada dos riscos que podero surgir em sua empresa. #EADSebraesp

10

Viabilidade de Negcios

2. ANALISANDO A VIABILIDADE DO NEGCIO 2.1 ANALISANDO A VIABILIDADE DO NEGCIO

Imagem de uma mesa com um boleto bancrio, calculadora e moedas

Agora, voc conhecer de forma organizada e sistemtica todos os dados e informaes necessrios para avaliar a viabilidade de sua empresa. Voc ter contato com informaes de um setor econmico de servio e, em seguida, far a anlise com os dados do seu prprio negcio.

11

Viabilidade de Negcios

Imagem de um salo de beleza

A partir das informaes coletadas sobre este salo, voc aprender a fazer o clculo e a anlise da viabilidade com os dados da sua empresa. Conhea agora a histria da empresria Gisele, dona do salo. Saiba como ela fez pra chegar at aqui.

Imagem de Gisele em seu quarto lendo uma revista e pensando

Gisele tinha um grande sonho... ela queria muito abrir um novo negcio.

12

Viabilidade de Negcios

Gisele pensa: Um instituto de beleza... Um dia, ela comeou a pensar se esse negcio poderia dar certo... e teve uma ideia.

Imagem de Gisele no computador

Acessou o portal SEBRAE-SP e verificou que ele oferecia um curso sobre Viabilidade de Negcios. Gisele resolveu faz-lo! Aprendeu todas as etapas de anlise da viabilidade econmica.

Imagem de Gisele sorridente segurando uma xcara

13

Viabilidade de Negcios

Fez simulaes com os dados da sua empresa e chegou concluso que o negcio daria certo.

Imagem de Gisele em seu salo com um calendrio e um grfico apontando lucro

Aps seis meses de uso de sua reserva para cobrir os gastos no seu novo negcio... comprovou: sua empresa passou a ter o retorno do investimento feito e j est gerando lucro. Quer alcanar o sucesso como ela? Ento, siga os passos!

14

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele em seu salo com um calendrio e um grfico apontando lucro

Gisele ser uma referncia para te auxiliar na anlise da viabilidade da sua empresa. Junto a ela, voc vai aprender e praticar. Conhea os dados que voc precisar lanar no decorrer do curso. Investimentos fixos Gastos fixos mensais Capital de giro inicial Investimento inicial total Meta de vendas Gastos variveis Ponto de equilbrio Demonstrativo de resultado Retorno do investimento

15

Viabilidade de Negcios

2.2 INVESTIMENTOS FIXOS

Antes de qualquer coisa, Gisele precisou investir em bens para o funcionamento da empresa. Este o primeiro passo da anlise de viabilidade. Confira!

Imagem de Gisele no balco do salo

Voc sabe exatamente o que quer dizer INVESTIMENTO FIXO NECESSRIO?

16

Viabilidade de Negcios

Imagem de um salo de beleza com equipamentos do salo, mveis, computadores e um homem fazendo reforma

Os investimentos fixos necessrios so os bens essenciais para o funcionamento de uma empresa, como por exemplo: Reformas Mquinas e equipamentos Computadores Programas de computadores Mveis e utenslios Verifique! No balco do salo h um recado para voc.

17

Viabilidade de Negcios

Imagem do balco do salo com o recado abaixo

importante que o investimento fixo seja previamente calculado e analisado, pois ele compe os gastos iniciais do seu negcio. Suponhamos que voc no considerou uma reforma, por exemplo, nos seus clculos. Isso significa que voc ter um retorno financeiro menor que o previsto ou no ter retorno algum. Confira o caso de uma escola em que os donos no fizeram estimativa a adequada do investimento fixo.

Imagem dos alunos da escola Criana Feliz estudando

18

Viabilidade de Negcios

Os donos da escola Criana Feliz, Isabel e Joaquim, ao decidirem investir para ampliar o negcio, no fizeram a estimativa adequada do retorno do investimento fixo. Desse modo, acabaram no percebendo o quanto essa ampliao influenciaria no volume de investimento fixo. Isabel e Joaquim no calcularam se o aumento no nmero de alunos traria o retorno do investimento a ser realizado em reforma.

Imagem dos proprietrios da escola, Isabel e Joaquim

Calculando e analisando de forma adequada o investimento, eles compreenderam que, embora tenham oportunidade de ampliar, no poderiam aproveit-la como pensaram, porque isso implicaria em um aumento significativo no investimento fixo.

Depois da anlise do investimento, eles puderam tomar a deciso estratgica de, ao invs de ampliar as instalaes, criar um turno de aulas a mais. A coleta, a anlise e a comparao entre os dados favorecem a tomada de deciso!

19

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no balco do salo segurando um papel

Percebeu como coletar, calcular e analisar dados necessrio para minimizar o risco de se investir mais do que o retorno previsto? Por isso, bom que voc faa uma anlise minuciosa de todos os dados da sua empresa. Ainda bem que Gisele no correu este risco. Verifique como ficou sua planilha de investimentos fixos.

Investimentos Fixos do Instituto de Beleza Fino Trato Reformas Mquinas e equipamentos Computadores Programas de computador Mveis e utenslios Total de investimentos fixos

Valores R$4.500,00 R$6.500,00 R$1.200,00 R$800,00 R$2.300,00 R$15.300,00

20

Viabilidade de Negcios

Como voc pode verificar, Gisele gastou R$15.300,00. E voc, quanto acha que precisar investir para iniciar suas atividades? Agora, monte sua planilha com os dados da sua empresa.

21

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize a planilha abaixo para inserir os dados dos investimentos fixos para sua empresa. Se no seu negcio, algum dos itens no se enquadrar, voc poder utilizar as linhas em branco para inserir outros.

Investimentos Fixos da minha empresa Reformas Mquinas e equipamentos Computadores Programas de computador Mveis e utenslios

Valores (R$)

Total de investimentos fixos

22

Viabilidade de Negcios

Analise bem o investimento que pretende fazer para sua empresa.

Imagem de um homem analisando um grfico sobre investimentos

Pesquise seus futuros concorrentes para levantar quais investimentos eles realizam, e assim voc definir com mais facilidade quais sero necessrios para seu negcio. Pesquise os fornecedores para seus equipamentos, com custos-benefcios favorveis para esse investimento fixo necessrio, na abertura e funcionamento da sua empresa. Adquira bens para sua empresa de acordo com o tamanho do seu negcio, considerando sempre o volume de venda. Procure no exagerar na quantidade de equipamentos que precisar. E lembre-se de que a viabilidade do seu negcio baseada em suas metas de venda.

23

Viabilidade de Negcios

2.3 GASTOS FIXOS MENSAIS

Imagem de Gisele no balco do salo

Definido o valor do investimento, Gisele comeou a analisar os gastos fixos mensais. Ela adquiriu muita experincia com eles, fazendo o curso Gastos no Servio do SEBRAE-SP. Preste ateno no que ela tem para te mostrar! Gisele pensa: Huum... Vou dar uma conferida nos meus gastos fixos mensais. sempre bom verific-los para a manuteno do negcio.

Imagem de uma mo segurando uma carteira de trabalho

24

Viabilidade de Negcios

Gastos Fixos Mensais - So gastos que no variam de acordo com o volume de vendas. Mesmo que Gisele no venda nenhum produto, ela ter que pagar, por exemplo, os salrios fixos dos seus colaboradores.

Imagem de um grfico apresentando lucro

A definio desses gastos um passo importante para avaliao da viabilidade do seu negcio, pois podem impactar diretamente no resultado lucro/prejuzo, j que eles independem do volume de vendas. Caso seja estimado um volume de vendas insuficiente para cobrir os gastos fixos mensais, certamente o seu negcio no ser vivel. Por isso, fique atento s suas metas de vendas e gastos! Mas o que compem os gastos fixos mensais? Pessoal e Encargos O gasto com Pessoal e Encargos composto por: pr-labore, salrios, encargos trabalhistas e benefcios. Verifique o conceito dos itens de pessoal e encargos para te auxiliar quando for montar sua planilha. Alm de conhecer esses conceitos, voc pode fazer o curso Gastos no Servio disponvel no portal SEBRAE-SP.

25

Viabilidade de Negcios

Conceitos: O salrio a remunerao bsica do colaborador pela prestao dos seus servios. necessrio que voc defina a quantidade a ser gasta com a remunerao de seus futuros colaboradores. O pr-labore a remunerao do proprietrio e/ou scios que iro trabalhar na empresa. Por isso, importante definir um valor fixo a ser pago aos proprietrios para que as retiradas financeiras sejam mais organizadas. Os encargos trabalhistas so compostos por: FGTS, que equivale a 8% do valor dos salrios; o 13 salrio e as frias, que so valores pagos uma vez por ano aos colaboradores. Mesmo assim, necessrio que voc trate esses gastos como mensais, calculando o valor proporcional do 13 e das frias todos os meses. Agindo assim, voc impedir prejuzos para sua empresa. OBSERVAO - No caso de empresas no optantes do simples h cobrana de outros encargos trabalhistas. Consulte seu contador ou faa o curso Departamento Pessoal na Prtica disponvel no portal Sebrae-SP. Os benefcios tambm so gastos fixos mensais que voc precisa calcular e considerar ao realizar a anlise da viabilidade de sua empresa. Verifique alguns exemplos: Vale-transporte; vale-refeio; cesta bsica; assistncia mdica IMPORTANTE - Para conhecer mais os gastos de pessoal e encargos, faa o curso Departamento Pessoal na Prtica disponvel no portal SEBRAE-SP. Este curso ir te ajudar muito para definir quais so estes gastos com pessoal e como voc deve calcular cada um.
26

Viabilidade de Negcios

Ocupao Gastos com o local onde ficar seu imvel. Por exemplo: aluguel, IPTU, energia eltrica e gua. Comunicao Gastos que voc utilizar para entrar em contato com seus clientes, fornecedores e outros, como por exemplo: telefone fixo e mvel, internet e correios. Servios de terceiros Gastos relacionados a seu contador, a manuteno de programas do computador da sua empresa, vigilncia, manuteno do estabelecimento e limpeza. Marketing e divulgao Gastos fundamentais para a apresentao da sua empresa e produtos. Nesses gastos, esto inclusos hospedagem e manuteno de site da sua empresa, impressos e propagandas. Despesas gerais Esto inclusos o material de escritrio, material de limpeza, cartrio e mantimentos. ATENO - Todos esses gastos so fixos, por isso devem ser pagos mensalmente, mesmo que no seja vendido nenhum servio, pois so independentes do volume de vendas.

27

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no balco do salo segurando uma pasta

Agora que voc conheceu o que gasto fixo, o que acha de verificar a tabela de gastos do salo de Gisele? Ela est bem preparada para definir os da sua empresa, pois o curso Gastos no Servio e o seu contador a ajudaram muito. Verifique abaixo os valores de todos os gastos fixos mensais do Instituto de Beleza Fino Trato. Pessoal e encargos Pessoal e encargos Pr-Labore Salrios FGTS Vale Transporte Cesta Bsica Assistncia mdica Proviso de 13 e frias Total R$600,00 R$800,00 R$64,00 R$120,00 R$70,00 R$90,00 R$96,00 R$1.840,00

28

Viabilidade de Negcios

Ocupao Ocupao Aluguel IPTU Energia Eltrica gua Total R$600,00 R$50,00 R$180,00 R$40,00 R$870,00

Comunicao Comunicao Telefone fixo e internet Telefone celular Correios Total R$150,00 R$80,00 R$30,00 R$260,00

29

Viabilidade de Negcios

Servios de terceiros Servios de Terceiros Contador Manuteno de Programas de Computador Monitoramento e vigilncia Manuteno Limpeza Total R$180,00 R$80,00 R$100,00 R$80,00 R$200,00 R$640,00

Marketing e divulgao Marketing e divulgao Hospedagem e manuteno de site Impressos Propaganda Total R$150,00 R$95,00 R$250,00 R$495,00

30

Viabilidade de Negcios

Despesas gerais Despesas Gerais Material de Escritrio Material de Limpeza Cartrio Mantimentos (caf, gua, etc.) Total R$30,00 R$60,00 R$15,00 R$150,00 R$255,00

Total de gastos fixos mensais Gastos fixos mensais do Instituto de Beleza Fino Trato Pessoal e Encargos Ocupao Comunicao Servios de terceiros Marketing e divulgao Despesas Gerais Total R$1.840,00 R$870,00 R$260,00 R$640,00 R$495,00 R$255,00 R$4.360,00

Os gastos fixos mensais da empresa da Gisele totalizam R$4.360,00. E ela nunca deixa de analis-los para minimizar os riscos. Faa como Gisele! Analise sempre os gastos da sua empresa.

31

Viabilidade de Negcios

Verifique! No balco do salo, h um recado para voc.

Imagem do balco do salo com o recado abaixo

Para definir os seus gastos fixos mensais, voc deve: Analisar a estrutura dos concorrentes; verificar o piso salarial e benefcios referentes categoria de seus futuros colaboradores; pensar nas taxas de sindicatos patronais, prefeitura, vigilncia sanitria que possivelmente devero ser pagos; pesquisar fornecedores. Conhea um caso de uma lavanderia sobre os gastos fixos mensais:

32

Viabilidade de Negcios

Imagem de Beatriz, dona da lavanderia Clean

Beatriz dona da lavanderia Clean. Durante sua anlise de viabilidade para sua empresa, ela se esqueceu de fazer a proviso correta do 13 e frias dos seus colaboradores.

Sua scia, ao verificar que ela se esqueceu de inserir esses dados, informou que isso poderia acarretar em um prejuzo para a empresa, pois, apesar de serem pagos uma vez por ano aos colaboradores, esses gastos devem ser tratados como mensais.

33

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no balco do salo

Para que esse problema da Beatriz no ocorra com voc, fundamental fazer uma anlise criteriosa sobre todos os itens que iro compor os gastos fixos mensais da sua empresa. Gisele controla muito bem os dela. E voc tambm pode fazer isso. Preencha a sua planilha de gastos fixos mensais!

34

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize os campos em branco para inserir os dados da sua empresa com relao aos gastos fixos mensais. Se no seu negcio, algum dos itens no se enquadrar, voc poder utilizar as linhas em branco para inserir outros.

Pessoal e encargos Pessoal e encargos Pr-Labore Salrios FGTS Vale Transporte Cesta Bsica Assistncia mdica Proviso de 13 e frias

Total

35

Viabilidade de Negcios

Ocupao Ocupao Aluguel IPTU Energia Eltrica gua

Total

Comunicao Comunicao Telefone fixo e internet Telefone celular Correios

Total

36

Viabilidade de Negcios

Servios de terceiros Servios de Terceiros Contador Manuteno de Programas de Computador Monitoramento e vigilncia Manuteno Limpeza

Total

Marketing e divulgao Marketing e divulgao Hospedagem e manuteno de site Impressos Propaganda

Total

37

Viabilidade de Negcios

Despesas gerais Despesas Gerais Material de Escritrio Material de Limpeza Cartrio Mantimentos (caf, gua, etc.)

Total

Total de gastos fixos mensais Gastos fixos mensais do Instituto da minha empresa Pessoal e Encargos Ocupao Comunicao Servios de terceiros Marketing e divulgao Despesas Gerais Total

38

Viabilidade de Negcios

Saiba da importncia de levantar todos esses gastos, pois, ao faz-lo, voc conseguir administrar melhor e tomar decises para aumentar ou diminuir gastos, levando em considerao o resultado que voc espera e as necessidades do dia a dia do seu negcio. Lembre-se: os gastos fixos mensais SO ADMINISTRVEIS!

39

Viabilidade de Negcios

2.4 CAPITAL DE GIRO INICIAL

Imagem de Gisele no balco do salo

Gisele te mostrou o modelo de planilha para os gastos fixos mensais. Agora, voc est pronto para calcular as necessidades financeiras da prxima etapa Capital de Giro Inicial. Para fazer a anlise da viabilidade da sua empresa necessrio que voc estime outros valores que tambm iro compor o seu investimento inicial. Alm do investimento fixo (mquinas, equipamentos, dentre outros), que mais visvel, voc tambm precisar ter recursos financeiros para cobrir o giro, ou seja, o funcionamento da empresa nos primeiros meses de atividade, e isso o que denominamos Capital de Giro Inicial. O Capital de Giro Inicial, para os primeiros meses, deve ser muito bem dimensionado, j que neles a sua empresa poder apresentar prejuzo, pois normalmente o volume de vendas menor do que o previsto quando a empresa estiver em pleno funcionamento. Por isso, fundamental que voc preveja um valor que servir para cobrir a necessidade de capital de giro no incio de suas operaes.

40

Viabilidade de Negcios

Imagem de um boneco efetuando clculos atravs de um baco

Mas o que Capital de Giro Inicial? o valor necessrio para que sua empresa possa sustentar as operaes do dia a dia e funcionar nos primeiros meses sem depender das vendas para sobreviver.

Imagem de Gisele no balco do salo pensando

Gisele pensa: Vou consultar na minha planilha os itens que compem o capital de giro inicial do meu salo. Quero verificar se est tudo em ordem.

41

Viabilidade de Negcios

Antes de verificar os clculos de capital de giro inicial do Instituto de Beleza Fino Trato, o que acha de conhecer os itens que os compem? O capital de giro inicial do Instituto de Beleza Fino Trato composto por:

Imagem de um calendrio e cofre

Reserva para cobertura de gastos fixos mensais nos primeiros meses de funcionamento. Ao determinar o valor para cobertura de seus gastos fixos mensais nos primeiros meses, voc deve primeiro definir a quantidade de meses que sua empresa funcionar sem depender das vendas do seu empreendimento, ou seja, o perodo de tempo em que sua empresa provavelmente apresentar prejuzo. ATENO - Ao simular a viabilidade da empresa, o valor da reserva poder variar de acordo com a expectativa de evoluo das vendas nos primeiros meses.

42

Viabilidade de Negcios

Imagem de uma empresa e dinheiro

Constituio da empresa o valor necessrio para arcar com os gastos de constituio da empresa na abertura. Por exemplo: os gastos com honorrios de contabilistas e pagamento de taxas junto aos rgos competentes. Por isso, neste momento necessrio que voc apure quanto acha que ter que gastar para abrir sua empresa. LEMBRE-SE Esses gastos podem variar de acordo com o ramo de sua atividade. No caso de empresas de servio, o registro na prefeitura para recolhimento de impostos. Para a indstria e comrcio, feito o registro na Fazenda Estadual.

Imagem de um alvo

43

Viabilidade de Negcios

Marketing So os primeiros gastos para sua empresa avaliar o mercado e, em seguida, tornar-se conhecida. Voc precisar arcar com gastos de pesquisa de mercado, criao da marca, logotipo, pgina na internet e divulgao inicial. Esta ser a sua primeira ao de marketing planejada. Reflita sobre a questo abaixo: Quanto voc pretende investir em sua primeira ao de marketing?

Imagem de um diploma

Treinamentos e certificaes So os gastos iniciais que voc ter com cursos, capacitaes e certificaes necessrios para sua preparao e dos seus colaboradores para o incio das atividades. Voc j parou para pensar se ser necessrio procurar alguma capacitao para voc e seus colaboradores?

44

Viabilidade de Negcios

Imagem de um estoque de materiais

Estoque inicial So gastos com a sua primeira compra de materiais que sero utilizados na prestao do servio. DICA - Ao dimensionar o seu estoque inicial, procure garantir que ter condies de atender bem os seus clientes, mas sem exagerar, pois o estoque parado pode gerar perdas financeiras para sua empresa. IMPORTANTE! Verifique se no seu negcio h outros itens alm desses que foram exibidos aqui, pois eles podem variar de negcio para negcio.

Imagem de Gisele no balco do salo segurando um papel

45

Viabilidade de Negcios

Gisele, no incio de sua anlise, definiu que precisaria manter em caixa o valor equivalente a seis meses de gastos fixos mensais, perodo suficiente para assegurar as despesas fixas em caixa. A partir deste tempo estipulado, ela criou sua planilha de capital de giro inicial. Verifique! Planilha de capital de giro do Instituto de Beleza Fino Trato: Meses de reserva para cobertura de gastos fixos mensais Reserva para cobertura de Gastos fixos mensais Constituio da Empresa Marketing e divulgao Treinamentos e certificaes Estoque Inicial Capital de Giro necessrio no incio das atividades 6 R$26.160,00 R$1.000,00 R$495,00 R$500,00 R$1.500,00

R$29.655,00

Para calcular a reserva para cobertura das suas despesas fixas, Gisele pegou a quantidade de meses que gostaria de ter como garantia para cobertura dos seus gastos fixos mensais e multiplicou pelo valor dos gastos fixos mensais de seu salo. Verifique o clculo: Reserva para cobertura = meses para cobertura x gastos fixos mensais Reserva para cobertura = 6 x R$4.360,00 Reserva para cobertura = R$26.160,00

46

Viabilidade de Negcios

Gisele definiu um valor para o seu estoque inicial. Geralmente, no incio das atividades, as empresas tm mais dificuldade para comprar a prazo. Por isso, fique atento! importante que voc preveja um valor para compras vista para o seu estoque inicial. Agora, verifique o valor previsto por Gisele para o seu estoque inicial. Nos clculos da Gisele, foram precisos R$29.655,00 para que o salo exercesse suas atividades nos primeiros meses, sem depender das vendas para sobreviver. Agora a vez de elaborar a planilha de capital de giro inicial para sua futura empresa.

47

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize o campo abaixo para inserir os dados de capital de giro inicial para sua empresa. Utilize a frmula para calcular a reserva para cobertura de despesas fixas. Voc ter duas linhas disponveis para acrescentar algum item, caso ache necessrio. Planilha de capital de giro inicial da minha empresa Meses de Reserva para Cobertura de Gastos Fixos Mensais Reserva para Cobertura de Despesas Fixas Constituio da Empresa Marketing e Divulgao Treinamentos e certificaes Estoque Inicial

Capital de giro necessrio no incio das atividades

Frmula de clculo: Quantidade meses x total dos gastos fixos mensais

48

Viabilidade de Negcios

Imagem de um homem efetuando clculos

O capital de giro inicial muito importante para voc chegar ao resultado que te d a oportunidade de analisar a viabilidade econmica de seu negcio. No deixe de destinar um valor para cobrir os gastos do dia a dia no incio das atividades, pois, nos primeiros meses, provavelmente, o valor das suas vendas ser insuficiente para cobrir todos os gastos. DICA - No futuro, o item Marketing e Divulgao, que est no capital de giro inicial, far parte dos gastos fixos mensais da sua empresa. Pronto! Voc j levantou os dados dos investimentos fixos e do capital de giro inicial. Agora, com os dados desses dois itens, voc definir a seguir o seu Investimento Inicial Total para criao, aumento ou melhoria da sua empresa e para o funcionamento dela nos primeiros meses, at que ela seja capaz de se sustentar e gerar lucro.

49

Viabilidade de Negcios

2.5 INVESTIMENTO INICIAL TOTAL

Imagem de Gisele no balco do salo

Conhea algumas informaes sobre o Investimento Inicial Total:

Imagem de um homem efetuando clculos

A definio do investimento Inicial total necessria porque, ao dimensionar o seu valor, voc deve levar em considerao todo tipo de gasto da empresa. Lembre-se de que sero considerados todos os seus investimentos no clculo do prazo de retorno financeiro.

50

Viabilidade de Negcios

Imagem de um empreendedor fazendo anotaes em sua agenda

Alguns empreendedores costumam considerar apenas os gastos que so visveis na empresa, como um equipamento que ele compra e que ele v na empresa, por exemplo, e acabam se esquecendo de considerar o dinheiro que eles desembolsam nos primeiros meses de atividade para garantir o funcionamento da empresa.

Imagem de um relgio

Isso um risco muito grande para o negcio, pois, se o empreendedor considerar apenas o valor percebvel, ter um prazo ilusrio de retorno do capital. Verifique agora o caso de uma empresa que no estimou corretamente o Investimento Inicial Total:

51

Viabilidade de Negcios

Imagem de Joo Paulo, dono da oficina Frmula 1

Joo Paulo, dono da oficina mecnica Frmula 1, no considerou os desembolsos que precisou fazer durante os primeiros meses para garantir o funcionamento da empresa. Por isso, o seu investimento total no foi estimado corretamente. Ele acabou utilizando todo o dinheiro que tinha reservado, ficando descapitalizado para manter a empresa nos primeiros meses, justamente no perodo em que a oficina ainda no conseguia se sustentar. Joo Paulo teve que fazer um emprstimo para cobrir os gastos do funcionamento da empresa. Com isso, os juros consumiram todo o resultado gerado pela empresa e o prazo para retorno do capital inicial investido foi ampliado. Calcular e analisar os valores necessrios para incio ou ampliao do negcio uma deciso estratgica e fundamental para minimizar os riscos. Pense nisso!

52

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no balco do salo

Gisele tem algo para te mostrar! Verifique o clculo do Investimento Inicial Total do salo. Preste ateno neste clculo para que depois voc possa fazer o seu. Definio do Investimento Inicial Total do Instituto de Beleza Fino Trato Capital de giro necessrio no incio das atividades valor necessrio para cobrir os gastos do dia a dia no incio das atividades. Investimento fixo - formado pelo conjunto de bens necessrios manuteno das atividades da empresa. Valor Total do Investimento Inicial - capital de giro inicial + investimento fixo.

R$29.655,00

R$15.300,00

R$44.955,00

Gisele precisou investir o total de R$44.955,00 para iniciar suas atividades em seu novo negcio. Voc deve estar curioso para conhecer os seus valores.

53

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize o campo abaixo para inserir os dados do Investimento Inicial Total para sua empresa. Definio do Investimento Inicial Total da minha empresa Capital de giro necessrio no incio das atividades valor necessrio para cobrir os gastos do dia a dia no incio das atividades. Investimento fixo - formado pelo conjunto de bens necessrios manuteno das atividades da empresa. Valor Total do Investimento Inicial - capital de giro inicial + investimento fixo.

Ao prever esses gastos, voc consegue, em uma simulao, saber quando sua empresa dar o retorno deste investimento e voc consegue prever isso antes da sua empresa iniciar suas atividades.

54

Viabilidade de Negcios

Imagem de um homem equilibrando no topo de um grfico

Agindo assim, possvel voc calcular e saber de quanto necessita de retorno e, alm disso, minimizar os riscos. E ento? O que achou do valor referente ao seu investimento total inicial? Gisele investiu somente o necessrio para o seu salo. Como voc j definiu o seu investimento inicial total, j pode pensar em suas metas de vendas. Esta a prxima etapa a ser analisada.

55

Viabilidade de Negcios

2.6 METAS DE VENDAS

Imagem de Gisele no salo

As metas de vendas so fundamentais na anlise da viabilidade. A partir delas voc ter um valor estimado de faturamento que permitir calcular o retorno do seu investimento. Gisele estipulou uma meta bem ousada, porm alcanvel! O que voc acha de fazer como ela? fundamental que voc faa uma previso de vendas para a sua empresa. As metas de vendas justamente o quanto voc deseja faturar com suas vendas, ou seja, o valor de faturamento mensal desejado. O empresrio deve definir quantos servios ele quer vender no ms e o preo de cada um deles. A multiplicao dessa quantidade de servios e seus preos so a sua previso de vendas.

56

Viabilidade de Negcios

Para definir metas de vendas, voc precisa considerar: Clientes Concorrentes Expectativa de retorno do capital investido Estrutura de vendas Tamanho do mercado em que sua empresa estar inserida Volumes menores de vendas nos primeiros meses aumentando gradativamente Capacidade de atendimento Posicionamento no mercado Na definio das metas, voc sabe quais itens deve dimensionar? Confira!

Imagem de uma pessoa utilizando calculadora

Faturamento mensal esperado Meta de faturamento quanto voc deseja faturar mensalmente com as vendas. Voc deve definir quantos servios pretende vender por ms e o preo de cada um deles. o valor mensal quando sua empresa conseguir manter uma regularidade no volume de vendas. O faturamento mensal nos primeiros meses mais baixo e, por isso, importante ter inicialmente uma reserva de segurana para cobrir esse provvel prejuzo.

57

Viabilidade de Negcios

Custo dos materiais

o custo de aquisio dos materiais necessrios para fazer frente ao volume de vendas. Voc conhecer detalhes sobre este custo mais frente, nos Gastos Variveis.

Imagem de Gisele no salo

Gisele tinha uma meta de faturamento para seu salo. Para isso, ela precisou definir quantos servios pretendia vender por ms e o preo de venda de cada um deles. Assim, ela chegou a um valor mensal para quando seu salo conseguir manter uma regularidade no seu volume de vendas. Verifique o valor das metas de faturamento mensal do salo dela: Metas de vendas mensal do Instituto de Beleza Fino Trato: Faturamento mensal esperado R$12.000,00

Este o valor do faturamento mensal esperado por Gisele

58

Viabilidade de Negcios

As metas de faturamento mensal da Gisele foram bem definidas. Agora chegou sua vez! De acordo com sua previso de vendas, defina as metas de faturamento mensal do seu negcio.

59

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize o campo abaixo para inserir os dados das metas de faturamento mensal para sua empresa. Metas de vendas mensal da minha empresa: Faturamento mensal esperado Valor das vendas mensais quando minha empresa conseguir manter uma regularidade no volume negociado mensalmente.

A definio das metas de vendas mensais importante na sua anlise de viabilidade, pois ajuda na tomada de deciso e permite rever os itens a seguir: Dimensionar melhor os gastos mensais. Rever algum item do capital de giro inicial. Ter chance maior de atingir o resultado esperado, comparando se conseguiu vender mais que a meta. Estas so as decises que voc poder tomar com as metas de vendas, alm de visualizar o quanto sua empresa ir faturar.

60

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no salo

Metas de vendas definidas! Voc est quase chegando l. Em breve, ter a resposta se sua ideia de negcio ser vivel. Continue com Gisele nesta anlise, ela ainda tem muita novidade pra voc!

61

Viabilidade de Negcios

2.7 GASTOS VARIVEIS Tambm devem ser calculados na anlise de viabilidade os gastos variveis. Esses gastos so gerados em funo do volume de vendas e influenciam o lucro e o retorno do investimento. LEMBRE-SE: Quanto maior a venda, maiores sero os seus gastos variveis! Sua variao diretamente proporcional ao volume de vendas, ou seja, sua previso de vendas deve considerar todos esses gastos.

Imagem de Gisele e sua colaboradora Tereza no salo

Gisele precisou definir em sua anlise os seus gastos variveis que so compostos pelo custo dos materiais, os impostos e as comisses dos seus colaboradores. Conhea mais detalhes sobre cada um deles:

62

Viabilidade de Negcios

Imagem da colaboradora Tereza

Gisele decidiu pagar comisso de 20% para sua colaboradora Tereza. Por enquanto, ela ser a nica profissional do salo com comisso, sendo que Gisele tem um auxiliar que recebe salrio fixo. Para calcular esta comisso, ela multiplicou 20% sobre o valor do faturamento esperado. Verifique o clculo abaixo: Valor da comisso = R$12.000,00 x 20% Valor da comisso = R$2.400,00

Gisele preferiu definir um pr-labore baixo e receber uma comisso pelo seu servio realizado. Mais pra frente, ela pretende contratar outros profissionais e ir pag-los com comisses. E neste caso haver a incidncia de encargos (FGTS, frias, 13 salrio). Verifique agora outro tipo de gastos variveis, os impostos.

63

Viabilidade de Negcios

Imagem da placa do simples Nacional

O salo da Gisele optante pelo Simples Nacional. Pelo faturamento esperado, a sua alquota do Simples de 5,47%. Para calcular esse imposto, ela multiplicou 5,47% sobre o valor do faturamento esperado. Verifique o clculo abaixo: Valor do imposto = R$12.000,00 x 5,47% Valor do imposto = R$656,40

OBSERVAO: 5,47% era a alquota vigente no ano de 2011 para o ramo de atividade de Gisele.

Imagem de Gisele e sua colaboradora Tereza no salo

64

Viabilidade de Negcios

Antes de abrir esse salo, Gisele trabalhou h muitos anos em um instituto de beleza e, por isso, ela j tinha experincia em calcular o custo dos materiais necessrios para fazer frente ao seu volume de vendas. Verifique mais detalhes sobre esse custo.

Imagem de produtos do salo

O custo do material o custo de aquisio dos materiais necessrios para efetuar as vendas dos servios de acordo com a previso do empresrio. Quanto maior a previso de vendas, maior a quantidade de materiais. O valor que Gisele definiu para este custo foi de R$1.800,00. Acesse o portal SEBRAE-SP, faa o curso Preo de venda no servio e aprenda a calcular o seu preo.

Imagem de Gisele no balco do salo

65

Viabilidade de Negcios

Agora que voc verificou como so calculados os gastos variveis do Instituto de Beleza Fino Trato, o que acha de conhecer a tabela desses gastos? Planilha de gastos variveis do Instituto de Beleza Fino Trato Gasto Comisso: Impostos: Percentual 20% 5,47% Clculo faturamento x 20% de comisso faturamento x 5,47% de impostos Este valor foi definido pela empresria Gisele de acordo com sua previso de vendas Total de gastos variveis Valor R$2.400,00 R$656,40

Custo das mercadorias

R$1.800,00

R$4.856,40

Os gastos variveis do salo da Gisele totalizam R$4.856,40. Ela nunca deixa de analis-los para minimizar os riscos. Para conhecer os clculos da sua empresa, no deixe de fazer o curso Gastos no servio disponvel no portal SEBRAE-SP.

66

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte. Utilize o campo abaixo para inserir os dados dos gastos variveis para sua empresa. Planilha de gastos variveis da minha empresa

Gasto Comisso: Impostos:

Percentual % %

Clculo faturamento x % de comisso faturamento x % de impostos Este valor foi definido pela empresria Gisele de acordo com sua previso de vendas

Valor

Custo dos materiais

Total de gastos variveis

Voc deve monitorar sempre a alquota dos impostos, pois pode variar de acordo com o faturamento da sua empresa. No caso do optante pelo Simples o percentual muda.

67

Viabilidade de Negcios

Imagem de um grfico

Verifique, agora, o caso de uma empresa que no considerou os impostos na sua anlise:

Imagem de Jernimo, dono da fbrica In Lata

Jernimo dono da fbrica de enlatados In Lata e, ao realizar a anlise da viabilidade da empresa, no considerou os impostos gerados sobre o volume de produtos vendidos. Aps o 6 ms da abertura da empresa, percebeu que teria que rever o preo de seus produtos para conseguir arcar com o custo.

importante estar atento ao valor dos impostos para no ter prejuzo.

68

Viabilidade de Negcios

2.8 PONTO DE EQUILBRIO

Imagem de Gisele no salo

Gisele definiu quanto pretendia vender e estimou o seu faturamento mensal. Depois de definido este valor, ela teve que calcular o ponto de equilbrio do seu salo. Verifique! Mas, o que PONTO DE EQUILBRIO? o valor que sua empresa precisa vender para cobrir todos os seus gastos fixos mensais e variveis, sem ter lucro nem prejuzo. Se sua empresa conseguir atingir ou superar o ponto de equilbrio em um determinado ms, significa que voc teve lucro. Como j foi dito, o ponto de equilbrio o faturamento necessrio para pagar os gastos totais da sua empresa. Verifique um exemplo do ponto de equilbrio:

69

Viabilidade de Negcios

Imagem de um grfico comparando o faturamento e o gasto total, ambos no mesmo nivel

Ambos so idnticos! Isso significa que, quando h empate, voc no ter lucro e nem prejuzo. O prximo servio vendido comear a dar lucro para sua empresa. Por isso, a previso de venda que vai gerar o faturamento da sua empresa nunca pode ser menor que o ponto de equilbrio.

Imagem de Gisele no balco do salo

muito importante que voc faa esta anlise do ponto de equilbrio previamente, pois, dessa forma, poder conduzir melhor seus esforos de vendas e definir as metas adequadamente. Verifique como ficou o clculo do Instituto de Beleza Fino Trato.

70

Viabilidade de Negcios

Anlise do ponto de equilbrio a partir da simulao do Instituto de Beleza Fino Trato Valor dos gastos fixos mensais Margem de contribuio em % Ponto de Equilbrio R$4.360,00 59,53% R$7.324,04

Para calcular o Ponto de Equilbrio, Gisele utilizou a seguinte frmula: Ponto de equilbrio = valor dos gastos fixos mensais = R$4.360,00 = R$7.324,04 Margem de contribuio (%) 59,53%

Gasto Percentual Clculo Valor Margem de contribuio em % 59,53%

Para calcular o valor em R$ da margem de contribuio, Gisele utilizou a seguinte frmula: Margem de contribuio = Faturamento da empresa gastos variveis da empresa Margem de contribuio = R$12.000,00 R$4.856,40 Margem de contribuio = R$7.143,60

Clculo utilizado para encontrar o percentual da margem de contribuio: Margem de contribuio em reais x 100 Faturamento Mensal

71

Viabilidade de Negcios

O valor do ponto de equilbrio do Instituto de Beleza Fino Trato de R$7.324,04. Se o salo conseguir atingir esse valor no ms, ela no ter prejuzo. Calcule agora o ponto de equilbrio do seu negcio.

72

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize o campo para inserir os dados do ponto de equilbrio da sua empresa. Use a frmula abaixo para fazer o clculo. Anlise do ponto de equilbrio a partir da simulao da minha empresa Valor dos gastos fixos mensais Margem de contribuio em % Ponto de equilbrio

Frmula de clculo do ponto de equilbrio: PE = valor dos gastos fixos mensais Margem de contribuio (%)

Ao efetuar a simulao da viabilidade do seu negcio, pode ser que voc chegue concluso que os valores definidos no so suficientes para garantir a lucratividade da sua empresa. Por isso, a importncia do ponto de equilbrio!

73

Viabilidade de Negcios

Imagem de um homem equilibrando em duas barras, uma de gastos totais e a outra de faturamento

Ele permitir que voc visualize o mnimo que deve vender para que sua empresa cubra seus gastos.

74

Viabilidade de Negcios

2.9 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

Imagem de Gisele no salo

Pronto! O seu ponto de equilbrio est definido. Agora voc j pode montar um demonstrativo de resultados para a sua empresa. Gisele j tem esse demonstrativo e ir te mostrar em breve. Primeiro, conhea um pouco sobre este relatrio. Demonstrativo de Resultados: Relatrio que permite saber se a empresa apresentou lucro ou prejuzo. Nesse relatrio, voc encontra todas as informaes sobre receitas e gastos da empresa no ms, trimestre, semestre ou ano. recomendvel que voc elabore o seu demonstrativo todo ms, pois atravs dele que voc identifica se seu negcio: vivel, d lucro, est tendo sucesso. Gisele est sempre analisando o seu demonstrativo de resultados. Com a anlise mensal feita por ela, possvel avaliar se o resultado financeiro do seu salo melhorou em relao aos meses anteriores ou se houve uma queda nos

75

Viabilidade de Negcios

lucros da empresa. Agindo assim, Gisele tem mais controle e viso analtica para solucionar algum risco que possa ocorrer.

Imagem de Gisele no salo

Gisele projetou a partir de qual ms seu salo comearia a apresentar lucro. Ela acreditou que passaria a ter esse ganho a partir do stimo ms de funcionamento da empresa, j que ela definiu que por 6 meses sua reserva cobriria todos os gastos fixos mensais. E isso aconteceu! Exatamente no stimo ms, o salo de Gisele comeou a ter lucro com suas vendas!

76

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele segurando um papel

Gisele pensa: Hoje dia de analisar o demonstrativo de resultados do meu salo. Preciso comparar minhas receitas e despesas com o ms anterior para verificar se continuo tendo lucro. Chegou o momento de conhecer o demonstrativo de resultados para um determinado ms em que as contas se equilibram no Instituto de Beleza Fino Trato.

77

Viabilidade de Negcios

Demonstrativo de Resultado para um Ms Regular do Instituto de Beleza Fino Trato Faturamento Mensal R$ 12.000,00 100,0% (-) Gastos variveis Custo dos materiais Impostos (Simples Nacional) Comisses Total dos gastos variveis (=) Margem de Contribuio R$7.143,60 (-) Gastos fixos mensais Pessoal e Encargos R$1.840,00 Ocupao R$870,00 Comunicao R$260,00 Servios de terceiros R$640,00 Marketing e divulgao R$495,00 Despesas gerais R$255,00 Total dos gastos fixos mensais R$4.360,00 (=) Lucro operacional R$2.783,60 23,20% 36,33% 2,13% 4,13% 5,33% 2,17% 7,25% 15,33% 59,53% R$ 1.800,00 R$ 656,40 R$ 2.400,00 R$4.856,40 15,00% 5,47% 20,00% 40,47%

importante que voc calcule quanto cada item de gasto representar em relao ao valor do faturamento mensal, para que possa saber quais gastos exercem impacto maior nos resultados da sua empresa. Esse percentual calculado da seguinte forma: Valor do gasto Valor do faturamento mensal x 100

78

Viabilidade de Negcios

Exemplo do clculo com os Gastos Variveis:

4.856,40 x 100 12.000,00

0,4047 x 100

40,47%

Quer dizer que os gastos variveis representam 40,47% do faturamento mensal do salo de Gisele. Verifique tambm um exemplo do clculo com os gastos fixos mensais:

4.360,00 x 100
v

0,3633 x 100 v

36,33%

12.000,00

Quer dizer que os gastos fixos mensais representam 36,33% do faturamento mensal do salo da Gisele. Nos clculos de Gisele, seu lucro operacional seria de R$2.783,60 e representaria 23,20% do faturamento mensal. O que acha de verificar o seu lucro operacional?

79

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte.

Utilize o campo para inserir os dados do demonstrativo de resultados da sua empresa. Use a frmula abaixo para fazer o clculo. Frmula: Valor do gasto Valor do faturamento mensal x 100

Demonstrativo de Resultado para um Ms Regular da minha empresa (=) Faturamento Mensal 100,0% (-) Gastos Variveis Custo dos materiais aplicados na produo Impostos Comisses Total de Gastos Variveis (=) Margem de Contribuio (-) Gastos fixos mensais Pessoal e Encargos Ocupao Comunicao Servios de terceiros Marketing e divulgao Despesas gerais Total de Gastos Fixos Mensais (=) Lucro Operacional

80

Viabilidade de Negcios

Com o relatrio, voc identifica onde ser necessrio intervir para aumentar o lucro do seu negcio, como, por exemplo, reduzir determinado gasto ou aumentar as vendas. O demonstrativo de resultados um importante instrumento de tomada de deciso que permitir um acompanhamento constante da viabilidade da sua empresa. Utilize e analise sempre esse relatrio em seus negcios! Com ele, voc consegue identificar onde ser necessrio criar estratgias de tomada de deciso para aumentar o lucro da sua futura empresa.

Imagem de Gisele no salo

Pronto! O seu demonstrativo de resultados j est definido! Faa como Gisele... Elabore esse relatrio todo ms para conhecer os resultados do seu negcio.

81

Viabilidade de Negcios

2.10 RETORNO DO INVESTIMENTO Voc chegou etapa de anlise da viabilidade da sua empresa! Agora, voc deve analisar o prazo de retorno do seu investimento. Com a anlise de viabilidade, voc descobrir em quanto tempo o seu negcio ter o retorno equivalente ao valor do investimento inicial Total.

Imagem de um relgio

Esse retorno no uma transferncia do dinheiro investido para sua conta pessoal.

Imagem de uma transferncia de dinheiro da empresa para a conta pessoal de um empresrio

Esse retorno uma afirmao de que sua empresa gerou lucro suficiente para recuperar tudo o que voc investiu nela.
82

Viabilidade de Negcios

Voc deve ter em mente o tempo mnimo de retorno do investimento desejado. Para realizar a anlise da viabilidade da sua empresa, voc precisa definir em quanto tempo ter o seu investimento de volta. Lembre-se de que o retorno do investimento no vem do dia para a noite! Em geral, esse retorno acontece pelo menos no mdio prazo, no caso de pequenas empresas.

Imagem de Gisele no salo

Com esta anlise do retorno, Gisele no criou expectativas irreais sobre o tempo de retorno do seu capital. Alm disso, ela pde comparar, com o tempo, o valor do retorno de outros tipos de investimentos, como as aplicaes, por exemplo, para saber que investimento mais vantajoso: o salo ou a aplicao.

83

Viabilidade de Negcios

Verifique! No balco do salo h um recado pra voc.

Imagem do balco do salo com o recado abaixo

Durante a simulao do retorno do seu investimento, caso seja necessrio, voc poder tomar decises, como: Reduzir o tempo de retorno do capital investido. Ampliar ou reduzir o investimento inicial. Mudar as caractersticas que havia definido para seu negcio. Comparar com outras possibilidades de empreendimento ou de investimento. A principal deciso que voc ir tomar se deve mesmo fazer esse investimento, seja na abertura ou na ampliao do seu negcio!

84

Viabilidade de Negcios

Imagem de Gisele no balco do salo segurando um papel

Gisele pensa: Pela minha anlise do tempo de retorno, vou ter o meu investimento de volta em 22 meses. Voc sabe como Gisele fez para chegar a esse nmero? Verifique! Planilha de anlise de retorno do investimento do Instituto de Beleza Fino Trato Anlise do retorno de investimento O Investimento Inicial previsto por Gisele : R$44.955,00 O Lucro mensal estimado : Tempo Estimado de Retorno do Investimento R$2.783,60 22 meses

85

Viabilidade de Negcios

Voc se lembra de onde surgiu o valor do investimento inicial total? Verifique a tabela abaixo para relembrar: Definio do Investimento Inicial total do Instituto de Beleza Fino Trato Capital de Giro necessrio no incio das atividades - Valor necessrio para cobrir os gastos do dia a dia no incio das R$29.655,00 atividades. Investimento fixo - Formado pelo conjunto de bens necessrios manuteno das atividades da empresa. Valor Total do Investimento Inicial - Capital de giro inicial + investimento fixo.

R$15.300,00

R$44.955,00

O lucro mensal estimado se refere ao lucro que foi encontrado no demonstrativo de resultados. Verifique um resumo deste demonstrativo: Demonstrativo de Resultados do Instituto de Beleza Fino Trato: Faturamento mensal R$12.000,00 Gastos totais (Fixos e Variveis) Lucro mensal estimado R$9.216,40 R$2.783,60

O valor de R$2.783,60 de lucro corresponde a uma taxa de 23,20% ao ms sobre o faturamento mensal. Para calcular o tempo de retorno do investimento, Gisele utilizou a frmula abaixo: Valor do investimento + quantidade de meses que a empresa ter prejuzo Lucro mensal esperado

R$44.955,00 + 6 = 22 meses R$2.783,60


86

Viabilidade de Negcios

Gisele estimou uma reserva para cobrir os prejuzos que ela previu que poder ter nos 6 primeiros meses. Logo, o lucro esperado acima refere-se ao resultado que provavelmente ser obtido a partir do stimo ms, por isso, no clculo do tempo retorno do investimento, foi necessrio somar o perodo em que o salo ficaria no vermelho (os seis primeiros meses). O tempo estimado para que o salo da Gisele tenha o retorno do investimento de 22 meses. Quando ser o seu retorno? Deve estar curioso para descobrir, no mesmo?!

87

Viabilidade de Negcios

ATIVIDADE

Para realizar esta atividade, imprima este material ou a faa em uma folha parte. Utilize o campo abaixo para inserir os dados da anlise do retorno de investimentos da sua empresa. Use a frmula abaixo para fazer o clculo.

Frmula de clculo do retorno de investimento: Valor do investimento + quantidade de meses que a empresa ter prejuzo Lucro mensal esperado

Anlise do retorno de investimento da minha empresa O Investimento Inicial previsto: O Lucro mensal estimado : Tempo Estimado de Retorno do Investimento

Imagem de um calendrio

88

Viabilidade de Negcios

Voc encontrou o tempo estimado de retorno do seu investimento, encontrou o valor do lucro e j identificou o seu investimento total!

Agora, responda: Seu negcio vivel?

Reflita sobre esta questo e, se necessrio, analise os riscos da deciso de fazer o investimento.

Imagem de uma mulher pensando

Voc ter um prazo para recuperar todo o capital investido. Com ele, voc poder avaliar se o seu negcio ser vivel e, nessa avaliao, poder tomar algumas decises, como: Se eu investir esse dinheiro em uma aplicao financeira, eu terei o retorno do valor investido em menos tempo? Seria melhor eu aguardar um prazo maior de retorno para ter de volta o capital que investi? Seria melhor fazer mudanas no modelo de negcio para garantir que o retorno acontea antes?

89

Viabilidade de Negcios

Imagem da logo do Twitter

Frase para postar no Twitter: A viabilidade do negcio baseia-se nas metas

definidas pelo empreendedor, e o sucesso da empresa vem do alcance dessas metas. #EADSebraesp

90

Viabilidade de Negcios

3. ENCERRAMENTO 3.1 ENCERRAMENTO

O curso finaliza por aqui! Aproveite todo o conhecimento obtido e no deixe de pratic-lo em seus negcios!

Imagem da logo do Twitter

Frase para postar no Twitter: A anlise da viabilidade colabora para tomadas de

decises estratgicas a fim de minimizar alguns riscos na empresa. #EADSebraesp

Voc que j est familiarizado com os produtos e servios do Sebrae-SP saiba que esse relacionamento pode ser permanente! Receba informaes e dicas bem objetivas para melhorar a sua empresa! Faa parte das redes sociais virtuais nas quais o Sebrae-SP participa. Assim, voc fica conectado a tudo o que existe de melhor para o seu negcio. At breve!

Imagem dos cones das Redes Sociais: Twitter, Facebook, Youtube e Meu SEBRAE

91

You might also like